Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um amigo com alguns issues

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por neapo Ver Post
    Em conversa com um amigo (alias até tenho outro conhecido com um problema similar mas muito mais agravado e simplesmente desistiu de lutar), fiquei a saber de alguns dos seus transtornos pessoais, (não, não sou eu, é mesmo outra pessoa), e até gostaria de o poder ajudar melhor, mas a coisa não é muito fácil. Dado então uma perspectiva da coisa: individuo do sexo masculino, com 30 anos um bacharel numa área sobrelotada das tecnologias da saúde, actualmente trabalha, mas tal como muitos portugueses, é pago abaixo da média, já foi vitima de bullying no trabalho e de alguns abusos, mas lá continua. Aos 17 anos surgiu-lhe a ansiedade social, pelo menos de forma expressiva, segundo ele começou por ter vómitos e cólicas sempre que saía de casa (sempre tudo relacionado com o sistema digestivo), de inicio pensava que era algo que tinha comido, mas o problema persistiu cada vez mais de forma agressiva, enquanto os médicos negligenciavam os seus sintomas e apresentavam diagnósticos diferentes (cada cabeça sua sentença). Fez o secundário e superior com grandes dificuldades devido a isto, os seus pais pouco ou nada o suportaram em termos de saúde pois não acreditavam que ele sofresse de algo, dado o descrédito criado pelos médicos, e os sintomas tornaram-se intensos, em que todos os dias vomitava, tinha cólicas, diarreia etc. Mais tarde cansou-se, já depressivo lá se auto-diagnosticou foi a um psicólogo e começou a progredir lentamente. Hoje ainda manifesta alguns dos sintomas de forma controlada, mas ainda evita alguma socialização ou locais por medo da sintomatologia ou ainda por não saber como lidar com os pais, crescer a ver os seus desejos sociais a serem castrados pelos pais, sobretudo pela mãe. Segundo me reporta, a mãe terá algum tipo de problema psicológico, pois a forma como trata os seus e se isola não é muito normal, deitado-o abaixo, restringindo-o e não tendo grandes conversas que não discussões.
    Basicamente hoje ele trabalha, mas não vê nada no seu futuro, gostaria de viajar, mas não tem coragem para o fazer, tem medo dos sintomas, medo da reacção dos pais, sim ainda vive em casa destes pois o que ganha também só daria para viver para o trabalho e pagar contas caso alugasse um apartamento. Não namora, alias já não está há anos com nenhuma mulher pois não conhece nenhuma desde os tempos de curso, não vai a festas, faz a mesma rotina nos tempos livres, como sair maioritariamente sozinho para os mesmos locais. Coisas pequenas para qualquer um de nós, para ele podem ser questões que tem que ponderar e avaliar se consegue fazer ou não.
    Neste momento não sabe o que fazer da sua vida, acha-se um inútil, sem rumo, sem nada de valor para acrescentar tanto na sociedade, como no mercado de trabalho, sente que o ensino não o preparou para trabalhar, sente que não sabe fazer nada e cada vez que vê ofertas de trabalho, são coisas fora das suas capacidades ou conhecimentos. As coisas que lhe despertam interesse são do foro militar, politico, informático, tem uma ampla cultura geral, sabe um pouco de tudo. Não se revê num curso superior pois já viu a lista de todos e diz que não lhe suscitam interesse algum, dado a sua desconfiança sobre o ensino, não está interessado em estudar mais, pelo menos teorias, está mais virado para coisas práticas em pequenos grupos, mas que mereçam credibilidade.

    Para mim e os poucos que o rodeiam é surpreendente que não esteja numa posição de chefia ou a ser aproveitado de uma forma melhor numa empresa, não sei como o aconselhar ou ajudar a libertar-se tanto o peso dos pais como dos seus problemas, e de certa forma a tornar-se um pouco mais realizado. O que poderia ele fazer para melhorar a sua vida, na vossa óptica?
    Isso da ansiedade social é o que muitos dizem ter ou ter tido para se desculpar, é preciso provar com atestado com psicólogos e psiquiatras dizem que o paciente padece de tal coisa. Ele tem esse atestado? Psiquiatras ou psicólogos disseram que ele tinha?
    Como já disseram não sei como alguém com essas características podia estar numa posição de chefia.
    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    Tambem nao gosto de pessoas que desvalorizam o problema de alguem por haver outros com mais graves ou que se acham os maiores e quem nao é igual é um c*nas, ainda bem que nao es psicologo ou amigo do rapaz, bem tambem nao lhe fazias.
    Ele também não disse que quem tinha problemas de facto graves era melhor..... aliás, dou-lhe toda a razão no que escreveu.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Dean Ver Post
      Isso da ansiedade social é o que muitos dizem ter ou ter tido para se desculpar, é preciso provar com atestado com psicólogos e psiquiatras dizem que o paciente padece de tal coisa. Ele tem esse atestado? Psiquiatras ou psicólogos disseram que ele tinha?
      Como já disseram não sei como alguém com essas características podia estar numa posição de chefia.

      Ele também não disse que quem tinha problemas de facto graves era melhor..... aliás, dou-lhe toda a razão no que escreveu.
      O topico tem 5 ANOS

      Comentário


        #33
        Álcool, as gerações mais novas deixaram de beber regularmente,
        Como a malta mais velha.

        É o melhor desinibidor. Melhor que medicamentos

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
          Álcool, as gerações mais novas deixaram de beber regularmente,
          Como a malta mais velha.

          É o melhor desinibidor. Melhor que medicamentos
          Alguém que em potência tem um problema psicológico, tu recomendas beber regularmente??

          E de onde saiu a ideia que as novas gerações não bebem? Já não sais de casa há quantos anos?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Alguém que em potência tem um problema psicológico, tu recomendas beber regularmente??

            E de onde saiu a ideia que as novas gerações não bebem? Já não sais de casa há quantos anos?
            Bebem mas só na sexta ou sábado à noite. Só binge

            Resto dos dias é limonadas frutos vermelhos etc

            Eu passei um pouco pelo mesmo, ansiedade, fobia social. E depois de vários anos com psicólogos e psiquiatras, o resultado foi zero. Hoje fazia diferente.

            Comentário


              #36
              Mete-me um bocado confusão essa coisa da terapia.. Pagar a uma pessoa que não nos conhece de lado nenhum para mandar bitaites sobre a nossa vida…

              Sobre o teu amigo acho que deveria fazer o seguinte:

              -Sair da casa dos pais. pelo que dizes a mãe é claramente uma influência negativa.
              -Talvez sair da cidade ou do país lhe fizesse bem. O facto de"ter de se fazer à vida", ter de gerir um ordenado para pagar prestação de casa, transportes, comida e bebida, ter de arrumar casa, cozinhar, etc, talvez lhe tirasse muito tempo livre para pensar nessas trivialidades.
              - Apesar de ir contra os meus princípios, esse jovem deveria ir a uma casa de senhoras de profissão duvidosa mandar uma valente queca.. Muita gente dessas idades, quando fica algum tempo sem sexo começa a ficar meio "panpan". Tinha aqui uma vizinha que por volta dos 30's ficou sem namorado e até "cheliques" lhe davam… Depois passados uns anos arranjou namorado e nunca mais teve "cheliques"
              -Quanto ao trabalho é mais complicado. Nem sempre temos o trabalho que queríamos\sonhávamos..

              s

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                E de onde saiu a ideia que as novas gerações não bebem? Já não sais de casa há quantos anos?
                Penso que há uns anos saiu um estudo que dizia isso do álcool aos fins de semana e creio que o Júlio Machado Vaz falou disso num programa com a Inês Maria Meneses.
                Não bebem menos. Bebem é sobretudo em 2 dias e em maiores quantidades que se bebessem espaçado: Imaginando um fino por noite que passa a 20 shots numa hora de Sexta ou Sábado.

                Quanto a beber álcool para desanuviar, também concordo que não é solução.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X