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    #31
    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    aliás basta ver que o Mr. X também levantou o pé no mesmo sitio e não teve qualquer problema, como seria de esperar. Até conseguiu desviar a trajectória no fim para se desviar. Isto é condução de quem sabe. Quem não sabe faz piões com fwd.
    E pareceu-me que também ia a ganhar terreno ao CTR.E o CTR não é fraco em curvas...Será que,ao calhas,acertei e era um menino da ponte?Não me caiam em cima.It's a joke

    Comentário


      #32
      E neste video, qual foi a causa?

      http://www.youtube.com/watch?v=dfXlw3CoZYs

      Entrou com velocidade a mais?

      Entrou demasiado cedo na curva (ou seja não apanhou o vértice)?

      É por ser um ibiza?

      Ou outra?

      Cumpts

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        por amor de deus...

        mostra ai algum piloto profissional a conduzir um FWD a fazer um pião à saída de uma curva
        mas aquilo que tu viste nao sao pilotos profissionais

        Comentário


          #34
          Big ooops ...

          a camera tira uns videos impecaveis...

          aquilo foi a mais ou menso que velocidade? fazes ideia??

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por pmna Ver Post
            E neste video, qual foi a causa?

            http://www.youtube.com/watch?v=dfXlw3CoZYs

            Entrou com velocidade a mais?

            Entrou demasiado cedo na curva (ou seja não apanhou o vértice)?

            É por ser um ibiza?

            Ou outra?

            Cumpts
            tens a certeza que queres que eu comente esse video??

            o tipo fez tudo mal coitado...entrou na curva a travar, nunca levantou o travão...
            Editado pela última vez por Movyk; 02 July 2008, 21:46.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por pmna Ver Post
              E neste video, qual foi a causa?

              http://www.youtube.com/watch?v=dfXlw3CoZYs

              Entrou com velocidade a mais?

              Entrou demasiado cedo na curva (ou seja não apanhou o vértice)?

              É por ser um ibiza?

              Ou outra?

              Cumpts

              Entrou na curva a travar, ok, fez asneira, mas tu às vezes assustas-te e fazes as coisas sem pensar e, por vezes, o primeiro instinto é esse...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                E neste video, qual foi a causa?

                http://www.youtube.com/watch?v=dfXlw3CoZYs

                Entrou com velocidade a mais?

                Entrou demasiado cedo na curva (ou seja não apanhou o vértice)?

                É por ser um ibiza?

                Ou outra?

                Cumpts
                Nesse o Ibiza para conseguir ultrapassar travou tarde demais, entrou com velocidade a mais foi a direito

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  tens a certeza que queres que eu comente esse video??

                  o tipo fez tudo mal coitado...entrou na curva a curvar, nunca levantou o travão...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por underground Ver Post
                    Entrou na curva a travar, ok, fez asneira, mas tu às vezes assustas-te e fazes as coisas sem pensar e, por vezes, o primeiro instinto é esse...
                    Eu não "underground"... LOL

                    Eu sou um excelente piloto... Joking

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por underground Ver Post
                      Entrou na curva a travar, ok, fez asneira, mas tu às vezes assustas-te e fazes as coisas sem pensar e, por vezes, o primeiro instinto é esse...
                      Os ABS servem para isso mesmo para de poder travar e curvar ao mesmo tempo ele travou foi tarde demais.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post


                        eu queria dizer travar

                        Comentário


                          #42
                          Para além de algumas causas que já foram referidas, ir a travar para a curva e durante, ir talvez com velocidade a mais, IMHO ele entrou cedo na curva, ou seja cortou a trajectória em demasia (pareceu-me ser brusco até na forma como virou) e depois não teve espaço para a saída, e o carro foi para as "couves"...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                            Os ABS servem para isso mesmo para de poder travar e curvar ao mesmo tempo ele travou foi tarde demais.
                            Na teoria, porque na prática já fiz isso e o resultado não foi lá muito bom e sim, o carro tinha ABS!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              com um fwd?

                              olha que não, olha que não
                              A minha experiencia diz-me que num FWD em forte apoio quando se levanta o pé do acelerador a traseira "vai-se embora" (num carro duro e curto entre eixos com o Civic e muito facil isso acontecer) e parece-me que foi o que aconteceu no video, o condutor deve ter assustado quando o S2000 a sua frente começou a escorregar e tirou o pé.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                A minha experiencia diz-me que num FWD em forte apoio quando se levanta o pé do acelerador a traseira "vai-se embora" (num carro duro e curto entre eixos com o Civic e muito facil isso acontecer) e parece-me que foi o que aconteceu no video, o condutor deve ter assustado quando o S2000 a sua frente começou a escorregar e tirou o pé.
                                Experimenta fazer o mesmo num 106 Rallye ou XSi MK I e vês bem o comportamento que tem..

                                Quando está previsto é muito giro e divertido, mas quando é de surpresa é preciso tê-los no sitio para conseguir segurar o carro..

                                sei do que falo de muitos kms num a pendura e tenhoq ue ter isso bem em conta quando começar a esticar o rallye...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                  Na teoria, porque na prática já fiz isso e o resultado não foi lá muito bom e sim, o carro tinha ABS!
                                  O ABS não faz milagres quando se ultrapassa o limite de aderencia dos pneus não há nada a fazer. A tendencia natural é travar com o carro a direito e depois aponta-lo para a curva e geralmente só se entra na curva de pé no travão quando se falha a travagem e então porque o carro leva velocidade a mais o ABS de pouco adianta. Agora se travagem for calculada para se apontar o carro a curva de pé no travão a coisa pode resultar bem e então se for um carro que solte a traseira quando se trava em apoio dá um ajuda para apontar o carro para a saída da curva.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                    A minha experiencia diz-me que num FWD em forte apoio quando se levanta o pé do acelerador a traseira "vai-se embora" (num carro duro e curto entre eixos com o Civic e muito facil isso acontecer) e parece-me que foi o que aconteceu no video, o condutor deve ter assustado quando o S2000 a sua frente começou a escorregar e tirou o pé.
                                    Isso depende dos carros. Não é apenas e só linear. E só me estou a referir a tracção dianteira. Há viaturas em que se passa o preciso oposto. É a frente que alarga a trajectória.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                      Experimenta fazer o mesmo num 106 Rallye ou XSi MK I e vês bem o comportamento que tem..

                                      Quando está previsto é muito giro e divertido, mas quando é de surpresa é preciso tê-los no sitio para conseguir segurar o carro..

                                      sei do que falo de muitos kms num a pendura e tenhoq ue ter isso bem em conta quando começar a esticar o rallye...
                                      Eu tive um Clio S por isso sei bem do que falas, mas eu não estou a por qualquer culpa no condutor do Civic aquilo podia acontecer a qualquer um, apenas estava a dar a opinião a acerca das causas.

                                      Quando acontece de surpresa é necessario ter o sangue frio para continuar acelerar para a frente puxar a traseira outra vez para o sitio certo e parece-me que foi isso que o condutor do Civic fez pois só se ve as rodas a bloquear já o carro esta atravessado, só que na pratica por muita experiencia e sangre frio que se tenha existem situações limite que não se conseguem controlar que me parece que foi o caso.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                                        Isso depende dos carros. Não é apenas e só linear. E só me estou a referir a tracção dianteira. Há viaturas em que se passa o preciso oposto. É a frente que alarga a trajectória.
                                        É claro cada caso é um caso, mas regra geral é assim

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                                          Isso depende dos carros. Não é apenas e só linear. E só me estou a referir a tracção dianteira. Há viaturas em que se passa o preciso oposto. É a frente que alarga a trajectória.
                                          tambem conheço a sensação de ter quase 1700 kgs movidos por 240 cv FWD

                                          basicamente agora fico com dois carros que se conduzem de formas perfeitamente opostas.. bolas.. tenho que ir para a escola de conduçao novamente.. hehe

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                                            #51
                                            Boas noites,

                                            Penso que seja este o meu primeiro post e logo por um video colocado pela minha esposa a Mrs X.

                                            Este video foi na curva que antecede a recta da meta, e foi exactamente na primeira volta da primeira sessão do primeiro grupo. Eu ainda ia a aquecer os toyo, e a conhecer o carro, e estava a achar o ritmo do grupo um pouco exagerado, mas ia no comboio. Até que se chega a essa curva, e passa-se tudo mesmo mt rápido, o S parece que a traseira ganha vida, o CTR vira-se, e eu fico só a escolher o lado por onde passar, pois o meu receio era se ele se virasse novamente em direcção ao rail, mas assim que vi que ia para a gravilha, foi puxar o X-Car para dentro e pisar. Convem realçar que aquela curva é feita mt em apoio, o que faz com que qualquer tirar brusco do acelerador pode ter consequencias complicadas.

                                            Fica aqui o meu desejo que o condutor do CTR e o CTR tenham ficado bem, (eu penso que depois novamente ficámos lado a lado no pit lane mas n tenho a certeza), e que a ver se no proximo TD trocamos palavras para falar sobre este incidente que felizmente foi só um susto.

                                            MrX

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                              Originalmente Colocado por Movyk

                                              tens a certeza que queres que eu comente esse video??

                                              o tipo fez tudo mal coitado...entrou na curva a curvar, nunca levantou o travão...
                                              Não sei porque te ris já... pode-se entrar numa curva sem curvar.
                                              O resultado é que já é digo de risadas...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                                Originalmente Colocado por MrX Ver Post
                                                Boas noites,

                                                Penso que seja este o meu primeiro post e logo por um video colocado pela minha esposa a Mrs X.

                                                Este video foi na curva que antecede a recta da meta, e foi exactamente na primeira volta da primeira sessão do primeiro grupo. Eu ainda ia a aquecer os toyo, e a conhecer o carro, e estava a achar o ritmo do grupo um pouco exagerado, mas ia no comboio. Até que se chega a essa curva, e passa-se tudo mesmo mt rápido, o S parece que a traseira ganha vida, o CTR vira-se, e eu fico só a escolher o lado por onde passar, pois o meu receio era se ele se virasse novamente em direcção ao rail, mas assim que vi que ia para a gravilha, foi puxar o X-Car para dentro e pisar. Convem realçar que aquela curva é feita mt em apoio, o que faz com que qualquer tirar brusco do acelerador pode ter consequencias complicadas.

                                                Fica aqui o meu desejo que o condutor do CTR e o CTR tenham ficado bem, (eu penso que depois novamente ficámos lado a lado no pit lane mas n tenho a certeza), e que a ver se no proximo TD trocamos palavras para falar sobre este incidente que felizmente foi só um susto.

                                                MrX
                                                Boas.

                                                Já agora, sabes se tinha alguém atrás de ti? Isso também apertava a margem de manobra.

                                                Do teu ponto de vista, achas que foi alguma excitação/imaturidade a mais do CTR, já que foi loguinho na 1ª volta/1º tier, ou foi mesmo azar?

                                                Sou o primeiro a admitir que de track-days só conheço o que vejo em vídeos, agora pelo que li por vezes há sempre uma ou outra excepção que julga que tem as unhas maiores que o volante...

                                                O que acontece quando um dessas "excepções" anda com uma condução explicitamente perigosa (o que não se vê no vídeo da parte de ninguém, nota-se)?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Curiosamente ou talvez não no último cafézinho esta curva foi tema

                                                  de conversa, devido ao TD para membros do AHO que se aproxima,

                                                  pois é bem mais atraiçoeira do que aparenta. Curva algo longa com muito

                                                  apoio e um rail interior muito próximo o que pode causar dissabores.

                                                  É preferível entrar devagar nas curvas e ir aumentando o ritmo à medida

                                                  que se aproxima o ponto de saída.

                                                  "Slow in, fast out "



                                                  Cpts e Viagens Seguras.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                                    E neste video, qual foi a causa?

                                                    http://www.youtube.com/watch?v=dfXlw3CoZYs

                                                    Entrou com velocidade a mais?

                                                    Entrou demasiado cedo na curva (ou seja não apanhou o vértice)?

                                                    É por ser um ibiza?

                                                    Ou outra?

                                                    Cumpts



                                                    O Ibiza deve ter ficado sem travões (desgaste)... Os Track-Days não são passeios...





                                                    O do CTR foi azar... À velocidade que ia era muito dificil ir buscá-lo de novo...
                                                    Editado pela última vez por Arturval; 03 July 2008, 00:15.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
                                                      Curiosamente ou talvez não no último cafézinho esta curva foi tema

                                                      de conversa, devido ao TD para membros do AHO que se aproxima,

                                                      pois é bem mais atraiçoeira do que aparenta. Curva algo longa com muito

                                                      apoio e um rail interior muito próximo o que pode causar dissabores.

                                                      É preferível entrar devagar nas curvas e ir aumentando o ritmo à medida

                                                      que se aproxima o ponto de saída.

                                                      "Slow in, fast out "



                                                      Cpts e Viagens Seguras.
                                                      A parabólica só dá mesmo para fazer assim, só que na saida já vamos bem rápido, e a saida é que é traiçoeira, pois não é preciso muito para se perder o carro.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                        A parabólica só dá mesmo para fazer assim, só que na saida já vamos bem rápido, e a saida é que é traiçoeira, pois não é preciso muito para se perder o carro.
                                                        Pois, consta que sim.

                                                        Foste ao TD?



                                                        Cpts e Viagens Seguras.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
                                                          Pois, consta que sim.

                                                          Foste ao TD?



                                                          Cpts e Viagens Seguras.
                                                          Já há uns poucos que não vou... Mas quero ver se vou ao próximo de 3 de Agosto com o grupo AHO

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                            Já há uns poucos que não vou... Mas quero ver se vou ao próximo de 3 de Agosto com o grupo AHO
                                                            Não encandeies a malta .




                                                            Cpts e Viagens Seguras.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
                                                              Não encandeies a malta .




                                                              Cpts e Viagens Seguras.
                                                              Bem visto... É melhor então adiar o Detalhe para depois do TD

                                                              Comentário

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