Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda para escolha de nova frota de veículos para empresa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Podes escolher os Pug e os Citro sem receios, o Grupo Peugeot-Citroen é o maior construtor europeu de comerciais ligeiros e como já viste neste tópico todos os relatos são muito favoráveis, são carros com uma excelente relação qualidade/preço/fiabilidade.

    Comentário


      #62
      De facto o peugeotsales nao devia ter dito nada, pois consultadoria paga-se. O homem faz um post em que explica o abc das opcoes para construir umauma frota de dezenas de carros diferentes e ainda lhe lixam o juizo.

      So pode ser uma empresa altamente especializada e de gestao familiar, porque nao gerir uma frota ao preco/km e disponibilidade!

      Comentário


        #63
        Acho que este tópico, a ser verdade, espelha bem o amadorismo empresarial que impera por este Portugal fora que, aliado ao belo chico-espertismo tuga de que nós temos sempre mais razão que os outros, tem tudo para dar certo.

        Como é que uma empresa com uma frota com dezenas de carros chega ao ponto "de mandar o Zé", que não percebo nada do assunto, tratar disso numa semana ?????

        Nem vou acrescentar mais nada, está tudo escarrapachado na primeira página no post do Pug Sales.

        Comentário


          #64
          Este topico

          Subscrevo inteiramente a opinião do pugsales

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
            Acho que este tópico, a ser verdade, espelha bem o amadorismo empresarial que impera por este Portugal fora que, aliado ao belo chico-espertismo tuga de que nós temos sempre mais razão que os outros, tem tudo para dar certo.

            Como é que uma empresa com uma frota com dezenas de carros chega ao ponto "de mandar o Zé", que não percebo nada do assunto, tratar disso numa semana ?????

            Nem vou acrescentar mais nada, está tudo escarrapachado na primeira página no post do Pug Sales.
            Desculpa lá, mas o Zé até pode não perceber nada do assunto. No entanto, como é que se tira logo a fotografia por ele estar a pedir opinião sobre alguns carros?

            Por outro lado, vejo aplaudir alguem que coloca aqui uma explicação que qualquer "Zé" conseguiria dar após 5m de google (com a excepção da parte dos seguros) e que nem sequer responde à questão de quem criou o post...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
              Desculpa lá, mas o Zé até pode não perceber nada do assunto. No entanto, como é que se tira logo a fotografia por ele estar a pedir opinião sobre alguns carros?

              Por outro lado, vejo aplaudir alguém que coloca aqui uma explicação que qualquer "Zé" conseguiria dar após 5m de google (com a excepção da parte dos seguros) e que nem sequer responde à questão de quem criou o post...
              Então se bastam 5 minutos, podes continuar para as fases seguintes e dar seguimento ao que eu escrevi: tenho a certeza que mais dois ou três, no google, te bastam para compreender o restante até ao fecho do negocio.

              Alías os gestores de frota de grandes contas, normalmente, só precisam de 10 minutos no Google: aqueles processos de aquisições que levam semanas são no fundo uma estupidez.....

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                Exacto, era o ideal:

                Ministros a pedir ideias para o orçamento de estado, médicos a perguntar que medicamentos haviam de receitar aos pacientes, nutricionistas a perguntar que dietas deviam prescrever, professores a perguntar como deviam dar as aulas, pilotos a perguntarem como se conduz, TOC's a perguntar como deviam fazer as contas e por aí fora.

                Para alem de se saber que os melhores especialistas de qualquer assunto estão sempre no forum auto-hoje era a prova provada que éramos um país cheio de gente incompetente e cujos bitaites de quem nem sequer percebe dos assuntos mas gosta de opinar, era realmente relevante.

                Uma coisa é o debate de ideias, outra completamente diferente é claramente demonstrar incapacidade e conhecimento na área onde se trabalha.
                Curiosamente muitas áreas profissionais têm fóruns de discussão. Será que todos os que lá andam serão incompetentes?

                O busílis da questão não está em quem opina ter ou não competência para o fazer, está sim em quem pede partilha de experiências/informações ter capacidade de análise/triagem para saber aproveitar a informação que lhe poderá ser útil.

                Deves ser daqueles Engs. que fazem uma rotunda sem escoamento de águas e que é preciso vir um "velhote" com a 4ª classe identificar o problema...

                Comentário


                  #68
                  Meus Caros,

                  Podem-se desligar deste tópico porque eu já o fiz. Já constatei que por aqui não se vai a lado nenhum... Há por aqui muita política e interesse camuflado e por isso não perco mais tempo. Fui...

                  Comentário


                    #69
                    Resumo desta thread, se estas a fazer x em y empresa nunca na vida te lembres de pedir ajuda, porque vais ser crucificado vais ser acusado de incompetencia e afins Quem criticou ate disse uma coisa bem, isto é o que está mal em Portugal, é esta mentalidade mesquinha, tacanha e ignobil que nos arrasta para baixo, quase que é inveja do outro, ele foi delegado para este trabalho ponto final, podia nao ter os 12125124121 anos de experiencia que tanto agora gostam de pedir nem ser um ultra xpto gestor de frotas (ainda) mas sabem o que eu pelo menos penso que ele fez? Pesquisou, ainda deve andar a pesquisar, e explorou todos os metodos de obter informação sendo que um deles foi o FAH, que embora nao deva ter muitos gestores de frota tem pessoal que percebe de carros em geral.

                    Esta thread deu-me realmente voltas à barriga, só pseudo doutores e engenheiros com o rei na barriga que são "os melhores" no que fazem a criticar outros, isto sim é a mentalidade que lixa Portugal e o mercado de trabalho, sao voces que mereciam duas estaladas na tromba e um reality check.

                    Quanto à thread tambem nao posso ajudar muito pois nao é a minha area, o que te posso dizer é que a minha empresa trabalha com a opel, temos corsas e combos comerciais e alguns astras carrinhas e acho que nunca tivemos muitos problemas.

                    Comentário


                      #70
                      Sinceramente também não percebo qual o mal do rapaz vir pedir opinião sobre o assunto.

                      Se vocês não são empregados nem accionistas da empresa onde ele está, porque se preocupam tanto?

                      Comentário


                        #71
                        Reparem que ele também já tem restrições impostas pela administração que não têm cabimento nenhum, pelo que o trabalho dele já está meio minado pela própria administração.
                        Então querem também estudar a hipótese de carros hibridos, mas já excluem à partida a Toyota/Lexus, que é o único grupo com hibridos a sério. Eu até vinha dizer que agora a Toyota tem o Yaris hibrido, Auris hibrido, priu, prius +, prius plug-in, mas sendo assim, de pouco vale.

                        Comentário


                          #72
                          Curiosamente eu vi bastantes posts a ajudar.
                          Vejo também muita gente que não sabe o que faz um gestor de frota.
                          Eu diria mesmo que perceber de automóveis é apenas uma pequena parte do que deve saber.

                          Comentário


                            #73
                            Talvez seja até a parte que menos interessa!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Talvez seja até a parte que menos interessa!
                              Eu nem quis dizer isso, porque depende um bocado do tamanho da frota e do que temos subcontratado.
                              Mas eu acho que infelizmente muitos não se aperceberam que apenas tentaram ajudar, gerir uma frota é estar preocupado com rácios de €/km e disponibilidade.

                              Comentário


                                #75
                                E desde quando é que pedir opiniões automobilísticas num fórum de carácter automobilístico faz mal a alguém?

                                Eu também vejo pessoas a pedir conselhos jurídicos, médicos e tantos outros que deveriam de ser discutidos com profissionais aqui, e ninguém se opõe. Porquê? Porque isto é um fórum, onde as pessoas trocam ideias e discutem problemas. Isto não dispensa de uma certa filtragem por parte de quem pergunta.

                                Desde quando é que fazer perguntas dá direito a ser insultado, gozado e denegrido, por parte de quem tem inveja ou não tem mais nada para dizer?

                                Uma coisa é partilhar o que se pensa, outra coisa é insultar quando se faz.

                                Comentário


                                  #76
                                  Onde é que houve insultos?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                    Exacto, era o ideal:

                                    Ministros a pedir ideias para o orçamento de estado, médicos a perguntar que medicamentos haviam de receitar aos pacientes, nutricionistas a perguntar que dietas deviam prescrever, professores a perguntar como deviam dar as aulas, pilotos a perguntarem como se conduz, TOC's a perguntar como deviam fazer as contas e por aí fora.

                                    Para alem de se saber que os melhores especialistas de qualquer assunto estão sempre no forum auto-hoje era a prova provada que éramos um país cheio de gente incompetente e cujos bitaites de quem nem sequer percebe dos assuntos mas gosta de opinar, era realmente relevante.

                                    Uma coisa é o debate de ideias, outra completamente diferente é claramente demonstrar incapacidade e conhecimento na área onde se trabalha.
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Onde é que houve insultos?
                                    Considerando que as intervenções se referem ao autor do tópico, denota-se alguma "arrogância" por parte do peugeotsales... (para não chamar outra coisa).

                                    Apesar de até ter contribuído, e positivamente para o tema do tópico, embora nada acerca da questão em particular sobre os híbridos.

                                    Mas aqui no FAHO é só peritos em mandar "pedras"...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Ainda não tinha vindo dar a minha "bicada" por falta de conhecimentos, mas cá vai:

                                      Isto é um forum livre. Uma pessoa pode opinar sobre praticamente tudo e mais alguma coisa, sobretudo em questões relacionadas com automóveis, mas ninguém é dono de todo o conhecimento e há por aqui quem saiba bem mais do que aquilo que mostra e vice-versa.

                                      Porém, penso que esta é uma ideia-chave: Estamos aqui para ajudar e tentar ser ajudados! O que não invalida que não se digam muitos disparates, meus incluido.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Bom...só posso atribuir a agitação deste tópico ao reflexo do país: crispação, stress, nervos à flor da pele e descarrega-se no 1º que aparece.

                                        É normal e salutar que as pessoas, quando têm alguma dúvida, tentem seja de que forma for obter resposta para a mesma. é normal que mesmos os expert nas diversas matérias também tenham dúvidas e precisem de uma clarificação. Isto é válido para qualquer área. Eu tenho formação em Contabilidade e Auditoria mas se tiver alguma dúvida e a colocar aqui, não entendo isso como um menosprezo nem admito que alguém venha colocar em causa o meu profissionalismo ou capacidades por si só.
                                        Ok que todos temos personalidades diferentes, mas acho que antes de responder "a tiro", deviamos pensar em quem está do outro lado a pedir ajuda e tentar contribuir para um fórum mais rico e menos SPAM. E às vezes nem é o que se diz, é a forma como se diz...

                                        Em relação ao tema em si, a empresa onde trabalho (de grande dimensão) não tem um gestor de frota. É o departamento da Logística quem tem a responsabilidade de, em conjunto com o Procurement, obterem as várias propostas no mercado e escolherem a mais vantajosa para a empresa. Neste momento trabalhamos com a LeasePlan e a frota é maioritariamente BMW 318d para directores e BMW 520d para Administradores, existindo também alguns Peugeot 308 para cargos menos importantes.

                                        No que toca a hibridos, parece-me que só seria vantajosa a opção Hibrido Diesel por causa da dedução do IVA do gasóleo, pois num hibrido gasolina, essa despesa não seria dedutível (isto tendo em conta que provavelmente o objecto social da empresa em causa não permitiria a dedução do IVA da gasolina).

                                        Daquilo que analiso do mercado, quer-me parecer que, para grandes frotas, as marcas mais habilitadas pelo seu posicionamento e oferta + diversificada são a Renault e o grupo PSA, a par da VW (basta ver as tabelas de vendas), no que toca a veículos até 30k que é o limite para dedução fiscal permitido neste momento (mais concretamente, até 25% do valor de aquisição + IVA com limite anual de 25% de 29.927,87eur (7.481,97eur) para Viaturas ligeiras de passageiros ou mistas.

                                        Também é importante ter em conta o limite para a Tributação Autónoma numa frota destas dimensões:
                                        10%; exceção 20% p/viaturas cujo custo aquisição + IVA seja superior a 25.000eur, empresa com prejuízos fiscais consecutivos no último ano

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Curiosamente muitas áreas profissionais têm fóruns de discussão. Será que todos os que lá andam serão incompetentes?

                                          O busílis da questão não está em quem opina ter ou não competência para o fazer, está sim em quem pede partilha de experiências/informações ter capacidade de análise/triagem para saber aproveitar a informação que lhe poderá ser útil.


                                          Deves ser daqueles Engs. que fazem uma rotunda sem escoamento de águas e que é preciso vir um "velhote" com a 4ª classe identificar o problema...
                                          Pois, mas isto não é um forum especializado nem dedicado a profissionais: um medico trocar impressões num forum de medicina é perfeitamente normal, um gestor de frota de uma empresa que esta trocar uma frota de dezenas vir pedir opiniões num forum de "bitateiros" sobre automóveis e o que deve comprar para frota, é algo completamente distinto: principalmente porque demonstra desconhecer por completo o são as suas reais funções e por onde se analisa a aquisição de uma frota....no qual as opiniões que ele pede vale, se calhar, perto de 10% do negocio.

                                          Portanto o busilis, a conquilha ou o buzio, como lhe quiseres chamar não é ele pedir a opinião....é o quase, ridiculo da situação. Se ele dissesse sou gestor de frota de uma empresa que esta indeciso entre a marca "x", "y" ou "z" sendo os valores das rendas são iguais, a solução financeira esta encontrada, os contractos estão negociados, a manutenção estudada, os residuais também, etc,etc,etc...gostava de recolher aqui experiencias.........isso fazia todo o sentido...agora o que ele fez, não não faz.

                                          Quanto ao resto, que não está a bold, como deves calcular não vou sequer preocupar-me em responder porque corro o serio risco de ao descer ao nível que colocaste a fasquia, e perder a guerra contigo por falta de experiência.
                                          Editado pela última vez por PeugeotSales; 11 February 2013, 13:16.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                            Pois, mas isto não é um forum especializado nem dedicado a profissionais: um medico trocar impressões num forum de medicina é perfeitamente normal, um gestor de frota de uma empresa que esta trocar uma frota de dezenas vir pedir opiniões num forum de "bitateiros" sobre automóveis e o que deve comprar para frota, é algo completamente distinto: principalmente porque demonstra desconhecer por completo o são as suas reais funções e por onde se analisa a aquisição de uma frota....no qual as opiniões que ele pede vale, se calhar, perto de 10% do negocio.

                                            Portanto o busilis, a conquilha ou o buzio, como lhe quiseres chamar não é ele pedir a opinião....é o quase, ridiculo da situação. Se ele dissesse sou gestor de frota de uma empresa que esta indeciso entre a marca "x", "y" ou "z" sendo os valores das rendas são iguais, a solução financeira esta encontrada, os contractos estão negociados, a manutenção estudada, os residuais também, etc,etc,etc...gostava de recolher aqui experiencias.........isso fazia todo o sentido...agora o que ele fez, não não faz.

                                            Quanto ao resto, que não está a bold, como deves calcular não vou sequer preocupar-me em responder porque corro o serio risco de ao descer ao nível que colocaste a fasquia, e perder a guerra contigo por falta de experiência.
                                            Claramente nao percebeste onde esta a fasquia...

                                            quanto à troca de impressões em fóruns...é ou nao este forum sobre automóveis?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                              Então se bastam 5 minutos, podes continuar para as fases seguintes e dar seguimento ao que eu escrevi: tenho a certeza que mais dois ou três, no google, te bastam para compreender o restante até ao fecho do negocio.

                                              Alías os gestores de frota de grandes contas, normalmente, só precisam de 10 minutos no Google: aqueles processos de aquisições que levam semanas são no fundo uma estupidez.....
                                              Meu caro,

                                              Podias talvez começar por indicar qual é a locadora que faz contratos de 400 mil kms. Já te perguntei, mas parece que ainda não soubeste responder.

                                              Relativamente a continuar as tuas frases será díficil, porque a tua base está incompleta. Mas já agora, exponho qual é o meu ponto de vista e tentar acrescentar algo que grandes empresas com grandes frotas costumam fazer antes de chegar aos "teus primeiros passos":

                                              A primeira coisa a fazer é perceber quais é que são as necessidades de frota (ex.: cubicagem, peso bruto, emissões de CO2, ...).

                                              Determinadas as tuas necessidades, tens tudo para poder definir um catálogo de viaturas, isto é, uma lista de possíveis candidatos a responder às tuas necessidades.

                                              Posto isto, deverás obter propostas junto das marcas. Para frotas com dimensão relevante, podes e deves tentar preços junto do importador. Ao contrário do que alguns pensam, empresas com uma frota relevante funcionam desta forma, obtendo preços junto do importador e pedindo posteriormente um valor (renda) junto da locadora para as propostas que tem em mãos.

                                              Posteriormente há que definir qual o modelo de financiamento/ aluguer (já chegámos ao teu segundo ponto). Aí temos de perceber quais as opções que estão em cima da mesa, sendo que o renting, que eu tenha conhecimento, não está disponível para contratos de 400 mil km.... Nesta altura faz sentido então pegar no telefone e começar a obter cotações...

                                              Adicionalmente, ao contrário do que eu percebi que estavas a transmitir, o renting ou leasing (ou outros modelos) não se prende apenas com a questão de custo benefício relativo à manutenção. Muito antes disso, é uma questão financeira. Conforme deves saber, os diferentes modelos têm impacto diferente ao nível de balanço e fiscal. A estratégia da empresa (ex.: como mostrar as contas aos accionistas, se queres apostar em poupança fiscal, etc), pode ter impacto na decisão...

                                              Para ajudar na decisão final, há que construir vários cenários, por forma a perceber qual o custo por km mais barato adequado às necessidades da empresa. Aí devemos estudar as várias opções que indicaste e muito bem (ex.: seguros e pneus). Mais uma vez concordo em absoluto quando dizes que normalmente seguros feitos pela empresa são mais vantajosos que os apresentados pela locadora (quando estamos a falar desta forma de financiamento/ aluguer).

                                              Outro tema que penso que te esqueceste de mensionar foi a questão do valor residual e da sua importância para um contracto de renting. Talvez essa raqzão seja igualmente importante para se perceber o porquê de as locadoras não fazerem contractos para 400 mil kms.

                                              Muitos outros pormenores serão importantes, mas aí já estavamos realmente a avançar para um projecto de consultoria.

                                              Esta é a minha modesta e humilde opinião...
                                              Editado pela última vez por Veritati; 11 February 2013, 14:05.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                Considerando que as intervenções se referem ao autor do tópico, denota-se alguma "arrogância" por parte do peugeotsales... (para não chamar outra coisa).

                                                Apesar de até ter contribuído, e positivamente para o tema do tópico, embora nada acerca da questão em particular sobre os híbridos.

                                                Mas aqui no FAHO é só peritos em mandar "pedras"...
                                                Correndo o risco de ser uma interpretação pessoal, isso não me parece um insulto.
                                                Foram aqui dados conselhos mais que válidos. Falar de fiabilidade e quais os melhores, salvaguardando necessidades especiais, é treta para escolher veículos de trabalho, o que interessa é o valor de renda, leasing ou aquisição. POdemos achar, e é um mero exemplo, que a Kangoo é o melhor para nós, mas depois pedimos meia duzia de propostas e há dois modelos paraticamente iguais com menos 15% de renda.
                                                Ainda faltou a hipótese de fazer renting com um importador ou grupo de concessionários, recentemente vi um caso desses, e os valores pareceram-me interessantes pois a marca têm modelos que satisfazem todas as necessidades e as oficinas são perto da empresa.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Correndo o risco de ser uma interpretação pessoal, isso não me parece um insulto.
                                                  Foram aqui dados conselhos mais que válidos. Falar de fiabilidade e quais os melhores, salvaguardando necessidades especiais, é treta para escolher veículos de trabalho, o que interessa é o valor de renda, leasing ou aquisição. POdemos achar, e é um mero exemplo, que a Kangoo é o melhor para nós, mas depois pedimos meia duzia de propostas e há dois modelos paraticamente iguais com menos 15% de renda.
                                                  Ainda faltou a hipótese de fazer renting com um importador ou grupo de concessionários, recentemente vi um caso desses, e os valores pareceram-me interessantes pois a marca têm modelos que satisfazem todas as necessidades e as oficinas são perto da empresa.
                                                  Como leitor, o que me pareceu foi terem passado um atestado de incompetência ao autor do tópico (ou quem o incumbiu da tarefa em causa) sem os conhecerem de lado nenhum. "Deselegante" é o que lhe chamaria, no mínimo...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Correndo o risco de ser uma interpretação pessoal, isso não me parece um insulto.
                                                    Foram aqui dados conselhos mais que válidos. Falar de fiabilidade e quais os melhores, salvaguardando necessidades especiais, é treta para escolher veículos de trabalho, o que interessa é o valor de renda, leasing ou aquisição. POdemos achar, e é um mero exemplo, que a Kangoo é o melhor para nós, mas depois pedimos meia duzia de propostas e há dois modelos paraticamente iguais com menos 15% de renda.
                                                    Ainda faltou a hipótese de fazer renting com um importador ou grupo de concessionários, recentemente vi um caso desses, e os valores pareceram-me interessantes pois a marca têm modelos que satisfazem todas as necessidades e as oficinas são perto da empresa.
                                                    Espirit,

                                                    Vais-me desculpar mas não é directo que a fiabilidade seja indiferente. ainda para mais para viaturas que andam tanto como as do cenário exposto... Neste caso, penso que o renting não será opção. Como tal é mais que necessário ter em consideração a fiabilidade. Mesmo nos casos de renting, pese embora possa não ter a mesma expressão que outros items, a questão da fiabilidade tem relevancia. Recorrendo ao exagero, imagina uma carrinha de distribuição que está sempre a avariar. Mesmo que a sua reparação não tenha custos, o facto de as entregas chegarem atrasadas ao cliente pode ter um impacto muito maior que o valor do arranjo.

                                                    Relativamente aos ataques pessoais, acho houve quem chamasse incompetente ao homem por outras palavras...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                                      Meu caro,

                                                      Podias talvez começar por indicar qual é a locadora que faz contratos de 400 mil kms. Já te perguntei, mas parece que ainda não soubeste responder.

                                                      Não soube responder, não. Nem sequer tinha reparado nas tuas questões...o que é totalmente diferente: nem sempre leio todos os posts. Respondendo ás tuas questões porque perguntas-te mais que uma.

                                                      1º - A questão não está nos contractos terem 400 mil/km's: está nos automóveis a fazer 100 mil/ano. Isso podo ser repartido, por anos e a LeasePlan ( por exemplo ) faz em vários negócios contractos mais curtos com quilometragem mais altas: obviamente que não faz a todos nem em todos os casos, no entanto, eles negociam isso e avaliam isso cliente por cliente.

                                                      2º - Se o cliente deve negociar directamente com as locadoras ou com as marcas/ importador: depende do negocio em si. As locadoras conseguem descontos especiais para negócios especiais, no entanto, se o importador funcionar bem dá o mesmo desconto á locadora que daria ao cliente final porque o desconto é sempre para o cliente, não para a gestora de frota. Obviamente que isto depende de muita coisa como a quantidade de viaturas a adquirir da marca, dos carros em questão, e dos "rappei's" que possam existir com gestoras de frota. Se fores ao importador e disseres que queres 10 carros não é o mesmo que dizeres que queres 100....!!! Portanto, coisas grandes, é negocio a negocio.


                                                      Relativamente a continuar as tuas frases será díficil, porque a tua base está incompleta. Mas já agora, exponho qual é o meu ponto de vista e tentar acrescentar algo que grandes empresas com grandes frotas costumam fazer antes de chegar aos "teus primeiros passos":

                                                      A primeira coisa a fazer é perceber quais é que são as necessidades de frota (ex.: cubicagem, peso bruto, emissões de CO2, ...).

                                                      Determinadas as tuas necessidades, tens tudo para poder definir um catálogo de viaturas, isto é, uma lista de possíveis candidatos a responder às tuas necessidades.

                                                      Posto isto, deverás obter propostas junto das marcas. Para frotas com dimensão relevante, podes e deves tentar preços junto do importador. Ao contrário do que alguns pensam, empresas com uma frota relevante funcionam desta forma, obtendo preços junto do importador e pedindo posteriormente um valor (renda) junto da locadora para as propostas que tem em mãos.

                                                      R: Não, não funcionam: grande parte das empresas vai directamente ás locadoras; vais-me desculpar mas acompanhei frotas durante 8 anos, vendi muito para frotas, e sei como eles fazem: grande parte deles nem gosta de falar com as marcas....gosta é das locadoras. O que pode acontecer, porque também acontece, é apanhar um que gosta de automoveis e é mais dado a esse tipo de contactos. O que tu dizes é como devia ser, mas a realidade é completamente diferente e as proprias locadoras incentivam os clientes a não falar com as marcas.

                                                      Posteriormente há que definir qual o modelo de financiamento/ aluguer (já chegámos ao teu segundo ponto). Aí temos de perceber quais as opções que estão em cima da mesa, sendo que o renting, que eu tenha conhecimento, não está disponível para contratos de 400 mil km.... Nesta altura faz sentido então pegar no telefone e começar a obter cotações...

                                                      Adicionalmente, ao contrário do que eu percebi que estavas a transmitir, o renting ou leasing (ou outros modelos) não se prende apenas com a questão de custo benefício relativo à manutenção. Muito antes disso, é uma questão financeira. Conforme deves saber, os diferentes modelos têm impacto diferente ao nível de balanço e fiscal. A estratégia da empresa (ex.: como mostrar as contas aos accionistas, se queres apostar em poupança fiscal, etc), pode ter impacto na decisão...

                                                      Para ajudar na decisão final, há que construir vários cenários, por forma a perceber qual o custo por km mais barato adequado às necessidades da empresa. Aí devemos estudar as várias opções que indicaste e muito bem (ex.: seguros e pneus). Mais uma vez concordo em absoluto quando dizes que normalmente seguros feitos pela empresa são mais vantajosos que os apresentados pela locadora (quando estamos a falar desta forma de financiamento/ aluguer).

                                                      Outro tema que penso que te esqueceste de mensionar foi a questão do valor residual e da sua importância para um contracto de renting. Talvez essa raqzão seja igualmente importante para se perceber o porquê de as locadoras não fazerem contractos para 400 mil kms.

                                                      R: Não me esqueci, eu falei em valores residuais e, precisamente, de isso influenciar: por isso é que disse muitas vezes que os carros e a fiabilidade dos mesmos nem é o mais importante do negocio.

                                                      Muitos outros pormenores serão importantes, mas aí já estavamos realmente a avançar para um projecto de consultoria.

                                                      Esta é a minha modesta e humilde opinião...
                                                      Respostas a bold.

                                                      Em respeito ao resto que referes, têm muita importância mas como também referes, isso é um projecto de consultoria e que eu fazia em conjunto com os meus clientes nas áreas em que eles me permitiam, e que fazia sentido para eles claro, eu fazer com eles: não será por aqui.

                                                      O que eu fiz, e que referi, é um inicio e obviamente algo muito superficial até porque nem todos os clientes vão aos detalhes que estás a referir: a Tabaqueira, por exemplo, comprou 200 Focus em 2011 por causa da relação consumos indice de Co2 dos carros; todas vão a este detalhe ? Nem de perto nem de longe.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Também não vejo mal nenhum em vir aqui pedir ajuda para qualquer que seja o problema.

                                                        Foi a tarefa que lhe foi designada. O mais certo é o rapaz nunca ter trabalhado nessa área, mas como todos nós, ninguém nasce ensinado! Então fez o correcto que foi iniciar-se no assunto e recolher alguma informação.

                                                        O que é certo é que dos "bitaiteiros" cá do fórum, já conseguiu nomes de empresas que o possam ajudar, fases que deve adoptar antes de tomar decisões, situações concretas de outras empresas, etc. e não gastou dinheiro nenhum! Claro que o facilitismo sabe melhor (para alguns) mas para alguns "chico-espertos" dá gosto ficar a saber alguma coisa sobre certos assuntos.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                          Como leitor, o que me pareceu foi terem passado um atestado de incompetência ao autor do tópico (ou quem o incumbiu da tarefa em causa) sem os conhecerem de lado nenhum. "Deselegante" é o que lhe chamaria, no mínimo...
                                                          Nao vejo o mal em tal afirmaçao, nota-se que o user nao esta nada a par do assunto, e quem o incubiu da funçao tambem... querem Hibridos mas metem de parte a Toyota e Lexus? Nao faz muito sentido.

                                                          O problema aqui sao 2 para mim:

                                                          - O user começou o topico, e certamente a pesquisa, ao contrario, primeiro escolheu os carros e depois é que se informou como tudo funciona. Como o PeugeotSales disse, fazia sentido que no final de tudo, com as rendas e tudo ja ''em cima da mesa'' o user pedisse informaçao dos carros, dando o valor das rendas e tudo o mais. Eu pouco percebo de gestao de frotas, mas o que sei é que é mais importante os valores em si que se vai pagar, do que os carros ou a sua fiabilidade.

                                                          - Uma Empresa incubir uma tarefa, pelos vistos, desconhecida ao funcionario. A culpa nao é de todo do funcionario, mas sim da empresa.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Nao vejo o mal em tal afirmaçao, nota-se que o user nao esta nada a par do assunto, e quem o incubiu da funçao tambem... querem Hibridos mas metem de parte a Toyota e Lexus? Nao faz muito sentido.

                                                            O problema aqui sao 2 para mim:

                                                            - O user começou o topico, e certamente a pesquisa, ao contrario, primeiro escolheu os carros e depois é que se informou como tudo funciona. Como o PeugeotSales disse, fazia sentido que no final de tudo, com as rendas e tudo ja ''em cima da mesa'' o user pedisse informaçao dos carros, dando o valor das rendas e tudo o mais. Eu pouco percebo de gestao de frotas, mas o que sei é que é mais importante os valores em si que se vai pagar, do que os carros ou a sua fiabilidade.

                                                            - Uma Empresa incubir uma tarefa, pelos vistos, desconhecida ao funcionario. A culpa nao é de todo do funcionario, mas sim da empresa.
                                                            Não faz sentido? Não faria sentido se não existisse mais mercado, mas felizmente actualmente há muito mais oferta nos híbridos para além dessas marcas...

                                                            Quanto ao resto, o que foi que ele veio cá fazer? Pedir info sobre carros... Para valores de rendas presumo que não seja necessário cá vir, pois contas também lá na empresa dele saberão fazer...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                              (...)a Tabaqueira, por exemplo, comprou 200 Focus em 2011 por causa da relação consumos indice de Co2 dos carros; todas vão a este detalhe ? Nem de perto nem de longe.
                                                              Vão, inclusive PME, pela questão directamente relacionada com a carga fiscal, expressa no preço final da viatura e/ou conjunto de viaturas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X