Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Construção da Casa - Dúvidas, Materiais, Equipamentos, entre outros...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
    Acho que devias por a cozinha maior e criar uma sala de jantar.

    Ponhas uma ilha na cozinha.

    O closet se for para 2 pessoas e pequeno.
    Cozinha com ilha é o meu sonho...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Cozinha com ilha é o meu sonho...
      O meu tambem.

      A moda agora e por electrodomesticos numa sala a parte.

      Tipo Frigorifico, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa, maquina de lavar louça.

      E na cozinha fica so fogao, armarios para as panelas e etc e uma ilha grande no meio.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
        O meu tambem.

        A moda agora e por electrodomesticos numa sala a parte.

        Tipo Frigorifico, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa, maquina de lavar louça.

        E na cozinha fica so fogao, armarios para as panelas e etc e uma ilha grande no meio.
        Isso já não. O frigorífico tem de ficar a um braço de distância da ilha.

        Se te der a sede quando estiveres a cozinhar, não podes ir a outra divisão buscar a cerveja!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Isso já não. O frigorífico tem de ficar a um braço de distância da ilha.

          Se te der a sede quando estiveres a cozinhar, não podes ir a outra divisão buscar a cerveja!
          Sim, uma cozinha grande com uma ilha no meio e um frigorifico americano fica espectacular.

          Comentário


            #35
            O tuga adora cozinhas grandes.

            Mas uma cozinha para além do tamanho tem é de ser funcional. Já vi casas em que a cozinha até dá para jogar futebol, mas depois queres ir ao frigorífico e fica tudo longe, fazes km dentro da cozinha.

            Comentário


              #36
              Eu também não gosto das grandes grandes.

              Deve ter o tamanho ideal para ter uma ilha, bem mobilada e uma mesa para 8 pessoas.

              Comentário


                #37
                8 pessoas na cozinha?
                Quanto muito 4 ao balcão para refeiçoes rápidas...
                Se fizeres isso, nunca fazes as refeições no lugar que lhe é devido!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Eu também não gosto das grandes grandes.

                  Deve ter o tamanho ideal para ter uma ilha, bem mobilada e uma mesa para 8 pessoas.
                  Mesa para 8 na cozinha?

                  Comentário


                    #39
                    A cozinha tem de ter uma ilha e espaço suficiente para andar la dentro sem confusão.

                    A ilha serve para refeições rapidas, pequeno almoço, lanches e isso.

                    Almoço ou jantar com familiares ou conjunge tem de ser na sala de jantar. Onde esta tem de ter mesa psra 10 pessoas.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      O tuga adora cozinhas grandes.

                      Mas uma cozinha para além do tamanho tem é de ser funcional. Já vi casas em que a cozinha até dá para jogar futebol, mas depois queres ir ao frigorífico e fica tudo longe, fazes km dentro da cozinha.
                      Aqui a maior parte tem cozinhas pequenas

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                        (...)
                        Ja pensaste em criar uma sala so para maquina de lavar maquina de secar e etc ?

                        (...)
                        A ideia é ficarem naquela divisão atrás da garagem. Uma espécie de lavandaria.

                        Comentário


                          #42
                          E melhor, agora so falta a ilha e uma sala de jantar com mesa grande. Assim podes tirar a mesa da sala dos sofas e tv.

                          Ha comidas que o cheiro entrenha-se nos sofas.

                          Comentário


                            #43
                            Tb reparei que tens muitas portas de correr. Que devem ser evitadas, as boas para além de muito mais caras, ocupam muito espaço na parede e o funcionamento nunca é a 100% como num vão de batente.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Bem já é um ponto de partida. Mas há vários pormenores que podem/devem ser melhorados.

                              1º fazer uma casa sem se saber o terreno é sempre complicado, a menos que o terreno seja enorme, plano e sem grandes limitações à construção.

                              2º Ainda na óptica do ponto1, entras para a casa por um lado e tens a garagem e cozinha noutro lado (ok, tudo certo), mas isto num terreno vai ficar quase de certeza estranho, pq se só houver um acesso de certeza que ficaria mais próximo da garagem e em frente a esta, logo quer dizer que para ires para a porta da casa tens de dar meia volta à casa.

                              3º A cozinha está completamente mal organizada (culpa do programa), já li que está pequena, não me parece está é mal organiada e com as coisas com escalas estranhas.

                              4º A entrada directa para a sala e a zona privada a dar para a sala é sempre estranho, eu digo sempre aos clientes, imagine que está a dar um jantar em casa com amigos e o seu filho chega de uma noite de copos já meio entornado, quer que ele tenha de passar pela sala (onde está com os amigos) para ir para o quarto dele?

                              5º Fizeste uma suite "gigante" e uma casa de banho da treta... a Banheira nessa posição e a sanita e o bidé ali entalados nem dá para meter as pernas...
                              Aliás nenhuma das duas casas de banho cumprem as regras actuais de acessibilidades.
                              Eu meteria sempre uma casa de banho social na entrada da casa apenas com sanita e lavatório. E deixava a zona privada, privada.


                              Há muitas muitas mais coisas. Entendo que é um esboço e já dará jeito a quem contratares, mas trata é de fazer um programa em condições (como já tens começado), Suite, closet, garagem, nº de quartos, etc etc
                              Obrigado pelo feedback

                              O terreno tem esta forma:



                              Usando a escala do google maps como referência, diria que tem no lado direito, alguns 30-35 metros e no lado de cima, uns 40m. A forma em L vem do formato do terreno, para não ter a casa encostada à rua.

                              Algums dimensões realmente podem estar meias esquisitas devido ao que o programa fornece. Especialmente na cozinha, também achei que alguns electrodomésticos eram muito grandes e os outros muito pequenos. Então quando comparei com o tamanho dos carros, foi a loucura

                              Outra das ideias é criar uma espécie de alpendre na zona em frente à sala, direccionando as pessoas para essa entrada, como entrada principal.

                              Casas de banho, a rever Check!

                              Quanto às portas de correr, gosto muito do conceito e parecem-me mais práticas. Mas realmente o custo deve ser bem superior por causa das paredes mais espessas.

                              Obrigado!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Tb reparei que tens muitas portas de correr. Que devem ser evitadas, as boas para além de muito mais caras, ocupam muito espaço na parede e o funcionamento nunca é a 100% como num vão de batente.
                                Não entendi muito bem o comentário, com excepção ao custo económico delas...
                                Eu tenho 6 (uma delas, bem avantajada) e não me queixo nem dos espaço que usam (ficam dentro das cassetes das paredes) nem do funcionamento - por enquanto... imagino que tem peças de desgaste ao contrário das convencionais... É isso a que te referes?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                  8 pessoas na cozinha?
                                  Quanto muito 4 ao balcão para refeiçoes rápidas...
                                  Se fizeres isso, nunca fazes as refeições no lugar que lhe é devido!




                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Mesa para 8 na cozinha?
                                  Sim. A sala só seria usada em ocasiões especiais.

                                  Eu digo 8 pequena já somos 4, e com as visitas dos pais/sogros/irmãos continuava-se na cozinha (exceto se viessem todos ao mesmo tempo).

                                  A mesa seria com 3 lugares de cada lado, mais as cabeceiras.

                                  São opções.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Sim. A sala só seria usada em ocasiões especiais.

                                    Eu digo 8 pequena já somos 4, e com as visitas dos pais/sogros/irmãos continuava-se na cozinha (exceto se viessem todos ao mesmo tempo).

                                    A mesa seria com 3 lugares de cada lado, mais as cabeceiras.

                                    São opções.
                                    Tenho uma "sala de jantar" na vivenda, que é utilizada apenas nessas ocasiões especiais.

                                    Para mim são cerca de 30m2 de espaço morto que ali está. quando construir para mim, ou ficar único dono daquela, a utilização daquele espaço tem que ser bem repensada.

                                    Aquilo passa mais tempo como depósito de serviços (inúteis) de louça e outras quinquilharias, que propriamente como zona útil da casa.

                                    PS: Tenho este raciocínio porque na cozinha (com 24m2) temos uma mesa que depois de aberta dá para umas 12 pessoas
                                    Editado pela última vez por Ruie34; 12 June 2014, 10:45.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Tenho uma "sala de jantar" na vivenda, que é utilizada apenas nessas ocasiões especiais.

                                      Para mim são cerca de 30m2 de espaço morto que ali está. quando construir para mim, ou ficar único dono daquela, a utilização daquele espaço tem que ser bem repensada.

                                      Aquilo passa mais tempo como depósito de serviços (inúteis) de louça e outras quinquilharias, que propriamente como zona útil da casa
                                      Não seria sala de jantar, mas sim sala. Com mesa, sofás, TV, lareira, etc...

                                      Também não gosto do conceito de ter uma divisão que só se uma duas ou três vezes por ano.

                                      PS: com uma mesa para 12, é normal que pouco uses a outra...
                                      Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 12 June 2014, 10:50.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Concordo com vocês. Ter uma sala apenas para jantar também não me diz muito. Gosto mais de uma mesa de jantar numa sala de estar.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Não seria sala de jantar, mas sim sala. Com mesa, sofás, TV, lareira, etc...

                                          Também não gosto do conceito de ter uma divisão que só se uma duas ou três vezes por ano.
                                          Pois... Esta tem isso tudo, mas acabamos por passar mais tempo na cozinha que também tem isso tudo.

                                          Tenho um amigo, arquitecto, que desenhou a sua própria vivenda. Conseguiu juntar, no mesmo espaço, sem portas, uma zona de cozinha, sala de refeições, sala de estar e biblioteca. É um espaço amplo (com meias paredes), rectangular, com uns 70 m2, onde de uma "divisão" não consegues ver as outras.

                                          É um pouco isto que pretendo no meu caso. Aliás, ele já sabe que foi o escolhido

                                          Comentário


                                            #51
                                            Uma coisa que devias dar também atenção é à orientação da casa, porque isso vai condicionar muito a disposição (janelas e paredes a norte não apanham luz/calor, janelas a sul podem apanhar calor demais, etc...) e a construção do ponto de vista térmico. Um projecto bem pensado (janelas de tamanho adequado, orientação solar correcta, palas para dias de sol intenso, etc...) pode poupar-te muitos €€€ ao longo dos anos na climatização e dar-te uma maior sensação de bem-estar. A orografia do terreno bem como construções circundantes e arvoredo também influenciam aqui.

                                            Também precisas de ter noção de quanto é que a câmara deixa construir, quer em altura quer em áreas, na zona em questão, e qual o espaço livre que tens de dar para edificações e terrenos vizinhos. E isto varia de câmara para câmara.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Pois... Esta tem isso tudo, mas acabamos por passar mais tempo na cozinha que também tem isso tudo.

                                              Tenho um amigo, arquitecto, que desenhou a sua própria vivenda. Conseguiu juntar, no mesmo espaço, sem portas, uma zona de cozinha, sala de refeições, sala de estar e biblioteca. É um espaço amplo (com meias paredes), rectangular, com uns 70 m2, onde de uma "divisão" não consegues ver as outras.

                                              É um pouco isto que pretendo no meu caso. Aliás, ele já sabe que foi o escolhido
                                              Como um Estudio. Por acaso estudios sao porreiros. Depois para cartar tralha, nao se tem que passar por portas e corredores

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                Como um Estudio. Por acaso estudios sao porreiros. Depois para cartar tralha, nao se tem que passar por portas e corredores
                                                Neste caso é apenas esta zona da casa.

                                                Tem uma divisão ampla, que mantém alguma privacidade. Com alguma área vidrada, embora sem ser em demasia visto que a amplitude térmica na zona é enorme.

                                                Depois existem 3 portas para:
                                                - Garagem;
                                                - Zona de quartos (e escritório);
                                                - Casa de banho de serviço.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Uma coisa que devias dar também atenção é à orientação da casa, porque isso vai condicionar muito a disposição (janelas e paredes a norte não apanham luz/calor, janelas a sul podem apanhar calor demais, etc...) e a construção do ponto de vista térmico. Um projecto bem pensado (janelas de tamanho adequado, orientação solar correcta, palas para dias de sol intenso, etc...) pode poupar-te muitos €€€ ao longo dos anos na climatização e dar-te uma maior sensação de bem-estar. A orografia do terreno bem como construções circundantes e arvoredo também influenciam aqui.

                                                  Também precisas de ter noção de quanto é que a câmara deixa construir, quer em altura quer em áreas, na zona em questão, e qual o espaço livre que tens de dar para edificações e terrenos vizinhos. E isto varia de câmara para câmara.
                                                  Olhando para a imagem que coloquei acima, retirada do google earth, norte é para cima, sul para baixo, este é para a direita e oeste para a esquerda. Devido ao terreno ser meio enviesado, existe uma face (que seriam as paredes exteriores dos quartos) virada a nordeste (ou seja, apanhavam algum sol pela manhã). A sala/cozinha e o quarto principal ficariam com o sol da tarde.

                                                  Quanto aos limites de construção, olhando para construções da zona e admitindo que o PDM não foi significativamente alterado, penso que tenho alguma liberdade. Há uma construção num terreno ao lado em que todo o terreno é ocupado:

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                    Olhando para a imagem que coloquei acima, retirada do google earth, norte é para cima, sul para baixo, este é para a direita e oeste para a esquerda. Devido ao terreno ser meio enviesado, existe uma face (que seriam as paredes exteriores dos quartos) virada a nordeste (ou seja, apanhavam algum sol pela manhã). A sala/cozinha e o quarto principal ficariam com o sol da tarde.

                                                    Quanto aos limites de construção, olhando para construções da zona e admitindo que o PDM não foi significativamente alterado, penso que tenho alguma liberdade. Há uma construção num terreno ao lado em que todo o terreno é ocupado:

                                                    Não me parece muito legal.

                                                    Por exemplo em Lisbioa em zonas consolidadas de moradias tens um Índice de ocupação de 0,5 e um índice de construção de 1 para construção total até 150m2 apartir dai é de 0,7. E área permeável de 35%.... Isto em área urbana de Lisboa.

                                                    Já noutra zona do país o máximo que apanhei era 0,8 de implantação e 1 de construção.

                                                    Mas nessas zonas rurais os valores são bem mais baixos...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Já agora, alguém sabe quanto pode custar um projecto, num gabinete? Existe alguma tabela de valores?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                        Já agora, alguém sabe quanto pode custar um projecto, num gabinete? Existe alguma tabela de valores?
                                                        Vai depender de muita coisa.

                                                        Se queres só licenciamento, se queres execução e caderno de encargos.
                                                        Se queres um pack com tudo junto, arq, eng todas, certifcações etc etc.

                                                        Mas aposto que arranjas desde 250€... Agora por ai não vais ficar bem servido de certeza.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Não me parece muito legal.

                                                          Por exemplo em Lisbioa em zonas consolidadas de moradias tens um Índice de ocupação de 0,5 e um índice de construção de 1 para construção total até 150m2 apartir dai é de 0,7. E área permeável de 35%.... Isto em área urbana de Lisboa.

                                                          Já noutra zona do país o máximo que apanhei era 0,8 de implantação e 1 de construção.

                                                          Mas nessas zonas rurais os valores são bem mais baixos...
                                                          A menos que esteja previsto um loteamento com moradias geminadas.
                                                          Se aquelas empenas forem cegas, já me parece normal.
                                                          Também pode dar-se o caso daqueles anexos/telheiros lá atrás serem de construção posterior...

                                                          Real, vais construir na Madeira?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Nopes. Ainda não passa de um plano, mas a ideia é construir em Aveiro, numa das Gafanhas

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                              Nopes. Ainda não passa de um plano, mas a ideia é construir em Aveiro, numa das Gafanhas
                                                              Com tanta coisa linda aqui nas redondezas e estás a pensar construir nessa aberração do ordenamento urbano sem saneamento que são as Gafanhas?

                                                              Deixa-me adivinhar: a tua mulher é das Gafanhas e quer ficar perto da mãe...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X