Os carros a gasolina se forem em 4ª se calhar fazem o mesmo, mas normalmente sem rpms não se aguentam tão bem (pensando mais nos sem turbo)
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostOs carros a gasolina se forem em 4ª se calhar fazem o mesmo, mas normalmente sem rpms não se aguentam tão bem (pensando mais nos sem turbo)
O que um diesel consegue fazer em 6ª, um otto atmosférico de cavalagem semelhante já terá de recorrer a uma mudança mais baixa.
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostPegando ainda no exemplo do CRZ (atmosférico com 174Nm), até que ponto um Opel Astra 1.4 Turbo (mais 15cv e com 200Nm) faria melhor figura?
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Neste exercicio o motor ser "redondo" e a cx curta são aspectos importantíssimos.
Um carro que conduzi há tempos e que me surpreendeu foi o Z4 2,2 de 170cv.
Não sendo turbo pensei que tivesse dificuldade em "acompanhar" o ritmo de um moderno trubo-diesel 2.0 da mesma potência em ritmo de AE.
Mas o motor redondo e a cx curtinha permitiam sempre disponibilidade para aumentar de velocidade mesmo a subir, um cocktail que sem ser explosivo dava muito boa conta de si.
Aquilo a 140 já ia nas 4.000 rpms.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostNeste exercicio o motor ser "redondo" e a cx curta são aspectos importantíssimos.
Um carro que conduzi há tempos e que me surpreendeu foi o Z4 2,2 de 170cv.
Não sendo turbo pensei que tivesse dificuldade em "acompanhar" o ritmo de um moderno trubo-diesel 2.0 da mesma potência em ritmo de AE.
Mas o motor redondo e a cx curtinha permitiam sempre disponibilidade para aumentar de velocidade mesmo a subir, um cocktail que sem ser explosivo dava muito boa conta de si.
Aquilo a 140 já ia nas 4.000 rpms.
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Originalmente Colocado por santuarium Ver PostEntao o CC sempre fica ligado, mesmo quando perde muita velocidade?? Deve "saltar" se a velocidade descer muito, nao?
Se ele reduzir de (por ex) 5ª para 4ª, nao se desliga?
O CC não desliga mesmo que perca muita velocidade. Assim que conseguir, por exemplo se apanhar uma descida ou o terreno voltar a ficar plano recupera a velocidade.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostCreio que o 23i por exemplo é um 2,5 atmosférico.
Mas este a que me referia já é o modelo anterior, era o primeiro dos 6 cilindros.
Agora só o 20i e 28i que são 4 cilindros 2.000cc turbinados e o 35i que é um 3.000 6 cilindros turbinado.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostAgora já não há 23i.
Agora só o 20i e 28i que são 4 cilindros 2.000cc turbinados e o 35i que é um 3.000 6 cilindros turbinado.
E, enquandrando no tópico, suponho que nenhum tenha dificuldade alguma em subir troços de serra das AE's com o CC a velocidades bastante elevadas
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostAqueles motores 6 cilindros atmosféricos da BMW parecem ir em total conforto às 4/5 mil rpms, parecem ir a deslizar, não sei se o consumo será muito penalizado, creio que não.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostAgora já não há 23i.
Agora só o 20i e 28i que são 4 cilindros 2.000cc turbinados e o 35i que é um 3.000 6 cilindros turbinado.
Depois venham só falar que são maravilhas este downsizing
Depende do que se acha que é muito ou pouco, um 2.3 ás 4000 rpms já deve ir a beber bem mais de 10 l/100
O gasto vai do pedal direito...
No megane dci 105 é possivel fazer a A1 toda com o CC nos 250 km/h, o carro não vai é a essa velocidade
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Originalmente Colocado por ferrer Ver PostDepende do que se acha que é muito ou pouco, um 2.3 ás 4000 rpms já deve ir a beber bem mais de 10 l/100
Mas num carro daqueles diria que numa viagem a 140 de velocimetro, os consumos ficariam abaixo disso.
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O meu Ibiza faz qualquer autoestrada a 200km/h e a gastar 5L/100km. O ponteiro nem mexe seja em que subida for.
Agora a sério: alguns casos podem dever-se ao binário. Se calhar os carros a gasolina que perdem velocidade, com uma ou duas reduções de mudanças, faziam aquilo a brincar. São carros diferentes de conduzir.
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Para mim há uma diferença entre fazer uma subida à 140 e ter de compensar a nível de aceleração para o carro se manter, e um que faça uma AE sempre a 140 sem precisar de acelerar mais.
Por exemplo, o Qashqai cá de casa (2.0 dCi) faço a A2 quase toda sem compensar para ele manter a velocidade, já a Focus (1.6 TDCi) também faz a A2 toda a 140 mas na zona da serra tenho de ajustar o acelerador para ele não perder velocidade.
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostSe reduzir entra em modo "stand by". isto é fica ligado mas não activo.
O CC não desliga mesmo que perca muita velocidade. Assim que conseguir, por exemplo se apanhar uma descida ou o terreno voltar a ficar plano recupera a velocidade.
É que o meu desliga automaticamente se começa a perder muita velocidade.
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