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    #91
    Os carros a gasolina se forem em 4ª se calhar fazem o mesmo, mas normalmente sem rpms não se aguentam tão bem (pensando mais nos sem turbo)

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Os carros a gasolina se forem em 4ª se calhar fazem o mesmo, mas normalmente sem rpms não se aguentam tão bem (pensando mais nos sem turbo)
      Exato.

      O que um diesel consegue fazer em 6ª, um otto atmosférico de cavalagem semelhante já terá de recorrer a uma mudança mais baixa.

      Comentário


        #93
        Pegando ainda no exemplo do CRZ (atmosférico com 174Nm), até que ponto um Opel Astra 1.4 Turbo (mais 15cv e com 200Nm) faria melhor figura?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
          Pegando ainda no exemplo do CRZ (atmosférico com 174Nm), até que ponto um Opel Astra 1.4 Turbo (mais 15cv e com 200Nm) faria melhor figura?
          Faria muito melhor. MAs já cá vem algum teórico dar-te as rotações e velocidades e binários e erros de velocímetro....

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
            Pegando ainda no exemplo do CRZ (atmosférico com 174Nm), até que ponto um Opel Astra 1.4 Turbo (mais 15cv e com 200Nm) faria melhor figura?
            alem dessa diferença de binario, ele deve ser atingido a rpms mais baixas e isso faz toda a diferença.

            Comentário


              #96
              Neste exercicio o motor ser "redondo" e a cx curta são aspectos importantíssimos.

              Um carro que conduzi há tempos e que me surpreendeu foi o Z4 2,2 de 170cv.

              Não sendo turbo pensei que tivesse dificuldade em "acompanhar" o ritmo de um moderno trubo-diesel 2.0 da mesma potência em ritmo de AE.

              Mas o motor redondo e a cx curtinha permitiam sempre disponibilidade para aumentar de velocidade mesmo a subir, um cocktail que sem ser explosivo dava muito boa conta de si.

              Aquilo a 140 já ia nas 4.000 rpms.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Neste exercicio o motor ser "redondo" e a cx curta são aspectos importantíssimos.

                Um carro que conduzi há tempos e que me surpreendeu foi o Z4 2,2 de 170cv.

                Não sendo turbo pensei que tivesse dificuldade em "acompanhar" o ritmo de um moderno trubo-diesel 2.0 da mesma potência em ritmo de AE.

                Mas o motor redondo e a cx curtinha permitiam sempre disponibilidade para aumentar de velocidade mesmo a subir, um cocktail que sem ser explosivo dava muito boa conta de si.

                Aquilo a 140 já ia nas 4.000 rpms.
                Ainda é vendido esse Z4 atmosférico? tenho ideia que são turbinados actualmente certo?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Neste exercicio o motor ser "redondo" e a cx curta são aspectos importantíssimos.
                  Advém de cursos de cilindros longos (coisa que as marcas Alemãs usam quase sempre), o que favorece a força em regimes mais elevados e a velocidades altas.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por B747 Ver Post
                    Ainda é vendido esse Z4 atmosférico? tenho ideia que são turbinados actualmente certo?
                    Creio que o 23i por exemplo é um 2,5 atmosférico.

                    Mas este a que me referia já é o modelo anterior, era o primeiro dos 6 cilindros.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Neste exercicio o motor ser "redondo" e a cx curta são aspectos importantíssimos.

                      (...)

                      Aquilo a 140 já ia nas 4.000 rpms.
                      O único "senão" seria o consumo, certamente.

                      É o preço a pagar...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                        O único "senão" seria o consumo, certamente.

                        É o preço a pagar...
                        Aqueles motores 6 cilindros atmosféricos da BMW parecem ir em total conforto às 4/5 mil rpms, parecem ir a deslizar, não sei se o consumo será muito penalizado, creio que não.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Aqueles motores 6 cilindros atmosféricos da BMW parecem ir em total conforto às 4/5 mil rpms, parecem ir a deslizar, não sei se o consumo será muito penalizado, creio que não.
                          Se assim for, é surpreendente!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                            Entao o CC sempre fica ligado, mesmo quando perde muita velocidade?? Deve "saltar" se a velocidade descer muito, nao?

                            Se ele reduzir de (por ex) 5ª para 4ª, nao se desliga?
                            Se reduzir entra em modo "stand by". isto é fica ligado mas não activo.
                            O CC não desliga mesmo que perca muita velocidade. Assim que conseguir, por exemplo se apanhar uma descida ou o terreno voltar a ficar plano recupera a velocidade.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Creio que o 23i por exemplo é um 2,5 atmosférico.

                              Mas este a que me referia já é o modelo anterior, era o primeiro dos 6 cilindros.
                              Agora já não há 23i.

                              Agora só o 20i e 28i que são 4 cilindros 2.000cc turbinados e o 35i que é um 3.000 6 cilindros turbinado.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Agora já não há 23i.

                                Agora só o 20i e 28i que são 4 cilindros 2.000cc turbinados e o 35i que é um 3.000 6 cilindros turbinado.
                                Era isso que me parecia..

                                E, enquandrando no tópico, suponho que nenhum tenha dificuldade alguma em subir troços de serra das AE's com o CC a velocidades bastante elevadas

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Aqueles motores 6 cilindros atmosféricos da BMW parecem ir em total conforto às 4/5 mil rpms, parecem ir a deslizar, não sei se o consumo será muito penalizado, creio que não.
                                  Depende do que se acha que é muito ou pouco, um 2.3 ás 4000 rpms já deve ir a beber bem mais de 10 l/100

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                    No meu 1.6 PSA 115cv, fiz a A1 com o cruise control nos 180km/h
                                    e depois acordaste

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                      e depois acordaste
                                      No megane dci 105 é possivel fazer a A1 toda com o CC nos 250 km/h, o carro não vai é a essa velocidade

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Agora já não há 23i.

                                        Agora só o 20i e 28i que são 4 cilindros 2.000cc turbinados e o 35i que é um 3.000 6 cilindros turbinado.
                                        Infelizmente é assim.

                                        Depois venham só falar que são maravilhas este downsizing

                                        Depende do que se acha que é muito ou pouco, um 2.3 ás 4000 rpms já deve ir a beber bem mais de 10 l/100
                                        Dá para ter um 2.3 a 4000 a beber 0 - basta não ir a acelerar

                                        O gasto vai do pedal direito...


                                        No megane dci 105 é possivel fazer a A1 toda com o CC nos 250 km/h, o carro não vai é a essa velocidade
                                        Verdade Eu acho que é isto que acontece a muita gente - ahh e tal eu vim a 180 a viagem toda - sim, no CC e houve lá 1 ou 2 kms. que o carro atingiu de facto essa velocidade...o resto foi a tentar

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                          Depende do que se acha que é muito ou pouco, um 2.3 ás 4000 rpms já deve ir a beber bem mais de 10 l/100
                                          Depende se vai a subir a descer, a direito com vento sem vento, atrás de alguém, etc. etc.

                                          Mas num carro daqueles diria que numa viagem a 140 de velocimetro, os consumos ficariam abaixo disso.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Depende se vai a subir a descer, a direito com vento sem vento, atrás de alguém, etc. etc.

                                            Mas num carro daqueles diria que numa viagem a 140 de velocimetro, os consumos ficariam abaixo disso.
                                            Mas a subir ou a descer?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                              Mas a subir ou a descer?
                                              Em terreno maioritariamente plano, talvez.

                                              Comentário


                                                O meu Ibiza faz qualquer autoestrada a 200km/h e a gastar 5L/100km. O ponteiro nem mexe seja em que subida for.

                                                Agora a sério: alguns casos podem dever-se ao binário. Se calhar os carros a gasolina que perdem velocidade, com uma ou duas reduções de mudanças, faziam aquilo a brincar. São carros diferentes de conduzir.

                                                Comentário


                                                  Para mim há uma diferença entre fazer uma subida à 140 e ter de compensar a nível de aceleração para o carro se manter, e um que faça uma AE sempre a 140 sem precisar de acelerar mais.

                                                  Por exemplo, o Qashqai cá de casa (2.0 dCi) faço a A2 quase toda sem compensar para ele manter a velocidade, já a Focus (1.6 TDCi) também faz a A2 toda a 140 mas na zona da serra tenho de ajustar o acelerador para ele não perder velocidade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    até faço mais. É só combinar e vamos lá. Acho que alguém irá engolir as suas teorias....
                                                    Não obrigado, já sou comprometido.

                                                    E, se há quem goste de engolir, eu não sou um desses





                                                    P.S.: fosse mais perto, era já hoje...

                                                    Comentário


                                                      Queria era ver esses aviões aqui nas subidas da Madeira... um clio dCI aqui par andar bem a subir com 4 pessoas já tem de ser o 105 cv

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                        Queria era ver esses aviões aqui nas subidas da Madeira... um clio dCI aqui par andar bem a subir com 4 pessoas já tem de ser o 105 cv
                                                        Não é preciso ir à Madeira para ter subidas íngremes e longas q.b.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                          Se reduzir entra em modo "stand by". isto é fica ligado mas não activo.
                                                          O CC não desliga mesmo que perca muita velocidade. Assim que conseguir, por exemplo se apanhar uma descida ou o terreno voltar a ficar plano recupera a velocidade.
                                                          Estás a falar do teu carro?

                                                          É que o meu desliga automaticamente se começa a perder muita velocidade.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                            Mas a subir ou a descer?
                                                            Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                            Em terreno maioritariamente plano, talvez.
                                                            Eu acho que se estava a referir a uma média de percurso. Acho possivel em AE a 140, fazer menos de 10, nesse motor, é que vai quase sem esforço.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              Eu acho que se estava a referir a uma média de percurso. Acho possivel em AE a 140, fazer menos de 10, nesse motor, é que vai quase sem esforço.
                                                              Sim, mas esse percurso sendo maioritariamente plano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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