Originalmente Colocado por mcabral
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
"A culpa é das Universidades"...
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Sensato da Ordem...
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, com data de terça-feira, a direção da OPP critica a abertura, no próximo ano letivo, de dois novos cursos de Psicologia, quando o desemprego aumentou 33 por cento entre os psicólogos recém-formados, em abril deste ano face a igual período de 2012.
Em abril, segundo a OPP, estavam inscritos nos centros de emprego mais de quatro mil psicólogos recém-formados.
«Apesar deste número ser extremamente elevado, não traduz a realidade da empregabilidade dos psicólogos, visto não contemplar boa parte dos desempregados com formação superior em Psicologia e aqueles que já abandonaram a área ou que se encontram em situação de subemprego», realça ainda a nota.
A OPP lembra que o aumento de vagas e cursos superiores de Psicologia surge mesmo depois de ter expressado «a sua preocupação» perante o aumento de desempregados com formação superior em Psicologia, em reunião em abril com o então secretário de Estado do Ensino Superior João Queiró.
Para a Ordem dos Psicólogos Portugueses, «será difícil compreender a planificação do ensino superior» em Portugal, que, no ano letivo 2012/2013, permitiu a abertura de 2.478 vagas em 29 cursos de Psicologia, enquanto para Medicina, «curso sem desemprego registado», apenas autorizou a abertura de 1.441 vagas em sete cursos.
]
Comentário
-
Originalmente Colocado por eu Ver PostMais preocupante que a abertura de mais vagas em áreas sem empregabilidade, é....
...o número de alunos que se inscrevem nesses cursos.
Comentário
-
Os cursos superiores não se destinam só a garantir empregabilidade. Essa visão instrumental do ensino é importante, mas não pode ser absoluta. O ensino superior deve seguir tendências de mercado, mas também criar e implementá-las.
Por outro lado, o ensino superior também tem funções importantes de ordem social e científica, entre outras, que devem ser salvaguardadas.
Outra discussão é sobre como deve ser usado o dinheiro público e qual o papel das instituições públicas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por neoalfa Ver PostOs cursos superiores não se destinam só a garantir empregabilidade. Essa visão instrumental do ensino é importante, mas não pode ser absoluta. O ensino superior deve seguir tendências de mercado, mas também criar e implementá-las.
Por outro lado, o ensino superior também tem funções importantes de ordem social e científica, entre outras, que devem ser salvaguardadas.
Outra discussão é sobre como deve ser usado o dinheiro público e qual o papel das instituições públicas.
As sinergias entre o Ensino e a I&D das empresas deviam ser bem mais acentuadas.
De nada serve a teoria sem a prática e vice-versa.
A economia e o tecido empresarial agradecem o contributo de polos de conhecimento como as Universidades.
Comentário
-
Originalmente Colocado por neapo Ver PostNão sabes do que falas literalmente meu caro, vou colocar aqui todos os cursos da saúde regulados por lei (excepto medicina):
Análises Clínicas e de Saúde Pública - 8 privadas e 6 públicas
Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica - 2 privadas e 2 públicas
Audiologia - 2 pública
Cardiopneumologia - 3 privadas e 5 públicas
Ciências Farmacêuticas - 4 privadas e 5 públicas
Ciências da Nutrição - 4 privadas e 4 públicas
Dietética - 2 privadas e 5 públicas
Enfermagem - 22 públicas e 20 privadas
Farmácia - 6 privadas e 7 públicas
Fisioterapia - 12 privadas e 7 públicas
Medicina Dentária - 4 privadas e 3 públicas
Medicina Nuclear - 2 públicas
Neurofisiologia - 1 privada e 1 pública
Ortoprotesia - 2 públicas
Ortóptica - 1 pública
Prótese Dentária - 3 privadas e 1 pública
Radiologia - 7 privadas e 7 públicas
Radioterapia - 2 públicas
Terapia da Fala - 5 privadas e 5 públicas
Terapia Ocupacional - 3 privadas e 3 públicas
Comentário
-
Originalmente Colocado por augustus Ver PostDe nada serve a teoria sem a prática e vice-versa.
Dizia: "a teoria é quando se percebe o funcionamento das coisas, mas não se consegue pôr nada a funcionar. A prática é quando se conseguem pôr as coisas a funcionar, mas sem saber porquê. Aqui, aliamos a teoria à prática: não conseguimos pôr nada a funcionar e não sabemos porquê"
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário