Essa questão das notas deve ter a haver com o clima... porque a malta até escreve bem...
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostLink? 6 coisos
No final da página, tens pdf com todas as vagas, de todos os cursos.
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Originalmente Colocado por air Ver PostAmeaças a esta hora?
Eu bem tinha a ideia que o pessoal das forças de segurança eram um pouco brutos!
Ou talvez não...
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Originalmente Colocado por air Ver PostGanhe juízo sr. Nthor.Originalmente Colocado por Peste Ver PostO Sr. Nthor está em Itália em serviço, posso lhe dar um contacto para que possa marcar e lhe dizer isso frente a frente, quando ele voltar. Estou certa que ele vai adorar.Originalmente Colocado por air Ver PostAmeaças a esta hora? Eu bem tinha a ideia que o pessoal das forças de segurança eram um pouco brutos!Originalmente Colocado por Peste Ver PostNão se sinta ameaçado, estou certa que ele gostaria de lhe dar um abraço dos antigos.
Bem me parecia que andava confuso, essa coisa de achar que quem trabalha para o Estado, só pode ser das forças de segurança ou fazer atendimento ao público é um pouco limitado. Mas digo-lhe já, que o trabalho dele, pode beneficiar ainda mais o país, na questão das energias renováveis no quadro das infraestruturas criticas. Atendendo à sua formação, estou certa de que pelo menos disto deve perceber.
Ou talvez não...
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostHá 51 461 vagas no superior em 2013/14 | iOnline
No final da página, tens pdf com todas as vagas, de todos os cursos.
Talvez seja bom para mim.
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Eu também esperava um corte radical em Enfermagem. Não só não cortaram, como aumentaram exponencialmente!
Enfim, nem vale a pena escamotear muito o assunto.
EDIT: E para não me acusarem de ter tendencioso, e só pensar assim porque já entrei, eu não sou propriamente a favor o encerramento ou diminuição de vagas nos diversos cursos. Simplesmente, acho que aumentar assim vagas em cursos, cuja empregabilidade não está muito famosa,não é lá uma ideia muito inteligente.
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostAumento de 450 para 480 das vagas em Direito na Universidade de Lisboa. Esperava um corte radical, mas ainda houve aumento...
Talvez seja bom para mim.Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostEu também esperava um corte radical em Enfermagem. Não só não cortaram, como aumentaram exponencialmente!
Enfim, nem vale a pena escamotear muito o assunto.
EDIT: E para não me acusarem de ter tendencioso, e só pensar assim porque já entrei, eu não sou propriamente contra o encerramento ou diminuição de vagas nos diversos cursos. Simplesmente, acho que aumentar assim vagas em cursos, cuja empregabilidade não está muito famosa,não é lá uma ideia muito inteligente.
Desconfio que o exame de Matemática seja um deles.
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sylva
O que não concordo muito foi com esta mudança em 2005 da passagem para o Bolonha de cursos de 5 ou 6 anos , licenciaturas pré-bolonha com 10 ou mais cadeiras semestrais que deviam passar a ter equivalência a Mestrado, quase todos sabem que uma licenciatura não vale nada sem especialização (mestrado, master, MBA, pós graduação ou doutoramento) é para mim intolerável haver tantos doutorados e pós doutorados neste país a emigrar dado o facilitismo que houve após Bolonha, criaram-se muitos cursos para depois acabarem por falta de vigentes saidas profissionais.Construiu-se mega escolas , encerrou-se escolas e ofereceram magalhães aos alunos, criou-se o plano tecnológico , investiu-se em supervisores, deram reformas prematuras milionárias agora claro que há falta dinheiro para minimizar o desemprego na função pública.
Antigamente os que faziam exame da 4ª classe se chumbassem iam trabalhar no duro de sol a sol, porque havia muito trabalho e tudo se fazia na mesma, agora nos tempos de hoje , há doutorados a mais , pagando a sua formação para ir trabalhar para depois emigrar parece-me um exagero colossal. Defendo que terá que haver bom senso na obrigação de criar doutorados a mais para as estatísticas , para estes ainda tirarem o lugar a muitos desempregados com a escolaridade minima e para as mesmas funções que exerciam.Despedir funcionários efectivos experientes com elevadissimos anos de trabalho com a escolaridade minima com sólidos conhecimentos , para se empregar doutorados e mestres sem qualquer experiência com um salário menor é o que parece que vá acontecer no futuro.
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostBolonha só veio trazer facilitismo a alguns curos.
Quando é suposto que os alunos aprendam numa cadeira semestral o que anteriormente aprendiam numa cadeira anual... e ainda mais se essa cadeira se chamar "Mecânica" ou "Análise Matemática".
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostE a outros veio trazer ainda mais dificuldade.
Quando é suposto que os alunos aprendam numa cadeira semestral o que anteriormente aprendiam numa cadeira anual... e ainda mais se essa cadeira se chamar "Mecânica" ou "Análise Matemática".
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sylva
Compactaram tudo num curto espaço de tempo, mas pioraram e muito a educação e ensino com o Pós -Bolonha, querem impingir ao aluno tudo pela goela a baixo obrigando-o a pagar propinas se quiser ter trabalho para substituir outros inocentes com baixas qualificações com uma vida inteira de experiência pelo mesmo salário, não é assim que se aprende, para se aprender tem que se praticar com o trabalho activo interruto pelo menos durante toda uma vida, porque se aprende sempre coisas novas se houver muito trabalho profissional, se houver pouco ou nenhum tudo se esquece de uma vez.O trabalho activo não só valoriza cada um, como se aprende com os erros e não pode haver facilitismo na educação, para quê alterar o que foi em tempos bem feito, ainda não compreendi quais foram os beneficios destas mudanças.
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostE a outros veio trazer ainda mais dificuldade.
Quando é suposto que os alunos aprendam numa cadeira semestral o que anteriormente aprendiam numa cadeira anual... e ainda mais se essa cadeira se chamar "Mecânica" ou "Análise Matemática".
O problema é que não é só uma cadeira a ser leccionada em formato "concentrado", são várias.
Quando vejo alguém a dizer que com os cursos de Bolonha é mais fácil; e é menos tempo; e é menos matéria e tal; porque são menos anos que antes... percebo logo que nunca puseram os pés na situação da qual falam.
Pelo menos no ramo das engenharias.
Muita gente pensa mesmo que: os responsáveis pela diminuição de anos dos cursos, diminuíram igual e equivalentemente as horas dos mesmos cursos - puro engano e desconhecimento das circunstâncias.
A questão é que certas disciplinas despareceram em nome, mas grande parte dos seus conteúdos (matérias), foram incorporados noutras disciplinas.
Daí os horários semanais serem bastante pesados e muitos professores terem que "despejar" matéria para conseguirem leccionar num semestre o que antes era leccionado em dois, como o colega Bj40 muito bem referiu.
Por este motivo (e por outros) é que muito Instituto Superior disto e daquilo se encontra encalhado com repetentes.
Desengane-se quem pensa que: "agora com o acordo de Bolonha e tal, aquilo é por equivalências".Editado pela última vez por BoraLaMarina; 14 July 2013, 17:18.
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sylva
Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver PostComo eu compreendo...
O problema é que não é só uma cadeira a ser leccionada em formato "concentrado", são várias.
Quando vejo alguém a dizer que com os cursos de Bolonha é mais fácil; e é menos tempo; e é menos matéria e tal; porque são menos anos que antes... percebo logo que nunca puseram os pés na situação da qual falam.
Pelo menos no ramo das engenharias.
Muita gente pensa mesmo que: os responsáveis pela diminuição de anos dos cursos, diminuíram igual e equivalentemente as horas dos mesmos cursos - puro engano e desconhecimento das circunstâncias.
A questão é que certas disciplinas despareceram em nome, mas grande parte dos seus conteúdos (matérias), foram incorporados noutras disciplinas.
Daí os horários semanais serem bastante pesados e muitos professores terem que "despejar" matéria para conseguirem leccionar num semestre o que antes era leccionado em dois, como o colega Bj40 muito bem referiu.
Por este motivo (e por outros) é que muito Instituto Superior disto e daquilo se encontra encalhado com repetentes.
Desengane-se quem pensa que: "agora com o acordo de Bolonha e tal, aquilo é por equivalências".
Um professor não pode ser um tutor, explicador ou formador tem que ensinar na Universidade e depressa e bem não há quem.
O ensino à distância é outra forma de ensino que não aprecio.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostO aluno paga para lhe ensinarem, não para ser o seu proprio professor.
A menos que as propinas tivessem caído 50 %......não cairam, pois não ?
No entanto, é preciso quando quando afirmamos determinadas coisas. No ensino superior, espera-se que o aluno seja suficientemente auto-didata para pesquisar e estudar sozinho. No fundo, a tarefa do Professor é dar as bases na aula, e o aluno, consoante o seu interesse, vai para a biblioteca, completa a informação absorvida na aula, com novos conteúdos, consolida matérias e, posteriormente, trás as dúvidas para a aula seguinte.
Acham mesmo que um estudante de um curso de saúde, aprende tudo o que necessita para a sua vida, em 4 anos?
Acham que um Engenheiro, aprende tudo o que necessita, em 3 anos?
Não me parece.
A tarefa do estudante, tal como o nome indica, é estudar. Não é esperar que o Professor lhe explique tudo na aula, e que faça a papinha toda.
Mas, no geral, concordo! O processo de Bolonha veio dificultar, e muito, a aprendizagem do estudante. Porém, o bolonha não pode servir de desculpa para tudo.
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sylva
O professor é pago para ensinar, mas depois do Bolonha o aluno é que avalia o professor na avaliação de desempenho docente , que passou a ser um mero formador, tutor ou explicador , quase à distância num computador , talvez um mero orientador nas apendizagens dos alunos se quiserem , mas a função dele não é essa , os alunos não podem ser auto didatas e autónomos no que aprendem com os escassos recursos que têm ao seu dispor, a Educação é que tem que ensinar o aluno nas múltiplas aprendizagens com mais estágios integrados remunerados, não de uma forma forçada e trapalhada só para mostrar serviço feito para as estatisticas , o aluno tem que saber fazer aplicando na prática o que estudou e só com trabalho de uma vida é que se aprende com o tempo , não com mais desemprego.
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostIsto.
No entanto, é preciso quando quando afirmamos determinadas coisas. No ensino superior, espera-se que o aluno seja suficientemente auto-didata para pesquisar e estudar sozinho. No fundo, a tarefa do Professor é dar as bases na aula, e o aluno, consoante o seu interesse, vai para a biblioteca, completa a informação absorvida na aula, com novos conteúdos, consolida matérias e, posteriormente, trás as dúvidas para a aula seguinte.
Acham mesmo que um estudante de um curso de saúde, aprende tudo o que necessita para a sua vida, em 4 anos?
Acham que um Engenheiro, aprende tudo o que necessita, em 3 anos?
Não me parece.
A tarefa do estudante, tal como o nome indica, é estudar. Não é esperar que o Professor lhe explique tudo na aula, e que faça a papinha toda.
Mas, no geral, concordo! O processo de Bolonha veio dificultar, e muito, a aprendizagem do estudante. Porém, o bolonha não pode servir de desculpa para tudo.
Maior parte do que precisam de aprender, não virá de livros da biblioteca nem da internet, e arrisco a dizer que nem de alguns professores, virá sim da prática, e de alguns erros cometidos, claro que num médico não serão permitidos certos tipos de erros, tal como a um engenheiro.
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Originalmente Colocado por paulo14 Ver PostIsso aprende-se no "terreno".
Maior parte do que precisam de aprender, não virá de livros da biblioteca nem da internet, e arrisco a dizer que nem de alguns professores, virá sim da prática, e de alguns erros cometidos, claro que num médico não serão permitidos certos tipos de erros, tal como a um engenheiro.
Nem tudo se aprende no terreno. Nem tudo se aprende nas aulas. Os estudos cientificos, feitos por quem de si compete, servem, precisamente, para os restantes profissionais "reproduzirem" aquilo que foi investigado. Não estejas à espera que os Professores te levem artigos cientificos para as aulas, e façam a papinha por ti.
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostSe eu não pesquisasse artigos na internet, vindos de estudos cientificos validados internacionalmentes e, em alguns casos, por instituições como a AHA, iria para estágio dizer aos meus utentes para não comerem ovos por causa do colesterol quando, na verdade, os ovos não fazem mal absolutamente nenhum, exceptuando em certas e determinadas patologias.
Nem tudo se aprende no terreno. Nem tudo se aprende nas aulas. Os estudos cientificos, feitos por quem de si compete, servem, precisamente, para os restantes profissionais "reproduzirem" aquilo que foi investigado. Não estejas à espera que os Professores te levem artigos cientificos para as aulas, e façam a papinha por ti.
Mas aprenderás muito mais na prática ao longo dos anos a exercer.
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Originalmente Colocado por paulo14 Ver PostOnde eu estava a querer chegar é que não aprenderás tudo na Universidade ou a pesquisar, claro que tens/deves usar os meios disponíveis para se aprender, e estudar o que se dá nas aulas, e ir aprofundando os conhecimentos em tal assunto/matéria.
Mas aprenderás muito mais na prática ao longo dos anos a exercer.
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Originalmente Colocado por sylva Ver Post(...) é para mim intolerável haver tantos doutorados e pós doutorados neste país a emigrar dado o facilitismo que houve após Bolonha, (...)
(...) há doutorados a mais , pagando a sua formação para ir trabalhar para depois emigrar parece-me um exagero colossal. Defendo que terá que haver bom senso na obrigação de criar doutorados a mais para as estatísticas , para estes ainda tirarem o lugar a muitos desempregados (...) para se empregar doutorados e mestres sem qualquer experiência com um salário menor é o que parece que vá acontecer no futuro.
????
Mas o que é que bolonha tem de facilitismo??? Se houve má implementação do processo em alguns estabelecimentos, foi culpa desses mesmos estabelecimentos, não do processo de bolonha em si, que cada vez mais se revela uma benesse para quem tem o diploma reconhecido em toda a UE e pode trabalhar directamente noutro país sem reconversão de diplomas.
Doutorados a mais???? Ridículo!!! Temos de tudo a menos: Licenciados, Mestres e Doutores!! A menos, repito!!!
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Originalmente Colocado por sylva Ver Post(...) o objectivo é despedir e renovar os quadros com os recèm doutorados Pós Bolonha para o lugar dos que fizeram o pré Bolonha, não considero justo. (...)
Duração temporal igual, requisitos de acesso iguais, requisitos de atribuição do grau também iguais, instituições que conferem o grau são as mesmas, não estou a ver as diferenças.
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Originalmente Colocado por air Ver PostA questão é porque não têm todos? Embora na questão dos exames nacionais isso não se coloque, pois estão disponíveis.
Mas há muitas coisas que nunca percebi, como por exemplo não haver formulário em todas as disciplinas técnicas no curso de engenharia, visto que aquilo que deve ser pedido é o raciocínio e não a memória. Daí ficar espantado como haja quem pense que o exame anterior estar disponível é mau. Só mesmo professores medíocres ou preguiçosos é que podem pensar isso.
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sylva
Doutorados a mais???? Ridículo!!! Temos de tudo a menos: Licenciados, Mestres e Doutores!! A menos, repito!!!
Concordo muito com a afirmação de que há doutores a menos pois são estes mesmos que são bastantes que estão a abandonar o país mas é a minha opinião dai haver menos.Um doutoramento de agora é diferente de antigamente claro que existem diferenças, mas os tempos são outros agora têm a duração de 3 anos e são realizados durante o dia o facilitismo pode acabar em breve.Um doutorado pré bolonha na minha opinião foi mais desvalorizado , face a um com o mesmo doutoramento pós bolonha independentemente da sua experiência profissional de investigador ou docente universitário.
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Há aqui muita malta que "confunde" tudo de propósito e mete claramente palavras da boca dos outros, neste caso palavras nos teclados dos outros.
É claro que é bom haver muitos licenciados, é claro que todo e qualquer conhecimento é importante e é claro que quanto menos ignorantes houver melhor (só acha o contrário quem é político e pouco mais).
Mas, repito, mas, neste momento (neste momento e desde há uns bons anos para cá) será que é necessário tanto curso que não leva a lado nenhum em termos de emprego ?
Sei que há excepções (por exemplo um familiar meu tirou uma licenciatura de Teatro com 45 anos apenas por gosto), mas no geral penso que quem tira um curso superior é com o intuito de se empregar na sua área certo ?
Posto isto, qual é o sentido de termos dezenas de milhares de pessoas a saberem sobre "inserir cursos de algumas privadas, alguns politécnicos mas também de muitas universidades, até algumas mais credenciadas", sendo que estes cursos têm como único intuito dar tacho a alguns professores e depois os alunos acabam ou no desemprego (os mais finos e/ou que pretendem continuar a depender dos pais) ou a ocuparem cargos que se fazem perfeitamente com o 12º ano, alguns até com o 9º.
Conhecimento não ocupa lugar e estas pessoas (até nos cursos mais acessíveis) sabem certamente mais que com o 12º, mas na prática será que o que não queriam mesmo era um emprego na área ?
Isto para não falar sequer nos custos que têm estes cursos que não levam os seus alunos a lado nenhum... Mas aqui é melhor nem me alongar para não ser apedrejado por certos users.
Mas isto digo eu que sou uma pessoa talvez demasiado pragmática e pouco "romantica" nestas questões.
PS: Ao contrário do que já me disseram (não aqui mas pessoalmente), não acho que curso x seja melhor que curso z e não pretendo descredibilizar nenhum curso/área/conhecimento em particular.
No entanto parece-me óbvio que neste momento (e desde sempre, mas agora mais que nunca), quer a nível nacional, europeu e até internacional há cursos e cursos em termos de empregabilidade, nacional e não só (o mercado sobretudo europeu é cada vez mais importante, sobretudo para os mais jovens).
Sejamos intelectualmente honestos, a crise não é a única culpada pelos 50% de desemprego jovem.
Boa parte disso deriva de malta que malta que tira um curso, não encontra trabalho mas não quer trabalhar no PD. Quem diz PD diz trabalhar numa loja de roupa etc.Editado pela última vez por ClioIIIRS; 16 July 2013, 15:23.
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Nuno Crato descontente com resultados dos exames nacionais > TVI24
É aumentar as turmas para 40 alunos. Deve chegar... E continuámos no caminho contrário à multidisciplinaridade que os melhores sistemas de ensino praticam...
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