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Dúvida - como apresentar queixa e "meter" a EDP em tribunal
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Originalmente Colocado por FMVC Ver PostO melhor é ir á loja, reclamar por telefone não faz muito efeito. Conheço casos idênticos que só foram resolvidos na loja com algum barulho
No meu caso, péssimo Serviço o da EDP Comercial...péssimo!!
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Queria juntar o meu gás e luz, mas já estou a ver que não tem sido fácil...
Quanto ao problema em si, acho que fizeste bem em apresentar a reclamação.
Quanto à DECO, é o que digo há anos... Só serve para fazer Spam.
Quanto aos débitos directos, não são perigo nenhum, para além de permitirem um máximo a debitar, a factura chega a casa sempre antes do débito, pelo que é só confirmar, se houver problemas cancela-se o débito em 30seg.
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Posté muito diferente. eu só pago por débito directo quando não existe outra opção, caso contrário
é tudo por MB. A grande diferença é que no débito directo podem ir à tua conta sem justificação para tal, e depois do dinheiro estar do lado deles é que podes reclamar, como foi o caso nesta situação. Por MB isto nunca teria chegado a acontecer, pois o cliente simplesmente recusava-se a pagar e eles é que teriam de agir. Perante a situação de impasse, teriam de analisar o que se passa e enquanto isso não haveria certamente lugar a corte no fornecimento ;)
Agora se forem reclamar com a empresa, já não se aplica nada disto.
E isto sem falar que quando criam o débito num MB, podem definir logo um limite para o montante a ser cobrado em cada operação (por ex. 75 eur).
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostFoi apenas uma "private joke" por eu ter descoberto que ele tem um clone aqui no forum. Ficou amuado
Resolva lá isso colega Ilyushin, você é que ficou aziado com algo que outro user qualquer lhe disse em tempos e como eu até concordei com ele em qualquer coisa, você arranjou maneira de me querer meter ao barulho. (Disparou em todas as direcções.)
Quanto à private joke, apenas acho que classificar algumas observações de outros users (que possivelmente não conhece), como " tendo piada " e " sendo descabidas ", para alguns pode roçar um pouco o arrogante.
Convenhamos que, embora provavelmente a EDP não vá ressarcir o colega nogueiraribeiro, de juros de mora, custos administrativos e outros itens, a verdade é que, eticamente ele tem razão - pois toda a gente sabe como é que estes monopólios empresariais tratam os clientes no que toca a facturação por ex.
Portanto não acho que as afirmações tenham piada ou sejam descabidas.
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Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver PostIsto não é bem assim! Vocês, por débito directo, podem pedir nos 30 dias seguintes ao débito e directamente no vosso banco, a restituição e cancelamento desse mesmo débito!
Agora se forem reclamar com a empresa, já não se aplica nada disto.
E isto sem falar que quando criam o débito num MB, podem definir logo um limite para o montante a ser cobrado em cada operação (por ex. 75 eur).
Isso da restituição do débito directo serve para qualquer tipo de operação e funciona com todos os bancos? Tens a certeza do que estás a falar? E por exemplo, ao pedires a restituição, não tens de apresentar uma justificação e eles analisam? É que se for assim, então não há riscos. O problema com os DD não é a EDP, PT, etc, pois essas costumam funcionar relativamente bem. O risco maior está em algumas instituições de crédito, eu tenho conhecimento concreto de algumas que debitaram despesas sem avisos prévios.
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Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver PostHahaha, outravez o clone.
Resolva lá isso colega Ilyushin, você é que ficou aziado com algo que outro user qualquer lhe disse em tempos e como eu até concordei com ele em qualquer coisa, você arranjou maneira de me querer meter ao barulho. (Disparou em todas as direcções.)
Quanto à private joke, apenas acho que classificar algumas observações de outros users (que possivelmente não conhece), como " tendo piada " e " sendo descabidas ", para alguns pode roçar um pouco o arrogante.
Convenhamos que, embora provavelmente a EDP não vá ressarcir o colega nogueiraribeiro, de juros de mora, custos administrativos e outros itens, a verdade é que, eticamente ele tem razão - pois toda a gente sabe como é que estes monopólios empresariais tratam os clientes no que toca a facturação por ex.
Portanto não acho que as afirmações tenham piada ou sejam descabidas.
Da forma como ele colocou tem piada, e o funcionário da EDP que receber a carta também vai achar piada. Digo isto porque havendo lugar a indemnização, não é ele que define o valor. Existem mecanismos próprios para tal, e da mesma maneira que ele calculou os juros de mora de uma forma pouco rigorosa (exigiu juros de um ano para um período de um mês), também foi pouco rigoroso na exigência da suposta indemnização.
Eu nunca disse que não concordo com ele, aliás acho que tem toda a razão e a EDP deveria recompensá-lo, mas estas coisas não funcionam simplesmente de acordo com a vontade do cliente. Não vejo aqui nada de arrogante, mas se consegues vislumbrar tal qualidade na minha pessoa, fico contente por ti (ou por si, como gosta que o chamem).
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostQueria juntar o meu gás e luz, mas já estou a ver que não tem sido fácil...
Quanto ao problema em si, acho que fizeste bem em apresentar a reclamação.
Quanto à DECO, é o que digo há anos... Só serve para fazer Spam.
Quanto aos débitos directos, não são perigo nenhum, para além de permitirem um máximo a debitar, a factura chega a casa sempre antes do débito, pelo que é só confirmar, se houver problemas cancela-se o débito em 30seg.
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Update: entretanto tinha uma nova fatura em pagamento, acabei por anular o débito direto a aguardar resposta. Surgiu, a ameaçar, ou pagas ou te cortamos os serviços. Lá tive que pagar, já tinha quase 50€ a mais de gás (é dinheiro...), como estão a terminar os 30 dias para se pronunciarem, pensei bem não tarda vem ai a resposta e fica tudo direito resolve-se.
Hoje emitem nova fatura, e querem-me cobrar ainda mais 126€ de gás (o que perfaz 170€ em excesso!!!).
Vou tentar uma abordagem diferente, amanhã vou-me dirigir pessoalmente a uma loja oficial com as faturas, já com os meus cálculos e conversões (KWh em m3 e vice versa), foto da leitura actual, a ver se consigo sair de lá com o tema encaminhado.
Caso não me resolvam o problema, além de nova reclamação vou mudar de operador (para não ter que pagar esta nova fatura que perfaz 254€ electricidade e gás, em verdade vos digo, no máximo deste valor tenho a pagar 100€), agora espero que o facto de ter questões financeiras pendentes com a EDP não me impeça de mudar de operador. Assim ficam a xuxar no dedo, e que me metam em tribunal se quiserem que ainda lhes sai o tiro pela culatra.
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostUltimo (espero eu novamente) update: a EDP prontificou-se a pagar os gastos resultantes deste processo (nomeadamente chamadas, cartas e outros custos administrativos). Em termos de facturação de momento tudo a rolar.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostQueria juntar o meu gás e luz, mas já estou a ver que não tem sido fácil...
Quanto ao problema em si, acho que fizeste bem em apresentar a reclamação.
Quanto à DECO, é o que digo há anos... Só serve para fazer Spam.
Quanto aos débitos directos, não são perigo nenhum, para além de permitirem um máximo a debitar, a factura chega a casa sempre antes do débito, pelo que é só confirmar, se houver problemas cancela-se o débito em 30seg.
Já aconteceu comigo na ZON numa situação em que me descontaram 50 euros a mais. Desloquei-me ao banco, expus a situação ao gerente e ele fez o extorno na hora.
Depois enviei um e-mail à ZON a explicar a situação e informei-os que teria todo o gosto em pagar quando me enviassem uma factura bem feita.
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Aproveito para tirar uma dúvida, ontem liguei para a EDP porque por puro esquecimento deixei atrasar uma fatura cerca de 10 dias.
Ora qual não é o meu espanto quando me aparece 1.85€ de juros. Muito dirão que é um valor irrisório mas se tivermos que conta que a fatura é sobre uma casa não habitada e o valor é de 25€, 1.85€ são cerca de 7.5% ora isso é abusivo.
Como disse em cima liguei para lá mas ninguém me esclareceu muito bem, uns dizem que é taxa fixa de 4% ora não podia ser porque não estava a bater certo, então foram ver e já era 1.85€ de taxa fixa, mas não me convenceram porque sempre que diziam taxa fixa diziam também que tinha a ver com os 4%. Seria 1.85€ + 4%, mas também não é o caso. Conclusão fiquei sem saber porque me cobraram 1.85€.
Alguém tem conhecimento de como isto se processa? É que se for realmente à percentagem e em 10 dias cobraram 7.5% dá uma taxa de juro de 486%! Meto já dinheiro a render na EDP!
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A EDP cobra juros mínimos. Ou seja, caso o valor de juros calculado para o período em questão seja inferior ao valor mínimo, é cobrado esse valor mínimo.
Se pagares a factura até 8 dias após a data de vencimento, o valor é de 1,25. A partir daí é no mínimo, 1,85 ou outro valor, caso seja superior.
Penso que deve haver uma base legal para isto.Editado pela última vez por Real; 04 October 2013, 10:50.
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostCaríssimos, sou cliente EDP Comercial a um par de anos, e em Maio decidi mudar para aquele tarifário que dava 10% de desconto no gás e 5% na electricidade. Até aqui, impecável.
Em Julho lembram-se de enviar uma factura com acertos, após leitura de empresa que veio errada, queriam cobrar 140€ a mais de gás. Reclamei, aguardei cerca de 2 meses, e a resposta foi simplesmente debitarem o dinheiro todo sem sequer emitirem factura ou um telefonema ou uma carta. Ligo para a EDP e explicam que a minha reclamação tinha sido rejeitada, no entanto, passado uns dias surge uma nota de crédito de 140€.
Até aqui apesar de mal feito, há luz ao fundo do tunel. Problema - chega o dia de vencer o crédito (21 de Agosto), não é pago. Deixo passar 1 dia, ligo e avisam que não tinha sido pago porque o pagamento estava bloqueado. Exigo que seja pago caso contrário avanço para tribunal e dizem-me que em 48h teria o dinheiro na conta. Não o recebi nem após 48h nem nunca.
Entretanto, emitem nova factura (referente ao novo contrato) de 125€, no entanto quando vou a somar as partes - gás e electricidade, não os perfaz. Ligo novamente, a pessoa que me atendeu deu-me razão e disse que ia averiguar, e tinha 15 dias úteis para o fazer. Esse prazo terminou 5ª feira, e como eu estava ressabiado cortei o débito directo para evitar abusos. Ontem recebo carta em casa a ameaçar corte de gás e electricidade, nem justificações, nem cheque com valor em crédito, nada, simplesmente ameaça.
Já recorri à DECO (a mais de 1 mÊs, não responde sequer), já perdi horas ao telefone, há quem me recomende ir a uma loja mas como referi já estou ressabiado, tenho 140€ a receber que foram indevidamente cobrados, e tenho que pagar 45€ a mais porque sim caso contrário fico sem electricidade e gás.
2ª feira vou enviar carta registada com aviso de recepçao a exigir crédito dos valores em falta (140€ + 45€ que vou pagar a mais) juntamente com juros de mora, gastos administrativos e prejuízos pelo tempo perdido, mas acho que se quiser reaver o dinheiro não me fico por aqui, mas também não quero envolver advogados que me custam dinheiro.
Como e onde posso apresentar uma queixa de forma a ir a tribunal?
Fica o aviso, tenham cuidado, os descontos são bonitos mas na realidade saem caros, é tudo uma treta, recomendo que não tenham débito directo.
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Vocês sabem que podem ir ao banco ao fim de 48h do débito directo ter sido efetuado (isto é, até 48h depois a EDP - ou outra empresa - ter tirado o dinheiro da vossa conta bancária) e pedir ao banco que anule o débito directo e o dinheiro volta a cair na vossa conta?
Havia de ser bonito, uma EDP ou uma MEO lembrar-se de me sacar, por exemplo, 500 euros da conta em débito directo e eu não puder fazer nada.
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Originalmente Colocado por MVA Ver PostVocês sabem que podem ir ao banco ao fim de 48h do débito directo ter sido efetuado (isto é, até 48h depois a EDP - ou outra empresa - ter tirado o dinheiro da vossa conta bancária) e pedir ao banco que anule o débito directo e o dinheiro volta a cair na vossa conta?
Havia de ser bonito, uma EDP ou uma MEO lembrar-se de me sacar, por exemplo, 500 euros da conta em débito directo e eu não puder fazer nada.
Se for para solicitar uma rectificação, são 13 meses!
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Então e quando tenho de ir à EDP tratar de algo (por exemplo, anular um contrato), chego lá e tenho quase 100 pessoas à minha frente, das quais 90 vão lá simplesmente para pagar contas
É na EDP e na SMAS (companhia das águas). Um gajo vai tratar duma cena importante e fica 3 horas à espera de ser atendido porque há dezenas de pessoas que não têm mais nada para fazer do que pagar a conta lá.
E nos CTT é igual. Passo horas à espera de ser atendido, com 90% das pessoas à minha frente a pagarem contas de serviços e portagens
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