Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Igreja católica eslovaca diz que igualdade de género destrói a família"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
    Há uma coisa de que temos de estar todos bem cientes: nós não teríamos chegado onde chegámos se as mulheres não tivessem entrado em força no mundo do trabalho. Não teríamos o progresso técnico que temos, não teríamos a esperança média de vida que temos, não teríamos o nível de educação que temos, em suma não teríamos a riqueza que temos.
    Basta olhar para os países árabes para se perceber a que estávamos condenados caso as mulheres não tivessem ocupado um lugar de pleno direito na sociedade.
    Exacto. Lá porque isso criou alguns problemas ao nível da família que têm que ser considerados não significa que tenha sido uma regressão, muito pelo contrário. E a solução para os problemas deve ser a adaptação da sociedade a esta nova realidade, ao contrário do regresso à idade da pedra.

    Comentário


      #62
      Acho que mais do nunca as pessoas têm de entender que para se ter umas coisas tem de se abdicar de outras. Não se pode apostar 100% nos cavalos todos e esperar não ficar saturado.

      Hoje em dia duvido que algum homem casado ache graça a ter a mulher em casa sem trabalhar. Primeiro porque a menos que o vencimento único seja muito elevado, é pouco compatível com as exigências actuais. Depois, em caso de separação, tem ali um bico de obra para resolver.
      Editado pela última vez por HoldON; 02 December 2013, 22:37.

      Comentário


        #63
        É irrelevante o formato de família; os princípios básicos estão lá. Quando me refiro à família, faço-o na vertente da educação e dos princípios que se transmitem ao longo das gerações. Só porque um filho é bastardo não é razão para que haja qualquer tipo de discriminação.

        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
        Há uma coisa de que temos de estar todos bem cientes: nós não teríamos chegado onde chegámos se as mulheres não tivessem entrado em força no mundo do trabalho. Não teríamos o progresso técnico que temos, não teríamos a esperança média de vida que temos, não teríamos o nível de educação que temos, em suma não teríamos a riqueza que temos.
        Basta olhar para os países árabes para se perceber a que estávamos condenados caso as mulheres não tivessem ocupado um lugar de pleno direito na sociedade.
        Mas ninguém falou em não permitir que as mulheres estudassem ou desempenhassem cargos de relevo na sociedade. Toda a vida houve mulheres assim.

        Os meus pais tiveram oito filhos e nunca houve discriminação em relação aos estudos nem aos trabalhos domésticos e não é isso que distingue um homem de uma mulher!

        Tanto eu como os meus irmãos sabemos cozinhar, passar, coser e fazer qualquer lide doméstica. E olha que suspeito que a minha geração é bem anterior a uma boa parte dos participantes, do tempo daquilo a que chamam "machismo". Repara que fomos assim educados apesar de termos quem tratasse disso (pessoal pago).

        Uma coisa é uma mulher trabalhar porque quer, outra, é fazê-lo porque há um movimento que quase a obriga a "emancipar-se".

        Parece-me que actualmente se dá muito pouca importância às crianças, e o egoísmo é de tal modo que muitos casais não têm filhos por opção (não referindo as questões económicas). Falo nos filhos porque o papel materno da mulher não termina com o parto! Começo logo por considerar uma violência entregar um filho com poucos meses num infantário!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
          Lá anda a igreja católica com a mania de ditar os costumes das pessoas. Como perderam o poder político, o poder económico, e o poder militar ao longo dos séculos, agarram-se com unhas e dentes ao poder moral. Ora, como é óbvio, uma organização cujo papel fundamental é a conservação de um determinado status quo convive muito mal com a mudança.
          Mas desengane-se quem acha que a igreja católica sempre defendeu a família dita tradicional. Isto porque a família que hoje em dia chamamos de tradicional era uma família avant garde há pouco mais de 1 século atrás, e portanto olhada com desconfiança pela Igreja. Quando o núcleo familiar começou a tender para o "tradicional" pai, mãe e filhos, desligando-se do conceito anteriormente reinante da família alargada patriarcal, em que havia uma espécie de chege de clã familiar, também aí Igreja se fartou de reclamar. No seu conceito, a família pai-mãe-filhos era uma afronta à família tradicional.
          Não nos enganemos. Aquilo que achamos ser a norma absoluta não é norma nenhuma. É a realidade que conhecemos, mas que já é ela própria fruto de uma evolução imensa. Não há portanto um conceito de família natural. Tudo é cultura.
          Ora, se tudo evolui, como é que se está à espera que o conceito de família se mantenha inalterado? Não pode. Não dá.

          Excelente post a noção de família muda consoante os tempos... em certas partes do globo, as famílias normais eram os típicos clãs, noutras culturas a família tipo "máfia", em que se jurava lealdade a uma família e a um patriarca sem necessidade de laços de sangue, era normal. Não foi há tanto tempo atrás que casar por amor era coisa de gente brega e de vagabundos. Numa altura em que o casamento típico era nada mais nada menos de que um contrato e uma troca de interesses, a mesma igreja católica considerava os casamentos com motivos sentimentais uniões de segunda categoria.

          Já Platão e Aristóteles discutiam o assunto em apreço e desde o tempo deles o conceito de família deu umas boas cambalhotas.

          Este moralismo de alguns conservadores católicos é simplesmente um eco de saudosismo do tempo em que as mulheres fechavam a boca, abriam as pernas e obedeciam. Tempos esses em que sodomitas eram mortos e o sexo oral era pecado capital.

          Estamos numa época de ruptura e a ruptura nunca é pacifica. Provavelmente temos familiares que nasceram no tempo em que nenhuma mulher podia votar. Antes de tecermos alguma espécie de conclusão sobre a emancipação das mulheres, acho prudente esperar muito mais tempo. Apenas podemos afirmar que vivemos mais e melhor em relação a séculos passados.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
            Parece-me que actualmente se dá muito pouca importância às crianças, e o egoísmo é de tal modo que muitos casais não têm filhos por opção (não referindo as questões económicas).
            Isso não é egoísmo. Chama-se ter prioridades bem definidas.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
              Acho que mais do nunca as pessoas têm de entender que para se ter umas coisas tem de se abdicar de outras. Não se pode apostar 100% nos cavalos todos e esperar não ficar saturado.

              Hoje em dia duvido que algum homem casado ache graça a ter a mulher em casa sem trabalhar. Primeiro porque a menos que o vencimento único seja muito elevado, é pouco compatível com as exigências actuais. Depois, em caso de separação, tem ali um bico de obra para resolver.

              Eu gostava e já o tentei mas a minha mulher não quer. Acho que as ciranças perdem muito por não terem uma mãe mais presente na infância. E escusam de dizer que o pai tb pode fazer o mesmo pois não é bem assim. Mãe é mãe...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Eu gostava e já o tentei mas a minha mulher não quer. Acho que as ciranças perdem muito por não terem uma mãe mais presente na infância. E escusam de dizer que o pai tb pode fazer o mesmo pois não é bem assim. Mãe é mãe...
                Não digas isso que é machista. Homem moderno tem de amamentar e tudo.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                  Isso não é egoísmo. Chama-se ter prioridades bem definidas.
                  Um dos problemas que influencia essa opção é o facto da maioria dos actuais casais serem filhos únicos, sem os tais valores da família, sim, porque o parentesco "irmão" é muito, mas muito mais do que a existência de mais uma pessoa em casa!

                  Se vêm falar de tempo para estudar, nem é por aí; a minha mulher, que trabalha fora e em casa, com duas filhas, fez toda a licenciatura nessas condições. Haja força de vontade! E quem fala em fazer uma licenciatura mais facilmente fala em fazer uma carreira.

                  Por isso o egoísmo está, quanto a mim, no topo das razões para que não tenham filhos. Mas esse egoísmo nasce exactamente da falta dos valores da família, que por sua vez surge com a pseudo-emancipação da mulher!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                    Um dos problemas que influencia essa opção é o facto da maioria dos actuais casais serem filhos únicos, sem os tais valores da família, sim, porque o parentesco "irmão" é muito, mas muito mais do que a existência de mais uma pessoa em casa!

                    Se vêm falar de tempo para estudar, nem é por aí; a minha mulher, que trabalha fora e em casa, com duas filhas, fez toda a licenciatura nessas condições. Haja força de vontade! E quem fala em fazer uma licenciatura mais facilmente fala em fazer uma carreira.

                    Por isso o egoísmo está, quanto a mim, no topo das razões para que não tenham filhos. Mas esse egoísmo nasce exactamente da falta dos valores da família, que por sua vez surge com a pseudo-emancipação da mulher!
                    Isso não faz sentido quando ter filhos, por si só, é dos maiores actos de egoísmo do mundo.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                      Isso não faz sentido quando ter filhos, por si só, é dos maiores actos de egoísmo do mundo.
                      Podes explicar isso de forma mais precisa?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                        Isso não faz sentido quando ter filhos, por si só, é dos maiores actos de egoísmo do mundo.
                        Podes explicar isso?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por ottogti Ver Post
                          Podes explicar isso de forma mais precisa?
                          A menos que estejas a falar de uma gravidez não planeada, as pessoas têm filhos porquê? Pura e simplesmente para satisfazer um desejo pessoal. Não deve haver nada no mundo mais egoísta do que isto.

                          Quem tem determinadas prioridades e sabe que, se tivesse filhos, não teria possibilidade de lhes dar a atenção que precisam, esses sim são sensatos e responsáveis.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                            Isso não faz sentido quando ter filhos, por si só, é dos maiores actos de egoísmo do mundo.
                            Não há nada neste mundo que mais te obrigue a tirar as atenções de ti mesmo para a dar a outrem.

                            À luz disto, explica lá a tua afirmação...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                              A menos que estejas a falar de uma gravidez não planeada, as pessoas têm filhos porquê? Pura e simplesmente para satisfazer um desejo pessoal. Não deve haver nada no mundo mais egoísta do que isto.

                              Quem tem determinadas prioridades e sabe que, se tivesse filhos, não teria possibilidade de lhes dar a atenção que precisam, esses sim são sensatos e responsáveis.
                              Essa é, também, uma forma muito egoísta de ver o assunto!

                              Ter um filho é partilhar uma pessoa com o mundo!

                              Deixar os filhos para segundo plano por causa de uma carreira é que pode ser uma outra forma de egoísmo, egoísmo perante a sociedade em geral.

                              Acho que todos os seres humanos têm o dever de dar continuidade à espécie. Egoísmo perante a sociedade é não o fazer!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                Acho que todos os seres humanos têm o dever de dar continuidade à espécie. Egoísmo perante a sociedade é não o fazer!
                                Desculpa mas é impossível ter uma conversa com quem diz um disparate desses. Quem acha isso é porque também pensa que a espécie não tem qualquer tipo de evolução, ficamos estáticos nos tempos primitivos.

                                A espécie humana é mesmo daquelas espécies em risco de extinção LOL.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                  Desculpa mas é impossível ter uma conversa com quem diz um disparate desses. Quem acha isso é porque também pensa que a espécie não tem qualquer tipo de evolução, ficamos estáticos nos tempos primitivos.

                                  A espécie humana é mesmo daquelas espécies em risco de extinção LOL.
                                  Justifica bem isso, porque não entendi. Adoro ler contestações não argumentadas!

                                  E deves andar muito desatento, porque em Portugal, segundo os últimos estudos (recentes) a população está a diminuir! O último ano foi o de menor natalidade de sempre.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                    E deves andar muito desatento, porque em Portugal, segundo os últimos estudos (recentes) a população está a diminuir! O último ano foi o de menor natalidade de sempre.
                                    E depois? Portugal é uma gotinha no mundo. As pessoas devem mesmo deixar de poder fazer as suas escolhas só porque os números dizem que a natalidade é baixa, queres ver? As mulheres são algumas éguas parideiras só para ajudar os números.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                      E depois? Portugal é uma gotinha no mundo. As pessoas devem mesmo deixar de poder fazer as suas escolhas só porque os números dizem que a natalidade é baixa, queres ver? As mulheres são algumas éguas parideiras só para ajudar os números.
                                      Também gosto imenso dessas fugas para a frente... não te desvies do assunto e acaba o que iniciaste.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Também gosto imenso dessas fugas para a frente... não te desvies do assunto e acaba o que iniciaste.
                                        O quê? Que ter filhos é dos maiores actos de egoísmo do mundo? Sim, é. Por muitos que queiras fugir, quem tem filhos planeados só os tem por pura satisfação pessoal, nada mais. Não à volta a dar a isso. Ter filhos é feito a pensar nos pais, não nas crianças.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                          O quê? Que ter filhos é dos maiores actos de egoísmo do mundo? Sim, é. Por muitos que queiras fugir, quem tem filhos planeados só os tem por pura satisfação pessoal, nada mais. Não à volta a dar a isso. Ter filhos é feito a pensar nos pais, não nas crianças.
                                          Não tens filhos, pois não? E irmãos?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            Não tens filhos, pois não? E irmãos?
                                            Não, não tenho filhos. Lá está, nunca poderia dar-lhes a atenção que precisam por isso não cometo essa injustiça. Eu sei o que é ser filho de quem acha que se pode ter tudo.

                                            Sim, tenho 2 irmãos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                              Não, não tenho filhos. Lá está, nunca poderia dar-lhes a atenção que precisam por isso não cometo essa injustiça. Eu sei o que é ser filho de quem acha que se pode ter tudo.

                                              Sim, tenho 2 irmãos.
                                              Essa frase responde às minhas dúvidas e explica perfeitamente a tua postura

                                              Comentário


                                                #83
                                                Ora bem...

                                                Após ter deixado de ter tempo e cabeça para sair a noite, acabarem-se o dormir até a hora que me apetecesse, passear para onde quisesse. estourar milhares de euros em fraldas, roupas, carrinhos, cadeirinhas, etc. Após ter desistido de comprar um GTV, e ao invés disso comprar um alfa 166 para ter mais espaço, etc, etc, etc.

                                                Vim a descobrir que isto foi uma decisão egoísta. Epá, holdon, continua que vais bem. cada tiro cada melro.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Respondendo ao resto do tópico. Há certas coisas em casa que é a minha esposa que faz, eu não tenho o minimo jeito. Exemplo: tudo o que tenha a ver com roupas. Lavar, passar a ferro, etc, não me ajeito com isso. Em compensação, tudo o que tem a ver com a manutenção dos carros, certas bricolagens, etc, ela também não pesca nada.

                                                  Acho que a questão de: "O que um faz, o outro também tem de fazer", é muito relativa. Não somos nem super-homens, nem super-mulheres, capazes de fazer TUDO. Lá em casa, eu faço umas coisas, ela faz outras. E outras há, por acaso a maioria, ambos somos capazes de fazer.

                                                  Por aí acho que o termo "igualdade de género" é demasiado forte. Não precisamos todos de saber fazer tudo. Por isso nos juntamos com alguém que nos completa. Muitas vezes mais que no sentido figurado da palavra.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                    Essa frase responde às minhas dúvidas e explica perfeitamente a tua postura
                                                    Quem tem o desejo de ter filhos, acho muito bem que tenha. Agora não me venham dizer que é uma atitude altamente altruísta e feita a pensar no bem do mundo. É que só para rir mesmo.

                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    Epá, holdon, continua que vais bem. cada tiro cada melro.
                                                    Nas regras do fórum não diz nada sobre termos de agradar aos outros com as nossas opiniões. Lamento.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Por muito que custe aos homens que acham que as mulheres deviam voltar a ser todas domésticas, as mulheres sao acima de tudo pessoas. E nisso homem e mulher sao muito parecidos. Nao ha razão nenhuma ( a nao ser que assim o deseje ) para que uma mulher tenha que abdicar dos seus sonhos, dos seus ideiais, das suas ambições, da sua felicidade, para viver submissa a um homem... o resto é um machismo bacoco, mas que pelo que se lê neste tópico continua bem latente

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                                        Por muito que custe aos homens que acham que as mulheres deviam voltar a ser todas domésticas, as mulheres sao acima de tudo pessoas. E nisso homem e mulher sao muito parecidos. Nao ha razão nenhuma ( a nao ser que assim o deseje ) para que uma mulher tenha que abdicar dos seus sonhos, dos seus ideiais, das suas ambições, da sua felicidade, para viver submissa a um homem... o resto é um machismo bacoco, mas que pelo que se lê neste tópico continua bem latente
                                                        As pessoas têm é de ser independentes primeiro, sem apêndices, isso é que é de valor.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                          "Enquanto que o dito "machismo" (que só existe porque existe "feminismo")"
                                                          !
                                                          Let me google that for you

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post

                                                            Na altura do início do movimento feminista, havia muitas mulheres contra, (...)
                                                            Agora ainda as há, muitas mulheres contra Filosofia Feminista actual (radical, leia-se). Basta saber.

                                                            http://forum.autohoje.com/off-topic/...a-bagunca.html

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                              Quem tem o desejo de ter filhos, acho muito bem que tenha. Agora não me venham dizer que é uma atitude altamente altruísta e feita a pensar no bem do mundo. É que só para rir mesmo.



                                                              Nas regras do fórum não diz nada sobre termos de agradar aos outros com as nossas opiniões. Lamento.
                                                              Estás a vontade, não quero que me agrades, mas não esperes que te agrade a ti. Se tenho determinada opinião sobre determinado user, não tenho o mínimo problema em demonstra-lo. lamento.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X