Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sera a ecologia uma mera utopia ? Ou nascemos para consumir ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
    Ja agora quais as diferencas principais na alimentação ai ?
    Resume-se tudo a mais espaço verde e consequentemente mais carne e fruta de origem 100% natural. Além do prazer que é relaxar num ambiente limpo e verde na natureza

    Comentário


      #32
      Serão estes alguns dos caminhos possiveis ?






      Ja tenho lido tambem um pouco sobre inceradores, e ainda não tenho opiniao formada

      No porto ha a Lipor , a qual queima lixos e salvo erro faz fertelizantes como um dos subprodutos da queima.

      eis mais um : Zero Waste | Waste To Energy



      Esquemas de inceneradores tipo Lipor (salvo erro )








      Zero waste System:



      Para acabar, está giro: 10 steps to a Clean World | Let's do it! World (em ingles)

      Comentário


        #33
        É um bom tema para discutir mas muito complicado!
        Ora pensem la.. tudo o que chega a nos ou nos a eles vêm de alguma maneira.. E tudo, ou quase tudo, depende do petróleo. No dia que este acabe ai sim vai ser interessante viver neste mundo.
        O gás natural também esta em vias de acabar? (É mesmo uma questão).

        Comentário


          #34
          Tenham muito cuidado com a questão da "reciclagem" e dos seus custos ocultos para o ambiente
          Muitas vezes somos enganado pela "reciclabilidade dos materiais" e pelos benefícios disso para o ambiente mas desconhecemos como são conduzidos os processo de reciclagem.

          Por vezes o processo de reciclagem é mais nocivo ao ambiente do que propriamente fazer a partir de matérias primas novas sobretudo quando decorrem desses processo águas residuais que não são devidamente tratadas e/ou poeiras fumos tóxicos lançadas para a atmosfera.

          Dou um exemplo: quando reciclamos um pedaço de metal pintado produzem-se elementos voláteis. Estes elementos são supostamente filtrados nas chaminés se os filtros estiverem em bom estado. Acham que os filtros estão sempre em bom estado? O mesmo para a valorização energética de resíduos...

          O conceito de reutilização deveria ser muito mais importante do que o de reciclagem.
          Quando olhamos para as embalagens de shampoo, temos um logo que representa a reciclagem e ficamos felizes por colocá-la num ecoponto. Mas apesar da reutilização ser muito mais obvia, não há políticas que a favorecem.

          Inclusivamente nos produtos electrónicos, continuamos a receber sistematicamente um carregador novo qd mudamos de telemóvel. Porquê?

          Trocamos de computador portátil, e compramos um novo com um ecran igual ou similar aos anterior. Porque não se podem aproveitar componentes de portáteis? Porque não se podem mudar motherboards de portáteis?

          Trocar um motor dum carro tem custos incomportáveis. Porquê? Porque não podemos comprar motores a um preço similar ao preço de custo para as marcas?

          Claro que a justificação é sempre a mesma: sai mais barato novo.

          A Engenheria e o Design actual permitem tudo desde que os fabricantes queiram, claro que tem de haver compromisso entre essa áreas mas eu não me importaria de pagar um pouco mais por produtos com longos ciclos de vida e acho que a maioria das pessoa pensam o mesmo. Simplesmente não pensam nisso.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Tenham muito cuidado com a questão da "reciclagem" e dos seus custos ocultos para o ambiente
            Muitas vezes somos enganado pela "reciclabilidade dos materiais" e pelos benefícios disso para o ambiente mas desconhecemos como são conduzidos os processo de reciclagem.

            Por vezes o processo de reciclagem é mais nocivo ao ambiente do que propriamente fazer a partir de matérias primas novas sobretudo quando decorrem desses processo águas residuais que não são devidamente tratadas e/ou poeiras fumos tóxicos lançadas para a atmosfera.

            Dou um exemplo: quando reciclamos um pedaço de metal pintado produzem-se elementos voláteis. Estes elementos são supostamente filtrados nas chaminés se os filtros estiverem em bom estado. Acham que os filtros estão sempre em bom estado? O mesmo para a valorização energética de resíduos...

            O conceito de reutilização deveria ser muito mais importante do que o de reciclagem.
            Quando olhamos para as embalagens de shampoo, temos um logo que representa a reciclagem e ficamos felizes por colocá-la num ecoponto. Mas apesar da reutilização ser muito mais obvia, não há políticas que a favorecem.

            Inclusivamente nos produtos electrónicos, continuamos a receber sistematicamente um carregador novo qd mudamos de telemóvel. Porquê?

            Trocamos de computador portátil, e compramos um novo com um ecran igual ou similar aos anterior. Porque não se podem aproveitar componentes de portáteis? Porque não se podem mudar motherboards de portáteis?

            Trocar um motor dum carro tem custos incomportáveis. Porquê? Porque não podemos comprar motores a um preço similar ao preço de custo para as marcas?

            Claro que a justificação é sempre a mesma: sai mais barato novo.

            A Engenheria e o Design actual permitem tudo desde que os fabricantes queiram, claro que tem de haver compromisso entre essa áreas mas eu não me importaria de pagar um pouco mais por produtos com longos ciclos de vida e acho que a maioria das pessoa pensam o mesmo. Simplesmente não pensam nisso.
            Boas questões que levantas!

            Li algures que há umas quantas decadas , o design industrial começou a implementar estrategias para tornar incompativeis várias peças, por forma a maximizar a produção.

            Por acaso já tenho pensado nesse modelo de negócio, uma loja de enchimento de embalagens de champoos e detergentes, com uns enchedores tipo estes das bebidas



            Comentário


              #36
              Por falar nos detergentes eu ja vi sabao liquido em rolos de plastico para reencher embalagens. Para não falar que pode-se sempre comprar sabao para as maos em garrafoes em certas lojas/fabricas

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post

                Por acaso já tenho pensado nesse modelo de negócio, uma loja de enchimento de embalagens de champoos e detergentes, com uns enchedores tipo estes das bebidas

                Trata-se duma ideia de negócio recorrente mas que não funciona pois só é rentável se for por grandes volumes.

                Deixa-me explicar-te: a maioria dos shampoos em Portugal( seja qual for a marca) são produzidos no mesmo local. Isto é o "engarrafador" compra matérias primas em grandes quantidades e, produz o shampoo, embala-o e distribui-o para várias marcas.

                A Marca apenas trata do marketing e venda e subcontrata produção nos gigantes do engarrafamento ( a fortuna da Logopast vem daí).

                Se tu quiseres lançar um negócio desta natureza não consegues pois os engarrafadores não te vão vender shampoo ou detergente a granel pois "vivem" do lucro que lhes é proporcionado pelas marcas. Por outro lado, as máquinas apra produzir estes produtos são extremamente caras e os custos de investigação brutais.

                Nos produtos alimentares isso ainda e mais complicado devido à legislação de higiene e custos de armazenamento ( frio ou calor).

                Não é nada fácil implementar-se um negócio de "refiling" de embalagem mesmo que tal seja com produtos de marca branca.

                Só mesmo se um grupo grande de hipermercado decidir fazê-lo e mesmo assim, por exemplo a a Jerónimo Martins tem a LEVER que representa diversas marcas de produtos "refiláveis".

                Tecnicamente é extremamente fácil de implementar só que não interessa aos grandes grupos económicos dos chamados FMCG.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                  Muitas pessoas ainda não têm consciência do mundo, delas próprias, nem no lugar que ocupam nele. Não são capazes de pensar global abarcando todas as existências num todo interligado.

                  Vemos constantemente pessoas a deitarem vidros, plásticos, cartões e latas no contentor do lixo quando têm o ecoponto a 20 metros de distância. )
                  Bladerunner, tens toda a razão, mas é triste ter que pagar IMI, taxa de lixo, taxa nao sei das quantas e nao ter um ecoponto num raio de 500 metros. Onde vivia, em Glasgow, tínhamos recolha de lixo reciclável porta em porta...

                  Comentário


                    #39
                    Entretanto recomendo este documentario:

                    Documentário: Hungry for change | Buscando o equilíbrio

                    Comentário


                      #40
                      Eu sou um ecologista convicto........enquanto não mexem com a minha way of life........

                      Comentário


                        #41
                        Isto da ecologia e proteger o ambiente é muito engraçado de se dizer, mas a realidade é que nenhum de nos faz grande coisa para proteger o ambiente, nao é por se separar o lixo que se vai fazer alguma coisa. Quem deve ser mais ecologia nao o é e duvido que alguem consiga que eles o sejam (falo de grandes empresas e grupos economicos).

                        Claro que se deve ter cuidado, mas nao é por se separar o lixo ou andar menos de carro que vamos a algum lado e mudamos alguma coisa de relevante a nivel ambiente, principalmente quando temos países que 2 ou 3 fabricas poluem mais numa semana que o nosso pais todo num mes.

                        Comentário


                          #42
                          se cada um não fizer o pouco que pode não se fará nada.

                          Comentário


                            #43
                            Por falar em Refreshing Portugal : Esta neste momento a dar uma tourada na RTP1 em directo.
                            Eu nem sabia que isto é organizado pela casa do pessoal da RTP ... Tristeza ... é isto o serviço publico de que tanto falam ?

                            Na minha opinião meramente pessoal, serviço publico é algo que está a anos luz do que a RTP e a RDP fazem.
                            Claro que nem tudo é mau, e há muito programa com qualidade tanto na TV2 como nas radios.

                            Mas isso infelizmente são excepção, quando devia ser a regra .
                            Não podemos ter um serviço publico que é medíocre quando custa aos contribuintes o seu peso em ouro.

                            Estou indignado, isto da tourada que esta a dar em directo foi para mim foi a gota de agua.
                            Acho muito bem que se privatize, pior do que é neste momento deve ser impossível !

                            Entretanto encontrei este blog, pelos vistos isto é recorrente:
                            Pelos Touros Vivos: O “beijo de Judas” em directo na Grande Tragédia TV

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              (...)

                              Não percebo como em 2013, ainda vamos ao super mercado comprar uma embalagem de shampoo que lançamos para o lixo quando acaba ( acho que é um acto primitivo que nada tem de evoluido). Por mais justificações que me consigam por exemplo que "sai mais barato": eu não percebo.

                              É tempo da EU se empenhar numa verdadeira política anti desperdício e legislar para a obrigatoriedade das marcas de produtos de higiene modificarem a metodologia de distribuição colocando máquinas de "enchimento" de embalagens vazias nos supermercados uma cota de 20 ou 30% por exemplo.

                              Aceito que me digam que uma garrafa de água não se deva reencher ( por motivos de saúde pública) mas não aceito que me digam que um shampoo, um gel de banho, uma garrfa de Fary, etc não possa ser recargado várias vezes sobretudo qd olhamos para qualidade e robustez das embalagens actuais que, em alguns casos "dão pena" deitar fora.

                              Sei bem que empresas como a logoplast ( que fazem milhões à conta disso) e marcas que a ela recorrem ( que fazem outros milhões) e similares tentariam travar este tipo de medida mas não é por isso que devemos deixar de falar nesse assunto e exigir.

                              (...)
                              Ora ai está, mais uma vez entramos no ramo das ditas teorias da conspiração: somos todos ecológicos desde que isso não vá ao bolso dos grande srs...

                              Algumas das embalagens de champoo re-aproveitei para fazer doseadores de detergente, gel de douche, etc...


                              Mas isso que dizes é bem verdade, no caso dos detergentes, champoos, etc, podiam muito bem ser re-enchimentos...

                              Comentário


                                #45
                                Desde que ouvi um amigo meu dizer "sou capitalista" em resposta a eu ter perguntado porque é que ele não faz reciclagem...

                                Ainda lhe disse "uma coisa não tem nada a ver com a outra", mas não vale a pena insistir com gente muito limitada.

                                Enfim putos mimados que os pais lhes deixam "impérios" montados e já se acham "capitalistas" sem sequer saber "ler nem escrever".

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                  pessoalmente, estou-me pura e simplesmente cagando para o ambiente, e curiosamente, todas as organizações que se dizem verdes e ecológicas, acabam por ser extremistas ao ponto de serem ridículas
                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                  Ehla , a conversa promete !
                                  Ficaste indignado, e bem, com a pouca sensibilidade que este user mostrou, é a opinião dele embora eu também não concordo com ele, mas agora na minha opinião estragaste tudo com este post em relação ás touradas, o que tem isto a ver com Sera a ecologia uma mera utopia ? Ou nascemos para consumir ?

                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                  Lancei este tópico apenas porque acho que estamos a deixar um fardo bastante pesado para as gerações vindouras
                                  Sim, eu sou a favor das touradas!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    também não percebi a historia das touradas e da ecologia. Acho que pode ser mais relacionado o flagelo da ecologia, com a mania das empresas cotadas em bolsa, e seus acionistas, acharem que as empresas crescem infinitamente, quando os recursos do planeta são limitados.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                      Ora ai está, mais uma vez entramos no ramo das ditas teorias da conspiração: somos todos ecológicos desde que isso não vá ao bolso dos grande srs...

                                      Algumas das embalagens de champoo re-aproveitei para fazer doseadores de detergente, gel de douche, etc...


                                      Mas isso que dizes é bem verdade, no caso dos detergentes, champoos, etc, podiam muito bem ser re-enchimentos...
                                      O meu champô não tem embalagem e brevemente nem o gel de banho, nem o amaciador. Já é um começo!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Escrevi o post no notepad e enganei-me a cola-lo, ia colar aqui: http://forum.autohoje.com/off-topic/...-portugal.html

                                        Por isso é começa com " Por falar em Refreshing Portugal : " . Nao tem muito a ver com a ideia original do tópico, mas tinha que me exprimir de alguma forma

                                        Da mesma forma que os tempos fizeram-nos evoluir e abolir outras aberracões da nossa "cultura" , esta mais ano menos ano terá os dias contados .

                                        Podia passar a tarde a escrever sobre o assunto, mas será suficiente transcrever um ou outro texto mais eloquente sobre o assunto.
                                        E recomendo estes links de interesse :
                                        Pelos Touros Vivos
                                        https://www.facebook.com/TouradasNAO
                                        .. Liga Portuguesa dos Direitos do Animal ..
                                        Petição Pela abolição das touradas e de todos os espectáculos com touros : Petição Pública

                                        E por ultimo um video fantastico : En carácter de un toro - YouTube


                                        Surpreendemente, em pleno século XXI as touradas persistem em diferentes países, para vergonha de todos aqueles que dizem que vivemos num mundo evoluído e civilizado.

                                        Estes espectáculos bárbaros mais não são que uma reminescência da Idade Média.

                                        No entanto, os mesmos continuam a existir devido aos poderosos lobbies que os apoiam. Estes lobbies mantêm este negócio sangrento por puro lucro, á custa da tortura, sofrimento e morte dos animais. Estes lobbies têm o apoio de governos nacionais e locais, recebem apoio financeiro de empresas que pretendem promover os seus produtos como tendo um "sabor cultural" e recebem também a promoção dada pelas chamadas revistas mundanas que gostam de mostrar aquilo a que eles chamam pomposamente de gente bonita , que assiste á tortura dos animais. Apesar do decréscimo de público nos últimos anos, esta minoria continua a enriquecer torturando touros e cavalos. São bem conhecidas as várias tentativas de expandir o seu sangrento e sujo negócio para outros países. Touradas de beneficência para angariar fundos para crianças de países do terceiro mundo, para angariar fundos para doenças incuráveis, etc, são outras tentativas de tentar dar a este espectáculo de tortura um ar de respeitabilidade. Se isto não fosse suficiente, também a Igreja Católica não condena estes espectáculos, pelo contrário, é comum que as touradas seja feitas em honra de santos e com a benesse dos membros do clérigo.

                                        Não há justificação moral para recusar ter em consideração o sofrimento de um ser, seja ele animal humano ou animal não humano. Os animais são seres sensientes que experienciam alegria, felicidade, medo e dor do mesmo modo que os animais humanos. Ninguém tem o direito de os fazer sofrer para diversão. Se qualquer tortura infligida a um animal merece ser condenada, as touradas são a pior forma de tortura uma vez que são feitas em nome do entertenimento. Temos que acabar com toda a tortura praticada sobre os animais e terminar de uma vez por todas com estes espectáculos de brutalidade e violência. Quem tortura animais e lhes inflige sofrimento mais tarde ou mais cedo fará o mesmo com o seu semelhante.

                                        "Não interessa se eles podem raciocinar; não interessa se eles podem falar; o que interessa é se podem SOFRER." Jeremy Bentham

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sabes o que é que eu acho? que já tinhas isto tudo mais ao menos alinhavado, fazes a festa, atiras os foguetes e apanhas as canas. parabéns pela cretividade

                                          Nem me vou dar ao trabalho de contestar a tua opinião sobre os bichos, os homens e as tradições porque não é o lugar/topico certo.

                                          E agora para ser mausinho...as minorias gostam muito de se por em bicos de pés para mostrarem trabalho, é assim na politica, na religião e até nas tradições.

                                          Bom fim de semana "Civismo"

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Bombardier Ver Post
                                            Sabes o que é que eu acho? que já tinhas isto tudo mais ao menos alinhavado, fazes a festa, atiras os foguetes e apanhas as canas. parabéns pela cretividade
                                            Realmente participo em "n" foruns , e neste caso aproveitei um bocado de texto de outro forum , o qual se enquadrava na resposta. Que mal tem ??

                                            Comentário


                                              #52
                                              Touradas continuam a perder espectadores

                                              Comentário


                                                #53
                                                Uma visão muito interessante e hilariante de ver as coisas. Vejam que vale a pena.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  (...)"Cansado desses ambientalistas fanáticos" (...)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    parece interessante este documentario:

                                                    Unwasted: The Future of Business on Earth (Full Length Documentary) - YouTube

                                                    ( Unwasted: The Future of Business on Earth )

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Acho porreira a iniciativa de passar a haver uma taxa de 8 ou 10 centimos por cada saco de plastico.

                                                      Deixo uma sugestão: E porque nao alargar esta taxa para outros descartaveis ? Por ex:

                                                      >Publicidade de caixa de correio, dica da semana, panfletos, desdobraveis (Folhetos do lidl, pingo doce, continente, worten, radio popular, etc)
                                                      >Jornais , sobretudo os gratuitos, dica da semana, etc
                                                      >Outdoors , cartazes, publicidade exterior (sobretudo a das campanhas eleitorais)


                                                      Fica a ideia

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Desde que ouvi um amigo meu dizer "sou capitalista" em resposta a eu ter perguntado porque é que ele não faz reciclagem...

                                                        Ainda lhe disse "uma coisa não tem nada a ver com a outra", mas não vale a pena insistir com gente muito limitada.

                                                        Enfim putos mimados que os pais lhes deixam "impérios" montados e já se acham "capitalistas" sem sequer saber "ler nem escrever".
                                                        Mas o Capitalismo enquanto promotor de gerações de consumistas promove indiretamente a deteorização do planeta, logo, não é defensor de politicas ecológicas, o que é estranho, porque a taxação infinita sobre o mesmo produto, seja uma garrafa de água ou um pacote de leite, que se pagaria uma vez pela criação e depois pagar-se-ia a mesma taxa pela reutilização, é algo que o Capitalismo veria com bons olhos.

                                                        O Capitalismo pensa em CONSUMIR, logo, matéria-prima, logo, ecologismo não, tudo que é árvore, poço de petróleo, água potável e ar respirável é para acabar.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                          Acho porreira a iniciativa de passar a haver uma taxa de 8 ou 10 centimos por cada saco de plastico.

                                                          Deixo uma sugestão: E porque nao alargar esta taxa para outros descartaveis ? Por ex:

                                                          >Publicidade de caixa de correio, dica da semana, panfletos, desdobraveis (Folhetos do lidl, pingo doce, continente, worten, radio popular, etc)
                                                          >Jornais , sobretudo os gratuitos, dica da semana, etc
                                                          >Outdoors , cartazes, publicidade exterior (sobretudo a das campanhas eleitorais)


                                                          Fica a ideia
                                                          os supermercados também devem ter achado bem, até porque desses 8/10 cêntimos nem lucram 6/7 centimos nem nada

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                            os supermercados também devem ter achado bem, até porque desses 8/10 cêntimos nem lucram 6/7 centimos nem nada
                                                            Esquece. É um imposto que entra em vigor em Janeiro... 8 centimos limpinhos para o Estado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                              Mas o Capitalismo enquanto promotor de gerações de consumistas promove indiretamente a deteorização do planeta, logo, não é defensor de politicas ecológicas, o que é estranho, porque a taxação infinita sobre o mesmo produto, seja uma garrafa de água ou um pacote de leite, que se pagaria uma vez pela criação e depois pagar-se-ia a mesma taxa pela reutilização, é algo que o Capitalismo veria com bons olhos.

                                                              O Capitalismo pensa em CONSUMIR, logo, matéria-prima, logo, ecologismo não, tudo que é árvore, poço de petróleo, água potável e ar respirável é para acabar.
                                                              Curiosamente foi isso mesmo que pensei na altura, aliás quem está minimamente por dentro disto sabe que a "industria do lixo" tem capacidade de gerar receita com a revenda dos recicláveis.

                                                              E eu nem pensei no que mencionas, imposto sobre imposto sobre imposto de algo que é reciclado vezes sem conta, que lá está, é algo que, como dizes, "o capitalismo veria com bons olhos".

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X