Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que 12 anos depois ainda se fala em escudos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Tambem tenho saudade do escudo, porque o café valia 50$00 e depois do euro passou na altura para 0.50€, o que equivale a 100$00. Dum dia para o outro aumentou o dobro e ninguem reclamou
    Por acaso ia dar esse exemplo.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
      Isso não é verdade. Custava entre 85 a 100 escudos.
      Bebias café em chavenas de ouro ou quê?
      Era 50 paus e no maximo 55,nos locais ditos normais.

      (tou sem assentos no pc)

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
        Bebias café em chavenas de ouro ou quê?
        Era 50 paus e no maximo 55,nos locais ditos normais.

        (tou sem assentos no pc)
        Estás a escrever de pé com o PC na mão??
        Isso faz mal ás costas

        *Acentos, mas eles aparecem.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
          Onde tomava todos os dias custava 80$00 e era dos mais baratos, muitos já andavam pelos 90$00. Depois da passagem para o euro continuei a pagar 40 cêntimos. Essa mentira do café a 50$00 já cansa.
          Se há muita gente a tomar café a 50$ sendo de pontos diferentes se calhar o mentiroso podes ser tu. Aqui nas minhas bandas o café chegou ao preço máximo de 65$ não mais que isso, depois veio o euro e repentinamente os preços passaram a ser convertidos de forma curiosa para 50 ou 60 cêntimos numa de roubar às claras usando o mesmo valor aparentemente, quando na prática não é.
          Café a entre 90 a 120$ só mesmo próximo das zonas de praia e tinham que ser zonas ricas!

          Comentário


            #35
            Uma reclamção de 1999...

            [Setbal na Rede] - O preo de um caf

            Chegou ao conhecimento do GACCOOP que num determinado Café em Setúbal (chamemos-lhe Café X) foram cobrados preços diferentes, pelo mesmo bem, em diferentes ocasiões, designadamente, o Sr. Y pagou 90$00 por uma bica e, no dia seguinte, pagou apenas 80$00. Pelo que nos foi transmitido, esta prática sucede várias vezes e com vários bens.

            Descrição de um turista em 2001...

            Tea or Coffee ? - Page 4

            By the way, the very best espresso style coffee I've ever tasted was this year in Portugal. I mostly had it in "Cafe Nicola" chain, and not only it's far cheaper than Starbucks (100 escudos, that's what, 70-80 canadian cents), but it is much better too.

            Café Brasil em Coimbra...

            :.: José Roquette esteve em Coimbra - Arquivo - Jornal Record :.:

            José Roquette dirigiu-se, após o jogo de Paranhos, ao Restaurante Brasil, em Coimbra, onde bebeu o último café a vinte e cinco escudos e o primeiro com o preço de setenta escudos, que deverá ser o preço estabelecido no futuro.


            A visita do líder leonino foi uma autêntica surpresa. Maria de Jesus Silva, proprietária do estabelecimento, cumpriu a promessa do seu falecido marido de só aumentar o preço do café quando o Sporting conquistasse o campeonato.


            Cafés a 50$00 só se fosse na empresa, no clube do bairro ou numa associação, nos cafés "normais" estava há muito à volta dos 80$00.
            Admito que fora das cidades fosse mais barato, hoje em dia realmente é estranho pagar 50 cêntimos no centro de Lisboa e 60 cêntimos numa aldeia do interior.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
              Fogo, digam-me aonde é que tinham o café a 50$00!! Custava entre 85 e 90, e nalguns sitios 100$00.
              Tu de certeza que ias a Areas de Serviço para o teu cafezinho.

              Olha vejamos,hoje em dia um simples cafe está na média dos 0.60€(mais 5 menos 5) cerca de 120$00 isso em café simples(tascos).
              Se antes da entrada no € os preços que rondavam era de metade dava cerca de 60$00(0.30€).

              No tempo do Café em $ não tomava,nem tinha ideias em tomar,nem sabia o que era isso,lembro-me é do resto da familia tomar e era isso(50$00-0.25€) que pagavam.


              Mas ainda á tempos vim com este tema no café onde costumo frequentar e perguntei o porque de terem aumentado os preços para quase o dobro na transacção,a qual a resposta foi pelo o facto dos fornecedores também terem aumentado.

              Comentário


                #37
                Eu ainda sou do tempo da bica a 25$00 (isto há uns 30 anos) e de saber que existia um café que durante muito tempo praticou este preço enquanto o SCP não ganhou um campeonato de futebol (ainda foram uns bons 18 anos...).

                Comentário


                  #38
                  Aqueles que defendem que o café passou de 50 escudos para 50 cêntimos estão a dizer que em 12 anos o café aumentou apenas 15 cêntimos pois agora o valor médio é de 0,65€...

                  É a tal mentira dita muitas vezes... esquecem-se é de ver o panorama completo!

                  Comentário


                    #39
                    Eu não sou assim tão velho e na minha aldeia, quando andava na primária/ciclo (há quase 20 anos) era 80 escudos

                    Comentário


                      #40
                      A minha bisavó ainda falava em réis, nunca se habituou aos escudos (mas não viveu para ver os Euros, por pouco...).

                      Comentário


                        #41
                        Quando a faço a conversão é mais para tentar entender a barbaridade de certos preços do que outra coisa. O € de certo modo cria uma certa ilusão de "menor valor pecuniário" tipo 25€ = 5000$00 ou 5 contos (a própria palavra contos era algo levado a sério... )...

                        De qualquer modo a minha conversão é mais do € para o Złoty polaco (PLN) e espero que os polacos nunca adiram à moeda única.

                        Ah! O cafezito ou "bica" nestas terras da Europa Central anda entre os 0.95€ e os 1.20€.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                          Isso não é verdade. Custava entre 85 a 100 escudos.
                          E nao é verdade porque tu o dizes certo?? tens ai ja varios users que dizem o mesmo, se voces gostam de pagar muito cada um sabe da sua carteira.

                          Comentário


                            #43
                            Muitos bens importados diminuiram de preço.
                            Foi essa a desgraça do pais.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                              E nao é verdade porque tu o dizes certo?? tens ai ja varios users que dizem o mesmo, se voces gostam de pagar muito cada um sabe da sua carteira.
                              Tens aí em cima vários users com factos da altura que atestam o valor que de facto se pagava pelo café na altura. Eu sei o que pagava, não era pelo que via os meus pais a pagar.

                              Se queres algo que aumentou escandalosamente de preço vê combustível. Em 98 o gasóleo custava menos de 100$00, e agora custa quase 1.35€ ou mais

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Tens aí em cima vários users com factos da altura que atestam o valor que de facto se pagava pelo café na altura. Eu sei o que pagava, não era pelo que via os meus pais a pagar.

                                Se queres algo que aumentou escandalosamente de preço vê combustível. Em 98 o gasóleo custava menos de 100$00, e agora custa quase 1.35€ ou mais
                                É verdade que o petroleo aumentou muito mas nessa altura já devia estar a ser feita a convergencia com o euro.

                                Comentário


                                  #46
                                  Sim, o combustível aumentou muito mais a partir de 2008. Lembro-me de meter gasóleo a cerca de 0.60€, não foi com a mudança da moeda que ele disparou.

                                  Em 2009 levou uma queda muito grande, graças a bolha ter rebentado, e depois subiu até estabilizar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Já agora quando é que o cambio do euro começou a ser trabalhado?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Penso que se fixou em 98 ou 99, mas não tenho a certeza. Em 2001 já podias ter cheques em euros, e em 2002, começou com a moeda a circular.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                        Penso que se fixou em 98 ou 99, mas não tenho a certeza. Em 2001 já podias ter cheques em euros, e em 2002, começou com a moeda a circular.
                                        Entao deve ter sido aproximado antes.
                                        Procurei mas nao encontrei.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não faço conversão nenhuma.

                                          E faz-me impressão. É como escrever em inglês, mas primeiro pensar em português e traduzir literalmente. Uma salganhada.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Puxa, não percebo onde vocês tomavam café a 50 escudos. Em 2000/2001, pelo menos nos sítios que eu frequentava andava nos 90/95 escudos. Noutros sítios já era 100 escudos. E falo de cafés normais, nada de sítios vips.
                                            Entao já eras bem roubado antes do € e depois dele aparecer foste OFICIALMENTE roubado. Lembro-me bem do ultimo café que o meu velho pagou com 1 moeda de 50$ , isto no centro do país

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X