Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tribunal Europeu considera obesidade uma deficiência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Com imagens será certamente mais simples:





    Comentário


      Não são só as carnes e derivados que se desdobram em aminoácidos essenciais para os músculos. Isso é uma crença que muita gente tem.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
        Com imagens será certamente mais simples:





        Isso também tem aí muita pseudociência à mistura. Então essa do fígado, nunca ouvi dizer que o stress faz mal ao fígado nem as intolorâncias alimentares. E o café sabe-se que é benéfico, ainda não se sabe bem é porquê.

        Depois isso das proteínas que se comer irem só fazer músculo, também não é assim linear. Para haver anabolismo do músculo, tem também de haver hidratos de carbono e insulina. A insulina por si é uma hormona anabolizante, e na falta de hidratos de carbono (glicose) o corpo entra em pânico, porque a glicose é o único nutriente que as células cerebrais conseguem queimar para produzir energia, e se for preciso começa a degradar as proteínas dos músculos para produzir glicose num processo chamado neoglicogénese.

        Como disse, anda aí muita pseudociência na nutrição, e por alguma razão é que nutrição é uma licenciatura, e química fisiológica e fisiologia eram dos grandes cadeirões do curso de medicina.

        Comentário


          São apenas 4 exemplos de como a questão calorias/peso não é assim tão linear:
          - tipo/qualidade dos alimentos;
          - IMC;
          - toxinas no fígado;
          - metabolização da comida;

          Poderiam estar muitas mais. São imagens simples, apenas e só para mostrar que não é matemática simples. É uma complexidade de processos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
            Isso também tem aí muita pseudociência à mistura. Então essa do fígado, nunca ouvi dizer que o stress faz mal ao fígado nem as intolorâncias alimentares. E o café sabe-se que é benéfico, ainda não se sabe bem é porquê.

            Depois isso das proteínas que se comer irem só fazer músculo, também não é assim linear. Para haver anabolismo do músculo, tem também de haver hidratos de carbono e insulina. A insulina por si é uma hormona anabolizante, e na falta de hidratos de carbono (glicose) o corpo entra em pânico, porque a glicose é o único nutriente que as células cerebrais conseguem queimar para produzir energia, e se for preciso começa a degradar as proteínas dos músculos para produzir glicose num processo chamado neoglicogénese.

            Como disse, anda aí muita pseudociência na nutrição, e por alguma razão é que nutrição é uma licenciatura, e química fisiológica e fisiologia eram dos grandes cadeirões do curso de medicina.
            Para a gluconeogénese, entram, sim, os aminoácidos glucogénicos, mas também o glicerol, o lactato e o piruvato. Portanto...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
              .... na nutrição, e por alguma razão é que nutrição é uma licenciatura, e química fisiológica e fisiologia eram dos grandes cadeirões do curso de medicina.
              Não sei como funciona no teu tasco, mas no meu já me peguei com uma "licenciada em nutrição", por andar a dar pão, leite com chocolate e bolachas Maria com fartura a um miúdo, a quem eu e os restantes colegas queríamos que lhe dessem proteínas, minerais e vitaminas.

              Cheguei ao ponto de calcular os aportes todos que queria, com as referências bibliográficas ao lado, e perguntar-lhe por esses mesmos valores para ver em que é que eles se tinham baseado.

              A resposta foi ainda mais assustadora, pois a pessoa que tinha assinado aquilo não fazia a mais pálida ideia de quantas gramas de proteínas, hidratos, gorduras, etc o doente em causa estava a ingerir por dia, nem quantas deveria, defendendo-se com frases do género "não sei se sabe, mas a cozinha muda a ementa todos os dias e é impossível estarmos a calcular isso diariamente para todos os doentes com apoio nutricional diferenciado".

              Resumindo, a conclusão a qual eu cheguei é que quase que era preferível andar a suplementar alguns doentes a "Centrum's" e "Whey", do que carregar na cruzinha das dietas "especiais", porque dá sempre asneira.

              Comentário


                Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                ...E já agora achas que deva substituir a salada, sem tempero, por meio prato de arroz?
                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                Eu falo grego?

                Estou À meio tópico a referir os perigos dos hidratos, e tu vens-me falar que recomendo substituir a salada por arroz? LOL
                O ponto de interrogação indicava uma pergunta e não uma afirmação/recomendação. Já agora, foram perguntas irónicas.
                Editado pela última vez por carlo; 21 December 2014, 18:47.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                  Não sei como funciona no teu tasco, mas no meu já me peguei com uma "licenciada em nutrição", por andar a dar pão, leite com chocolate e bolachas Maria com fartura a um miúdo, a quem eu e os restantes colegas queríamos que lhe dessem proteínas, minerais e vitaminas.

                  Cheguei ao ponto de calcular os aportes todos que queria, com as referências bibliográficas ao lado, e perguntar-lhe por esses mesmos valores para ver em que é que eles se tinham baseado.

                  A resposta foi ainda mais assustadora, pois a pessoa que tinha assinado aquilo não fazia a mais pálida ideia de quantas gramas de proteínas, hidratos, gorduras, etc o doente em causa estava a ingerir por dia, nem quantas deveria, defendendo-se com frases do género "não sei se sabe, mas a cozinha muda a ementa todos os dias e é impossível estarmos a calcular isso diariamente para todos os doentes com apoio nutricional diferenciado".

                  Resumindo, a conclusão a qual eu cheguei é que quase que era preferível andar a suplementar alguns doentes a "Centrum's" e "Whey", do que carregar na cruzinha das dietas "especiais", porque dá sempre asneira.
                  LOL, e eu com planos para um utente diabético com 3 unidades de pão por dia, cujo qual se baseava em pequenos-almoços de chá com carcaça e compota? Lanches unica e exclusivamente de fruta, e ceias de bolacha maria?

                  Ou ver num idoso a alimentar-se por SNG, com sinais claros de desnutrição, com valores analíticos de fazer disparar os alarmes até ao mais puro leigo, e ver no seu processo: "utente bem nutrido"?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                    Se eu fosse obeso já não era "socialmente aceitavel"? Que se f**a estas noticias, valem zero.

                    Uma sociedade que promove o consumismo desmesurado e depois está preocupada com o peso das pessoas, eu sinceramente...
                    O teu post tem muito que se lhe diga. E na minha opinião, muito a favor.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                      Não sei como funciona no teu tasco, mas no meu já me peguei com uma "licenciada em nutrição", por andar a dar pão, leite com chocolate e bolachas Maria com fartura a um miúdo, a quem eu e os restantes colegas queríamos que lhe dessem proteínas, minerais e vitaminas.

                      Cheguei ao ponto de calcular os aportes todos que queria, com as referências bibliográficas ao lado, e perguntar-lhe por esses mesmos valores para ver em que é que eles se tinham baseado.

                      A resposta foi ainda mais assustadora, pois a pessoa que tinha assinado aquilo não fazia a mais pálida ideia de quantas gramas de proteínas, hidratos, gorduras, etc o doente em causa estava a ingerir por dia, nem quantas deveria, defendendo-se com frases do género "não sei se sabe, mas a cozinha muda a ementa todos os dias e é impossível estarmos a calcular isso diariamente para todos os doentes com apoio nutricional diferenciado".

                      Resumindo, a conclusão a qual eu cheguei é que quase que era preferível andar a suplementar alguns doentes a "Centrum's" e "Whey", do que carregar na cruzinha das dietas "especiais", porque dá sempre asneira.
                      É como na farmácia, há de tudo...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                        É como na farmácia, havia de tudo...
                        Imagino que tenhas feito copy paste dum post teu de 2007.

                        Tomei a liberdade de corrigir.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                          Isto é parte do problema. Sumo de laranja é um puro veneno que se bebe. Altamente rico em frutose, perde-se parte da pectina (fibra), o que altera substancialmente a velocidade a que a frutose é metabolizada. Os níveis de insulina disparados por um sumo de frutas, é muito superior ao que é disparado por uma peça de fruta inteira.

                          O que é para ti consumir poucos hidratos de carbono?
                          Fazendo fé na alimentação cuidada do user, tu conheces alguém com uma alimentação saudável, que faça caminhadas, mas que pese 90kg só por beber 2 sumos de laranja naturais por dia?...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                            Fazendo fé na alimentação cuidada do user, tu conheces alguém com uma alimentação saudável, que faça caminhadas, mas que pese 90kg só por beber 2 sumos de laranja naturais por dia?...
                            Não, mas parte do problema pode estar aí. E acho que não custa nada o user experimentar, assim como reduzir (reduzir não é cortar completamente) nos carbs em geral, e depois vir aqui contar como correu.

                            Pessoas ensinadas por mim, não bebem 2 sumos de frutas por dia. Pelo menos, não por recomendação minha.
                            Editado pela última vez por HMartinho; 22 December 2014, 11:13.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                              Não, mas parte do problema pode estar aí. E acho que não custa nada o user experimentar, assim como reduzir (reduzir não é cortar completamente) nos carbs em geral, e depois vir aqui contar como correu.

                              Pessoas ensinadas por mim, não bebem 2 sumos de frutas por dia. Pelo menos, não por recomendação minha.

                              tens razão, pelo teu avatar dá para perceber que trabalhas na área e és mais informado do que nós

                              eu por exemplo quando disse cortar nos HC radicalmente, não queria dizer que fosse mesmo à maluca, porque eles são necessários. Os vegetais têm HC, mas por causa da fibra que contêm o corpo até gasta energia em os processar na digestão.

                              Deves concordar que normalmente as pessoas jantam por volta das 20H, alguns até o fazem mais tarde, e tudo o que se comer de HC à noite é para acumular na barriga

                              eu acho até que não se devia comer nenhum HC a partir de uma certa hora, principalmente sendo um adulto sedentário

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                tens razão, pelo teu avatar dá para perceber que trabalhas na área e és mais informado do que nós

                                eu por exemplo quando disse cortar nos HC radicalmente, não queria dizer que fosse mesmo à maluca, porque eles são necessários. Os vegetais têm HC, mas por causa da fibra que contêm o corpo até gasta energia em os processar na digestão.

                                Deves concordar que normalmente as pessoas jantam por volta das 20H, alguns até o fazem mais tarde, e tudo o que se comer de HC à noite é para acumular na barriga

                                eu acho até que não se devia comer nenhum HC a partir de uma certa hora, principalmente sendo um adulto sedentário
                                Eu não me estava a referir ao teu post.

                                Estava a referir, que, uma coisa, é fazerlow-carb, outra, totalmente diferente, é fazer dietas onde se entra em níveis abismais de cetose.

                                Em relação a ingerir hcs À noite, isto depende. Se a pessoa treinar ou for fisicamente muito activa, no período da tarde/anoitecer, faz sentido consumir mais carbs ao jantar.

                                Comentário


                                  Mesmo os pouco entendidos podem seguir algumas regras simples:

                                  - Comer moderadamente e muita diversidade
                                  - Comer pouco açucar e doces
                                  - Não exagerar nos pães, massas, arroz, etc.
                                  - Fazer muito exercicio de baixa intensidade (tipo caminhar, dançar, brincar, etc.)
                                  - Fazer algum exercicio de alta intensidade (desporto, sexo, etc.)
                                  - Dormir bem e tanto quanto possível acompanhar os ciclos solares
                                  - Evitar muitos estimulos tipo televisão, computador, tablet antes de dormir.

                                  Comentário


                                    Sexo de alta intensidade é outra loiça

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Sexo de alta intensidade é outra loiça
                                      Por acaso gosto do de alta e do de baixa

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                        O problema, puro e simplesmente, é que aqui, como em tudo na vida, as pessoas querem à força que as suas convicções sejam as corretas, não admitindo o contraditório.

                                        Basta ver as discussões que surgem num FCP / SLB, Sócrates / Submarinos, BPN / Sobreiros, etc

                                        Problema este que, neste caso em particular, ainda é mais acentuado com as mentiras compulsivas de quem quer emagrecer e a total ignorância de quem mais deveria saber e aconselhar, como prova uma dieta que já coloquei no tópico "estar em forma", prescrita em meio hospitalar, por uma nutricionista com mestrado, a uma criança com grave défice de massa magra.

                                        Falando dos sumos de fruta naturais, estes vivem à sombra da fama divina de que tudo o que "natural é bom", criada quando há uns anos tentou-se que as civilizações ocidentais deixassem, ou pelo menos reduzissem, a percentagem de comida processada da sua alimentação.

                                        Já falando exclusivamente em termos de açúcar, estes são tão prejudiciais como muitos dos refrigerantes que temos para aí.

                                        Quem nunca bebeu um sumo de laranja e disse "estas laranjas são mesmo doces". Ora, se ninguém meteu açúcar, xarope de milho, adoçantes, etc acham que o doce vem de quê ?

                                        E que doce.... afinal, facilmente se conseguem meter meia dúzia de laranjas em 2 copos de 180ML.

                                        Agora é indubitável que um copo de sumo de laranja continua a fazer menos mal que o mesmo copo de uma bebida refrigerada.

                                        Perdeu foi, infelizmente, quase tudo o resto que a peça inteira nos daria, como grande parte da fibra que é destruída no processo mecânico e fica da porção junto à casca, componentes que são destruídos pela oxidação e o sol, etc

                                        Vejam aqui - https://www.fatsecret.com/calories-n...amount=100.000

                                        Comparem - http://www.coca-cola.co.uk/content/e...h/AM_label.jpg
                                        Excelente post. Não só sobre a temática em questão,como na parte que refere e bem a dificuldade que muitos têm em analisar uma opinião contrária à sua. Isto é suposto ser um fórum, nem sempre com ideias convergentes,mas nos tópicos de política e futebol às vezes...minha nossa.

                                        Avançando, espero que em Portugal se aposte mais na prevenção e na consciencialização das pessoas por oposição aos tratamentos, que para além dos malefícios que acarretam para cada indivíduo envolvido, implicam desperdício de recursos ao erário público.

                                        Comentário


                                          Desenterranço para desmistificar alguns mitos:

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X