Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Automóveis híbridos (eléctricos) versus Condomínios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
    No meu predio é parqueamento comum, sem separador.

    Já pensei na questão do carro eletrico e penso que é bem fácil fazer a instalação de uma tomada, com chave, ligada ao contador de casa. É só acrescentar mais 1 disjuntor na caixa eletrica dentro de casa.

    O predio tem "condutas" proprias para passar os cabos necessários.

    A tomada como já disse, seria com chave, que quando estivesse o carro ligado, também permitisse fechar e não deixar puxar o cabo para fora.

    É tudo coisas simples de fazer! Tanta complicação, só para quem não percebe mesmo nada de eletricidade!!!!

    Quem não tem garagem é que se torna tudo muito mais dificil.
    Mas já vi pessoal a carregar a mota, com uma extensão atraves da janela..... Era R/C....
    O mais dificil é mesmo isso! Eu por exemplo moro no 1º andar e não tenho hipótese de passar um fio do meu quadro até à garagem que fica na cave.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
      O mais dificil é mesmo isso! Eu por exemplo moro no 1º andar e não tenho hipótese de passar um fio do meu quadro até à garagem que fica na cave.
      Tens a certesa que não há maneira ?
      O predio é muito antigo?

      Em ultimo caso é fazer buracos.
      Olha como fizeram com o gas natural!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Querias que todos pagassem o "combustível" daquele?

        Como é óbvio, o uso abusivo de tomadas do condomínio só pode dar confusão... Isso e água. Como em prédios que malta usa as torneiras do condomínio para encher garrafões...
        Como já referi, a bateria desse carro leva apenas 3 kw/h, o que é o mesmo que estar um bocado a aspirar uma viatura. Quando alguém liga o aspirador também chamam a polícia?

        Em segundo lugar, trata-se de um protótipo da Toyota que é cedido a particulares para testarem a tecnologia, logo nunca será uma situação permanente - aí sim, não seria justo que o condomínio pagasse as cargas de um veículo eléctrico pertença de alguém.

        Tratem o assunto no contexto que merece, uma coisa é alguém fazer um gasto ocasional (neste caso 60 cêntimos de energia), outra coisa é ter um gasto permanente.

        Chamar a polícia neste contexto é de facto extraordinário. Aqueles vizinhos devem odiar-se de morte uns aos outros.

        Comentário


          #34
          Duvido que o gasto de um híbrido seja tão pouco. Um carregamento a usar só 60 centimos? Ando a ver valores na ordem dos 2-4€? Isto por dia...ao fim do mês.

          Já sei que vais dizer que é naquele carro e caso concreto. Mas como sabem os vizinhos quanto tempo vai ser e quanto gasta? Vão andar a policiar? Faz ainda menos sentido.

          Entendo o tópico como uma questão genérica que vai começar a surgir com este tipo de carros. E só não surgiu mais porque na realidade, utilizadores particulares reais devem ser muito muito poucos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
            Duvido que o gasto de um híbrido seja tão pouco. Um carregamento a usar só 60 centimos? Ando a ver valores na ordem dos 2-4€? Isto por dia...ao fim do mês.

            Já sei que vais dizer que é naquele carro e caso concreto. Mas como sabem os vizinhos quanto tempo vai ser e quanto gasta? Vão andar a policiar? Faz ainda menos sentido.

            Entendo o tópico como uma questão genérica que vai começar a surgir com este tipo de carros. E só não surgiu mais porque na realidade, utilizadores particulares reais devem ser muito muito poucos.
            Caramba, toda a informação sobre estes protótipos anda por este forum e disponível na internet, têm uma autonomia que não chega a 20 km e levam uma carga útil de 3 kw/h como referi. Que eu saiba com IVA a energia em horário diurno anda na casa dos 20 cêntimos por kw/h. Como protótipos que são jamais serão cedidos a algum particular a título definitivo, são apenas empréstimos por uns dias.

            Acho que todos estão a levar este tópico para uma questão completamente diferente, essa sim com toda a razão, e que é o problema dos carros eléctricos num condomínio. Isso sim, tem potencial dia a pós dia, mês após mês e ano após ano para gerar uma despesa significativa que não é lógico repartir pelos vizinhos. Só que não é isso que está em causa na situação descrita neste tópico.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
              Caramba, toda a informação sobre estes protótipos anda por este forum e disponível na internet, têm uma autonomia que não chega a 20 km e levam uma carga útil de 3 kw/h como referi. Que eu saiba com IVA a energia em horário diurno anda na casa dos 20 cêntimos por kw/h. Como protótipos que são jamais serão cedidos a algum particular a título definitivo, são apenas empréstimos por uns dias.

              Acho que todos estão a levar este tópico para uma questão completamente diferente, essa sim com toda a razão, e que é o problema dos carros eléctricos num condomínio. Isso sim, tem potencial dia a pós dia, mês após mês e ano após ano para gerar uma despesa significativa que não é lógico repartir pelos vizinhos. Só que não é isso que está em causa na situação descrita neste tópico.
              Tens razão nos que dizes.

              Mas as pessoas do condomínio não são obrigados a saber que aquele é um carro prótótipo e que só ia ficar ali 1 ou 2 dias.
              Também não têm que saber que o carro só consome 3kw/h.

              Viram uma situação abusiva e agiram.

              Se foi exagero? Talvez.
              Mas até podia ser uma situação recorrente! Entre abusos de algum condómino.

              Não sabemos.

              E como é óbvio é muito mais interessante para o tópico e fórum, abranger a questão à utilização de tomadas do condomínio para carregar veículos eléctricos. Do que comentar apeas 3 mini-linhas de um jornal sem saber qualquer dado sobre a situação!.

              Comentário


                #37
                Pois, até admito algum desconhecimento e nem toda a gente tem obrigação de manusear a internet; agora não haver o mínimo de confiança para perguntar o que se passa e chamar a polícia de imediato, é como eu digo, o ambiente naquele prédio deve ser irrespirável!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                  Como já referi, a bateria desse carro leva apenas 3 kw/h, o que é o mesmo que estar um bocado a aspirar uma viatura. Quando alguém liga o aspirador também chamam a polícia?

                  Em segundo lugar, trata-se de um protótipo da Toyota que é cedido a particulares para testarem a tecnologia, logo nunca será uma situação permanente - aí sim, não seria justo que o condomínio pagasse as cargas de um veículo eléctrico pertença de alguém.

                  Tratem o assunto no contexto que merece, uma coisa é alguém fazer um gasto ocasional (neste caso 60 cêntimos de energia), outra coisa é ter um gasto permanente.

                  Chamar a polícia neste contexto é de facto extraordinário. Aqueles vizinhos devem odiar-se de morte uns aos outros.
                  O amigo deixaria, reiteradamente, um vizinho seu ir ligar o apsirador a sua casa????????????????????????
                  Acho um abuso ligar uma ficha numa tomada do condominio, estas destinam-se a uso exclusivo de tarefas comuns a todos os condóminos, ex. limpeza das partes comuns, obras, etc....

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                    Tens a certesa que não há maneira ?
                    O predio é muito antigo?

                    Em ultimo caso é fazer buracos.
                    Olha como fizeram com o gas natural!
                    Não. Pelo menos sem furar pela casa da vizinha!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                      Pois, até admito algum desconhecimento e nem toda a gente tem obrigação de manusear a internet; agora não haver o mínimo de confiança para perguntar o que se passa e chamar a polícia de imediato, é como eu digo, o ambiente naquele prédio deve ser irrespirável!
                      Como sabes que não perguntaram?

                      Comentário


                        #41
                        Muito bom tópico.

                        Das (possíveis) implicações diárias dos hibridos/electricos de que ainda não tinha ouvido falar.

                        Eu acho que fizeram bem chamar as autoridades. Teria feito exactamente o mesmo.

                        Hoje em dia os abusos constantes têm de morrer à nascença e passar-se mensagem clara de que não se pactua com esses mesmos abusos.

                        Típico do zé tuga para aproveitar o dinheiro alheio e viver à sua custa...

                        Ou isto é incorporado nos regulamentos de condomínio dos prédios novos, ou vai ser uma "salganhada" para se chegar a um acordo...não é de facto fácil encontrar uma solução que permita imputar o consumo acrescido ao utilizador efectivo.

                        Comentário


                          #42
                          No meu prédio há quem use as tomadas da garagem para carregar a bateria do carro ou para o aspirar e ninguém levanta problemas. Mas, no dia em que alguém tiver um eléctrico ou híbrido que passe as noites ligado, parece-me razoável que o consumo extra seja pago pelo seu proprietário.

                          Comentário


                            #43
                            Se efectivamente não foi falado com os condóminos, solicitado e pedida a permissão, GRANDE LATA!!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                              Toda a mais recente construção que tenha garagens individuais, têm a água & luz ligada ao contador dos proprietários das frações.
                              Em rigor, também não disse que isso não era possível. E mesmo nas construções mais recentes, duvido que TODAS tenham garagens individuais. De qualquer forma, estamos a discutir um não-assunto, porque em caso de garagem e contador individual nenhum do vizinho pode reclamar seja o que for sobre a electricidade gasta.

                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              Chamar a polícia neste contexto é de facto extraordinário. Aqueles vizinhos devem odiar-se de morte uns aos outros.
                              Se houver respeito e cidadania, ninguém se odeia de morte. Somos até um povo bastante pacífico e benevolente. Agora tolerar posições abusivas é que não, e viver num prédio não é o mesmo que viver numa moradia.

                              Ao contrário do que dizes, nestes casos o utilizador tinha de avisar o condomínio e pedir autorização, dando todas as informações pertinentes e pagar a electricidade gasta a mais. Não são os vizinhos que têm de ir à net e estarem informados...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Como sabes que não perguntaram?
                                Não consigo imaginar que a resposta fosse insatisfatória, pelo que já tive oportunidade de referir.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                  No meu prédio há quem use as tomadas da garagem para carregar a bateria do carro ou para o aspirar e ninguém levanta problemas. Mas, no dia em que alguém tiver um eléctrico ou híbrido que passe as noites ligado, parece-me razoável que o consumo extra seja pago pelo seu proprietário.
                                  Correctíssimo, o que nada tem a ver com a situação relatada, a qual se enquadra no primeiro tipo de utilização.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Se efectivamente não foi falado com os condóminos, solicitado e pedida a permissão, GRANDE LATA!!!
                                    Grande lata, roubar 60 cêntimos aos vizinhos. Quanto terá custado a deslocação da polícia?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                      Grande lata, roubar 60 cêntimos aos vizinhos. Quanto terá custado a deslocação da polícia?
                                      O problema é que não vês a questão de principio. Acho que aqui se discute o "quando houver eléctricos, tendo alguns vizinhos todas as noites o seu carro ligado à ficha do condominio"

                                      É que os 60 centimos rapidamente se transformam em mais. Ok...por 60 não há crise! E por 1€? Também não, deduzo. E se forem 5€? E se forem 50€? Onde e quem traç o limite?

                                      Comentário


                                        #49
                                        é desligar as tomadas da garagem no dijuntor.

                                        o gajo que ponha o carro a carregar na rua ou nos postos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                          O problema é que não vês a questão de principio. Acho que aqui se discute o "quando houver eléctricos, tendo alguns vizinhos todas as noites o seu carro ligado à ficha do condominio"

                                          É que os 60 centimos rapidamente se transformam em mais. Ok...por 60 não há crise! E por 1€? Também não, deduzo. E se forem 5€? E se forem 50€? Onde e quem traç o limite?
                                          Já dei a minha opinião sobre isso, e naturalmente concordo que o prédio não tem que pagar a energia para carregar o carro eléctrico que alguém resolva comprar - o proprietário terá de arranjar maneira de ter um contador autónomo.

                                          Agora se as pessoas acham que usar uns cêntimos de energia do prédio seja para que finalidade for um par de vezes na vida é motivo para chamar a polícia, bom, aí já me parece um exagero.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Já agora, também era interessante saber se as pessoas acham bem que se chame a polícia quando se vêm os pontos de carregamento da mobi.e ocupados por carros estacionados que nada têm de eléctrico. Ainda hoje vi um com 4 lugares, nem um livre...e ninguém a carregar.

                                            Ok, nada tem a ver com o assunto, é só uma observação.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Malandros, chamar a policia por uns cêntimos.

                                              tambem tento sempre isso quando vou tomar café. Digo que nao tenho dinheiro e lá vem o gerente. E eu na boa digo que me esqueci da carteira e pergunto se ele se aí chatear por uns cêntimos. Chama a policia. E eu milagrosamente encontro uma nota no bolso de trás.

                                              Mas muitas vezes funciona. Afinal são só uns cêntimos e nao valem a chatice...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Gostava de saber o que a policia disse.
                                                E ainda gostava mais de saber como é que isto é noticia para jornal!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Depende dos prédios. Há prédios (como o meu) que têm arrumos e/ou boxes ligados aos quadros eléctricos dos respectivos apartamentos. Aí o problema não se põe.
                                                  Era isso que ia dizer, muitos que conheço são assim, logo não há stress, aliais deveria ser todos assim :P

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Mas agora uma coisa que me chamou a atenção, não seria melhor e menos causador de atritos falar com o gerente do condomínio, ou directamente com o vizinho...? Para quê comprar brigas?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                      Já agora, também era interessante saber se as pessoas acham bem que se chame a polícia quando se vêm os pontos de carregamento da mobi.e ocupados por carros estacionados que nada têm de eléctrico. Ainda hoje vi um com 4 lugares, nem um livre...e ninguém a carregar.

                                                      Ok, nada tem a ver com o assunto, é só uma observação.
                                                      Acho que esse lugares não são reservados a veículos elétricos.. Mas compreendo o teu ponto de vista..

                                                      Sent from my MT15i using Tapatalk 2

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Gostava de saber o que a policia disse.
                                                        E ainda gostava mais de saber como é que isto é noticia para jornal!
                                                        Isto surpreende-te meu amigo?
                                                        Eles fazem capa de jornal com as situações que pertenciam a um canto da ultima pagina.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                          Isto surpreende-te meu amigo?
                                                          Eles fazem capa de jornal com as situações que pertenciam a um canto da ultima pagina.
                                                          E fico parvo por acharem que isto é uma situação de policia! É preciso chamar a policia para resolver um assunto destes, que tal falar com o utilizador, queriam testemunhas, se sim, é só dois ou três vizinhos irem ver.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            E fico parvo por acharem que isto é uma situação de policia! É preciso chamar a policia para resolver um assunto destes, que tal falar com o utilizador, queriam testemunhas, se sim, é só dois ou três vizinhos irem ver.

                                                            Parece-me que a história não tenha sido assim tão simples ou sequer que fosse a 1ª vez................mas encontramos de tudo na vida!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                              Parece-me que a história não tenha sido assim tão simples ou sequer que fosse a 1ª vez................mas encontramos de tudo na vida!
                                                              Acredito que sim.
                                                              Mas de qualquer forma não vejo o porquê de chamar a policia. Iam dois vizinhos, tiravam umas fotos e metiam o caso por escrito obviamente depois de já terem tentado falar com a pessoa. Se não resultasse, eu não tinha grandes problemas em chegar lá e sacar a ficha.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X