pergunta honesta. Porque é que o pessoal do TT não usa motores a gasolina? Presumo que não fazem muitos km com esses carros, um motor a gasolina vai-lhes dar uma resposta e melhor precisão nessas manobras.
Eu não pesco muito de TT, mas quando vejo estes vídeos, é notório que a grande parte dos condutores está a lutar contra o lag do turbo, que ás vezes estão à rasca para sair do sítio porque o turbo não "enche" e não têm potencia. Muitos desses jipes até têm versões a gasolina com motor V8 que deve ser porreiro pra este tipo de provas.
pergunta honesta. Porque é que o pessoal do TT não usa motores a gasolina? Presumo que não fazem muitos km com esses carros, um motor a gasolina vai-lhes dar uma resposta e melhor precisão nessas manobras.
Eu não pesco muito de TT, mas quando vejo estes vídeos, é notório que a grande parte dos condutores está a lutar contra o lag do turbo, que ás vezes estão à rasca para sair do sítio porque o turbo não "enche" e não têm potencia. Muitos desses jipes até têm versões a gasolina com motor V8 que deve ser porreiro pra este tipo de provas.
Variadíssimas razões levam a que a malta opte pelos jipes a gasóleo. Começa logo por terem sido vendidos muitos mais jipes novos a gasóleo em Portugal que a gasolina, V6/V8 então muito menos ainda. Nas importações também foram preteridos os V8/V6 a gasolina, em detrimento dos 2.5/2.7/2.8/3.2 e alguns 4.2 (HDJ 80/100) diesel. Provavelmente pelo custo da importação.
A escassez dessas versões em Portugal leva-nos a outro problema, a escassez de peças no mercado de usados. Depois, dos exemplares V8 uma parte considerável vem com caixa auto, com muitos anos e sabe-se lá com que manutenção. Uma caixa de pandora portanto...
Restariam então as versões a gasolina "não V6/V8", os Terrano II 2.4 e Discovery 2.0 mpi. Mais uma vez, pouco venderam novos em Portugal, consumos muito mais elevados que o diesel e pelo que sei não são superiores no mato.
Sobraram os 1.3/1.6 Santana/Samurai, Vitara/Grand Vitara e Jimny.
Porque a maior parte são jipes < 2007, são raríssimos os jipes a gasolina..
O iuc tem influência, além disso a diferença de preço entre gasóleo e gasolina era bem maior que a atual..
Um V8 não consome menos de 20L..
Eu diria que o consumo é irrelevante para estes veículos que hoje em dia são modificados e pouco mais fazem do que o caminho para fazer estas provas. Agora sim, quando comprados novos percebo.
contam-se pelos dedos das mãos os jipes com motorizações em V lançados em Portugal antes de 2001. e mesmo depois disso não eram assim tantos e quase sempre mecânicas diesel. Depois ninguém que pagar impostos de mais de 800 € para um carro que anda de vez em quando...os consumos é o menos
Sei de quem teve um Discovey 2.0 mpi e dizia mal da vida dele... Que era amorfo como tudo!
Livrou-se dele logo que pôde!
Motores 2 litros a gasolina em jipes eram muito mauzinhos o que havia no nosso mercado. o único que se safava era o 2.4i do TerranoII com 124cv e os do Rav4. era só pra se ter um preço mais baixo na compra....tudo o resto era sofrível.
Um G 300 GE a mamar 20 litros/100, com 170 cv ilustra bem o que valiam os gasolina nessa altura.
Comentário