Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casa AutoSuficiente - Exemplos - Dicas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Ainda não fui ver os links que puseram, não sei se algum deles fala disto, mas um grupo de portugueses inventou painéis solares maleáveis, que podem cobrir completamente telhados de casas/prédios, adaptando-se à forma destes. Eles criaram ainda o projecto de um cidade em que todos os edifícios tinham isto, e a energia eléctrica produzida era utilizada pelo edifício, e o que sobrasse era vendido à rede nacional (com uma espécie de contador de electricidade, mas ao contrário), e os edifícios que consumissem mais do que o que produziam, utilizavam e pagavam esta energia da rede nacional...se bem me recordo a EDP rejeitou imediatamente a ideia...

    Comentário


      #32
      Deu um especial na rtp2 sobre isso com casos reais, por causa da nova central fotovoltaica no Alentejo

      Comentário


        #33
        Encontrei aqui finalmente os preços.
        4 paineis de 100 Watts = 4* 445€= 1980€
        2 baterias de 1040 amperes = 2*1270= 2540€
        1 inversor 1600€

        sem mais nada ja vamos em 6120€ falta o IVA e a instalação.

        Se eu gastar 35€com a EDP tenho que isto da para 174 meses ou seja 14 anos
        Por essa altura ja tinhja que tre substituido as baterias pelo menos uma .

        Ou seja quando quando o petroleo chegar aos 300 dolars penso nisso

        :D

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

          Ainda não fui ver os links que puseram, não sei se algum deles fala disto, mas um grupo de portugueses inventou painéis solares maleáveis, que podem cobrir completamente telhados de casas/prédios, adaptando-se à forma destes. Eles criaram ainda o projecto de um cidade em que todos os edifícios tinham isto, e a energia eléctrica produzida era utilizada pelo edifício, e o que sobrasse era vendido à rede nacional (com uma espécie de contador de electricidade, mas ao contrário), e os edifícios que consumissem mais do que o que produziam, utilizavam e pagavam esta energia da rede nacional...se bem me recordo a EDP rejeitou imediatamente a ideia...
          A EDP não pode rejeitar. Tanto quanto sei se um particular produz energia eléctrica a partir de fontes renováveis para seu uso particular pode vender o excedente à rede eléctrica e esta é "obrigada" a comprar. Não sei preços de tarifas mas são alternativas interessantes para aquela parte que se produz em excesso.

          Além disso os preços de custo e rendimento de paineis solares têm vindo a melhorar a cada ano, assim como a sua duração, claro que existem condicionantes mas também há incentivos.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Duro

            o problema é que se pensa que este tipo de soluções são coisa de excêntricos e freaks do ambientalismo...
            O conceito de AutoSuficiencia não se refere apenas as questões da "etica ecologica" (protecção da natureza) trata também de outro factor importante que é a: economia, poupança, independência. ;)

            Comentário


              #36
              Quem se interessar pelo tema deve obrigatoriamente pesquisar sobre os trabalhos desenvolvidos por John Seymour, este senhor leva o conceito da AutoSuficiencia ao extremo, é considerado o guru da auto-suficiência, já publicou vários livros entre eles o: “Guia Pratico da Vida Auto-suficiente”, o livro expõem de forma clara numerosas dicas e exemplos. O Livro pode ser adquirido na Amazon ou Fnac, tem em inglês e espanhol, em português não sei.


              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Duro

                citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

                Ainda não fui ver os links que puseram, não sei se algum deles fala disto, mas um grupo de portugueses inventou painéis solares maleáveis, que podem cobrir completamente telhados de casas/prédios, adaptando-se à forma destes. Eles criaram ainda o projecto de um cidade em que todos os edifícios tinham isto, e a energia eléctrica produzida era utilizada pelo edifício, e o que sobrasse era vendido à rede nacional (com uma espécie de contador de electricidade, mas ao contrário), e os edifícios que consumissem mais do que o que produziam, utilizavam e pagavam esta energia da rede nacional...se bem me recordo a EDP rejeitou imediatamente a ideia...
                A EDP não pode rejeitar. Tanto quanto sei se um particular produz energia eléctrica a partir de fontes renováveis para seu uso particular pode vender o excedente à rede eléctrica e esta é "obrigada" a comprar. Não sei preços de tarifas mas são alternativas interessantes para aquela parte que se produz em excesso.

                Além disso os preços de custo e rendimento de paineis solares têm vindo a melhorar a cada ano, assim como a sua duração, claro que existem condicionantes mas também há incentivos.
                Eu vi esta reportagem já a algum tempo, pode ser que a legislação tenha mudado entretanto...mas recordo-me que eles diziam ser necessário criar outra empresa de energia eléctrica, dado a EDP ter recusado....

                Comentário


                  #38
                  eu posso estar errado porque não me informei a fundo sobre isso mas penso que se vende á rede ou seja REN, que é uma entidade diferente da EDP. De qualquer forma, com a liberalização do mercado a EDP já não tem o monopólio...

                  é uma questão de investigar.

                  Comentário


                    #39
                    Também não sei se a EDP ainda é obrigada a aceitar ligações
                    de paineis fotovoltaicos à sua rede.
                    Mas de qualquer maneira, o contrato a que a EDP era obrigada
                    tinha duração limitada, que se não me engano era 5 ou 10 anos.
                    Depois desse período, nada garantia que a EDP comprasse a energia
                    ao preço inicilamente obrigada, ou mesmo que continuasse a aceitar
                    a energia. E o contrato também era limitado a x m2 de área de paineis.

                    E nem 10 anos chegam para compensar o investimento,
                    nem que se vendesse a energia toda à EDP, portanto
                    não havia garantias nenhumas que o investimento compenssasse.

                    Comentário


                      #40
                      Já existem paineis solares com 30 anos de vida útil.

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por XlPower

                        Também não sei se a EDP ainda é obrigada a aceitar ligações
                        de paineis fotovoltaicos à sua rede.
                        Mas de qualquer maneira, o contrato a que a EDP era obrigada
                        tinha duração limitada, que se não me engano era 5 ou 10 anos.
                        Depois desse período, nada garantia que a EDP comprasse a energia
                        ao preço inicilamente obrigada, ou mesmo que continuasse a aceitar
                        a energia. E o contrato também era limitado a x m2 de área de paineis.

                        E nem 10 anos chegam para compensar o investimento,
                        nem que se vendesse a energia toda à EDP, portanto
                        não havia garantias nenhumas que o investimento compenssasse.
                        claro que não, mas estas coisas têm de ser vistas como complementos de fontes de energia. Se desse automaticamente lucro a EDP não tinha centrais termoeléctricas ;)

                        Para além disso com a obrigação de compra de direitos de emissao de gases de estufa, pode ser que as externalidades geradas pela produção convencional de energia comecem a ver-se reflectidas no seu preço e então as renováveis serão cada vez mais competitivas.

                        Para não falar em termos de dependência estratégica de países terceiros e balança de comércio, para um país como Portugal.

                        Comentário


                          #42
                          Up


                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Nthor

                            Up


                            Tópico excelente!
                            Não merece ficar esquecido.

                            Acrescento aidna este fórum onde se pode encontrar alguma informação também.
                            wwww.novaenergia.net/forum

                            Pouca para já nesta área...

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por Luimio

                              citação:Originalmente colocada por Nthor

                              Up


                              Tópico excelente!
                              Não merece ficar esquecido.

                              Acrescento aidna este fórum onde se pode encontrar alguma informação também.
                              wwww.novaenergia.net/forum

                              Pouca para já nesta área...
                              Interessante o forum! já pus nos favoritos.

                              Comentário


                                #45
                                Se alguém estiver interessado numa casa auto-suficiente, para mim gosto mais do termo Bioclimática que é o indicado, podem contactar-me que aqui na empresa fazemos isso há mais de 25 anos.

                                Temos montes de projectos executados. Visitem o site -> www.protermia.pt

                                Já agora, não somos instaladores nem vendemos equipamentos, por isso os nossos clientes sabem que o que lhes projectamos é o indicado para a casa deles. Não temos "cotas" com os fornecedores.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                  Se alguém estiver interessado numa casa auto-suficiente, para mim gosto mais do termo Bioclimática que é o indicado, podem contactar-me que aqui na empresa fazemos isso há mais de 25 anos.

                                  Temos montes de projectos executados. Visitem o site -> www.protermia.pt

                                  Já agora, não somos instaladores nem vendemos equipamentos, por isso os nossos clientes sabem que o que lhes projectamos é o indicado para a casa deles. Não temos "cotas" com os fornecedores.
                                  Agradeço a dica! Desconhecia este tipo de empresas em Portugal.

                                  Deve ser corote $$$? quanto custa aproximadamente um projecto de uma mini-hidroelectrica para produzir electricidade para 1 ou 2 casas? e já agora tens noção do custo $$ do material necessario + mão de obra?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Up! Não é relacionado com uma casa suficiente,mas já que se tem usado este tópico para discutir de tudo sobre energias renováveis:

                                    citação:Venturi Eclectic é totalmente amigo do ambiente
                                    O pequeno construtor propõe um veículo verdadeiramente diferente para as grandes áreas urbanas.

                                    A Venturi começou a produzir o revolucionário Eclectic, um veículo citadino de três lugares que usa energias renováveis e não poluentes para se locomover.
                                    O Ecletic pesa 350 quilogramas, com um terço do peso aproximadamente (108 kg) a pertencer às baterias. Estas podem ser recarregadas numa vulgar tomada eléctrica (por 5 horas), por uma turbina de vento, ou então através dos painéis fotovoltaicos presentes no tejadilho (2,5 metros quadrados).
                                    Tem uma autonomia para 50 quilómetros e atinge os 50 km/h de velocidade máxima (limitados electronicamente).
                                    A Venturi já iniciou o fabrico de 20 unidades de pré-produção, mas em Agosto de 2007 o fabricante estima ter montado 200 unidades.
                                    in: http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=85bd6475

                                    Isto era perfeito pra circular nas cidades[^]
                                    Mesmo que este projecto não tenho muito sucesso, acho excelente estas apostas, pois permitem um grande desenvolvimento da tecnologia nesta área... Deveriam por isso, ter todo o apoio dos governos e empresas...

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X