Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pois, eu iria mais longe até.
    Eu diria que hoje em dia as comercializadores são simples empresas de "passar faturas" e nada mais. O resto é tudo com a E-Redes!

    Comentário


      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

      O comercializador (EDP ou Repsol) não tem qualquer influência na tua instalação elétrica.

      Pode é ter havido erro da e-redes no processo de mudança de comercializador. Confirma no balcão digital a potência contratada e procura no diagrama os picos que causaram os disparos (a quanto chegou?)
      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post


      Ou é coincidência, ou na passagem de uma operadora para outra fizeram uma visita técnica e algo ficou mal feito. Mas nem é suposto haver visita técnica nesse caso, até porque a potência não se alterou.

      Quanto ao facto de ser Repsol ou EDP, nada tem a ver com o assunto. Quando muito é responsabilidade da E-Redes.

      Tens acesso ao teu histórico de consumo no site da e-redes? Por lá é relativamente simples consultares as alturas em que houve picos de consumo, e confirmar se bate certo com o que aconteceu.


      Fui ao balcão digital, a potência contratada está correcta.

      Como acedo a esse tal diagrama dos picos? Não estou a encontrar.

      Comentário


        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
        Fui ao balcão digital, a potência contratada está correcta.

        Como acedo a esse tal diagrama dos picos? Não estou a encontrar.
        Precisas ter contador inteligente, integrado na rede inteligente.

        Os meus locais > Produção, consumos e potências > Consultar histórico
        image.png​​

        Comentário


          Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
          Pois, eu iria mais longe até.
          Eu diria que hoje em dia as comercializadores são simples empresas de "passar faturas" e nada mais. O resto é tudo com a E-Redes!
          Então a eletricidade da EDP não é mais compatível com os aparelhos antigos?

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

            Precisas ter contador inteligente, integrado na rede inteligente.

            Os meus locais > Produção, consumos e potências > Consultar histórico
            image.png​​
            Pois, aparentemente não tenho 'rede inteligente' segundo o site, porém o meu contador foi trocado há cerca de meio ano e comunica a leitura automaticamente.

            Tenho, no entanto, o 'Potência máxima tomada mensal', e reparei que em nenhum mês ultrapassa os 7 dos 10.35 contratados, agora não sei qual o critério desta medição (se é média diária, mensal, picos...)

            Comentário


              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
              Pois, aparentemente não tenho 'rede inteligente' segundo o site, porém o meu contador foi trocado há cerca de meio ano e comunica a leitura automaticamente.

              Tenho, no entanto, o 'Potência máxima tomada mensal', e reparei que em nenhum mês ultrapassa os 7 dos 10.35 contratados, agora não sei qual o critério desta medição (se é média diária, mensal, picos...)
              Podes também ver no contador o pico dos últimos 30 dias.

              Comentário


                O MEO Energia também já tem tarifa variável, indexado à OMIE.
                Além da vende do excedente solar a 0,08€ para clientes MEO & MEO Energia têm ainda a oferta do dobro doa dados móveis e da velocidade da internet fixa para clientes MEO.

                Agente | https://www.primebit.pt/meo-energia/...arifa-variavel
                Site Oficial MEO | https://www.meoenergia.pt/eletricidade/tarifa-variavel
                Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 23 April 2024, 15:55.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                  O MEO Energia também já tem tarifa variável, indexado à OMIE.
                  Além da vende do excedente solar a 0,08€ para clientes MEO & MEO Energia têm ainda a oferta do dobro doa dados móveis e da velocidade da internet fixa para clientes MEO.

                  https://www.primebit.pt/meo-energia/...arifa-variavel

                  Percebo que por diversos motivos (interesse próprio, de amigos / familiares) as pessoas queiram colocar links no forum. Em alguns casos compreendo, e desde que não seja alguém que fez o registo de propósito para meter o link, não acho mal.

                  Mas nestes casos, acho errado, porque estás a dificultar a vida às pessoas. Em vez de meteres o link direto do serviço, que é este: https://www.meoenergia.pt/eletricidade/tarifa-variavel , metes o link de um agente / afiliado / intermediário, onde é preciso preencher um formulário para ser contactado, em vez de se tratar diretamente com a empresa. E não é engano, porque não é a primeira vez que o link desse site aparece nos teus posts.

                  Neste caso particular, acho que é um "desserviço" a quem está interessado.

                  Comentário


                    Apenas coloquei do agente pois foi por aí que aderi após receber uma visita dos porta a porta, mas vou editar e deixar também o da meo.
                    Ficam duas referências. Também acho que seria benéfico quem já aderiu deixar onde o fez e como correu pois como em qualquer área existem bons e maus profissionais.

                    Por ex. tive há uns bons anos numa segunda casa problemas com um agente endesa que estava mais preocupado em ganhar comissão do que deixar-me satisfeito enquanto cliente.
                    Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 23 April 2024, 15:57.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                      Apenas coloquei do agente pois foi por aí que aderi após receber uma visita dos porta a porta, mas vou editar e deixar também o da meo.
                      Ficam duas referências. Também acho que seria benéfico quem já aderiu deixar onde o fez e como correu pois como em qualquer área existem bons e maus profissionais.
                      Para quê recorrer a agentes? As adesões diretas costumam ser tão simples.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                        Para quê recorrer a agentes? As adesões diretas costumam ser tão simples.

                        Também não vejo nenhuma explicação racional para isso.

                        Sempre tratei diretamente com as marcas. Da única vez que tive de recorrer a um agente, porque mudei-me para um apartamento e precisava de agilizar a instalação, correu mal. Fizeram uma valente @@@@@ e a minha portabilidade não foi tratada a tempo, fazendo com que pagasse mais uma mensalidade da NOS. Felizmente consegui receber o crédito da MEO, mas coincidência ou não, da única vez que subscrevi estes serviços através de um agente, correu mal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                          Tenho, no entanto, o 'Potência máxima tomada mensal', e reparei que em nenhum mês ultrapassa os 7 dos 10.35 contratados, agora não sei qual o critério desta medição (se é média diária, mensal, picos...)
                          Se tens monofásico não é normal, se tens trifásico tens uma fase sobrecarregada. Se é trifásica e tens 10.35 contratado, tens 3 X 15A, ou seja 15A por fase, basta numa fase passar os 3300W que vai a baixo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MrC4 Ver Post

                            Se tens monofásico não é normal, se tens trifásico tens uma fase sobrecarregada. Se é trifásica e tens 10.35 contratado, tens 3 X 15A, ou seja 15A por fase, basta numa fase passar os 3300W que vai a baixo.
                            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                            Podes também ver no contador o pico dos últimos 30 dias.


                            Aparentemente é isso, devo ter uma fase sobrecarregada (tenho trifásico).

                            Curiosamente, ao contrário dos últimos meses e pelo que vi no quadro, até está a ser o mês que menor pico de consumo tive, que não chegou a 5,5kwh, muito longe dos 10.35 contratados.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                              Curiosamente, ao contrário dos últimos meses e pelo que vi no quadro, até está a ser o mês que menor pico de consumo tive, que não chegou a 5,5kwh, muito longe dos 10.35 contratados.
                              Se não tens nada a funcionar em trifásico podes passar para monofásico 5,75 e ainda poupas uns trocos na potência contratada.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por MrC4 Ver Post

                                Se não tens nada a funcionar em trifásico podes passar para monofásico 5,75 e ainda poupas uns trocos na potência contratada.
                                Tenho equipamentos em trifásico.

                                Além disso, vem agora um elétrico e vou dar bem uso aos 10.35 enquanto durmo

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                  Para quê recorrer a agentes? As adesões diretas costumam ser tão simples.
                                  Talvez por trabalhar em vendas mas noutra área B2B, gosto de um serviço personalizado e acompanhamento total, à semelhança do que presto aos meus clientes.
                                  Claro que há bons e maus agentes, assim como funcionários dentro da própria "casa mãe".

                                  Comentário


                                    Que serviço personalizado e acompanhamento total existe numa mudança de comercializador? Só se for a complicar e a atrasar o processo

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                      Tenho equipamentos em trifásico.

                                      Além disso, vem agora um elétrico e vou dar bem uso aos 10.35 enquanto durmo

                                      Se carregares o elétrico com o carregador portátil monofásico, vulgo EVSE, e este suportar 16A, os 10,35 podem não te vão servir de nada.

                                      Se tiveres 10,35 com 45A em trifásico, terás 15A por fase. Como tal não conseguirás carregar a 16A.

                                      É por isso que 6,9 com 30 A em monofásico, para além de ser mais barato, não tem qualquer problema em suportar este tipo de carga.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jhermen Ver Post


                                        Se carregares o elétrico com o carregador portátil monofásico, vulgo EVSE, e este suportar 16A, os 10,35 podem não te vão servir de nada.

                                        Se tiveres 10,35 com 45A em trifásico, terás 15A por fase. Como tal não conseguirás carregar a 16A.

                                        É por isso que 6,9 com 30 A em monofásico, para além de ser mais barato, não tem qualquer problema em suportar este tipo de carga.

                                        No início seria um EVSE trifásico ligado a uma tomada trifásica, com opção de escolha da potência no carregador interno no carro.

                                        No entanto, visto que será oferta por parte do concessionário, será uma wallbox trifásica. Penso que esta coisa me deixará carregar a 10A por fase, ou até mais, e que salvaguarde a sobrecarga no sistema elétrico, certo?
                                        Editado pela última vez por LuisPedro; 24 April 2024, 14:12.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                          Tenho equipamentos em trifásico.

                                          Além disso, vem agora um elétrico e vou dar bem uso aos 10.35 enquanto durmo
                                          Tenho ideia que as Wallbox trifásicas costumam ser de 11kW ou 22kW, ou seja 3*16A ou 3*32A, para carregares abaixo disso qual é a potência que vais carregar?
                                          E o carro tem de ter carregamento AC trifásico, certo?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por PP Ver Post

                                            Tenho ideia que as Wallbox trifásicas costumam ser de 11kW ou 22kW, ou seja 3*16A ou 3*32A, para carregares abaixo disso qual é a potência que vais carregar?
                                            E o carro tem de ter carregamento AC trifásico, certo?


                                            O carro é um EX30 e o OBC tem capacidade para carregamento 11kw AC trifásico.

                                            A wallbox penso ter opção por carregamento abaixo dos 11kw. A ideia era limitar o carregamento a 10A, que em 3 fases dá 6.9kw (penso eu).

                                            é esta
                                            https://www.garo.se/storage/F60CBD03...0185%204.2.pdf
                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 24 April 2024, 14:40.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                              Talvez por trabalhar em vendas mas noutra área B2B, gosto de um serviço personalizado e acompanhamento total, à semelhança do que presto aos meus clientes.
                                              Claro que há bons e maus agentes, assim como funcionários dentro da própria "casa mãe".
                                              Para este tipo de serviço, um intermediário parece-me tão dispensável como uma agência de viagens para umas férias no Algarve

                                              Ainda mais com a frequência com que agora se muda de comercializador, na "caça" ao melhor preço. Em muitas empresas faz-se uma adesão online em menos de 15 minutos. Em caso de duvidas, há esclarecimento gratuito em espaços como este.

                                              Eventualmente esta realidade colocará alguns empregos em risco. Consequência do consumidor adquirir mais literacia/capacidade no processo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post


                                                No início seria um EVSE trifásico ligado a uma tomada trifásica, com opção de escolha da potência no carregador interno no carro.

                                                No entanto, visto que será oferta por parte do concessionário, será uma wallbox trifásica. Penso que esta coisa me deixará carregar a 10A por fase, ou até mais, e que salvaguarde a sobrecarga no sistema elétrico, certo?
                                                Wallbox trifásica ou EVSE, para o efeito vai dar ao mesmo. A vantagem do trifásico é conseguir carregamentos a 11Kw ou 22Kw. No entanto para teres 11Kw, tens de contratar potência de 13,8 KVA. Para 22Kw, necessitarás de 27,6 KVA.

                                                Depois tens de ver se o carregador interno da viatura suporta estas capacidades de carregamento.

                                                Se a viatura só puder ser carregada a 7,4Kw não faz sentido utilizar um EVSE ou Wallbox regulável para potencias inferiores a 11Kw.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                  Para este tipo de serviço, um intermediário parece-me tão dispensável como uma agência de viagens para umas férias no Algarve

                                                  Ainda mais com a frequência com que agora se muda de comercializador, na "caça" ao melhor preço. Em muitas empresas faz-se uma adesão online em menos de 15 minutos. Em caso de duvidas, há esclarecimento gratuito em espaços como este.

                                                  Eventualmente esta realidade colocará alguns empregos em risco. Consequência do consumidor adquirir mais literacia/capacidade no processo.
                                                  Isso e o facto do intermediário não gerar nenhum tipo de valor acrescentado (pelo contrário), tal como dizia acima o Bolide.

                                                  E isto aplica-se a eletricidade, telecomunicações, seguros, etc... Da minha experiência pessoal e profissional só escapam os intermediários de crédito. 😂

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por jhermen Ver Post

                                                    Wallbox trifásica ou EVSE, para o efeito vai dar ao mesmo. A vantagem do trifásico é conseguir carregamentos a 11Kw ou 22Kw. No entanto para teres 11Kw, tens de contratar potência de 13,8 KVA. Para 22Kw, necessitarás de 27,6 KVA.

                                                    Depois tens de ver se o carregador interno da viatura suporta estas capacidades de carregamento.

                                                    Se a viatura só puder ser carregada a 7,4Kw não faz sentido utilizar um EVSE ou Wallbox regulável para potencias inferiores a 11Kw.
                                                    -O carro suporta até 11kw AC, e havia opção de suportar até 22kw (não optei)
                                                    -Eu tenho trifásico e sou obrigado a ter (por motivos não relacionados), e por isso a wallbox será trifásica e é oferecida.
                                                    -Tenho consciência que não consigo carregar a 11kw com 10.35, para já também não me parece necessário, por isso a ideia é carregar a 10A, 6.9kw e manter a mesma potência contratada.

                                                    Que opção tenho que não seja utilizar a box oferecida para carregar abaixo de 11kw?
                                                    Editado pela última vez por LuisPedro; 24 April 2024, 15:14.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                      -O carro suporta até 11kw AC, e havia opção de suportar até 22kw (não optei)
                                                      -Eu tenho trifásico e sou obrigado a ter (por motivos não relacionados), e por isso a wallbox será trifásica e é oferecida.
                                                      -Tenho consciência que não consigo carregar a 11kw com 10.35, para já também não me parece necessário, por isso a ideia é carregar a 10A, 6.9kw e manter a mesma potência contratada.

                                                      Que opção tenho que não seja utilizar a box oferecida para carregar abaixo de 11kw?

                                                      Não estou a ver alternativa a não ser essa de limitar a carga a 10A.

                                                      No entanto, o trifásico se as cargas não estiverem bem distribuídas, os 10A por fase num total de 45A (15A x 3) pode levar a que o disjuntor também dispare.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                        Para este tipo de serviço, um intermediário parece-me tão dispensável como uma agência de viagens para umas férias no Algarve

                                                        Ainda mais com a frequência com que agora se muda de comercializador, na "caça" ao melhor preço. Em muitas empresas faz-se uma adesão online em menos de 15 minutos. Em caso de duvidas, há esclarecimento gratuito em espaços como este.

                                                        Eventualmente esta realidade colocará alguns empregos em risco. Consequência do consumidor adquirir mais literacia/capacidade no processo.
                                                        Eu por norma prefiro (em qualquer tipo de serviços) aderir através de agentes, não só pelo acompanhamento personaliza como por ser sempre mais alguém que conhecemos. Como disse sou suspeito pois também trabalho com vendas embora numa área completamente diferente.
                                                        Ainda assim, ressalvo que já tive más experiências há uns anos com alguns vendedores porta a porta (nomeadamente da endesa e da altura da optimus com o Kanguru).

                                                        Este é o meu pensamento, mas também estudo sempre online para ver se os preços coincidem. Quando tentam meter a mão ao bolso mando-os dar uma volta

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post

                                                          Eu por norma prefiro (em qualquer tipo de serviços) aderir através de agentes, não só pelo acompanhamento personaliza como por ser sempre mais alguém que conhecemos. Como disse sou suspeito pois também trabalho com vendas embora numa área completamente diferente.
                                                          Ainda assim, ressalvo que já tive más experiências há uns anos com alguns vendedores porta a porta (nomeadamente da endesa e da altura da optimus com o Kanguru).

                                                          Este é o meu pensamento, mas também estudo sempre online para ver se os preços coincidem. Quando tentam meter a mão ao bolso mando-os dar uma volta


                                                          Isto não faz o mínimo sentido. Se fosse alguém que não percebe nada do assunto (idosos, pessoas com poucos conhecimentos, etc), ainda compreendia. Mas uma pessoa bem informada, que tem capacidade de contratar um serviço diretamente, vai fazer uma pesquisa online, para depois contratar a um agente? Que lógica é que isto tem? Ter o dobro do trabalho?

                                                          A não ser que haja alguma campanha exclusiva desse agente, que mais ninguém tem. Mas isso é rarissimo, se é que ainda existe em algum lado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post



                                                            Isto não faz o mínimo sentido. Se fosse alguém que não percebe nada do assunto (idosos, pessoas com poucos conhecimentos, etc), ainda compreendia. Mas uma pessoa bem informada, que tem capacidade de contratar um serviço diretamente, vai fazer uma pesquisa online, para depois contratar a um agente? Que lógica é que isto tem? Ter o dobro do trabalho?

                                                            A não ser que haja alguma campanha exclusiva desse agente, que mais ninguém tem. Mas isso é rarissimo, se é que ainda existe em algum lado.
                                                            Pode ser defeito meu por trabalhar em vendas, mas se conheço pessoa X ou tenho boas referências da pessoa/empresa e o preço é igual ao da "casa mãe", prefiro aderir no agente.
                                                            Primeiro porque ajudamos a manter mais negócios operacionais e mais emprego, depois porque conhecemos mais pessoas e daí podem surgir interesse noutro tipo de serviços que vendam, assim como até pode surgir um contacto para as minhas vendas (impressão gestão documental)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post


                                                              Primeiro porque ajudamos a manter mais negócios operacionais e mais emprego

                                                              Esta parte não é bem assim. Se não for o agente a tratar do contrato, será o funcionário da própria empresa. Se acabam empregos por fecharem os agentes, as empresas terão de contratar mais funcionários para fazer o trabalho que os agentes faziam. Os custos serão mais baixos do que pagar comissões a agentes, e no limite os preços oferecidos ao consumidor serão mais baixos. Numa perspectiva puramente económica, os agentes / comissionistas só servem para encarecer o produto.

                                                              Quanto mais etapas eliminas no processo, menor é o custo para o cliente final.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X