Acidente com comboio de alta velocidade que descarrilou em Santiago de Compostela fez pelo menos 10 mortos. Um dos vagons pegou fogo e outro terá mesmo voado...
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Ao menos uma fonte bem escrita..
Pelo menos 24 mortos em descarrilamento em Santiago de Compostela - PÚBLICO
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostAo menos uma fonte bem escrita..
Pelo menos 24 mortos em descarrilamento em Santiago de Compostela - PÚBLICO
Se ficou difícil de perceber, diz que eu traduzo.
Mania de falarem só para criticar...
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Originalmente Colocado por RMassi Ver Post
Parabens, conseguiste ir buscar uma notícia de 3 anos atrás
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Possa estas imagens...
Os comboios hoje em dia apresentam um aspecto bastante robusto, moderno e transmitem imensa segurança quando vamos a 200 Km/h (Pendular) e vemos os objectos a "passaram por nós" de forma estonteante. Mas quando batem... não passam de uma frágil estrutural de metal, fibra e vidro.
Espero que encontrem as causas deste acidente, só assim pode ser evitado (tentar pelo menos) um outro igual.
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De uma violência brutal
"El límite en ese tramo es de 80 kilómetros por hora y se habrían pasado los 180, señalan fuentes de la investigación"
Un gran exceso de velocidad al tomar una curva, posible causa del accidente | Política | EL PAÍS
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O maquinista, que ficou ferido sem gravidade, disse aos polícias no local que entrou "forte" na curva. Outras fontes disseram ao "El País" que o comboio circulava a 180 quilómetros por hora, quando o limite no local é de apenas 80 quilómetros por hora, ainda que na reta seguinte se possa atingir os 250.
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Originalmente Colocado por mapas Ver PostA segurança é colocada em segundo plano, o importante é rapidez.
O mais certo é ter havido algum problema ou com travões ou com outra coisa que não tenha provocado a redução de velocidade, mas as investigações o dirão..
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“¡Somos humanos, somos humanos!†| PolÃ*tica | EL PAÃS
LA GRABACIÓN ENTRE EL MAQUINISTA Y EL CONTROL
“¡Somos humanos, somos humanos!”
El maquinista admitió, atrapado en la cabina y a través de la radio, que el tren superó el doble de la velocidad permitida y que tomó la curva a 190 kilómetros por hora
Tragedia ferroviaria en Santiago
El tramo no cuenta con el sistema que impide rebasar la velocidad máxima
...En ese momento, el tren debe frenar y al llegar a la curva cerrada donde tuvo lugar el accidente, dejar la velocidad en solo 80 kilómetros por hora. El descenso de velocidad en ese punto es muy pronunciado: se pasa de 200 kilómetros por hora a 80 en un corto lapso de tiempo.Editado pela última vez por Iuri; 25 July 2013, 05:55.
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quimbeto
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É impressionante as imagens do acidente e o elevado número de vitimas mortais.
Trabalhando no setor, acho estranho uma rede de alta velocidade não estar equipada com um sistema como o CONVEL e permita que o comboio circule naquele troço de via limitado a 80Km/h ao dobro da velocidade (pelo menos). Ouvi agora nas noticias da RR, o maquinista admite ir a 190.
Antes da curva existe um tunel e um troço bastante reto. E depois tem a curva apertada e limitada.
Nas noticias falou agora o António Medeiros do SMAQ e referiu que a linha tem os mais avançados sistemas de segurança, pelo que é muito estranho o que possa ter ocorrido.
Vendo a situação, e é a minha opinião pessoal, reparo que estes comboios do acidente usam duas máquinas. Uma na frente e outra na cauda. E a massa enorme da máquina da cauda empurrou as carruagens e até mandou uma para a rua ao lado da linha e a uma cota superior à linha (cerca de 5m).
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostÉ impressionante as imagens do acidente e o elevado número de vitimas mortais.
Trabalhando no setor, acho estranho uma rede de alta velocidade não estar equipada com um sistema como o CONVEL e permita que o comboio circule naquele troço de via limitado a 80Km/h ao dobro da velocidade (pelo menos). Ouvi agora nas noticias da RR, o maquinista admite ir a 190.
Antes da curva existe um tunel e um troço bastante reto. E depois tem a curva apertada e limitada.
Nas noticias falou agora o António Medeiros do SMAQ e referiu que a linha tem os mais avançados sistemas de segurança, pelo que é muito estranho o que possa ter ocorrido.
Vendo a situação, e é a minha opinião pessoal, reparo que estes comboios do acidente usam duas máquinas. Uma na frente e outra na cauda. E a massa enorme da máquina da cauda empurrou as carruagens e até mandou uma para a rua ao lado da linha e a uma cota superior à linha (cerca de 5m).
El tramo no cuenta con el sistema que impide rebasar la velocidad máxima
Por isso, algo estava mal.
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Mas o mesmo texto refere que a rede de alta velocidade tem o sistema ERTMS, apropriado para AV e compativel ao nível europeo mas que a linha convencional onde está a curva tem um sistema de controle de velocidade que em Espanha se chama ASFA (Anuncio de Señales y Frenado Automático).
Por isso, ainda é mais estranho o ocorrido.
Cópia dos 3 últimos parágrafos da noticia:
"En ese momento, el tren debe frenar y al llegar a la curva cerrada donde tuvo lugar el accidente, dejar la velocidad en solo 80 kilómetros por hora. El descenso de velocidad en ese punto es muy pronunciado: se pasa de 200 kilómetros por hora a 80 en un corto lapso de tiempo.
Las causas del exceso de velocidad todavía no se conocen. La línea donde se produjo el accidente no está dentro del ERTMS (European Rail Traffic Management System), un sistema de gestión del tráfico ferroviario que impide que un tren rebase la velocidad máxima establecida o no obedezca las señales que indican parada, muy similar a los sistemas de alarma automáticos ya instalados en muchos países europeos. Este sistema es el implantado, por ejemplo, en la línea de AVE Madrid-Barcelona en octubre de 2011.
En el tramo donde ocurrió la catástrofe sí funcionaba el ASFA (Anuncio de Señales y Frenado Automático), un sistema automático ampliamente implantado en la red ferroviaria española. Se trata de un mecanismo que detiene el tren si el conductor no respeta lo que indican las señales. El ASFA convencional es un sistema de control puntual: solo recibe información de la vía en determinados puntos (las balizas) y solo si el tren pasa por esos puntos controla que este circule según lo establecido. Por eso, hay momentos en los que la supervisión continua es conveniente.
"
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Pastis
Neste momento é cedo para se fazerem Julgamentos mas tenho a certeza absoluta que existia sinalização que deveria ter sido observada pelo maquinista e não foi por algum motivo.
É esse motivo que deve ser identificado e não o facto de haver ou não sistema limitador de velocidade.
Pode ter sido distração, falha de freios etc. Ainda assim, o maquinista aprece ter assumido a falha.
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