Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Lotus Elan - EVO diaries - Harry Metcalfe
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Grande video.
Impressionante o som do motor e o manuseamento da caixa de velocidades (parece mesmo um click-click puramente mecânico). Duas das minhas coisas favoritas no MX-5, que parecem ser no Elan melhores por uma ordem de magnitude.
Vou-me lembrar deste vídeo no caminho para casa. Ainda bem que hoje trouxe o MX-5 para o trabalho...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostQual elan... o countach que o gajo tem na garagem é que era...
O motor e respectivo compartimento do elan são bem bonitos.
Lamborghini Countach QV 1200 mile drive back to the UK - evo Magazine - YouTube
Comentário
-
Sim, o sr. Metcalfe sabe escolher os seus carrinhos a dedo. E é uma garagem com alguma rotatividade. De vez em quando lá vem coisa nova, com outros a partir.
Ainda em relação ao Elan, o comparativo que ele refere que foi publicado no número 59 da EVO, onde colocavam esse mesmo carro do video contra Mx5 NB 1.8, Smart Roadster Brabus e Toyota Mr2 (restyling), é revelador de como este carro acertou em tanta coisa à primeira e à tanto tempo atrás que muitos ainda estão a tentar perceber hoje em dia como chegar lá.
Não só os seus pneus de bicicleta conseguiram, o melhor tempo em pista (por pouca margem, é certo), como ainda se equivaleu em capacidades dinâmicas à maquinaria mais recente, além de ter conseguido pontuação alta em questões mais subjectivas associadas à experiência de condução.
Só de pensar que na altura tive essa revista na mão e não a comprei.
Se alguém conseguir encontrar os scans, por favor, publiquem ou enviem link por PM. Já procurei mas infelizmente nunca encontrei.
Ficava bem a complementar este video.
Tinha passado apenas, na altura, os olhos pelo artigo, fiquei surpreendido com os números apresentados.
E tentava perceber porque raio um carro concebido nos anos 60 conseguia ainda ombrear com criaturas concebidas na transição do milénio.
De repente sentia tudo muito estagnado dado a equivalência entre os visados.
O Chapman ou estava muito à frente ou nós não nos estamos a esforçar suficientemente.
O resultado natural que esperaria seria algo da máquina antiga ser trucidada pela maquinaria recente. Mas não. O Elan recusa-se a ceder à idade
Comentário
-
É um carro com décadas de existência. É natural que se gaste dinheiro no mesmo.
Mas não estamos a falar de preparação automóvel para aumento de performance.
No geral, é troca de material velho por material novo ou por outro mais durável, que alguns componentes ou materiais de época não eram propriamente os melhores.
Mas spec por spec, este Elan continua a ser "de série".
Não deixa de ser um pequeno sports-car, com pneus de bicicleta, capaz de acompanhar sem problemas maquinaria mais recente, mesmo tendo em conta todos os avanços feitos pela indústria do ponto de vista estrutural e dinâmico (suspensão, travões, etc...), o que revela excelente engenharia de base, e evidenciada pelo peso baixo conseguido.
É um bom exemplo, ainda hoje, para mostrar as virtudes das dimensões compactas e do baixo peso.
E demonstra da melhor forma, as soluções técnicas simples e elegantes e extremamente eficazes que o Colin Chapman procurava sempre atingir.
É um bom legado.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário