Anúncio

Collapse
No announcement yet.

opinião-uso de"contactos"em tempo de crise,na nossa sociedade que funciona assim

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Ficou claro?
    Ficou claro que é para ti é normal um proponente avaliar por entrevista um grupo de pessoas que incluem a sua sugestão. Está mais do que visto que as entrevistas para esse avaliador serão inconsequentes porque ele já tem uma decisão tomada a priori. Ou achas que se aparecer um candidato melhor na entrevista o avaliador vai mudar de opinião?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por zMax Ver Post
      Ficou claro que é para ti é normal um proponente avaliar por entrevista um grupo de pessoas que incluem a sua sugestão. Está mais do que visto que as entrevistas para esse avaliador serão inconsequentes porque ele já tem uma decisão tomada a priori. Ou achas que se aparecer um candidato melhor na entrevista o avaliador vai mudar de opinião?
      O que é que não entendeste no conceito de boa-fé?
      Claro que vai escolher o melhor, independentemente de o ter proposto ou não.
      Não está lá a escolher para ganhar um prémio, está lá para escolher a melhor
      ajuda para ele (projecto). É isso que ele tem a ganhar, um colega competente,
      em lugar de uns efémeros 3000 euros que vai estoirar em menos de 1 mês.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


        Depois de arregalar os olhos e de me rir durante uns 10 minutos, optei apenas por realçar algumas coisas mais engraçadas...

        Impagável...
        Só prova o quão alheado da realidade tu andas...
        Ainda acreditas que competência e rendimentos são sinónimos.
        Numa palavra: Berardo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Só prova o quão alheado da realidade tu andas...
          Ainda acreditas que competência e rendimentos são sinónimos.
          Numa palavra: Berardo.

          Tu é que achas que sabes tudo e acreditas que és melhor do que toda a gente mesmo quando se percebe perfeitamente que não fazes a menor ideia do que estás a falar nem conheces mais realidades do que o teu buraquinho do qual parece que nunca saíste (pelo menos do que dás a entender nas tuas intervenções), mas eu é que estou alheado da realidade... confere!

          Pergunto-me como é que as Forbes 500 fazem biliões geridos por incompetentes e incapazes, e tu aí tão disponível, será que é só um problema de atitude?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
            Tu é que achas que sabes tudo e acreditas que és melhor do que toda a gente mesmo quando se percebe perfeitamente que não fazes a menor ideia do que estás a falar nem conheces mais realidades do que o teu buraquinho do qual parece que nunca saíste (pelo menos do que dás a entender nas tuas intervenções), mas eu é que estou alheado da realidade... confere!

            Pergunto-me como é que as Forbes 500 fazem biliões geridos por incompetentes e incapazes, e tu aí tão disponível, será que é só um problema de atitude?
            Não bastou uma palavra?
            Queres duas?
            Ballmer, Elop.

            Já eu dizia antes da Forbes o dizer...
            Oops! Five CEOs Who Should Have Already Been Fired (Cisco, GE, WalMart, Sears, Microsoft) - Forbes

            Provavelmente ainda não terás percebido que as organizações não são apenas uma pessoa,
            e que por isso as incompetências de uns são atenuadas pelo talento de outros.

            Se assim não fosse, este país já teria afundado há muito.
            Experimenta ir trabalhar para a função pública, e perceberás porque aquilo ainda faz alguma
            coisa, apesar dos incompetentes que são eleitos. Tira de lá os técnicos competentes que
            seguram o barco, e vais ver se aquilo funciona.

            Queres outro exemplo?
            Apple.
            Apple com Jobs.
            Apple sem Jobs.
            Apple com Jobs.
            Notou-se a diferença, ou não?

            A mesma coisa na Microsoft.
            Com Gates.
            Sem Gates.

            E no entanto, todos eles ganhavam milhões. Tanto os incompetentes (Ballmer) como os
            competentes (Gates).

            Porque não morreram (Apple e Microsoft) sem os competentes? Porque as empresas
            não são "a one man show". Mas isso não impede que os incompetentes estejam lá a
            ganhar mais que os competentes.

            E queres ver um exemplo da incompetência de Ballmer neste capítulo que estamos a
            discutir (políticas de incentivos)?

            The Terrible Management Technique That Cost Microsoft Its Creativity - Forbes

            O que conta para definir a competência é o cérebro, não são os rendimentos.
            Mas tu continuas a insistir que é nas grandes empresas (as dos biliões) que se fazem
            bem as coisas...



            Se tu visses o que eu tenho visto, até te assustavas... E precisamente nessas dos
            biliões...



            Quanto à minha disponibilidade...
            Não reparaste que eu estou na mesma empresa desde que foi criada?
            Já vi que isto não te disse nada... e assim percebo porque ainda acreditas na competência
            medida pelos rendimentos...

            Comentário


              #36
              Nuno156,

              Não sei se és tão frenético na tua empresa como aqui no fórum, mas um pouco de moderação seria um preâmbulo para as pessoas te entenderem.

              Talvez não tenhas reparado, mas nesta coisa das IT há por aqui pessoal que passou a fasquia de programador há já algum tempo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Nuno156,

                Não sei se és tão frenético na tua empresa como aqui no fórum, mas um pouco de moderação seria um preâmbulo para as pessoas te entenderem.

                Talvez não tenhas reparado, mas nesta coisa das IT há por aqui pessoal que passou a fasquia de programador há já algum tempo.
                Ah! Programador...
                Também não andas atento, já vi...

                Uns fazem o que podem, outros fazem o que sabem,
                outros fazem o que conseguirem, e outros fazem o
                que gostam... ou o que lhes apetece... ou o que for
                necessário.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Já vi que isto não te disse nada... e assim percebo porque ainda acreditas na competência
                  medida pelos rendimentos...

                  Acredito no princípio de Peter, não na competência por rendimentos.

                  E acredito que os melhores, são aqueles que respeitam o trabalho dos outros, que estão sempre prontos a aprender, e que gostam de evoluir. Por outro lado, aqueles que se julgam acima de tudo e de todos, mais inteligentes do que os outros e com um "fixed mindset" são curiosamente os que nunca saem do sítio nem nunca evoluem...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Acredito no princípio de Peter, não na competência por rendimentos.

                    E acredito que os melhores, são aqueles que respeitam o trabalho dos outros, que estão sempre prontos a aprender, e que gostam de evoluir. Por outro lado, aqueles que se julgam acima de tudo e de todos, mais inteligentes do que os outros e com um "fixed mindset" são curiosamente os que nunca saem do sítio nem nunca evoluem...
                    Não foi o que os teus posts anteriores disseram...
                    Foi bem claro que os que sabem o que fazem são pagos a peso de ouro.
                    Foi esse o critério que usaste para justificar que as opções de gestão dos
                    outros eram correctas, e que por isso eram competentes.

                    Parece que agora já aceitas a teoria do cérebro (capacidade de aprender
                    e evoluir)...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Não foi o que os teus posts anteriores disseram...
                      Foi bem claro que os que sabem o que fazem são pagos a peso de ouro.
                      Foi esse o critério que usaste para justificar que as opções de gestão dos
                      outros eram correctas, e que por isso eram competentes.

                      Parece que agora já aceitas a teoria do cérebro (capacidade de aprender
                      e evoluir)...

                      ... continua a achar que tu é que sabes tudo!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        ... continua a achar que tu é que sabes tudo!
                        Eu?!
                        Disse que os prémios eram um erro.
                        Expliquei porquê.

                        Tu defendes que estão bem.
                        Argumentos? Os que ganham muito usam esse sistema.

                        Falaste em estudar e evoluir...
                        Estudaste o sistema?

                        Eu não te disse que já experimentámos esse sistema?
                        Se há um sistema que funciona melhor (provas dadas)
                        porque haveremos de usar um sistema que premeia e
                        promove mercenários, e provoca mal estar entre colegas?

                        Disadvantages of Employee Referrals | eHow

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                          Um gajo tão técnico como tu, que é capaz de ir a um motor de pesquisa e pesquisar por disadvantages of Employee Referrals também é certamente capaz de comer 3 letras e procurar por advantages of Employee Referrals... ou não!?

                          Toma lá da mesma fonte e tudo para (para ver se percebes de uma vez por todas que esses links que metes aqui para a wikipedia ou ehow ou outras fontes que tais são ridículas)...

                          The Advantages of Hiring From an Employee Referral | eHow


                          O meu deu um bocadinho mais de trabalho, tive de procurar por "advantages of Employee Referrals ehow"

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            Um gajo tão técnico como tu, que é capaz de ir a um motor de pesquisa e pesquisar por disadvantages of Employee Referrals também é certamente capaz de comer 3 letras e procurar por advantages of Employee Referrals... ou não!?

                            Toma lá da mesma fonte e tudo para (para ver se percebes de uma vez por todas que esses links que metes aqui para a wikipedia ou ehow ou outras fontes que tais são ridículas)...

                            The Advantages of Hiring From an Employee Referral | eHow


                            O meu deu um bocadinho mais de trabalho, tive de procurar por "advantages of Employee Referrals ehow"
                            Ris-te tanto por tirar 3 letras... Deve ser do sono...


                            Se em lugar de tirares letras (ler na diagonal), lesses na totalidade aquilo
                            que os outros escreveram, terias percebido que eu não estou a discutir
                            as vantagens... Estou bem ciente delas.

                            O problemas são as desvantagens. As tais que tu não queres ver.

                            Dado o adiantado da hora a que estavas a ler, eu dou um desconto.


                            1. Já disse desde o início que estava 100% de acordo com as vantagens dos referral.
                            2. Já disse que continuo a ter os referrals de quem está de boa-fé (os que interessam).
                            3. Já disse que tenho métodos melhores, com menos custos, e sem desvantagens.

                            Pode ser que agora de manhã já leias sem sono.

                            Já ouviste dizer:
                            «O segredo é a alma do negócio»?

                            Pois bem, se esse método fosse assim tão infalível, seria segredo.
                            Espero que compreendas porque não revelo os que usamos.

                            Comentário


                              #44
                              Metendo-me um pouco na conversa, mas admitindo desde já que não percebo nada de gestão e nunca fiz um recrutamento na vida.

                              A recomendação que fiz foi a um director, que já tinha sido meu chefe quando trabalhei nessa empresa. Eu sabia perfeitamente o perfil que ele procurava e sabia também perfeitamente o perfil da pessoa que recomendei. Salvo problemas de adaptação, sabia que o desempenho seria acima das expectativas e essa era a minha única preocupação, por diversos motivos: (i) não queria que a pessoa que recomendei deixasse um emprego onde estava bem visto para mudar para outro e se dar mal, (ii) não queria que perdessem a confiança em mim na empresa e, por último, (iii) sabendo de antemão que seria uma boa recomendação, as portas continuariam abertas para um possível regresso meu no futuro, caso deseje. Penso que ficaram ainda mais abertas.

                              No fim, se tivesse recebido 3000€ pela recomendação teria ficado ainda mais feliz. Se soubesse de antemão que recebia 3000€ ia ser menos cuidadoso a recomendar a pessoa? Não, mas acredito que haja pessoas que se sintam mais tentadas.

                              Comentário


                                #45
                                Há por aqui gente a confundir cunha com referenciação. Vou explicar a diferença:

                                Referenciação:

                                A empresa A procura um programador com optimas qualificações em C/C++, Java e com algum conhecimento em PHC, o funcionário B tem um amigo que precisa de ganhar uns cobres e é um optimo programador que ele sabe que irá satisfazer a empresa plenamente, por esse motivo indica ao recrutador o respectivo.

                                Cunha:

                                Caso real: A Maria é formada em enfermagem no privado com média de 10, nunca esteve para esforçar muito e viveu a vida loca o máximo que pode. A mãe é directora de serviço num hospital central do Norte, é aberto concurso público que requer 2 enfermeiros para o serviço de cirurgia, centenas de enfermeiros com mais CV concorrem, a filha apesar de ser recém-licenciada, é colocada em segundo lugar para garantir a sua entrada.

                                Conseguem perceber a diferença? Há quem não consiga e prefira continuar cego e ser complacente com o trafico de influências.
                                Percebam também que a cunha não existe quando há crise, é transversal a qualquer que seja o estado económico do país e afecta seriamente a produtividade.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  Na minha empresa, se eu meter uma cunha por alguém e essa pessoa acabar contratada pela empresa, eu recebo um prémio de mais de 3000€.

                                  Por isso acho que sim, sou totalmente a favor das cunhas, desde que tudo seja feito de forma transparente e a pessoa mais apta para o lugar seja selecionada.
                                  Não faria mais sentido se a pessoa se mantivesse ao fim do primeiro contrato ? Concordo totalmente com a politica mas acharia mais sensato após a primeira renovação porque o tempo previo seria o tempo de conhecer realmente a pessoa a laborar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                    Há por aqui gente a confundir cunha com referenciação. Vou explicar a diferença:

                                    Referenciação:

                                    A empresa A procura um programador com optimas qualificações em C/C++, Java e com algum conhecimento em PHC, o funcionário B tem um amigo que precisa de ganhar uns cobres e é um optimo programador que ele sabe que irá satisfazer a empresa plenamente, por esse motivo indica ao recrutador o respectivo.

                                    Cunha:

                                    Caso real: A Maria é formada em enfermagem no privado com média de 10, nunca esteve para esforçar muito e viveu a vida loca o máximo que pode. A mãe é directora de serviço num hospital central do Norte, é aberto concurso público que requer 2 enfermeiros para o serviço de cirurgia, centenas de enfermeiros com mais CV concorrem, a filha apesar de ser recém-licenciada, é colocada em segundo lugar para garantir a sua entrada.

                                    Conseguem perceber a diferença? Há quem não consiga e prefira continuar cego e ser complacente com o trafico de influências.
                                    Percebam também que a cunha não existe quando há crise, é transversal a qualquer que seja o estado económico do país e afecta seriamente a produtividade.
                                    Já eu tenho uma experiência diferente.

                                    Quando entrei para o Estado, passei por um longo processo de selecção onde foi avaliada a formação, foram efectuados testes psicológicos, testes físicos e médicos, prova escrita de demonstração de conhecimentos e passei um ano em estágio.

                                    Quando saí do Estado, todos os concursos em empresas para onde concorri eram feitos à medida de pessoas conhecidas, com formação duvidosa e familiares de alguém, sendo sempre relegada para segundo plano, apesar de ter uma formação além do que era exigido. Até ter recorrido à "cunha" e aos conhecimentos de uma rede social e milagre, arranjei trabalho, sem prestar provas, sem demonstrar conhecimentos e sem ninguém me perguntar alguma coisa sobre o trabalho.

                                    O recrutamento e selecção de pessoas, dá trabalho, tem de ser bem feito à primeira já que uma empresa não se pode dar ao luxo de andar a resolver problemas, criados por más contratações e implica criar e manter uma cultura de organização em que os colaboradores mais antigos são tutores dos mais novos. Esta é apenas uma parte da gestão empresarial, mas uma fundamental para o sucesso.

                                    Quando leio que alguém é gestor e vejo que só se dedica a fazer disparates e a ter comportamentos infantis, fico desanimada com a facilidade com que se oferecem diplomas de gestão neste país.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                      Já eu tenho uma experiência diferente.

                                      Quando entrei para o Estado, passei por um longo processo de selecção onde foi avaliada a formação, foram efectuados testes psicológicos, testes físicos e médicos, prova escrita de demonstração de conhecimentos e passei um ano em estágio.

                                      Quando saí do Estado, todos os concursos em empresas para onde concorri eram feitos à medida de pessoas conhecidas, com formação duvidosa e familiares de alguém, sendo sempre relegada para segundo plano, apesar de ter uma formação além do que era exigido. Até ter recorrido à "cunha" e aos conhecimentos de uma rede social e milagre, arranjei trabalho, sem prestar provas, sem demonstrar conhecimentos e sem ninguém me perguntar alguma coisa sobre o trabalho.

                                      O recrutamento e selecção de pessoas, dá trabalho, tem de ser bem feito à primeira já que uma empresa não se pode dar ao luxo de andar a resolver problemas, criados por más contratações e implica criar e manter uma cultura de organização em que os colaboradores mais antigos são tutores dos mais novos. Esta é apenas uma parte da gestão empresarial, mas uma fundamental para o sucesso.

                                      Quando leio que alguém é gestor e vejo que só se dedica a fazer disparates e a ter comportamentos infantis, fico desanimada com a facilidade com que se oferecem diplomas de gestão neste país.
                                      Se calhar depende do lugar a que concorreste, um conhecido concorreu para um posto numa autarquia e teve a sorte de ficar, mais tarde veio a saber que o lugar dele estava guardado para outra pessoa que à última da hora desistiu mas tudo foi feito para garantir que outra pessoa conhecida ficaria no lugar dele, mas como era muito tarde não conseguiram mexer nos papeis.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                        Há por aqui gente a confundir cunha com referenciação. Vou explicar a diferença:

                                        Referenciação:

                                        A empresa A procura um programador com optimas qualificações em C/C++, Java e com algum conhecimento em PHC, o funcionário B tem um amigo que precisa de ganhar uns cobres e é um optimo programador que ele sabe que irá satisfazer a empresa plenamente, por esse motivo indica ao recrutador o respectivo.

                                        Cunha:

                                        Caso real: A Maria é formada em enfermagem no privado com média de 10, nunca esteve para esforçar muito e viveu a vida loca o máximo que pode. A mãe é directora de serviço num hospital central do Norte, é aberto concurso público que requer 2 enfermeiros para o serviço de cirurgia, centenas de enfermeiros com mais CV concorrem, a filha apesar de ser recém-licenciada, é colocada em segundo lugar para garantir a sua entrada.

                                        Conseguem perceber a diferença? Há quem não consiga e prefira continuar cego e ser complacente com o trafico de influências.
                                        Percebam também que a cunha não existe quando há crise, é transversal a qualquer que seja o estado económico do país e afecta seriamente a produtividade.
                                        Estás a pegar nos dois lados do espectro.

                                        Uma referenciação não deixa de ser um tipo de cunha só porque a pessoa sugerida é efectivamente "capaz".

                                        Nem o chavão "cunha" poderá apenas ser associado a colocação de pessoas incompetentes em postos chave.

                                        Vou dar-te um exemplo real de uma grande empresa multinacional que conheço bem.

                                        Em determinada altura abriu uma vaga na direcção / chefia de um sector. "Concorreram":

                                        - o filho do CEO - engenheiro formado no estrangeiro numa universidade TOP, Mestrado técnico + MBA noutra universidade estrangeira TOP e 4 anos de experiência em 2 multinacionais, nas mais distintas áreas, com boas perspectivas de progressão e um salário + regalias impensáveis para a nossa realidade.

                                        - chefes de departamentos internos - a grande maioria dos quais licenciados, mas com anos de casa e uma percepção privilegiada da dinâmica da empresa.

                                        - chefes de sector da mesma empresa, mas em outros locais - aqui tinhas um mix de competências e background, mas no limite terias pessoas academicamente equivalentes e com a tal percepção privilegiada.

                                        Como é óbvio, ficou o filho do CEO, porque a cunha / referenciação deste era superior aos dos outros, mas em momento algum foram questionadas as suas competências.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Referenciação não é cunha basicamente a pessoa faz uma sugestão a entidade é independente para decidir se quer ou não. Na cunha a entidade também é independente para decidir se quer ou não, contudo há favores envolvidos, a entidade mete a pessoa mas também recebe algo em troca. Por exemplo meter o sobrinho e pagar em $, presuntos ou outro tipo de favores...

                                          O que referes são cunhas por amizade ou favorecimentos não é referenciação. Na empresa em que trabalho também há casos de pessoas que entram, passados 2 anos são chefes daquele que era seu chefe e ninguém ousa questionar tais decisões. É porque essa pessoa tem uma ampla formação ou está na empresa há muitos anos? Não, simplesmente há favorecimentos e cunhas envolvidas.

                                          Também podemos ir por outra via, quando um director faz cagada e outro o encobre, um coça as costas do outro e espera ser coçado no futuro. Varia tudo da mesma mentalidade do trafico de influências, algo muito diferente do que é referenciação.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                            Se calhar depende do lugar a que concorreste, um conhecido concorreu para um posto numa autarquia e teve a sorte de ficar, mais tarde veio a saber que o lugar dele estava guardado para outra pessoa que à última da hora desistiu mas tudo foi feito para garantir que outra pessoa conhecida ficaria no lugar dele, mas como era muito tarde não conseguiram mexer nos papeis.
                                            Existem situações assim no Estado, mas de uma forma geral são casos esporádicos e sem relevância, sendo isso mais um mito urbano do que uma realidade.

                                            Muito pouca gente pode, em consciência, afirmar que isso é assim e normalmente são casos de "ouvi dizer" ou de gente resabiada, por não ter capacidade e a formação adequada para a função. Normalmente as pessoas acham que quem entra para o Estado ou "teve muita sorte" ou "conhece alguém", mesmo depois de se explicar todo o processo de selecção, todos os exames escritos, todas as demonstrações colectivas de conhecimentos e o ano de estagio, normalmente fora da zona de conforto do candidato, para evitar todo um conjunto de problemas éticos.

                                            Mas como o que conta é a conversa de café....

                                            Aqui na empresa, devo confessar que já recorri a recomendações, que é como quem diz, aceitei entrevistar amigos de amigos quando comecei a seleccionar colaboradores, mas nunca contratei ninguém só por ser amigo, não contratei ninguém sem o cv correcto e mesmo que a pessoa tenha os conhecimentos, o cv certo e seja amigo de alguém, se não tiver a personalidade certa para se enquadrar na organization behavior ou seja na cultura da organização, não será contratada.

                                            Tão simples como isso.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              O que é que não entendeste no conceito de boa-fé?
                                              Claro que vai escolher o melhor, independentemente de o ter proposto ou não.
                                              Eu entendi o conceito de boa-fé. Mas mais do que entende-lo é preciso pensar no mundo em que vivemos. E no mundo real, o avaliador no final de um grupo de entrevista vai propor a sua sugestão como o melhor candidato, mesmo que tenha existido alguém melhor. A sua participação no grupo de avaliação não é inocente, muitas vezes é sim um garante extra de que a sua sugestão será a selecionada.

                                              Isto é o mundo real, compreendo que no teu mundo seja diferente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Dado o adiantado da hora a que estavas a ler, eu dou um desconto.


                                                Pode ser que agora de manhã já leias sem sono.

                                                Já ouviste dizer:
                                                «O segredo é a alma do negócio»?

                                                Pois bem, se esse método fosse assim tão infalível, seria segredo.
                                                Espero que compreendas porque não revelo os que usamos.
                                                Sono? Horas? Normalmente é assim, quando não se tem mais assunto, desconversa-se e diz-se disparates... lá por ser tarde para ti, para mim eram umas saudáveis 21h da noite, mais coisa menos coisa.

                                                Quanto ao resto, fica com a tua presunção de que tu é que sabes tudo, os outros são todos uns incapazes e incompetentes e a tua mega super empresa é que é boa e sabe os segredos todos do negócio. Pode ser que um dia abras a pestana, ou então não, e ficas assim para sempre.

                                                Contigo não há mais assunto.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                  Não faria mais sentido se a pessoa se mantivesse ao fim do primeiro contrato ? Concordo totalmente com a politica mas acharia mais sensato após a primeira renovação porque o tempo previo seria o tempo de conhecer realmente a pessoa a laborar.

                                                  O prémio é atribuído assim que o referral é contratado. Mas se o referral não ficar na empresa pelo menos 6 meses o bónus é retirado.

                                                  E porque parece que alguns não entenderam exactamente como o processo funciona, um referral passa exactamente pelo mesmo processo de seleção de qualquer outro candidato, passa pelas mesmas entrevistas e pelo mesmo exercício de decisão de um painel de pelo menos 6 pessoas onde TODAS têm de estar de acordo sobre o candidato sem qualquer sombra de dúvida, etc. O referral é apenas mais uma fonte de seleção de talentos (mas linge de ser a única) que assume que por norma "pessoas brilhantes conhecem outras pessoas brilhantes", mas outras fontes de seleção passam pelos périplos pelas melhores universidades do mundo (especialmente posições de entrada), contratações pro-activas junto dos melhores MBAs, os anúncios online, as aplicações espontâneas, o headhunting para posições específicas, etc.


                                                  Eu entrei na minha actual empresa por um referral de um amigo de universidade, se não fosse ele a ter-me convencido a aplicar, eu nunca me lembraria de espontaneamente aplicar para esta empresa dado que a minha formação base nada tinha a ver com o que a empresa fazia, e já lá estou há 7 anos. O mesmo já fiz com 2 pessoas que referi com sucesso para a empresa e por lá se mantêm faz alguns anos também, e estas duas pessoas já referiram outras, e por aí fora.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                    Existem situações assim no Estado, mas de uma forma geral são casos esporádicos e sem relevância, sendo isso mais um mito urbano do que uma realidade.

                                                    Muito pouca gente pode, em consciência, afirmar que isso é assim e normalmente são casos de "ouvi dizer" ou de gente resabiada, por não ter capacidade e a formação adequada para a função. Normalmente as pessoas acham que quem entra para o Estado ou "teve muita sorte" ou "conhece alguém", mesmo depois de se explicar todo o processo de selecção, todos os exames escritos, todas as demonstrações colectivas de conhecimentos e o ano de estagio, normalmente fora da zona de conforto do candidato, para evitar todo um conjunto de problemas éticos.

                                                    Mas como o que conta é a conversa de café....

                                                    Aqui na empresa, devo confessar que já recorri a recomendações, que é como quem diz, aceitei entrevistar amigos de amigos quando comecei a seleccionar colaboradores, mas nunca contratei ninguém só por ser amigo, não contratei ninguém sem o cv correcto e mesmo que a pessoa tenha os conhecimentos, o cv certo e seja amigo de alguém, se não tiver a personalidade certa para se enquadrar na organization behavior ou seja na cultura da organização, não será contratada.

                                                    Tão simples como isso.
                                                    No Estado ao longo da minha vida ouvi imensos casos de concursos forjados, quer a nível autárquico quer ao nível de concursos para hospitais. E em nenhum caso, apesar das denuncias e reclamações feitas junto do júri, não assisti nem li qualquer relato sobre fiscalizações aos concursos.
                                                    Para ti é raro porque não assistes a isso ou então ignoras e assumes que é como disseste comentários de gente frustrada, para mim (eu que não quero nem nunca quis trabalhar na FP) é algo que assisti de forma bastante comum ao longo da minha vida.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                      O prémio é atribuído assim que o referral é contratado. Mas se o referral não ficar na empresa pelo menos 6 meses o bónus é retirado.

                                                      (...)
                                                      Parece ser parecido em todo o lado... onde estou o bónus é atribuído caso o colaborador "recomendado" fique para lá de 6 meses. E também passa pelos processos de selecção, claro...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Boas.Alevantar a poeira ao topico.

                                                        Já abri vários topicos como por exemplo "se o tuga levasse 1 euro por CV" ou mesmo "porque é que servem os RH das empresas"

                                                        O caso que conheço é de uma moça que recentemente(2011/2012 tomou conta(exploração) de um café aqui á beira de casa.Em março deixou de explorar.Recentemente (1 semana duas semanas) fiquei a saber que essa moça está a trabalhar no bar das empregadas do supermercado jumbo,tenho a certeza que usou um dos muitos contacto(por exemplo uma irmã,como 1 ou duas vizinhas que lá trabalham)

                                                        A minha opinião sobre os ditos contactos(cunhas) não passa de tráfico de influencias.Certo que quando vão pessoas concorrer ou mesmo deixar CV dizem "está mau não tamos a meter ninguém"
                                                        È mentira porque está mau para quem não tem contactos aliás as empresas deviam ter vergonha quando alguem vai deixar CV.

                                                        Deviam era logo dizer ao candidato "A gente só recruta com contactos ou cunha",aliás eu mesmo já preenchi várias fichas de candidatura e tem uma pergunta no fundo "conhece alguém na empresa" Sim ou Não.
                                                        Como não conheço ninguém o que respondo Não é obvio.

                                                        Já vi várias pessoas aqui no forum a disserem que vão desistir procurar emprego.Eu quando desistir de procurar emprego peço o rendimento dos lelos.Ou passo-me dos carretos e passo por trabalhador infiltrado

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                          Boas.Alevantar a poeira ao topico.

                                                          Já abri vários topicos como por exemplo "se o tuga levasse 1 euro por CV" ou mesmo "porque é que servem os RH das empresas"

                                                          O caso que conheço é de uma moça que recentemente(2011/2012 tomou conta(exploração) de um café aqui á beira de casa.Em março deixou de explorar.Recentemente (1 semana duas semanas) fiquei a saber que essa moça está a trabalhar no bar das empregadas do supermercado jumbo,tenho a certeza que usou um dos muitos contacto(por exemplo uma irmã,como 1 ou duas vizinhas que lá trabalham)

                                                          A minha opinião sobre os ditos contactos(cunhas) não passa de tráfico de influencias.Certo que quando vão pessoas concorrer ou mesmo deixar CV dizem "está mau não tamos a meter ninguém"
                                                          È mentira porque está mau para quem não tem contactos aliás as empresas deviam ter vergonha quando alguem vai deixar CV.

                                                          Deviam era logo dizer ao candidato "A gente só recruta com contactos ou cunha",aliás eu mesmo já preenchi várias fichas de candidatura e tem uma pergunta no fundo "conhece alguém na empresa" Sim ou Não.
                                                          Como não conheço ninguém o que respondo Não é obvio.

                                                          Já vi várias pessoas aqui no forum a disserem que vão desistir procurar emprego.Eu quando desistir de procurar emprego peço o rendimento dos lelos.Ou passo-me dos carretos e passo por trabalhador infiltrado
                                                          eu não sei como funciona nos outros países na Europa mas na suíça não é normal o candidato não receber uma resposta por escrito ou via email se foi aceite ou não ao emprego que se candidatou, alias essa resposta è ate indispensável como prova para quem esta no fundo de desemprego prova que esta a procurar de emprego.

                                                          o que eu te posso recomendar, freelancer pah è o que esta a dar e resulta, da uma oportunidade a ti mesmo investe em ti.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X