Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Greve dos Estivadores do Porto de Lisboa até 10 de Fevereiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    não é bem assim
    se não se verificar na prática o contrato pode ficar sem termo e a entidade levar com uma CO
    podes é dizer que o CT admite até várias situações, o que é verdade , mas também tem que ser...
    imagina que vou arriscar e abrir uma coisa qualquer , nao posso ficar logo com um funcionario para sempre!

    Comentário


      #62
      nas situações abusivas ( que realmente se verificam) o trabalhador tem que se ir queixar as entidades\tribunal que lá se resolve
      hoje em dia com a trenet é facil de ver

      Comentário


        #63
        o melhor é ir para a função publica
        o mercado \ empresas ca do burgo não tem capacidade para manter as pessoas para todo o sempre!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por kursk Ver Post
          Ali é contratos ao dia....
          Não vejo irregularidade nisso. Se esta semana só preciso um dia de uma equipa, porque teria de a contratar a semana toda?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por kursk Ver Post
            Usar uma figura juridica e um procedimento formalmente legal (a excepcionalidaade do contrato a termo) para um resultado pratico ilegal...renovações contínuas ano a fio de contratos diarios.
            É exactamente por isso que são usados. Façam queixa ao legislador.

            E se são contratos a termo seguramente não serão renováveis se estiverem bem feitos.

            Existem áreas de actividade com especificidades muito próprias. Basta pensar no exemplo dos 2 mil carros carregados hoje. Quantos carros estão previstos para carregar amanhã? Não conheço o negócio dos estivadores mas conheço outros e é um mal necessário este tipo de gestão. A não ser que aceitem todos 580 euros de salário e façam o mesmo trabalho.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
              o melhor é ir para a função publica
              o mercado \ empresas ca do burgo não tem capacidade para manter as pessoas para todo o sempre!
              Não têm é a capacidade de facilmente ajustarem o pessoal em função do trabalho. E quando não há temporariamente trabalho não só as pessoas têm de ser mantidas e pagas como a empresa nada pode fazer para aumentar ou compensar as receitas.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                não é bem assim
                se não se verificar na prática o contrato pode ficar sem termo e a entidade levar com uma CO
                podes é dizer que o CT admite até várias situações, o que é verdade , mas também tem que ser...
                imagina que vou arriscar e abrir uma coisa qualquer , nao posso ficar logo com um funcionario para sempre!
                Contratos temporarios estão previstos na lei para inicios de actividade..mas já não o podes fazer quantos tens anos de actividade regular!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Não vejo irregularidade nisso. Se esta semana só preciso um dia de uma equipa, porque teria de a contratar a semana toda?
                  Quando tens 150 pessoas que nos ultimos 15 anos todos os dias precisas delas...então é porque são precisas todos os dias!
                  Imagina o teu patrão dizer-te o mesmo: hoje tens trabalho e pago-te, amanhã não, mas volta seguda feira que já tens trabalho outra vez...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Não vejo irregularidade nisso. Se esta semana só preciso um dia de uma equipa, porque teria de a contratar a semana toda?
                    Todas as empresas passam por picos de trabalho e por outros momentos em que há zero trabalho.
                    Empresas como a Siemens por exemplo, que têm 2 mil engenheiros, há momentos em que os engenheiros estão 2 ou 3 semanas literalmente sem fazer nada porque não há trabalho (porque não há encomendas do estrangeiro por exemplo) e os dias são passados no facebook, youtube, etc. Depois há momentos que há uma chuva de encomendas de equipamentos e é o "ai meu deus".

                    Achas que a Siemens deveria contratar os engenheiros ao dia? Quem diz Siemens diz outra qualquer empresa de trabalho altamente especializado.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                      Quando tens 150 pessoas que nos ultimos 15 anos todos os dias precisas delas...então é porque são precisas todos os dias!
                      Imagina o teu patrão dizer-te o mesmo: hoje tens trabalho e pago-te, amanhã não, mas volta seguda feira que já tens trabalho outra vez...
                      Mas é exactamente isso que acontece na restauração, mas com temporalidades diferentes.

                      Imagina que uma empresa do tem trabalho uma semana por mês. Faz sentido ter pessoas contratadas a tempo inteiro para estarem três semanas sem fazer nada?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                        Todas as empresas passam por picos de trabalho e por outros momentos em que há zero trabalho.
                        Empresas como a Siemens por exemplo, que têm 2 mil engenheiros, há momentos em que os engenheiros estão 2 ou 3 semanas literalmente sem fazer nada porque não há trabalho (porque não há encomendas do estrangeiro por exemplo) e os dias são passados no facebook, youtube, etc. Depois há momentos que há uma chuva de encomendas de equipamentos e é o "ai meu deus".

                        Achas que a Siemens deveria contratar os engenheiros ao dia? Quem diz Siemens diz outra qualquer empresa de trabalho altamente especializado.
                        Acho que a Siemens deve adoptar a estratégia de recrutamento que melhor se adapta aos seus interesses.

                        Ter mão de obra disponível sem fazer nada tem um custo. Cada empresa é que tem de saber se isso compensa para si ou não.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                          Contratos temporarios estão previstos na lei para inicios de actividade..mas já não o podes fazer quantos tens anos de actividade regular!
                          Este trabalho de estivadores até me parece que é compatível com uma prestação de serviços ou algo idêntico. Tens de colocar 2.000 contentores num navio, vais ao mercado e contratas por tarefa e não por tempo, por exemplo.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Acho que a Siemens deve adoptar a estratégia de recrutamento que melhor se adapta aos seus interesses.

                            Ter mão de obra disponível sem fazer nada tem um custo. Cada empresa é que tem de saber se isso compensa para si ou não.
                            Reformulo-te a pergunta: achas que a lei deve permitir que a empresa adopte a estratégia de recrutamento que bem entender?

                            Eu não acho que a lei o deva permitir.

                            Comentário


                              #74
                              Eu acho que esta cena de contratação ao dia é um retrocesso civilizacional de todo o tamanho. Acho que nem nos anos 70 ou 80 isto acontecia.

                              Não acho normal que uma pessoa viva 20 anos em precaridade e instabilidade laboral.

                              Comentário


                                #75
                                eu normalmente estou contra os sindicatos, mas neste caso de Setúbal eu tenho que concordar com os trabalhadores

                                então aquela empresa só tem 9 efectivos ?! 90 e tal precários contratados ao dia ?! ouvi isso nas notícias

                                é um abuso e exploração, é indecente

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                  Reformulo-te a pergunta: achas que a lei deve permitir que a empresa adopte a estratégia de recrutamento que bem entender?

                                  Eu não acho que a lei o deva permitir.
                                  Obviamente que sim. Tal como num casamento, que é um contrato sério, tem de existir facilidade de rescisão quando uma das partes não está satisfeita.

                                  O CT funciona como uma ratoeira para ratos. É imensamente fácil uma pessoa ficar efectiva (por diversos motivos), mas é muito difícil depois a empresa conseguir tirar a pessoa. É muito natural que as empresas se protejam ao máximo.

                                  E quanto mais a lei tentar regular/obrigar/whatever mais estratégias as empresas vão usar, sob pena de desistirem de lutar e abandonarem.

                                  O que é importante, tal como em qualquer contrato, é existir transparência nas contratações que se fazem, sejam temporárias ou não.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                    Eu acho que esta cena de contratação ao dia é um retrocesso civilizacional de todo o tamanho. Acho que nem nos anos 70 ou 80 isto acontecia.

                                    Não acho normal que uma pessoa viva 20 anos em precaridade e instabilidade laboral.
                                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                    eu normalmente estou contra os sindicatos, mas neste caso de Setúbal eu tenho que concordar com os trabalhadores

                                    então aquela empresa só tem 9 efectivos ?! 90 e tal precários contratados ao dia ?! ouvi isso nas notícias

                                    é um abuso e exploração, é indecente
                                    Sem conhecer exactamente os contornos de todas as contratações, o que se faz é especular.

                                    Imaginem a situação de a empresa funcionar muito bem no dia a dia com 9 pessoas e 3 dias por mês, seguidos ou interpolados, necessitar de 90 pessoas para carregar um navio. Sugerem que as pessoas que estão contratadas 3 dias passem a tempo inteiro, com contrato de 30 dias?

                                    Ou melhor ainda, um contrato efectivo de 24h de trabalho por mês, ou seja tempo parcial, com respectivo acerto de proporção salarial. É isto que pretendem?

                                    Vejo tantos cenários possíveis que não consigo apontar o dedo a ninguém. Mas seguramente vocês terão mais informações para apontarem o dedo com tanta convicção.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Se não estou em erro, quase 100% dos estivadores do porto de Setúbal são precários. Com isso discordo.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Impedir acesso ou reter um bem ao seu proprietário não é legal.
                                        Não se reteve ou impediu qualquer acesso ao proprietário. A operação de carregamento de navios é que tem de obedecer à lei, naquele caso os funcionários da AutoEuropa não o podem legalmente fazer. Podem, se quiserem, retirar os carros por via terrestre e ninguém os impede, não podem carregar navios.

                                        Dec. Lei 280/93, 298/93 e Lei 13/2013

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                          Não se reteve ou impediu qualquer acesso ao proprietário. A operação de carregamento de navios é que tem de obedecer à lei, naquele caso os funcionários da AutoEuropa não o podem legalmente fazer. Podem, se quiserem, retirar os carros por via terrestre e ninguém os impede, não podem carregar navios.

                                          Dec. Lei 280/93, 298/93 e Lei 13/2013
                                          Fiquei com a ideia que não terão sido os funcionários da autoeuropa a fazê-lo, mas sim alguém externo que o pudesse fazer na mesma.

                                          Ou seja, no Porto não poderiam fazer nada nem contratar substitutos. Mas um cliente contratou uma entidade terceira que também pode carregar navios para lá ir fazer o serviço.

                                          É a mesma lógica de eu ter um escritório de advogados com um processo que tenho em curso. Os advogados desse escritório entram em greve. Eu como não tenho competência nem estou inscrito na OA para tratar do processo, e como não quero atrasos, contrato outro escritório de advogados para tratar do assunto. Naturalmente o primeiro escritório não poderá impedir o acesso a toda a documentação do processo.

                                          Isto é o que depreendo, mas posso estar errado.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Fiquei com a ideia que não terão sido os funcionários da autoeuropa a fazê-lo, mas sim alguém externo que o pudesse fazer na mesma.

                                            Ou seja, no Porto não poderiam fazer nada nem contratar substitutos. Mas um cliente contratou uma entidade terceira que também pode carregar navios para lá ir fazer o serviço.

                                            É a mesma lógica de eu ter um escritório de advogados com um processo que tenho em curso. Os advogados desse escritório entram em greve. Eu como não tenho competência nem estou inscrito na OA para tratar do processo, e como não quero atrasos, contrato outro escritório de advogados para tratar do assunto. Naturalmente o primeiro escritório não poderá impedir o acesso a toda a documentação do processo.

                                            Isto é o que depreendo, mas posso estar errado.
                                            A minha resposta foi apenas para esclarecer que a Autoeuropa não tinha as viaturas retidas ou com limitações ao seu acesso.
                                            A Autoeuropa não pode, como tu afirmaste mais atrás, colocar lá funcionários deles a carregar o navio. A lei não o permite naquele terminal.
                                            A empresa de estiva licenciada para fazer esse serviço tem de recorrer a mão de obra contratada porque não tem efectivos suficientes para garantir a prestação do serviço. A forma, onde e como vai recrutar esses efectivos é que já são outros 500, a ACT se eventualmente for chamada poderá avaliar se foram cumpridos os requisitos legais.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                              A minha resposta foi apenas para esclarecer que a Autoeuropa não tinha as viaturas retidas ou com limitações ao seu acesso.
                                              A Autoeuropa não pode, como tu afirmaste mais atrás, colocar lá funcionários deles a carregar o navio. A lei não o permite naquele terminal.
                                              A empresa de estiva licenciada para fazer esse serviço tem de recorrer a mão de obra contratada porque não tem efectivos suficientes para garantir a prestação do serviço. A forma, onde e como vai recrutar esses efectivos é que já são outros 500, a ACT se eventualmente for chamada poderá avaliar se foram cumpridos os requisitos legais.
                                              Eu nunca afirmei que a AE colocou lá funcionários deles. O que afirmei é que poderá ter sido a AE a ter arranjado uma solução. E entretanto disse que essa solução poderia passar por contratar uma entidade terceira para realização do serviço.

                                              Na prática, o que vejo é toda a gente a apontar o dedo, mas ainda não percebi a irregularidade em concreto, se existir. Aliás, só mesmo tendo acesso a toda a documentação se poderia percepcionar algo antes de atirarem pedras.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Se a moda pega. Os Juízes estão em greve? Substituem-se os Juízes.

                                                edit: Devo dizer que está coisa de se ser intransigente com os fracos e tolerante com os fortes começa-me a incomodar.
                                                Editado pela última vez por Jbranco; 23 November 2018, 11:50.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Se a moda pega. Os Juízes estão em greve? Substituem-se os Juízes.

                                                  edit: Devo dizer que está coisa de se ser intransigente com os fracos e tolerante com os fortes começa-me a incomodar.
                                                  Não é a substituição dos juízes. É o direito do cliente escolher outra opção.

                                                  Como a greve cirúrgica, por exemplo. Tenho um familiar hospitalizado, entretanto começa a greve e adiam uma cirurgia não urgente. O que me impede a mim de pegar no meu familiar e ir fazer a cirurgia a outro local?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Não é a substituição dos juízes. É o direito do cliente escolher outra opção.

                                                    Como a greve cirúrgica, por exemplo. Tenho um familiar hospitalizado, entretanto começa a greve e adiam uma cirurgia não urgente. O que me impede a mim de pegar no meu familiar e ir fazer a cirurgia a outro local?
                                                    Não teres condições financeiras para isso.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                                      Contratos temporarios estão previstos na lei para inicios de actividade..mas já não o podes fazer quantos tens anos de actividade regular!
                                                      Estão para várias circustancias.
                                                      Se verificam ou não - tem que se ver. Podem trabalhar a vida toda em empresas que só precisam as vezes. Isso é legal.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Não teres condições financeiras para isso.
                                                        Isso não é um impeditivo legal. Basta ter dinheiro e faço-o.

                                                        Aliás, já fiz algo idêntico.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Eu nunca afirmei que a AE colocou lá funcionários deles. O que afirmei é que poderá ter sido a AE a ter arranjado uma solução. E entretanto disse que essa solução poderia passar por contratar uma entidade terceira para realização do serviço.

                                                          Na prática, o que vejo é toda a gente a apontar o dedo, mas ainda não percebi a irregularidade em concreto, se existir. Aliás, só mesmo tendo acesso a toda a documentação se poderia percepcionar algo antes de atirarem pedras.
                                                          Pois não, mas afirmaste que podia lá colocar:

                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Porque o código de trabalho não é flexível.

                                                          A empresa até nem poderá ir buscar, mas basta que o próprio cliente (VW) meta lá pessoal a trabalhar e despachar o que é sua propriedade (carros). Pois uma coisa é fazer greve, outra bem diferente é impedir o acesso dos proprietários aos seus bens.
                                                          Uma entidade terceira podia ser opção, desde que licenciada para o efeito e aceitasse fazer o serviço, o que também são outros 500 e até terá sido ponderado mas não aceite... A razão de não ter sido opção é fácil de entender para quem anda no meio...
                                                          Editado pela última vez por xiko; 23 November 2018, 13:19.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Não é a substituição dos juízes. É o direito do cliente escolher outra opção.

                                                            Como a greve cirúrgica, por exemplo. Tenho um familiar hospitalizado, entretanto começa a greve e adiam uma cirurgia não urgente. O que me impede a mim de pegar no meu familiar e ir fazer a cirurgia a outro local?
                                                            Desde que tenha uma opção, neste caso não há opção e a própria Autoeuropa já o reconheceu...

                                                            A única opção a Setúbal é Setúbal, não há alternativa viável... A fábrica produz + de 800 unidades por dia, alguém consegue escoar esse volume de produção por outro lado e de outra forma que não seja por navio através do porto mais próximo e com capacidade de parque instalada?

                                                            Só para fazerem uma ideia estão a tentar desviar parte da produção para Vigo... 600 unidades por semana, quando produzem 800 por dia.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Isso não é um impeditivo legal. Basta ter dinheiro e faço-o.

                                                              Aliás, já fiz algo idêntico.
                                                              Claro que é impeditivo legal, a condição de doente não pressupõe ter-se bem estar financeiro. A lei também existe para proteger esses casos, por isso são definidos serviços mínimos.

                                                              Todas as greves colocam em risco alguma coisa, procuram algum tipo de prejuízo, de outro modo seriam inúteis. A dos estivadores constitui um risco financeiro, as dos enfermeiros constitui um risco para a vida humana.
                                                              Editado pela última vez por Jbranco; 23 November 2018, 13:36.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X