Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O governo usa os impostos para incentivar incêndios?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    No dia em que esses proprietários passarem a serem responsabilizados pelos incêndios e pelos prejuízos causados a terceiros devido á falta de limpeza dos seus terrenos, pode ser que comecem a pensar de outra forma...
    Como é que pensas responsabilizar os donos de terrenos, muitos deles acima dos 80 anos, a limpar terrenos, com reformas de 200 e tal euros?

    Comentário


      #32
      Limpeza de matas....

      Isto dava um filme daqueles.

      Aqui na minha zona, que é plana, paga-se a 100€ cada 1000m2. Limpeza essa que é feita com tractor com máquina de correntes e roçadora de costas onde o tractor não entra.

      1ha = 1000€.

      Limpeza tem que ser a cada 4 anos para ser efectiva. 1 corte de pinhal é a cada 30 anos, pinheiros de 30 a 40cm de diâmetro, não rolaria para celulose pois aí nem querem pinho.

      2ha de pinheiro em 1993(pinheiros com 30 anos) deu aprox 1700cts em moeda antiga. Agora não dá o equivalente.

      Tirando inflacção e oscilações de preço:
      Pinhal com 2ha que é o que tenho contas conhecidas:
      30 anos = 8500€ de receita.
      Despesas = 7.5*2000€ = 15000€ de custos para não contar com IUCs e afins.

      Ter pinhal então para quê???????

      Não entro aqui com custos de replantação pois o pinhal está automaticamente replantado de pinheiros. Mudar para eucalipto implica um custo grande mas corta o tempo entre cortes para 10-20 anos dependendo se queres ganhar menos mas mais vezes(rolaria para celulose) ou ganhar um pouco mais mas menos vezes(árvores com porte maior para madeira de serrar)
      Não entro com receita de possíveis tractores de lenha que se retire para consumo próprio senão tinha que entrar com os custos de tractor, gasolina, rachar a lenha etc.... Esta lenha é retirada no momento de limpeza pois é desbaste da tal chusma de pinheirada que vem onde a cabeça dos que foram cortados caiu.

      É fazer contas....

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Ele é que sabe...
        Agora enquanto forem dele deve assumir a sua responsabilidade.
        Eu, se fosse atingido por um incêndio causado devido á falta de limpeza dos terrenos de um meu vizinho, podes querer que o pedido de indemnização seguia directo para o tribunal.
        Não sabes do que estás a falar. Achas que vale mesmo a pena o transtorno causado e a incerteza dum processo desses?

        É óbvio que o problema está precisamente na manutenção da floresta, e não nos incendiários, mas não é um problema com solução à vista fácil. Os subsídios de Manutenção e Perca de rendimento ajudam na manutenção de espaços agrícolas, mas e os espaços propriamente florestais? Muitos terrenos são dados como "perdidos" pelos seu donos, devido ao difícil acesso, distanciamento ou falta de marcações. O principal motivo para serem dados como perdidos é precisamente a falta de interesse dos próprios donos por este tipo de bem que deixou de ter sequer rentabilidade, isto tudo devido às políticas europeias da treta, que conseguiram desvalorizar tudo o que é agrícola e florestal e agora ficam ao abandono.

        Veja-se bem, actualmente um pinheiro com 30 anos, que não tenha tido nenhum problema de crescimento, quer na medida do seu atraso quer na medida em que não se tenham desenvolvido com proporções inadequadas ao seu uso e valorização, vale à volta de 100€.

        Cumprimentos

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
          Limpeza de matas....

          Isto dava um filme daqueles.

          Aqui na minha zona, que é plana, paga-se a 100€ cada 1000m2. Limpeza essa que é feita com tractor com máquina de correntes e roçadora de costas onde o tractor não entra.

          1ha = 1000€.

          Limpeza tem que ser a cada 4 anos para ser efectiva. 1 corte de pinhal é a cada 30 anos, pinheiros de 30 a 40cm de diâmetro, não rolaria para celulose pois aí nem querem pinho.

          2ha de pinheiro em 1993(pinheiros com 30 anos) deu aprox 1700cts em moeda antiga. Agora não dá o equivalente.

          Tirando inflacção e oscilações de preço:
          Pinhal com 2ha que é o que tenho contas conhecidas:
          30 anos = 8500€ de receita.
          Despesas = 7.5*2000€ = 15000€ de custos para não contar com IUCs e afins.

          Ter pinhal então para quê???????

          Não entro aqui com custos de replantação pois o pinhal está automaticamente replantado de pinheiros. Mudar para eucalipto implica um custo grande mas corta o tempo entre cortes para 10-20 anos dependendo se queres ganhar menos mas mais vezes(rolaria para celulose) ou ganhar um pouco mais mas menos vezes(árvores com porte maior para madeira de serrar)
          Não entro com receita de possíveis tractores de lenha que se retire para consumo próprio senão tinha que entrar com os custos de tractor, gasolina, rachar a lenha etc.... Esta lenha é retirada no momento de limpeza pois é desbaste da tal chusma de pinheirada que vem onde a cabeça dos que foram cortados caiu.

          É fazer contas....
          Faço minhas as tuas palavras.

          Quanto aos eucaliptos, desaconselho totalmente, são muito "sedentos" e ao fim de 3 cortes o terreno fica em nada.

          Cumprimentos

          Comentário


            #35
            A solução pode passar pela biomassa para produção eléctrica, mas mesmo nesse caso há dificuldades que precisam de ser ultrapassadas (em termos de legislação).

            Em tempos uma pessoa que trabalha numa destas centrais em PT queixava-se que a câmara não queria assinar um protocolo que os deixaria entrar nos terrenos privados para irem recolher composto, mas a verdade é que os terrenos são privados, e portanto sem autorização dos donos nada feito.

            E recolher autorizações de todos os donos dos terrenos é uma tarefa herculeana...

            Comentário


              #36
              Quando arderam 400 mil ha vais pedir indemnização a quem? Ao teu vizinho ou ao tipo do outro distrito onde o fogo começou?

              A maioria dos proprietários não limpa porque não pode financeiramente, não é porque não quer. Depois há aquelas propriedades que é de gente que nem sabe onde fica a aldeia... quanto mais ir lá limpar aquilo.

              A melhor solução seria o emparcelamento mas quem conhece os meios rurais sabem bem que só à força e em último caso é que isto seria possível.

              Já agora, a floresta não é um poço de petróleo, as únicas pessoas que ganham dinheiro com a floresta são os madeireiros e a industria de transformação da madeira. Portanto é preciso cautelas quando se apontam para as matas por limpar e se diz que o proprietário é o culpado.

              Para mim o que é fundamental é limpar as matas numa distância razoável em torno das habitações, eu por exemplo tenho uma faixa de 100m mas porque sou o proprietário dos terreno contíguos, de resto é impensável limpar todas as propriedades, pelos factos que enumerei no meu post anterior.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                Quando arderam 400 mil ha vais pedir indemnização a quem? Ao teu vizinho ou ao tipo do outro distrito onde o fogo começou?

                A maioria dos proprietários não limpa porque não pode financeiramente, não é porque não quer. Depois há aquelas propriedades que é de gente que nem sabe onde fica a aldeia... quanto mais ir lá limpar aquilo.

                A melhor solução seria o emparcelamento mas quem conhece os meios rurais sabem bem que só à força e em último caso é que isto seria possível.

                Já agora, a floresta não é um poço de petróleo, as únicas pessoas que ganham dinheiro com a floresta são os madeireiros e a industria de transformação da madeira. Portanto é preciso cautelas quando se apontam para as matas por limpar e se diz que o proprietário é o culpado.

                Para mim o que é fundamental é limpar as matas numa distância razoável em torno das habitações, eu por exemplo tenho uma faixa de 100m mas porque sou o proprietário dos terreno contíguos, de resto é impensável limpar todas as propriedades, pelos factos que enumerei no meu post anterior.
                Like!

                ( já agora, como é que se põem likes no tapatalk?)


                Sent from my iPad using Tapatalk - now Free

                Comentário


                  #38
                  Em 2005 respondi isto noutro tópico

                  Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                  Já andam por aí mais tópicos sobre incêndios mas eu não podia de deixar deixar a minha opinião neste.

                  Portugal não precisa de Canadairs para combater incêndios.

                  Como já disse várias vezes estão a encarar a prevenção de incêndios ao contrário. Deve-se começar pela floresta primeiro e só no fim os aviões e helicópteros. E antes de chegar aos meio aéreos deve-se investir e muito na formação dos meios terrestres. Formação adequada aos bombeiros.

                  Acreditem que se se for por aqui fica muito, mas mesmo muito mais barato e os resultados serão imensamente melhores, a nível ecológico, de saúde e económico.

                  Pensem primeiro na floresta.
                  Mantenho o que disse.

                  Comentário


                    #39
                    Cabras vão ajudar a prevenir incêndios florestais em Vila Pouca de Aguiar - PÚBLICO

                    E algumas associações voltam ao "antigamente", onde os sistemas agro-florestais ajudavam a reduzir o combustivel disponivel na floresta.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      A solução pode passar pela biomassa para produção eléctrica, mas mesmo nesse caso há dificuldades que precisam de ser ultrapassadas (em termos de legislação).

                      Em tempos uma pessoa que trabalha numa destas centrais em PT queixava-se que a câmara não queria assinar um protocolo que os deixaria entrar nos terrenos privados para irem recolher composto, mas a verdade é que os terrenos são privados, e portanto sem autorização dos donos nada feito.

                      E recolher autorizações de todos os donos dos terrenos é uma tarefa herculeana...

                      Talvez a falta de informação também seja responsável por esse aparente desinteresse. Olha que eu "abria" de bom grado os meus terrenos para lá irem buscar biomassa. Podiam até fazer desbaste de árvores e tudo.

                      Eu ficava com os terrenos limpos e as centrais ficavam com matéria-prima a "preço de custo".

                      Comentário


                        #41
                        jolopes

                        Isso é um dos factores primordiais.

                        Antigamente os pinhais eram valiosos pois até o mato se vendia para astrar os currais e toda a gente andava à cata de gravetos e era uma sorte encontrar um ramo caído.

                        Hoje ninguém quer o mato nem dado. Niguém quer apanhar gravetos para queimar na lareira e quem quer lenha, prefere ir ao pinhal em frente e cortar 1 árvore, tirar os toros bons e o dono do pinhal que fique com a rama quando for lá para cortar 1 árvore para queimar.

                        Os próprios madeireiros até há bem pouco tempo cortavam a lenha e a rama ficava em montes no pinhal. Hoje já removem alguma para biomassa mas fazem-se pagar por isso. Obrigá-los a tirar já se sabe quem ia ficar a arder com os custos: o dono do pinhal que quase que ia pagar para que lhe ficassem com a madeira.

                        Ainda há a situação das matas em zonas montanhosas onde limpar encostas com 20 ou 30º de inclinação é bastante complicado pois nenhuma máquina lá entra e não se consegue facilmente retirar a rama cortada. 1 rolo é simples de puxar com um guincho, agora rama que prende e engata em tudo é complicado. Reconheço que é bastante complicado nessas zonas pois já limpei matas da família na serra de Monchique(a minha mãe é de lá) e era mesmo muito difícil. Nessas zonas ainda há o handicap de que há pouca gente para trabalhar e os poucos que há trabalham pouco e cobram-se de acordo com as leis do mercado e da pouca oferta: caro.

                        Comentário


                          #42
                          Eu desde pequeno que 2/3x por ano que vou ao Norte, e ajudo a limpar as matas do meu avô, geralmente de manhã pois o orvalho e o fresco ajuda, 4 pessoas, 1/2 com máquinas a cortar e o resto a juntar e a acartar para o tractor, numa manhã limpa-se muita coisa, o que se gasta será a gasolina nas máquinas e mesmo essas pouco gastam...
                          Limpa-se a mata, e o mato vai para fazer cama para os animais.
                          Sei que há uns anos o Governo subsidiava para se limpar as matas, não percebo porque é que acabou, será que recebiam e não limpavam??
                          Mais, tanta gente a receber RSI's que são saudáveis e tantos presos nas cadeias porque não utilizar essa mão de obra??
                          Pois uns são coitados, os outros estão presos, antes ficar na cama e/ou ir para o café no caso de uns, e noutros ficar na cela a ver TV...

                          Comentário


                            #43
                            Os subsídios para limpar as matas provinham de fundos comunitários. Infelizmente as regras apertaram e o acesso a esses subsídios é difícil. Sendo praticamente impossível um proprietário individualmente aceder a esses fundos.

                            Comentário


                              #44
                              A única propriedade "extra-urbana" por aqui custou este ano 450€ para limpar (4 homens 2 dias a limpar para cerca de 1ha sem possibilidade de uso de tractor). Não teve nem terá rendimentos tão cedo.

                              Abstenham-se de comentários pseudo iluminados acerca da limpeza, quando a floresta em Portugal é um zero à esquerda em termos de rendimento e o estado continua a c*g*r nisto ou pior....a dificultar a vida a quem quer explorar várias vertentes da mesma.

                              A única situação em que não tenho pena nenhuma das vítimas de incêndios são aqueles casos de idiotas com casa própria rodeada de mato por limpar (mesmo que o terreno não lhe pertença).

                              Comentário


                                #45
                                Infelizmente (ou felizmente) as pessoas não têm noção dos custos envolvidos na limpeza de propriedades florestais. Eu também vou lá com uma roçadora Às costas limpar terrenos meus junto às habitações mas é impensável ir para o meio da serra limpar tudo, andava lá um ano ou mais. Por isso digo e repito, o importante é criar faixas de contenção junto às habitações e manter os acessos limpos e desimpedidos. De resto, se for para arder que arda porque não há muito a fazer.

                                Antes do grande incêndio de 2003 ainda tínhamos a ilusão que ter alguns terrenos limpos era "menos mau", mas não, ou está tudo impecavelmente limpo ou então é para esquecer. O fogo propaga-se com tal velocidade que até AE's salta, quanto mais meia dúzia de metros quadrados de mata limpa.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                  Talvez a falta de informação também seja responsável por esse aparente desinteresse. Olha que eu "abria" de bom grado os meus terrenos para lá irem buscar biomassa. Podiam até fazer desbaste de árvores e tudo.

                                  Eu ficava com os terrenos limpos e as centrais ficavam com matéria-prima a "preço de custo".
                                  Sim, o problema principal aqui é, como disseste lá atrás, identificar numa zona de vários hectares de floresta qual é a parcela que corresponde a quem e tentar o contacto com essa pessoa, quando muitos só sabem que tem um terreno naquela zona quando vem a factura do IMI.

                                  Por outro lado, essas empresas também não podem arriscar e entrar por terrenos privados a dentro, mesmo que 99% dos proprietários agradecessem (acredito que sim), há sempre aquele 1% que não ia gostar e lhes iria causar muitos dissabores (afinal, aquilo é privado). Tentaram protocolar com a câmara que também não quis arriscar, por estar legalmente de mãos atadas.

                                  A única solução que vejo para este problema seria adoptar uma solução tipo a da publicidade nas caixas do correio - Quem não quisesse que fosse recolhido o composto das suas parcelas deixava lá uma indicação ou avisava os serviços camarários, nas restantes parcelas assumia-se que era permitido recolher o composto. A atribuição das parcelas ás empresas seria depois regulada pela câmara.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                    A única propriedade "extra-urbana" por aqui custou este ano 450€ para limpar (4 homens 2 dias a limpar para cerca de 1ha sem possibilidade de uso de tractor). Não teve nem terá rendimentos tão cedo.

                                    Abstenham-se de comentários pseudo iluminados acerca da limpeza, quando a floresta em Portugal é um zero à esquerda em termos de rendimento e o estado continua a c*g*r nisto ou pior....a dificultar a vida a quem quer explorar várias vertentes da mesma.

                                    A única situação em que não tenho pena nenhuma das vítimas de incêndios são aqueles casos de idiotas com casa própria rodeada de mato por limpar (mesmo que o terreno não lhe pertença).
                                    E se for por exemplo um emigrante, que só cá vem 1x por ano??
                                    O dono está-se literalmente a c@g@r ara a mata e o homem é que há-de andar a limpar...
                                    É por estas e por outras que a situação está como está, quem as têm e limpa ardem na mesma porque alguém não limpou, quem as têm e não limpa, a culpa é na mesma de quem têm a sua casa e não limpa o que é dos outros e dever dos mesmos...

                                    E DEPOIS ANDAM OS COITADOS A PROTEGER O QUE É DOS OUTROS E AINDA MORREM!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Sim, o problema principal aqui é, como disseste lá atrás, identificar numa zona de vários hectares de floresta qual é a parcela que corresponde a quem e tentar o contacto com essa pessoa, quando muitos só sabem que tem um terreno naquela zona quando vem a factura do IMI.

                                      Por outro lado, essas empresas também não podem arriscar e entrar por terrenos privados a dentro, mesmo que 99% dos proprietários agradecessem (acredito que sim), há sempre aquele 1% que não ia gostar e lhes iria causar muitos dissabores (afinal, aquilo é privado). Tentaram protocolar com a câmara que também não quis arriscar, por estar legalmente de mãos atadas.

                                      A única solução que vejo para este problema seria adoptar uma solução tipo a da publicidade nas caixas do correio - Quem não quisesse que fosse recolhido o composto das suas parcelas deixava lá uma indicação ou avisava os serviços camarários, nas restantes parcelas assumia-se que era permitido recolher o composto. A atribuição das parcelas ás empresas seria depois regulada pela câmara.
                                      Pois é, é uma das manias tugas.
                                      Não limpam, mas se alguém disser que lá vai passar isto e aquilo, "nahh nada disso no que é meu ninguém entra queres, pagas!"

                                      Ainda aqui á 1/2 anos aquando da construção da A33 havia ali um terreno(e muitos mais, mas lembro-me deste pois passo lá todos os dias) que estava por limpar, sem cercas, as árvores de fruto velhas, e montes de palha, aos anos, assim que souberam que ia lá passar ao lado, foram lá limpar, meter cercas e tudo mais...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                        E se for por exemplo um emigrante, que só cá vem 1x por ano??
                                        O dono está-se literalmente a c@g@r ara a mata e o homem é que há-de andar a limpar...
                                        É por estas e por outras que a situação está como está, quem as têm e limpa ardem na mesma porque alguém não limpou, quem as têm e não limpa, a culpa é na mesma de quem têm a sua casa e não limpa o que é dos outros e dever dos mesmos...

                                        E DEPOIS ANDAM OS COITADOS A PROTEGER O QUE É DOS OUTROS E AINDA MORREM!


                                        Percebendo o teu ponto de vista não posso deixar de discordar.

                                        Eu sei que custa mas se eu tivesse uma casa envolvida por terrenos sujos por limpar, eu perdia amor ao meu tempo e a dinheiro e criava ali uma faixa de contenção. Não é preciso limpar tudo, mas 5/10m em caso de incêndio pode fazer a diferença.

                                        Eu tenho terrenos contíguos aos meus que são um autêntico silvado. Umas duas vezes por ano faço uma máquina com herbicida e vou ao terreno do vizinho, faço ali 2m. Pode não ser muita coisa mas pelo menos evito que o silvado invada o meu terreno.

                                        Isto é como o velho ditado do "esquilo que quer bolota trepa a árvore"...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                          Percebendo o teu ponto de vista não posso deixar de discordar.

                                          Eu sei que custa mas se eu tivesse uma casa envolvida por terrenos sujos por limpar, eu perdia amor ao meu tempo e a dinheiro e criava ali uma faixa de contenção. Não é preciso limpar tudo, mas 5/10m em caso de incêndio pode fazer a diferença.

                                          Eu tenho terrenos contíguos aos meus que são um autêntico silvado. Umas duas vezes por ano faço uma máquina com herbicida e vou ao terreno do vizinho, faço ali 2m. Pode não ser muita coisa mas pelo menos evito que o silvado invada o meu terreno.

                                          Isto é como o velho ditado do "esquilo que quer bolota trepa a árvore"...
                                          Eu também fazia isso, mas de retro-escavadora...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Eu também fazia isso, mas de retro-escavadora...

                                            Pois mas isso fica bem caro...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                              Pois mas isso fica bem caro...
                                              Fica, mas uma vez dá para muito tempo

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                Percebendo o teu ponto de vista não posso deixar de discordar.

                                                Eu sei que custa mas se eu tivesse uma casa envolvida por terrenos sujos por limpar, eu perdia amor ao meu tempo e a dinheiro e criava ali uma faixa de contenção. Não é preciso limpar tudo, mas 5/10m em caso de incêndio pode fazer a diferença.

                                                Eu tenho terrenos contíguos aos meus que são um autêntico silvado. Umas duas vezes por ano faço uma máquina com herbicida e vou ao terreno do vizinho, faço ali 2m. Pode não ser muita coisa mas pelo menos evito que o silvado invada o meu terreno.

                                                Isto é como o velho ditado do "esquilo que quer bolota trepa a árvore"...
                                                Eu no meu caso não preciso, tanto cá tenho mata mas está limpo, este ano nem fomos nós mas caso fosse preciso não era a primeira vez, apesar de não ter muito para arder devido á configuração do mato(aqui em 10m é mesmo só alguma erva que cresceu e secou, mas nem é muita, não constitui problemas) e das casas.

                                                Mas da mesma maneira que certas pessoas não podem limpar as matas por motivos financeiros podem haver outros que não podem limpar o que é dos outros pelo mesmo motivo.
                                                E já se sabe como é por cá, um certo "atrasado" não limpa, mas se eu quiser limpar só arranja entraves, não pode ser assim.
                                                Não posso deixar de ter pena de quem têm as suas casas ou terrenos limpos e os vizinhos não, ou até "raiva" de quem não limpa ao menos á volta do seu terreno e dos vizinhos, nem que não limpe lá no meio

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                  Percebendo o teu ponto de vista não posso deixar de discordar.

                                                  Eu sei que custa mas se eu tivesse uma casa envolvida por terrenos sujos por limpar, eu perdia amor ao meu tempo e a dinheiro e criava ali uma faixa de contenção. Não é preciso limpar tudo, mas 5/10m em caso de incêndio pode fazer a diferença.

                                                  Eu tenho terrenos contíguos aos meus que são um autêntico silvado. Umas duas vezes por ano faço uma máquina com herbicida e vou ao terreno do vizinho, faço ali 2m. Pode não ser muita coisa mas pelo menos evito que o silvado invada o meu terreno.

                                                  Isto é como o velho ditado do "esquilo que quer bolota trepa a árvore"...
                                                  Herbicida não é grande solução e só piora. Em vez de ter silvado verde que arde lentamente tens silvado seco. Colocando herbicida convém passar depois uma máquina escarificadora ou máquina de correntes, se possível de forma a que não tenhas o mato seco encostado à casa.

                                                  5m é claramente curto. Só as labaredas directas atingem 7-10m com os ventos que se geram num incêndio. Diria que no mínimo uns 15m e o ideal seriam uns 25m pelados ou a ter algum tipo de árvore, que fosse as chamadas de retardadoras de incêndio pois ardem mais lentamente. Julgo que são as da família dos sobreiros e azinheiras mas não tenho a certeza.

                                                  O seres tu a limpar de forma repetida o terreno à volta da tua casa que não é teu tem um problema legal grave e muito comum no meio rural: usucapião.

                                                  Até podes ser porreiro e ter um vizinho compreensivo e que não levanta grandes problemas e até agradece que limpes pois fazes algo que é do dever dele e tu não adonas o que não é teu.

                                                  O problema é que se por um lado há vizinhos que pensam que os donos das casas se estão a adonar do terreno vizinho e por isso não autorizam que o os donos da casa limpem(resolvido com um diálogo e uma declaração reconhecida num notário em que prescinde do direito de usucapião) outros há em que é mesmo esse o objectivo principal.

                                                  Quando os donos dos terrenos dão por ela têm uma intimação de que o dono da casa declara o terreno como sendo dele por usucapião pois foi ele que o limpou nos últimos 20 anos (até pode só o ter feito nos últimos 10 anos e apenas de forma parcial, não há como provar que não é à mais tempo e a memória das pessoas não costuma ser muito exacta) e o dono do terreno está feito ao bife se realmente pelo menos não cortou a madeira 1 vez nos últimos 20 anos e/ou não tem uma factura dessa venda (lembrar que há árvores em que o ciclo de corte são 30 anos e aí o bónus do dono da casa é maior pois leva terreno com pinhal quase em modo de fazer dinheiro).

                                                  Há situações de pessoal a "roubar" o equivalente a um terreno que dá para uma casa (1000-1500m^2) só porque limpou uns 200 ou 300m2 Basta limpar 5m de largura num comprimento de 30-40m e como o artigo é indiviso leva-o todo. O levar apenas parte implica dividir artigos e isso é encarado por algumas câmaras como loteamento (óbviamente que por motivos que todos conh€c€mos) com todos os custos daí inerentes e o dono do terreno prefere perder tudo do que passar a ter o custo da criação e manutenção de um lote.

                                                  Este é um ponto muito importante a ter em conta. Nem toda a gente é honesta e de palavra.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Cavin

                                                    Falas do grande incêndio de 2003.

                                                    Qual deles? Serra de Monchique?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                      E se for por exemplo um emigrante, que só cá vem 1x por ano??
                                                      O dono está-se literalmente a c@g@r ara a mata e o homem é que há-de andar a limpar...
                                                      É por estas e por outras que a situação está como está, quem as têm e limpa ardem na mesma porque alguém não limpou, quem as têm e não limpa, a culpa é na mesma de quem têm a sua casa e não limpa o que é dos outros e dever dos mesmos...

                                                      E DEPOIS ANDAM OS COITADOS A PROTEGER O QUE É DOS OUTROS E AINDA MORREM!
                                                      E? Ou limpam ou contractam para limpar. Não estamos a falar de hectares, estamos a falar da envolvência de uma habitação.

                                                      Conheço n casos de amigos com casas rodeadas de mato/floresta em terrenos seus ou de outros, limpos pelos proprietários das casas.

                                                      Qual é a dúvida? É legal? Legalmente os terrenos têm de ser limpos, se o proprietário com terrenos contíguos não faz faço eu ou qualquer pessoa com casa e dois dedos de testa.

                                                      O proprietário vem estrabuchar mesmo depois do outro ter feito um favor? Queixa na câmara...mas o terreno, garanto que era limpo

                                                      Aliás deu-me gozo à 2 semanas atrás um idiota, à rasca por causa da casa em risco a mandar vir com os bombeiros à frente da tv, levou logo com um: "em vez de se queixar se tivesse limpo os terrenos à volta na altura certa isto não estava assim"; veio com a desculpa do terreno com pedra, "comeu" e calou-se por ali..."

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                        Herbicida não é grande solução e só piora. Em vez de ter silvado verde que arde lentamente tens silvado seco. Colocando herbicida convém passar depois uma máquina escarificadora ou máquina de correntes, se possível de forma a que não tenhas o mato seco encostado à casa.

                                                        5m é claramente curto. Só as labaredas directas atingem 7-10m com os ventos que se geram num incêndio. Diria que no mínimo uns 15m e o ideal seriam uns 25m pelados ou a ter algum tipo de árvore, que fosse as chamadas de retardadoras de incêndio pois ardem mais lentamente. Julgo que são as da família dos sobreiros e azinheiras mas não tenho a certeza.

                                                        O seres tu a limpar de forma repetida o terreno à volta da tua casa que não é teu tem um problema legal grave e muito comum no meio rural: usucapião.

                                                        Até podes ser porreiro e ter um vizinho compreensivo e que não levanta grandes problemas e até agradece que limpes pois fazes algo que é do dever dele e tu não adonas o que não é teu.

                                                        O problema é que se por um lado há vizinhos que pensam que os donos das casas se estão a adonar do terreno vizinho e por isso não autorizam que o os donos da casa limpem(resolvido com um diálogo e uma declaração reconhecida num notário em que prescinde do direito de usucapião) outros há em que é mesmo esse o objectivo principal.

                                                        Quando os donos dos terrenos dão por ela têm uma intimação de que o dono da casa declara o terreno como sendo dele por usucapião pois foi ele que o limpou nos últimos 20 anos (até pode só o ter feito nos últimos 10 anos e apenas de forma parcial, não há como provar que não é à mais tempo e a memória das pessoas não costuma ser muito exacta) e o dono do terreno está feito ao bife se realmente pelo menos não cortou a madeira 1 vez nos últimos 20 anos e/ou não tem uma factura dessa venda (lembrar que há árvores em que o ciclo de corte são 30 anos e aí o bónus do dono da casa é maior pois leva terreno com pinhal quase em modo de fazer dinheiro).

                                                        Há situações de pessoal a "roubar" o equivalente a um terreno que dá para uma casa (1000-1500m^2) só porque limpou uns 200 ou 300m2 Basta limpar 5m de largura num comprimento de 30-40m e como o artigo é indiviso leva-o todo. O levar apenas parte implica dividir artigos e isso é encarado por algumas câmaras como loteamento (óbviamente que por motivos que todos conh€c€mos) com todos os custos daí inerentes e o dono do terreno prefere perder tudo do que passar a ter o custo da criação e manutenção de um lote.

                                                        Este é um ponto muito importante a ter em conta. Nem toda a gente é honesta e de palavra.
                                                        O uso capião implica muitos anos e tem de ser provado.

                                                        Se ao fim de muitos anos é outra pessoa que limpa e continua a limpar um terreno contíguo para sua protecção e faz prevaler o uso capião...temos pena.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          E? Ou limpam ou contractam para limpar. Não estamos a falar de hectares, estamos a falar da envolvência de uma habitação.

                                                          Conheço n casos de amigos com casas rodeadas de mato/floresta em terrenos seus ou de outros, limpos pelos proprietários das casas.

                                                          Qual é a dúvida? É legal? Legalmente os terrenos têm de ser limpos, se o proprietário com terrenos contíguos não faz faço eu ou qualquer pessoa com casa e dois dedos de testa.

                                                          O proprietário vem estrabuchar mesmo depois do outro ter feito um favor? Queixa na câmara...mas o terreno, garanto que era limpo

                                                          Aliás deu-me gozo à 2 semanas atrás um idiota, à rasca por causa da casa em risco a mandar vir com os bombeiros à frente da tv, levou logo com um: "em vez de se queixar se tivesse limpo os terrenos à volta na altura certa isto não estava assim"; veio com a desculpa do terreno com pedra, "comeu" e calou-se por ali..."
                                                          No último grande fogo na minha terra apareceu um tontinho desses, de caçadeira em punho, para obrigar os bombeiros a defender-lhe a casa .

                                                          A brinadeira não lhe correu nada bem e nem foi preciso chamar a GNR

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                            Alguém tem ideia dos custo por hora de um tractor, homem ou máquina?
                                                            Alguém tem ideia do rendimento que os proprietários têm?
                                                            Façam contas
                                                            e outros muitos factores

                                                            Depois claro, queres chegar a um terreno mas o caminho não é limpo há anos. Não passa lá um tractor, quanto mais uma pickup.
                                                            Vendam os terrenos


                                                            Isto é como eu querer ter um carro e vir-me queixar que não tenho dinheiro para pneus, filtros, etc..

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                              O uso capião implica muitos anos e tem de ser provado.

                                                              Se ao fim de muitos anos é outra pessoa que limpa e continua a limpar um terreno contíguo para sua protecção e faz prevaler o uso capião...temos pena.
                                                              Se o proprietário pagar os impostos relativamente ao terreno (julgo que) não há lugar a usocapião.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X