Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais as vossas estratégias para gerir email, contactos, calendário e tarefas ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    para 99.9% dos comuns mortais uma conta google com sincronização de contactos, calendário e email no smartphone chega e sobra. Para as tarefas mais básicas é possível usar um software do tipo "Post-it". É simples mas extremamente útil. A não ser que recebas 500 emails por dia....


    P.S. Já tentei estratégias como a tua cheias de regras e filtros, mas ao fim de algum tempo cheguei à conclusão de que quase sempre o mais simples é o que resulta melhor.
    Concordo a 100%. Há sistemas de gestão de informação tão complexos e tão completos que na verdade somos nós que trabalhamos para eles e não eles que trabalham para nós.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
      Concordo a 100%. Há sistemas de gestão de informação tão complexos e tão completos que na verdade somos nós que trabalhamos para eles e não eles que trabalham para nós.
      Se há coisa em que não alinho é a de enviar informações para um servidor que não está debaixo do meu domínio. Clouds e repositórios de informação só nas minhas máquinas.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
        Se há coisa em que não alinho é a de enviar informações para um servidor que não está debaixo do meu domínio. Clouds e repositórios de informação só nas minhas máquinas.
        O problema é saber em que domínio está o servidor. Numa grande empresa, por exemplo, podes até estar convencido de que os dados são todos guardados em servidores próprios quando na verdade eles estão a ser guardados em servidores sub-contratados a terceiros para o efeito.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
          O problema é saber em que domínio está o servidor. Numa grande empresa, por exemplo, podes até estar convencido de que os dados são todos guardados em servidores próprios quando na verdade eles estão a ser guardados em servidores sub-contratados a terceiros para o efeito.
          Os meus dados estão no meu servidor físico; se não sei para onde vão, não os envio

          Comentário


            #35
            Tambem prefiro ter os dados localmente em vez da nuvem

            Mas tambem reconheço que em muitas empresas as ameças estão mais localmente do que em parte incerta

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
              Os meus dados estão no meu servidor físico; se não sei para onde vão, não os envio
              Todos os servidores são físicos, até os da cloud! Mas se tu trabalhares numa grande empresa, por exemplo, não tens outro remédio senão confiar os teus dados ao sistema de arquivo que a empresa tiver, seja lá ele qual for. É uma coisa que não se controla.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                Todos os servidores são físicos, até os da cloud! Mas se tu trabalhares numa grande empresa, por exemplo, não tens outro remédio senão confiar os teus dados ao sistema de arquivo que a empresa tiver, seja lá ele qual for. É uma coisa que não se controla.
                LOL, claro que todos os servidores são físicos; ainda não é possível armazenar dados no "nada"...

                Tanto em casa como na empresa os servidores são próprios. Os dados da empresa são da responsabilidade da empresa, mas esta também não confia em dados fora de portas... os meus estão debaixo da minha alçada, no meu servidor em casa.

                Com os meios que existem actualmente não se justifica guardar as tralhas fora e até o acesso está muito facilitado.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post

                  Com os meios que existem actualmente não se justifica guardar as tralhas fora e até o acesso está muito facilitado.
                  Ainda assim, o conceito de "servidor doméstico" teima em não evoluir para o caminho da segurança dos dados.
                  Abundam os servidores multimedia da treta com mais de milhentas specs que ng usa mas para se comprares um server decente e fiável com 2 discos ( redundantes) tens de largar 500€ e mandar vir da net...

                  Mas é um facto: o preço do GB ( em abstracto) está bastante acessivel.

                  Comentário


                    #39
                    Email e agenda no Exchange, o Outlook manda na minha vida.

                    Os contactos estão no Gmail.

                    As notas/tarefas têm sido sempre a única cisa que ainda não consegui resolver bem com o digital. Agora ando a experimentar o G Keep que é bastante simples mas ainda não tenho grande opinião. Confesso que para isto o papel continua a convencer-me. O problema é a pesquisa. Escrevo apontamentos que depois se perdem no meio de tanta coisa.
                    Por favor deixem-se de discussões sobre coisas que nada têm a ver com o tópico, e partilhem a vossa experiência pois a parte das notas/tarefas é única em que ainda não me considero satisfeito.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Ainda assim, o conceito de "servidor doméstico" teima em não evoluir para o caminho da segurança dos dados.
                      Abundam os servidores multimedia da treta com mais de milhentas specs que ng usa mas para se comprares um server decente e fiável com 2 discos ( redundantes) tens de largar 500€ e mandar vir da net...

                      Mas é um facto: o preço do GB ( em abstracto) está bastante acessivel.
                      Sim, é verdade, mas sempre investi bastante nessa área, não só por "desporto" mas também por necessidade e uso o meu próprio server desde o tempo do NT 4.0, sendo agora o Server 2012 (mudei do Server 2003 para aproveitar convenientemente os 32Gb de RAM com o SO de 64bit). Também tenho RAID apesar das cópias semanais.

                      De qualquer modo, é um investimento para muitos anos. A maioria dos servidores pouco processamento têm e havendo espaço em disco, rolam sempre. Tive o Windows Server 2003 a funcionar numa máquina com um CPU a 600MHZ e com 384Mb de RAM, ou seja, em termos de memória era o mínimo para instalar o SO! Encostei-o porque já não tinha por onde o esticar mas durou para cima de muitos anos!

                      Agora, com os 32Gb, não chego a dar uso a da 10% da memória, mesmo com o Apache, FTP, MySQL e três máquinas virtuais.

                      E é como dizes, o preço do Gb está bastante acessível e é perfeitamente evitável colocar a informação fora de casa e nas mãos de... sabe-se lá quem!

                      Edit: Tinha indicado 756Mb de RAM no velho servidor quando só tinha 384Mb. Confusão minha no meio de tantos números...
                      Editado pela última vez por ; 13 January 2014, 15:59.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Email e agenda no Exchange, o Outlook manda na minha vida.

                        Os contactos estão no Gmail.

                        As notas/tarefas têm sido sempre a única cisa que ainda não consegui resolver bem com o digital. Agora ando a experimentar o G Keep que é bastante simples mas ainda não tenho grande opinião. Confesso que para isto o papel continua a convencer-me. O problema é a pesquisa. Escrevo apontamentos que depois se perdem no meio de tanta coisa.
                        Por favor deixem-se de discussões sobre coisas que nada têm a ver com o tópico, e partilhem a vossa experiência pois a parte das notas/tarefas é única em que ainda não me considero satisfeito.
                        O Lotus Notes faz uma boa gestão das tarefas. Pena que seja pouco usado por cá e necessite de um servidor para funcionar. Nos Estados Unidos e UK é um software muito usado.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                          Os meus dados estão no meu servidor físico; se não sei para onde vão, não os envio

                          Ainda guardas o dinheiro debaixo do colchão? É que isso é o equivalente a ter um servidor em casa...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            Ainda guardas o dinheiro debaixo do colchão? É que isso é o equivalente a ter um servidor em casa...
                            Sim, para além de estar quentinho gosto de phoder a massa a torto a a direito

                            Comentário


                              #44
                              Alguém aí falou no moleskine...

                              Eu tb fiquei fã, embora ainda me baralhe pois uso bastantes folhas por dia (ou às vezes nenhuma!) e a minha gestão de tarefas passa por um papelinho que vai saltando de folha em folha, riscando o que já está feito, e adicionando tarefas novas.

                              Post-it's às cores dentro do caderninho tb vão ajudando.

                              Agenda com assuntos para resolver e etc... uso a do velhinho Nokia 62??, com teclado e 6 anos de uso. Gosto muito da agenda destes S40, super fácil e prática para mim.
                              O resto, no caderninho, aos saltos.

                              NOTA: fiquei fã do moleskine apenas quando me apercebi que os lisos, que uso, têem acho que à volta de 200pág, e são mais caros que os normais, mas têem quase o dobro das págs! O que vou tendo aqui em casa é uma colecção de cadernos (depois de usar faço um furo na capa com um furador, e dou-lhe um número de ordem cronológica! lol)

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                E quando os Americanos, afeganistanenses ou os da Coreia do Norte "arrebentarem" com os edifícios de servidores?! Tipo o da PT?
                                Qual o da Covilhã?
                                Lá teremos de ir fazer ski para outro lado....

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                  Sim, para além de estar quentinho gosto de phoder a massa a torto a a direito
                                  Se os backups forem realmente necessários, não é muito boa onda colocar tudo no mesmo espaço físico. Uma relativa descentralização dos dados de backup poderá ser benéfica. O potencial de perda de dados não se limita ao acesso ilegítimo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    tarefas é única em que ainda não me considero satisfeito.
                                    Uma tarefa é sempre um tarefa que requer acção esteja ela descrita digitalmente ou no papel. É por esse motivo que a malta nunca mantém um bom relacionamento com essas "entidade" abastracta que é a tarefa.

                                    Há alguns anos li um livro que dizia que quelquer tarefa é uma decisão pois o "dono" tem de decidr sobre a sua execusão ou não. E muitas vezes decidimos instintivamente que.. não.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Uma pergunta sobretudo para o Pastis e o Titânio, que utilizam servidores domésticos: como é que fazem para ter acesso aos vossos dados fora de casa? Por exemplo, como fazem para consultar no telemóvel o calendário cujos dados estão no servidor? É através de VPN? Há aplicações específicas para isso? Este é um assunto que me interessa, mas nunca perdi muito tempo a explorá-lo porque na verdade das ferramentas gratuitas que por aí andam, desde o Google ao iCloud, dropbox, etc, fazem isso tudo, mas lá está, á custa de uma total ignorância sobre a real segurança dos dados.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Há software gratuito para criar clouds numa rede privada, como por exemplo o Ownclod ou o Pydio.

                                        Pessoalmente faço sincronização do telemóvel, localmente, mas para aceder a documentos faço-o pelo PC, remotamente (no telemóvel apenas uso a agenda).

                                        Comentário


                                          #50
                                          iCloud.
                                          Serve-me bem em tudo menos nas notas.

                                          Para isso já tentei o evernote mas ainda não estou satisfeito.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por XO Ver Post
                                            Se os backups forem realmente necessários, não é muito boa onda colocar tudo no mesmo espaço físico. Uma relativa descentralização dos dados de backup poderá ser benéfica. O potencial de perda de dados não se limita ao acesso ilegítimo.
                                            Claro, isso faz parte do básico da segurança. Tenho um cliente que insiste em deixar as cópias no escritório porque acredita que o cofre anti-fogo é suficientemente resistente...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                              Uma pergunta sobretudo para o Pastis e o Titânio, que utilizam servidores domésticos: como é que fazem para ter acesso aos vossos dados fora de casa? Por exemplo, como fazem para consultar no telemóvel o calendário cujos dados estão no servidor? É através de VPN? Há aplicações específicas para isso? Este é um assunto que me interessa, mas nunca perdi muito tempo a explorá-lo porque na verdade das ferramentas gratuitas que por aí andam, desde o Google ao iCloud, dropbox, etc, fazem isso tudo, mas lá está, á custa de uma total ignorância sobre a real segurança dos dados.

                                              A segurança dos dados num servidor da Google, Apple ou Dropbox será sempre muito maior do que a segurança dos dados em tua casa. Tal como guardar dinheiro no banco, ainda é infinitamente mais seguro do que guardar dinheiro em casa num cofre, a analogia para mim é a mesma.


                                              E eu pessoalmente até confio mais na Google, Apple e Dropbox, no que na CGD ou no BES... mas isso sou eu

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                A segurança dos dados num servidor da Google, Apple ou Dropbox será sempre muito maior do que a segurança dos dados em tua casa. Tal como guardar dinheiro no banco, ainda é infinitamente mais seguro do que guardar dinheiro em casa num cofre, a analogia para mim é a mesma.


                                                E eu pessoalmente até confio mais na Google, Apple e Dropbox, no que na CGD ou no BES... mas isso sou eu
                                                Em termos de segurança, depende da segurança que tenhas em casa, mas concordo que o Google, Apple, etc. serão teoricamente tanto ou mais seguros que num sistema doméstico.

                                                Pessoalmente não confio em nenhum deles e fico sempre na dúvida se usarão ou não os meus dados e quem terá acesso a eles!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                  Em termos de segurança, depende da segurança que tenhas em casa, mas concordo que o Google, Apple, etc. serão teoricamente tanto ou mais seguros que num sistema doméstico.

                                                  Pessoalmente não confio em nenhum deles e fico sempre na dúvida se usarão ou não os meus dados e quem terá acesso a eles!
                                                  Exacto. Nada te garante que esse repositório não desaparece de um dia para o outro, isto sem contar com as implicações no que concerne à privacidade, confidencialidade e até mesmo propriedade intelectual.

                                                  A redundância poderá ser a única safa...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Em tempos, porque o sistema ficava muito barato, usei o zmail para guardar algumas coisas. Ao fim de um ano e tal o zmail desapareceu e com ele lá se foram os dados!

                                                    Desde aí que deixei de confiar em seja quem for!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Não transformem isto numa questão de servidores.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Não transformem isto numa questão de servidores.
                                                        O problema é que está tudo fortemente relacionado

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                          O problema é que está tudo fortemente relacionado
                                                          A esmagadora dos utilizadores nem sabe bem o que é um servidor e desconhece a sua necessidade. A questão de segurança interessa-me mas pode ser discutida noutro tópico.
                                                          Creio que a ideia deste era discutir o que usamos para gerir o nosso dia a dia particular/trabalho.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Tudo corrido a Google. Sabem a minha vida toda esses senhores. Mas funciona mesmo bem.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                              Em tempos, porque o sistema ficava muito barato, usei o zmail para guardar algumas coisas. Ao fim de um ano e tal o zmail desapareceu e com ele lá se foram os dados!

                                                              Desde aí que deixei de confiar em seja quem for!

                                                              Eu também cheguei a ter uma conta no zmail e perdi informação na altura que tinha em alguns emails, alguma bem importante, e a partir daí também nunca mais olhei com muito bons olhos esses mundos. No entanto vou usando a Google para armazenar os contactos e o calendário, embora tenha no pc uma bela folha de excel de há muitos anos onde tenho os contactos todos em backup.
                                                              Editado pela última vez por MGomes; 13 January 2014, 21:34.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X