Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Neste momento, é rentável investir na formação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Vou começar no verão com o alemão. Agora é pesquisar o que há na zona de lisboa.
    O melhor será ver na Alemanha, Suíça ou Austria. Ou na Namíbia.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
      Ajuda dos papás longe? Mas isso nesse caso dos 120km. Agora digo-te que tinha muitos colegas que viviam a 100-200km e iam quase todos os fins de semana a casa. E depois estranhamente queixavam-se da falta de tempo pra estudar
      O que é que uma coisa tem a ver com outra?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
        Sim, eu sei que nem toda a gente tem universidade ao lado de casa. Mas inumeras pessoas que vivem em cidades ou arredores de Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, se viverem até 20km, se escolherem logo ir pra longe, é bom que saibam no que vao incorrer.

        E em relaçao aos livros, só compra quem quer. Todos os livros de ciencias, programaçao, matematicas usei da net.
        Mesmo vivendo a 20/30kms, ou tens muita oferta de transportes públicos = concorrência, ou facilmente pagas 100€/mês para um passe social (conheço um caso a 27 kms que o passe custa mais de 90€).

        E em relação aos livros só comprar quem quer, depende do curso e da disponibilidade de material gratuito. Até porque hoje em dia a tendência de "cópia pirata" de muitos livros está a desaparecer devido às fiscalizações nas reprografias.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
          E em relação aos livros só comprar quem quer, depende do curso e da disponibilidade de material gratuito. Até porque hoje em dia a tendência de "cópia pirata" de muitos livros está a desaparecer devido às fiscalizações nas reprografias.
          o pior é mesmo naquelas faculdades que te chulam os apontamentos para estudar em vez de os disponibilizarem online mas pronto "ah e tal as faculdades não tem dinheiro" lol

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
            o pior é mesmo naquelas faculdades que te chulam os apontamentos para estudar em vez de os disponibilizarem online mas pronto "ah e tal as faculdades não tem dinheiro" lol

            Se"BENTAS"

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Bom dia,

              Neste momento, e dado o mercado de trabalho:

              - É rentável investir numa formação superior (acima da Licenciatura ou, até mesmo a Licenciatura) ?

              - É um posto seguro ser formado? Ou começa a escassear quem não o seja?

              - Até que ponto, a formação se sobrepõem á experiência?


              Cumprimentos,
              Miguel.
              -Eu diria que depende do curso em si, onde o vás tirar e dá idade que tenhas. É preciso fazer muito bem a relação entre o investimento e os restantes factores, caso contrário pode sair o tiro pela culatra. Se o objectivo é tirar um curso por gosto e não precisas dele para trabalhar, óptimo, é só ver a lista de cursos e escolher. Se o objectivo for tirar um curso para aumentar as probabilidades de emprego numa determinada área, então convém ver quais as ofertas de emprego que há e se tencinas emigrar ou não.

              -O emprego para a vida acabou, só os mais velhos é que têm neste momento direito a isto, os empregos devem ser e serão sempre flexíveis, a pessoa tem que se ajustar ao que o mercado tem para dar, é assim a era moderna.

              -Se a tua experiência é na construção civil e tiras um curso na saúde, é óbvio que a tua experiência vale 0 se fores trabalhar para um hospital.

              Onde investir?

              Cursos de línguas - mandarim, russo, árabe, espanhol, hindi ou bengali. Como é óbvio o inglês deverá estar mais que dominado.

              Cursos superiores:

              Física ou Eng Física
              Matemática
              Medicina
              Eng. Electrónica
              Eng. Informática
              Eng. Electrotécnica
              Eng. Naval
              Eng. Militar (ter atenção à idade)
              Economia - mas terás que investir bastante na formação porque a concorrência é alta

              Ps: evita politécnicos e cuidado com a faculdade em que te metes é preciso ver as referencias da mesma

              CET's

              Eletrónica e Telecomunicações
              Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
              Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas
              Aplicações Informáticas de Gestão
              Automação, Robótica e Controlo Industrial
              Projecto de Moldes
              Produção Metalomecânica
              Automação e Manutenção Industrial
              Electrotecnia e Instalações Eléctricas
              Energia e Automação
              Manutenção Eletromecânica
              Aplicações Informáticas de Gestão
              Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado
              Automação e Energia
              Energia e Climatização
              Automação e Instrumentação Industrial
              Estudo e Projecto de Sistemas de Refrigeração e Climatização
              Automação, Robótica e Controlo Industrial
              Electrónica Médica
              Desenvolvimento de Sistemas de Informação
              Electrónica e Automação Naval
              Manutenção Mecânica Naval

              Certificações - ver oferta na Rumos e Galileu e o que pretendes aprofundar, sugiro que domines ferramentas como: Word, Excel e Outlook, o resto depende da área de formação em que te encontras inserido ou pretendes inserir.

              Comentário


                #37
                Claro que é importante investir na formação, mas é preciso ver outras alternativas.

                Um dos meus melhores amigos, licenciado em Finanças, numa faculdade de referencia, a meio do curso começou a fazer festas para os estudantes universitários, numa conhecida discoteca em Lisboa e no ultimo ano e meio, em plena crise, ganhou/a cerca de 6/7/8/9 mil euros por semana (sim leram bem). Desde que terminou a licenciatura nunca se deu ao trabalho de enviar o CV

                Este verão vou iniciar um curso de Mandarim.

                Comentário


                  #38
                  Eu acabei a Licenciatura em 2011, apesar de gostar muito do que tirei hoje não sei se o tirava. Isto porque vendo os meus colegas de secundário que acabaram os estudos por ali, e vendo os que seguiram para a universidade concluo que os que ficaram pelo secundário tiveram muito mais oportunidades que os restantes.

                  Eu continuo desempregado, já fui tendo uns trabalhos mas coisas temporárias para reforço sazonal, etc, na minha área então é para esquecer, se 1 ou 2 anos antes de ter terminado o curso era das áreas com maior % de empregabilidade, parece que assim que acabei caiu para uma das piores, e o que vejo é que os que ficaram com o secundário estão quase todos com trabalho (os que têm "cabeça" têm todos), e trabalhos até agradáveis como trabalho em escritórios, etc. Foram até poucos os que foram para o estrangeiro porque se safaram cá bem!!


                  Lembrem-se sempre que já temos uma elevada % de desempregados licenciados, ou se tem vocação para uma área em que essa % ainda seja muito baixa ou estar a tirar um curso agora só por tirar, acho que é um gasto de dinheiro completamente desnecessário!!

                  De que vale alguém agora ir tirar um curso de professor de ensino básico por exemplo? Com a quantidade de professores já com anos de serviço que depois desta crise irão estar à sua frente..


                  E mais importante ainda, existem locais que não te contratam se fores licenciado. Já fui a uma entrevista de emprego em que na entrevista referi o facto de ser licenciado a dizer que estava motivado porque queria depois tentar subir na empresa para a minha área e a entrevistadora virou-se para mim "Não tinha reparado que no seu CV tinha a licenciatura, se o tivesse visto não o tinha chamado, lamento mas não contratamos licenciados".

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Mesmo vivendo a 20/30kms, ou tens muita oferta de transportes públicos = concorrência, ou facilmente pagas 100€/mês para um passe social (conheço um caso a 27 kms que o passe custa mais de 90€).

                    E em relação aos livros só comprar quem quer, depende do curso e da disponibilidade de material gratuito. Até porque hoje em dia a tendência de "cópia pirata" de muitos livros está a desaparecer devido às fiscalizações nas reprografias.
                    Ainda se usa disso

                    Biblioteca digital à "borla" a laborar desde 2001.

                    Em relação à pergunta. Já o disse noutros tópicos; vale a pena se for para trabalhar, o que quer dizer que tem ou teria de ser uma formação que tenha oportunidades reais (actuais e futuras) de trabalho.

                    A questão do "quem for muito bom" tem trabalho em todo lado, é verdade mas aplica-se a uma pequeníssima percentagem de pessoas, aplica-se a determinados aspectos da área de um profissional (muito, muito, mas muito raramente a todos os aspectos da profissão desempenhada por uma pessoa...nunca conheci um(a) "multi-skilled" com um desempenho muito bom em todas) e se esse "muito bom" não for detectado lá se vai a mais valia.

                    O comum (maioria) dos mortais será bom ou satisfatório (no global) e como tal o meu conselho vai mesmo para olhar para a questão das oportunidade actuais e futuras aqui ou lá fora e depois para a formação.

                    Comentário


                      #40
                      Claro que se deve investir na formação.Mas tens de ter bom senso e investir em algo que tenha aplicação prática porque se fores para cursos tipo estudos europeus e história de arte provavelmente não terás emprego.
                      Tens de aprender algo que possa ser útil a uma empresa.
                      Se não te identificas com a oferta formativa das universidades e politécnicos ( atenção que há bons politécnicos) então investe em cursos de nível 4 e ou em certificações.Ao contrário do que se pensa o ensino profissional é uma boa via para arranjar emprego.
                      Agora se quiseres que no teu curriculum fique apenas escrito que tens o 12 ano prepara-te para empregos tipo mcdonalds ou worten.

                      PS:e se tens tempo e ainda não dominas bem o inglês, tira uma horinha por dia para estudares através de livros do secundário ou outros, evitando por isso pagar 100 euros por mês no cambridge school.
                      e se já dominas o inglês foca a tua atenção para outra língua tipo alemão ou francês.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                        -Eu diria que depende do curso em si, onde o vás tirar e dá idade que tenhas. É preciso fazer muito bem a relação entre o investimento e os restantes factores, caso contrário pode sair o tiro pela culatra. Se o objectivo é tirar um curso por gosto e não precisas dele para trabalhar, óptimo, é só ver a lista de cursos e escolher. Se o objectivo for tirar um curso para aumentar as probabilidades de emprego numa determinada área, então convém ver quais as ofertas de emprego que há e se tencinas emigrar ou não.

                        -O emprego para a vida acabou, só os mais velhos é que têm neste momento direito a isto, os empregos devem ser e serão sempre flexíveis, a pessoa tem que se ajustar ao que o mercado tem para dar, é assim a era moderna.

                        -Se a tua experiência é na construção civil e tiras um curso na saúde, é óbvio que a tua experiência vale 0 se fores trabalhar para um hospital.

                        Onde investir?

                        Cursos de línguas - mandarim, russo, árabe, espanhol, hindi ou bengali. Como é óbvio o inglês deverá estar mais que dominado.

                        Cursos superiores:

                        Física ou Eng Física
                        Matemática
                        Medicina
                        Eng. Electrónica
                        Eng. Informática
                        Eng. Electrotécnica
                        Eng. Naval
                        Eng. Militar (ter atenção à idade)
                        Economia - mas terás que investir bastante na formação porque a concorrência é alta

                        Ps: evita politécnicos e cuidado com a faculdade em que te metes é preciso ver as referencias da mesma

                        CET's

                        Eletrónica e Telecomunicações
                        Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
                        Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas
                        Aplicações Informáticas de Gestão
                        Automação, Robótica e Controlo Industrial
                        Projecto de Moldes
                        Produção Metalomecânica
                        Automação e Manutenção Industrial
                        Electrotecnia e Instalações Eléctricas
                        Energia e Automação
                        Manutenção Eletromecânica
                        Aplicações Informáticas de Gestão
                        Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado
                        Automação e Energia
                        Energia e Climatização
                        Automação e Instrumentação Industrial
                        Estudo e Projecto de Sistemas de Refrigeração e Climatização
                        Automação, Robótica e Controlo Industrial
                        Electrónica Médica
                        Desenvolvimento de Sistemas de Informação
                        Electrónica e Automação Naval
                        Manutenção Mecânica Naval

                        Certificações - ver oferta na Rumos e Galileu e o que pretendes aprofundar, sugiro que domines ferramentas como: Word, Excel e Outlook, o resto depende da área de formação em que te encontras inserido ou pretendes inserir.
                        Com tanto conhecimento de causa, a pergunta que se impõe: que curso tu tens? É esse que eu quero

                        Nota: o autor do tópico já é engenheiro amestrado portanto imagino que ele anda à procura de pós graduações ou outras coisas...

                        Comentário


                          #42
                          (Se me calhasse o Euromilhões passava a vida a estudar coisas interessantes e a viver em hotéis...)

                          Ah! o tópico! Epá a questão é haver investimento disponível para a formação que mais faz a diferença...para o comum mortal implica fazer opções difíceis...

                          Formação nunca será um custo, mas sim investimento, logo...

                          Comentário


                            #43
                            Antes dos 35 queria investir em alguma formação em gestão, mesmo que não tenha garantias de retorno directo e imediato.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                              Eu acabei a Licenciatura em 2011, apesar de gostar muito do que tirei hoje não sei se o tirava. Isto porque vendo os meus colegas de secundário que acabaram os estudos por ali, e vendo os que seguiram para a universidade concluo que os que ficaram pelo secundário tiveram muito mais oportunidades que os restantes.

                              Eu continuo desempregado, já fui tendo uns trabalhos mas coisas temporárias para reforço sazonal, etc, na minha área então é para esquecer, se 1 ou 2 anos antes de ter terminado o curso era das áreas com maior % de empregabilidade, parece que assim que acabei caiu para uma das piores, e o que vejo é que os que ficaram com o secundário estão quase todos com trabalho (os que têm "cabeça" têm todos), e trabalhos até agradáveis como trabalho em escritórios, etc. Foram até poucos os que foram para o estrangeiro porque se safaram cá bem!!


                              .
                              Não desanimes!
                              Isso, de quem tem apenas o 12.º conseguir ingressar mais rapidamente no mundo do trabalho, é normal. Por causa disso é que estudar é um investimento:

                              Quando estudava no ensino superior tinha amigos (com 12.º ano)que já trabalhavam, tinham carro próprio e dinheiro para si, enquanto eu era estudante e basicamente um teso.
                              A parte do teso, fui resolvendo com trabalhos a part-time e com as estudantas .

                              Fiz as mesmas comparações que tu nessa altura.
                              Anos depois, o investimento traduziu-se em resultados e, hoje ganho 3 vezes mais do que esses meus amigos e nunca passei pelo desemprego. Claro que as oportunidades escasseiam, mas dando tempo ao tempo, a tua surgirá.
                              Então aí, dependendo apenas de ti, o payback gradualmente irá surgir.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                (Se me calhasse o Euromilhões passava a vida a estudar coisas interessantes e a viver em hotéis...)

                                Ah! o tópico! Epá a questão é haver investimento disponível para a formação que mais faz a diferença...para o comum mortal implica fazer opções difíceis...

                                Formação nunca será um custo, mas sim investimento, logo...
                                Num investimento temos perspectiva de retorno.

                                Actualmente e falando puramente em termos financeiros, a formação prolongada (ou seja, que implique um grande investimento financeiro) é um investimento de risco, tal como investir em acções, podes ganhar muito e podes perder muito. Mas dependerá sempre também em que área se faz esse investimento...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Com tanto conhecimento de causa, a pergunta que se impõe: que curso tu tens? É esse que eu quero

                                  Nota: o autor do tópico já é engenheiro amestrado portanto imagino que ele anda à procura de pós graduações ou outras coisas...
                                  Facto de ser formado não implica que não possa querer enveredar por outras paragens que não a sua área. Dei as opções mais diversificadas que considero mais valias.

                                  Quanto à provocação podes ficar com a bicicleta e usa-la como bem entenderes, não me afecta minimamente. ;)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                    Eu acabei a Licenciatura em 2011, apesar de gostar muito do que tirei hoje não sei se o tirava. Isto porque vendo os meus colegas de secundário que acabaram os estudos por ali, e vendo os que seguiram para a universidade concluo que os que ficaram pelo secundário tiveram muito mais oportunidades que os restantes.

                                    Eu continuo desempregado, já fui tendo uns trabalhos mas coisas temporárias para reforço sazonal, etc, na minha área então é para esquecer, se 1 ou 2 anos antes de ter terminado o curso era das áreas com maior % de empregabilidade, parece que assim que acabei caiu para uma das piores, e o que vejo é que os que ficaram com o secundário estão quase todos com trabalho (os que têm "cabeça" têm todos), e trabalhos até agradáveis como trabalho em escritórios, etc. Foram até poucos os que foram para o estrangeiro porque se safaram cá bem!!


                                    Lembrem-se sempre que já temos uma elevada % de desempregados licenciados, ou se tem vocação para uma área em que essa % ainda seja muito baixa ou estar a tirar um curso agora só por tirar, acho que é um gasto de dinheiro completamente desnecessário!!

                                    De que vale alguém agora ir tirar um curso de professor de ensino básico por exemplo? Com a quantidade de professores já com anos de serviço que depois desta crise irão estar à sua frente..


                                    E mais importante ainda, existem locais que não te contratam se fores licenciado. Já fui a uma entrevista de emprego em que na entrevista referi o facto de ser licenciado a dizer que estava motivado porque queria depois tentar subir na empresa para a minha área e a entrevistadora virou-se para mim "Não tinha reparado que no seu CV tinha a licenciatura, se o tivesse visto não o tinha chamado, lamento mas não contratamos licenciados".

                                    Já agora, qual é a área? Me identifiquei um pouco com a parte de a poucos anos atras ser uma área com muito emprego...

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X