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    #31
    Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
    Fixe Mais um músico clássico aqui, sou violoncelista e professor de violoncelo
    Falar em violoncelo lembra-me o nome Rostropovich e as suas performances na execução de obras de Bach

    Deve ser um instrumento complicado de tocar não? Gosto de apreciar instrumentos desse gênero, mas eu pessoalmente acho que não me iria sair bem

    Agora percebo o username 'SignoreCello'

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
      Falar em violoncelo lembra-me o nome Rostropovich e as suas performances na execução de obras de Bach

      Deve ser um instrumento complicado de tocar não? Gosto de apreciar instrumentos desse gênero, mas eu pessoalmente acho que não me iria sair bem

      Agora percebo o username 'SignoreCello'
      O Rostropovich foi uma lenda, mas as suites de Bach tocadas por ele têm um valor... hum... histórico, eheh. Digamos que já gostei mais, agora já se pode dizer que estão "fora de moda". Prefiro estas (violoncelo barroco):



      Complicado... Complicado são todos! Agora que exige uma força de vontade monumental para não desistir (principalmente por parte dos adultos), e muita estratégia por parte do professor para conseguir manter o aluno até passar aquela fase inicial (1, 2 anos às vezes)... Isso concordo. A verdade é que depois disso já dá para fazer muita coisa e aí a coisa torna-se muito autónoma.

      E sim, o username é claro, cello=violoncelo Já lá vão 16 anos com ele nas mãos e na cabeça...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
        O Rostropovich foi uma lenda, mas as suites de Bach tocadas por ele têm um valor... hum... histórico, eheh. Digamos que já gostei mais, agora já se pode dizer que estão "fora de moda". Prefiro estas (violoncelo barroco):



        Complicado... Complicado são todos! Agora que exige uma força de vontade monumental para não desistir (principalmente por parte dos adultos), e muita estratégia por parte do professor para conseguir manter o aluno até passar aquela fase inicial (1, 2 anos às vezes)... Isso concordo. A verdade é que depois disso já dá para fazer muita coisa e aí a coisa torna-se muito autónoma.

        E sim, o username é claro, cello=violoncelo Já lá vão 16 anos com ele nas mãos e na cabeça...
        Bem, música barroca dá pano para muitas mangas!

        Não conhecia esse violoncelista mas há sempre lugar para aprender. Actualmente, o meu organista preferido (que também é cravista e condutor) é o mestre Ton Koopman.

        Sim, na verdade todos eles são complicados.

        Orgão de tubos é de facto o instrumento que me tem acompanhado mais estes últimos anos (para além do acordeão) e é um instrumento nada fácil de tocar, como eu já estudei piano quando era novo (e considerava-me já um pouco evoluído) parte da tarefa de aprendizagem de órgão foi facilitada, mas mais tarde a adição da pedaleira foi muito muito difícil de conseguir ... era muito confuso ao inicio conseguir tocar Bach (contraponto) no órgão com as mãos e os pés.

        Depois de estudar várias obras de diferentes época chego sempre à mesma conclusão: Bach é inigualável. Arte barroca no seu expoente máximo!

        Não deve ser fácil ser professor, eu não conseguiria, não tenho vocação para isso.

        De entre todos os instrumentos, o mais caro é certamente o orgão de tubos para minha infelicidade!

        Isso são já muitos anos em volta do violoncelo ... Tenho impressão de ser um instrumento caro
        Editado pela última vez por zecarlos405; 12 September 2014, 22:47.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
          Bem, música barroca dá pano para muitas mangas!

          Não conhecia esse violoncelista mas há sempre lugar para aprender. Actualmente, o meu organista preferido (que também é cravista e condutor) é o mestre Ton Koopman.

          Sim, na verdade todos eles são complicados.

          Orgão de tubos é de facto o instrumento que me tem acompanhado mais estes últimos anos (para além do acordeão) e é um instrumento nada fácil de tocar, como eu já estudei piano quando era novo (e considerava-me já um pouco evoluído) parte da tarefa de aprendizagem de órgão foi facilitada, mas mais tarde a adição da pedaleira foi muito muito difícil de conseguir ... era muito confuso ao inicio conseguir tocar Bach (contraponto) no órgão com as mãos e os pés.

          Depois de estudar várias obras de diferentes época chego sempre à mesma conclusão: Bach é inigualável. Arte barroca no seu expoente máximo!

          Não deve ser fácil ser professor, eu não conseguiria, não tenho vocação para isso.

          De entre todos os instrumentos, o mais caro é certamente o orgão de tubos para minha infelicidade!

          Isso são já muitos anos em volta do violoncelo ... Tenho impressão de ser um instrumento caro
          O Ton Koopman é um senhor, gosto muito de o ouvir...



          Não sei se conheces um organista chamado Naji Hakim. Segundo sei é muito famoso entre os organistas. Há uns anos veio cá tocar ao Porto, foi um concerto memorável. Fui aluno dele, de análise musical... Era um senhor muito inspirador mesmo.

          Órgão é caro sim, e não é nada fácil nem mesmo quando tocas bem. Há muita "máfia" entre os organistas! Violoncelo não é tão caro, claro, depende do que procuras. Há para 400 euros, para mil, para 8 mil, para 20 mil, para 80 mil...

          Também me dedico à música barroca, tenho um instrumento barroco e sim, Bach, Bach, Bach... Eheh. Mas nem tudo é alemão, aqui em Portugal fez-se muito boa coisa barroca. Pena que metade tenha ardido com o terramoto de 1755...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
            O Ton Koopman é um senhor, gosto muito de o ouvir...



            Não sei se conheces um organista chamado Naji Hakim. Segundo sei é muito famoso entre os organistas. Há uns anos veio cá tocar ao Porto, foi um concerto memorável. Fui aluno dele, de análise musical... Era um senhor muito inspirador mesmo.

            Órgão é caro sim, e não é nada fácil nem mesmo quando tocas bem. Há muita "máfia" entre os organistas! Violoncelo não é tão caro, claro, depende do que procuras. Há para 400 euros, para mil, para 8 mil, para 20 mil, para 80 mil...

            Também me dedico à música barroca, tenho um instrumento barroco e sim, Bach, Bach, Bach... Eheh. Mas nem tudo é alemão, aqui em Portugal fez-se muito boa coisa barroca. Pena que metade tenha ardido com o terramoto de 1755...
            Conheço sim, mas apenas de ouvir na internet. Porto onde? Lapa? Sé?

            Nem tudo é alemão claro, gosto de Carlos Seixas por exemplo!

            Claro que sim, há máfia em tudo o que é instrumentos não só no órgão.

            Os melhores órgãos construídos são os Silbermann, são os Stradivarius do órgãos de tubos. Bach e Silbermann, entravam muito em confronto na época, e Bach disse para Silbermann algo do género: "Tu constróis um orgão como tu achas que é o melhor, mas eu toco-o como eu acho melhor".
            Bach não era uma pessoa fácil

            Ton Koopman consegue dar uma beleza a corais de Bach que é algo impressionante.

            Adoro esta performance: BWV 578
            https://www.youtube.com/watch?v=PhRa3REdozw

            Posso só saber se não for indiscrição, o preço de seu violoncelo?

            Comentário


              #36
              Esqueci-me de referir uma grande organista que já faleceu o ano passado mas que está na minha lista de melhores organistas: Marie Claire-Alain.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                Conheço sim, mas apenas de ouvir na internet. Porto onde? Lapa? Sé?

                Nem tudo é alemão claro, gosto de Carlos Seixas por exemplo!

                Claro que sim, há máfia em tudo o que é instrumentos não só no órgão.

                Os melhores órgãos construídos são os Silbermann, são os Stradivarius do órgãos de tubos. Bach e Silbermann, entravam muito em confronto na época, e Bach disse para Silbermann algo do género: "Tu constróis um orgão como tu achas que é o melhor, mas eu toco-o como eu acho melhor".
                Bach não era uma pessoa fácil

                Ton Koopman consegue dar uma beleza a corais de Bach que é algo impressionante.

                Adoro esta performance: BWV 578
                https://www.youtube.com/watch?v=PhRa3REdozw

                Posso só saber se não for indiscrição, o preço de seu violoncelo?
                O concerto foi na Igreja da Lapa. Lembro-me de quando disse ao prof que vinha do Porto, Portugal, ele me falar desse concerto. Imagina só o quão memorável foi

                O Koopman é incrível. Há uma soprano portuguesa que é tão bonita quanto a sua voz, chamada Orlanda Isidro, que costuma trabalhar com ele. Está no topo dos topos no resto da europa, mas aqui ninguém a conhece. É normal.

                Bach era duro como qualquer bom alemão. Escrevia tudo o que fazia, bebia cerveja pouco moderadamente, tinha montes de filhos, trabalhava que nem cão... Pena que poucos lhe dessem o devido valor enquanto ele era vivo!

                O meu violoncelo não te digo o valor num fórum público, como deves imaginar. Mas digo por PM

                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                Esqueci-me de referir uma grande organista que já faleceu o ano passado mas que está na minha lista de melhores organistas: Marie Claire-Alain.
                A Marie-Claire era irmã do Jehan Alain, um organista e compositor muito pouco conhecido que morreu muito novo (24, salvo erro) na 2ª guerra. Mas do pouco que deixou, tudo indicava que fosse outro Messiaen (eu toquei uns corais dele há uns anos, e eram de pasmar). Já agora, morreu de uma emboscada, mas entretanto mandou abaixo dezasseis nazis. Foi enterrado com todas as honras.

                Quanto a ela, incrível não só as gravações que foi fazendo, como o legado monumental que foi passando para os seus alunos...

                Comentário


                  #38
                  https://www.youtube.com/channel/UCPB...H8Zr8oWD9hMfUQ este toca muito mas muito bem para mim dos melhores a nivel nacional

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                    O concerto foi na Igreja da Lapa. Lembro-me de quando disse ao prof que vinha do Porto, Portugal, ele me falar desse concerto. Imagina só o quão memorável foi

                    O Koopman é incrível. Há uma soprano portuguesa que é tão bonita quanto a sua voz, chamada Orlanda Isidro, que costuma trabalhar com ele. Está no topo dos topos no resto da europa, mas aqui ninguém a conhece. É normal.

                    Bach era duro como qualquer bom alemão. Escrevia tudo o que fazia, bebia cerveja pouco moderadamente, tinha montes de filhos, trabalhava que nem cão... Pena que poucos lhe dessem o devido valor enquanto ele era vivo!

                    O meu violoncelo não te digo o valor num fórum público, como deves imaginar. Mas digo por PM



                    A Marie-Claire era irmã do Jehan Alain, um organista e compositor muito pouco conhecido que morreu muito novo (24, salvo erro) na 2ª guerra. Mas do pouco que deixou, tudo indicava que fosse outro Messiaen (eu toquei uns corais dele há uns anos, e eram de pasmar). Já agora, morreu de uma emboscada, mas entretanto mandou abaixo dezasseis nazis. Foi enterrado com todas as honras.

                    Quanto a ela, incrível não só as gravações que foi fazendo, como o legado monumental que foi passando para os seus alunos...
                    Bach, all the way! (dá para reparar no meu avatar) :D

                    Comentário


                      #40
                      Nunca gostei de Bach. Sobretudo pq toco piano e o Bach no piano é para mim uma aberração além de aborrecido e difícil
                      Sei tocar um pouco acordeon de tecla mas não aprecio muito o instrumento e sonoridade.
                      Estes dias tenho andado a compor uma peça jazz em cima duma harmonia dum standard com tempero brasileiro.

                      Comentário


                        #41
                        Se alguém gostar da concertina e quiser ajudar é só doar Site de Receber e Arrecadar Doações em Dinheiro - Escola de concertinistas - Arrekade é por um bom motivo criar uma escola !!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Nunca gostei de Bach. Sobretudo pq toco piano e o Bach no piano é para mim uma aberração além de aborrecido e difícil
                          Sei tocar um pouco acordeon de tecla mas não aprecio muito o instrumento e sonoridade.
                          Estes dias tenho andado a compor uma peça jazz em cima duma harmonia dum standard com tempero brasileiro.
                          Jobim é sempre um valor seguro!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Nunca gostei de Bach. Sobretudo pq toco piano e o Bach no piano é para mim uma aberração além de aborrecido e difícil
                            Sei tocar um pouco acordeon de tecla mas não aprecio muito o instrumento e sonoridade.
                            Estes dias tenho andado a compor uma peça jazz em cima duma harmonia dum standard com tempero brasileiro.
                            Nem se quer gostas da BWV 988 (Goldberg Variations)?
                            Bolas, Bach é mesmo muito bom ... Mas eu como toco orgão (e acordeão gosto de tocar de vez em quando) é quase impossível não gostar de Bach

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                              Nem se quer gostas da BWV 988 (Goldberg Variations)?
                              Bolas, Bach é mesmo muito bom ... Mas eu como toco orgão (e acordeão gosto de tocar de vez em quando) é quase impossível não gostar de Bach
                              Vou ouvir logo à noite e depois digo. Agora não me lembro ...

                              O meu conhecimento de Bach é tipo U2: oiço a música e sei que é deles mas não sei o nome da música E detesto ambos.

                              Comentário


                                #45
                                BWV 988 está dividida em 25 partes, umas espetaculares, outras menos claro

                                Neste caso, eu só odeio U2 hehe

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Jobim é sempre um valor seguro!
                                  Os zucas mais eruditos foram quase todos beber ao Jazz. Qd iniciei o meu estudo do jazz dei comigo a perceber que a diferença está muitas vez só no ritmo. É o ritmo que qualifica a música brasileira.

                                  as não queria desvirtuar o tema da concertina com temas intelectualoides.

                                  Há um puto que já vi ao vivo 2 ou 3 vezes que é um verdadeiro fenómeno. É da zona de Viana do Castelo e chama-se Mickael salvo erro.

                                  Nota: no meu carro , dentro da categoria "mau gosto", tenho a discografia do Tony ( e filho), o best of do Kuduro, o best of do Quim Barreiros , Sónia e as profissões, Os Caricas etc. ao lado do último dos Cold Play ou clássicos do rock dos anos 80 ( Clapton, Dire Straits et) e sobretudo muitooooo jazz e blues ( até de mais), último da banda tuga DAMA ( muito mal gravado mas lindas melodias e letras).
                                  Sou muito liberal em termos musicais mas, no meu carro só não entra Silence 4 e seu vocalista, U2 e M. Jackson

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                                    O meu conhecimento de Bach é tipo U2: oiço a música e sei que é deles mas não sei o nome da música E detesto ambos.
                                    Apanhaste um trauma com as "Invenções a Duas Vozes"?

                                    Eu apanhei. Mas há pior... (Cramer, por exemplo...).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Apanhaste um trauma com as "Invenções a Duas Vozes"?

                                      Eu apanhei. Mas há pior... (Cramer, por exemplo...).
                                      Apanhei. Eu até gostava do piano das peças clássicas, Sonatas e sonatinas etc mas o Bach era traumático. E não havia forma de me livrar. Acabava uma vinha logo outra a seguir É um dos problemas do ensino artístico. Tem de se tocar Bach pq sim.

                                      Outro aspecto parvo do ensino artístico: o aluno tem de saber tocar todas as escalas. Porquê? Porque sim.

                                      Na vez do aluno aprender bem 3 ou 4 escalas mais usuais não pode. Tem de aprender todas nas mais diversas variações.

                                      Mas há mais: aquela ânsia dos professores terem alunos brilhantes. Não é brilhante: não vale nada, é preguiçoso, não estuda, malandro etc.

                                      Enfim: estava aqui o dia todo.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Apanhei. Eu até gostava do piano das peças clássicas, Sonatas e sonatinas etc mas o Bach era traumático. E não havia forma de me livrar. Acabava uma vinha logo outra a seguir É um dos problemas do ensino artístico. Tem de se tocar Bach pq sim.

                                        Outro aspecto parvo do ensino artístico: o aluno tem de saber tocar todas as escalas. Porquê? Porque sim.

                                        Na vez do aluno aprender bem 3 ou 4 escalas mais usuais não pode. Tem de aprender todas nas mais diversas variações.

                                        Mas há mais: aquela ânsia dos professores terem alunos brilhantes. Não é brilhante: não vale nada, é preguiçoso, não estuda, malandro etc.

                                        Enfim: estava aqui o dia todo.
                                        Tem de se tocar Bach porque era um verdadeiro génio. Master contraponto

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                                          Na vez do aluno aprender bem 3 ou 4 escalas mais usuais não pode. Tem de aprender todas nas mais diversas variações.
                                          En qq ramo da música. Jazz idem, por exemplo.

                                          Tenho no entanto de concordar que há poucos tolinhos a escreverem em Dó# para instrumentos de tecla (tirando uns quantos programadores de computadores... :D ).

                                          Comentário

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