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    #31
    Originalmente Colocado por smithico Ver Post
    Eu gostava de ter o vosso sangue frio Depois de um acidente, o nosso discernimento nao e' o melhor, mas isto sou eu...
    Sair do carro e verificar como ficou o carro e ainda voltar para trás, penso que é uma atitude que apenas reflecte o carácter da pessoa...

    Ele teve bastante sangue frio para sair do carro e o discernimento de avaliar os estragos da viatura....


    Uma coisa era ele ter saído do carro, ver como estava o carro e em seguida ir ver como estava o outro condutor.

    Outra é sair do carro, ficar a olhar para ele, meter as mãos à cabeça e voltar para trás, sem sequer olhar para o motorista do camião.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
      Sair do carro e verificar como ficou o carro e ainda voltar para trás, penso que é uma atitude que apenas reflecte o carácter da pessoa...

      Ele teve bastante sangue frio para sair do carro e o discernimento de avaliar os estragos da viatura....


      Uma coisa era ele ter saído do carro, ver como estava o carro e em seguida ir ver como estava o outro condutor.

      Outra é sair do carro, ficar a olhar para ele, meter as mãos à cabeça e voltar para trás, sem sequer olhar para o motorista do camião.
      Tu não sabes o que ele foi fazer depois. Ver o homem a mexer-se bem lá dentro ele consegue. Pode ter ido sinalizar o acidente e/ou buscar algo para partir o vidro. Suposição.

      Comentário


        #33
        Eu tambem acho inacreditavel, como é que um condutor de um pesado de marcadorias que so tem é de ter mais cuidado a conduzir do que ninguem, mas não, entrou na curva parecia um ferrari! tenho pena, mas ao mesmo tempo não sei se é um "bem feita" e ainda por cima uma coisa que podia explodir ali por todo o lado!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          Tu não sabes o que ele foi fazer depois. Ver o homem a mexer-se bem lá dentro ele consegue. Pode ter ido sinalizar o acidente e/ou buscar algo para partir o vidro. Suposição.
          Eu já tive um acidente muito aparatoso (capotei na autoestrada) e garanto-vos que, com um susto destes, o cérebro entra em modo de emergência! Imaginem um painel cheio de luzes vermelhas a piscar, mensagens vermelhas de erros, alarmes a soar, etc. É exatamente assim que o nosso cérebro fica. Tipo este vídeo (dual engine failure num twin engine):

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
            Eu tambem acho inacreditavel, como é que um condutor de um pesado de marcadorias que so tem é de ter mais cuidado a conduzir do que ninguem, mas não, entrou na curva parecia um ferrari! tenho pena, mas ao mesmo tempo não sei se é um "bem feita" e ainda por cima uma coisa que podia explodir ali por todo o lado!
            Uma coisa é o erro do motorista do camião... outra é marimbar-se para ele...

            Aquilo não explodia... não era uma cisterna de matérias perigosas/inflamáveis/corrosivos...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
              Tu não sabes o que ele foi fazer depois. Ver o homem a mexer-se bem lá dentro ele consegue. Pode ter ido sinalizar o acidente e/ou buscar algo para partir o vidro. Suposição.
              Acho que a seguir de ter visto o estado do carro, devia ter perguntado ao motorista como é que estava, depois ir sinalizar o acidente, em seguida pedir socorro/informar as autoridades e depois então ajudar o homem.

              Mas cada um tem os seus princípios...

              E não venham com o sangue frio... a principal preocupação do condutor foi a do seu automóvel e isso ficou bem visível.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                Acho que a seguir de ter visto o estado do carro, devia ter perguntado ao motorista como é que estava, depois ir sinalizar o acidente, em seguida pedir socorro/informar as autoridades e depois então ajudar o homem.

                Mas cada um tem os seus princípios...

                E não venham com o sangue frio... a principal preocupação do condutor foi a do seu automóvel e isso ficou bem visível.
                Não é uma questão de princípios nem de preocupação, é um automatismo. Acredita.
                Não sei se já tiveste acidentes, mas eu já estive em alguns - felizmente nenhum grave - e há vários momentos destes completamente estúpidos e banais de coisas que estamos carecas de saber mas que não fazemos. Desde esquecer que o resto do trânsito continua a "mexer", a não nos lembrarmos imediatamente de que as outras pessoas podem não estar bem. Ou até de nem repararmos se nós próprios estamos bem.

                Comentário


                  #38
                  Domfilas: para Domplex, levavas quase de certeza polietileno e não poliuretano.
                  ( desculpa o à parte)

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Domfilas: para Domplex, levavas quase de certeza polietileno e não poliuretano.
                    ( desculpa o à parte)
                    É isso mesmo, na altura também me parecia que não era aquele nome, mas como andei a pesquisar e apareceu aquela imagem das "bolinhas de plástico" a dizer que era poliuretano, foi o que escrevi...

                    Cá está...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                      Uma coisa é o erro do motorista do camião... outra é marimbar-se para ele...

                      Aquilo não explodia... não era uma cisterna de matérias perigosas/inflamáveis/corrosivos...
                      Sim concordo. Mas é inademisivel a velocidade que vem o senhor do camião. Alias pela tua foto vejo que secalhar percebes disto de camiões , mas andam ai muitos camionistas, em auto estradas MUITO movimentadas, a rasgar no transito -.- a fazer ultrepassagens..da faixa do meio para a esquerda e depois vão para a direita..

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                        É isso mesmo, na altura também me parecia que não era aquele nome, mas como andei a pesquisar e apareceu aquela imagem das "bolinhas de plástico" a dizer que era poliuretano, foi o que escrevi...

                        Cá está...

                        O plástico é todo as bolinhas....

                        Comentário


                          #42
                          Agora o mau da fita é o gajo do carro, está mal.

                          1º Sim, devia de ter ajudado, mas depende de pessoa para pessoa, quando existem situações deste género.

                          2º O condutor do pesado só tinha de ir devagar e tomar as providências necessárias para qualquer surpresa, afinal ele estava ali a trabalhar e não a passear de camião.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                            ...

                            Agora no caso de ser o próprio motorista a sair, caso as baterias estivessem ligadas...

                            ...pois o camião tombou para o lado das baterias, como tal deduzo que elas se tenham desligado/danificado.
                            Por falar em baterias, os camiões mais recentes/modernos ainda têm o clássico corte de corrente exterior?


                            Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
                            Eu tambem acho inacreditavel, como é que um condutor de um pesado de marcadorias que so tem é de ter mais cuidado a conduzir do que ninguem, mas não, entrou na curva parecia um ferrari! tenho pena, mas ao mesmo tempo não sei se é um "bem feita" e ainda por cima uma coisa que podia explodir ali por todo o lado!
                            Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                            ...
                            Aquilo não explodia... não era uma cisterna de matérias perigosas/inflamáveis/corrosivos...
                            Mesmo que fosse transporte de matérias perigosas, as coisas não explodem assim do nada.
                            Um tombo destes, generalizando, pode originar um derrame e/ou incêndio, mas daí até explodir ainda vai um bocadinho...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                              Agora o mau da fita é o gajo do carro, está mal.

                              1º Sim, devia de ter ajudado, mas depende de pessoa para pessoa, quando existem situações deste género.

                              2º O condutor do pesado só tinha de ir devagar e tomar as providências necessárias para qualquer surpresa, afinal ele estava ali a trabalhar e não a passear de camião.
                              Então só se ajudam as pessoas quando elas não têm culpa...

                              Quem teve culpa é logo à partida um dado adquirido... agora a atitude da pessoa é que foi muito má.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
                                Sim concordo. Mas é inademisivel a velocidade que vem o senhor do camião. Alias pela tua foto vejo que secalhar percebes disto de camiões , mas andam ai muitos camionistas, em auto estradas MUITO movimentadas, a rasgar no transito -.- a fazer ultrepassagens..da faixa do meio para a esquerda e depois vão para a direita..
                                Ás vezes têm que ser feitas, se não não andas... os espanhóis então, não papam grupos, é sempre a aviar cartucho.

                                Ou porque vão a pastelar no meio e não se encostam à direita, ou em certo sítios que sabes que as outras faixas o trânsito vai abrandar e as faixas vão ficar com filas.

                                Eu por ir de camião e não poder usar a terceira faixa, não vou ali ficar no trânsito que não me diz respeito.

                                E dou-te outro exemplo... na 2ª circular eu não uso a faixa da direita, vou desde o Prior Velho até à IC 19 no meio e mesmo assim é preciso ter cuidado, porque o pessoal não faz ideia do que é se meterem à frente de um camião.

                                O único acidente de camião que tive até hoje, foi por me distrair com a hora e não ter passado para a faixa da esquerda, quando me lembrei já estava muito em cima do local e ninguém me deixava passar para a esquerda, como tal veio uma caramela de trás de mim, ultrapassou-me e logo em seguida travou à minha frente, porque queria sair e a faixa da direita e as de saída estavam cheias e ela queria sair, o que vale é que eu sei ler o transito e até parece que adivinho o que se vai passar, então mal imaginei o que ela ia fazer já eu estava a travar, só que ela em vez de ir abrandando e tentar entrar na fila, passou para minha frente e pouco depois parou completamente para ver se a deixavam entrar, se eu não tivesse antecipado o acontecimento, aquele Polo ia voar uns bons metros, mas como antecipei o acontecimento, só lhe dei um encosto ao de leve.

                                Vocês nem imaginam quantos acidentes eu já não evitei, só porque eu olho para os automóveis e adivinho o que ele vai fazer... e não é só de camião.

                                Eu sou muito cumpridor... mas por favor, não me atrapalhem ou se metam a dançar à minha frente, que eu depois faço o que faço com automóvel, eu tenho mais que fazer do que aturar aselhas ou gente idiota.

                                1º faço a pessoa perceber que me estão a atrapalhar, se vir que é aselha é fácil contornar a coisa, mas se der uma de idiota aquilo vai no braço...
                                Editado pela última vez por domfillas; 25 May 2012, 19:33. Razão: erro

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                  O plástico é todo as bolinhas....
                                  Nem todo, tenho alguidares de plástico... por exemplo.

                                  Mas se fores à página anterior, vês que apenas deixei a imagem para as pessoas perceberem, que havia cisternas que transportavam plástico e qual era o tipo de "plástico" que se transportava numa cisterna.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    Por falar em baterias, os camiões mais recentes/modernos ainda têm o clássico corte de corrente exterior?






                                    Mesmo que fosse transporte de matérias perigosas, as coisas não explodem assim do nada.
                                    Um tombo destes, generalizando, pode originar um derrame e/ou incêndio, mas daí até explodir ainda vai um bocadinho...
                                    Os novos camiões é que têm todos (penso eu de que), os antigos alguns traziam, outros eram colocados posteriormente, mas uma grande maioria não tinha... pelo menos o meu e uma grande parte dos que eu conhecia não tinham.

                                    Sim também é verdade, geralmente as cisternas não explodem instantaneamente...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                      Os novos camiões é que têm todos (penso eu de que), os antigos alguns traziam, outros eram colocados posteriormente, mas uma grande maioria não tinha... pelo menos o meu e uma grande parte dos que eu conhecia não tinham.

                                      Sim também é verdade, geralmente as cisternas não explodem instantaneamente...
                                      Ah, pensei que fosse ao contrário.

                                      Então, em caso de acidente, deve-se desligar?
                                      E se não estiver acessível?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                        Então só se ajudam as pessoas quando elas não têm culpa...

                                        Quem teve culpa é logo à partida um dado adquirido... agora a atitude da pessoa é que foi muito má.
                                        Isso dependerá de pessoa para pessoa, hã quem tenha um black out em situações semelhantes, a certa altura presenciei um acidente, no qual fiquei impávido a olhar para aquilo, sem saber o que fazer, aliás fiquei imóvel a observar as outras pessoas a correrem de um lado para o outro, devo ter sido a pessoa mais calma e mais inútil que houve naquele dia, pelo contrário o colega de trabalho foi o herói do dia.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Em relação à reacção do condutor do ligeiro, não censuro totalmente pois, tal como já têm vindo a dizer, cada um reage à sua maneira.

                                          Uns conseguem raciocinar e agir, outros bloqueiam e outros ainda agem de forma aleatória e/ou descontrolada.
                                          Talvez dependa de experiências anteriores e da forma como reagem ao stress.

                                          Às vezes mais vale ficar bloqueado do que entrar em histeria.
                                          A situação é complicada o suficiente e gera stress que chegue , não é preciso mais incentivo ao caos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                            Isso dependerá de pessoa para pessoa, hã quem tenha um black out em situações semelhantes, a certa altura presenciei um acidente, no qual fiquei impávido a olhar para aquilo, sem saber o que fazer, aliás fiquei imóvel a observar as outras pessoas a correrem de um lado para o outro, devo ter sido a pessoa mais calma e mais inútil que houve naquele dia, pelo contrário o colega de trabalho foi o herói do dia.
                                            Uma coisa é entrar em choque, ficar petrificado, etc., etc..

                                            Outra é sair do carro e ir ver o carro, meter as mãos à cabeça com o estrago e a sua reacção seguinte, não ter sido a de ir perguntar se o motorista está bem.

                                            Sei que as reacções variam de pessoa para pessoa... mas neste caso a preocupação foi unicamente com o carro... acho que é bem notório.
                                            Editado pela última vez por domfillas; 25 May 2012, 19:24.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                              Uma coisa é entrar em choque, ficar petrificado, etc., etc..

                                              Outra é sair do carro e ir ver o carro, meter as mãos à cabeça com o estrago e a sua reacção seguinte, não ter sido a de ir perguntar se o motorista está bem.

                                              Sei que as reacções variam de pessoa para pessoa... mas neste caso a preocupação foi unicamente com o carro... acho que é bem notório.
                                              Já tive 2 acidentes/despistes graves de moto, 1 deles por sorte não ia desta para melhor, quando tomei consciência, a minha preocupação foi a moto e no 1º nem sequer podia andar.

                                              Lá está, nem todos somos iguais, certamente e após a "euforia"inicial, o homem poderá (ou não), ter ajudado o motorista, vai na volta e a esta hora estão a tomar um caneco juntos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Ah, pensei que fosse ao contrário.

                                                Então, em caso de acidente, deve-se desligar?
                                                E se não estiver acessível?
                                                Epá...se queres que te diga... um corte de corrente sem ser para evitar o roubo da viatura, poupar e evitar um desgaste anormal das baterias e se poder soldar coisas sem ser preciso desligar as baterias... não sei bem mais para que serve.

                                                Sei que os camiões que fazem transportes de "ADR", são obrigados a serem equipados com o corte de corrente e ele ser utilizado quando carregam ou descarregam, por questões de segurança.


                                                Dependendo do acidente e se conseguires chegar até ele, acho que é aconselhável desliga-lo.

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                                  Já tive 2 acidentes/despistes graves de moto, 1 deles por sorte não ia desta para melhor, quando tomei consciência, a minha preocupação foi a moto e no 1º nem sequer podia andar.

                                                  Lá está, nem todos somos iguais, certamente e após a "euforia"inicial, o homem poderá (ou não), ter ajudado o motorista, vai na volta e a esta hora estão a tomar um caneco juntos.
                                                  Eu sei que depende, e se calhar o condutor a seguir a não sei fazer o quê, foi lá ver do camionista, mas acho estranho não ter sido a 2ª coisa a fazer... já nem digo a 1ª.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                                    Epá...se queres que te diga... um corte de corrente sem ser para evitar o roubo da viatura, poupar e evitar um desgaste anormal das baterias e se poder soldar coisas sem ser preciso desligar as baterias... não sei bem mais para que serve.

                                                    Sei que os camiões que fazem transportes de "ADR", são obrigados a serem equipados com o corte de corrente e ele ser utilizado quando carregam ou descarregam, por questões de segurança.


                                                    Dependendo do acidente e se conseguires chegar até ele, acho que é aconselhável desliga-lo.
                                                    Pergunto isto porque, há tempos, semi-presenciei um despiste de um TIR (com caixa de lona) que galgou e ficou "pendurado" em cima do separador central no IC19.

                                                    Parei, fui ter com o motorista, não estava ferido mas estava meio desnorteado .
                                                    Depois de me (nos) certificar (nos) que estava tudo bem, tendo em conta que havia óleos e outros liquídos, perguntei-lhe pelo corte de corrente.
                                                    O motorista estava tão à nora que quase parecia que nem sabia o que isso era nem onde estava.

                                                    Foi uma fruta valente, rebentou completamente com o separador.

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                      Pergunto isto porque, há tempos, semi-presenciei um despiste de um TIR (com caixa de lona) que galgou e ficou "pendurado" em cima do separador central no IC19.

                                                      Parei, fui ter com o motorista, não estava ferido mas estava meio desnorteado .
                                                      Depois de me (nos) certificar (nos) que estava tudo bem, tendo em conta que havia óleos e outros liquídos, perguntei-lhe pelo corte de corrente.
                                                      O motorista estava tão à nora que quase parecia que nem sabia o que isso era nem onde estava.

                                                      Foi uma fruta valente, rebentou completamente com o separador.
                                                      Nesse caso, uma vez que o tinha, não custa nada desliga-lo, pois mais vale prevenir do que remediar.

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                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                                        Ás vezes têm que ser feitas, se não não andas... os espanhóis então, não papam grupos, é sempre a aviar cartucho.

                                                        Ou porque vão a pastelar no meio e não se encostam à direita, ou em certo sítios que sabes que as outras faixas o trânsito vai abrandar e as faixas vão ficar com filas.

                                                        Eu por ir de camião e não poder usar a terceira faixa, não vou ali ficar no trânsito que não me diz respeito.

                                                        E dou-te outro exemplo... na 2ª circular eu não uso a faixa da direita, vou desde o Prior Velho até à IC 19 no meio e mesmo assim é preciso ter cuidado, porque o pessoal não faz ideia do que é se meterem à frente de um camião.

                                                        O único acidente de camião que tive até hoje, foi por me distrair com a hora e não ter passado para a faixa da esquerda, quando me lembrei já estava muito em cima do local e ninguém me deixava passar para a esquerda, como tal veio uma caramela de trás de mim, ultrapassou-me e logo em seguida travou à minha frente, porque queria sair e a faixa da direita e as de saída estavam cheias e ela queria sair, o que vale é que eu sei ler o transito e até parece que adivinho o que se vai passar, então mal imaginei o que ela ia fazer já eu estava a travar, só que ela em vez de ir abrandando e tentar entrar na fila, passou para minha frente e pouco depois parou completamente para ver se a deixavam entrar, se eu não tivesse antecipado o acontecimento, aquele Polo ia voar uns bons metros, mas como antecipei o acontecimento, só lhe dei um encosto ao de leve.

                                                        Vocês nem imaginam quantos acidentes eu já não evitei, só porque eu olho para os automóveis e adivinho o que ele vai fazer... e não é só de camião.

                                                        Eu sou muito cumpridor... mas por favor, não me atrapalhem ou se metam a dançar à minha frente, que eu depois faço o que faço com automóvel, eu tenho mais que fazer do que aturar aselhas ou gente idiota.

                                                        1º faço a pessoa perceber que me estão a atrapalhar, se vir que é aselha é fácil contornar a coisa, mas se der uma de idiota aquilo vai no braço...
                                                        Ainda a menos de uma hora atrás, vi uma mulher que RENASCEU na frente de um camião. Que se dê com sorte, se o que teve foi só um galo na cabeça e talvez algumas pisaduras. Que é que isto tem a ver com o tópico? Se calhar não tem nada, mas sempre serve para lembrar que ir a frente de um camião, é o mesmo que ir a frente do comboio, e não vejo ninguém a ficar a frente do comboio a espera que ele pare num curto espaço. Quanto ao tópico, pode ter acontecido muita coisa, Se a cisterna for só meia cheia, tem um risco muito maior de virar. Não sabemos se não terá tido problemas com os travões...

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