Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim das Praxes?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por roberts Ver Post
    Caso não saiba quando se está trajado, não se pode usar objectos metálicos, maquilhagem, acessórios(relógios, brincos etc)
    Sendo assim aposto como use algum objecto metálico, sendo assim é um vaidoso.
    Serve sim para representarmos um só, sem ricos nem pobres, tudo igual.
    Claro que sim !! E é exactamente por se representar um só e ser tudo igual....é que existe uma hierarquia bacoca com algumas 6 ou 7 posições e cargos, os praxados são tratados abaixo de cão, normalmente com os supostos doutores aos gritos com eles a dizer " ou fazes isto ou acontece aquilo"...

    ...eu não tenho uma noção de igualdade maior que essa na sociedade.

    Comentário


      #32
      lol vi tanta gente trajada maquilhada, com brincos, com tudo e mais alguma coisa.

      Lembro-me de praxe em que uma croma estava a praxar e tinha os brincos. Estavam os caloiros todos de quatro e um deles pediu para falar e disse que a croma não podia praxar porque não estava trajada corretamente, tal como diz o código da praxe. Resultado? Simples, a croma não praxou naquele dia mas na praxe seguinte praxou e vingou-se à descarada do caloiro. Acontece, foi para integrar melhor.

      A integração acontecia também quando os caloiros e caloiras tinham uma grande missão de se integrarem a limpar as casas dos "engenheiros". Mas há integração melhor do que esta? Só se for quando as caloiras eram obrigadas a simular sexo com os caloiros.

      Comentário


        #33
        Digo novamente só vai à praxe quem quer, e existe quem praxe bem e quem praxe mal. Há caloiros que levam as coisas na brincadeira e outros que se armam em galifões, é como tudo na vida.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por roberts Ver Post
          Digo novamente só vai à praxe quem quer, e existe quem praxe bem e quem praxe mal. Há caloiros que levam as coisas na brincadeira e outros que se armam em galifões, é como tudo na vida.
          Claro que sim, também. E quando os caloiros se armam em galifões vêm logo a autoridade chamada "meia duzia de tipos com a mania que podem fazer o que lhes apetecer" colocar esse malandro desse caloiro na ordem porque só têm é que se sujeitar ao que eles querem, quando eles querem, como eles querem.

          ...alías a frase que eles dizem logo, e com meiguice, é: " Ou fazes isto tudo ou não te integras convenientemente e devidamente neste centro de aprendizagem "...e o caloiro triste, E COM MEDO, de ficar como o Tom Hanks no Naufrago, a ter de falar apenas com uma bola, faz beicinho conformado e lá suporta aos maus tratos que tão bem integrado o vão deixar.
          Editado pela última vez por PeugeotSales; 27 January 2014, 20:02.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por roberts Ver Post
            Digo novamente só vai à praxe quem quer, e existe quem praxe bem e quem praxe mal. Há caloiros que levam as coisas na brincadeira e outros que se armam em galifões, é como tudo na vida.
            Podes dizer as vezes que te apetecer que muita gente sabe bem que isso não é verdade em todo o lado.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
              Claro que sim, também. E quando os caloiros se armam em galifões vêm logo a autoridade chamada "meia duzia de tipos com a mania que podem fazer o que lhes apetecer" colocar esse malandro desse caloiro na ordem porque só têm é que se sujeitar ao que eles querem, quando eles querem, como eles querem.

              ...alías a frase que eles dizem logo, e com meiguice, é: " Ou fazes isto tudo ou não te integras convenientemente e devidamente neste centro de aprendizagem "
              Desculpa mas estás a generalizar. Podem sair quando quiserem, ninguém obriga ninguém a declarar-se anti-praxe. Nem obrigam ninguém a beber até cair.
              Na praxe felizmente ainda não se usam armas para obrigar ninguém, é preciso é saber pensar pela própria cabeça.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por roberts Ver Post
                Digo novamente só vai à praxe quem quer, e existe quem praxe bem e quem praxe mal. Há caloiros que levam as coisas na brincadeira e outros que se armam em galifões, é como tudo na vida.
                Isto.
                Há gente estúpida em todo o lado, os acidentes acontecem em todos os lados, mas não se deve generalizar e dizer que é tudo igual (por esta ordem de ideias também banimos os automóveis porque morre gente neles todos os dias; proibimos as pessoas de irem à praia porque se podem afogar...).

                PS: A praxe é voluntária e ninguém é obrigado/a a fazer algo que vá contra os seus princípios ou ponha em risco a sua integridade física.
                Editado pela última vez por Darkslb; 27 January 2014, 20:08.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                  Podes dizer as vezes que te apetecer que muita gente sabe bem que isso não é verdade em todo o lado.

                  Mas não faz o curso por não ir à praxe? É preciso ter mentalidade e força psicológica. Muitas pessoas com meia dúzia de palavras são levadas de paleio.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Darkslb Ver Post
                    Isto.
                    Há gente estúpida em todo o lado, os acidentes acontecem em todos os lados, mas não se deve generalizar e dizer que é tudo igual (por esta ordem de ideias também banimos os automóveis porque morre gente neles todos os dias; proibimos as pessoas de irem à praia porque se podem afogar...).
                    Mas eu preciso de meu carro para me transportar, preciso da praia para me refrescar no verão. E para que raio preciso eu das praxes?? A questão é essa!! Epa e chega desse conto do vigário que é para se integrar os alunos, e que os valores que aprendem lá são muito importantes, pior, os próprios praxados ultimamente a defenderem a praxe no Facebook que é graças às praxes que são o que são hoje! Epa e quando ouço licenciados a dizerem que é graça às praxes que são o que são hoje, começo a perceber porque é que o nosso país está como está...

                    Comentário


                      #40
                      Esta conversa da integração já enjoa. Nunca ninguém me disse que tinha que ser obrigatoriamente praxado para me integrar. O que muita gente diz e se passou comigo é que ajudou na integração e na minha orientação na cidade. Fui estudar para Coimbra, não conhecia a cidade e tive ajuda dos "doutores" para me orientar. Orientação essa que também passei para o meu caloiro que por sua vez ajudou na sua integração. Claro que consegues orientar-te sozinho mas assim poupei bastante tempo. Tenho grandes amigos que conheci na praxe e outros que conheci em bibliotecas, aulas, bares etc...Há de tudo. Esta teoria da chantagem e da coacção em praxes na lógica da integração nunca se passou comigo, nem com as pessoas do meu circulo pessoal. Mas acredito que haja situações abusivas do género.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por roberts Ver Post
                        Mas não faz o curso por não ir à praxe? É preciso ter mentalidade e força psicológica. Muitas pessoas com meia dúzia de palavras são levadas de paleio.
                        Mas por fazer o curso sem ir à praxe não significa que tudo seja feito pela parte de quem praxa no sentido de obrigar os caloiros a participar na praxe!

                        Se assim não fosse esse "paleio" nunca existiria. Tipicamente o discurso é "Podem recusar participar na praxe, MAS SE RECUSAREM bla bla bla bla bla bla" e depois, claro, muita boa gente cede e os que não cedem muitas vezes continuam a ser pressionados até cederem.

                        Comentário


                          #42
                          PRAXIS TRAILER - YouTube

                          Todos eles a integrarem-se muito bem...é bonito de ver. Se isto fosse em qualquer situação que não fosse as praxes, era uma vergonha, um abuso da condição e dignidade humana....como é nas praxes chama-se integração.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post
                            Mas eu preciso de meu carro para me transportar, preciso da praia para me refrescar no verão. E para que raio preciso eu das praxes?? A questão é essa!! Epa e chega desse conto do vigário que é para se integrar os alunos, e que os valores que aprendem lá são muito importantes, pior, os próprios praxados ultimamente a defenderem a praxe no Facebook que é graças às praxes que são o que são hoje! Epa e quando ouço licenciados a dizerem que é graça às praxes que são o que são hoje, começo a perceber porque é que o nosso país está como está...
                            Mas os estudantes precisam da praxe? Ainda me recordo do meu primeiro dia, perguntaram me alinhas na praxe? E eu, vou experimentar, se não gostar saio.
                            Podia ter dito logo não obrigado. Conheço muita gente que não foi às praxes e tem uma vida académica perfeitamente normal, que tinha nojo de jogar a um jogo com uma palhinha que se tinha de passar de boca em boca, mas que na noite tinha uma vasta gama de salivas na boca.
                            Editado pela última vez por roberts; 27 January 2014, 20:22.

                            Comentário


                              #44
                              Quando disse "para que raio preciso eu das praxes?" estava a falar de mim como estudante, porque até já o fui! E como já disse, DOU GRAÇAS por na universidade onde andei não haver nada disso!! E a minha turma, era pequena, e dava se muitíssimo bem, toda a gente se ajudava, fazíamos jantaradas em casa uns dos outros, saíamos à noite, e ainda somos amigos!!

                              E guess what?!

                              Não passámos por praxes!! Como é que isto foi possível sem praxes??

                              Comentário


                                #45
                                Noticias ao Minuto - As praxes são

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Bonhe Ver Post
                                  Quando disse "para que raio preciso eu das praxes?" estava a falar de mim como estudante, porque até já o fui! E como já disse, DOU GRAÇAS por na universidade onde andei não haver nada disso!! E a minha turma, era pequena, e dava se muitíssimo bem, toda a gente se ajudava, fazíamos jantaradas em casa uns dos outros, saíamos à noite, e ainda somos amigos!!

                                  E guess what?!

                                  Não passámos por praxes!! Como é que isto foi possível sem praxes??
                                  E agora? Queres um presente? Uma bicicleta?

                                  Viste aqui alguém a dizer que sem a praxe não conhecias ninguém?

                                  Essa conversa já cansa

                                  Comentário


                                    #47
                                    Para quem é contra a praxe, têm aqui uma sondagem tvi24 para mostrarem o vosso ponto de vista:

                                    Sondagens > TVI24

                                    Comentário


                                      #48
                                      Não deixa de ser curioso a importância que as pessoas dão à praxe (refiro-me a pessoas como sociedade, na importância dada a esta discussão).

                                      No meu tempo de estudante, vieram-me dizer que tinha de ir à praxe por ser caloiro, eu disse que não ia e por esse motivo queriam que eu assinasse um papel a declarar anti-praxe. Eu não assinei, porque não ia à praxe, mas não tenho nada contra a mesma, visto ser uma questão de livre arbitrio é-me indiferente.

                                      Por me ser indiferente se existe ou não, se vão ou não, não significa que engula a questão da integração. Por mim podem-na fazer sem camuflar, que eu continuo a não ser contra.

                                      Comentário


                                        #49
                                        A praxe existe só para humilhar e para naquele momento aumentar o ego de quem a faz.
                                        Só aceitam ser praxados porque assim para o ano seguinte poderem praxar - circulo vicioso.
                                        Enfim, a falta de valores conduz a esta bandalheira de miudos que precisam de se afirmar, e que nao têm outra maneira de o fazer senao a humilhar.
                                        Se a praxe passasse por cavar terra ja ninguem praxava

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                          Claro que sim, também. E quando os caloiros se armam em galifões vêm logo a autoridade chamada "meia duzia de tipos com a mania que podem fazer o que lhes apetecer" colocar esse malandro desse caloiro na ordem porque só têm é que se sujeitar ao que eles querem, quando eles querem, como eles querem.

                                          ...alías a frase que eles dizem logo, e com meiguice, é: " Ou fazes isto tudo ou não te integras convenientemente e devidamente neste centro de aprendizagem "...e o caloiro triste, E COM MEDO, de ficar como o Tom Hanks no Naufrago, a ter de falar apenas com uma bola, faz beicinho conformado e lá suporta aos maus tratos que tão bem integrado o vão deixar.
                                          Isto aconteceu comigo sem tirar nem pôr da forma que dizes! E não aconteceu uma, nem 2 nem 3 vezes. Desses artistas que se armavam em maus apanhei tipos porreiros que quando me recusava conversavam comigo e outros que queriam levar a coisa à força e aí as coisas ficavam feias.

                                          Alguns continuam a dizer que a praxe é voluntária, é verdade na teoria, mas por vezes na prática (e falo do que conheço na UMinho, embora pela curta metragem que deu na RTP se veja que as coisas são iguais em todo o país) as coisas são bem diferentes, embora as coisas variem de curso para curso, há uns com mais "tradição".
                                          Porque são feitas esperas às portas das salas de aula para que ninguém fuja? Porque são contadas dezenas de mentiras, desde a proibição do uso do traje, exclusão das actividades académicas, etc para quem não participa na praxe?
                                          Se a coisa é voluntária diziam somente apareçam em tal dia se quiserem ser praxados, não andavam atrás do pessoal como cães raivosos, desde a inscrição passando pelas aulas.

                                          Para os níveis de participação na praxe ser tão elevada, tendo em conta o nível degradante em que ocorrem maior parte delas só o medo justifica esses números, nada mais. É pessoal novo com 17/18 anos, numa grande maioria deslocados, sem qualquer base de apoio familiar, que é posto perante um conjunto de factos que os levam a ter 2 escolhas ou participam ou são uns excluídos da universidade! A escolha no fim é óbvia para quase toda a gente!

                                          Posso deixar 2 ou 3 pontos positivos da praxe, pedy papper pela cidade, batismo, caloiro ao molho, latada, actividades mais ou menos lúdicas que não menosprezam os caloiros, põem-nos em contacto com outros alunos e há um clima de "liberdade" e não de intimidação constante.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Nos meus tempos, fui praxado e mais tarde praxei. Foram bons tempos confesso, e presenciei alguns abusos mas nada do outro mundo. No entanto, olhando para trás, honestamente, não foi tempo bem investido. Se o objectivo das praxes é integrar as pessoas que entram no ensino superior, então os responsáveis deviam organizar eventos e/ou actividades que aceleram/promovam a socialização e quebra-gelo das pessoas. Na verdade as praxes acabam por servir em parte para isto e por outra parte para satisfazer os "prazeres" estúpidos de algumas pessoas.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                              A praxe existe só para humilhar e para naquele momento aumentar o ego de quem a faz.
                                              Só aceitam ser praxados porque assim para o ano seguinte poderem praxar - circulo vicioso.
                                              Enfim, a falta de valores conduz a esta bandalheira de miudos que precisam de se afirmar, e que nao têm outra maneira de o fazer senao a humilhar.
                                              Se a praxe passasse por cavar terra ja ninguem praxava

                                              Quando por ventura é se mal praxado no ano de caloiro. Tem-se a oportunidade para corrigir esses erros e tornar a praxe melhor, o problema é que quem é praxado mete na cabeça que tem que fazer pior que o que lhe fizeram. As coisas podem ser melhoradas mas isso cabe às pessoas e não a uma simples palavra (praxe).
                                              Editado pela última vez por roberts; 27 January 2014, 21:30.

                                              Comentário


                                                #53
                                                A praxe pode existir, desde que seja a título de brincadeira e de receber bem os novos estudantes, sem violências e humilhações. Nestas condições será uma prática saudável em que todos alinharão sem reservas.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  No meu percurso académico não fui praxado, não quis mas deveu-se em parte ao facto de ter de apanhar o comboio para Famalicão todos os dias, não aluguei quarto no Porto o que eventualmente me teria levado a fazer as tristes figuras a que os caloiros são sujeitos no primeiro ano de faculdade. Falta de experiência de vida, ânsia de novas experiências, medo de rejeição e demasiado tempo livre são os factores ideais para que não se recuse a praxe.

                                                  E tenham santa paciência quanto a essa de "só vai quem quer"... É verdade que teoricamente sim, só vai quem quer e ninguém vai arrombar a porta do quarto e arrancar-nos da cama para a praxe mas indo para a universidade todos os dias, a tal "integração" (grande LOL) não vai ser igual e há sempre ameaças, distinções e rótulos.

                                                  Que me recorde de ameaças ouvi apenas uma mais aberta de um tipo trajado a dizer que estávamos proibidos (eu e mais outro) de sair do Campus porque era praxe... Na altura ri-me na cara do fulano, não só porque alegadamente era "caloiro-estrangeiro" (outro grande LOL para essa designação de quem mudou de universidade no primeiro ano) e também porque a ameaça do "eu que vos apanhe em festas" não surtiu efeito.

                                                  O outro castiço que estava comigo, o verdadeiro Jorge Correia (dai o meu nickname), um comerciante de batatas da Areosa no Porto, ainda lhe ofereceu um tabefe ou dois mas o amargo de boca ficou por ali...

                                                  Quantos mais países têm esta "tradição"? (entre aspas porque sempre a houve mas em Coimbra)

                                                  Na Polónia - onde me encontro há mais de dez anos - não existe, nem nunca existiu, tal coisa e a par e passo as pessoas vão-se conhecendo e integrando mas em Portugal não, defende-se a praxe como se fosse uma vaca sagrada e ai de quem ousar enfrentar os pseudo-gangsters da tradição de integração no mundo universitário, da comissão de praxes, Dux, Papa e cabidos e outras designações institucionais e religiosas com odor aos "tempos da outra senhora"...

                                                  Se há imensos "doutores" (mais uma vez entre aspas porque ainda não o são) que não exageram e são impecáveis há também outros tantos que vêm na praxe a oportunidade para "comerem gajas" (bêbadas) que em estado ébrio provavelmente nunca se entregavam a eles e cometerem excessos com o álibi de ser "a tradição". Só não vê isto quem não quer e a discussão do assunto, como se lê neste thread é, pelos vistos, de trato delicado...

                                                  A tradição parece-me estar enraizada no lado negro e menos romântico da História de Portugal, dos descobrimentos, da colonização e escravatura onde a falta de respeito por o semelhante era justificada pelo serviço prestado à Coroa e a Deus.

                                                  O que justifica então os excessos cometidos por a "tradição académica"? Quem pode ser responsabilizado quando a mesma implica humilhação, coação e morte?

                                                  Sinceras desculpas pelo "testamento". Parece que estou a escrever no meu blogue.
                                                  Editado pela última vez por JorgeCorreia; 27 January 2014, 21:40.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                    Isto aconteceu comigo sem tirar nem pôr da forma que dizes! E não aconteceu uma, nem 2 nem 3 vezes. Desses artistas que se armavam em maus apanhei tipos porreiros que quando me recusava conversavam comigo e outros que queriam levar a coisa à força e aí as coisas ficavam feias.

                                                    Alguns continuam a dizer que a praxe é voluntária, é verdade na teoria, mas por vezes na prática (e falo do que conheço na UMinho, embora pela curta metragem que deu na RTP se veja que as coisas são iguais em todo o país) as coisas são bem diferentes, embora as coisas variem de curso para curso, há uns com mais "tradição".
                                                    Porque são feitas esperas às portas das salas de aula para que ninguém fuja? Porque são contadas dezenas de mentiras, desde a proibição do uso do traje, exclusão das actividades académicas, etc para quem não participa na praxe?
                                                    Se a coisa é voluntária diziam somente apareçam em tal dia se quiserem ser praxados, não andavam atrás do pessoal como cães raivosos, desde a inscrição passando pelas aulas.

                                                    Para os níveis de participação na praxe ser tão elevada, tendo em conta o nível degradante em que ocorrem maior parte delas só o medo justifica esses números, nada mais. É pessoal novo com 17/18 anos, numa grande maioria deslocados, sem qualquer base de apoio familiar, que é posto perante um conjunto de factos que os levam a ter 2 escolhas ou participam ou são uns excluídos da universidade! A escolha no fim é óbvia para quase toda a gente!

                                                    Posso deixar 2 ou 3 pontos positivos da praxe, pedy papper pela cidade, batismo, caloiro ao molho, latada, actividades mais ou menos lúdicas que não menosprezam os caloiros, põem-nos em contacto com outros alunos e há um clima de "liberdade" e não de intimidação constante.

                                                    O andarem atrás não tem obrigatoriedade. Os vendedores andam sempre atrás e são chatos como o raio que os parta, mas não obrigam a comprar.

                                                    No meu tempo também esperavam à porta da sala, eu dizia que não ia e estava feito.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Só a questão de haver comissões/regulamentos/hierarquias de praxe é relevador do tempo/recursos que são despendidos nessa estupidez e que deveriam ser utilizados em algo mais útil.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        E agora? Queres um presente? Uma bicicleta?

                                                        Viste aqui alguém a dizer que sem a praxe não conhecias ninguém?

                                                        Essa conversa já cansa
                                                        Não, mas vejo toda a gente a usar esse argumento para defender a praxe! Logo o que disse mostra que, no mesmo ambiente e sem as praxes, a minha turma se uniu da mesma forma, logo não há necessidade de rituais bacocos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por CTR8735 Ver Post
                                                          Só a questão de haver comissões/regulamentos/hierarquias de praxe é relevador do tempo/recursos que são despendidos nessa estupidez e que deveriam ser utilizados em algo mais útil.
                                                          Isso é verdade, mas bastante subjectivo. O tempo e recursos que o país desperdiça com o futebol choca-me mais.

                                                          Mas cada um tem a sua panca e desperdiça o tempo e recursos como lhe der mais prazer.

                                                          Desde que dependa do livre arbitrio, está tudo bem. Neste momento choca-me o tempo que isto ocupa nos noticiários e em que até ministros andam à volta disto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                                            O andarem atrás não tem obrigatoriedade. Os vendedores andam sempre atrás e são chatos como o raio que os parta, mas não obrigam a comprar.

                                                            No meu tempo também esperavam à porta da sala, eu dizia que não ia e estava feito.
                                                            É verdade que não tem obrigatoriedade (eu disse-o), mas há um conjunto de "factores" já citados que se conjugam e tornam esse voluntarismo muito limitado, ou o dizer um não uma resposta difícil. Pior ainda, entrando para ver como são as coisas, depois para sair é ainda mais complicado.
                                                            No meu ano acho que houve 3 ou 4 pessoas que não participaram, todas de Braga. Um "pescador" de Vila do Conde que entrou na 2ªfase recebeu um dia um papel numa aula de um senhor doutor que dizia algo do género "se não apareces à praxe estás lixado"!
                                                            Ele sai cá fora e do seu 1,9m diz quem foi o FdP que me mandou esta porcaria que o rebento todo, o doutor ainda demorou uns segundos a acusar-se... acabou por participar na praxe meia dúzia de vezes e te garanto que ninguém abusava dele!
                                                            Mas como se viu mais à frente durante o curso e apesar da idade era alguém já vivido, senhor do seu nariz, diferente aí de 99% do pessoal que chega à universidade.
                                                            Quantas mais pessoas conheço que fariam o mesmo? Poucas muito poucas, mulheres então diria que 1 em cada 1000!

                                                            É um tema que alguém abordou só nos últimos posts, a praxe dá jeito a muita gente para como eu lhe chamo "pranchar" umas caloiras ou caloiros.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                                              Isso é verdade, mas bastante subjectivo. O tempo e recursos que o país desperdiça com o futebol choca-me mais.

                                                              Mas cada um tem a sua panca e desperdiça o tempo e recursos como lhe der mais prazer.
                                                              Até concordava contigo, se esses alunos não tivessem a estudar com o dinheiro dos pais, que muitas vezes fazem grandes sacrificios para mandar para a universidade e o dinheiro dos contribuintes que financia o ensino.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X