Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos caminhos de peregrinação de Santiago de Compostela (Francês, Norte, etc)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31




    Cascatas do Rio Barosa...

    Comentário


      #32
      4º dia...



      Já em Santiago...

      Praça do Obradoiro:


      Comentário


        #33
        Catedral:





        A Compostela:

        Comentário


          #34
          Caminho francês de Santiago de Compostela 2013

          101_3538.jpg101_3546.jpg101_3550.jpg101_3556.jpg101_3586.jpg

          Cruz de Ferro - Ponte de la Reina - Fonte del Vino

          Comentário


            #35
            A pé ou de bike?

            Na credencial são referidos que os quilómetros mínimos para a atribuição da compostela, são 100 em modo caminhante e 200 de bicicleta.

            Leva a crer que o esforço a pé é o dobro de quem vai de bike. Hummm... nada mais errado!

            Quando fiz de bicicleta imaginava uma proporção de 60 Km de bike para 20 a pé. Isto indo de bike, claro.

            Depois de fazer uma pequena parte do caminho a pé (este ano) cheguei à conclusão que isto ainda é mais desproporcional.

            Quem faz o caminho a pé, é mesmo para sofrer. É mesmo a originalidade do caminho. É caminhar.

            Depois de fazer de bicicleta só me apetece repetir. Depois de passar uma semana a caminhar, só me apetece fazer o caminho todo a pé!

            O caminho marca-nos. O caminho altera-nos.

            Comentário


              #36
              A origem dos caminhos

              Pensa-se que os caminhos de santiago resultaram em continuidade de uma rota pagã que existiu outrora, de peregrinação até ao cabo Finisterra (fim da terra). Durante vários anos este foi considerado o local mais ocidental do mundo. Era habitual o peregrino observar o pôr do sol neste local, e no dia seguinte o nascer do sol. Acreditava-se que desta forma ocorria uma regeneração espiritual. Por este motivo verifica-se a presença de diversos símbolos de origem pagã, a vieira é o mais reconhecido.

              O Caminho Francês é a principal rota de peregrinação e corresponde a uma antiga rota de comércio romana. Em resultado disto, uma parte do caminho segue continuamente a estradas rodoviárias de elevado trafego. O caminho deu assim origem a estradões e estradas rodoviárias. Nota-se bem, quem faz o caminho, que houve uma evolução do caminho em torno do comércio que era realizado pelas várias regiões que atravessa.

              No início dos anos 90 o governo espanhol, juntamente com as províncias locais, cria um programa, "Xacobeo93", de publicidade e dinamização dos caminhos. São criadas estruturas de apoio e os caminhos são devidamente marcados. Em 1993, a UNESCO reconhece o estatuto de património mundial.

              Aquando da sua chegada a Santiago de Compostela, o peregrino têm por tradição requerer a sua "compostela". Mais não é do que um documento, um diploma, de realização do caminho. A compostela é emitida na Oficina do Peregrino ("à saída da catedral à esquerda, depois esquerda e primeira à direita"!)
              Condições para a atribuição da compostela: pelo menos 100 Km a pé ou a cavalo, ou 200 de bicicleta. A credencial pode ser adquirida em Portugal na Sé do Porto, custa 1,50 €. E em Coimbra, mas não sei onde... Deve ter carimbos dos vários locais visitados diariamente, pelo menos 2 selos diários.

              Curiosidades:

              - Santiago de Compostela é o terceiro local de peregrinação mais importante da religião cristã, a seguir a Jerusalém e Roma.

              - Evolução do número de peregrinos registados pela Catedral de Santiago de Compostela: passou de cerca de 5000 em 1990, para 270000 em 2010 (ano santo). É considerado ano do Jubileo, ou Ano Santo, quando o dia do apóstolo, 25 de julho, coincide com um domingo. Nestes anos existe um significativo aumento do número de peregrinos (o próximo é já em 2021!)

              - A este propósito, desde a Idade Média que passou a ser concedido aos católicos, a indulgência plenária dos seus pecados, aos peregrinos que se dirijam até Santiago de Compostela nos Anos Santos! Ou seja, toca a pecar até 2021 que depois fazem tábua rasa!

              - A credencial do peregrino é um registo da passagem por diversos locais do caminho, desde igrejas, capelas, albergues, cafés e restaurantes. Tem ainda o significado de servir de carta de recomendação emitida pelo padre da paróquia do peregrino, que atesta a condição de "peregrino recomendável, a que se pode oferecer hospitalidade". Serve ainda como salvo-conduto perante as autoridades. Ou seja, quando formos apanhados em excesso de velocidade, agora temos que entregar a carta de condução e pelo meio a credencial do peregrino!

              (ainda falta falar de muita coisa, mas por agora isto serve, amanhã há mais!)

              Comentário


                #37
                Belas fotos... muito obrigado!!!

                Vou lá voltar para a missa dos peregrinos no dia de todos os santos e ficamos lá mais uns dias antes e depois, para conhecer os arredores, o fim da terra , etc.

                A Maria tem um sonho que é percorrer os 800 km do caminho Francês... (é o que faz ver muitos filmes!) acho que vai ser o fim dela. Eu cá vou acompanhá-la, mas de carro!, e parar a cada 30 km para começar a montar o grelhador e fazer umas sardinhas ou entrecosto ou entremeada e cozer umas batatas ou fazer uma salada enquanto espero por ela...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Belas fotos... muito obrigado!!!

                  Vou lá voltar para a missa dos peregrinos no dia de todos os santos e ficamos lá mais uns dias antes e depois, para conhecer os arredores, o fim da terra , etc.

                  A Maria tem um sonho que é percorrer os 800 km do caminho Francês... (é o que faz ver muitos filmes!) acho que vai ser o fim dela. Eu cá vou acompanhá-la, mas de carro!, e parar a cada 30 km para começar a montar o grelhador e fazer umas sardinhas ou entrecosto ou entremeada e cozer umas batatas ou fazer uma salada enquanto espero por ela...
                  Fiz o caminho francês todo, mas de bicicleta. Fiz agora recentemente uma pequena parte, cerca de 150 Km, a pé.
                  Fiquei com uma vontade incrível de fazer o caminho todo a pé desde Saint-Jean Pied de Port. Deve ser incrível, deve ser espetacular.

                  Gostava de te demover de ires com o grelhador às costas, e fazeres o caminho, mas se tal não for possível, avisa quando vais, porque com entrecosto e sardinhada de 30 em 30 Km também fazes uma boa peregrinação e a malta aproveita!

                  Comentário


                    #39
                    Quero fazer o caminho de Santiago a pé a partir de Ponte de Lima na primeira semana de Setembro. Todas as ajudas e sugestões são bem-vindas.

                    Comentário


                      #40
                      Já fiz o Sanabres (2x), o Primitivo, o S. Salvador e o Frances. Este ultimo é de repetir...muito bom

                      Comentário


                        #41
                        Já fiz o caminho português em bicicleta de Braga - Santiago.
                        E quase todo do Francês a pé desde St Jean, por etapas de semana. Pois estar 30 dias seguidos ausente do trabalho ainda não é possível. Quem sabe um dia.
                        A última etapa paramos em Foncebadon, um pouco antes da cruz de ferro. Espero ainda este ano fazer o resto.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Inf3rno Ver Post
                          Quero fazer o caminho de Santiago a pé a partir de Ponte de Lima na primeira semana de Setembro. Todas as ajudas e sugestões são bem-vindas.
                          1- Leva um calçado já rodado, nada de calçado novo.
                          2- Sapatilhas ou botas, escolhe o que te sentires mais protegido, seguro e confortável.
                          3- Planeia as etapas em função da tua condição física anterior ao caminho. Se no caminho fizeres 40 Km num dia porque até achas que te sentes bem, se essa não for a tua condição física, vais pagar a fatura no dia seguinte.
                          4- Normalmente até 20 Km, qualquer pessoa faz, num dia, numa etapa. Acima disso deverás avaliar muito bem.
                          5- Atenção às costas e à mochila que carregarás. Não leves coisas dispensáveis. 5 - 6 Kg são suficientes.
                          6- A partir em Ponte de Lima, levas logo com a Serra da Labruja em cima, que todo o caminho parecer-te-à mais fácil depois disso...
                          7- Se no final tiveres gostado da experiência, no ano seguinte tens que fazer o caminho francês. Pode não ser desde o início, podes começar a 150, 200, 250 Km de Santiago e vais sentir o caminho de outra forma. Podes começar no Cebreiro (150 Km), em Ponferrada (210 Km), em Leon (talvez 300 Km até Santiago..).
                          8- Mochila super confortável, entre os 30 e os 40 L. Atenção que com 40 L já levas muita tralha e consequentemente muito peso.
                          9- Boas meias!
                          10- Pomada para feridas e bolhas.
                          11- Primeira semana de setembro ainda faz calor, portanto leva protetor.
                          12- Gillete para a barba podes deixar em casa!
                          13- Podes fazer sozinho e sentir o caminho de uma forma mais própria, ou em grupo. Mas se fores em grupo escolhe poucas pessoas e com quem te sintas realmente bem. Vão ter que se aturar durante muitas horas, inventar conversa e sofrer um bocado, portanto...
                          Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 08 May 2015, 21:49.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rochax Ver Post
                            Já fiz o caminho português em bicicleta de Braga - Santiago.
                            E quase todo do Francês a pé desde St Jean, por etapas de semana. Pois estar 30 dias seguidos ausente do trabalho ainda não é possível. Quem sabe um dia.
                            A última etapa paramos em Foncebadon, um pouco antes da cruz de ferro. Espero ainda este ano fazer o resto.

                            Mesmo fazendo em "prestações" o caminho francês, é de dar os parabéns estares onde estás. Já penaste um bocado.

                            Falta-te subir à Cruz de Ferro e a respetiva descida até Molinaseca (recomendo para pernoitar), subir o Cebreiro (obrigatório ficares), Triacastela (fica), Sárria (fica), Portomarin (fica - passa o Rio Miño), Pallas de Rey, Melide (para comer o "Pulpo" - Polvo), Árzua, Monte do Gozo e Santiago.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X