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Os ciclistas andam-se a esticar!!!!
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Tirando uma ou outra zona em determinadas cidades quase nenhum local foi pensado para a convivência de automóveis e bicicletas. A regulamentação também é fraca e não se faz cumprir.
Os nossos governantes dizem: "eles que se entendam, faz-se um dia sem carros e assim safamo-nos disto".
Este é que é o sério problema não é uma ou outra atitude menos própria de ciclistas ou condutores.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostExacto, a sociedade que temos. E isso tanto apanha condutores e ciclistas...
Sem duvida.
Mas estão a ser preparadas medidas para proteger o ciclista ... nao tardará deverá entrar no codigo de estrada pois as pressões são enormes. Ainda vivemos num País que um bicicleta é equiparada a um carroça puxada por um burro , e tem os mesmos direitos
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostEnganas-te ... ir lado a lado nada tem a ver com ir na conversa.
Tem a ver com a ocupação da via ! E para a segurança dos ciclistas.
Artigo 90.º
Regras de condução
1 - Os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes
não podem:
a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para assinalar
qualquer manobra;
b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;
c) Fazer-se rebocar;
d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em
circulação;
e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não
causarem perigo ou embaraço para o trânsito.
2 - Os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo
possível das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no
mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 60 a € 300, salvo se se tratar de condutor de
velocípede, caso em que a coima é de € 30 a € 150.
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Isso concordo em absoluto.
O que não concordo é que os ciclistas tentem transformar Lisboa em Amsterdão de um momento para o outro!
Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostNem de propósito : Onde andar de bicicleta em Lisboa? | Onde Lisboa
Mas continuo a achar que deviam existir mais ciclovias, e não só nas grandes cidades. Cada "terriola" devia ter uma rede de ciclovias, era dinheiro mais bem gasto do que andarem todos os anos a perder 2 meses a mudar as pedras da calçada de cada passeio.
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostBom bom era toda a gente ter de ter aulas de código, no mínimo. Haja civismo.
Artigo 90.º
.
Circular nas bermas ?? tá certinho !! O que vem na lei é uma coisa ... a realidade é outra ... Se circulares nas bermas nem sequer chegas a casa .. .furas os pneus !
Está para breve uma reforma a essa anormalidade que vem aí escrita.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostPeço desculpa, (e sou praticante de BTT), mas não concordo!
Os carros não têm que ceder à "vontade" do ciclista, fora aquilo que o bom senso (e/ou educação civica de cada um) e o que o CE obriga!
E sim, já vi com cada "marmanjo" mais marreta de bicicleta que só me apetece mesmo reportar ás autoridades mais à frente!
PS: Dou-te desconto pois és de uma zona bem mais pacata do país, porque na zona da grande Lisboa, nem sequer se pode chamar à atenção dos "meninos", que estes, começam logo com gestos e respostas mais brejeiras
Enquanto ciclista sempre cumpri todas as regras do codigo da estrada. A situação/situações que me estava a referir é a do automovel que entra á estrada á frente dos ciclistas obrigando-os a travar, do automovel que se mete na rotunda á frente dos ciclistas obrigando-os a travar.
A mudança de ritmo no ciclismo causa muito mais problemas do que num automovel, e se a estrada não é uma pista de treino, acho que devia haver mais tolerancia por parte de muitos condutores para com os ciclistas que nao andam a fazer mal a ninguem.
Quanto aos acidentes, eu ja fui atropelado infelizmente sem grandes consequencias.
Um colega meu ia treinar sozinho, foi abalroado por uma carrinha com individuos de etnia cigana. Caiu, partiu a clavicula e roubaram-lhe uma bicicleta num valor de 5000€.
Eu que conduzo e ando de bicicleta digo, deus guarde os ciclistas, porque quando tem um acidente, seja por culpa deles ou dos outros, saem sempre prejudicados.
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Originalmente Colocado por PenduluM Ver PostEnquanto ciclista sempre cumpri todas as regras do codigo da estrada. A situação/situações que me estava a referir é a do automovel que entra á estrada á frente dos ciclistas obrigando-os a travar, do automovel que se mete na rotunda á frente dos ciclistas obrigando-os a travar.
Originalmente Colocado por PenduluM Ver PostEu que conduzo e ando de bicicleta digo, deus guarde os ciclistas, porque quando tem um acidente, seja por culpa deles ou dos outros, saem sempre prejudicados.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO CE (ainda que possaser injusto) não dá prioridade aos ciclistas (se bem que a prioridade não é um dado adquirido ou absoluto) na maioria das situações e enquanto assim fôr, vocês têm de se precaver e adaptar, como tu próprio o dizes:
O circular no meio da via é a unica forma de um ciclista se defender dessas situações ... Eu desafio-vos a fazer 200km's na berma ... e ver se chegam ao destino são e salvos ... levam logo com um camião ou um ligeiro na parte lateral.
E sim ... seja de moto ou Bicicleta EU circulo SEMPRE no meio da minha via , excepto quando chego a um sinal vermelho em que me coloco entre as duas faixas no meio dos carros para que nao possa ser esmagado pelo gajo de tras.
Quando conduzo (e conduzo muito) , tento ter o mesmo tipo de comportamento que peço aos outros ... Nao faço ultrapassagens a ciclistas a rasar ... Trato-os como se fosse ali um carro , incluindo nas prioridades .
Mas eu conduzi muitos anos num País com um CE a serio... fiquei com outros hábitos.Editado pela última vez por SPV; 01 February 2013, 13:39.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO CE (ainda que possaser injusto) não dá prioridade aos ciclistas (se bem que a prioridade não é um dado adquirido ou absoluto) na maioria das situações e enquanto assim fôr, vocês têm de se precaver e adaptar, como tu próprio o dizes:
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostO que é isso tem a ver com a segurança ?
Circular nas bermas ?? tá certinho !! O que vem na lei é uma coisa ... a realidade é outra ... Se circulares nas bermas nem sequer chegas a casa .. .furas os pneus !
Está para breve uma reforma a essa anormalidade que vem aí escrita.
Andar a par é o do mais irresponsável que pode haver, em termos de segurança é de um total contra censo. Obrigas os automóveis/camiões a fazer ultrapassagens não necessárias, reduzes a visibilidade de quem vai atrás, arriscas o toque no ciclista que circula mais afastado do passeio, etc.
Eu tambem sou ciclista e circulo o mais próximo da berma que posso e chego a casa direitinho.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO CE (ainda que possaser injusto) não dá prioridade aos ciclistas (se bem que a prioridade não é um dado adquirido ou absoluto) na maioria das situações e enquanto assim fôr, vocês têm de se precaver e adaptar, como tu próprio o dizes:
Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de
abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou
caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que
saiam de uma passagem de nível.
Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.Editado pela última vez por TommyTosser; 01 February 2013, 13:56.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostSegurança ?
Diz antes ocupação de via de modo a dificultar que os carros passem por eles sem mudar de via. Obrigar os outros a tomar medidas desnecessárias é puro desrespeito.
Ainda hoje por ir a respeitar as regras e ir a circular perto da berma, levei uma razia de um "enlatado" só porque o mesmo não se quis desviar para a outra faixa para efectuar a ultrapassagem. O que para ele era um pequeno toque no retrovisor, para mim iria ter graves consequências.
Em Portugal o problema é só um, falta de civismo, tanto faz ser a conduzir um carro, uma bicicleta, etc...
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Originalmente Colocado por Phaster Ver Posttenho de virar a esquerda algumas vezes quando vou andar de bike, nunca apanhei nenhum susto e nunca sinalizei o que ia fazer, o processo é o seguinte:
-ver onde vou virar
-ver se vem alguém atrás de mim e se vem alguém na outra faixa, se vier alguém em qualquer uma das faixas espero que esse alguém passe e vou a minha vida
numa bicicleta o truque é não criares situações nas quais possas precisar do capacete, basicamente é não cair
Finalmente vou deixar de usar cinto de segurança no carro e capacete na mota...
Afinal o truque é apenas não ter acidentes...
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostCada vez me convenço mais que o código da estrada é facultativo.
Ou se puderes evitar um acidente mesmo com culpa do outro ... evitas ou deixas-te ir porque estás a cumprir o codigo ?
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostAcima do codigo eu acho que tem de haver bom senso ...
Ou se puderes evitar um acidente mesmo com culpa do outro ... evitas ou deixas-te ir porque estás a cumprir o codigo ?
É uma escolha tua, eu opto por cumprir o código.
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Originalmente Colocado por Phaster Ver Postrealmente, a 10 ou a 20 kmh um capacete é mesmo necessário, quantas criancas ja morreram numa bicicleta lol
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tonyV
Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostO facto de não gostares do que lá está escrito, não te dá o direito de o tornar facultativo, eu como condutor de automóvel, espero que tu cumpras o mesmo código que eu, para segurança de ambos.
Andar a par é o do mais irresponsável que pode haver, em termos de segurança é de um total contra censo. Obrigas os automóveis/camiões a fazer ultrapassagens não necessárias, reduzes a visibilidade de quem vai atrás, arriscas o toque no ciclista que circula mais afastado do passeio, etc.
Eu tambem sou ciclista e circulo o mais próximo da berma que posso e chego a casa direitinho.
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Resumo desta thread, o CE para os ciclistas não interessa uma vez que têm de zelar pela sua propria segurança Mesmo que isso signifique embaraçar o transito automovel de quem vem atras.
Eu espero sinceramente que não alterem o CE e digo isto como ciclista, se com o CE como está ja o que ha, com a alteração então vai ser o caos, metam na cabeça, uma bicicleta não pode ser equiparada a um veiculo com motor.
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tonyV
Originalmente Colocado por Phaster Ver Postrealmente, a 10 ou a 20 kmh um capacete é mesmo necessário, quantas criancas ja morreram numa bicicleta lol
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostQuem percebe de vias e de circulação diz o contrário. Aliás essa é A justificação para se proceder à alteração do CE e legalizar a circulação do ciclista no meio da via e a obrigatoriedade de o ultrapassarem com uma distância superior a um palmo
Exactamente ... é por essa razão (Obvia) que ser irá alterar o CE ...
Mas depois de ler que prefere cumprir o codigo a evitar um acidente ... Espero que tenha sido só brincadeira.
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tonyV
Originalmente Colocado por Vatrier Ver PostResumo desta thread, o CE para os ciclistas não interessa uma vez que têm de zelar pela sua propria segurança Mesmo que isso signifique embaraçar o transito automovel de quem vem atras.
Eu espero sinceramente que não alterem o CE e digo isto como ciclista, se com o CE como está ja o que ha, com a alteração então vai ser o caos, metam na cabeça, uma bicicleta não pode ser equiparada a um veiculo com motor.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostPassam vermelhos, andam em cima dos passeios, nas passadeiras, não sabem ocupar o lugar da via que lhes compete, não sinalizam as manobras, desprezam os restantes condutores, desrespeitam o CE...
Enfim... A quantidade de asneiras é de tal forma que ficaríamos aqui um dia inteiro a apontar defeitos.
Por isso isto é cada um puxa a sua sardinha, e não vamos a lado nenhum com isto.
Esqueces-te que as asneiras que um condutor comete mete muito mais vidas em risco que uma merd* de uma bicicleta.
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