Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Alfândega funciona sempre assim tão rápido?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
    Pelos vistos não há custos senão acho que tinha recebido os valores nesta carta, simplesmente fico sem eles.

    Estou à espera que a pessoa do site se pronuncie. É que caso contrário, caso fique calado vou ter de os mandar destruir e dizer que foi pelo site deles que o comprei. O site não diz que é autorizado pela Nike, a conversa foi por email... Que também vai anexo caso tenha de os mandar destruir. Tenho até dia 2 de Março para resolver isto.
    Eu li algures que havia custos de destruição, mas talvez seja só para encomendas de grandes quantidades que sugira venda a terceiros.

    Insiste com o fornecedor, se são tão prestáveis na fase da venda, também deviam de o ser pós.

    Comentário


      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
      Basicamente o fornecedor é um site, a pessoa que os vende fala muito bem Português e o site está em Português. Perguntei obviamente se eram verdadeiros ao qual me respondem que sim e que nunca tiveram problemas com a Alfandega (pois está bem). Eu decidi arriscar, não há forma de comprar o modelo sem ser pela net. Sinceramente eu nem sabia que vinham directamente da China para minha casa, por norma alguns destes sites enviam primeiro para eles próprios e depois para o cliente. Recentemente informei-o que os tenis tinham ido para a alfandega, respondeu-me que caso fosse necessário algum comprovativo o enviava para a Alfandega. O problema é que agora não me responde... Mas também só enviei mail hoje de manhã.

      Seja como for o que acho estranho é que a Nike teve conhecimento dos ténis. Eles não conseguem ver se de onde vieram não é de um local de origem? Parece mais uma burocracia do que outra coisa.

      O que eu acho piada é que isto já está em advogados e inclusivamente têm um discurso totalmente unidireccional quase que fazendo pressão para eu mandar destruir o material, em modos que lavagem cerebral: "como deve entender correu alguns riscos em em comprar artigos pela internet, compreenderá que a Nike não queira artigos contrafeitos a circular". E se não forem mesmo contrafeitos? Bom, é que pelo discurso estou mesmo a ver que é.
      Não é nada estranho... vários representantes das marcas estão sempre em contacto com as alfandegas, e, quando aparece algo suspeito eles verificam a autenticidade dos artigos!
      Acontece frequentemente com bastantes marcas, participante de roupa, calçado e perfumes!

      Um colega meu já teve que pagar a destruição de umas Converse All Star!

      Comentário


        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
        Pediram-me o seguinte: Que a Nike apresente na alfandega 1 de 2 documentos (nem dizem quais), uma declaração assinada por mim a autorizar a destruição do artigo ou documento comprovativo de ter sido apresentada queixa crime-contra o destinatário, por colocação em circulação de artigos contrafeitos.

        Depois enviaram-me em anexo uma folha para preencher caso seja mesmo para acabar com a raça dos ténis. Estou à espera que a pessoa do site me responda. Algo me diz que vou ficar pendurada....
        Eu já tinha lido o teu post anterior e não quis dizer nada antes porque sabia que o mal já estava feito, mas como é óbvio ténis nike da china são contrafeitos com toda a certeza.

        Agora com sorte podes tentar negociar o valor para destruição do material, e vais ter que o pagar ou podes ter chatices sérias com os representantes legais da marca.

        Nestes casos não se aplica a lei do consumidor mas sim a do importador e seria tua a responsabilidade de averiguar se eram contrafeitos ou não, nem vale a pena tentares refilar (sei do que falo pois conheço quem já passou pelo mesmo). Se o fizeres vais rapidamente receber uma carta dos advogados da marca com um ultimato, a dizer que se não pagares poderão levar o caso a tribunal (creio que existe até um risco de pena de prisão associado).

        E não contes com nenhuma resposta do vendedor.
        Editado pela última vez por Psittacus; 24 March 2014, 21:37.

        Comentário


          Eu não fazia a mais pequena ideia que iam enviar-me da china para mim directamente, enfim. Quanto é que custa a destruição de uns tenis?
          Já agora aceito conselhos quanto o que fazer ao site dos ténis. Eu vou reportar o caso para o advogado da carta, estava a pensar enviar-lhe a conversa que tive por mail para saberem que eu inclusivamente tinha perguntado se eram verdadeiros, será que eles fazem alguma coisa contra o vendedor? Quero vingança! O site ainda não foi desconectado.

          Bom mas até lá espero por uma resposta, sentada,. Até ao final da semana se nao me disser nada vou mandar destruí-los.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
            Eu já tinha lido o teu post anterior e não quis dizer nada antes porque sabia que o mal já estava feito, mas como é óbvio ténis nike da china são contrafeitos com toda a certeza.

            Agora com sorte podes tentar negociar o valor para destruição do material, e vais ter que o pagar ou podes ter chatices sérias com os representantes legais da marca.

            Nestes casos não se aplica a lei do consumidor mas sim a do importador e seria tua a responsabilidade de averiguar se eram contrafeitos ou não, nem vale a pena tentares refilar (sei do que falo pois conheço quem já passou pelo mesmo). Se o fizeres vais rapidamente receber uma carta dos advogados da marca com um ultimato, a dizer que se não pagares poderão levar o caso a tribunal (creio que existe até um risco de pena de prisão associado).

            E não contes com nenhuma resposta do vendedor.
            Obviamente que não vou espingardar com as pessoas da alfandega nem com os advogados, eu sei que eles têm a faca e o queijo na mão.

            Eu li uma coisa na carta que não entendi. Caso não respondesse à carta a encomenda dava como abandonada... O que isso significa?

            Comentário


              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
              Obviamente que não vou espingardar com as pessoas da alfandega nem com os advogados, eu sei que eles têm a faca e o queijo na mão.

              Eu li uma coisa na carta que não entendi. Caso não respondesse à carta a encomenda dava como abandonada... O que isso significa?
              Significa isso mesmo, que ninguém a levantou, logo em vez de seguir para o destinatário, é destruída ou leiloada. Mas em casos de produtos contrafeitos (como é o caso), claro que não é assim. Se não responderes, tanto a alfândega como as advogados da marca irão contactar-te, com as implicações legais que referi no outro post.
              Se responderes à carta da alfândega (mesmo que sem os docs que pedem), os representantes legais provavelmente irão contactar-te na mesma, mas aí penso que poderás falar directamente com eles para resolver a situação pacificamente e, em alguns casos, negociar o valor da "multa".
              Não tenho experiência própria mas penso que ainda é assim que se processa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                Significa isso mesmo, que ninguém a levantou, logo em vez de seguir para o destinatário, é destruída ou leiloada. Mas em casos de produtos contrafeitos (como é o caso), claro que não é assim. Se não responderes, tanto a alfândega como as advogados da marca irão contactar-te, com as implicações legais que referi no outro post.
                Se responderes à carta da alfândega (mesmo que sem os docs que pedem), os representantes legais provavelmente irão contactar-te na mesma, mas aí penso que poderás falar directamente com eles para resolver a situação pacificamente e, em alguns casos, negociar o valor da "multa".
                Não tenho experiência própria mas penso que ainda é assim que se processa.
                Acabei de ler um caso em que a pessoa nem sequer teve de pagar destruição, penso que isto é uma questão de sorte e boa vontade.
                Vou esperar mais 2 dias pela resposta do vendedor, mas sentada óbvio.

                Comentário


                  Esquecendo o caso que me aconteceu com os ténis e que estou neste momento a resolver (eu depois explico como ficou porque ainda está em modos de resolução) venho aqui fazer outra pergunta...

                  Como é que a alfandega se comporta com artigos vindo das ilhas? Também fazem esta mesma fiscalização, estou sujeita novamente a ter advogados da Nike aos pés ou como é envio nacional nem se coloca isso em questão?

                  De facto já comprei perfumes e cosméticos (tudo de marca) com remetente dos Açores e não tive problemas.
                  Editado pela última vez por NaoInteressa; 26 March 2014, 15:02.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                    Esquecendo o caso que me aconteceu com os ténis e que estou neste momento a resolver (eu depois explico como ficou porque ainda está em modos de resolução) venho aqui fazer outra pergunta...

                    Como é que a alfandega se comporta com artigos vindo das ilhas? Também fazem esta mesma fiscalização, estou sujeita novamente a ter advogados da Nike aos pés ou como é envio nacional nem se coloca isso em questão?

                    De facto já comprei perfumes e cosméticos (tudo de marca) com remetente dos Açores e não tive problemas.
                    Artigos vindos das ilhas nem se pergunta, é nacional, é europeu, não há qualquer problema.

                    Podes descrever brevemente o que se passou com esse problema dos ténis da Nike?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                      Esquecendo o caso que me aconteceu com os ténis e que estou neste momento a resolver (eu depois explico como ficou porque ainda está em modos de resolução) venho aqui fazer outra pergunta...

                      Como é que a alfandega se comporta com artigos vindo das ilhas? Também fazem esta mesma fiscalização, estou sujeita novamente a ter advogados da Nike aos pés ou como é envio nacional nem se coloca isso em questão?

                      De facto já comprei perfumes e cosméticos (tudo de marca) com remetente dos Açores e não tive problemas.
                      Estando as ilhas pertencentes ao continente e fazendo jus que somos todos UE, não terás problemas com alfândegas.

                      O problema da alfândega só acontece quando vamos comprar lá "fora", fora da comunidade.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                        Artigos vindos das ilhas nem se pergunta, é nacional, é europeu, não há qualquer problema.

                        Podes descrever brevemente o que se passou com esse problema dos ténis da Nike?
                        Posso. Através de um site do tipo custo justo, olx e etc vi um anunciante que vendia Nike e que também possui um site que vende ténis. Mandei-lhe email a perguntar se eram verdadeiros, ao qual me diz que sim. Confesso que o preço foi apelativo e o modelo já não se vende em Portugal... (agora vocês dizem-me que isto são tudo indícios de ténis falsos mas garanto-vos que pode não ser bem assim!)

                        Basicamente fui verificando o estado da encomenda através do CTT. Não estranhei que viessem da China mas desconhecia totalmente esta caça ao lobo, se soubesse teria feito isto de outra forma. Também não fazia ideia que vinham diretamente do fornecedor para mim... O que não falta são "empresas" desde genero que primeiro enviam para eles e depois só fazem entregas nacionais. Este modelo da Nike é Chinês, nas lojas todos dizem Made in China. Vi que o caso estava mal parado quando vi que tinha ficado na Alfandega e recebi a carta dos advogados a querer tratar disto a bem, destruindo a mercadoria. Neste momento consegui entrar em acordo com a pessoa que me os vendeu, já me enviou o comprovativo de como fez depósito do dinheiro na minha conta mas só amanhã é que recebo e por um lado respiro de alívio quando vir um +45 euros no extracto. Por outro não respiro porque estou sujeita a ter de pagar o valor da destruição dos ténis e não sei quanto vai ser aí a martelada, se for porque posso não pagar nada.
                        Editado pela última vez por NaoInteressa; 26 March 2014, 15:37.

                        Comentário


                          Um excelente exemplo de um objecto EMS (expresso). Passa logo para controlo aduaneiro e depois demora 20 dias a ser processado. É a última vez que opto pelo EMS, pois na alfândega é igual a um objecto normal.

                          2014/03/26 12:19 Saída de Alfândega - LISBOA -
                          2014/03/06 21:40 Em trânsito na alfândega - LISBOA -
                          2014/03/05 05:54 Selecionado para Controlo Aduaneiro - LISBOA EMS -
                          2014/03/05 05:46 Reimpressão de rótulo - LISBOA EMS -
                          2014/03/05 05:46 Receção internacional - LISBOA EMS -

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            Posso. Através de um site do tipo custo justo, olx e etc vi um anunciante que vendia Nike e que também possui um site que vende ténis. Mandei-lhe email a perguntar se eram verdadeiros, ao qual me diz que sim. Confesso que o preço foi apelativo e o modelo já não se vende em Portugal... (agora vocês dizem-me que isto são tudo indícios de ténis falsos mas garanto-vos que pode não ser bem assim!)

                            Basicamente fui verificando o estado da encomenda através do CTT. Não estranhei que viessem da China mas desconhecia totalmente esta caça ao lobo, se soubesse teria feito isto de outra forma. Também não fazia ideia que vinham diretamente do fornecedor para mim... O que não falta são "empresas" desde genero que primeiro enviam para eles e depois só fazem entregas nacionais. Este modelo da Nike é Chinês, nas lojas todos dizem Made in China. Vi que o caso estava mal parado quando vi que tinha ficado na Alfandega e recebi a carta dos advogados a querer tratar disto a bem, destruindo a mercadoria. Neste momento consegui entrar em acordo com a pessoa que me os vendeu, já me enviou o comprovativo de como fez depósito do dinheiro na minha conta mas só amanhã é que recebo e por um lado respiro de alívio quando vir um +45 euros no extracto. Por outro não respiro porque estou sujeita a ter de pagar o valor da destruição dos ténis e não sei quanto vai ser aí a martelada, se for porque posso não pagar nada.
                            Já me aconteceu isto com camisolas de futebol, e na carta dos advogados da marca pediam 10€ para arquivar o caso...

                            Como é claro, se a marca pedir alguma quantia pela destruição, basta pedires ao vendedor que ele fará o "favor" de pagar, pois tu com o NIB dele, sabes o nome dele, e com o nome dele podes escrever uma carta à Nike ou apresentar queixa na GNR, já que o que ele faz é crime....

                            Por isso não te preocupes, o vendedor tem todo o interesse em resolver estas situações sem levantar ondas...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TGSG Ver Post
                              Já me aconteceu isto com camisolas de futebol, e na carta dos advogados da marca pediam 10€ para arquivar o caso...

                              Como é claro, se a marca pedir alguma quantia pela destruição, basta pedires ao vendedor que ele fará o "favor" de pagar, pois tu com o NIB dele, sabes o nome dele, e com o nome dele podes escrever uma carta à Nike ou apresentar queixa na GNR, já que o que ele faz é crime....

                              Por isso não te preocupes, o vendedor tem todo o interesse em resolver estas situações sem levantar ondas...
                              A mim não me pediram dinheiro nenhum para arquivar o caso. Disseram apenas assim: "(...) Privilegiando-se assim o fecho deste processo por via do acordo, juntamos em anexo proposta de declração que depois de assinada servirá para apresentarmos na delegação aduaneira, para que sejam destruídos os artigos e arquivado o processo".

                              Por esta frase penso que os advogados da marca não me irão mais incomodar quando enviar a carta a autorizar a destruição. A dúvida está depois se recebo uma carta da própria alfandega a pedir uma taxa qualquer...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                A mim não me pediram dinheiro nenhum para arquivar o caso. Disseram apenas assim: "(...) Privilegiando-se assim o fecho deste processo por via do acordo, juntamos em anexo proposta de declração que depois de assinada servirá para apresentarmos na delegação aduaneira, para que sejam destruídos os artigos e arquivado o processo".

                                Por esta frase penso que os advogados da marca não me irão mais incomodar quando enviar a carta a autorizar a destruição. A dúvida está depois se recebo uma carta da própria alfandega a pedir uma taxa qualquer...
                                Não pedem nada, pois não é a alfandega que trata da destruição, é a marca.

                                Eu também tive que assinar essa declaração a autorizar a destruição.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TGSG Ver Post
                                  Não pedem nada, pois não é a alfandega que trata da destruição, é a marca.

                                  Eu também tive que assinar essa declaração a autorizar a destruição.
                                  Obrigada pelo esclarecimento. Entretanto já recebi o dinheiro do vendedor. Amanhã envio por email a carta assinada. Foi uma aventura engraçada, por momentos pensei que nunca iria receber o dinheiro.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    Obrigada pelo esclarecimento. Entretanto já recebi o dinheiro do vendedor. Amanhã envio por email a carta assinada. Foi uma aventura engraçada, por momentos pensei que nunca iria receber o dinheiro.
                                    Menos mal!

                                    Comentário


                                      Mas vou tentar receber os ténis de outra forma.

                                      Comentário


                                        Porque será que, depois de entregue, ainda apareceu ali mais um passo no track? Engano?

                                        Comentário


                                          2014/04/01 08:13 Receção internacional - LISBOA -
                                          2014/03/18 15:47 Expedição internacional - BEIJING -
                                          2014/03/17 11:04 Aceitação - Local não definido -



                                          Não é hoje que chega....

                                          Comentário


                                            2014/07/02 11:02 Receção internacional - LISBOA -
                                            2014/06/20 12:41 Expedição internacional - BEIJING -
                                            2014/06/19 14:23 Aceitação - Local não definido -
                                            2014/07/10 16:06 Receção internacional - LISBOA -
                                            2014/07/03 13:42 Expedição internacional - HONG KONG -
                                            2014/06/30 15:57 Aceitação - Local não definido -

                                            A primeira da China já está cá desde dia 2 e não há meio de alterar o Estado...

                                            Enfim...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por augustus Ver Post

                                              A primeira da China já está cá desde dia 2 e não há meio de alterar o Estado...

                                              Enfim...
                                              E??!
                                              Só passaram 6 dias úteis e já te queixas?!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                E??!
                                                Só passaram 6 dias úteis e já te queixas?!
                                                6 dias úteis para saber se segue para expedição ou se vai para inspecção, é um absurdo.

                                                Já fiz dezenas de pequenas encomendas destas e ultimamente têm demorado cada vez mais.

                                                No ano passado as encomendas ficavam paradas na chegada não mais do que 5 dias uteis....

                                                p.e. a minha anterior de Abril ficou ainda mais tempo parada.

                                                Comentário


                                                  Já me aconteceu isto com 2 objectos. O mais curioso, além do ridículo tempo de espera, é custarem 16€.

                                                  2014/07/08 10:00 Entrega conseguida - 3000 - COIMBRA .
                                                  2014/07/08 08:30 Em distribuição - 3000 - COIMBRA -
                                                  2014/07/07 11:02 Receção no local de entrega - C.O. LOURES - MARL -
                                                  2014/07/07 11:02 Receção nacional - C.O. LOURES - MARL -
                                                  2014/07/03 19:08 Envio - COCS LISBOA -
                                                  2014/07/02 21:31 Saída de Alfândega - LISBOA -
                                                  2014/07/02 11:10 Expedição nacional - LISBOA DOUANE -
                                                  2014/06/18 14:44 Em trânsito na alfândega - LISBOA -
                                                  2014/05/28 08:57 Selecionado para Controlo Aduaneiro - LISBOA -
                                                  2014/05/20 14:04 Receção internacional - LISBOA -
                                                  2014/04/27 14:45 Expedição internacional - BEIJING -
                                                  2014/04/26 17:05 Aceitação - Local não definido -

                                                  Comentário


                                                    Há uns anos encomendar de fora da UE era uma roleta russa (cai na alfandega ou não...). Segundo o que ouço dizer, atualmente TUDO fica na alfandega. Acho que por estes dias não existe mais a famigerada "sorte". E não adianta o envio como gift (sei de sites chineses que até embrulham o artigo e mandam um postalinho a acompanhar a dizer "congratulations")

                                                    Atenção que, segundo li, aquele limite abaixo do qual se está livre de taxas (40€?) não é válido para compras online.

                                                    Paralelamente a isso, o facto de muitas vezes estarmos a comprar a lojas "britânicas" ou "holandesas" mas os artigos serem expedidos da China ainda vem agravar.

                                                    E, por exemplo, a Feel Unique -loja de cosméticos "britânica"- expede de Jersey, uma ilha no Canal da Mancha que tem um regime fiscal diferente da UE e por isso pagamos à mesma.

                                                    Não é raro ouvirmos falar de casos em que as encomendas demoram 2 ou mais meses a chegar efetivamente a casa do cliente, sendo que os armazéns da alfandega nem sabem o que têm por lá (há casos de pessoas a ligar e a enviar mails e eles não saberem das encomendas, quando se sabe que estão efetivamente lá).

                                                    Isto traz assim, à partida, 2 problemas. Um é estarem a privar as pessoas dos bens que pagaram, muito para além do prazo considerado razoável. Nós sabemos que temos de pagar impostos de importação, mas esperar 1 mês já é claramente excessivo.
                                                    E outro problema é que me parece inevitável que um dia destes as lojas online deixem de expedir para Portugal, pois as reclamações são mais que muitas. Há lojas a enviar 2ª vez algumas encomendas pq pensam que se extraviaram e o cliente acaba por receber a encomenda em duplicado (o que deve dar um prejuízo que não é pequeno).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                      Há uns anos encomendar de fora da UE era uma roleta russa (cai na alfandega ou não...). Segundo o que ouço dizer, atualmente TUDO fica na alfandega. Acho que por estes dias não existe mais a famigerada "sorte". E não adianta o envio como gift (sei de sites chineses que até embrulham o artigo e mandam um postalinho a acompanhar a dizer "congratulations")

                                                      Atenção que, segundo li, aquele limite abaixo do qual se está livre de taxas (40€?) não é válido para compras online.

                                                      Paralelamente a isso, o facto de muitas vezes estarmos a comprar a lojas "britânicas" ou "holandesas" mas os artigos serem expedidos da China ainda vem agravar.

                                                      E, por exemplo, a Feel Unique -loja de cosméticos "britânica"- expede de Jersey, uma ilha no Canal da Mancha que tem um regime fiscal diferente da UE e por isso pagamos à mesma.

                                                      Não é raro ouvirmos falar de casos em que as encomendas demoram 2 ou mais meses a chegar efetivamente a casa do cliente, sendo que os armazéns da alfandega nem sabem o que têm por lá (há casos de pessoas a ligar e a enviar mails e eles não saberem das encomendas, quando se sabe que estão efetivamente lá).

                                                      Isto traz assim, à partida, 2 problemas. Um é estarem a privar as pessoas dos bens que pagaram, muito para além do prazo considerado razoável. Nós sabemos que temos de pagar impostos de importação, mas esperar 1 mês já é claramente excessivo.
                                                      E outro problema é que me parece inevitável que um dia destes as lojas online deixem de expedir para Portugal, pois as reclamações são mais que muitas. Há lojas a enviar 2ª vez algumas encomendas pq pensam que se extraviaram e o cliente acaba por receber a encomenda em duplicado (o que deve dar um prejuízo que não é pequeno).
                                                      Liga para lá e/ou consulta no site da autoridade tributária que refere os limites que são definidos anualmente para compras na internet.

                                                      Nem teria lógica presumir que toda a porcaria que entrasse em POrtugal por muito insignificante que fosse o seu valor tivesse que ser sempre taxada.

                                                      Existem limites legais porque senão seria o caos.

                                                      Comentário


                                                        2014/07/11 09:28 Em distribuição - ************ -
                                                        2014/07/09 22:43 Receção internacional - LISBOA -
                                                        2014/07/04 16:06 Expedição internacional - CHICAGO O'HARE INTERNATIONAL -
                                                        2014/06/24 17:22 Aceitação - Local não definido -



                                                        Tive sorte desta vez. A ver se ainda me chega às mãos hoje...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                          Há uns anos encomendar de fora da UE era uma roleta russa (cai na alfandega ou não...). Segundo o que ouço dizer, atualmente TUDO fica na alfandega. Acho que por estes dias não existe mais a famigerada "sorte". E não adianta o envio como gift (sei de sites chineses que até embrulham o artigo e mandam um postalinho a acompanhar a dizer "congratulations")

                                                          Atenção que, segundo li, aquele limite abaixo do qual se está livre de taxas (40€?) não é válido para compras online.

                                                          Paralelamente a isso, o facto de muitas vezes estarmos a comprar a lojas "britânicas" ou "holandesas" mas os artigos serem expedidos da China ainda vem agravar.

                                                          E, por exemplo, a Feel Unique -loja de cosméticos "britânica"- expede de Jersey, uma ilha no Canal da Mancha que tem um regime fiscal diferente da UE e por isso pagamos à mesma.

                                                          Não é raro ouvirmos falar de casos em que as encomendas demoram 2 ou mais meses a chegar efetivamente a casa do cliente, sendo que os armazéns da alfandega nem sabem o que têm por lá (há casos de pessoas a ligar e a enviar mails e eles não saberem das encomendas, quando se sabe que estão efetivamente lá).

                                                          Isto traz assim, à partida, 2 problemas. Um é estarem a privar as pessoas dos bens que pagaram, muito para além do prazo considerado razoável. Nós sabemos que temos de pagar impostos de importação, mas esperar 1 mês já é claramente excessivo.
                                                          E outro problema é que me parece inevitável que um dia destes as lojas online deixem de expedir para Portugal, pois as reclamações são mais que muitas. Há lojas a enviar 2ª vez algumas encomendas pq pensam que se extraviaram e o cliente acaba por receber a encomenda em duplicado (o que deve dar um prejuízo que não é pequeno).

                                                          Se "ficasse" TUDO na Alfândega, seria a alfândega mais eficiente do mundo!
                                                          Isso não é possível...
                                                          As alfândegas europeias estão a controlar cada vez mais (raio X, etc) os artigos vindos de fora da UE, o que tem feito com que haja cada vez mais demoras...

                                                          Eu já não tenho muita paciência para comprar fora da EU (se bem que os correios ingleses nunca funcionaram tão mal)...

                                                          Oficialmente, as compras online, não estão incluídas nesse limite da isenção...

                                                          Jersey é um "paraíso fiscal" e não faz parte da UE (nem sequer do Reino Unido)!!!
                                                          É preciso ter cuidado com as compras feitas lá...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                            Há uns anos encomendar de fora da UE era uma roleta russa (cai na alfandega ou não...). Segundo o que ouço dizer, atualmente TUDO fica na alfandega. Acho que por estes dias não existe mais a famigerada "sorte". E não adianta o envio como gift (sei de sites chineses que até embrulham o artigo e mandam um postalinho a acompanhar a dizer "congratulations")

                                                            Atenção que, segundo li, aquele limite abaixo do qual se está livre de taxas (40€?) não é válido para compras online.

                                                            Paralelamente a isso, o facto de muitas vezes estarmos a comprar a lojas "britânicas" ou "holandesas" mas os artigos serem expedidos da China ainda vem agravar.

                                                            E, por exemplo, a Feel Unique -loja de cosméticos "britânica"- expede de Jersey, uma ilha no Canal da Mancha que tem um regime fiscal diferente da UE e por isso pagamos à mesma.

                                                            Não é raro ouvirmos falar de casos em que as encomendas demoram 2 ou mais meses a chegar efetivamente a casa do cliente, sendo que os armazéns da alfandega nem sabem o que têm por lá (há casos de pessoas a ligar e a enviar mails e eles não saberem das encomendas, quando se sabe que estão efetivamente lá).

                                                            Isto traz assim, à partida, 2 problemas. Um é estarem a privar as pessoas dos bens que pagaram, muito para além do prazo considerado razoável. Nós sabemos que temos de pagar impostos de importação, mas esperar 1 mês já é claramente excessivo.
                                                            E outro problema é que me parece inevitável que um dia destes as lojas online deixem de expedir para Portugal, pois as reclamações são mais que muitas. Há lojas a enviar 2ª vez algumas encomendas pq pensam que se extraviaram e o cliente acaba por receber a encomenda em duplicado (o que deve dar um prejuízo que não é pequeno).

                                                            Estás certamente a fazer confusão, antigamente é que as compras por correspondência eram diferentes. Agora é tudo igual.

                                                            E o limite é até aos 22 euros e a partir daqui até aos 10 euros de IVA também não são cobrados impostos. No entanto há um importante "mas"! Dado que só por os artigos serem apresentados à alfândega as transportadoras cobram uma taxa, este valor também entra no IVA. Daí que praticamente esta regra para as transportadoras expresso fica logo anulada e para o transporte normal postal por agora a regra tem sido até aos 36 euros, porém não esquecer que é um valor aproximado.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                              Estás certamente a fazer confusão, antigamente é que as compras por correspondência eram diferentes. Agora é tudo igual.

                                                              E o limite é até aos 22 euros e a partir daqui até aos 10 euros de IVA também não são cobrados impostos. No entanto há um importante "mas"! Dado que só por os artigos serem apresentados à alfândega as transportadoras cobram uma taxa, este valor também entra no IVA. Daí que praticamente esta regra para as transportadoras expresso fica logo anulada e para o transporte normal postal por agora a regra tem sido até aos 36 euros, porém não esquecer que é um valor aproximado.
                                                              Ainda bem. Provavelmente é confusão minha, sim. Confesso que há muito que não faço compras fora da UE.

                                                              Atualmente tenho a preocupação de ler (e se for preciso, perguntar por email) de onde é expedida a encomenda. Por vezes uma diferença no preço compensa a rapidez e o facto de não ter chatices.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X