Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serei velho demais para mudar de rumo na minha carreira?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Dado o estado das coisas por cá, aguenta aí mais um tempo que chegue para construir um pé de meia que te permita aguentar o curso e pelo menos mais 2-3 anos de folga.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
      Estudar na suica torna-se impossivel, aqui para estudar tenho que parar de trabalhar e nao me consigo sustentar sem trabalho e com o preço elevado das propinas, é mesmo impossivel.

      Só para teres uma nocao, fui me informar e aqui a maior parte dos estudantes sao de paises tipo emirados arabes, russia, etc onde podem dispensar de uns bons 200 a 500 mil francos para uma formacao completa (ensino superior). É por essa razão que é muito raro ver suicos no ensino superior, e os que la estão sao de familias ricas
      A serio? na suíça o ensino superior é apenas para os ricos? e o resto da população "suícence" o que fazem e quanto ganham?

      de qualquer maneira , se tirar uma licenciatura é muito cara nesse país, eu faria o seguinte:
      juntava dinheiro para uma licenciatura em portugal + custo de vida, e dedicaria-me a 100%(não trabalhar sequer em portugal, apenas estudar) para terminar o curso com a melhor nota possível , depois de terminado regressava a suíça

      assim gastavas menos dinheiro que na suíça e terias uma licenciatura, ou bastante conhecimento para criares o teu negocio

      não tires o curso na expectativa de conseguir emprego numa qualquer empresa, mas sim adquirir "knowledge" para conseguir criar o teu negocio

      Comentário


        #63
        Bom tópico.
        Também serviu para mim, cuja mentalidade é um bocado velha. Estou com 28 anos e queria tirar um curso universitário, mas a maioria das vezes sinto-me "velho e acabado" para isso. O pior é não saber bem o que querer.
        Mas há aqui muitos e bons testemunhos. Bem hajam.

        Comentário


          #64
          sinceramente, quando li o titulo do tópico, pensei que o autor tinha uns 50 anos.

          psicologicamente, somos seres muito vulneráveis.

          eu neste momento, encaro os países como empresas! a empresa Portugal oferece-me poucas garantias de futuro e com fraca credibilidade.

          Comentário


            #65
            obrigado por me fazeres sentir jurássico. Se com 25 anos és velho, eu com 37 sou o quê? Um dinossauro? Olha, com a idade que tenho era perfeitamente capaz de mudar tudo e começar do zero, agora imagina tu com 12 anos a menos

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
              Não sei se servirá para alguma coisa, mas vou falar-te da minha experiência de vida, que é só o que tenho para partilhar.
              Tirei o curso de professor de EVT ao mesmo tempo que trabalhava para diversas empresas e instituições estatais para ganhar para os estudos, porque os meus pais não tinham posses para os pagar. Mas o meu sonho era ser profissional de banda desenhada e viver disso. Ainda cheguei a ter uma meia dúzia de livros publicados (e um que me foi roubado por uma editora o qual se arrastou nos tribunais por 10 anos e me arrasou esse sonho).
              Estudava, trabalhava para pagar os estudos e fazia banda desenhada. Era feliz nos sonhos que tinha, mas a vida encarregou-se de me encaminhar para a carreira de professor porque constituí família e nessa altura deixei de pensar no Eu e passei a pensar no Nós.

              Mas os sonhos nunca morrem.
              Desenhei 2 obras de BD que levei a França, lancei-me em desenhos animados, depois na decoração de interiores, no desenho de cozinhas, em tiras e caricaturas para jornais e finalistas, em pintura de quadros, na pintura mural de interiores, na importação de carros, ilustração de livros de literatura para a infância e de língua gestual, entre outras... e recentemente desenhei o projeto Alfa Romeo Giulia que consegui que fosse entregue em Paris ao chefe de Design do Grupo Fiat (nunca tinha feito tal coisa, gastei 2 meses do meu verão, mas se não tivesse tentado nunca saberia se teria ou não conseguido).
              Tentar vale sempre a pena, pois enriquece-nos, embora eu olhe para a minha vida como um enorme fracasso por tudo aquilo que poderia ter sido e não fui, à minha volta, os que me rodeiam, valorizam o que sou, tudo o que fiz, e os sucessos que atingi... que não teria conseguido se tivesse ficado parado com medo de falhar.

              Porém, terás sempre de preparar uma rede de sustento para não fazeres acrobacias no vazio com o risco de te estatelares no caso de uma queda. Tens também de ver qual a recetividade do mercado perante as alternativas a que te propões (é que não vivemos isolados no mundo).
              Não tenhas ilusões quanto a Portugal e faz do mundo a tua casa, porque o melhor lugar para ser feliz é junto de quem mais amamos, seja onde for.

              Ouvir alguém dizer-te que és velho demais para seguir os teus sonhos só mesmo vindo de alguém que é realmente muito, muito velho, não na idade mas na mentalidade.
              O meu motor tem muito mais rodagem do que o teu, mas por mais piões que faça, enquanto tiver combustível e estrada pela frente nunca irei encostar às boxes.
              Parar é morrer e impressionam-me aquelas pessoas que chegadas à reforma se sentam dias inteiros no banco do jardim a ver quem passa ou a jogar às cartas. Assim como todos aqueles que desistem de lutar por algo e se arrastam pela espuma dos dias resignados. Gente que está morta, mas que ainda não se deu conta disso.

              Hoje em dia, se a vida me pregar a partida de me deixar sem emprego, irei ficar revoltado, irei chorar, mas nunca baixarei os braços.
              Já caí muitas vezes e nunca me consegui habituar à dor de estar no chão (quem te disser que é fácil está a mentir-te), mas isso fortalece-nos e permite-nos voltar a erguer ainda com mais força e a dar valor a tudo o que conseguirmos, por pouco que seja.

              Se tiveres sucesso todos te apoiarão, não te esqueças nunca disso. Por isso, não ligues aos que te acham velho demais para seguires os teus sonhos, pois se algo não correr como o esperado não serão eles quem estará ali para te ajudar, apenas aparecerão para dizer que tinham razão.
              Se a tua esposa te apoia, tens todo o apoio do mundo, porque se um dia caíres, a mão que te ajudará a levantar será a dela, e isso não tem preço.

              Sei que o que disse não é a resposta concreta de encaminhamento que esperavas (e eu não sou exemplo para ninguém), mas talvez no meio de tanta conversa tenha dito algo que é importante saberes – a resposta está em ti.
              Como dizia o poeta, “o sonho comanda a vida”. Como apenas não consegue quem não tenta, segue os teus sonhos porque só se vive uma vez e esta vida é demasiado curta para ser desperdiçada.
              Bem, deixaste-me sem palavras, imagino como te possas sentir, infelizmente a vida prega-nos partidas, mas estamos aqui para lutar por aquilo que queremos e dou-te os parabens pelos desenhos que fizest da alfa que estao magnificos.

              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              25 anos velho? Deixa-te disso. Se o meu humilde exemplo servir para alguma coisa posso-te dizer que a última vez que mudei radicalmente de vida profissional foi aos 32 anos.
              Obrigado pelo contributo, qualquer resposta ajuda nestes momentos de indecisao.

              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              Nunca se é velho para se estudar. Podemos é estar mais ou menos preparados emocionalmente, psicologicamente e fisicamente aptos para tal.

              No meu caso, fiz o curso na FEUP na idade habitual (18-24 anos) e depois, com 30 anos tirei um MBA.

              Hoje, com 40, não estou a ver-me a estudar novamente para algo em concreto. Mas se tiver que ser....


              Com 25 anos tem muita coisa pela frente. Eu não vinha para Portugal. Não há na Suiça cursos práticos na tua área? Do tipo escola de formação profissional?

              Era o que seguia.
              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
              iEm relaçao à Suiça: eles também não têm um ensino profissional? É caro como o Universitario?
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Acho que dizes que não vinhas porque sabes no teu subconsciente, que lá, terias uma vida +- similar à que tens aqui em termos de reconhecimento social.
              Agora viver-se um vida inteira com o rótulo de emigrante "trabalhador manual" tem implicações psíquicas/ego sobretudo para um jovem que ainda andou na univ cá. Não estamos a falar de emigrantes que emigravam para lá com o 4º ano e sem qq tipo de ambição em termos de estudos, ou de alguém que emigrou para um lugar de quadro superior.
              Existem cursos práticos, mas o problema aqui na suica tambem é a idade para quem tem formacao profissonal, aqui na suica os miudos com formacao profissional acabam a formacao com 19 anos pois comecam aos 16 anos, e se eu seguir esse caminho acabo igualmente aos 28/29 anos e para os suicos sou demasiado velho para ocupar um lugar de um miudo de 19 anos :/

              Outro motivo e respondendo um pouco ao Pastis é mesmo estar farto da suica e claro sinto que a minha "casa" está em portugal. Possivelmente poderia emigrar futuramente para RU, mas já com formacao superior. Emigrar como disseram e bem como se tivesse o 4° ano, lidar todos os dias com pessoas sem estudos e ser tratado como uma delas é complicado(nao digo que essas pessoas sejam diferentes de mim pois o meu pai tambem foi emigrante com a 4° classe, mas eu sinto o meu ego em baixo sabendo que posso ter mais e saber mais e nao o faco.)
              Editado pela última vez por lviegas; 02 August 2013, 18:18.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Vicious Ver Post
                A serio? na suíça o ensino superior é apenas para os ricos? e o resto da população "suícence" o que fazem e quanto ganham?

                de qualquer maneira , se tirar uma licenciatura é muito cara nesse país, eu faria o seguinte:
                juntava dinheiro para uma licenciatura em portugal + custo de vida, e dedicaria-me a 100%(não trabalhar sequer em portugal, apenas estudar) para terminar o curso com a melhor nota possível , depois de terminado regressava a suíça

                assim gastavas menos dinheiro que na suíça e terias uma licenciatura, ou bastante conhecimento para criares o teu negocio

                não tires o curso na expectativa de conseguir emprego numa qualquer empresa, mas sim adquirir "knowledge" para conseguir criar o teu negocio
                Na suica o ensino superior é considerado para os ricos, pois é bastante caro. Para substituir os cursos superiores têm as chamadas aprendizagens que é nada mais nada menos que cursos profissionais de 3 a 4 anos com o objectivo de colocar os jovens no mercado de trabalho rapidamente.

                Um exemplo:

                Um curso universitario de gestao ou economia, entre 2000 a 4000 Francos em taxas de inscricao, propinas anuais entre 24 500 a 85 000 francos por ano dependendo das escolas. Se fores para escolas que consideres privadas do genero de portugal, passa dos 85 000 francos que é uma rapidez, fora livros, etc...

                Um curso profissional igualmente de 3 anos como administrativo e ajudante de comercio (3 anos) por exemplo custa apenas entre 2500 a 4000 francos por ano o problema é que se saires com mais de 21/22 anos de um curso destes nao vais conseguir entrar facilmente no mercado de trabalho pois és velho demais, vejo isso por colegas de trabalho que entraram na empresa onde estou com dificuldade por terem 23 anos


                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                obrigado por me fazeres sentir jurássico. Se com 25 anos és velho, eu com 37 sou o quê? Um dinossauro? Olha, com a idade que tenho era perfeitamente capaz de mudar tudo e começar do zero, agora imagina tu com 12 anos a menos
                De nada Obrigado pelo contributo

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                  Boa Tarde Pessoal,

                  Já a muito que aqui nao participava, mas venho visitar o forum para ver as ultimas novidades

                  Hoje estou com uma duvida, estou á 2 anitos na suica, e acho que esgotei os ultimos cartuchos, fiquei sem paciencia para estar longe do que me faz sentir bem e para tal gostaria de voltar a portugal mas mudar o rumo á minha situacao actual.

                  Actualmente sou Mecanico de maquinas industriais, mas queria mudar completamente a minha situacao profissional. Tenho dinheiro que poupei nos ultimos 2 anos para uma situacao destas, tenho uma matricula congelada no ensino superior (1°ano Gestão de Empresas) e nao tenho qualquer trabalho á minha espera em portugal.

                  Na vossa situacao e sem pensar no habitual do tipo "deixa-te estar que estás bem", "aqui está mau", etc será que me poderiam aconselhar um destino para eu reflectir?

                  Algo que possa estar interessado:
                  -Fazer formacão profissional do genero mecanico, canalizador, electricista, etc
                  -Acabar o meu curso superior de Gestão de empresas ou mudar para outro curso superior, nomeadamente marketing, engenharia e gestão industrial, tecnologias e design multimedia (sao os cursos que me desperta alguma curiosidade, mas gestão de empresas é o preferido)

                  O problema é que tenho 25 anos e com quem partilho os meus pensamentos (amigos e familia) ambos dizem que ja estou velho demais, pois acabarei o curso quase nos 30 apenas a minha mulher me apoia em qualquer decisao.

                  Gostaria de a maior ajuda possivel, pois desconheco o actual mercado de trabalho e acho que preciso de uma motivação para pensar bem no que vou fazer.

                  Obrigado
                  25 anos?E tás velho?Quem disse que ficar desempregado,pode ser uma boa oportunidade foi o Passos Coelho.

                  Agora asério se queres mesmo mudar de vida,segue em frente.Mas se tas a pensar em sair da Suíça.Não saias.Asério. Se vieres para cá,é o pior erro.Eu também quero ver se arranjo alguem de confiança para ir para fora durante 2/3 anos.Para organizar a vida

                  Quanto mudar de ramo.Não percas a esperança.Eu tenho 24 anos feitos,e sempre dei no duro aqui em Portugal.Mas tambem ando a ponderar em mudar de vida(profissão),que era para DJ,falta-me é o curso.Até porque tenho alguma prática.Mas ainda não tive oportunidade de alguem vir-me "buscar" ou tocar em algum bar ou discoteca

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                    Existem cursos práticos, mas o problema aqui na suica tambem é a idade para quem tem formacao profissonal, aqui na suica os miudos com formacao profissional acabam a formacao com 19 anos pois comecam aos 16 anos, e se eu seguir esse caminho acabo igualmente aos 28/29 anos e para os suicos sou demasiado velho para ocupar um lugar de um miudo de 19 anos :/

                    Outro motivo e respondendo um pouco ao Pastis é mesmo estar farto da suica e claro sinto que a minha "casa" está em portugal. Possivelmente poderia emigrar futuramente para RU, mas já com formacao superior. Emigrar como disseram e bem como se tivesse o 4° ano, lidar todos os dias com pessoas sem estudos e ser tratado como uma delas é complicado(nao digo que essas pessoas sejam diferentes de mim pois o meu pai tambem foi emigrante com a 4° classe, mas eu sinto o meu ego em baixo sabendo que posso ter mais e saber mais e nao o faco.)
                    Olha se o teu velho emigrou e se a reforma dele ainda dá para despesa dele e tua (acho que não posso ser mais directo), e se tens cá tecto para viver : aproveita e tira o curso superior cá. À fome não vais morrer certamente.

                    Comentário


                      #70
                      Mudei a minha carreira precisamente com 25 anos.

                      Força nisso!

                      Comentário


                        #71
                        Velhos são os trapos.

                        Temos um amigo de família, que fez das maiores empresas em Portugal e que aos 56 anos (salvo erro), mudou completamente de profissão

                        Deixou de ser Administrador cheio de regalias e agora está a começar de novo. São pessoas como esta que me inspiram.

                        Comentário


                          #72
                          25 anos, velho? Esses amigos é que devem ser velhos... Tens toda a vida a frente, para seguires os teus sonhos

                          Comentário


                            #73
                            Boas.

                            Já respondi à tua mensagem privada.
                            Por acaso já tinha visto o tópico, e até coloquei uns LIKE, antes de enviares a PM.
                            Como o tópico estava bem encaminhado (ou não teria deixado tantos LIKE), acabei
                            por nem sentir necessidade de responder ao tópico.

                            Não vou perder muito tempo a falar sobre os 25 anos de idade, porque já endereçaram
                            esse assunto correctamente.
                            Nunca é tarde para estudar. A realidade é que se deve estudar a vida toda. Fui para a
                            universidade em 1985, e fiz inúmeras formações profissionais ao longo da minha
                            carreira (e dei ainda mais formações). Em 2009 deu-me para me inscrever novamente
                            num curso universitário. Portanto, a necessidade de aprender coisas novas existe em
                            qualquer idade.

                            Quanto ao curso e universidade a escolher...



                            Curso...

                            Deves escolher algo que gostes efectivamente. Dificilmente conseguirás ser um bom
                            profissional numa área que não gostes. Na informática, por exemplo, é impossível
                            ser bom se não se gostar do que se faz. É das tais situações em que se tem de estar
                            em constante aprendizagem. E nunca se aprende nada se não se quiser aprender
                            (gosto). É impossível ensinar a quem não quer aprender.

                            Se pretenderes aprender algo diferente, para ver se há algo que te interessa mais, a
                            melhor altura é precisamente esta, PRECISAMENTE porque, ao CONTRÁRIO do que
                            te disseram (velho demais), ainda és MUITO NOVO. Podes ingressar num curso, e
                            mudar ao fim do 1º ano. Ou levar até ao fim, e alargar as tuas valências na altura do
                            mestrado.
                            Por exemplo:
                            - Bacharelato (não sei porque continuam a chamar a isto licenciatura) em engenharia
                            - Mestrado em administração de empresas (MBA)




                            Universidade...

                            Não vou aqui debater as várias universidades. Como me perguntaste pela Universidade
                            Aberta (via PM), vou discutir os modelos de aprendizagem (não sei porque lhes chamam
                            modelos de ensino).

                            Presencial vs Online

                            Tanto um como outro tem vantagens e desvantagens.

                            No modelo presencial tens mais proximidade com os colegas. Mas, por incrível que pareça,
                            parece-me que a proximidade com os professores é maior no modelo online. Os professores
                            estão sempre disponíveis quer na plataforma online, quer por e-mail. No modelo presencial
                            espera-se que os contactos entre professor e alunos seja na sala de aula, ou
                            presencialmente. No modelo online, espera-se que o contacto seja virtual e por isso em
                            qualquer altura. A universidade funciona efectivamente 24/24 e 7/7. Há sempre pessoal
                            presente a qualquer hora.

                            No modelo presencial tens aulas. No modelo online, não. Há pessoal que quer aulas. Na
                            UAb vejo sempre alguém que reclama por aulas em vídeo. Pessoalmente, acho que as
                            aulas (em vídeo ou não) são uma pura perda de tempo em 99% das situações. Portanto,
                            quem não prescinde de aulas, não deve ir para o modelo online. Na minha opinião, quem
                            precisa de aulas para aprender, deve pensar seriamente se sabe o que é estudar, e rever
                            muito bem os seus métodos de estudo. No mundo real (trabalho) não terá muito sucesso
                            se estiver à espera que lhe ensinem as coisas...

                            O modelo online é uma boa opção para quem trabalha e pretende estudar ao mesmo tempo.
                            O problema é que, a LIBERDADE para gerir o seu próprio tempo de estudo, necessita de
                            uma ENORME capacidade para efectivamente GERIR o tempo, e FORÇA DE VONTADE
                            para cumprir com um programa de estudo. O modelo online requer capacidades além das
                            capacidades inerentes à matéria de estudo. A maturidade é essencial.

                            No modelo online, a capacidade de estudo e auto-aprendizagem é fundamental. Existe
                            sempre ajuda disponível, como disse 24/24 e 7/7 (está sempre alguém disponível, nem
                            que seja um colega), mas se uma pessoa não conseguir encarar o estudo como sendo uma
                            actividade solitária e individual, terá mais problemas que no modelo presencial. O modelo
                            online requer muito mais trabalho individual, o que se assemelha muito mais com o mundo
                            real de trabalho.

                            Portanto, eu diria que, por um lado o modelo online é muito mais exigente que o modelo
                            presencial, que é mais difícil terminar um curso no modelo online, mas... por outro lado,
                            quem termina um curso no modelo online está MUITO mais preparado para ser um bom
                            profissional, do que quem termina um curso no modelo presencial. As capacidades
                            "exigidas" no modelo online são maiores que as capacidades exigidas no modelo presencial
                            e são de grande valor para o mercado de trabalho.

                            A maiorias das grandes universidades está a adoptar o modelo online, e pessoalmente
                            acho que é efectivamente o futuro, tanto como substituição do modelo presencial, como
                            complemento do modelo presencial.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                              (...)
                              Um curso universitario de gestao ou economia, entre 2000 a 4000 Francos em taxas de inscricao, propinas anuais entre 24 500 a 85 000 francos por ano dependendo das escolas. Se fores para escolas que consideres privadas do genero de portugal, passa dos 85 000 francos que é uma rapidez, fora livros, etc...
                              (...)
                              Na UAb pagas 81€ por cadeira a que te inscrevas.
                              Se só te inscreveres a 1 cadeira num semestre, só pagas 81€ nesse semestre.
                              E não, não é o valor por mês. É mesmo para a cadeira na totalidade.

                              Os mestrados e doutoramentos é que são mais caros.

                              Universidade Aberta - Em Qualquer Lugar do Mundo - Pagamentos
                              Universidade Aberta - Em Qualquer Lugar do Mundo - Oferta Pedagógica

                              Comentário


                                #75
                                Ah!
                                Na UAb não precisas de sair da Suiça...
                                Podes fazer os exames na embaixada.

                                Fica é um pouco mais caro:
                                «Propinas de cursos de 1º ciclo (18€ por ects), para residentes no estrangeiro, por unidade curricular 108,00 € »
                                http://www.uab.pt/c/document_library...&groupId=10136

                                108€ por cadeira, em lugar de 81€.

                                Nos PALOP fica mais barato: 60€ por cadeira.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Boas.

                                  Já respondi à tua mensagem privada.
                                  Por acaso já tinha visto o tópico, e até coloquei uns LIKE, antes de enviares a PM.
                                  Como o tópico estava bem encaminhado (ou não teria deixado tantos LIKE), acabei
                                  por nem sentir necessidade de responder ao tópico.

                                  Não vou perder muito tempo a falar sobre os 25 anos de idade, porque já endereçaram
                                  esse assunto correctamente.
                                  Nunca é tarde para estudar. A realidade é que se deve estudar a vida toda. Fui para a
                                  universidade em 1985, e fiz inúmeras formações profissionais ao longo da minha
                                  carreira (e dei ainda mais formações). Em 2009 deu-me para me inscrever novamente
                                  num curso universitário. Portanto, a necessidade de aprender coisas novas existe em
                                  qualquer idade.

                                  Quanto ao curso e universidade a escolher...



                                  Curso...

                                  Deves escolher algo que gostes efectivamente. Dificilmente conseguirás ser um bom
                                  profissional numa área que não gostes. Na informática, por exemplo, é impossível
                                  ser bom se não se gostar do que se faz. É das tais situações em que se tem de estar
                                  em constante aprendizagem. E nunca se aprende nada se não se quiser aprender
                                  (gosto). É impossível ensinar a quem não quer aprender.

                                  Se pretenderes aprender algo diferente, para ver se há algo que te interessa mais, a
                                  melhor altura é precisamente esta, PRECISAMENTE porque, ao CONTRÁRIO do que
                                  te disseram (velho demais), ainda és MUITO NOVO. Podes ingressar num curso, e
                                  mudar ao fim do 1º ano. Ou levar até ao fim, e alargar as tuas valências na altura do
                                  mestrado.
                                  Por exemplo:
                                  - Bacharelato (não sei porque continuam a chamar a isto licenciatura) em engenharia
                                  - Mestrado em administração de empresas (MBA)




                                  Universidade...

                                  Não vou aqui debater as várias universidades. Como me perguntaste pela Universidade
                                  Aberta (via PM), vou discutir os modelos de aprendizagem (não sei porque lhes chamam
                                  modelos de ensino).

                                  Presencial vs Online

                                  Tanto um como outro tem vantagens e desvantagens.

                                  No modelo presencial tens mais proximidade com os colegas. Mas, por incrível que pareça,
                                  parece-me que a proximidade com os professores é maior no modelo online. Os professores
                                  estão sempre disponíveis quer na plataforma online, quer por e-mail. No modelo presencial
                                  espera-se que os contactos entre professor e alunos seja na sala de aula, ou
                                  presencialmente. No modelo online, espera-se que o contacto seja virtual e por isso em
                                  qualquer altura. A universidade funciona efectivamente 24/24 e 7/7. Há sempre pessoal
                                  presente a qualquer hora.

                                  No modelo presencial tens aulas. No modelo online, não. Há pessoal que quer aulas. Na
                                  UAb vejo sempre alguém que reclama por aulas em vídeo. Pessoalmente, acho que as
                                  aulas (em vídeo ou não) são uma pura perda de tempo em 99% das situações. Portanto,
                                  quem não prescinde de aulas, não deve ir para o modelo online. Na minha opinião, quem
                                  precisa de aulas para aprender, deve pensar seriamente se sabe o que é estudar, e rever
                                  muito bem os seus métodos de estudo. No mundo real (trabalho) não terá muito sucesso
                                  se estiver à espera que lhe ensinem as coisas...

                                  O modelo online é uma boa opção para quem trabalha e pretende estudar ao mesmo tempo.
                                  O problema é que, a LIBERDADE para gerir o seu próprio tempo de estudo, necessita de
                                  uma ENORME capacidade para efectivamente GERIR o tempo, e FORÇA DE VONTADE
                                  para cumprir com um programa de estudo. O modelo online requer capacidades além das
                                  capacidades inerentes à matéria de estudo. A maturidade é essencial.

                                  No modelo online, a capacidade de estudo e auto-aprendizagem é fundamental. Existe
                                  sempre ajuda disponível, como disse 24/24 e 7/7 (está sempre alguém disponível, nem
                                  que seja um colega), mas se uma pessoa não conseguir encarar o estudo como sendo uma
                                  actividade solitária e individual, terá mais problemas que no modelo presencial. O modelo
                                  online requer muito mais trabalho individual, o que se assemelha muito mais com o mundo
                                  real de trabalho.

                                  Portanto, eu diria que, por um lado o modelo online é muito mais exigente que o modelo
                                  presencial, que é mais difícil terminar um curso no modelo online, mas... por outro lado,
                                  quem termina um curso no modelo online está MUITO mais preparado para ser um bom
                                  profissional, do que quem termina um curso no modelo presencial. As capacidades
                                  "exigidas" no modelo online são maiores que as capacidades exigidas no modelo presencial
                                  e são de grande valor para o mercado de trabalho.

                                  A maiorias das grandes universidades está a adoptar o modelo online, e pessoalmente
                                  acho que é efectivamente o futuro, tanto como substituição do modelo presencial, como
                                  complemento do modelo presencial.

                                  O que não concordo muito é com o valor das propinas e custos acrescidos a cargo do estudante terá que ter computador pagar a net electricidade pagar software e se for o futuro este método de ensino poucos professores tutores ou formadores vão ficar colocados sendo o aluno o seu auto professor
                                  Editado pela última vez por ; 04 August 2013, 18:14.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por sylva Ver Post
                                    O que não concordo muito é com o valor das propinas e custos acrescidos a cargo do estudante terá que ter computador pagar a net electricidade pagar software e se for o futuro este método de ensino poucos professores tutores ou formadores vão ficar colocados sendo o aluno o seu auto professor
                                    Valor das propinas?!
                                    Não concordas com 81€ por cadeira?!


                                    Terá que ter computador, NET e electricidade?!
                                    Que ideia é que tens tu de uma universidade presencial?
                                    Achas que hoje em dia um universitário faz um curso presencial sem computador
                                    e sem Internet?

                                    SOFTWARE?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
                                    Tens noção do que estás a dizer?
                                    Já fizeste algum curso numa universidade pública?
                                    Não tens de gastar RIGOROSAMENTE NADA com software. Zero. Só gastas se
                                    quiseres.
                                    Primeiro, nunca deves ter ouvido falar em OPEN SOURCE, que é muito melhor que
                                    o software a pagantes que existe por aí.
                                    Segundo, mesmo o software da MacroShit é à borla. Antigamente chamava-se
                                    MSDNAA (Academic Alliance), e agora chama-se Dreamspark.
                                    https://www.dreamspark.com/
                                    Seja como for, no curso de informática da UAb, quem sabe o que está a fazer, usa
                                    exclusivamente sistemas UNIX-like (Linux e OS X), e usa ferramentas Open Source
                                    para tudo. Não houve um único trabalho que eu tivesse feito onde existisse uma única
                                    ferramenta que não fosse Open Source. Zero. Só uso ferramentas Open Source. Há
                                    anos que não gasto um único cêntimo em software, e não faço pirataria de espécie
                                    alguma (nem nos livros faço pirataria, compro sempre os livros todos recomendados,
                                    que é a única coisa onde gasto dinheiro para além das propinas).

                                    Quanto à quantidade de professores / tutores... o método pedagógico é equivalente
                                    nesse ponto. O curso na UAb tem tantos professores e tutores como o curso do IST
                                    nos anos 80.

                                    Acho que estás a falar muito sem saberes do assunto.

                                    Não sei quem é que te andou a contar mentiras sobre o assunto, mas esse alguém ou
                                    não percebe nada da poda, ou então tem a ganhar com a mentira. Só falta dizer que
                                    as universidades privadas são melhores que uma universidade pública por ser online...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Boas.

                                      Já respondi à tua mensagem privada.
                                      Por acaso já tinha visto o tópico, e até coloquei uns LIKE, antes de enviares a PM.
                                      Como o tópico estava bem encaminhado (ou não teria deixado tantos LIKE), acabei
                                      por nem sentir necessidade de responder ao tópico.

                                      Não vou perder muito tempo a falar sobre os 25 anos de idade, porque já endereçaram
                                      esse assunto correctamente.
                                      Nunca é tarde para estudar. A realidade é que se deve estudar a vida toda. Fui para a
                                      universidade em 1985, e fiz inúmeras formações profissionais ao longo da minha
                                      carreira (e dei ainda mais formações). Em 2009 deu-me para me inscrever novamente
                                      num curso universitário. Portanto, a necessidade de aprender coisas novas existe em
                                      qualquer idade.

                                      Quanto ao curso e universidade a escolher...



                                      Curso...

                                      Deves escolher algo que gostes efectivamente. Dificilmente conseguirás ser um bom
                                      profissional numa área que não gostes. Na informática, por exemplo, é impossível
                                      ser bom se não se gostar do que se faz. É das tais situações em que se tem de estar
                                      em constante aprendizagem. E nunca se aprende nada se não se quiser aprender
                                      (gosto). É impossível ensinar a quem não quer aprender.

                                      Se pretenderes aprender algo diferente, para ver se há algo que te interessa mais, a
                                      melhor altura é precisamente esta, PRECISAMENTE porque, ao CONTRÁRIO do que
                                      te disseram (velho demais), ainda és MUITO NOVO. Podes ingressar num curso, e
                                      mudar ao fim do 1º ano. Ou levar até ao fim, e alargar as tuas valências na altura do
                                      mestrado.
                                      Por exemplo:
                                      - Bacharelato (não sei porque continuam a chamar a isto licenciatura) em engenharia
                                      - Mestrado em administração de empresas (MBA)




                                      Universidade...

                                      Não vou aqui debater as várias universidades. Como me perguntaste pela Universidade
                                      Aberta (via PM), vou discutir os modelos de aprendizagem (não sei porque lhes chamam
                                      modelos de ensino).

                                      Presencial vs Online

                                      Tanto um como outro tem vantagens e desvantagens.

                                      No modelo presencial tens mais proximidade com os colegas. Mas, por incrível que pareça,
                                      parece-me que a proximidade com os professores é maior no modelo online. Os professores
                                      estão sempre disponíveis quer na plataforma online, quer por e-mail. No modelo presencial
                                      espera-se que os contactos entre professor e alunos seja na sala de aula, ou
                                      presencialmente. No modelo online, espera-se que o contacto seja virtual e por isso em
                                      qualquer altura. A universidade funciona efectivamente 24/24 e 7/7. Há sempre pessoal
                                      presente a qualquer hora.

                                      No modelo presencial tens aulas. No modelo online, não. Há pessoal que quer aulas. Na
                                      UAb vejo sempre alguém que reclama por aulas em vídeo. Pessoalmente, acho que as
                                      aulas (em vídeo ou não) são uma pura perda de tempo em 99% das situações. Portanto,
                                      quem não prescinde de aulas, não deve ir para o modelo online. Na minha opinião, quem
                                      precisa de aulas para aprender, deve pensar seriamente se sabe o que é estudar, e rever
                                      muito bem os seus métodos de estudo. No mundo real (trabalho) não terá muito sucesso
                                      se estiver à espera que lhe ensinem as coisas...

                                      O modelo online é uma boa opção para quem trabalha e pretende estudar ao mesmo tempo.
                                      O problema é que, a LIBERDADE para gerir o seu próprio tempo de estudo, necessita de
                                      uma ENORME capacidade para efectivamente GERIR o tempo, e FORÇA DE VONTADE
                                      para cumprir com um programa de estudo. O modelo online requer capacidades além das
                                      capacidades inerentes à matéria de estudo. A maturidade é essencial.

                                      No modelo online, a capacidade de estudo e auto-aprendizagem é fundamental. Existe
                                      sempre ajuda disponível, como disse 24/24 e 7/7 (está sempre alguém disponível, nem
                                      que seja um colega), mas se uma pessoa não conseguir encarar o estudo como sendo uma
                                      actividade solitária e individual, terá mais problemas que no modelo presencial. O modelo
                                      online requer muito mais trabalho individual, o que se assemelha muito mais com o mundo
                                      real de trabalho.

                                      Portanto, eu diria que, por um lado o modelo online é muito mais exigente que o modelo
                                      presencial, que é mais difícil terminar um curso no modelo online, mas... por outro lado,
                                      quem termina um curso no modelo online está MUITO mais preparado para ser um bom
                                      profissional, do que quem termina um curso no modelo presencial. As capacidades
                                      "exigidas" no modelo online são maiores que as capacidades exigidas no modelo presencial
                                      e são de grande valor para o mercado de trabalho.

                                      A maiorias das grandes universidades está a adoptar o modelo online, e pessoalmente
                                      acho que é efectivamente o futuro, tanto como substituição do modelo presencial, como
                                      complemento do modelo presencial.
                                      Obrigado pela resposta. Ja vi a tua mensagem. Esta bastante completa obrigado.

                                      Agora ja posso ponderar em tudo aqui dito.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Adicionalmente, já que se falou em custos do modelo online...

                                        E custos do modelo presencial?
                                        Quanto custa em deslocações, alimentação e eventualmente um aluguer de um
                                        quarto, para frequentar um curso no modelo presencial?

                                        Acho que não existe qualquer comparação neste capítulo. O modelo online sai
                                        mais barato que o modelo presencial.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Ver capítulo 6:

                                          http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyre...DONACIONAL.pdf

                                          Comentário


                                            #81
                                            Quando vi o título deste tópico pensei que fosse alguém com 50 anos... a sério...

                                            Bem, relativamente a este assunto, o meu conselho é: pelo amor da Santa não voltes a Portugal. Isto está a afundar-se e não faltam por aqui licenciados em Gestão que invejam o teu trabalho.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              De resto quando comecei a ler pensei que tivesses alguns 40 ou 50 anos. 25?! Força nisso. Só te aconselho é a estudares por aí porque as coisas aqui estão mesmo, mesmo mal e a tendência é para piorar.
                                              Ia dizer precisamente o mesmo... Porque com certeza vais ganhar aí, muito mais como licenciado, do que aqui.

                                              Quanto à tua idade... Quando abri o tópico também pensei que tivesses 50 anos... Agora, com 25?!? muita água passa debaixo da ponte...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X