Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cantinho dos vídeos Car Online TV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Se a gestão do sistema híbrido deste Lexus permitisse o funcionamento ao máximo da potência do motor elétrico e do térmico e ao mesmo tempo, podes ter a certeza que podias somar diretamente os 155 cv do térmico com os 141 do elétrico! Tal só não acontece porque a gestão não o permite. Seja o sistema mecânico de transmissão ou seja a gestão eletrónica. De resto não tem nada a ver com as curvas de binário.
    As potências máximas de cada motor individual não se podem somar por definição. O que se soma é o binário.

    A situação que referes é simplesmente uma em que ambos os motores estão conjugados de forma a maximizar a potência total. Como dizes, e bem, se a gestão dos motores/caixa fosse tal que permitisse ter ambos os motores a funcionar simultâneamente no regime de potência máxima de cada um então sim, a potência combinada seria a mesma que a soma das potências individuais. Mas, fisicamente, essa soma é feita ao nível do binário, não da potência.
    E repara, essa situação é muito difícil de acontecer porque os motores têm naturezas (curvas de binário) totalmente distintas.

    Seja como for, o que eu estou a dizer é directamente aplicável a sistemas do tipo Honda IMA (em que ambos os motores partilham o mesmo eixo e têm que rodar à mesma velocidade), mas nos sistemas do tipo Prius (com engrenagens planetárias) acredito que existam outras nuances relevantes e que possam invalidar isto.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Zar Ver Post
      As potências máximas de cada motor individual não se podem somar por definição. O que se soma é o binário.

      A situação que referes é simplesmente uma em que ambos os motores estão conjugados de forma a maximizar a potência total. Como dizes, e bem, se a gestão dos motores/caixa fosse tal que permitisse ter ambos os motores a funcionar simultâneamente no regime de potência máxima de cada um então sim, a potência combinada seria a mesma que a soma das potências individuais. Mas, fisicamente, essa soma é feita ao nível do binário, não da potência.
      E repara, essa situação é muito difícil de acontecer porque os motores têm naturezas (curvas de binário) totalmente distintas.

      Seja como for, o que eu estou a dizer é directamente aplicável a sistemas do tipo Honda IMA (em que ambos os motores partilham o mesmo eixo e têm que rodar à mesma velocidade), mas nos sistemas do tipo Prius (com engrenagens planetárias) acredito que existam outras nuances relevantes e que possam invalidar isto.
      As potências máximas de cada motorização podem ser somadas. A única definição é saber se o fazem ao máximo da potência de cada um e simultaneamente. É n caso do exemplo que citas do civic hibrido. Este Lexus não o faz e então neste caso não se podem somar as potências.

      Outro exemplo um híbrido vai a utilizar 67 cv do térmico e 23 do elétrico. Pode-se somar perfeitamente! A potência combinada neste caso são 90 cv! Independentemente dos binários de cada um. Os valores de binário não interessam para nada.

      Comentário


        mais uma bela review!

        Comentário


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          As potências máximas de cada motorização podem ser somadas.
          Não, não podem. Em geral, para calcular a potência máxima conjunta de dois motores, não se pode simplesmente somar a potência máxima de cada motor individual.

          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          A única definição é saber se o fazem ao máximo da potência de cada um e simultaneamente.
          Pois! É só nesta condição que é possível fazer a soma directamente!*

          Vamos a um exemplo concreto?
          Honda Insight (The Honda Insight - HowStuffWorks)
          - Motor C.I: 67 hp @ 5,700 rpm
          - Motor eléctrico: 13 hp @ 3,000 rpm.
          - Combinado: 73 hp @ 5,700 rpm

          Porque é que a potência do combinado não é 67+13 = 80hp?
          Porque a potência máxima de cada motor não acontece ao mesmo regime. Só dava se a curva de binário do motor eléctrico permitisse que ele tivesse a potência de pico às 5700rpm.

          *Começo a ficar com a sensação de que esta discussão é daquelas em que estão os dois lados a dizer a mesma coisa só que de forma diferente.

          Comentário


            Gosto bastante do estilo e do conteúdo. E não me importava nada de ajudar na produção destas reviews

            Comentário


              Originalmente Colocado por Zar Ver Post
              Não, não podem. Em geral, para calcular a potência máxima conjunta de dois motores, não se pode simplesmente somar a potência máxima de cada motor individual.


              Pois! É só nesta condição que é possível fazer a soma directamente!*

              Vamos a um exemplo concreto?
              Honda Insight (The Honda Insight - HowStuffWorks)
              - Motor C.I: 67 hp @ 5,700 rpm
              - Motor eléctrico: 13 hp @ 3,000 rpm.
              - Combinado: 73 hp @ 5,700 rpm

              Porque é que a potência do combinado não é 67+13 = 80hp?
              Porque a potência máxima de cada motor não acontece ao mesmo regime. Só dava se a curva de binário do motor eléctrico permitisse que ele tivesse a potência de pico às 5700rpm.

              *Começo a ficar com a sensação de que esta discussão é daquelas em que estão os dois lados a dizer a mesma coisa só que de forma diferente.

              Vamos lá outra vez! Recordo o que disse inicialmente: a combinação da potência máxima, deste Lexus, depende da gestão do motor!

              Ou seja, se precisares de 50 cv, numa determinada condição, podes ter 10 a serem fornecidos pelo térmico, mais 40 pelo elétrico. Bem como, podes ter 20 + 30, como 25 + 25, ou ainda, 10 + 40 e ainda 50 + 0 ou o inverso... Ou seja, tudo isso depende da gestão do sistema eletrónico do sistema híbrido do automóvel. Em qualquer uma dessas situações podes diretamente, aritmeticamente, como quiseres, somar ambas as potências de ambos os motores. E isto, completa e indiferentemente das curvas de binário, que não interessam para nada para esta questão. Certo?

              Ainda sobre as potências máximas e os regimes de potência máxima e etc e tal... Imagina duas bombas a retirarem água de um fundo de um poço. Uma tem 23,32 CV e trabalha a 4987 rpm, a outra tem 76,92 CV e trabalha a 1,54 rpm. Vais-me dizer que a potência do sistema, não corresponde à soma da potência de ambas? Ou seja, a potência máxima combinada é independente do regime de rotações do motor. Até podes ter o elétrico a trabalhar a 3000 rpm e o térmico a 6000 e ambos estão na potência máxima. Nesse caso, não podes somar a potência de cada um? As curvas de binário são completamente indiferentes para estes casos... Claro podes somar, podes relacionar e chegas à mesma conclusão... Não é mais fácil simplesmente somar as potências de cada um?

              Se sabes que o que eu estou a dizer está certo... Se sabes que eu sei que está correto... Se sabes que está correto... Porque estamos a complicar?

              Comentário


                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                Vamos lá outra vez! Recordo o que disse inicialmente: a combinação da potência máxima, deste Lexus, depende da gestão do motor!

                Ou seja, se precisares de 50 cv, numa determinada condição, podes ter 10 a serem fornecidos pelo térmico, mais 40 pelo elétrico. Bem como, podes ter 20 + 30, como 25 + 25, ou ainda, 10 + 40 e ainda 50 + 0 ou o inverso... Ou seja, tudo isso depende da gestão do sistema eletrónico do sistema híbrido do automóvel. Em qualquer uma dessas situações podes diretamente, aritmeticamente, como quiseres, somar ambas as potências de ambos os motores. E isto, completa e indiferentemente das curvas de binário, que não interessam para nada para esta questão. Certo?
                Mas estás a falar de potência máxima ou da potência gerada a uma posição arbitrária do acelerador?
                Eu tenho estado a falar é das potências máximas.

                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                Ainda sobre as potências máximas e os regimes de potência máxima e etc e tal... Imagina duas bombas a retirarem água de um fundo de um poço. Uma tem 23,32 CV e trabalha a 4987 rpm, a outra tem 76,92 CV e trabalha a 1,54 rpm. Vais-me dizer que a potência do sistema, não corresponde à soma da potência de ambas? Ou seja, a potência máxima combinada é independente do regime de rotações do motor. Até podes ter o elétrico a trabalhar a 3000 rpm e o térmico a 6000 e ambos estão na potência máxima. Nesse caso, não podes somar a potência de cada um? As curvas de binário são completamente indiferentes para estes casos... Claro podes somar, podes relacionar e chegas à mesma conclusão... Não é mais fácil simplesmente somar as potências de cada um?
                Depende. Essas bombas/motores estão montadas no mesmo eixo e/ou não existe nenhuma caixa de velocidades entre elas?

                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                Se sabes que o que eu estou a dizer está certo... Se sabes que eu sei que está correto... Se sabes que está correto... Porque estamos a complicar?
                OK... desisto!

                Mas, ao menos diz-me que percebes que o que é dado por um motor em cada instante é binário e não potência. E que é a soma do binário dos dois motores, multiplicada pela velocidade de rotação do eixo de saída, que dá a potência do sistema completo.
                Se compreendes isto então já posso ir dormir descansado...

                Comentário


                  Um dos meus preferidos

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    Não há qualquer falha....ele está correto, pelo menos de acordo com a Lexus...uma coisa é a potência que o motor eletrico produz outra coisa é a potência transmitida às rodas em conjunto com o motor a gasolina...bem a Lexus até diz que são 141cv (do motor elétrico).

                    2015 Lexus NX 300h Product Information | Lexus
                    Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                    Certíssimo. As potências não se somam.

                    O que se soma são as curvas de binário. E isto, multiplicado pelas rotações, é que define a curva de potência de onde se pode extrair o valor máximo.
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Depende dos casos. Há situações em que a potência combinada resulta da soma direta das potências máximas de cada uma das motorizações, já noutras situações não. No entanto, não tem a ver com as curvas de binário, mas sim com a forma de gestão de cada sistema.
                    Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                    Hummm... não.

                    O que estou a dizer é o resultado directo da definição de potência: P = T*w
                    P = potência, [W] (ou em [cv] que é mais comum)
                    T = binário, [Nm]
                    w = velocidade de rotação do motor, [rad/s] (ou em [rpm] que é mais comum)

                    O que um motor "produz" é binário. Isso é que faz mover o carro.
                    A potência é uma medida do trabalho que o motor faz por unidade de tempo. É uma medida do ritmo do trabalho que cada motor faz.

                    Um motor pode gerar os mesmos 100Nm de binário, quer às 2000 rpm, quer às 7000 rpm. Só que no primeio caso está a gerar 28cv e no segundo 98cv.

                    A gestão do sistema simplesmente vai influenciar o que cada motor dá (binário) em função da carga do motor, rotações, etc.
                    O que talvez possa infuenciar é a maneira como a saída de cada motor individual é conjugada para movimentar as rodas. Tanto existe o sistema do Prius com engrenagens planetárias (e sem caixa de velocidades tradicional), como existe algo mais "normal" que é simplesmente um motor eléctrico ensanduichado entre o motor térmico e a caixa de velocidades (e.g. Civic IMA).
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Se a gestão do sistema híbrido deste Lexus permitisse o funcionamento ao máximo da potência do motor elétrico e do térmico e ao mesmo tempo, podes ter a certeza que podias somar diretamente os 155 cv do térmico com os 141 do elétrico! Tal só não acontece porque a gestão não o permite. Seja o sistema mecânico de transmissão ou seja a gestão eletrónica. De resto não tem nada a ver com as curvas de binário.
                    (Não citei o resto dos posts porque aparentemente o fórum tem um limite de citações)

                    Obrigado a todos pelas explicações, não fazia ideia! Sempre a aprender.

                    Sendo assim, a falha foi minha!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                      Mas estás a falar de potência máxima ou da potência gerada a uma posição arbitrária do acelerador?
                      Eu tenho estado a falar é das potências máximas.



                      Depende. Essas bombas/motores estão montadas no mesmo eixo e/ou não existe nenhuma caixa de velocidades entre elas?



                      OK... desisto!

                      Mas, ao menos diz-me que percebes que o que é dado por um motor em cada instante é binário e não potência. E que é a soma do binário dos dois motores, multiplicada pela velocidade de rotação do eixo de saída, que dá a potência do sistema completo.
                      Se compreendes isto então já posso ir dormir descansado...
                      É indiferente se é a potência máxima, ou um nível intermédio. Um dá X, o outro dá Y, somam-se e pronto. No caso do Lexus, o sistema de gestão não permite que ambos os motores operem às suas potências máximas, logo não se podem somar as potências máximas de cada um. Mas para todas as situações de operação se um dá X, e o outro dá Y, a potência efetiva é X + Y. Afinal concordas com isto ou não?

                      Em relação às bombas é como quiseres os cenários:

                      A - Duas bombas isoladas a operarem simultaneamente, uma com 23,32 CV e trabalha a 4987 rpm e a outra tem 76,92 CV e trabalha a 1,54 rpm. Potência total do conjunto de bombagem: 100,24 CV. Como vês não são precisas curvas de binário e os regimes são perfeitamente desnecessários para determinar a potência máxima.

                      B - As mesmas duas bombas montadas num mesmo eixo cada uma com a turbina nas pontas do veio! A bomba A fica ligada diretamente ao veio e para a bomba B precisas de um variador de transmissão, por forma a que ela consiga trabalhar a 1,54 rpm e rodar o veio a 4987. Mais uma vez a potência total resulta na soma direta das potências de cada uma, ou seja, 23.32 CV + 76.92 = 100.24 CV. E muito importante, não precisaste, mais uma vez das curvas de binário para nada. Ou seja, consegues ter dois motores a trabalharem em regimes diferentes e somar as potências diretamente.

                      No Lexus tudo isto pode variar e simultaneamente, porque tens um variador de transmissão, uma CVT e tens a gestão do próprio sistema. Acresce que para um mesmo regime, e aqui não tem nada a ver com o Lexus ou qualquer outro híbrido, mas é comum a todos os automóveis com motores térmicos, podes ir a um determinado regime, por exemplo 3000 rpm e teres uma variedade de potências disponíveis, desde o zero até à potência máxima naquele regime. O Lexus ainda junta a isto tudo a componente elétrica.

                      Um motor dá potência, dá binário, produz trabalho, dá energia. Porque é que não havia de dar potência? Mas eu percebo o que queres dizer, mas estás a ver a coisa de uma forma muito simplista, o tal "dar". Estás a considerar que o que o motor "dá" é aquilo que sentes, aquilo que vês. Ou seja, as grandezas que se podem representar vectorialmente. E sim, o binário pode ser representado por um vector, ao passo que a potência não. Mas é errado dizer que o motor não dá potência. É uma grandeza matemática, pode-se somar, portanto, dá!

                      Comentário


                        Já chega ou ainda não?

                        Comentário


                          O gajo dos 25 carros...

                          https://m.youtube.com/watch?v=1FPHmXMHimY

                          Fico pelo menos contente pelo facto de ter tido um punto mkI tal como o Pedro Bastos mas não Partilho o gosto pelo 3 volumes o tal "rabinho"!
                          Editado pela última vez por Militaogtc; 21 December 2014, 18:58.

                          Comentário


                            Xi a cascar na Fiat.... LOL

                            Comentário


                              Cantinho dos Videos do canal Car Lounge

                              Este tipo é uma lufada de ar fresco no que se faz no jornalismo automóvel em Portugal e apostou numa abordagem que me parece ser o futuro, ao contrário das publicações escritas.

                              Pequenos vídeos, com boa qualidade e bem filmados, bem escritos com um toque de humor. Parabéns!

                              Comentário


                                Só para não estar a porlongar o off-topic desnecessáriamente, pelo menos com isto:

                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                B - As mesmas duas bombas montadas num mesmo eixo cada uma com a turbina nas pontas do veio! A bomba A fica ligada diretamente ao veio e para a bomba B precisas de um variador de transmissão, por forma a que ela consiga trabalhar a 1,54 rpm e rodar o veio a 4987. Mais uma vez a potência total resulta na soma direta das potências de cada uma, ou seja, 23.32 CV + 76.92 = 100.24 CV.
                                já deu para perceber que tu sabes do que estás a falar. (E eu também! )

                                Agora, aquilo que eu quis dizer originalmente (e era mesmo só isso) é que, em geral, para calcular a potência máxima do conjunto, não é possível somar as potências máximas dos motores individuais. Pronto, era só isto.

                                Podem continuar com os vídeos!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                                  Um dos meus preferidos

                                  O Mini e os seus sons inconfundíveis.

                                  Aguardemos pela lista completa dos 25 carros, mas pessoalmente até acho que é um número pouco expressivo.

                                  Comentário


                                    Ele tem a lista completa no site

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                      Ele tem a lista completa no site
                                      Já fui dar uma espreitadela.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                        Só para não estar a porlongar o off-topic desnecessáriamente, pelo menos com isto:



                                        já deu para perceber que tu sabes do que estás a falar. (E eu também! )

                                        Agora, aquilo que eu quis dizer originalmente (e era mesmo só isso) é que, em geral, para calcular a potência máxima do conjunto, não é possível somar as potências máximas dos motores individuais. Pronto, era só isto.

                                        Podem continuar com os vídeos!

                                        Vamos acabar com isto de uma vez por todas.

                                        No meu entender, no geral das situações, podem-se somar as potências máximas de cada motorização, sejam elas elétricas, térmicas, nucleares, mecânicas, etc... No caso dos híbridos, em alguns casos dá para se somarem as potências máximas, noutros casos não.

                                        Tens o I8 da BMW em que somas ambas as potências, os Mercedes híbridos, tens até o DS5 que utiliza 3 motores em que 2 se somam e um não! Devem existir mais, lembro-me do Civic hybrid que eram 95 do térmico mais 20 CV do elétrico, que se podiam somar (trabalhavam simultaneamente ao máximo) perfazendo os 115 CV da soma. Em todos estes casos tens motores a funcionarem ao máximo das suas potências e em regimes diferentes. Mesmo assim não precisas das curvas de binário e podes somar diretamente.

                                        Normalmente quando falamos de potências elevadas no elétrico (há exceções...) não se podem combinar ambas as potências máximas. Uma das exceções é mesmo o I8, mas esse é excecional a todos os níveis!

                                        Ainda gostava de ver um I8 testado aqui pelo mestre destes videos!

                                        Comentário


                                          Parte 2 disponível:

                                          https://www.youtube.com/watch?v=v3TBzl8-xxs

                                          Comentário


                                            O carro de sonho dele, a seguir à 75, é o meu carro de sonho tambem... ou se calhar vai deixar de ser

                                            Comentário


                                              O video do Mini fez-me lembrar este clássico:

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                O video do Mini fez-me lembrar este clássico:
                                                A mim lembra-me este a partir dos 9 minutos

                                                Comentário


                                                  este canal car loung está qualquer coisa. sempre a surpreender...

                                                  Comentário


                                                    É verdade estive a ler o famoso parque automóvel do Pedro Bastos e realmente o carro de sonho dele ( a seguir ao 75) é muito bruto mas apesar de ser uma grande maquina prefiro o E36 M3 descapotável que ele terá mais à frente

                                                    Comentário


                                                      O gajo dos 25 carros parte 3

                                                      http://m.youtube.com/watch?v=lxfmBqc9WkQ

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                                                        O gajo dos 25 carros parte 3

                                                        http://m.youtube.com/watch?v=lxfmBqc9WkQ
                                                        aos 4"40 o entrevistador precisava de um fardo de palha

                                                        PS: gosto do mindset deste gajo
                                                        Editado pela última vez por JDEM; 23 December 2014, 20:44.

                                                        Comentário


                                                          Só agora vi os 3 videos. Estou a adorar. A descrição do Jaguar foi... Subliminar!

                                                          Comentário


                                                            Confesso que me parti a rir com o final da parte 3

                                                            Comentário


                                                              Tirando o entrevistador azeitolas estou a gostar bastante.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X