Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Visualização mental de números/letras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
    Depende muito da situação.

    Normalmente, se o número surgir no meio de uma conversa de repente, apenas visualizo o número, mas se estiver a pensar mais um pouco no mesmo, acabo involuntariamente por o visualizar na tal AE. Visualizo principalmente a "zona" dele e alguns números ao redor.
    Ok.


    E ha alguma vantagem nisso?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Ok.


      E ha alguma vantagem nisso?
      Sinceramente que eu alguma vez tenha dado por isso não.. Mas como é algo que sempre esteve presente é difícil de dizer.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
        Vi um programa sobre isso, não sei ser foi na discovery, ou noutro canal do género. Havia um gajo que também via os números de maneira diferente, e também as letras, ou nomes. E decorava tudo, só de ver uma vez. Isso bem treinado, e podes ganhar muito dinheiro.
        Mas treinado é uma coisa, qualquer um de nós então fazia, agora nascer a ver as coisas assim...
        Ou é muita imaginação ou fumavam coisas.

        Comentário


          #34
          A questão é essa. O gajo nasceu a ver as coisas assim, e treinou esse ''Dom''. Consegue fazer uma conta mais rápido, do que a maioria das pessoas consegue digitar na calculadora.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
            Sinceramente que eu alguma vez tenha dado por isso não.. Mas como é algo que sempre esteve presente é difícil de dizer.
            Ok, é uma maneira diferente de visualizar a coisa.

            Confesso que me continua a ser muito estranho...

            Comentário


              #36
              Não percebi muito bem, consegues ter uma memória fotográfica dos números?

              Eu tenho uma boa memoria para numeros, mas se pensar que tenho mesmo de me lembrar deles não consigo. Muitas vezes nem faço para os decorar, é um hábito que até chateia. Sei todos os numeros de identificação meus e da minha esposa, contas bancárias até de contas que já não tenho. Mas isto não é nenhum fenomeno raro. Quando me esforço (a maior parte das vezes involuntariamente) para decorar algo costumo fazer um offset de conjuntos de 2 numeros, como se os primeiros fossem coordenadas relativas e os outros fossem por aí a cima em linhas paralelas.

              Comentário


                #37
                Pelo que ando a apurar, é um tipo de sinestesia.

                Gostei disto:

                Superpoder - Sinestesia

                Utilidade - Memorizar mais facilmente informações por meio de associação de mais de um sentido ao mesmo estímulo.

                Frequência - 4% da população
                Editado pela última vez por DoubleM101; 26 July 2013, 22:09.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por joo Ver Post
                  Não percebi muito bem, consegues ter uma memória fotográfica dos números?

                  Eu tenho uma boa memoria para numeros, mas se pensar que tenho mesmo de me lembrar deles não consigo. Muitas vezes nem faço para os decorar, é um hábito que até chateia. Sei todos os numeros de identificação meus e da minha esposa, contas bancárias até de contas que já não tenho. Mas isto não é nenhum fenomeno raro. Quando me esforço (a maior parte das vezes involuntariamente) para decorar algo costumo fazer um offset de conjuntos de 2 numeros, como se os primeiros fossem coordenadas relativas e os outros fossem por aí a cima em linhas paralelas.
                  Por acaso também sou assim. Mas é tudo involuntário. E não recorro a imagens mentais, nem a associações como dizem no tópico.
                  Embora no meu NIB, número de telemóvel, etc, etc decore os números consoante os mesmo me digam alguma coisa, ou pela sua sonoridade, nao sei...

                  O meu telemóvel é 41407** eu digo-o 41, 40, 7**
                  Mas quando mo repetem,para se certificarem que está correcto, dizem sempre 414 07 **
                  Já me vejo atrapalhado para saber se está correcto.
                  O mesmo com o NIB. **** **** 20380011*****
                  Digo-o 203, 800, 11, *** **
                  Se me perguntam se é o 20, 380, 011.... Já não consigo "ver" nada.

                  E consigo obter resultados de calculo (essencialmente adições) quase instantâneas. Isto é, dando um exemplo. Se me perguntarem quanto é 24+47, o 71 sai-me instantânea e naturalmente, sem (aparentemente) elaborar qualquer raciocínio mental de cálculo.

                  A única associação consciente estranha que faço, e não encontro explicação nem qualquer utilidade para ela, é a de associar cores aos números:
                  1 - branco
                  2 - amarelos e bejes
                  3 - verde claro
                  4 - azul ou roxo. Também pode ser castanho.
                  5 - vermelho
                  6 - verde (tons mais escuros)
                  7 - preto ou cinzento
                  8 - tons escuros de vermelho, etc
                  9 - azuis e roxos, violeta.
                  Editado pela última vez por JPR; 27 July 2013, 01:02.

                  Comentário


                    #39
                    Eu não faço qualquer visualização de números.
                    Para mim, números são naturalmente números.
                    Nunca tive problemas em memorizar números.

                    Quando era miúdo memorizava facilmente todos os números relacionados com informática.
                    Até os códigos de linguagem máquina do Z80 eu decorava (ainda me lembro do RET que é
                    o C9 em hexadecimal e 201 em decimal).

                    E quando era teenager decorava os números de telefone dos amigos e amigas todas sem
                    qualquer esforço.

                    Se há algum "truque" que uso, é agrupar algarismos dos números. Por exemplo, nos números
                    de telefone, associo o grupo de algarismos do indicativo à pessoa. Esse grupo terá várias
                    alternativas seguintes (para pessoas com o mesmo indicativo). Portanto, esse grupo (ou grupos)
                    seguinte de algarismos está associado com o indicativo e com a pessoa.

                    Ou seja, em princípio, o esquema usado em memória será o de um grafo de associações, onde
                    os nós são grupos de algarismos.
                    https://en.wikipedia.org/wiki/Graph_(mathematics)
                    Mas não visualizo qualquer grafo, imagino apenas que seja esse o mecanismo de associação
                    usado para a minha memorização, dado o modo como associo as memórias dos números.

                    Comentário


                      #40
                      Interessante

                      Eu nunca tinha pensado nisto, tenho a informação numérica na cabeça na pasta root sem qualquer organização. Eu penso que sou um pouco metódico, e por ex essa conta em cima não me sai instantaneamente. As únicas que saem são contas decoradas tipo 3x12=36, a tabuada e algumas particularidades matemáticas tipo casos notáveis.

                      Eu para resolver essa conta (24+47), sigo o processo que se ensina na escola primária, unidades 4+7. 1 e vai um, dezenas 2+4, 6 com um 7. Este é um processo rápido devido à simplicidade da conta mas fico com um ligeiro amargo por me estar a sentir um bocado burro. E com a sensação que vocês à medida que a complexidade avança vão aumentando a vantagem em relação a mim.

                      Comentário


                        #41
                        Eu para esse tipo de conta tipo 24+47 faço o seguinte:
                        Somo 20+40=60 e depois somo 4+7=11, e depois somo os dois totais. Se forem grandes os totais volto a separar, tipo 60+10=70 e depois somo 70+1. Também me sinto ''burro'' por fazer esse processo, mas é a forma mais rápida que consigo fazer.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          O meu calendário dos meses tb não é regular-
                          Vjo os meses de forma numérica numa espécie de arco e não pelos nomes. Muitas vezes até tenho dificuldades em associar o número ao nome do mês, sobretudo mês de Outubro e Março. É estranho...

                          Tenho outra particularidade: uso muito os números de semana : semana 30 semana 40 etc. mas isso é mais por causa do meu trabalho que é basedao em transações semanais. A minha mulher irrita-se qd lhe digo " vamos ao lugar x na semana 20 ou 21"
                          Pois claro, é contra natural saber-se que a semana 26 é a semana do 15 agosto (se é que é )


                          Nas contas o que faço é várias coisa, somar 29 com 18, somo 30 com 20 e tiro 3 como faço, 9 e 8 da 17, portanto, 20 e 10 da 30 e 17 da 47.... etc, é por onde o cérebro estiver virado. Em relação às cores não associo algarismos, mas tenho alguma deslexia onde em vez dum 3 ponho um e, no 7 um t, etc
                          Editado pela última vez por callinas; 27 July 2013, 08:25.

                          Comentário


                            #43
                            Por acaso isto é engraçado porque também já me tinha questionado se alguém ao pensar no números (neste caso em particular) os "visualizava" de alguma forma, se estavam todos alinhados, etc.

                            Tenho uma visualização da "disposição física" dos números, neste caso em particular, em que me aparecem em "escada/degraus" (desde o 1 até ao 10), depois num plano mais horizontal até ao 20, volta a "subir" com algumas irregularidades até ao 100. A partir do 100 até ao 1000, de um modo geral, "vejo" apenas as centenas (100, 200, 300, ...) novamente aos degraus e aí começa a subir mais a pique.
                            Isto serve para dar o exemplo.

                            Já o abecedário/alfabeto é mais linear e as letras estão todas mais ou menos alinhadas num plano horizontal, sem grande oscilações entre si.

                            Mas esta particularidade da "visualização" não me serve para os cálculos ou memorizações, ou até pode ter influência mas não deve ser esse o seu principal propósito como referiram alguns, é uma "ajuda" para saber onde se "situam" as coisas.

                            Comentário


                              #44
                              É incrível a quantidade de comentários estúpidos a gozar com o tópico, pois a ideia inicial não é nenhuma parvoíce, é algo muito importante: a forma como o cérebro lida com a informação apreendida.

                              Também eu, desde criança, visualizo os números como uma espécie de trajeto, com curvas e retas. Não faço a mínima ideia se ajuda ou não a fazer contas (penso que não) mas sempre que penso num número, vejo internamente a sua localização nesse trajeto.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                Tenho uma visualização da "disposição física" dos números, neste caso em particular, em que me aparecem em "escada/degraus" (desde o 1 até ao 10), depois num plano mais horizontal até ao 20, volta a "subir" com algumas irregularidades até ao 100. A partir do 100 até ao 1000, de um modo geral, "vejo" apenas as centenas (100, 200, 300, ...) novamente aos degraus e aí começa a subir mais a pique.
                                A visualização que faço é semelhante. No meu caso, há grandes mudanças do trajecto no número 10, no número 20, no número 100 e no número 1000.

                                Comentário


                                  #46
                                  eu para memorizar numeros, os associo com objetos , depois crio uma " historia " não sei bem explicar mas já memorizei numero compridos ( nib, contas bancarias, codigos,datas de nascimento, etc ) por exemplo eu ao numero 1 , é " la flaca " o numero 9 é a foca, numero 4 é o circo ( porque o 1 parece uma gaja magra, o nove uma foca com uma bola , 4 uma tenda de circo )e por ai fora cada quem associa os numero com alguma coisa que se lhe pareça , depois é só criar uma historia, por exemplo a flaca foi ao circo viu uma foca........ pela ordem da historia , são o ordem dos numeros. é uma tecnica muito boa mesmo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    E eu que pensava que era um gajo estranho.

                                    Comentário


                                      #48
                                      É como os meses do ano, também são "visualizados" numa espécie de escada (ou quase exponencial) em que vai subindo e ficando mais inclinada conforme se aproximam os meses finais.

                                      Isto há gente muito estranha!!




                                      E mais uma vez, isto não se trata de um método de memorizar coisas ou de fazer contas mais rápidas (para mim), pelo menos directamente. Trata-se, apenas e só, de uma forma como a nossa (minha) mente organiza as coisas, neste caso os número avulso.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Por acaso nos números de telemóvel sempre tive dificuldade em memorizá-los ou dizê-los na sequência 3-3-3, tem de ser sempre 2-3-2-2, senão já me baralho todo, mesmo que seja o meu

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                          Por acaso nos números de telemóvel sempre tive dificuldade em memorizá-los ou dizê-los na sequência 3-3-3, tem de ser sempre 2-3-2-2, senão já me baralho todo, mesmo que seja o meu
                                          Eu em 7 algarismos digo 1-3-3, em 8 digo 2-3-3, em 9 digo 3-3-3, 10 -1-3-3-3. Mas isto porque é assim que devo dizer as referências das peças automóveis xDD

                                          Comentário


                                            #51
                                            O meu pai na 4ª clase conseguia fazer contas de multiplicar e dividir com vários números, por exemplo, dois números x três números e dava a resposta em menos de 5 segundos (demorava quase o mesmo tempo que o professor a conferir na máquina de calcular), inclusivamente os professores da escola chamaram-me os meus avós para o colocar num colégio particular mas como eram burros comó Orvalho (não por falta de dinheiro) o potencial dele nunca foi aproveitado. Hoje em dia ainda consegue, mas demora mais tempo, mas não muito mais se os números forem menos.

                                            Ele lá consegue organizar os números de uma forma qualquer para conseguir ser tão rápido a responder a estas perguntas, porque ele não tem truques (como alguns que aprendi na faculdade, a minha professora toda feliz a ensinar-nos aquilo (TRUE) ).

                                            Comentário


                                              #52
                                              Comigo funciona assim:


                                              Penso no nr um:




                                              Depois vem o dois:




                                              E o mesmo com todos os outros!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                O meu cérebro não visualiza números em rectas ou em montanhas. Acho que o meu cérebro nem os visualiza sequer! Serei deficiente? Dá sempre jeito para estacionar.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                  Por acaso também sou assim. Mas é tudo involuntário. E não recorro a imagens mentais, nem a associações como dizem no tópico.
                                                  Embora no meu NIB, número de telemóvel, etc, etc decore os números consoante os mesmo me digam alguma coisa, ou pela sua sonoridade, nao sei...

                                                  O meu telemóvel é 41407** eu digo-o 41, 40, 7**
                                                  Mas quando mo repetem,para se certificarem que está correcto, dizem sempre 414 07 **
                                                  Já me vejo atrapalhado para saber se está correcto.
                                                  O mesmo com o NIB. **** **** 20380011*****
                                                  Digo-o 203, 800, 11, *** **
                                                  Se me perguntam se é o 20, 380, 011.... Já não consigo "ver" nada.

                                                  E consigo obter resultados de calculo (essencialmente adições) quase instantâneas. Isto é, dando um exemplo. Se me perguntarem quanto é 24+47, o 71 sai-me instantânea e naturalmente, sem (aparentemente) elaborar qualquer raciocínio mental de cálculo.

                                                  A única associação consciente estranha que faço, e não encontro explicação nem qualquer utilidade para ela, é a de associar cores aos números:
                                                  1 - branco
                                                  2 - amarelos e bejes
                                                  3 - verde claro
                                                  4 - azul ou roxo. Também pode ser castanho.
                                                  5 - vermelho
                                                  6 - verde (tons mais escuros)
                                                  7 - preto ou cinzento
                                                  8 - tons escuros de vermelho, etc
                                                  9 - azuis e roxos, violeta.
                                                  A mim também me acontece isso, mas ainda mais parvo, inútil e sem explicação. É associar cores aos dias da semana.

                                                  Não percebo mesmo de onde surgiu

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu acho que se estão a misturar coisas diferentes. A visualização de que falei, e penso ser também o caso do autor do tópico, ajuda-me a localizar as coisas, sejam elas números, dias, ou outra coisa qualquer. É totalmente involuntário e desde que me lembro que isso acontece.

                                                    Também sempre tive grande facilidade em memorizar matrículas ou números de telefone, mas não propositadamente e sem recurso a qualquer tipo de esquema. Memorizo porque sim. Por outro lado, se precisar realmente de decorar qualquer coisa, às vezes já me vejo grego.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Realmente já andam para aqui uma data de coisas misturadas

                                                      Uma coisa são técnicas que se podem usar para decorar mais facilmente os números, outra é algo com que já se "nasceu" e involuntariamente se traça um "caminho" seja de números, letras, dias da semana, meses, etc.

                                                      Entretanto andei a investigar mais um pouco e de facto é um caso de sinestesia. Em inglês chama-se "number form synesthesia" e apenas uma pequena parte da população a tem. Estima-se que 4 a 5%. Normalmente é genético. É uma forma muito rara de sinestesia.

                                                      Em relação às cores associadas a números também um caso de sinestesia e ao que parece dos tipos mais comuns.

                                                      Comentário


                                                        #57

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Em relação às cores:

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Esse é o problema de criarmos "regras" próprias que facilitam a compreensão de determinado fenómeno, mas que quando problema nos é colocado de forma diferente já não o compreendemos ou sabemos resolver. Mas é normal que cada um de nós crie essas regras pois resolvem o problema na maior parte das vezes.

                                                            Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                                            Por acaso também sou assim. Mas é tudo involuntário. E não recorro a imagens mentais, nem a associações como dizem no tópico.
                                                            Embora no meu NIB, número de telemóvel, etc, etc decore os números consoante os mesmo me digam alguma coisa, ou pela sua sonoridade, nao sei...

                                                            O meu telemóvel é 41407** eu digo-o 41, 40, 7**
                                                            Mas quando mo repetem,para se certificarem que está correcto, dizem sempre 414 07 **
                                                            Já me vejo atrapalhado para saber se está correcto.
                                                            O mesmo com o NIB. **** **** 20380011*****
                                                            Digo-o 203, 800, 11, *** **
                                                            Se me perguntam se é o 20, 380, 011.... Já não consigo "ver" nada.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                              O meu pai na 4ª clase conseguia fazer contas de multiplicar e dividir com vários números, por exemplo, dois números x três números e dava a resposta em menos de 5 segundos (demorava quase o mesmo tempo que o professor a conferir na máquina de calcular), inclusivamente os professores da escola chamaram-me os meus avós para o colocar num colégio particular mas como eram burros comó Orvalho (não por falta de dinheiro) o potencial dele nunca foi aproveitado. Hoje em dia ainda consegue, mas demora mais tempo, mas não muito mais se os números forem menos.

                                                              Ele lá consegue organizar os números de uma forma qualquer para conseguir ser tão rápido a responder a estas perguntas, porque ele não tem truques (como alguns que aprendi na faculdade, a minha professora toda feliz a ensinar-nos aquilo (TRUE) ).
                                                              Eu também faço esses cálculos mentais complicados para a maioria do pessoal, e comecei a faze-los muito novo. Não treinei nem nada, deve ser apenas uma aptidão como outra qualquer. Mas 5 segs é obra, eu a fazer o cálculo por exemplo de 546 x 84 levo entre 15 a 20 segundos, o teu pai de facto é um crânio

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X