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É um sistema utilizado em carros de corrida, para como o nome indica reduzir o "lag" causado por turbos.
Basicamente o maior defeito do turbo, é calcar o pedal e em certos regimes, como este não esta a rodar a velocidade ideal (a fazer pressão suficiente), demora algum tempo a encher (daqui o "lag") e a obter o rendimento ideal do mesmo (fornecer os cavalos pretendidos).
Com este sistema, o turbo continua a rodar mesmo quando não se está a acelerar (via a injecção de combustível e ar directamente para o turbo, ou seja não passa pelo bloco do motor) ,diminuindo desta maneira o "lag" do turbo..
Mais ou menos é isto!
Qualquer coisa mal desculpem lá!
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Originalmente Colocado por Frutis Ver PostÉ um sistema utilizado em carros de corrida, para como o nome indica reduzir o "lag" causado por turbos.
Basicamente o maior defeito do turbo, é calcar o pedal e em certos regimes, como este não esta a rodar a velocidade ideal (a fazer pressão suficiente), demora algum tempo a encher (daqui o "lag") e a obter o rendimento ideal do mesmo (fornecer os cavalos pretendidos).
Com este sistema, o turbo continua a rodar mesmo quando não se está a acelerar (via a injecção de combustível e ar directamente para o turbo, ou seja não passa pelo bloco do motor) ,diminuindo desta maneira o "lag" do turbo..
Mais ou menos é isto!
Qualquer coisa mal desculpem lá!
Agora é a própria gestão electrónica do motor que regula o sistema "manipulando" o regime de funcionamento do próprio motor quando é preciso. Repito, sem certeza.
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É provável! Vou-me informar!
EDIT:
Cá esta um artigo interessante (em Inglês)
Artigo sobre ALS (anti-lag system)
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Originalmente Colocado por Frutis Ver PostÉ provável! Vou-me informar!
EDIT:
Cá esta um artigo interessante (em Inglês)
Artigo sobre ALS (anti-lag system)
Ou melhor, pelos vistos já evoluiu "uma segunda vez"..
Mas na maioria dos carros de Rally que vemos, tipo os Grp N, o funcionamento é gerido da forma que indica esse link.
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Originalmente Colocado por jb007 Ver Post"Bang Bang" para os amigos
O carro que mais gosto me dá ouvir estes sistema a trabalhar, dos que já ouvi:
Fernando Peres / Ricardo Caldeira - Campeonato Nacional de Ralis 1997 - YouTube
Ao vivo é qualquer coisa, o chão treme com algumas balas que ele manda.
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostEntão esse tal sistema anti-lag é que causa aquele "raters" todos?
Nos outros que só fazem na troca de velocidade "para cima", tipo o Clio R3 que é um carro especialmente "efusivo" em disparos, deve-se ao corte de injecção no momento da troca de marcha (caixa sequencial).
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostEu costumo ouvir "o povo" a dizer: "Já andam à caça.."
O carro que mais gosto me dá ouvir estes sistema a trabalhar, dos que já ouvi:
Fernando Peres / Ricardo Caldeira - Campeonato Nacional de Ralis 1997 - YouTube
Ao vivo é qualquer coisa, o chão treme com algumas balas que ele manda.
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Originalmente Colocado por Frutis Ver PostÉ um sistema utilizado em carros de corrida, para como o nome indica reduzir o "lag" causado por turbos.
Basicamente o maior defeito do turbo, é calcar o pedal e em certos regimes, como este não esta a rodar a velocidade ideal (a fazer pressão suficiente), demora algum tempo a encher (daqui o "lag") e a obter o rendimento ideal do mesmo (fornecer os cavalos pretendidos).
Com este sistema, o turbo continua a rodar mesmo quando não se está a acelerar (via a injecção de combustível e ar directamente para o turbo, ou seja não passa pelo bloco do motor) ,diminuindo desta maneira o "lag" do turbo..
Mais ou menos é isto!
Qualquer coisa mal desculpem lá!
Basicamente o turbo-compressor está dependente do caudal dos gases de escape para fazer girar a turbina, que por sua vez faz girar um compressor que injecta ar nos cilindros tornando a combustão mais rica e consequentemente aumentado a performance.
O problema dos turbos é o tal fenómeno de turbo-lag. Este acontece geralmente em baixas rotações quando o caudal dos gases de escape não é suficientemente "grande" para fazer a turbina atingir a velocidade de rotação optimal.
Para combater isto, temos várias hipóteses. Aceleras antes de trocar de relações ou arrancar para que a turbina esteja à velocidade desejada reduzindo drasticamente o turbo-lag, podes também travar com a técnica "heel and toe" que basicamente reside na aceleração enquanto se trava para manter a turbina a girar ou então o sistema de anti-lag que não conheço e é novidade para mim.
Sempre pensei que para se combater o turbo-lag ou se instalavam vários turbos que entram em acção em diferentes regimes (como nos novos Tri-Turbo da BMW) ou então utilizando turbos de geometria variável que se adaptam ao caudal de gases de escape (rotações do motor basicamente).
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Originalmente Colocado por Nbz Ver PostSei que é antigo este post mas a tua descrição está vaga
Basicamente o turbo-compressor está dependente do caudal dos gases de escape para fazer girar a turbina, que por sua vez faz girar um compressor que injecta ar nos cilindros tornando a combustão mais rica e consequentemente aumentado a performance.
O problema dos turbos é o tal fenómeno de turbo-lag. Este acontece geralmente em baixas rotações quando o caudal dos gases de escape não é suficientemente "grande" para fazer a turbina atingir a velocidade de rotação optimal.
Para combater isto, temos várias hipóteses. Aceleras antes de trocar de relações ou arrancar para que a turbina esteja à velocidade desejada reduzindo drasticamente o turbo-lag, podes também travar com a técnica "heel and toe" que basicamente reside na aceleração enquanto se trava para manter a turbina a girar ou então o sistema de anti-lag que não conheço e é novidade para mim.
Sempre pensei que para se combater o turbo-lag ou se instalavam vários turbos que entram em acção em diferentes regimes (como nos novos Tri-Turbo da BMW) ou então utilizando turbos de geometria variável que se adaptam ao caudal de gases de escape (rotações do motor basicamente).
Estás a fazer confusão.
Essa técnica de que falas é a "travar com o pé esquerdo".
O "Heel and toe" em português ponta tacão é usado nas travagens fortes com reduções, para igualar a rotação do motor à da caixa de velocidades para não fazer uma redução de "fazer andar as rodas ao contrário" e também para as mudanças entrarem melhor.
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