Penso que tinha a ver com o facto das suspensões serem reguladas para extrairem máximo potencial com um determinado peso do carro. Quando o carro rolava com o peso acima do ideal (depósito cheio) e devido à qualidade das pistas as partes mais baixas tocavam no chão.
E para que não houvessem danos no carro, existiam uns "patins" nas zonas mais baixas que originavam estas faíscas.
e no fim, mediam esses patins e tinha um limite de desgaste, passando-o eram desqualificados.. e isso ainda deu muitas guerrinhas.. pois aquilo era ao milímetro..
Aconteceu uma vez o schumi, que brilhantemente ganhou uma corrida em SPA, penso eu, e no fim perdeu a vitoria..
Mas ai foi roubado claramente, pois tinha acontecido devido a um pião que fez a alta velocidade por cima de um corrector (o que sabemos, desfez aquilo tudo por baixo)
Mas para mim foi um dos momentos altos da F1, ele fazer o pi-ão e seguir como se nada fosse, e tudo a alta velocidade..
Penso que foi este, esta péssima qualidade.. mas na altura ao ver o GP para ele nao se passou nada, e ali acho que era bem alto, chegou ao fim com os patins completamente desfeitos...
Editado pela última vez por jmpub; 03 March 2011, 06:41.
Segundo um documentário que vi sobre a morte do Ayrton Senna, uma das conclusões a que chegaram foi que se despistou devido a esse patim (Tinha uma parte central em madeira, por isso não fazia faisca).
Como durante as voltas do safety car a pressão dos pneus desceu (pneus mais frios) esse patim bateu exageradamente no chão, provocando o despiste.
Dantes a tábua não existia, mas acho que não existia nada comparável. Iam ao mínimo de altura, com depósito cheio, pq não havia refuel. E as pistas não eram tão boas. Tinham asas maiores.
Em 94 tenho certeza de que existiam os ditos patins, e que os mesmos eram em madeira.
Tinham, como já foi dito, um desgaste controlado.
Reparem que na segunda foto (do Mansel a passar o Senna), o que dá a ideia que vai a roçar no chão não é o fundo do carro, mas sim as asas dianteiras. Talvez por causa da pressão aerodinâmica ou da travagem.
Houve o tempo que os carros F1 faziam faiscas, mas depois do acidente fatal do Senna, que introduziram restrições aos carros e uma delas foi a obrigatoriedade de ter uma placa rectangular de madeira debaixo do chassis aumentando a distância do carro ao solo.
Claro que depois aconteceu o caso do Schumacher em SPA e no ano seguinte já reforçaram o tal patim para aguentar o desgaste dos corretores.
Houve o tempo que os carros F1 faziam faiscas, mas depois do acidente fatal do Senna, que introduziram restrições aos carros e uma delas foi a obrigatoriedade de ter uma placa rectangular de madeira debaixo do chassis aumentando a distância do carro ao solo.
Claro que depois aconteceu o caso do Schumacher em SPA e no ano seguinte já reforçaram o tal patim para aguentar o desgaste dos corretores.
O que eu disse foi que actualmente acho que eles usam um "patim" de madeira.
E que na época dos carros do vídeo e das fotos, penso que tinham uns "patins" de magnésio nas partes mais baixas dos carros.
Não seriam umas tábuas claro mas algo que evitasse essas zonas de entrarem em contacto directo com o solo. Até porque se fosse aço sem qualquer protecção, por exemplo, poderia ser bastante perigoso para o próprio carro e para quem vem atrás. E pelo que li usavam-se umas protecções de magnésio.
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