Anúncio

Collapse
No announcement yet.

gestão da informação - universidade nova

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por neapo Ver Post
    Prova-o.
    Tens a certeza que não queres editar o teu post? Ainda vais a tempo...

    Mas se não acreditas nos dados que o pastis postou, porque não provas tu que estás enganado?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
      ok, estás a referir-te ao aspecto mais geral de bi, e o curso não se baseia muito em sas, a única cadeira de sas em que realmente exploras a ferramenta, o miner, e te ensinam a explorar dados é data mining, em econometria dão-te o código para correr no sas e tu pegas nos coeficientes que ele dá e fazes os exercicios à pata
      Atualmente não sei como é mas no meu tempo tinhas SAS no 1º ano até ao final do curso e tanto mexias no SAS em miner e econometria como referiste mas também na cadeira de analise de dados e linguagens de programação.

      Mas para muitos, tudo o que não seja engenherias é sinal que vai dar em desemprego!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Jotalope Ver Post
        Uma coisa é teres uma opinião contrária. Outra coisa é falares sem teres qualquer tipo de conhecimento sobre o assunto e isso tem um nome...
        Mas tu conheces-me de algum lado para fazeres essas apreciações? Sabes lá o que conheço ou o que faço? Um pouco mais de respeito e menos arrogância fazia-te bem...

        Sobre as estatísticas de empregabilidade dos cursos da DGES, é de facto um bom indicador (do passado), mas na minha opinião tem um defeito grave: não distingue os diplomados que estão a trabalhar na área, dos diplomados que estão a trabalhar... mas numa área diferente.

        Já agora, por curiosidade: vão a um site de empregos e façam uma pesquisa por "gestor de informação" , "gestão de informação" ou outros termos específicos deste curso.
        Editado pela última vez por eu; 01 August 2013, 10:23.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Jotalope Ver Post
          Atualmente não sei como é mas no meu tempo tinhas SAS no 1º ano até ao final do curso e tanto mexias no SAS em miner e econometria como referiste mas também na cadeira de analise de dados e linguagens de programação.

          Mas para muitos, tudo o que não seja engenherias é sinal que vai dar em desemprego!
          esqueci-me de análise de dados, agora só pegas no sas no segundo ano em econometria e análise de dados, no guide, depois no terceiro pegas no miner para data mining

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Mas tu conheces-me de algum lado para fazeres essas apreciações? Sabes lá o que conheço ou o que faço? Um pouco mais de respeito e menos arrogância fazia-te bem...

            Sobre as estatísticas de empregabilidade dos cursos da DGES, é de facto um bom indicador (do passado), mas na minha opinião tem um defeito grave: não distingue os diplomados que estão a trabalhar na área, dos diplomados que estão a trabalhar... mas numa área diferente.

            Já agora, por curiosidade: vão a um site de empregos e façam uma pesquisa por "gestor de informação" , "gestão de informação" ou outros termos específicos deste curso.

            Não vai aparecer nada.
            Mas se puseres analista dados, analista sistemas, consultores bi, consultores SAS, gestor CRM, analista CRM, etc...se calhar tens mais sorte.

            Em contrapartida se puser engenheiro aparecem montes de ofertas. Mas para engenheria consegues entrar com 13 valores. Na Nova entras com 16!
            Por curiosidade: exprimenta por médicos a ver o que aparece

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Jotalope Ver Post
              Não vai aparecer nada.
              Mas se puseres analista dados, analista sistemas, consultores bi, consultores SAS, gestor CRM, analista CRM, etc...se calhar tens mais sorte.

              Em contrapartida se puser engenheiro aparecem montes de ofertas. Mas para engenheria consegues entrar com 13 valores. Na Nova entras com 16!
              Por curiosidade: exprimenta por médicos a ver o que aparece
              Já cá faltava a nota de entrada para avaliar a qualidade dum curso e da pessoa que acaba um curso 5 anos depois
              Acho que é um curso porreiro até com saída e tal mas um engenheiro é sempre um engenheiro. Quer-se dizer, cada macaco no seu galho.

              Ainda não chegamos à madeira.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Já cá faltava a nota de entrada para avaliar a qualidade dum curso e da pessoa que acaba um curso 5 anos depois
                Acho que é um curso porreiro até com saída e tal mas um engenheiro é sempre um engenheiro. Quer-se dizer, cada macaco no seu galho.

                Ainda não chegamos à madeira.
                Um engenheiro é sempre um engenheiro e um médico é sempre um médico.

                Tudo o resto, não interessa!

                Só estou a espera do argumento de que um engenheiro tira um master em gestão e pode ser gestor mas um licenciado em gestão nunca poderá ser engenheiro!

                Comentário


                  #38
                  Outra pra fogueira:
                  Quem é recrutado primeiro: alguem que sabe gerir bem a informaçao com variadas tecnologias(alguem com um curso especializado em Gestao de Informaçao) vs alguem que sabe gerir a informaçao com poucas tecnologias mas entende a informaçao(engenheiro, enfermeiro,cientista).


                  Quais a vossas opiniões?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Jotalope Ver Post
                    Um engenheiro é sempre um engenheiro e um médico é sempre um médico.

                    Tudo o resto, não interessa!

                    Não foi isso que escrevi.

                    A tentativa de desvalorização da engenharia através da nota foi tua. claro que se entras por estes caminhos, levas abafadela pois isto está cheio de malta que já desconta para a caixa e paga IRS desde do tempo em que andavas na pré, ou antes...
                    Editado pela última vez por ; 01 August 2013, 10:59.

                    Comentário


                      #40
                      A empregabilidade está tão dependente da receptividade do mercado de trabalho e da própria economia.

                      Em circunstâncias normais um curso superior deveria proporcionar uma rápida assimilação por parte deste mercado.

                      Infelizmente, cá, presentemente, verifica-se é um exôdo para o estrangeiro.

                      Lá fora agradecem imenso, bons cursos, boa preparação, paga pelo contribuinte....

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                        Outra pra fogueira:
                        Quem é recrutado primeiro: alguem que sabe gerir bem a informaçao com variadas tecnologias(alguem com um curso especializado em Gestao de Informaçao) vs alguem que sabe gerir a informaçao com poucas tecnologias mas entende a informaçao(engenheiro, enfermeiro,cientista).


                        Quais a vossas opiniões?
                        o que entendes por entender a informação?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                          Outra pra fogueira:
                          Quem é recrutado primeiro: alguem que sabe gerir bem a informaçao com variadas tecnologias(alguem com um curso especializado em Gestao de Informaçao) vs alguem que sabe gerir a informaçao com poucas tecnologias mas entende a informaçao(engenheiro, enfermeiro,cientista).


                          Quais a vossas opiniões?
                          Para banca, seguradoras grandes empresas e para posições técnicas ( isto é operador de tratamento de dados) etc, acho mais adequado uma pessoa de Gestão da Informação.

                          Meter um Engenheiro a tratar dados avulso ou a operar um software de estatística o tempo inteiro acho que é um desperdício e pouco motivador.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Não foi isso que escrevi.

                            A tentativa de desvalorização da engenharia através da nota foi tua. claro que se entras por estes caminhos, levas abafadela pois isto está cheio de malta que já desconta para a caixa e paga IRS desdo do tempo em que andavas na pré, ou antes...
                            Eu não desvalorizei nada. Quem disse que o curso de gestão de informação não dava empregabilidade no futuro não fui eu.

                            Agora se a nota de admissão não é importante, porque é que existe?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                              o que entendes por entender a informação?
                              Um enfermeiro sabe correlacionar as informaçoes ao nível da saúde, um cientista(vamos dizer um biologo) sabe correlacionar os factores celulares e identificar padroes, etc.

                              É que às vezes é preciso que a informaçao seja passada e explicado o seu conteúdo, para se ter em conta determinadas tolerancias, etc.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                Um enfermeiro sabe correlacionar as informaçoes ao nível da saúde, um cientista(vamos dizer um biologo) sabe correlacionar os factores celulares e identificar padroes, etc.

                                É que às vezes é preciso que a informaçao seja passada e explicado o seu conteúdo, para se ter em conta determinadas tolerancias, etc.
                                porra, era um galo do catano ensinarem-te a mexer num software e extrair informação dele e não te ensinarem a interpretar os outputs

                                Comentário


                                  #46
                                  Malta, já vi por aqui posts bastante interessantes, mas as picardias entre muitos de vós em pouco me ajudam para o que preciso...

                                  Volto a dizer que tirar um curso de Gestão, apesar de ser uma área pela qual me interesso imenso, está fora de questão, uma vez que me encontro em Línguas e Humanidades no Secundário, o que me impossibilita de tirar qualquer curso que tenha Matemática A como prova de ingresso.

                                  No caso do curso deste tópico, Gestão da Informação, as minhas dúvidas iniciais eram, em primeiro lugar em que consistia este curso, o que já foi esclarecido (e bem) por muitos de vós e, em segundo lugar, se apesar de eu poder entrar no curso usando Geografia como prova de ingresso (disciplina que tenho na minha área) vou ver-me muito aflito com as cadeiras de matemática que encontro no curso. Esta última dúvida ainda ninguém me conseguiu esclarecer muito bem.

                                  De nada me serve ir para um curso bom, se depois em mais de metade das cadeiras preciso de bases referentes a disciplinas que não tenho. Em MACS dei estatísticas, e gostei. Se o curso pede como prova de ingresso Geografia e não Geografia+Mat A, à partida estará apto para alunos de Humanidades. No entanto, não tenho certezas disso e de nada me serve poder entrar num curso bom, se depois demoro 10 anos para sair de lá com todas as cadeiras feitas. Para isso, escolho Direito.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                    porra, era um galo do catano ensinarem-te a mexer num software e extrair informação dele e não te ensinarem a interpretar os outputs
                                    Depende. Uma coisa é extraires informaçao e interpretares, outra coisa é, dependendo do que são os dados, saber a sua relevancia.

                                    É o tal dilema do aprender a usar ferramentas e depois aplica-las, ou estudar uma área e depois aprender as ferramentas para a analizar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                      porra, era um galo do catano ensinarem-te a mexer num software e extrair informação dele e não te ensinarem a interpretar os outputs
                                      Normalmente a informacao de BI serve para serem tomadas decisoes por outras pessoas que nao sao as pessoas que implementaram as solucoes. Cada macaco no seu galho.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Normalmente a informacao de BI serve para serem tomadas decisoes por outras pessoas que nao sao as pessoas que implementaram as solucoes. Cada macaco no seu galho.
                                        Mas se queres uma coisa bem feita, fá-la tu mesmo.

                                        Era aí que queria chegar. Se conseguires integrar as 2 capacidades numa pessoa é melhor.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                          Malta, já vi por aqui posts bastante interessantes, mas as picardias entre muitos de vós em pouco me ajudam para o que preciso...

                                          Volto a dizer que tirar um curso de Gestão, apesar de ser uma área pela qual me interesso imenso, está fora de questão, uma vez que me encontro em Línguas e Humanidades no Secundário, o que me impossibilita de tirar qualquer curso que tenha Matemática A como prova de ingresso.

                                          No caso do curso deste tópico, Gestão da Informação, as minhas dúvidas iniciais eram, em primeiro lugar em que consistia este curso, o que já foi esclarecido (e bem) por muitos de vós e, em segundo lugar, se apesar de eu poder entrar no curso usando Geografia como prova de ingresso (disciplina que tenho na minha área) vou ver-me muito aflito com as cadeiras de matemática que encontro no curso. Esta última dúvida ainda ninguém me conseguiu esclarecer muito bem.

                                          De nada me serve ir para um curso bom, se depois em mais de metade das cadeiras preciso de bases referentes a disciplinas que não tenho. Em MACS dei estatísticas, e gostei. Se o curso pede como prova de ingresso Geografia e não Geografia+Mat A, à partida estará apto para alunos de Humanidades. No entanto, não tenho certezas disso e de nada me serve poder entrar num curso bom, se depois demoro 10 anos para sair de lá com todas as cadeiras feitas. Para isso, escolho Direito.
                                          Muitas vezes, em cursos desse género (não sei se será o caso), a que tanto podem aceder pessoas de humanidades como de ciências, no primeiro ano há uma espécie de averiguação de conhecimentos e um recordar das bases de matemática.

                                          Mas porque não te informas disso na faculdade? Se calhar através do plano curricular das diciplinas consegues ter essa noção.

                                          Se escolheres direito estás 10 anos até ter emprego de jeito... vai dar ao mesmo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                            Mas se queres uma coisa bem feita, fá-la tu mesmo.

                                            Era aí que queria chegar. Se conseguires integrar as 2 capacidades numa pessoa é melhor.
                                            Isso é impossível. O Zeinal Bava ve relatorios e toma decisoes a partir deles, ele quer lá saber como é que aquilo é feito. E quem diz este diz qualquer CEO.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Jotalope Ver Post
                                              Eu não desvalorizei nada. Quem disse que o curso de gestão de informação não dava empregabilidade no futuro não fui eu.

                                              Agora se a nota de admissão não é importante, porque é que existe?
                                              Mas queres aferir a qualidade de um curso pela nota do último colocado?

                                              Ainda para mais num curso em que podes escolher uma de três provas de ingresso, e com uma fórmula de cálculo 65 - 35...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                Malta, já vi por aqui posts bastante interessantes, mas as picardias entre muitos de vós em pouco me ajudam para o que preciso...

                                                Volto a dizer que tirar um curso de Gestão, apesar de ser uma área pela qual me interesso imenso, está fora de questão, uma vez que me encontro em Línguas e Humanidades no Secundário, o que me impossibilita de tirar qualquer curso que tenha Matemática A como prova de ingresso.

                                                No caso do curso deste tópico, Gestão da Informação, as minhas dúvidas iniciais eram, em primeiro lugar em que consistia este curso, o que já foi esclarecido (e bem) por muitos de vós e, em segundo lugar, se apesar de eu poder entrar no curso usando Geografia como prova de ingresso (disciplina que tenho na minha área) vou ver-me muito aflito com as cadeiras de matemática que encontro no curso. Esta última dúvida ainda ninguém me conseguiu esclarecer muito bem.

                                                De nada me serve ir para um curso bom, se depois em mais de metade das cadeiras preciso de bases referentes a disciplinas que não tenho. Em MACS dei estatísticas, e gostei. Se o curso pede como prova de ingresso Geografia e não Geografia+Mat A, à partida estará apto para alunos de Humanidades. No entanto, não tenho certezas disso e de nada me serve poder entrar num curso bom, se depois demoro 10 anos para sair de lá com todas as cadeiras feitas. Para isso, escolho Direito.
                                                Não conheço o curso em questão mas parece-me que estás a fazer das matemáticas um bicho papão. Com vontade tudo se faz. Provavelmente terás que marrar forte nessas cadeiras, mais que os teus colegas com mais bases de matemáticas mas acabas por chegar lá. Tem é que haver vontade e trabalho.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Jotalope Ver Post
                                                  Tens a certeza que não queres editar o teu post? Ainda vais a tempo...

                                                  Mas se não acreditas nos dados que o pastis postou, porque não provas tu que estás enganado?
                                                  Chama os últimos 60 gajos formados e diz-me quantos estão neste momento a trabalhar na área e qual o vencimento auferido, depois sim acredito e relego-me à minha ignorância.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    A minha namorada está a concluir o mestrado em Gestão de Informação na Nova. Perguntas (quanto mais específicas, melhor) podes colocar para eu lhe perguntar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      dei uma olhadela ao plano de estudos tanto da UNL como do ISEG... e há algo que salta logo à vista: pouca matemática e pouca estatística.
                                                      em teoria de probabilidades, não vi nada que se associasse à axiomática de kolmogorov.
                                                      e não nada de martingalas.

                                                      parece-me algo muito técnico. mas se o mercado gosta...
                                                      receio que o curso esteja demasiado virado para uma certa vertente da análise de dados, e que os licenciados, caso o mercado sature (o que é normal, já que me parece de banda estreita) fiquem com poucas qualificações para se virarem.

                                                      eu acho que este tipo de curso faria sentido como mestrado. mas se o mercado gosta...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        A minha namorada está a concluir o mestrado em Gestão de Informação na Nova. Perguntas (quanto mais específicas, melhor) podes colocar para eu lhe perguntar.
                                                        isto já faz mais sentido...

                                                        por curiosidade, qual a formação de base (ie licenciatura)? só a área (não te peço curso nem onde)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                          A minha namorada está a concluir o mestrado em Gestão de Informação na Nova. Perguntas (quanto mais específicas, melhor) podes colocar para eu lhe perguntar.
                                                          Excelente! Era mesmo do que eu precisava:

                                                          - Área do Secundário que ela frequentou
                                                          - Opinião geral do curso (exigência das matemáticas, etc)
                                                          - Perspectivas de emprego na área
                                                          - Saídas profissionais (o que faz um gestor de informação)
                                                          - Se fosse hoje escolheria de novo esse curso? Porquê?

                                                          No geral, tudo o que me puderes dizer sobre esse curso era muito bom. A nível de cadeiras, se tem muitas matemáticas ou é mais teórico. Enfim, o que ela achar importante, diz-me.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                                            dei uma olhadela ao plano de estudos tanto da UNL como do ISEG... e há algo que salta logo à vista: pouca matemática e pouca estatística.
                                                            em teoria de probabilidades, não vi nada que se associasse à axiomática de kolmogorov.
                                                            e não nada de martingalas.

                                                            parece-me algo muito técnico. mas se o mercado gosta...
                                                            receio que o curso esteja demasiado virado para uma certa vertente da análise de dados, e que os licenciados, caso o mercado sature (o que é normal, já que me parece de banda estreita) fiquem com poucas qualificações para se virarem.

                                                            eu acho que este tipo de curso faria sentido como mestrado. mas se o mercado gosta...
                                                            Está fora de questão tirar o mestrado nessa área, uma vez que não posso ir para Gestão. Ou é esse curso, ou é Direito.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                              Excelente! Era mesmo do que eu precisava:
                                                              no post está escrito que a namorada está a tirar o mestrado​...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X