Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um em cada quatro alunos é vítima de bullying ou agressor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Não estou a inventar isto, foi o que li em livros sobre bullying.
    Não é aos agressores que se deve convidar, mas sim outros colegas.
    E claro que há uma correlação muito forte entre filhos de pais separados e crianças e adolescentes problemáticos. Está mais que estudado.

    Comentário


      #32
      Alguém falou aí em pré-primária.

      Pois é, os putos são lixados. O meu e mais três amigos (e eles têm três anos, lembrem-se!) apanharam um novo e fraquito lá na creche, e não é que se juntaram para lhe cascar? Claro, são pequenos, mas é de pequenino que se torce o pepino, e a reprimenda foi tal que não voltaram a fazer. Inclusivé, o meu filho acabou a dizer que tinha era que o ajudar, porque ele não percebia (não falava português).

      Não quero o meu miúdo nem num lado da barricada, nem noutro. Mas às vezes também é dificil imaginarmos que os putos em grupo são completamente diferentes. Até ver, não aconteceu mais nada desta natureza, mas foi um abre-olhos para o futuro.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
        Alguém falou aí em pré-primária.

        Pois é, os putos são lixados. O meu e mais três amigos (e eles têm três anos, lembrem-se!) apanharam um novo e fraquito lá na creche, e não é que se juntaram para lhe cascar? Claro, são pequenos, mas é de pequenino que se torce o pepino, e a reprimenda foi tal que não voltaram a fazer. Inclusivé, o meu filho acabou a dizer que tinha era que o ajudar, porque ele não percebia (não falava português).

        Não quero o meu miúdo nem num lado da barricada, nem noutro. Mas às vezes também é dificil imaginarmos que os putos em grupo são completamente diferentes. Até ver, não aconteceu mais nada desta natureza, mas foi um abre-olhos para o futuro.
        Olha, mal por mal, que esteja do lado dos que batem. Acho que é mais fácil de lidar com a situação.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
          Olha, mal por mal, que esteja do lado dos que batem. Acho que é mais fácil de lidar com a situação.
          Sim, é verdade, mas também não me agrada... pelas razões óbvias. E acho que nesta idade, é mais para seguir o exemplo "do outro", neste caso um que tem irmãos mais velhos e por aquilo que percebo deve "aprender" muito com eles, inclusivé cuspir para o chão...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
            Sim, é verdade, mas também não me agrada... pelas razões óbvias. E acho que nesta idade, é mais para seguir o exemplo "do outro", neste caso um que tem irmãos mais velhos e por aquilo que percebo deve "aprender" muito com eles, inclusivé cuspir para o chão...
            Mas tu aí tens o controlo da situação, depende apenas do teu filho. Quando é ele a vítima, mete outras pessoas ao barulho, sendo mais difícil de lidar. O meu mais velho não tem maldade nenhuma, e tem muito poucos instintos de auto-defesa, e isso preocupa-me imenso. Eu era assim também.

            Já o mais novo, se o chatearem muito não tem problemas nenhuns em estender o remo, seja a quem for. Que o diga a avó que já viu os oculos a irem parar ao chão por estar a pica-lo com ele no colo.

            Edit: Pica-lo, quero dizer pegar com ele, não pica-lo no puro sentido da palavra. ;)
            Editado pela última vez por darkwings; 21 October 2014, 13:28.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por lll Ver Post
              Não, quem devia ser retirado da escola eram os agressores, não os agredidos. Expulsos.
              Muitas vezes a solução para estes casos de bullying, e mais nestes tempos em que as crianças vivem muito fechadas em casa/apartamento, é convidar meia dúzia de colegas/amigos para casa, para brincarem com a criança. Aí ela ganha amizades na escola, cria laços que depois a defendem.
              Os agressores normalmente atacam as pessoas que julgam fracas e sem ligações.
              Obviamente que quem devia sair é o agressor e não o inverso. Todos nós que andamos na escola sabíamos perfeitamente quem são os chico espertos. Os auxiliares e professores também o sabem. A questão é: o que tem de fazer esses idiotas para serem expulsos duma escola? Muito difícil a resposta. Varia de escola para escola, acto para acto, queixas, etc, etc.

              Após uma quantidade de queixas de um determinador miúdo/a a escola deveria tomar medidas de suspender o aluno. Só com medidas claras e efectivas se pode lidar com gente desta. Isto devia ser lei para que os paizinhos não viessem com *****s depois.
              Editado pela última vez por pmvs1981; 21 October 2014, 13:57.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                Mas tu aí tens o controlo da situação, depende apenas do teu filho. Quando é ele a vítima, mete outras pessoas ao barulho, sendo mais difícil de lidar. O meu mais velho não tem maldade nenhuma, e tem muito poucos instintos de auto-defesa, e isso preocupa-me imenso. Eu era assim também.

                Já o mais novo, se o chatearem muito não tem problemas nenhuns em estender o remo, seja a quem for. Que o diga a avó que já viu os oculos a irem parar ao chão por estar a pica-lo com ele no colo.

                Edit: Pica-lo, quero dizer pegar com ele, não pica-lo no puro sentido da palavra. ;)
                Curioso que se passa o mesmo com os meus putos. O mais velho (8) é mais sensível que o mais novo (5) e só luta se for mesmo para se proteger dos empurrões e provocações, já o mais novo reage com mais energia.

                E enquanto passei neste tópico ao longo do dia para recebo uma chamada da minha mulher a dizer-me que dois desses putos insurrectos da turma do meu filho empurraram - ainda que não de propósito - uma miúda da quarta classe que passava nas escadas. Está no hospital para observações já que suspeitam de traumatismo craniano.

                A ver se é desta que os pais e os putos são repreendidos pelo conselho directivo. Porra...

                Comentário


                  #38
                  Nem de propósito, a minha garota chegou ontem a casa com duas mordidelas, uma nas costas e outra no braço. A das costas será pouco mais que uma pisadura, mas a do braço chegou a marcar os dentes na pele bem marcados, ontem à hora do banho ainda se viam lascas de pele arrancadas.

                  Idade do bullies? 2 anos e meio...

                  Hoje fomos falar com a educadora, mas como lidar com casos destes?

                  Comentário


                    #39
                    Enquanto que não houver consequencias para os agressores não se passa nada.

                    Quando começarem a ser castigados, e aqui sou bastante flexível, a coisa pode mudar um pouco de figura. Obviamente que isto na sua devida proporção no que toca a idades.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Nem de propósito, a minha garota chegou ontem a casa com duas mordidelas, uma nas costas e outra no braço. A das costas será pouco mais que uma pisadura, mas a do braço chegou a marcar os dentes na pele bem marcados, ontem à hora do banho ainda se viam lascas de pele arrancadas.

                      Idade do bullies? 2 anos e meio...

                      Hoje fomos falar com a educadora, mas como lidar com casos destes?
                      Essa sitação, foi a primeira vez que aconteceu? A criança que mordeu, foi para se defender?

                      Tenhamos alguma calma... Apesar de completamente reprovável, a mordida é por vezes a forma que têm de se "defender", Às vezes basta um brinquedo roubado, ou um empurrão na fila para o lanche, para essas coisas acontecerem...

                      O meu filho já mordeu e já foi mordido. Sempre na consequência deste tipo de situações, de frustração.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                        Essa sitação, foi a primeira vez que aconteceu? A criança que mordeu, foi para se defender?

                        Tenhamos alguma calma... Apesar de completamente reprovável, a mordida é por vezes a forma que têm de se "defender", Às vezes basta um brinquedo roubado, ou um empurrão na fila para o lanche, para essas coisas acontecerem...

                        O meu filho já mordeu e já foi mordido. Sempre na consequência deste tipo de situações, de frustração.
                        Segundo as educadoras, não.

                        São dois putos gémeos que têm esse hábito e tem sido difícil vergar-lhes esse comportamento

                        Já aconteceu várias vezes. Da minha garota não têm queixa (sim, eu pergunto e sei que a minha filha não é perfeita). Felizmente não apanhou o hábito.

                        Tem um primo que, tantas vezes que foi mordido no infantário (não, não é o mesmo!) que começou a morder tb, e eu n quero q isso aconteça com a minha miúda. Mas tb n a quero transformada em saco de mordidas.

                        Comentário


                          #42
                          Normalmente o que acontece nesses casos de idades muito reduzidas, é que há sempre um que enfarda nos outros. Sempre. Até apanhar um maior que o enfarde a ele, e a partir daí nunca mais. Mas isso quanto a mim nem é bullying, é mesmo comportamente de bebés, não têm noção de partilha sequer, só a partir dos 4 ou 5 anos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Segundo as educadoras, não.

                            São dois putos gémeos que têm esse hábito e tem sido difícil vergar-lhes esse comportamento

                            Já aconteceu várias vezes. Da minha garota não têm queixa (sim, eu pergunto e sei que a minha filha não é perfeita). Felizmente não apanhou o hábito.

                            Tem um primo que, tantas vezes que foi mordido no infantário (não, não é o mesmo!) que começou a morder tb, e eu n quero q isso aconteça com a minha miúda. Mas tb n a quero transformada em saco de mordidas.
                            Pois, eu percebo-te perfeitamente. O meu filho teve a fase de morder, e eu cheguei a ficar mesmo muito envergonhada, porque nós sempre corrigimos, mas era aquela maneira que ele tinha de lidar com a frustração. Com o tempo, deixou de o fazer. Com o tempo, e com muito tempo sentado a pensar... O facto de termos falado com as educadoras a sério (porque também não toleramos, e consideramos que por vezes era falta de atenção delas) ajudou.
                            Só te queria mostrar o outro lado, que foi o meu durante uns meses. Compreendo-te perfeitamente. Uma das coisas que eu disse ao puto na altura, foi que qualquer dia ia começar a acontecer-lhe o mesmo, e ele não ia gostar. Até que veio um, esperto, mais esperto que ele, e quando ele levou a primeira dentada começou a aperceber-se. Felizmente, é um problema que está resolvido. Hoje em dia, para ele lançar os dentes, tem que estar mesmo muito irritado, e leva logo uma reprimenda.

                            Mas não acho que possa ser chamado de bulliyng... Já o juntarem-se para fazer mal (como descrevi em cima) tem outra intenção...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Nem de propósito, a minha garota chegou ontem a casa com duas mordidelas, uma nas costas e outra no braço. A das costas será pouco mais que uma pisadura, mas a do braço chegou a marcar os dentes na pele bem marcados, ontem à hora do banho ainda se viam lascas de pele arrancadas.

                              Idade do bullies? 2 anos e meio...

                              Hoje fomos falar com a educadora, mas como lidar com casos destes?
                              2 anos e meio é difícil de considerar bullying...

                              A fase das mordidas é uma fase dita normal nas crianças (apesar de nem todos passarem por isso). A minha apareceu uma vez com uma mordidela, tinha sido uma amiguinha na creche, porque ela tirou-lhe a boneca à força...

                              Levaram as 2 um raspanete (a minha por tirar e a outra por morder) e ficaram de castigo o resto da tarde. Foi remédio santo!

                              Mas nessas idades é sempre difícil dar a "receita"... é claro se ninguém se dedicar a explicar ou castigar as mordidelas, as crianças vão continuar... e depois ficam como o Suarez

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                Normalmente o que acontece nesses casos de idades muito reduzidas, é que há sempre um que enfarda nos outros. Sempre. Até apanhar um maior que o enfarde a ele, e a partir daí nunca mais. Mas isso quanto a mim nem é bullying, é mesmo comportamente de bebés, não têm noção de partilha sequer, só a partir dos 4 ou 5 anos.


                                Concordo com tudo (como se pode ver pelo meu post), excepto no que está no primeiro bold. O meu não era propriamente de enfardar nos outros, ou de empurrar, por exemplo, como vejo outros putos. Mas quando levou a primeira, acalmou.

                                Quanto ao segundo bold não concordo nada, acho que eles depois dos 2 e meio já começam a perceber a noção de partilha.

                                Comentário


                                  #46
                                  Boas,

                                  Por vezes tb os Pais não se interessam muito e depois é tarde.

                                  Quando a minha filha foi com 3 anos para a Pré, apesar de ser uma escola particular, às vezes ia mais cedo busca-la e punha-me escondido a vê-los brincar no recreio.

                                  Sempre dava para ver a interação dela com os colegas e vice-versa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                    Alguém falou aí em pré-primária.

                                    Pois é, os putos são lixados. O meu e mais três amigos (e eles têm três anos, lembrem-se!) apanharam um novo e fraquito lá na creche, e não é que se juntaram para lhe cascar? Claro, são pequenos, mas é de pequenino que se torce o pepino, e a reprimenda foi tal que não voltaram a fazer. Inclusivé, o meu filho acabou a dizer que tinha era que o ajudar, porque ele não percebia (não falava português).

                                    Não quero o meu miúdo nem num lado da barricada, nem noutro. Mas às vezes também é dificil imaginarmos que os putos em grupo são completamente diferentes. Até ver, não aconteceu mais nada desta natureza, mas foi um abre-olhos para o futuro.
                                    Exacto, em grupo nada têm a ver, e é por isso que tudo começa nos pais e a escola tem que acompanhar e controlar bem isto.

                                    Seja na primária ou no básico/secundário, se algum dia eu tiver um filho e que seja vitima disso e se confirme tal coisa, só espero ter muito dinheiro para advogados, porque vai haver gente responsabilizada, e os funcionários de educação/professores, etc, vão ter de responder.

                                    É muito facil falar, eu sei, mas todos deviam fazer isso.

                                    Em bom português : Alguém anda a brincar com esta ***** toda !
                                    Editado pela última vez por EscapeLivre; 22 October 2014, 11:38.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                      [/B]

                                      Concordo com tudo (como se pode ver pelo meu post), excepto no que está no primeiro bold. O meu não era propriamente de enfardar nos outros, ou de empurrar, por exemplo, como vejo outros putos. Mas quando levou a primeira, acalmou.

                                      Quanto ao segundo bold não concordo nada, acho que eles depois dos 2 e meio já começam a perceber a noção de partilha.
                                      Sim off, podem partilhar por insistência dos adultos (empresta a boneca à menina, anda lá!) ou por recompensa (se emprestares o brinquedo ele empresta o dele), mas partilharem por si mesmos, colocando-se fora dos seus pés e pondo-se no lugar dos outros, só mais tarde.

                                      Mas isto é a net, deve de haver estudos sobre isso...

                                      [pausa]

                                      Children learn to share by age 7-8, study finds - Technology & Science - CBC News

                                      Among five- to six-year-old children, only 22 per cent chose to split the sweets evenly in the sharing game, and again this group showed little consideration for one option over the other in the other two tests.

                                      As primeiras amizades das crianças! - TodoPapás

                                      Até aos 3 anos e meio: brincar em pequenos grupos


                                      As crianças que estão na escola desde pequenas, nesta idade já assumem as regras sociais que surgem nas relações afectivas. No Jardim Infantil podem brincar em pequenos grupos e falarem entre elas, embora cada uma imersa na sua própria actividade.


                                      Continua a ser um jogo individual, pois embora tenham a necessidade de companhia ainda não possuem a aptidão para cooperarem, devido ao egocentrismo que impossibilita uma brincadeira em grupo. A pouco e pouco irão respeitando a intervenção do outro, podendo moldar-se ao papel que lhe foi destinado.


                                      Aqui a Unicef põe isso um pouco mais baixo, nos tais 2 a 3 anos:

                                      http://www.unicef.org/brazil/pt/UNICEF_A4_pg01a11.pdf

                                      Comentário


                                        #49
                                        Os meus desde pequenos que lhes digo que não quero que sejam os primeiros, mas se alguém lhes bater, batem também, e ainda com mais força.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Exacto, em grupo nada têm a ver, e é por isso que tudo começa nos pais e a escola tem que acompanhar e controlar bem isto.

                                          Seja na primária ou no básico/secundário, se algum dia eu tiver um filho e que seja vitima disso e se confirme tal coisa, só espero ter muito dinheiro para advogados, porque vai haver gente responsabilizada, e os funcionários de educação/professores, etc, vão ter de responder.

                                          É muito facil falar, eu sei, mas todos deviam fazer isso.

                                          Em bom português : Alguém anda a brincar com esta ***** toda !
                                          A verdade é que desde a saída de um determinado menino, algumas situações não voltaram a acontecer, estas, entre elas. Não quero se preconceituosa, mas já sendo, o miúdo vem de uma família com muitos irmãos... as crianças acabam por ganhar outras defesas... não sei. Não quero desculpabilizar nem um, nem outro. O mais importante é controlar a situação quando ela acontece, para evitar que se repita. É nesta fase que se deve começar, porque aos 12, 13, já será mais difícil...

                                          Comentário


                                            #51
                                            No meu tempo de 5º/6º ano, lá para 1991/92 haviam dezenas de alunos que nos intervalos ficavam dentro das salas de aulas ou iam-se esconder nas casas-de-banho, para evitar levar porrada dos colegas. Já se passaram mais de duas décadas e nada mudou. E daqui a duas décadas, lá para 2035 vai continuar tudo igual.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Desde há uns anos que existe a PSP Escola Segura, que de facto corrigiu muitos problemas, mas só à volta da escola.

                                              Dentro da escola tudo continua igual, não por culpa da PSP claro.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                                Giro giro é eu ser professor e apanhar um colega meu, professor, a submeter um aluno de 10 anos ao bullying. O miúdo aguentou-se como homem em frente aos agressores, enquanto eu assistia o meu colega a humilhá-lo em frente a uma turma inteira de alunos do secundário. Na altura nem tive reacção, só quis tirar dali o miúdo, que supostamente tinha de "ir até à sala descalço".

                                                Óbvio que mal tirei dali o miúdo, dei-lhe a sapatilha, mas o miúdo não se aguentou e desatou a chorar. Deu-me vontade de armar a p*ta ali mesmo...

                                                Bullying não é coisa de miúdos. É coisa de gente burra.
                                                Grande atrasado mental, esse "professor". Enfim. Mas há professores e professores.

                                                A tendência é para agravar. Ainda hoje nas notícias vi que os pais de uma aluna agrediram uma professora...porque tinha tirado o telemóvel à coitadinha da filha que estava a mandar sms durante as aulas.

                                                O problema ainda é mais grave quando vemos que os professores nem podem intervir convenientemente ou tomar medidas contra os "meninos" que têm atitudes de m€rda.

                                                Todos nós andámos na escola e sabemos como as coisas correm. Por vezes há os caçados e os caçadores.

                                                Lembro-me de no 5º/6º ano ter colegas muito mais velhos do que eu na turma. Uma vez pegaram-se 2 ao estalo e o professor não só não fez nada como ficou literalmente todo borrado. Não o condeno, o mais provável era ter apanhado também.

                                                Esses mesmos colegas incentivavam e picavam os mais novos, incluindo eu, a virarmo-nos todos uns contra os outros, o que por vezes acontecia. Para eles era dificil um de nós se virar. Aprendi a lidar com isso da melhor maneira, que foi apanhar um "herói" sozinho que era empurrado por eles a vir-me bater. Como a conversa não chegou, tive que lhe chegar a sola do sapato à cara. Remédio santo, a partir daí nunca mais me chateou o juízo.

                                                Mas também não deixa de ser engraçado que a maioria desse pessoal que faz bullying no fundo são criaturas muito inseguras e, claro está, cobarde. Outra vez puxo o mesmo exemplo, que foi um desses mais velhos ter brincadeiras de cariz "sexual" para cima do meu irmão, também ele mais velho. Deu-se mal, levou uns quantos socos na cara e ficou tudo a rir-se dele. Karma's a bitch.

                                                É isso que espero que aconteça a quem faz essas m€rdas. Aprenderem que a linha entre a vítima e o agressor por vezes é ténue.
                                                Editado pela última vez por Bioshock; 22 October 2014, 16:44.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  No meu tempo de escola primária e preparatória (Finais de 80 inicio de 90) também fui um pouco vitima de bullying, mas nada levado ao extremo, ou seja, nunca deixei de me dar com os colegas nem me isolei, isto porque se metiam comigo porque usava óculos (era dos únicos). Como normalmente fazia frente acabavam por deixar de me incomodar e integrava-me bem nos grupos!

                                                  No caso tentavam meter-se comigo por causa do meu aspecto (ter óculos) e não pela atitude que eu tinha, que sempre foi boa e de integração!
                                                  Depois percebiam que apesar dos óculos era um tipo porreiro! Se tivesse que andar à pancada andava...e foram alguma vezes! Na verdade levei pouca e dei alguma!!

                                                  Mas de facto o problema não é de agora, talvez tenha piorado!!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Vou deixar aqui um texto que li hoje. Traduz um bocado daquilo que penso, e eu na escola era o introvertido que levava nas fuças... e crescer no Brasil é outra liga...
                                                    Sem bullying éramos todos xoninhas ~ Por Falar Noutra Coisa

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                                      Boas,

                                                      Por vezes tb os Pais não se interessam muito e depois é tarde.

                                                      Quando a minha filha foi com 3 anos para a Pré, apesar de ser uma escola particular, às vezes ia mais cedo busca-la e punha-me escondido a vê-los brincar no recreio.

                                                      Sempre dava para ver a interação dela com os colegas e vice-versa.

                                                      A minha filha entrou agora para a pré e faz-me muita confusão chegar lá a vê-la a brincar sozinha no recreio.


                                                      Os primeiros dias foram dificeis mas aos poucos a coisa vai-se compondo....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                                        Boas,

                                                        Por vezes tb os Pais não se interessam muito e depois é tarde.

                                                        Quando a minha filha foi com 3 anos para a Pré, apesar de ser uma escola particular, às vezes ia mais cedo busca-la e punha-me escondido a vê-los brincar no recreio.

                                                        Sempre dava para ver a interação dela com os colegas e vice-versa.
                                                        Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                                                        A minha filha entrou agora para a pré e faz-me muita confusão chegar lá a vê-la a brincar sozinha no recreio.


                                                        Os primeiros dias foram dificeis mas aos poucos a coisa vai-se compondo....
                                                        Depois do que eu passei com a entrada na pré, dificilmente (apenas em casos €€) poria uma criança tão tarde na escolinha. Não me levem a mal, são opções, mas vejo que quanto mais tarde as crianças entram, mais difícil se torna a adaptação. Diferente é uma criança de 7 ou 8 meses ficar na creche, chorar um pouco, mas depois passa e nem têm noção do tempo, de uma criança que já percebe, já tem noção do tempo, e "cai" no meio de um grupo que muitas vezes já vem desde a sala de um ano...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                                                          A minha filha entrou agora para a pré e faz-me muita confusão chegar lá a vê-la a brincar sozinha no recreio.


                                                          Os primeiros dias foram dificeis mas aos poucos a coisa vai-se compondo....
                                                          Não tens de te preocupar, os miúdos só a partir dos 4/5 anos é que começam a brincar juntos. Até lá brincam sozinhos.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                            Depois do que eu passei com a entrada na pré, dificilmente (apenas em casos €€) poria uma criança tão tarde na escolinha. Não me levem a mal, são opções, mas vejo que quanto mais tarde as crianças entram, mais difícil se torna a adaptação. Diferente é uma criança de 7 ou 8 meses ficar na creche, chorar um pouco, mas depois passa e nem têm noção do tempo, de uma criança que já percebe, já tem noção do tempo, e "cai" no meio de um grupo que muitas vezes já vem desde a sala de um ano...
                                                            Acho que depende muito do temperamento da miudagem. O meu entrou agora aos 3 anos e chega lá e diz-me "Vai-te embora mamã" . Vejo coleguinhas que os pais os deixam e ficam num pranto danado (durante pouco tempo, diga-se )

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                              Não tens de te preocupar, os miúdos só a partir dos 4/5 anos é que começam a brincar juntos. Até lá brincam sozinhos.
                                                              Achas? Eu só tenho um, mas vejo os miúdos na creche a brincar juntos... em pequenos grupos, é certo, mas juntos...

                                                              (mas isto sou eu, que acho que a minha personalidade ficou um bocado deformada por não ter ido à creche)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X