Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Despiste A5 - MB classe E

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    A questão de se apontar o dedo ao condutor do Mercedes não é por uma questão de inveja ou complexo de inferioridade. É que estes carros transmitem efectivamente uma sensação de grande solidez e invulnerabilidade que leva muitas vezes a excessos de confiança e má avaliação das situações de perigo, pois julga-se erradamente que nada pode abanar aquele "castelo". As razões para isso são de variada ordem:

    - O conforto e o silêncio que reina a bordo, que elimina grandemente a sensação de velocidade (pensa-se ou parece que se vai mais devagar do que efectivamente vai)
    - A quantidade elevada de sistemas electrónicos de segurança activa que vêm no carro, que ainda fazem aumentar mais essa falsa sensação de invulnerabilidade
    - O histórico de segurança das marcas premium e todo o marketing que as envolve


    Por fim, a importante questão dos pneus, já aqui referida. Não raras vezes, estes carros vêm equipados com pneus 225, 235 ou mesmo 245 que, como se sabe, potenciam o fenómeno do aquaplaning. Não é por acaso que os pneus de Inverno, normalmente utilizados nos países mais a Norte, são bastante mais estreitos que os de Verão. Por que será??
    Finalmente, alguém que me compreende, e compreende aquilo que aqui se critica.

    Acho é engraçado apontarem complexos de inferioridade. Às vezes quem aponta este comportamento a terceiros é quem o tem.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
      A brincar.. Em lisboa o que não falta são grandes máquinas com pneus chineses baratuchos já para lá de ressequidos.
      Mas é assim em quase todo o país.. Compra um 330 novo mas depois usa pneus rascas em 2ª mão
      Isso é algo que não entendo! Não me importo nada de anda com riscos no carro com o carro sujo, com os parachoques riscados.

      Mas pneus tem que estar bons e serem dos melhores, suspensões tem que estar boas, pastilhas boas, etc., com estas coisas não facilito nada.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
        Então e o que dizes daqueles que andam a abrir num Opel Corsa A, por exemplo?

        Como disse mais acima, a falta de capacidade de análise das condições é um problema muito comum, que não se relaciona com o carro. Há condutores de carros destes que acham que aquilo é imune a tudo? Sim, há! Mas daí até generalizar vai uma distância enorme!
        Faz uma viagem por AE num dia de chuva intensa e verás qual o tipo de carros que te ultrapassa mais! Não é questão de generalizar, mas nota-se uma evidente tendência para os condutores de "grandes máquinas" abusarem mesmo em tempo de chuva. E a razão é essa, tal como o exemplo do sogro do user "Vehicle": as pessoas julgam-se ao volante de um avião imune às condições atmosféricas (pelas razões que referi acima) só que com eles também pode correr mal.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Faz uma viagem por AE num dia de chuva intensa e verás qual o tipo de carros que te ultrapassa mais! Não é questão de generalizar, mas nota-se uma evidente tendência para os condutores de "grandes máquinas" abusarem mesmo em tempo de chuva. E a razão é essa, tal como o exemplo do sogro do user "Vehicle": as pessoas julgam-se ao volante de um avião imune às condições atmosféricas (pelas razões que referi acima) só que com eles também pode correr mal.
          Exactamente! Tens me poupado muito teclado Lino....

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Faz uma viagem por AE num dia de chuva intensa e verás qual o tipo de carros que te ultrapassa mais! Não é questão de generalizar, mas nota-se uma evidente tendência para os condutores de "grandes máquinas" abusarem mesmo em tempo de chuva. E a razão é essa, tal como o exemplo do sogro do user "Vehicle": as pessoas julgam-se ao volante de um avião imune às condições atmosféricas (pelas razões que referi acima) só que com eles também pode correr mal.
            Então faz uma viagem com sol e vê qual o tipo de carros que te ultrapassa.

            Exactamente o mesmo!

            Não tem qualquer ligação com o estado meteorológico.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Então faz uma viagem com sol e vê qual o tipo de carros que te ultrapassa.

              Exactamente o mesmo!

              Não tem qualquer ligação com o estado meteorológico.
              O Lino não está a dizer que quando há chuva é que a malta dos carros do "segmento E" decide ultrapassar!!! Está a dizer que são esses que mais ultrapassam nos dias de chuva, porque os restantes abrandam!!!

              E o que se quer aqui dizer é que até os carros do "segmento E" devem abrandar porque não são intocáveis. Devem todos abrandar. É disso que se trata.

              Porque não é por ser um carro mais seguro que irá ser intocável e inabalável com condições meteorologicas adversas!!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                O Lino não está a dizer que quando há chuva é que a malta dos carros do "segmento E" decide ultrapassar!!! Está a dizer que são esses que mais ultrapassam nos dias de chuva, porque os restantes abrandam!!!
                Não deves andar muito em AE's nos dias de muita chuva, pois verias as carrinhas e os pequenos comerciais a passar tudo e todos como se fosse um lindo dia de verão.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                  O Lino não está a dizer que quando há chuva é que a malta dos carros do "segmento E" decide ultrapassar!!! Está a dizer que são esses que mais ultrapassam nos dias de chuva, porque os restantes abrandam!!!

                  E o que se quer aqui dizer é que até os carros do "segmento E" devem abrandar porque não são intocáveis. Devem todos abrandar. É disso que se trata.

                  Porque não é por ser um carro mais seguro que irá ser intocável e inabalável com condições meteorologicas adversas!!
                  Não acho. Não acho que todos abrandem menos o segmento E.

                  Acho que num dia de sol, só passam segmento E e num dia de chuva só passam segmento E. Não é por ninguém abrandar, é assim todos os dias.

                  E por acaso a minha opinião até é bem contrária, acho que o segmento C (que também é enganador porque é o maior em portugal) é o que parece não ligar tanto à condições meteorológicas e ao estado do piso.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    A questão de se apontar o dedo ao condutor do Mercedes não é por uma questão de inveja ou complexo de inferioridade. É que estes carros transmitem efectivamente uma sensação de grande solidez e invulnerabilidade que leva muitas vezes a excessos de confiança e má avaliação das situações de perigo, pois julga-se erradamente que nada pode abanar aquele "castelo". As razões para isso são de variada ordem:

                    - O conforto e o silêncio que reina a bordo, que elimina grandemente a sensação de velocidade (pensa-se ou parece que se vai mais devagar do que efectivamente vai)
                    - A quantidade elevada de sistemas electrónicos de segurança activa que vêm no carro, que ainda fazem aumentar mais essa falsa sensação de invulnerabilidade
                    - O histórico de segurança das marcas premium e todo o marketing que as envolve


                    Por fim, a importante questão dos pneus, já aqui referida. Não raras vezes, estes carros vêm equipados com pneus 225, 235 ou mesmo 245 que, como se sabe, potenciam o fenómeno do aquaplaning. Não é por acaso que os pneus de Inverno, normalmente utilizados nos países mais a Norte, são bastante mais estreitos que os de Verão. Por que será??
                    O LinoMarques disse tudo neste post...

                    Os pneus largos fazem uma enorme diferença acreditem! Eu ando mais rápido no meu carro(pneus 185) em chuva que no do meu pai por exemplo (pneus 245). Ainda à pouco tempo com o meu pai ao lado apanhei um pequeno susto e ia a uma velocidade estável, uns 90km/h na via rápida. No meu carro tenho a certeza que não acontecia o mesmo.

                    Quem já teve a experiência de testar esta situação tenho a certeza que tem a mesma opinião....

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por LuisMendes Ver Post
                      O LinoMarques disse tudo neste post...

                      Os pneus largos fazem uma enorme diferença acreditem! Eu ando mais rápido no meu carro(pneus 185) em chuva que no do meu pai por exemplo (pneus 245). Ainda à pouco tempo com o meu pai ao lado apanhei um pequeno susto e ia a uma velocidade estável, uns 90km/h na via rápida. No meu carro tenho a certeza que não acontecia o mesmo.

                      Quem já teve a experiência de testar esta situação tenho a certeza que tem a mesma opinião....
                      Neste caso o que acho que fez mais diferença foi o RWD aliado aos pneus ainda mais largos atrás.

                      Mas pela quantidade de água que se viu saltar, acho que não havia muito a fazer.

                      Comentário


                        #71
                        Já tenho visto de tudo um pouco quando chove forte e feio e não concordo que sejam as grandes máquinas a estar em maioria nestes casos.

                        A fauna do assapanço no molhado é diversa: carros pequenos e antigos, sprinters, transits, combis, até um carro funerário a dar-lhe bem...
                        Conheço algum pessoal que, quando chove, acha que é altura de mostrar o Senna que há em si...O problema não é o carro, é o condutor.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Faz uma viagem por AE num dia de chuva intensa e verás qual o tipo de carros que te ultrapassa mais! Não é questão de generalizar, mas nota-se uma evidente tendência para os condutores de "grandes máquinas" abusarem mesmo em tempo de chuva. E a razão é essa, tal como o exemplo do sogro do user "Vehicle": as pessoas julgam-se ao volante de um avião imune às condições atmosféricas (pelas razões que referi acima) só que com eles também pode correr mal.
                          Ultrapassam mais porque, como dizes, os carros são melhores e mais estáveis a velocidade. A juntar a isso, tens o natural facto da malta que tem esses ter, regra geral, menos problemas com o aumento do consumo/custo de combustível.

                          Diria que a imprudência está mais relacionada com a postura do que com o automóvel.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Por fim, a importante questão dos pneus, já aqui referida. Não raras vezes, estes carros vêm equipados com pneus 225, 235 ou mesmo 245 que, como se sabe, potenciam o fenómeno do aquaplaning. Não é por acaso que os pneus de Inverno, normalmente utilizados nos países mais a Norte, são bastante mais estreitos que os de Verão. Por que será??
                            A largura dos pneus contribui para o aquaplaning, como tb contribui o peso do carro. Um Classe E com pneus 245 é mais propenso a aquaplaning que um Uno com 145? Não me parece.
                            Em relação ao comportamento dos condutores de segmentos E, não sei em que estradas vocês andam e que pessoas conhecem... Eu não vejo diferença entre os segmentos de carros que andam depressa em sol vs chuva.
                            Eu conduzo à mesmíssima velocidade um segmento E, um D e um C. Não é o carro que faz o condutor. Se alguém é irresponsável, é-o com um Uno ou com um Classe E nas mãos. Não vejo onde há de haver diferença só porque muda o carro.
                            Se é para catalogar os condutores, mais depressa chamaria de patos bravos aos donos dos segmentos B tunados que andam a esganar os carros quer faça chuva quer faça sol.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Não deves andar muito em AE's nos dias de muita chuva, pois verias as carrinhas e os pequenos comerciais a passar tudo e todos como se fosse um lindo dia de verão.
                              A diferença é que vês um comercial a esgalhar a 130km/h, e os restantes carros mais "estáveis" vão a 180km/h faça chuva faça sol. E, secalhar, o carro mais estável deveria ir a uns 90km/h e o comercial a 70km/h em situações de chuva fortes. E o que vejo mais é a malta a abrandar quando conduz com chuva. Se se pensa que não é assim, basta olhar para o transito que piora bastante e é bem mais lento em dias de chuva, mesmo que não haja acidentes.

                              Mas existem sempre os carros "estáveis" que se acham "estáveis" sempre, e acontece que, em determinadas situações lá aparece o famoso "às vezes" e lá surge o acidente....

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Ultrapassam mais porque, como dizes, os carros são melhores e mais estáveis a velocidade. A juntar a isso, tens o natural facto da malta que tem esses ter, regra geral, menos problemas com o aumento do consumo/custo de combustível.

                                Diria que a imprudência está mais relacionada com a postura do que com o automóvel.
                                Primeiro o pessoal tinha complexos de inferioridade, agora já são os tipos dos carros mais estáveis que ultrapassam porque os carros são melhores e mais estáveis. Estarás tu a dizer que afinal são as pessoas que conduzem os "mais estáveis" que têm complexos de superioridade por terem o carro que têm e por isso pensam que podem conduzir mais rápido que os restantes em alturas de chuva forte e às vezes despistam-se...?!

                                Pois......

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                  (...)E, não sei em que estradas vocês andam e que pessoas conhecem... Eu não vejo diferença entre os segmentos de carros que andam depressa em sol vs chuva.
                                  (...)
                                  Sim, o que eu costumo ver mais nos dias de chuva em AE é segmentos B a passarem pela esquerda sempre no estalo.... epá, juízo. Andas de quê...? Metro?

                                  As pessoas que conduzem os segmentos mais baixos, na generalidade, abrandam mais em situações de chuva que os segmentos superiores, óbviamente. Já se falou da segurança que uns e outros inspiram. Não vamos discordar ou contrariar o óbvio.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Nas viagens da praxe para o Algarve pela A2 (fins-de-semana, férias, pontes) noto muito isso: em alturas de chuva, quem passa no prego são maioritariamente os carros de segmentos superiores. Muitos Mercedes e BMW's, mas também Audis, Fords, Citroens (estes últimos de Mondeo/C5 para cima). E agora as Opel Insignia, que também andam aí a monte.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                      Sim, o que eu costumo ver mais nos dias de chuva em AE é segmentos B a passarem pela esquerda sempre no estalo.... epá, juízo. Andas de quê...? Metro?
                                      Já reparei que estás muito nervosinho. Vê se é capaz de ter um discussão sem ofender ninguém senão ficas a falar sozinho.
                                      Em relação ao segmento B, também costumas ver muitos segmentos B a ultrapassar com sol? É que se eu ando de metro, tu deves andar a pé... só assim se justifica. Lê o que as pessoas escrevem e não distorças o que se diz.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                        Primeiro o pessoal tinha complexos de inferioridade, agora já são os tipos dos carros mais estáveis que ultrapassam porque os carros são melhores e mais estáveis. Estarás tu a dizer que afinal são as pessoas que conduzem os "mais estáveis" que têm complexos de superioridade por terem o carro que têm e por isso pensam que podem conduzir mais rápido que os restantes em alturas de chuva forte e às vezes despistam-se...?!

                                        Pois......
                                        ????????
                                        Cá está. De uma simples frase, que é objetiva e não tem nada que se discuta (os melhores carros são também mais seguros. Facto) tu elaboras uma teoria tão rebuscada que só demonstra que ou não sabes interpretar o que se escreve ou fazes de propósito para desconversar.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                          Nas viagens da praxe para o Algarve pela A2 (fins-de-semana, férias, pontes) noto muito isso: em alturas de chuva, quem passa no prego são maioritariamente os carros de segmentos superiores. Muitos Mercedes e BMW's, mas também Audis, Fords, Citroens (estes últimos de Mondeo/C5 para cima). E agora as Opel Insignia, que também andam aí a monte.
                                          Então e com sol quem é que anda a abrir na A2? Os corsas e os puntos?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                            Quando comprei o iQ, fiz as contas e pelo diferencial de preço, compensava mais a gasolina para os kms que fazia. Por isso veio mesmo o 1.0 Vvti de 68 póneis.
                                            Se bem que o 1.4 D4-d seja qualquer de demoníaco a andar e com esse, dificilmente andaria mais devagar que com o Altea.
                                            ah vi logo, é que o 1.4 d4d naquela casca de noz anda bem mais que a altea

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                              Sim, o que eu costumo ver mais nos dias de chuva em AE é segmentos B a passarem pela esquerda sempre no estalo.... epá, juízo. Andas de quê...? Metro?

                                              As pessoas que conduzem os segmentos mais baixos, na generalidade, abrandam mais em situações de chuva que os segmentos superiores, óbviamente. Já se falou da segurança que uns e outros inspiram. Não vamos discordar ou contrariar o óbvio.

                                              Calma....

                                              Se tu tens uma opinião e outros têm outra opinião. Não é preciso mandar ninguém ter juízo.

                                              Aceita que nem todos partilham da tua ideia e "discute" o tema com calma.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                Primeiro o pessoal tinha complexos de inferioridade, agora já são os tipos dos carros mais estáveis que ultrapassam porque os carros são melhores e mais estáveis. Estarás tu a dizer que afinal são as pessoas que conduzem os "mais estáveis" que têm complexos de superioridade por terem o carro que têm e por isso pensam que podem conduzir mais rápido que os restantes em alturas de chuva forte e às vezes despistam-se...?!

                                                Pois......
                                                Não foi nada disso que eu disse. É um facto que os carro são mais estáveis e que as pessoas que possuem tais carros, que não é o meu caso, tens menos preocupações com o consumo. Ora, se somarmos estes factores, podemos encontrar parte da explicação para haver vários carros destes a circular depressa.

                                                No entanto, isso não me leva, de forma alguma, a pensar que os proprietários dos mesmos acham que aquilo é invencível. Isso já são as extrapolações feitas por ti.

                                                Eu mudo de carros várias vezes ao dia e claro que adapto a minha condução a cada um deles. Não faço as curvas à mesma velocidade, se for de Kia Picanto ou de BMW Série 5. É uma questão de lógica.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Eu mudo de carros várias vezes ao dia e claro que adapto a minha condução a cada um deles. Não faço as curvas à mesma velocidade, se for de Kia Picanto ou de BMW Série 5. É uma questão de lógica.
                                                  Pegando nesta frase, qual achas que mais facilmente entra em aquaplaning: Um Picanto a 80 ou um serie 5 a 120?

                                                  (sem saber a resposta, aposto no Kia)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                    Nas viagens da praxe para o Algarve pela A2 (fins-de-semana, férias, pontes) noto muito isso: em alturas de chuva, quem passa no prego são maioritariamente os carros de segmentos superiores. Muitos Mercedes e BMW's, mas também Audis, Fords, Citroens (estes últimos de Mondeo/C5 para cima). E agora as Opel Insignia, que também andam aí a monte.
                                                    Exactamente, nem mais.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Isto faz-me lembrar um despiste a que assisti na A1…

                                                      Ia no sentido norte-sul com os meus cotas, na altura ainda não tinha carro e vinha a conduzir o Pajero que havia lá por casa na altura…

                                                      O céu estava escuro, mas não estava a chover.

                                                      Passa um MB Classe C (por acaso a mesma marca do carro deste vídeo) por mim e outros, carros como será lógico, todo lançado.

                                                      Mais à frente, uns metros começa a cair granizo com muita força (uma brutalidade mesmo), e só vejo o “vulto” de um carro ás palhaças no meio da estrada…

                                                      Tudo a travar para não bater no MB que estava parado no meio da A1 com a frente virada para o sentido oposto das faixas, como é lógico com medo e a reduzir bem com o motor, para não começar a patinar como aconteceu ao MB. Nem sei como correu tudo bem relativamente ao trânsito, pois pelo menos ao alcance dos meus espelhos e os carros que iam à minha frente ninguém bateu em ninguém. (Eu ai comecei a minha saga de me mandar para as bermas… hehehehe, o Pajero não tinha ABS…)

                                                      Quanto ao MB, quando passei por ele, estava um gajo a sair do carro com as mãos na cabeça, a olhar para carro, a dar a volta ao mesmo. O Homem ainda hoje se deve perguntar como não bateu em ninguém nem em lado nenhum…

                                                      Daí a uns km passou por mim na descida da área de serviço de Leiria parecia uma bala…
                                                      Não critico que tb ando acima do limite, embora como sabemos ir a 140 é bem diferente de ir a 200, mas eu tinha ido o resto da viagem com eles bem na mão…
                                                      Editado pela última vez por Cyfer; 16 May 2012, 15:29.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                        Exactamente, nem mais.
                                                        É a vossa opinião.

                                                        Eu não consigo distinguir isso dos dias de chuva/sol. Porque quando faço a mesma A2 em pleno verão quem vejo a assapar são os mesmos Mercedes BMW, etc etc.

                                                        Mas por outro lado a questão muda de AE para AE, na A5 quem vejo acelerar mais são os grupos C. E depois das portagens (sentido lx-cascais) o panorama muda.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Na A2 com bom tempo vejo, além dos referidos, muitos comerciais. E muitos Ibizas, Fiestas, Focus, 308, Civics, etc... Com chuva, esses acalmam.

                                                          Também saliento que, nos tais dias chuvosos, acabo sempre por ver um dos "grandes" que passou por mim a assapar mais encostadinho ao rail, nos amassos. E isto é certinho porque, coincidência ou não, vejo sempre a mesma coisa. Chove, passam na bisga, fica um nos rails.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Podes elaborar um pouco mais? É que não estou mesmo nada a ver a relação. Mais ar significa pior aderência dada a menor quantidade de borracha no asfalto.

                                                            Enganas-te. Isto foi me explicado por um engenheiro me mecânico.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              É menor a quantidade de borracha no asfalto em piso seco, em piso molhado, o pneu fica mais rijo e penetra com muito mais facilidade um terreno mole, até encontrar um piso rijo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X