Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ensino Público vs. Ensino Privado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por SyncMaster Ver Post
    Circulo vicioso porquê?

    Até parece que não há gente de meios desfavorecidos, em desvantagem com os ditos "ricos", que foram capazes de estudar, entrar na universidade, tirar cursos, e estarem numa situação melhor do que estavam antes, e tudo através do sistema de ensino público e muitas delas com sacrifícios pessoais impensáveis... Ou todos os médicos, advogados, engenheiros que andam aí nasceram em berço de ouro, e andaram na privada???

    É muito mais fácil culpar os ricos, o neoliberalismo, a Merkel, o Euro, o arco do poder, etc, pela nossa incapacidade de tentarmos melhorar a nossa própria situação....

    É absolutamente necessário que os pais se importem com a educação dos filhos, e não usem a escola como depósito dos filhos... e ignorem totalmente o percurso escolar dos mesmos, e depois culpam o sistema pelo seu insucesso... Mas quando os pais são de vistas curtas, nunca viram e ansiaram ver além do café da esquina, e do futebol, espera-se de tudo... e passam isso para os filhos.

    Há sempre mais do outro lado do monte... é preciso é subir o monte.

    Se o privado é melhor que o público, nem todo. Mas o certo é que se tu pagas e se um professor se balda ou não ensina como deve ser estás lá a reclamar....
    Claro que existem, tiveram foi de se esforçar muito mais!
    Editado pela última vez por Jbranco; 17 June 2014, 15:06.

    Comentário


      #32
      Existe de tudo um pouco.

      Conheço varios casos de escolas privadas que inflaccionam as notas dos alunos, para que estes se mantenham na escola. Se chumbassem todos os que não prestam, metade das escolas privadas fechavam.
      E existem escolas privadas que são mesmo melhores. Os professores são melhores, as condições saõ melhores, os alunos são melhores (pq os que não prestam, vão a andar, pq atrapalham o ranking)etc

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
        Será então razão para comer e calar?

        Eu acho que não e todos temos o dever de procurar tornar o mundo mais justo, ainda que a justiça absoluta seja uma utopia.
        Apenas acho que nesta altura há coisas mais urgentes.

        Acho pior muita gente não conseguir sequer estudar e formar-se, seja onde for, do que o facto de ter um 12 injustamente invés de um 15. Acho pior as escolas e cursos completamente desactualizados e sem condições, onde o pessoal anda um bocado a perder tempo sem aprender o que devia ter aprendido, do que a nota que recebem no final.

        Enquanto se anda lá é natural dar muita importância às notas. Mas depois olhando para trás, uma pessoa aprecebe-se que o que importa mesmo é que o que se aprendeu, e o que se poderia ter aprendido.

        E acho que não faz sentido abrir "guerra" à escola privada quando isto é um problema transversal ao ensino português.
        Editado pela última vez por SRLA; 17 June 2014, 15:04.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Para ambos os meus filhos escolhi um esquema híbrido, frequentaram umas das mais conceituadas escolas privadas de lisboa até ao 9º. No 10º passaram para um Liceu no centro de Lisboa, em nenhum dos casos as notas desceram.

          Como já referi, existe bom e mau ensino privado, existe bom e mau ensino público. Sendo certo que as boas escolas privadas têm a vantagem de poderem escolher os alunos.
          Eu nem sequer me estou a queixar das minhas filhas, que apesar de sempre terem frequentado o público, tiveram um aproveitamento exemplar. A mais nova até está no Quadro de Honra.

          Não estou a defender nenhuma causa em proveito próprio e sim a constatar uma enorme injustiça e a tentar abrir algumas mentes para uma questão universal. A hipocrisia dos professores é daquelas coisas que me têm vindo a incomodar.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
            Já agora lembrem-se da pressão que algumas das escolas privadas (e nem só) fazem sobre os professores para darem melhores notas em casos que os alunos claramente não mereciam. Sei de uma situação numa dessas mesmas escolas em que a professora foi praticamente forçada a subir a nota ao aluno, e é uma das escolas que tem estado consistentemente no topo dos rankings nacionais.
            Ainda bem que o ensino público está imune a essas pressões. No ensino público nunca vi um aluno ser prejudicado nem beneficiado. As notas são sempre justas e refletem sempre o conhecimento dos alunos. Não se conhece no ensino público nenhum caso de um aluno ter uma médias de 18 durante os 3 anos do secundário e depois ter negativas nos exames.
            No privado também ninguém conhece casos de alunos que transitaram do público com negativa e que numa semana passaram a ser alunos de 18.
            Se ouviram falar de algum caso, não acreditem, é só boatos.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Qual passado? Mostra-me que época existiu em que o dinheiro não comprava o que não devia?
              Só se foi antes da invenção do dinheiro.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Apenas acho que nesta altura há coisas mais urgentes.

                Acho pior muita gente não conseguir sequer estudar e formar-se, seja onde for, do que o facto de ter um 12 injustamente invés de um 15. Acho pior as escolas e cursos completamente desactualizados e sem condições, onde o pessoal anda um bocado a perder tempo sem aprender o que devia ter aprendido, do que a nota que recebem no final.

                Enquanto se anda lá é natural dar muita importância às notas. Mas depois olhando para trás, uma pessoa aprecebe-se que o que importa mesmo é que o que se aprendeu, e o que se poderia ter aprendido.
                Provavelmente não estarás a ver o alcance deste desajuste... acabamos por ter uma carrada de licenciados medíocres que tiraram a vez a outros que poderiam ser, quiçá, brilhantes!

                Isto vai reflectir-se a todos os níveis. Incomoda-me ver um licenciado que não sabe escrever ou interpretar um simples texto, e infelizmente é uma situação demasiado recorrente!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                  Ainda bem que o ensino público está imune a essas pressões. No ensino público nunca vi um aluno ser prejudicado nem beneficiado. As notas são sempre justas e refletem sempre o conhecimento dos alunos. Não se conhece no ensino público nenhum caso de um aluno ter uma médias de 18 durante os 3 anos do secundário e depois ter negativas nos exames.
                  No privado também ninguém conhece casos de alunos que transitaram do público com negativa e que numa semana passaram a ser alunos de 18.
                  Se ouviram falar de algum caso, não acreditem, é só boatos.
                  Não, nunca ouvi falar em tal coisa.

                  A propósito... A minha mulher, que é filha de um construtor civil com a 4ª classe, licenciou-se em direito na Universidade Clássica de Lisboa ao mesmo tempo que um amigo meu que é filho de um ilustríssimo causídico, magistrado, ministro, etc... também lá andava. A minha mulher chegava às aulas e era uma entre muitas, pelo contrário ao meu amigo até lhe perguntavam como estava "o paizinho".

                  Sim, é verdade, no ensino público somos todos iguais.

                  edit:
                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                  Provavelmente não estarás a ver o alcance deste desajuste... acabamos por ter uma carrada de licenciados medíocres que tiraram a vez a outros que poderiam ser, quiçá, brilhantes!

                  Isto vai reflectir-se a todos os níveis. Incomoda-me ver um licenciado que não sabe escrever ou interpretar um simples texto, e infelizmente é uma situação demasiado recorrente!
                  Nisto concordamos. Mas é a vida e é assim há muitas centenas de anos. Mas sim, é importantíssimo que se corrijam tanto quanto possível essas assimetrias.
                  Editado pela última vez por Jbranco; 17 June 2014, 15:10.

                  Comentário


                    #39
                    O problema disto tudo é quando são cursos que mexem conosco tipo enfermagem, é ai que se nota uma diferença muito grande entre o privado e o publico, sabe mais um aluno do 1º ano no publico do que no 3º ano no privado e espero que quando precisar não me calhe um do privado sei que a exceções mas são muito poucas, cursos tipo enfermagem no privado deveriam ser proibidos, estamos a falar em cursos que mexem com a nossa saude e durante 2 anos lidei com varios alunos (estagiarios) do privado vs publica e notasse bem a diferença.

                    Cumps

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Claro que existem, tiveram foi de se esforçar muito mais!

                      edit: A minha mulher que é filha de um construtor civil licenciou-se na Universidade Clássica de Lisboa ao mesmo tempo que um amigo meu que é filho de um ilustríssimo causídico, magistrado, ministro, etc... A minha mulher chegava às aulas e era uma entre muitas, ao meu amigo até lhe perguntavam como estava "o paizinho".
                      Acredito, mas isso já é um problema de corrupção e não de méritocracia... por duas vertentes: a primeira é de que potencialmente o professor potencialmente acredita que pode ganhar algo a dizer ao petiz bom dia, e segundo é acreditar que o ilustríssimo causídico o pode por no pau dos bois.... porque não disse bom dia ao menino...

                      Tudo sinais de uma sociedade ainda muito atada...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                        Ainda bem que o ensino público está imune a essas pressões. No ensino público nunca vi um aluno ser prejudicado nem beneficiado. As notas são sempre justas e refletem sempre o conhecimento dos alunos. Não se conhece no ensino público nenhum caso de um aluno ter uma médias de 18 durante os 3 anos do secundário e depois ter negativas nos exames.
                        No privado também ninguém conhece casos de alunos que transitaram do público com negativa e que numa semana passaram a ser alunos de 18.
                        Se ouviram falar de algum caso, não acreditem, é só boatos.
                        Conheço não um caso, mas vários, muitos! Dos casos que conheço que foram do público para o privado, até são a esmagadora maioria! E não é necessário fazer grandes estudos; basta andar atento, ter filhos a estudar e conhecer as suas amizades. Infelizmente uma boa parte dos pais nem os amigos dos filhos conhecem...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                          Eu não pretendi, neste tópico, debater a qualidade do ensino. Pretendi sim, debater a falta de critérios dos professores e o enorme fosso desses mesmos critérios entre o público e o privado! Mais do que isso, a hipocrisia que está patente no discurso dos professores quando apregoam, por um lado, a defesa do ensino público, e por outro, a falta de uniformização dos critérios pelos quais as pessoas escolhem cada vez mais os privados! Parece-me um discurso completamente antagónico por parte dos senhores professores!
                          mas essa falta de critério existe também entre escolas públicas! daí eu ser um defensor de exames nacionais. e ser contra as tretas dos meninos traumatizados com exames...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                            Ainda bem que o ensino público está imune a essas pressões. No ensino público nunca vi um aluno ser prejudicado nem beneficiado. As notas são sempre justas e refletem sempre o conhecimento dos alunos. Não se conhece no ensino público nenhum caso de um aluno ter uma médias de 18 durante os 3 anos do secundário e depois ter negativas nos exames.
                            No privado também ninguém conhece casos de alunos que transitaram do público com negativa e que numa semana passaram a ser alunos de 18.
                            Se ouviram falar de algum caso, não acreditem, é só boatos.
                            Infelizmente esta era uma escola pública, imagino numa privada. Professores em situaçoes profissionai de precariedade também dá nisto!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                              Conheço não um caso, mas vários, muitos! Dos casos que conheço que foram do público para o privado, até são a esmagadora maioria! E não é necessário fazer grandes estudos; basta andar atento, ter filhos a estudar e conhecer as suas amizades. Infelizmente uma boa parte dos pais nem os amigos dos filhos conhecem...
                              No contexto de quem te está a responder neste tópico... Que porra queres tu dizer com isso?!

                              Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                              mas essa falta de critério existe também entre escolas públicas! daí eu ser um defensor de exames nacionais. e ser contra as tretas dos meninos traumatizados com exames...
                              Subscrevo.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                Só se foi antes da invenção do dinheiro.
                                Nada que um presunto não resolva! Ou até mesmo uma perna de... mamute?

                                Comentário


                                  #46
                                  Quem tem o 9ºano ou com o 12º profissional está a tirar a vez a um licenciado de 5 anos de curso mas no final todos ganham o mesmo independentemente do cursos que têm , logo o melhor é emigrar para que haja valorização desses cursos

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por sylva Ver Post
                                    Quem tem o 9ºano ou com o 12º profissional está a tirar a vez a um licenciado de 5 anos de curso mas no final todos ganham o mesmo independentemente do cursos que têm , logo o melhor é emigrar para que haja valorização desses cursos
                                    Ou o do secundário é genial ou a licenciatura é da treta.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      No contexto de quem te está a responder neste tópico... Que porra queres tu dizer com isso?!
                                      Foi uma resposta ao comentário do manelov, que se vires bem, está contextualizada

                                      Eu não andei à procura de casos destes. Basta andar atento ao que rodeia a escola e analisar ao redor dos filhos.

                                      Mas conheço outros casos de pessoas conhecidas que atestam perfeitamente os exemplos que dei.

                                      E não é por "ter sido sempre assim" ou pelo facto de "a vida ser injusta" que devemos ignorar estas situações. É esta passividade do Povo que leva a que as decisões mais injustas sejam tomadas: sabe-se que a maioria come e cala!

                                      E a continuar assim, ficaremos cada vez mais decadentes e sem uma palavra a dizer!

                                      Comentário


                                        #49
                                        O mais engraçado é que já no tempo da outra senhora isto acontecia. Aos liceus mais conceituados só chegavam os meninos de boas famílias e mesmo entre esses haviam uns que eram mais "bem" que outros.

                                        Nos privados também haviam umas cenas "esquisitas". A minha irmã que é bem mais velha que eu (tem agora 60 anos) fez o liceu no "Lycée français Charles Lepierre", muito antes do 25. Como a rapariga não levava desaforo para casa e era danada para a pancadaria um dia deu uma sova num Champalimaud. Embora ela fosse mais nova e rapariga, os meus pais foram imediatamente chamados ao Liceu porque isso da filha de um vulgar economista dar uma tareia no filho de um ricaço não podia ser.

                                        edit:
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        E não é por "ter sido sempre assim" ou pelo facto de "a vida ser injusta" que devemos ignorar estas situações. É esta passividade do Povo que leva a que as decisões mais injustas sejam tomadas: sabe-se que a maioria come e cala!

                                        E a continuar assim, ficaremos cada vez mais decadentes e sem uma palavra a dizer!
                                        Subscrevo, em especial o último parágrafo.
                                        Editado pela última vez por Jbranco; 17 June 2014, 15:29.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          O mais engraçado é que já no tempo da outra senhora isto acontecia. Aos liceus mais conceituados só chegavam os meninos de boas famílias e mesmo entre esses haviam uns que eram mais bem que outros.

                                          Nos privados também haviam umas cenas "esquisitas". A minha irmã que é bem mais velha que eu (60 anos) fez o liceu no "Lycée français Charles Lepierre", muito antes do 25. Como a rapariga não levava desaforo para casa e era danada para a pancadaria um dia deu uma sova num Champalimaud. Embora ela fosse mais nova e rapariga, os meus pais foram imediatamente chamados ao Liceu porque isso da filha de um vulgar economista dar uma tareia no filhinho de um ricaço não podia ser.
                                          Eu andei num Liceu conceituado antes do 25 de Abril e pelos vistos a tua irmã também... e parece-me que nenhum de nós era de nenhuma família rica.

                                          Se me disseres que antes do 25 de Abril os pais tinham que fazer um esforço enorme para que os filhos pudessem estudar, concordo, e isso acontecia porque se ganhava muito pouco e os ordenados dos filhos eram muito importantes nos orçamentos familiares, não porque o ensino lhes fosse vedado, que pagassem mais que os outros ou que houvesse alguma distinção. Não excluo casos pontuais, como poderia ser o do Champalimaud.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Há também aquela piada do tipo que entrou para uma empresa como administrativo e que em apenas 10 chegou à administração. No discurso do jantar anual da empresa o presidente decide dirigir algumas palavras de apresso e homenagem a tão excecional funcionário.

                                            -Este homem entrou por baixo, pelo cargo mais humilde, a sua função inicial era distribuir correio interno! Hoje, passados menos de 10 anos, ascende a administração. É impossível não aplaudir o brilhantismo excecional de que este nosso colaborador provou ser detentor! (aplausos...)

                                            O visado levanta-se para agradecer e diz:

                                            - Obrigado papá.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Esquecem-se é que nos exames nacionais as notas também mostram que os alunos do privado estão melhor preparados.

                                              Ranking de escolas 2013:
                                              1 Academia de Música de Santa Cecília - Privado
                                              2 Colégio São João de Brito - Privado
                                              3 Colégio Nossa Senhora do Rosário - Privado
                                              4 Colégio Casa Mãe - Privado
                                              5 Colégio Valsassina - Privado
                                              6 Colégio Arautos do Evangelho - Privado
                                              7 Colégio Moderno - Privado
                                              8 Escola Técnica e Liceal Salesiana Santo António (Estoril) - Privado
                                              9 Colégio de Santa Doroteia - Privado
                                              10 Escola Básica e Secundária Monte da Ola - Publica

                                              Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ranking-das-escolas-2013=f840093#ixzz34uecqr


                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ForeverAlone Ver Post
                                                Esquecem-se é que nos exames nacionais as notas também mostram que os alunos do privado estão melhor preparados.

                                                Ranking de escolas 2013:
                                                1 Academia de Música de Santa Cecília - Privado
                                                2 Colégio São João de Brito - Privado
                                                3 Colégio Nossa Senhora do Rosário - Privado
                                                4 Colégio Casa Mãe - Privado
                                                5 Colégio Valsassina - Privado
                                                6 Colégio Arautos do Evangelho - Privado
                                                7 Colégio Moderno - Privado
                                                8 Escola Técnica e Liceal Salesiana Santo António (Estoril) - Privado
                                                9 Colégio de Santa Doroteia - Privado
                                                10 Escola Básica e Secundária Monte da Ola - Publica

                                                Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ranking-das-escolas-2013=f840093#ixzz34uecqr


                                                Comparar uma escola que pode escolher os alunos e uma escola que tem que aceitar todos, nem sei que diga dessa comparação. O que me admira é haver uma escola pública nas 10 melhores. Tem mesmo que ser uma escola excecional.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Gostava de ver as notas dessa escola pública e compará-las com as notas das privadas... é esse o ponto que está em causa. Apostaria em como essa escola pública, nas notas atribuídas pelos professores, deve andar bem abaixo das privadas, como acontece na esmagadora maioria dos casos

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                    Eu não pretendi, neste tópico, debater a qualidade do ensino. Pretendi sim, debater a falta de critérios dos professores e o enorme fosso desses mesmos critérios entre o público e o privado!

                                                    Mais do que isso, a hipocrisia que está patente no discurso dos professores quando apregoam, por um lado, a defesa do ensino público, e por outro, a falta de uniformização dos critérios pelos quais as pessoas escolhem cada vez mais os privados!

                                                    Parece-me um discurso completamente antagónico por parte dos senhores professores!
                                                    Desculpa mas não concordo.....
                                                    Quem define os critérios para a escola pública é o governo através da ministério da educação....
                                                    Os Professores são veículos executantes da política de cada governo...
                                                    Se na escola pública andassem os filhos dos políticos , verias que ela seria muito melhor...
                                                    Houve em tempos recentes um jornal que publicou uma noticia em que expunha que os privados preparam melhor o aluno para o exame de 12ºano , em contrapartida o público prepara melhor o aluno para o percurso universitário..

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ForeverAlone Ver Post
                                                      Esquecem-se é que nos exames nacionais as notas também mostram que os alunos do privado estão melhor preparados.

                                                      Ranking de escolas 2013:
                                                      1 Academia de Música de Santa Cecília - Privado
                                                      2 Colégio São João de Brito - Privado
                                                      3 Colégio Nossa Senhora do Rosário - Privado
                                                      4 Colégio Casa Mãe - Privado
                                                      5 Colégio Valsassina - Privado
                                                      6 Colégio Arautos do Evangelho - Privado
                                                      7 Colégio Moderno - Privado
                                                      8 Escola Técnica e Liceal Salesiana Santo António (Estoril) - Privado
                                                      9 Colégio de Santa Doroteia - Privado
                                                      10 Escola Básica e Secundária Monte da Ola - Publica

                                                      Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ranking-das-escolas-2013=f840093#ixzz34uecqr


                                                      Os privados não aceitam alunos com necessidades educativas especiais , nivelam sempre por cima....
                                                      O público tem de aceitar tudo e mais alguma coisa e nivela sempre por baixo......
                                                      No privado uma turma não tem mais de 15/16 alunos
                                                      No público as turmas não podem ter menos de 26/27 alunos, e em que no meio de tantos aparecem uns quantos com necessidades educativas....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jol Ver Post
                                                        Desculpa mas não concordo.....
                                                        Quem define os critérios para a escola pública é o governo através da ministério da educação....
                                                        Os Professores são veículos executantes da política de cada governo...
                                                        Se na escola pública andassem os filhos dos políticos , verias que ela seria muito melhor...
                                                        Houve em tempos recentes um jornal que publicou uma noticia em que expunha que os privados preparam melhor o aluno para o exame de 12ºano , em contrapartida o público prepara melhor o aluno para o percurso universitário..
                                                        Parece-me que estás a misturar assuntos diferentes.

                                                        O que digo é que os critérios que servem de base à classificação dos alunos deveriam ser universais e independentes do facto de se tratarem de escolas públicas ou privadas.

                                                        O que se verifica é que as escolas privadas atribuem notas especulativas para assim terem mais alunos (pagantes)!

                                                        E com isto, os professores, porque usam critérios diferentes na classificação (os professores do ensino privado atribuem notas muito mais altas), estão não só a destruir a escola pública como a contribuir para um ensino superior com muitos alunos que não o mereciam quando comparados com muitos do público que nem chegam a entrar porque ficam prejudicados nas notas em relação aos privados!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                          Comparar uma escola que pode escolher os alunos e uma escola que tem que aceitar todos, nem sei que diga dessa comparação. O que me admira é haver uma escola pública nas 10 melhores. Tem mesmo que ser uma escola excecional.
                                                          Disseram aqui no tópico que "antigamente os privados entravam com notas de exames, hoje a média interna já conta", eu só mostrei que isso não é desculpa, os privados têm melhores notas internas e nos exames nacionais, o que prova que as notas não são "dadas" como algumas pessoas gostam de fazer parecer.

                                                          Não disse em lado algum que ter uma turma de 20 pessoas escolhidas a dedo não é vantajoso. Claro que é, isso é evidente... eu andei no 10º ano no público e as minhas aulas eram um circo, fazíamos o que quiséssemos, o professor não queria saber de nós e havia meia dúzia de gajos 3 ou 4 anos mais velhos que iam às aulas só para gozar com o prof. No 11º e 12º andei num colégio onde mandavam as notas de todos os testes aos meus pais (não podia esconder uma nota menos boa), onde o professor, por sermos menos pessoas na turma, vinha ao meu lugar explicar-me qualquer exercício e onde o próprio ambiente mais nerd era mais estimulante ao estudo, como é óbvio ninguém quer ser o burro da turma e todos estudávamos bem. Para além disso, algum gajo que fosse lá fazer m€rd@, por muito dinheiro que tivesse, era expulso do colégio, e não era ao 2º ou 3º aviso, era mesmo ao 1º.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ForeverAlone Ver Post
                                                            Disseram aqui no tópico que "antigamente os privados entravam com notas de exames, hoje a média interna já conta", eu só mostrei que isso não é desculpa, os privados têm melhores notas internas e nos exames nacionais, o que prova que as notas não são "dadas" como algumas pessoas gostam de fazer parecer.

                                                            Não disse em lado algum que ter uma turma de 20 pessoas escolhidas a dedo não é vantajoso. Claro que é, isso é evidente... eu andei no 10º ano no público e as minhas aulas eram um circo, fazíamos o que quiséssemos, o professor não queria saber de nós e havia meia dúzia de gajos 3 ou 4 anos mais velhos que iam às aulas só para gozar com o prof. No 11º e 12º andei num colégio onde mandavam as notas de todos os testes aos meus pais (não podia esconder uma nota menos boa), onde o professor, por sermos menos pessoas na turma, vinha ao meu lugar explicar-me qualquer exercício e onde o próprio ambiente mais nerd era mais estimulante ao estudo, como é óbvio ninguém quer ser o burro da turma e todos estudávamos bem. Para além disso, algum gajo que fosse lá fazer m€rd@, por muito dinheiro que tivesse, era expulso do colégio, e não era ao 2º ou 3º aviso, era mesmo ao 1º.
                                                            São dadas, sim! Conheço muitos casos em que na escola pública nem a positiva atingiam e, de um momento para o outro, no espaço de dias, passaram a ter 18! E sim, essas notas atribuídas pelos privados concorrem em pé de igualdade com as notas do público, o que deturpa completamente o ensino e vicia de forma inequívoca o acesso igualitário dos estudantes ao ensino superior!

                                                            Não confundir com alunos que têm mérito independentemente de estarem no privado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Para ambos os meus filhos escolhi um esquema híbrido, frequentaram uma das mais conceituadas escolas privadas de lisboa até ao 9º. No 10º passaram para um Liceu no centro de Lisboa e em nenhum dos casos as notas desceram.

                                                              Como já referi, existe bom e mau ensino privado, existe bom e mau ensino público. Sendo certo que as boas escolas privadas têm a vantagem de poderem escolher os alunos.
                                                              De facto há escolas privadas que trabalham o ano inteiro para o ranking final, e se algum aluno ousa destabilizar esse ranking é convidado a sair e a escolha dos alunos no inicio do ano é feita escrupulosamente. Estas escolas privadas de facto têm um ensino substancialmente melhor que uma escola pública. Mas, há sempre um mas, só não vê quem não quer, o que mais há por este país fora, são instituições de ensino privadas que conseguem proezas de transformar alunos insolentes, problemáticos, com más notas em alunos exemplares de média de 19 valores. Não se faz publicidade na TV, mas quem quiser concorrer a medicina e não tiver média no público há instituições especializadas em fazer um aluno de 13 valores um aluno de 19.5 valores. É caro, mas o que é bom tem de se pagar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X