Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Desgoverno da Educação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Nao há um sistema de ensino que crie empreendedores. Quanto a trabalhadores qualificados, nao vejo onde esteja a falta destes.
    lol pois não, até porque pegas numas páginas amarelas e se quiseres encontras um canalizador, pedreiro, agricultor, serralheiro etc certificados e até te podes dar ao luxo de fechar os olhos e escolher um ao calhas que garantidamente o gajo que sair terá competências para te servir bem... ah pois o sistema de ensino só existe para criar doutores e engenheiros (também eles duvidosos).
    Só há aquilo que se quer que haja, o resto é conversa fiada. O que devia existir é o que o país precisa no seu mercado de trabalho e não o que temos agora.

    Comentário


      Os empreendedores surgem se houver conjuntura...

      Numa sociedade onde o empreendedor despende uma parcela significativa do seu tempo a tratar e a desembrulhar os imbróglios burocráticos em vez de tentar desenvolver o seu negócio....

      Comentário


        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
        lol pois não, até porque pegas numas páginas amarelas e se quiseres encontras um canalizador, pedreiro, agricultor, serralheiro etc certificados e até te podes dar ao luxo de fechar os olhos e escolher um ao calhas que garantidamente o gajo que sair terá competências para te servir bem... ah pois o sistema de ensino só existe para criar doutores e engenheiros (também eles duvidosos).
        Só há aquilo que se quer que haja, o resto é conversa fiada. O que devia existir é o que o país precisa no seu mercado de trabalho e não o que temos agora.
        Existem maus profissionais em todo o lado. Se tu precisares de contratar um trabalhador de uma área qualquer da qual tu nao sabes nada, como é que sabes se ele é bom ou nao? Isto é válido tanto para Portugal como para qualquer outro país.

        Comentário


          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          devia ser criada uma disciplina apenas para ensinar o verbo haver, há muito tempo que leio sistematicamente neste forum "à muito tempo isto, à muito tempo aquilo..."
          é de bradar aos céus
          e do pretérito perfeito do conjuntivo... se escreve-se como muitos daqui...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Nao há um sistema de ensino que crie empreendedores. Quanto a trabalhadores qualificados, nao vejo onde esteja a falta destes.
            o que é um sistema de ensino que crie empreendedores? não percebo mesmo o que é isso...
            estás a referir-te a modelos de financiamento do ensino? se for o caso, que defendes para a tal criação?
            ou estás a mencionar conteúdos programáticos? e se for este o caso, podes partilhar que tipo de conteúdos gostarias de ver estudados? ou propões alterar conteúdos de disciplinas existentes? quais e como?

            Comentário


              Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
              o que é um sistema de ensino que crie empreendedores? não percebo mesmo o que é isso...
              estás a referir-te a modelos de financiamento do ensino? se for o caso, que defendes para a tal criação?
              ou estás a mencionar conteúdos programáticos? e se for este o caso, podes partilhar que tipo de conteúdos gostarias de ver estudados? ou propões alterar conteúdos de disciplinas existentes? quais e como?
              Eu também nao sei o que é um sistema de ensino que crie empreendedores, daí a minha resposta.

              Comentário


                Eu não percebo é como as associações de pais não se impõem e os sindicatos de professores fazem o que querem. Já que o gajo da educação não se importa com as crianças, alguém que realmente as proteja e zele pelos seus interesses.

                Alguém sabe o que têm feito as associações até agora?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Eu também nao sei o que é um sistema de ensino que crie empreendedores, daí a minha resposta.
                  não reparei que era resposta; desculpa. estamos em sintonia, então.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    O superior interesse do aluno - PÚBLICO

                    Nuno Crato justificou a reordenação no concurso da Bolsa de Contratação, e o subsequente atraso num processo que já estava atrasadíssimo, com “injustiças” que necessitavam de ser “corrigidas”. Mas lá está: mais uma vez, é o superior interesse do professor a ser colocado à frente do superior interesse do aluno.
                    Um destaque para esta parte. As injustiças aqui referidas não são do superior interesse do professor nem sequer injustiças. Trata-se sim de lei. Lei europeia que o MEC teria de cumprir já este ano. Professores com mais de x anos na mesma escola tinham de efectivar. Pelos vistos a Europa não concorda que um professor assine contrato em Setembro, rescinda em Julho e volte a assinar em Setembro. Isto durante 5, 10 anos seguidos.

                    Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                    Se houvesse superior interesse dos alunos há muito que tinham matado o modelo de ensino feito à pressão nos anos 70 e que até hoje arrasta-se cheio de remendos. Ensino que produz empreendedores e trabalhadores qualificados para o mercado português, onde estás?
                    E o empreendedor não deve ter cultura geral? O canalizador deve saber apenas de canos?

                    Desvalorizas muito o papel da variedade de conhecimento na formação da pessoa. Na minha opinião erradamente. Os melhores ensinos no Mundo são multidisciplinares. Abrir o campo de conhecimento nas mais variadas áreas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Eu não percebo é como as associações de pais não se impõem e os sindicatos de professores fazem o que querem. Já que o gajo da educação não se importa com as crianças, alguém que realmente as proteja e zele pelos seus interesses.

                      Alguém sabe o que têm feito as associações até agora?
                      As últimas notícias têm sido referentes às férias. A proposta seria cortar férias aos alunos que não tiveram aulas para as compensar.

                      Uma caixa de pandora que há muito alguns pais querem abrir. A Escola como depósito.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                        As últimas notícias têm sido referentes às férias. A proposta seria cortar férias aos alunos que não tiveram aulas para as compensar.

                        Uma caixa de pandora que há muito alguns pais querem abrir. A Escola como depósito.
                        Devo dizer que, por princípio, sou contra, como pai.

                        Contudo, como fazer para conciliar o trabalho com a paternidade, se cada vez chegamos mais tarde a casa, se a remuneração mal chega para pagar ATL para cobrir esse tempo e, se a famíla ascendente não tiver disponibilidade para ajudar a recolher e guardar a criança até o pais chegarem?

                        Fico dividido nisto, confesso...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                          E o empreendedor não deve ter cultura geral? O canalizador deve saber apenas de canos?

                          Desvalorizas muito o papel da variedade de conhecimento na formação da pessoa. Na minha opinião erradamente. Os melhores ensinos no Mundo são multidisciplinares. Abrir o campo de conhecimento nas mais variadas áreas.
                          Subscrevo

                          Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                          Devo dizer que, por princípio, sou contra, como pai.

                          Contudo, como fazer para conciliar o trabalho com a paternidade, se cada vez chegamos mais tarde a casa, se a remuneração mal chega para pagar ATL para cobrir esse tempo e, se a famíla ascendente não tiver disponibilidade para ajudar a recolher e guardar a criança até o pais chegarem?

                          Fico dividido nisto, confesso...
                          Pois, a ideia das crianças "largadas" na rua também não me agrada muito.

                          Comentário


                            Às vezes pergunto-me se não era melhor deixar de trabalhar e ir para casa educar os filhos.

                            Comentário


                              Nem a mim me agrada Jbranco, até porque assisti pessoalmente ao que conduz esses miúdos; Ou a vizinhança é muito boa, ou o miúdo tem que ter muita consciência e capacidade de abstração desse ambiente. Caso contrário tem tudo para correr mal.
                              Daí que equacione o "depósito escolar" como o menor dos males.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                Às vezes pergunto-me se não era melhor deixar de trabalhar e ir para casa educar os filhos.
                                Haja dinheiro!

                                As minhas competências profissionais compelem-me a, automaticamente, calcular o resultado líquido do trabalho da minha família.
                                O panorama não é muito agradável, confesso.
                                No entanto, continuamos aqui em casa sem descobrir a semente da árvore da patacas. Assim sendo, poucas alternativas restam...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                  Devo dizer que, por princípio, sou contra, como pai.

                                  Contudo, como fazer para conciliar o trabalho com a paternidade, se cada vez chegamos mais tarde a casa, se a remuneração mal chega para pagar ATL para cobrir esse tempo e, se a famíla ascendente não tiver disponibilidade para ajudar a recolher e guardar a criança até o pais chegarem?

                                  Fico dividido nisto, confesso...
                                  É uma questão pertinente e difícil. Mas na minha opinião não deveria entrar nas competências do MEC. Para mim, é uma questão social que deveria entrar nas contas das tais reformas pró-natalidade prometidas pelo governo...

                                  A idade avançada da reforma e os baixos salários retiram possibilidade à família de estar mais tempo com as novas gerações. Mas também te digo que a repetição da frase "as férias deviam ser mais curtas porque não tenho onde deixar o meu filho" é mais dita sobretudo por quem mais tempo tem. E dá que pensar.

                                  Eu sou da opinião que o espaço da escola pública deveria estar aberto a diferentes projectos e até apoiá-los. Por exemplo, um projecto de um clube de fotografia, clube de um desporto, etc, disponíveis às crianças. Obviamente que um espaço de TPC seria pouco apelativo para miúdos que têm a playstation à sua espera em casa. Mas porque não premiar os melhores alunos com frequência gratuita em clubes desses e cobrar valores reduzidos aos outros?

                                  Mas isto é levar para as tais políticas de incentivo... Onde um governo em vez abrir vagas em infantários públicos e parar de cobrar dezenas de euros em manuais para sustentar um monopólio, prefere aumentar os descontos em IRS...

                                  Comentário


                                    Reformas pró-natalidade....pois...também gostava, mas é como disse, preferem aumentar o IRS...enfim..

                                    Não me revejo nos casos que refere no 2.º parágrafo, mas imagino que aconteça.

                                    Interessante a sua pespectiva de que não seria competência do MEC, não tinha pensado nisso....e faz sentido, dado que é um problema social.

                                    Na minha óptica seria simples: o causador arcaria com os custos, mas esperar pela consciência e responsabilidade social das empresas é perda de tempo, até porque debatem-se com o mesmo problema (é peciso trabalhar e render) e sobrecarga do impostos. A montante, do Estado espero ainda menos.

                                    Pescadinha de rabo na boca.... é uma triste sina portuguesa.

                                    Comentário


                                      "Empreendedores".

                                      Um bom sistema de ensino, em conjunto com as famílias e restante sociedade, deve é preocupar-se em formar bons cidadãos, conscientes dos seus deveres e direitos e conhecedores das bases da cultura geral em consonância com uma formação mais específica.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                        As últimas notícias têm sido referentes às férias. A proposta seria cortar férias aos alunos que não tiveram aulas para as compensar.

                                        Uma caixa de pandora que há muito alguns pais querem abrir. A Escola como depósito.
                                        é uma questão que me vai afectar e que ainda não sei como resolver.

                                        tenho 22 dias de ferias. O miúdo vai ter uns 60 dias no verão, uns 10 dias no natal e outros 10 na páscoa. Uns 80 dias úteis, portanto.

                                        se não o posso depositar na escola, qual é o sítio mais adequado do que a escola, para o depositar?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Eu não percebo é como as associações de pais não se impõem e os sindicatos de professores fazem o que querem. Já que o gajo da educação não se importa com as crianças, alguém que realmente as proteja e zele pelos seus interesses.

                                          Alguém sabe o que têm feito as associações até agora?
                                          Continuo a achar essa paradigma muito mal feito lá: Pais e professores separados. E tal, uma vez por todas juntar pais e professores numa associação só?

                                          E já sei, vai haver alguem a dizer "ah, e lidar com certos pais?". Caros, se es professor e não queres lidar com os pais, então convido-te a mudar de profissão. Não és realeza nem devias ser tratado como tal. Estás lá para ensinar o/a filho/filha deles. É(ou, ao menos, devia ser) a sua obrigação de fazer-lhes saber do seu trabalho. Eles merecem saber isso.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            é uma questão que me vai afectar e que ainda não sei como resolver.

                                            tenho 22 dias de ferias. O miúdo vai ter uns 60 dias no verão, uns 10 dias no natal e outros 10 na páscoa. Uns 80 dias úteis, portanto.

                                            se não o posso depositar na escola, qual é o sítio mais adequado do que a escola, para o depositar?
                                            Até os podem colocar na escola durante o ano inteiro, mas proporcionando actividades lúdicas onde podem aprender sem estudos. Aproveitar as oficinas e criar algo, visitas de estudo, artes e eventos culturais. Isso sim é aproveitar a instituição escola publica, e valorizar as comunidades. Nada de aulas, nem aprendizagem de novos conceitos. Utilizar a pratica, ensinando.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                              Continuo a achar essa paradigma muito mal feito lá: Pais e professores separados. E tal, uma vez por todas juntar pais e professores numa associação só?

                                              E já sei, vai haver alguem a dizer "ah, e lidar com certos pais?". Caros, se es professor e não queres lidar com os pais, então convido-te a mudar de profissão. Não és realeza nem devias ser tratado como tal. Estás lá para ensinar o/a filho/filha deles. É(ou, ao menos, devia ser) a sua obrigação de fazer-lhes saber do seu trabalho. Eles merecem saber isso.
                                              Isso é uma utopia. Era como juntar patrões e empregados na mesma associação. Já vi pais a discutirem, porque a filha de um era prima em 3 grau da professora de histórias e achavam que tinha melhores notas por isso. enquanto cada cidadão olhar para o seu umbigo juntar pais a falarem a mesma língua e mais os professores.... utópico, mas possível, espero.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                                Isso é uma utopia. Era como juntar patrões e empregados na mesma associação. Já vi pais a discutirem, porque a filha de um era prima em 3 grau da professora de histórias e achavam que tinha melhores notas por isso. enquanto cada cidadão olhar para o seu umbigo juntar pais a falarem a mesma língua e mais os professores.... utópico, mas possível, espero.
                                                Parent-Teacher Association - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                Existe noutras sociedades, porque não em Portugal?

                                                Mais uma vez, se não queres lidar com os pais, a minha sugestao é escolher outra carreira.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  é uma questão que me vai afectar e que ainda não sei como resolver.

                                                  tenho 22 dias de ferias. O miúdo vai ter uns 60 dias no verão, uns 10 dias no natal e outros 10 na páscoa. Uns 80 dias úteis, portanto.

                                                  se não o posso depositar na escola, qual é o sítio mais adequado do que a escola, para o depositar?
                                                  Lá está. Não sendo a Escola um depósito de crianças, certamente não é o sítio mais adequado para tal. Conheço casos de pais que nem se vêem nas férias para poderem ficar em casa com o puto. Outros casos (a maioria diria) são os avós a dar uma ajuda. Noutros (também frequentes) são os ATL/campos de férias a assumir esse protagonismo.

                                                  Uma opinião que partilho:

                                                  Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                                  Até os podem colocar na escola durante o ano inteiro, mas proporcionando actividades lúdicas onde podem aprender sem estudos. Aproveitar as oficinas e criar algo, visitas de estudo, artes e eventos culturais. Isso sim é aproveitar a instituição escola publica, e valorizar as comunidades. Nada de aulas, nem aprendizagem de novos conceitos. Utilizar a pratica, ensinando.
                                                  Em 1º lugar, um filho é responsabilidade dos pais. Não da escola. A escola é um espaço que as crianças frequentam com as vertentes formativa e educacional sempre presentes.

                                                  Algumas escolas organizam actividades nas férias. 1 ou 2 dias de actividades desportivas, artísticas, musicais e até lúdicas. Para isso é preciso verbas. Verbas que o MEC ficou privado com o brutal corte a que foi sujeito. Se não temos funcionários suficientes para um normal funcionamento dos espaços queremos dinamizar actividades nas férias?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                    Parent-Teacher Association - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                    Existe noutras sociedades, porque não em Portugal?

                                                    Mais uma vez, se não queres lidar com os pais, a minha sugestao é escolher outra carreira.
                                                    Venha daí essa associação. Coloquem os valores do ensino bem definidos e bem listados e toca a defende-los a todo o custo. Miúdos expulsos da escola pública por mau comportamento recorrente? Bora! Professores despedidos por mau desempenho? Bora!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                      Continuo a achar essa paradigma muito mal feito lá: Pais e professores separados. E tal, uma vez por todas juntar pais e professores numa associação só?

                                                      E já sei, vai haver alguem a dizer "ah, e lidar com certos pais?". Caros, se es professor e não queres lidar com os pais, então convido-te a mudar de profissão. Não és realeza nem devias ser tratado como tal. Estás lá para ensinar o/a filho/filha deles. É(ou, ao menos, devia ser) a sua obrigação de fazer-lhes saber do seu trabalho. Eles merecem saber isso.
                                                      Os pais têm interesses diferentes dos professores. Nunca ia resultar.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Os pais têm interesses diferentes dos professores. Nunca ia resultar.
                                                        Faz parte do território. E mais uma vez, uma das obrigações um professor deve ter e um relacionamento com os pais relativo ao aluno. Se não querem assumir esse dever, então escolhem outra carreira.

                                                        E mais uma vez, existe associações dessas em outros paises, porque que o Portugal tem de ser diferente? Não e por terem uma sistema de ensino superior aos outros de certeza....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                          Faz parte do território. E mais uma vez, uma das obrigações um professor deve ter e um relacionamento com os pais relativo ao aluno. Se não querem assumir esse dever, então escolhem outra carreira.

                                                          E mais uma vez, existe associações dessas em outros paises, porque que o Portugal tem de ser diferente? Não e por terem uma sistema de ensino superior aos outros de certeza....
                                                          porque as coisas em Portugal funcionam de modo diferente, principalmente com a contratação de professores. A contratação centralizada é um absurdo. Mas os professores defendem isso pela igualdade de oportunidades de contratação.

                                                          os pais estão-se a marimbar para isso e querem é estabilidade para os filhos.

                                                          E enquanto o sistema estiver assim, nunca se irão juntar do mesmo lado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                            Venha daí essa associação. Coloquem os valores do ensino bem definidos e bem listados e toca a defende-los a todo o custo. Miúdos expulsos da escola pública por mau comportamento recorrente? Bora! Professores despedidos por mau desempenho? Bora!
                                                            Conheço a realidade de uma terrinha na Bélgica, chatelet, onde na escola, durante as interrupções lectivas, a escola é utilizada pela sociedade local para peças de teatro, musicais, construções de cenários en outras actividades sazonais. O espaço escola é utilizado pelo comunidade escolar. Algo impensável no nosso país. Utilizar a escola e os seus meios para o bem de uma comunidade local. Por acaso, os habitantes do Porto, conhecem o telescopio refractivo de 2,5m da secundaria Carolina Michaelis? Uma preciosidade com mais de 70 anos único numa escola secundária e muito utilizado há mais de 50 anos! Provavelmente, em alguns professores da escola e encarregados de educação o conhecem.
                                                            Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                            Lá está. Não sendo a Escola um depósito de crianças, certamente não é o sítio mais adequado para tal. Conheço casos de pais que nem se vêem nas férias para poderem ficar em casa com o puto. Outros casos (a maioria diria) são os avós a dar uma ajuda. Noutros (também frequentes) são os ATL/campos de férias a assumir esse protagonismo.

                                                            Uma opinião que partilho:



                                                            Em 1º lugar, um filho é responsabilidade dos pais. Não da escola. A escola é um espaço que as crianças frequentam com as vertentes formativa e educacional sempre presentes.

                                                            Algumas escolas organizam actividades nas férias. 1 ou 2 dias de actividades desportivas, artísticas, musicais e até lúdicas. Para isso é preciso verbas. Verbas que o MEC ficou privado com o brutal corte a que foi sujeito. Se não temos funcionários suficientes para um normal funcionamento dos espaços queremos dinamizar actividades nas férias?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              porque as coisas em Portugal funcionam de modo diferente, principalmente com a contratação de professores. A contratação centralizada é um absurdo. Mas os professores defendem isso pela igualdade de oportunidades de contratação.

                                                              os pais estão-se a marimbar para isso e querem é estabilidade para os filhos.

                                                              E enquanto o sistema estiver assim, nunca se irão juntar do mesmo lado.
                                                              Pois, o que descreves ali é que os professores necessitam de menos segurança da sua carreira e mais emfase neles assegurar a tal estabilidade que os pais exigem(e com todo o direito). Talvez se invertem as prioridades(concentram em melhorar o ensino, depois falaremos em dar beneficios) as coisas nao estariam da maneira que estão.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X