Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E vocês? Têm ou usam algum NAS?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu optei por um HP Microserver G7 N54L. Arranja-se por pouco mais de 100 Eur, tem suporte para 4 discos em gavetas (mas não hot-swap) e mais um à parte. O processador é mais que suficiente para esta finalidade e quanto à memória, traz 2 Gb mas suporta até 16.
    No que toca ao software, tens a vantagem de lá colocares o que entenderes, podes até experimentar vários sistemas e no fim optar por aquele que melhor satisfaz as tuas necessidades. Tens, por exemplo, o XPEnology, que é o Synology DSM com algumas modificações.

    Comentário


      #32
      eu trabalho/faço a gestão de um DS2413+ da synology... e só tenho a dizer bem deles, mesmo quando os tive de contactar para suporte foram 5 estrelas.
      o software deles é excelente e mesmo tendo um cpu fraquinho ele faz tudo o que precisamos sem qq problema
      na altura a qnap não tinha uma unidade +- semelhante (ou que tinha era mto mais caro), e o software deles estava bastante furos abaixo do da synology.

      o que temos é 12x3TB, 4GB ram, 20/30 e tal utilizadores, várias ferramentas a correr lá em simultâneo (nomeadamente de sincronização e afins).
      (adicionalmente temos de DS213 num outro local para fazer redundância geográfica das coisas mais importantes)

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
        (...)
        Vou assumir que não leste os comentários e só respondeste directamente à questão do título, na génese mais simples do que poderá ser um NAS.
        Eu vou-te responder de forma simples: a fiabilidade de um disco ligado ao Zon Hub é tão boa como a do Windows Millenium. Já fiz esses testes no passado, com vários Hub's diferentes até... A quantidade de vezes que aquilo fica pendurado é absurda.

        A opção mais económica é instalar o freenas num PC e continuar a usar as coisas como estão, onde toda a gente tem informação espalhada por todo o lado e não há partilha de recursos .

        Apesar de usar o Hub, ele não é grande espingarda. É preferível ter ali um bom switch da Cisco a fazer passthrough do sinal do Hub. Mas isso dá muito trabalho para os r€quisitos actuais.

        Tens razão, não li...peço desculpa

        Comentário


          #34
          Não querendo roubar o tópico..

          Que aconselham só para backup? Não preciso que faça streaming, de ligação à net, etc.. É só mesmo para backup.

          Primeiro é para "despejar" uns discos mais antigos que tenho aqui, para lá e depois é para fazer de forma simples e frequente, backups do hdd do portátil. No caso dos backups do portátil, a ideia é cada vez que o mesmo faça um backup, apenas faça dos arquivos novos que ainda não estão no backup. Ou seja, ficando apenas com uma imagem do disco do portátil e não várias.

          Ao que dou mais valor é mesmo a segurança.. pelo que será para usar pelo menos 2 hdd e de marcas diferentes. Se bem que existe sempre aquela coisa do.. "E se o dispositivo se passar e rebentar com os discos todos?"
          Editado pela última vez por DoubleM101; 27 October 2014, 17:08.

          Comentário


            #35
            IOMEGA/ Lenovo EZ.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ambmorais Ver Post
              Eu optei por um HP Microserver G7 N54L. Arranja-se por pouco mais de 100 Eur, tem suporte para 4 discos em gavetas (mas não hot-swap) e mais um à parte. O processador é mais que suficiente para esta finalidade e quanto à memória, traz 2 Gb mas suporta até 16.
              No que toca ao software, tens a vantagem de lá colocares o que entenderes, podes até experimentar vários sistemas e no fim optar por aquele que melhor satisfaz as tuas necessidades. Tens, por exemplo, o XPEnology, que é o Synology DSM com algumas modificações.
              Também já tinha andado a ver essa opção. Mas penso que seja algo curto, especialmente se lhe meteres a versão cracked da Synology e quiseres fazer stream de 1080p certo?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                IOMEGA/ Lenovo EZ.
                Actualmente os Iomega estão bonzinhos? Estou a perguntar porque já trabalhei na área (assistência técnica) e houve uma altura que saiu uma fornada que rebentavam todos

                Edit: Agora estive a ver e fico com dúvidas se a resposta foi para mim.. Esses tais EZ fazem coisas a mais do que preciso não?
                Editado pela última vez por DoubleM101; 27 October 2014, 17:21.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                  Actualmente os Iomega estão bonzinhos? Estou a perguntar porque já trabalhei na área (assistência técnica) e houve uma altura que saiu uma fornada que rebentavam todos

                  Edit: Agora estive a ver e fico com dúvidas se a resposta foi para mim.. Esses tais EZ fazem coisas a mais do que preciso não?
                  O meu está ligado e a funcionar há mais de 700 dias. Só tem um disco...

                  Comentário


                    #39
                    O IX2 é capaz de ser boa opção para que quer algo da Iomega apenas para fazer backups.
                    A enclosure fica abaixo de 100€.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                      Actualmente os Iomega estão bonzinhos? Estou a perguntar porque já trabalhei na área (assistência técnica) e houve uma altura que saiu uma fornada que rebentavam todos

                      Edit: Agora estive a ver e fico com dúvidas se a resposta foi para mim.. Esses tais EZ fazem coisas a mais do que preciso não?
                      Tenho um amigo que tinha um Iomega que dentro da garantia substituiu 2 WDC Green de 500GB.

                      Aliás, do meu lado e do que apanho, os WDC verdes nunca duram muito tempo...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        (...)

                        Aliás, do meu lado e do que apanho, os WDC verdes nunca duram muito tempo...
                        E do que viste a morte deles costuma ser avisada, ou fulminante? (agora assutaste-me um bocado, porque tenho tudo o que interessa distribuído por 3 greens).

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                          E do que viste a morte deles costuma ser avisada, ou fulminante? (agora assutaste-me um bocado, porque tenho tudo o que interessa distribuído por 3 greens).
                          Para mim é sempre avisada porque costumo controlá-los com o crystal disk info.

                          Os greens em raid então é mesmo para esquecer, duram mesmo muito pouco.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                            E do que viste a morte deles costuma ser avisada, ou fulminante? (agora assutaste-me um bocado, porque tenho tudo o que interessa distribuído por 3 greens).
                            O problema dos WD Green é que não estão feitos para estarem várias horas em load nem em operações intensivas de indexação. Tudo o que acontece num NAS portanto. Logo sofrem uma morte prematura. Normalmente o "desgaste" não acontece de um dia para outro, vais sendo avisado pelo SMART. E se perceberes algumas coisa de KPIs de medição de performance dos discos conseguem detectar padrões de maus comportamentos antes de o SMART começar a reportar mau funcionamento.

                            Por acaso já tive um WD Green há uns anos, e despachei logo o gajo. Havia ali qualquer coisa que não jogava bem com o resto do PC (comecei a sentir uns lags e uns atrasos no sistema em geral), além de ser lento comparado com os single platters que tinha na altura

                            Comentário


                              #44
                              Eu desaconselho vivamente o uso de grandes espaços em disco para guardar informação que não esteja presente em qualquer outro disco, mesmo usando o recurso ao RAID. Quando menos se espera lá se foi a informação!

                              A última NAS que tive, que era "quase" só para bachups, tinha 4 discos em RAID. Nunca avariou nenhum disco apesar de ter tido alguns stresses de erros no sistema que me ocuparam muitas horas.

                              Um belo dia, ao fim de uns 3 ou 4 anos, avariou a board da NAS e o preço dessa board quase dava para comprar outra NAS. Vi-me negro para conseguir recuperar a informação (note-se que têm um SO específico, normalmente com base Linux). Acabei por ter que pagar por um software - porque foi o único que me mostrou a possibilidade de recuperação - depois de andar dias e dias a testar as mais variadas soluções. Tive que montar um PC com RAID com os 4 discos para conseguir levar a tarefa a cabo!

                              Ainda não substituí a NAS e estou a usar um disco externo grande para os Backups.

                              Resumindo: nunca se iludam com grandes espaços em disco sem que tenham uma cópia. A informação até pode ser possível recuperar, mas o custo dessa recuperação nem sempre é viável.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                                Eu desaconselho vivamente o uso de grandes espaços em disco para guardar informação que não esteja presente em qualquer outro disco, mesmo usando o recurso ao RAID. Quando menos se espera lá se foi a informação!

                                A última NAS que tive, que era "quase" só para bachups, tinha 4 discos em RAID. Nunca avariou nenhum disco apesar de ter tido alguns stresses de erros no sistema que me ocuparam muitas horas.

                                Um belo dia, ao fim de uns 3 ou 4 anos, avariou a board da NAS e o preço dessa board quase dava para comprar outra NAS. Vi-me negro para conseguir recuperar a informação (note-se que têm um SO específico, normalmente com base Linux). Acabei por ter que pagar por um software - porque foi o único que me mostrou a possibilidade de recuperação - depois de andar dias e dias a testar as mais variadas soluções. Tive que montar um PC com RAID com os 4 discos para conseguir levar a tarefa a cabo!

                                Ainda não substituí a NAS e estou a usar um disco externo grande para os Backups.

                                Resumindo: nunca se iludam com grandes espaços em disco sem que tenham uma cópia. A informação até pode ser possível recuperar, mas o custo dessa recuperação nem sempre é viável.
                                A minha NAS dá para ler o disco em qq computador c/ LINUX sem problemas.

                                Apesar de ter um software proprio de raid (escalonável xpto) , este soft não impede o acesso à informação, corre em paralelo.
                                Foi a primeira preocupação que tive no dia em que liguei o NAS e assegurei-me que isso estava garantido...

                                Essa informação não estava no site do fabricante e tidve de procurar em fóruns onde muita gente já tinha colocado a mesma questão...
                                Mas admito que seja problemático para quem não tem tempo.

                                Com tempo: tudo se faz

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  A minha NAS dá para ler o disco em qq computador c/ LINUX sem problemas.

                                  Apesar de ter um software proprio de raid (escalonável xpto) , este soft não impede o acesso à informação, corre em paralelo.
                                  Foi a primeira preocupação que tive no dia em que liguei o NAS e assegurei-me que isso estava garantido...

                                  Essa informação não estava no site do fabricante e tidve de procurar em fóruns onde muita gente já tinha colocado a mesma questão...
                                  Mas admito que seja problemático para quem não tem tempo.

                                  Com tempo: tudo se faz
                                  Se tiver apenas 2 discos (normalmente RAID1 - mirror), sim, consegues aceder, mas se tiveres 4 discos, a informação já fica repartida pelos vários discos. No caso, tinha RAID 5

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                                    Se tiver apenas 2 discos (normalmente RAID1 - mirror), sim, consegues aceder, mas se tiveres 4 discos, a informação já fica repartida pelos vários discos. No caso, tinha RAID 5
                                    Não me lembrei disso...

                                    Neste caso quem se mete com "matulões" tem de ter punho para aguentar pancada.

                                    Lógico que tem outro grau de dificuldade...

                                    Para servidor doméstico, tenho dúvidas que que seja necessário mais do que Raid 1 mirror. Falha 1 fica o outro.
                                    Claro que a performance não é a mesma.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Não me lembrei disso...

                                      Neste caso quem se mete com "matulões" tem de ter punho para aguentar pancada.

                                      Lógico que tem outro grau de dificuldade...

                                      Para servidor doméstico, tenho dúvidas que que seja necessário mais do que Raid 1 mirror. Falha 1 fica o outro.
                                      Claro que a performance não é a mesma.
                                      Pois, essa foi também, entre outros aspectos, a razão da escolha. E nem era tanto espaço quanto isso: 4 x 500Gb, que com o RAID ficou em 1.5Tb no total. O problema é que há a tendência para se "arquivar" ficheiros que não temos em nenhum outro local e quanto maior for o espaço, maior é esta tendência. Só deitamos as mãos à cabeça quando falha!

                                      Tenho uma vida de documentos no sistema e perder algo é coisa que me preocupa muito. Tal como o colega que abriu o tópico, também lá em casa toda a gente usa os recursos à sua maneira, e eu é que tenho que garantir o bom funcionamento. Há anos que tenho um servidor (que é substituído, esticado, etc. quando necessário) e a regra, para evitar dissabores, é cada pessoa guardar os seus documentos no servidor para garantir as respectivas cópias de segurança. Todos sabem que do que não estiver no server não há cópias de segurança.

                                      Reafirmo a minha opinião. Só considero usar as NAS exclusivamente para cópias de segurança. Para uso doméstico onde há várias pessoas a usar o sistema (como é cada vez mais comum), sugiro o uso de um servidor, que nem precisa de ter grande poder de processamento e sim algum poder de arquivo. A NAS servirá para fazer cópias do servidor.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Feedback das WD My Cloud Mirror há?
                                        Já li em algumas reviews que será um tanto ou quanto lenta a escrever nos dois discos, mas também não sei as expectativas que as pessoas tinham.
                                        Para o mesmo preço (cerca de 300€ já com 2x2TB) recomendam melhor alternativa? (a ideia é simplesmente ter backups em RAID1 de várias pastas que, neste momento, tenho no PC (fotos, video footage, projectos de produção musical)).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Como criar uma super NAS com o XPEnology
                                          ========================================

                                          Ando a ensaiar diversas soluções para aquela que será a minha NAS para os proximos anos.
                                          PAra quem não sabe, uma NAS é um disco de rede, ou seja um local de armazenamento.
                                          COm o evoluir da velocidade da internet a NAS actualmente não é apenas um vulgar disco de rede, mas sim um disco ligado á internet, o qual pode ser acedido a partir de qualquer lado , bem como de qualquer dispositivo movel.
                                          Ou seja, uma NAS é uma CLOUD pessoal,para quem nao quer estar dependente da dropbox, google drive, meo cloud , skydrive, etc.
                                          A NAS é uma cloud em que a capacidade é proporcional ao tamanho dos discos que lá colocarmos.

                                          Existem marcas e preços de NAS para todos os gostos: WD , Seagate, Lacie, Iomega, ASUS, Netgear , Qnap , Synology, Fujitsu - Sendo que as ultimas 4 desta lista são bastante reputadas.



                                          O que é o XPEnology ? É tão simplesmente o sistema operativo da Synology --- que é para muitos o melhor sistema operativo para NAS --- adaptado a um vulgar pc.
                                          Na realideade o XPEnology é somente um loader do sistema operativo, pois os ficheiros do sistema operativo podem descarregados directamente do site da QNAP .

                                          Existem pacotes para personalizar a NAS de acordo com o funcionalidade que terá: Cameras de vigilancia, Bitorrent, servidor pagina, sql, etc

                                          http://i59.tinypic.com/j6r48j.jpg

                                          Os requisitos para um uso basico são baixos, por isso podem experimentar com um pc ou um portatil velhinho,
                                          O ideal até é um ATOm, por causa do baixo consumo (uma vez que é suposto um aparelho destes funcionar 24/7)

                                          ================================================== =============================


                                          Para a minha experiencia, utilizei as instrucoes neste video https://www.youtube.com/watch?v=MPna65AhWg0

                                          e os downloads fiz aqui:

                                          http://www.xpenology.nl/

                                          e aqui https://download.xpenology.fr/ ou aqui http://xpenology.me/downloads/

                                          ================================================== ==============================

                                          Andava indecido entre QNAP e Synology, mas acho que estou a decidir.me
                                          Para já isto é só uma brincadeira para experimentar, pois equaciono a aquisição de uma nas "original" , pois deve ser mais fiavel do que este sistema do XPEnology .
                                          Para a marca isto tambem deve ser bom, pois leva a que muitos possam experimentar os seus produtos , e talvez por isso esta marca tenha tantos fans .

                                          Existem ainda aplicações moveis para todos os gostos, das quais destaco (baseado no que ja li) :

                                          https://play.google.com/store/apps/d...ynology.DSfile

                                          https://play.google.com/store/apps/d...nology.dscloud

                                          Supostamente estas aplicações são iguais à Qfile e Qsync da QNAP . Uma server para sincronizar pastas, e a outra para gerir os ficheiros da NAS.

                                          ================================================== ==============================






                                          Comentário


                                            #51
                                            Ja decidi, vou avançar com montar mais uma NAS estilo HP G7 , baseada numa placa que aqui Tenho , uma ASROCK que parece em tudo semelhante à que vem no Microserver G7

                                            A placa de rede é gigalan e leva DDR3

                                            http://www.asrock.com/mb/AMD/E35LM1/



                                            Uma coisa porreira que o Xpenlogy tem é a de desligar os discos ao fim de uns minutos.
                                            No caso do G7 com dois discos anda nos 50W , mas quando ao final de uns minutos desliga os discos, consegue baixar para 30W

                                            Estive a medir, e se ligar o G7 sem os discos gasta exactamente os mesmos 30W.

                                            Esta asrock gasta ainda menos que o G7, agora vou tentar arranjar uma fonte que seja eficiente em baixa carga.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tenho o mesmo sistema NAS há já muitos anos... É baseado num antigo DNS-323 da dlink e tinha 2 discos em raid (já nem me lembro em que modo... mas um era a cópia do outro). Ao início usava-o para fazer backups de segurança dos computadores de casa mas com o aparecimento dos serviços de cloud como o DROPBOX ou Mediafire, o sistema NAS acabou por perder um pouco essa função.

                                              Hoje em dia praticamente só serve para armazenar videos e séries aos quais o mediacenter tem acesso.... o windows continua a meter para lá backups mas acabei por desligar o raid já que fico suficientemente descansado com os sistemas de backup baseados na "cloud".

                                              esse sistema synology é interessante.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ambmorais Ver Post
                                                Eu optei por um HP Microserver G7 N54L. Arranja-se por pouco mais de 100 Eur, tem suporte para 4 discos em gavetas (mas não hot-swap) e mais um à parte. O processador é mais que suficiente para esta finalidade e quanto à memória, traz 2 Gb mas suporta até 16.
                                                No que toca ao software, tens a vantagem de lá colocares o que entenderes, podes até experimentar vários sistemas e no fim optar por aquele que melhor satisfaz as tuas necessidades. Tens, por exemplo, o XPEnology, que é o Synology DSM com algumas modificações.
                                                Qual o sistema que tens no teu N54L ? Xpenology ?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Tenho um "velhinho" etrayz da xtreamer. É um bocado lento a copiar (processador arm e pouca memória...), mas para casa dá, e por 99€ + discos não foi mau na altura.
                                                  No ano passado criei um para o escritório:
                                                  AsRock EC226D2I
                                                  Intel i3 4130T
                                                  8GB ECC
                                                  4 baías hot swap
                                                  2x 2TB WD Red
                                                  A correr o Nas4Free
                                                  Este a copiar é um "animal".

                                                  Para casa queria substituir o meu por um com uma board asRock C2750D4I mas ainda estão a preços proibitivos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Nao conehcia a asrock C2750D4I , mas é muito gira.

                                                    E o xpenology, ja experimentaste ?



                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      civismo eu fiz o mesmo com o meu velho pc um intel E8500 com 6gb de ram e uma MB asus p5 pro, meti um disco primário ssd de 60gb com o sistema o perativo, e a caixa como é grande tipo servidor, meti 8 hdd's de elevadas capacidades lá dentro fazendo um total de 20Tb e configurei-o para qualquer pc em casa lhe aceder tanto para meter como tirar files, é mais barato que comprar uma caixa NAS ainda sem discos...

                                                      está aqui a funcionar parece um relógio, nem periféricos teem, é só ligar no botão e está andar e fazer o mesmo para desativar, uma cloud fisica em casa...

                                                      o teu projecto tambem teem o mesmo principio, e está engraçado tambem...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
                                                        civismo eu fiz o mesmo com o meu velho pc um intel E8500 com 6gb de ram e uma MB asus p5 pro, meti um disco primário ssd de 60gb com o sistema o perativo, e a caixa como é grande tipo servidor, meti 8 hdd's de elevadas capacidades lá dentro fazendo um total de 20Tb e configurei-o para qualquer pc em casa lhe aceder tanto para meter como tirar files, é mais barato que comprar uma caixa NAS ainda sem discos...

                                                        está aqui a funcionar parece um relógio, nem periféricos teem, é só ligar no botão e está andar e fazer o mesmo para desativar, uma cloud fisica em casa...

                                                        o teu projecto tambem teem o mesmo principio, e está engraçado tambem...
                                                        Boas, um E8500 é um processador fantastico, andara ao nivel dos I5 mais basicos

                                                        E qual o sistema operativo que estas a utilziar ?

                                                        Ainda nao me debrucei muito sobre o assunto, mas ao que parece tem que se modificar qualquer coisa no XPEnology (sera o MAC address da placa de rede ? ), para conseguir criar uma conta na synology , isto para poder utilizar as aplicacoes mobile (DS File, DS Cloud , etc)

                                                        https://play.google.com/store/search...=apps&hl=pt_PT
                                                        Editado pela última vez por Civismo; 21 August 2015, 12:09.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          estou a usar o windows 7 pro , funciona que é uma maravilha, ainda pensei em linux, mas tive problemas aqui com alguns despostivivos não se queriam ligar não sei porquê, meti o win7 ficou logo tudo funcional sem stress's... e tem estado assim já lá vão 2 anos que está a funcionar sem problemas...

                                                          quanto aos softwares que referes não tenho ideia de como funcionarão, isso vais ter de testar e ver como corre, o mais complicado é sempre a interacção pela rede entre o NAS(pc) e o despostivo seja qual ele for pc, smartphone , tablet funcione devidamente, o que muitas vezes é uma dor de cabeça...
                                                          Editado pela última vez por cyberweblink; 21 August 2015, 13:43.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                            Qual o sistema que tens no teu N54L ? Xpenology ?

                                                            Não tinha visto a tua pergunta e respondi quase ao mesmo no tópico da informática. Sim, tenho o XPEnology e estou bastante satisfeito. Cumpre na perfeição para o que pretendo. Faço o backup dos vários PC's e permite-me o acesso em qualquer parte aos meus dados com aplicações móveis excelentes para qualquer plataforma. A única coisa que me limita um pouco a utilização é a velocidade de upload da minha ligação à internet.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ehpá, isso é bestial pois uso o dynip.sapo.pt . Antes usava o no-ip, mas agora tem aquela historia de ter que confirmar todos os meses.

                                                              Então explicas-me o que preciso para começar a ensaiar o DS File e o DS Cloud no android ?

                                                              A conversa sobre NAS continua aqui para evitar duplicados.


                                                              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                              Disseste no topico da informatica que
                                                              "Tenho o XPEnology a correr num Microserver G7 para uso pessoal e não precisei de alterar nada para utilizar as aplicações móveis. A conta na Synology só é necessária se quiseres evitar encaminhamentos de portas e a eventual utilização de um serviço DDNS, caso não tenhas um ip fixo. ?


                                                              Tenho ali um netbook toshiba no qual estive a instalar o Xpenology, com o qual me vou entreter no fim de semana

                                                              No Xpenology quando vou ao Easy Internet falha sempre na parte de abrir as portas do router... sabes quais as portas que devo abrir ?

                                                              E nao precisaste mudar nada no mac da placa de rede ?
                                                              Editado pela última vez por Civismo; 21 August 2015, 15:21.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X