Imaginem o seguinte cenário. Vendem algo no Olx, Custo Justo ou sites do género. O que recebe o produto não gosta, ou diz que há uma deficiência no produto. Vocês não aceitam devoluções. Ele pode apresentar queixa de burla?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Burla ou não - É possível apresentar queixa?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
A questão é que o produto em questão não tem factura. Foi algo que me foi oferecido mas não gostei da cor. Vendi-o como novo. Ele diz que o relógio tem um botão para dentro (atenção o relógio é novo, na caixa!). Ao que eu respondo, um relojoeiro mete isso 100%. Gastas mais um pouco mas nada de especial. Diz-se enganado e que vai fazer queixa na polícia. Eu já lhe disse para fazer...para o lado que durmo melhor.
Só abri o tópico mas para ouvir outras opiniões. As pessoas quando compram por estas vias têm de ter consciência que não estão a comprar numa loja. E mesmo quando comprem em lojas não estão imunes a problemas!
Comentário
-
Se no anúncio colocaste as carateristicas do produto e o real estado em que se encontrava acho que não precisas de te preocupar.
Esse defeito no botão foi referido no anúncio?
Porque nao propões um acerto qualquer com ele para compensar o defeito no botão e a possivel despesa que ele terá no relojoeiro?
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostA questão é que o produto em questão não tem factura. Foi algo que me foi oferecido mas não gostei da cor. Vendi-o como novo. Ele diz que o relógio tem um botão para dentro (atenção o relógio é novo, na caixa!). Ao que eu respondo, um relojoeiro mete isso 100%. Gastas mais um pouco mas nada de especial. Diz-se enganado e que vai fazer queixa na polícia. Eu já lhe disse para fazer...para o lado que durmo melhor.
Só abri o tópico mas para ouvir outras opiniões. As pessoas quando compram por estas vias têm de ter consciência que não estão a comprar numa loja. E mesmo quando comprem em lojas não estão imunes a problemas!
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostA questão é que o produto em questão não tem factura. Foi algo que me foi oferecido mas não gostei da cor. Vendi-o como novo. Ele diz que o relógio tem um botão para dentro (atenção o relógio é novo, na caixa!). Ao que eu respondo, um relojoeiro mete isso 100%. Gastas mais um pouco mas nada de especial. Diz-se enganado e que vai fazer queixa na polícia. Eu já lhe disse para fazer...para o lado que durmo melhor.
Só abri o tópico mas para ouvir outras opiniões. As pessoas quando compram por estas vias têm de ter consciência que não estão a comprar numa loja. E mesmo quando comprem em lojas não estão imunes a problemas!
Vendeste-o como novo mas com defeito?
Estavas consciente desse defeito?
Esse defeito foi referido no anúncio de venda ou em alguma conversa da qual tenhas registo?
Pode ser uma burla, sim.
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostImaginem o seguinte cenário. Vendem algo no Olx, Custo Justo ou sites do género. O que recebe o produto não gosta, ou diz que há uma deficiência no produto. Vocês não aceitam devoluções. Ele pode apresentar queixa de burla?
Pode .
CAPÍTULO III DOS CRIMES CONTRA O PATRIMÓNIO EM GERAL
ARTIGO 217.º BURLA
(Crime Semi-Público ou Particular, verificando-se o disposto no n.º 4)
1 - Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - O procedimento criminal depende de queixa.
4 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 206.º e 207.º. (a) caso se verifique uma relação de parentesco entre o agente do crime e o lesado – cônjuge, ascendente, descendente, adoptado, adoptante, parente ou afim até ao 2.º grau da vítima, ou com ela viver em condições análogas às dos cônjuges, b) A coisa furtada ou ilegitimamente apropriada for de valor diminuto e destinada a utilização imediata e indispensável à satisfação de uma necessidade do agente ou de outra pessoa mencionada na alínea a). o crime passa logo a revestir-se de natureza Particular – para que haja procedimento criminal é necessário que o ofendido se queixe, deduza acusação particular e se constitua assistente em processo judicial)
Tem é que o provar .
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostA questão é que o produto em questão não tem factura. Foi algo que me foi oferecido mas não gostei da cor. Vendi-o como novo. Ele diz que o relógio tem um botão para dentro (atenção o relógio é novo, na caixa!). Ao que eu respondo, um relojoeiro mete isso 100%. Gastas mais um pouco mas nada de especial. Diz-se enganado e que vai fazer queixa na polícia. Eu já lhe disse para fazer...para o lado que durmo melhor.
Só abri o tópico mas para ouvir outras opiniões. As pessoas quando compram por estas vias têm de ter consciência que não estão a comprar numa loja. E mesmo quando comprem em lojas não estão imunes a problemas!
Comentário
-
Boas.
Se me colocasse no lado do comprador creio que teria a mesma atitude por vários motivos:
- Não te conhece de lado nenhum logo não existe relação de confiança;
- Comprou um produto que é novo mas que supostamente vem com defeito que não foi descriminado na altura da venda;
- Ao identificar a questão o vendedor manda-me arranjar o aparelho que "é barato";
Sinceramente, se fosses tu do outro lado o que pensarias? É tudo uma questão de seriedade. Aceito que não tivesses visto o botão encravado ou para dentro mas a atitude correcta seria a de te disponibilizares para receberes o item de volta, devolvendo o dinheiro ou propores-te para pagar o arranjo. Assobiares para o ar como se não fosse nada contigo cheira claramente a burla.
Por outro lado, se o artigo é novo não tem garantia de 2 anos?
Não leves a mal, mas a história cheira um bocado mal.
Abraço,
McDriver
Comentário
-
Não acredito mesmo nada que ele gaste tempo (e dinheiro) a apresentar queixa e seguir com todo o processo por causa de uma coisa tão insignificante. Ficaria bem mais caro que o próprio relógio, e o mais provável era ser arquivado. Ele está apenas a fazer bluff. No entanto, por uma questão de seriedade, deverias assumir o custo da reparação, ainda mais quando tu próprio referes que não será assim tão caro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostAcho que estás a errar... Não podes vender uma coisa a dizer que é nova, afinal ter defeito (mesmo tu não sabendo) e dizeres ao comprador que vá a um relojoeiro que não é caro....
Neste caso teria de assumir alguma responsabilidade.
É o tipo de coisa que quando nos acontece a nós é lixado com F.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Im4real Ver PostOnde é que ele disse que o vendeu sabendo do defeito?
E se foi o comprador que o estragou e agora está a dizer que está estragado? Não falta malta que a receber coisas as deixa cair e depois "Ah e tal estava estragado"..
Também não garantiu que estava a vender o relógio 100% funcional e sem defeito. É tão plausível o vendedor duvidar da índole do comprador, como o contrário.
Comentário
-
Mas o pessoal quer milagres??? Comprar na internet (sites tipo olx e afins), temos de estar cientes que é uma «sorte»!!! Quer NOVO? Vai á loja pagas e trazes a factura com garantia! Comprar nestes sites é um risco (pode correr bem, mas se tiveres problemas com o produto ficas a «arder»)!
É uma espécie de «mercado negro», mas pela internet! Cenas roubadas, pessoal com identidades falsas....etc, ninguém controla, não há leis... neste tipo de «negócio»!!!!
O melhor é sempre comprar, e levantar o artigo em «mãos», junto do vendedor para verificar tudo! É como comprares um carro a um particular, se tiver avaria depois de o comprares, como não tens garantia, vais dizer que é uma burla???
Comentário
-
Originalmente Colocado por KZ Ver PostMas o pessoal quer milagres??? Comprar na internet (sites tipo olx e afins), temos de estar cientes que é uma «sorte»!!! Quer NOVO? Vai á loja pagas e trazes a factura com garantia! Comprar nestes sites é um risco (pode correr bem, mas se tiveres problemas com o produto ficas a «arder»)!
É uma espécie de «mercado negro», mas pela internet! Cenas roubadas, pessoal com identidades falsas....etc, ninguém controla, não há leis... neste tipo de «negócio»!!!!
O melhor é sempre comprar, e levantar o artigo em «mãos», junto do vendedor para verificar tudo! É como comprares um carro a um particular, se tiver avaria depois de o comprares, como não tens garantia, vais dizer que é uma burla???
Comentário
-
Basicamente: entre particulares não se aplica qualquer regime semelhante ao das vendas à distância. Aplica-se SÓ se a venda for feita por profissional. No caso dos sites de leilões, deve-se ter presente as advertências do próprio site quanto ao correcto anúncio das qualidades do bem vendido. A omissão de características decisivas para a compra podem levar à resolução do contrato, uma vez que entre particulares não há regime de garantia dada pelo vendedor.
Mais informação:
http://europa.eu/youreurope/citizens...01262483b66f05
Comentário
-
Originalmente Colocado por point Ver PostNão necessariamente... já tive problemas com itens comprados no eBay e foram resolvidos pelos vendedores sem qualquer stress.
No Olx, ainda à cerca de 2 meses, comprei uma memória RAM para o PC, e quando chegou não era igual á que tinha visto no anúncio! Não dava para o meu PC! Felizmente o vendedor aceitou a devolução, no entanto tive de ameaça-lo que iria a casa dele (tinha a morada), pois o mesmo estava sempre a negar-se que o problema era do meu PC e não das memórias, enfim! Só depois de muito tempo perdido, lá me devolveu o dinheiro e enviei as memórias de volta!!! Só deu problemas e perda de tempo!!!!
Comentário
-
Originalmente Colocado por cuto Ver PostBasicamente: entre particulares não se aplica qualquer regime semelhante ao das vendas à distância. Aplica-se SÓ se a venda for feita por profissional. No caso dos sites de leilões, deve-se ter presente as advertências do próprio site quanto ao correcto anúncio das qualidades do bem vendido. A omissão de características decisivas para a compra podem levar à resolução do contrato, uma vez que entre particulares não há regime de garantia dada pelo vendedor.
Mais informação:
UE - Perguntas frequentes sobre compras noutros países - A sua Europa
Comentário
-
Originalmente Colocado por KZ Ver PostIsso é tudo muito bonito, mas na prática vale o que vale! Não estou a ver, ninguém a ír para tribunal, de modo a conseguir devolver um artigo comprado no «OLX» que tinha defeito por exemplo! Os valores, por norma, em questão levam a que ninguém o faça!!!
Comentário
-
Originalmente Colocado por KZ Ver PostIsso é tudo muito bonito, mas na prática vale o que vale! Não estou a ver, ninguém a ír para tribunal, de modo a conseguir devolver um artigo comprado no «OLX» que tinha defeito por exemplo! Os valores, por norma, em questão levam a que ninguém o faça!!!
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostEntão ninguém opina, ninguém compra e vende pelo Olx, Custo Justo?
Por acaso, o que vendi foi sempre em mão,e foram artigos grandes que não dava pra enviar por correio, berço, cadeira auto, carrinho de bebé, etc.
Vendas prefiro por miau ou coisas, sempre há o feedback o que dá mais (alguma não muita) segurança, se o artigo tem defeito ou é usado, especifica-se na descrição, simples.
Se tens a certeza que o artigo estava em condições, pode sempre ter-se danificado no transporte, mas o que eu faria (e já foi aqui referido) é propor ao comprador que mande arranjar, depois que envie uma copia da factura e pagas, assunto resolvido.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostAcho que estás a errar... Não podes vender uma coisa a dizer que é nova, afinal ter defeito (mesmo tu não sabendo) e dizeres ao comprador que vá a um relojoeiro que não é caro....
Não sejamos anjinhos e muito menos hipócritas. Os relógios são novos mas não são da ''Loja''. Eu comprei os relógios a X para vender a Y. O comprador sabe perfeitamente ao que foi.
P.s. Como eu disse, nem vi o relógio! E se ele próprio o danificou? Ele nem sabia que tinha de fazer o teste de estanquicidade, e quando lhe disse o preço que custa normamente patinou. A história começou mais ou menos aí. Como não contava com esse gasto extra quer mandar um para trás.Editado pela última vez por warmthboy; 11 April 2013, 18:19.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário