Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estado do SNS em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estado do SNS em Portugal

    A questão dos doente de HEP.C acabou por chamar para opinião pública muitas questões relacionadas com o SNS, os media começaram a ter interesse em fazer noticia sobre os hospitais principalmente e nos últimos dias tem vindo a público uma série de preocupantes noticias.

    Ontem, achei no minimo ridiculo a explicação de um administrador hospitalar sobre o caos vivido nos hospitais.
    Desmintindo uma série de factos, do género, não há falta de médicos, não há falta de enfermeiros, nem de materiais. O que há é apenas mais doentes e mais graves.

    Mesmo que por algum mecanismo que eu desconheço de um ano para o outro houvessem assim um aumento tão grande de doentes com doenças graves que façam com que aconteça o que está acontecer, não seria função do MS dar resposta a este aumento de doentes?

    No outro tópico da Hep. C falava-se da qualidade dos nossos hospitais e alguns refutavam afirmações e diziam que em Portugal se trata tão bem ou melhor que outros paises mais ricos. Em conversa com amigos que trabalham num conhecido hospital, soube que há casos em que estão a administrar paracetamol a doentes porque não t~em disponiveis drogas mais adequadas e mais potentes para o efeito, isto é preocupante e assustador.
    Editado pela última vez por danger; 18 February 2015, 13:30.

    #2
    A propósito:


    Os diretores do serviço do Hospital Fernando Fonseca, mais conhecido por Hospital Amadora-Sintra, demitiram-se, sustentando esta decisão na “degradação das condições de trabalho” e “do serviço prestado aos utentes”. A TVI, que avança com a informação, refere que 90% dos diretores do Amadora-Sintra estão demissionários.

    PUB




    Citando uma carta enviada a 11 de fevereiro ao Conselho de Administração do hospital, os 27 médicos que assinam a missiva queixam-se da diminuição da qualidade do serviço prestado nos últimos dois anos. A situação é, escrevem, “fruto de um conjunto de circunstâncias (...) em que a Administração e a Direção Clínica, não têm conseguido defender os interesses da instuição e das populações que esta serve”.

    Estes clínicos destacam também “(...) a saída preocupante de recursos humanos qualificados que não foram substituídos” e a “incapacidade de contratação de profissionais de várias áreas clínicas”, bem como a “ausência de resposta em especialidades fundamentais” para uma assistência de qualidade.
    A carta foi enviada ao Conselho de Administração do hospital com o conhecimento do ministro da Saúde, Paulo Macedo, e do bastonário da Ordem dos Médicos.
    Contactado pelo TVI, o diretor clínico não comentou as demissões, revelando apenas que amanhã (quarta-feira) haverá uma reunião com os diretores demissionários e garantindo que estas demissões não interferem com a atividade prestada pela unidade hospitalar.
    Contudo, minutos depois de conhecida esta missiva, fonte do Hospital Fernando da Fonseca adiantou à agência Lusa que o diretor clínico, o médico gastroenterologista Nuno Alves, apresentou a demissão do cargo, estando previsto para esta quarta-feira o anúncio da nova direção clínica da unidade hospitalar.
    Saliente-se que, uma situação semelhante aconteceu recentemente com a direção do hospital Garcia de Orta, em Almada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por danger Ver Post
      Ontem, achei no minimo ridiculo a explicação de um administrador hospitalar sobre o caos vivido nos hospitais.
      Desmintindo uma série de factos, do género, não há falta de médicos, não há falta de enfermeiros, nem de materiais. O que há é apenas mais doentes e mais graves.
      E tem razão. A falta de materiais e profissionais qualificados não começou neste ano nem no anterior. Já existe há algum tempo. A única questão que se coloca é, porque é que só este ano é que se fala nisto. As únicas pessoas que poderão estar admiradas com o estado das coisas são pessoas que não vão às urgências há mais de 5 anos. E digo isto como utente das urgências do Garcia de Orta, onde já passei literalmente noites inteiras. E de onde se pode sair mais doente do que se entrou.

      Comentário


        #4
        mais um topico para bater no ceguinho

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
          mais um topico para bater no ceguinho
          E opinião, tens? se não tens não percas o teu tempo a bater no ceguinho.

          Comentário


            #6
            Bem, felizmente pessoalmente nunca precisei de ir para as urgências. No entanto, já tive que ir por causa dos meus filhos. Neste momento com 6 e 3 anos. O meu filho mais velho, tem tendencia a ter asma, e por causa disso já teve de ir as urgências algumas vezes. Em NENHUMA delas ficámos mais de 6 horas lá dentro. Isto entre entrar, e sair. Ou seja, com análises, medicação, novas avaliações, etc. Com o mais novo, idem aspas, teve uma gastroenterite quando era bebé, esperámos cerca de meia hora para ser visto pelo médico, (após a triagem), injecção, ver se aguentava a comida, e vimos para fora.
            Mas o mais grave que passei com os meus filhos, foi quando o meu filho mais novo se queimou com água a ferver. Ligámos para o 112, passados 10min (na altura pareceram 2h), estava a ambulância a porta, fomos em direcção ao hospital de penafiel, a meio caminho uma ambulancia do Inem veio ter connosco (Eu ia atrás de carro, a minha mulher ia na ambulância). Ficaram a estabilizar o miudo durante prai meia hora. Após isso, a para-médica, disse que iam para o S. João, e para vir atrás deles, mas sem cometer loucuras. Bem, chegámos lá, estava já uma equipa a nossa espera, foi IMEDIATAMENTE atendido, ficaram prai 2h de volta deles. A minha esposa (que também se tinha queimado), foi também atendida, enquanto eu estava com o bebé. Ficou internado 15 dias, e deram-nos as condições possíveis para ficar com ele.

            Portanto, da minha parte, só tenho a dizer bem do nosso SNS. E estou-lhes eternamente grato, a toda a equipa que tomou conta do meu filho e da minha mulher.. Naquele dia, tudo funcionou bem. Tanto a nível de urgências, como a nível de tratamentos, e até acompanhamento psicológico.

            Agora, há muita gente que por uma dor de barriga vai a correr para o hospital, há! Que os recursos são finitos, são! Que nos picos de doenças, tem tendencia a rebentar pelas costuras, também é verdade.

            Comentário


              #7
              Depois de ter vivido e experimentado outros SNS de alguns países (USA,Egipto e Japão por exemplo) digo que Portugal tem um dos melhores SNS do mundo.. Tem falhas, mas temos sem dúvida um dos melhores.. o dos EUA então é de bradar aos infernos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Helinhu Ver Post
                Depois de ter vivido e experimentado outros SNS de alguns países (USA,Egipto e Japão por exemplo) digo que Portugal tem um dos melhores SNS do mundo.. Tem falhas, mas temos sem dúvida um dos melhores.. o dos EUA então é de bradar aos infernos
                O problema deste país é que muita gente fala sem conhecimento de causa. O "nosso" SNS é dos melhores do mundo e oferece muita coisa que outros deixam á porta.

                Se já foi melhor?! Sim já foi. Os recursos humanos estão esgotados, horas em cima de horas. Salários baixos para o stress diário e responsabilidades acrescidas. Falta de investimento em infra-estruturas começa a ser preocupante. Enfim...

                Comentário


                  #9
                  Eu felizmente também não tenho necessitado de hospitais, mas de quando em vez tenho familiares e amigos que necessitam. Uma coisa é uma gripe ou uma doença mais básica em que apenas se tem de enfrentar uma urgência, outra coisa é um internamento num serviço de medicina interna. Quem recentemente esteve internado ou visitou alguém num destes serviços facilmente percebe que o SNS não é assim aquela bandeira que alguns querem fazer parecer.
                  O nosso serviço é melhor que o dos EUA dizia um colega acima, não tem comparação, porque segundi entendo lá não há SNS, em contrapartida os contribuintes também não descontam para a saúde, é o sistema que eles têm e parece que não querem mudar. Agora, quem tem um seguro de saúde por esses lados, é provavel que recebe um melhor serviço que por cá.

                  Uma simples busca num site de noticias dá logo meia duzia de noticias +- preocupantes:

                  Noticias ao Minuto - São 1,3 milhões os portugueses sem médico de família
                  Noticias ao Minuto - PS alerta para falta de médicos de família
                  Noticias ao Minuto - ARS reconhece problemas no serviço do Amadora-Sintra
                  Noticias ao Minuto - ARS reconhece problemas no serviço do Amadora-Sintra
                  Noticias ao Minuto - Demitem-se diretores de mais um hospital
                  Noticias ao Minuto - Doente oncológico esteve seis dias no corredor das urgências de Beja

                  Uma noticia boa aparece no meio das outras: (pena foi que para que isto fosse possível, alguns doentes tiveram que expor a sua vida em televisões nacionais...)

                  Noticias ao Minuto - Fármaco para Hepatite C comparticipado a 100% e dado a quem precisa

                  Comentário


                    #10
                    2ª fui ao centro de saúde. Unidade de saude familiar, vá.
                    Esperei uns 10 minutos, fui atendido e despachado noutros 10.

                    Uns 20 minutos entre entrar e sair - e bem atendido.

                    Não tenho queixas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                      Eu felizmente também não tenho necessitado de hospitais, mas de quando em vez tenho familiares e amigos que necessitam. Uma coisa é uma gripe ou uma doença mais básica em que apenas se tem de enfrentar uma urgência, outra coisa é um internamento num serviço de medicina interna. Quem recentemente esteve internado ou visitou alguém num destes serviços facilmente percebe que o SNS não é assim aquela bandeira que alguns querem fazer parecer.
                      O nosso serviço é melhor que o dos EUA dizia um colega acima, não tem comparação, porque segundi entendo lá não há SNS, em contrapartida os contribuintes também não descontam para a saúde, é o sistema que eles têm e parece que não querem mudar. Agora, quem tem um seguro de saúde por esses lados, é provavel que recebe um melhor serviço que por cá.

                      Uma simples busca num site de noticias dá logo meia duzia de noticias +- preocupantes:

                      Noticias ao Minuto - São 1,3 milhões os portugueses sem médico de família
                      Noticias ao Minuto - PS alerta para falta de médicos de família
                      Noticias ao Minuto - ARS reconhece problemas no serviço do Amadora-Sintra
                      Noticias ao Minuto - ARS reconhece problemas no serviço do Amadora-Sintra
                      Noticias ao Minuto - Demitem-se diretores de mais um hospital
                      Noticias ao Minuto - Doente oncológico esteve seis dias no corredor das urgências de Beja

                      Uma noticia boa aparece no meio das outras: (pena foi que para que isto fosse possível, alguns doentes tiveram que expor a sua vida em televisões nacionais...)

                      Noticias ao Minuto - Fármaco para Hepatite C comparticipado a 100% e dado a quem precisa
                      Há coisas a melhorar? claro que há! Principalmente a nível de organização. O meu sogro foi operado ao coração no ano passado, epá, houve alguns problemas, entre atrasos e percas de processos, até ser visto a primeira vez. Depois disso, NADA a apontar. E ainda apanhámos alguns sustos, pois houve alguns contratempos na cirurgia. Ficou internado 15 dias antes de ser operado no hospital de Penafiel, e depois quase 1 mes após ser operado no Hospital S. João. Teve todos os meios ao dispor dele.

                      Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                      2ª fui ao centro de saúde. Unidade de saude familiar, vá.
                      Esperei uns 10 minutos, fui atendido e despachado noutros 10.

                      Uns 20 minutos entre entrar e sair - e bem atendido.

                      Não tenho queixas
                      Aqui está algo que também ainda não consegui compreender. Alguns concelhos, como o teu e o meu, tem sistema de unidade de saude famíliar, sem nada a apontar, e outros ainda tem o sistema ANTIGO, ARCAICO, que dá vontade de fugir, do centro de saúde em que é preciso ir para lá as 5 da manhã para conseguir uma vaga.
                      Sei que o Avant já explicou algures relativamente a isto, mas já não me recordo.

                      Comentário


                        #12
                        Mas do que comparações do SNS para o serviço de saúde de outros país, é importante comparar o SNS dentro do nosso país.

                        Eu já vivi:

                        20 anos no Algarve
                        5 anos em Aveiro
                        5 anos no Porto
                        3 anos em Lisboa

                        As diferenças na qualidade do SNS de região para região são abismais:

                        O SNS no Algarve é digno de terceiro-mundo
                        O SNS em Lisboa é mau, muito mau. Já fui às urgências ao Garcia da Orta, ao Santa Maria, ao São José e ao São Francisco Xavier, sendo que o Garcia da Orta é para fugir (urgência pediátrica com tempo médio de espera de 10 horas - ao fim de 4 horas desistimos e fomos aos Lusíadas onde esperámos nem 5 minutos); o Santa Maria a minha mulher, grávida, quase a desmaiar de dores na urgência de obstetrícia esperou 3 horas para ser vista por uma médica, com o bebé em risco de vida; do São José e do São Franscisco Xavier nada a apontar, correu tudo bem e esperámos 1h para sermos visto pelo médico.
                        O SNS em Aveiro é mau também. Tive uma situação onde perdi os sentidos e desmaiei. Nas urgências disseram que era uma quebra de tensão, deram-me soro e mandaram-me para casa. Na semana seguinte voltei a desmaiar e fui novamente às urgências onde esperei 3 horas na urgência para o médico ver-me em 5 minutos e mandar-me para casa com aspirinas. Fui para casa e ao fim de 30 minutos o meu colega de casa encontrou-me desmaiado no chão a ter espasmos e teve de chamar uma ambulância. Só à terceira ida às urgências é que apanhei uma médica competente que em 5 minutos me diagnosticou epilepsia;
                        O SNS de saúde no Porto é absolutamente excepcional. Já fui ao Santos Silva (Gaia), Pedro Hispano (Matosinhos), São João e Santo António e centros de saúde, e em todos eles fui muito bem atendido, rapidamente e os médicos tinham todos boas qualidades técnicas.

                        O SNS no Porto está anos-luz à frente do resto do país. Actualmente vivo em Lisboa e aqui não passo sem seguro de saúde e só me aventuro a ir ao privado (eu e a minha familia). No Porto nunca sequer iria considerar o privado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                          Mas do que comparações do SNS para o serviço de saúde de outros país, é importante comparar o SNS dentro do nosso país.

                          (...)

                          As diferenças na qualidade do SNS de região para região são abismais: (...)
                          É verdade sim.

                          Eu também já percorri algumas regiões do nosso país e posso afirmar o mesmo. Existem grandes assimetrias, é quase como se fossem sistemas diferentes. Nas zonas raianas então... é quase ridícula a assistência que as pessoas têm.

                          ---

                          De uma forma geral é verdade que o nosso SNS é bom quando o comparamos com outros países.

                          No entanto, penso que cabe a todos nós lutar para que assim continue ou mesmo que melhore. E acima de tudo impedir que seja "desmembrado, desbaratado, e desqualificado" gradualmente ao ponto do "privado" se tornar uma inevitabilidade.

                          No fundo é o que estão a fazer com a Educação: estragar aos poucos, deixar apodrecer, baralhar, ter alunos sem prof até ao Natal e profs com 3 horários em 3 zonas do país para colocar os pais das crianças a equacionar o privado como alternativa... inevitável.

                          A ver se não deixamos que nos rebentem com o SNS.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                            Mas do que comparações do SNS para o serviço de saúde de outros país, é importante comparar o SNS dentro do nosso país.

                            Eu já vivi:

                            20 anos no Algarve
                            5 anos em Aveiro
                            5 anos no Porto
                            3 anos em Lisboa

                            As diferenças na qualidade do SNS de região para região são abismais:

                            O SNS no Algarve é digno de terceiro-mundo
                            O SNS em Lisboa é mau, muito mau. Já fui às urgências ao Garcia da Orta, ao Santa Maria, ao São José e ao São Francisco Xavier, sendo que o Garcia da Orta é para fugir (urgência pediátrica com tempo médio de espera de 10 horas - ao fim de 4 horas desistimos e fomos aos Lusíadas onde esperámos nem 5 minutos); o Santa Maria a minha mulher, grávida, quase a desmaiar de dores na urgência de obstetrícia esperou 3 horas para ser vista por uma médica, com o bebé em risco de vida; do São José e do São Franscisco Xavier nada a apontar, correu tudo bem e esperámos 1h para sermos visto pelo médico.
                            O SNS em Aveiro é mau também. Tive uma situação onde perdi os sentidos e desmaiei. Nas urgências disseram que era uma quebra de tensão, deram-me soro e mandaram-me para casa. Na semana seguinte voltei a desmaiar e fui novamente às urgências onde esperei 3 horas na urgência para o médico ver-me em 5 minutos e mandar-me para casa com aspirinas. Fui para casa e ao fim de 30 minutos o meu colega de casa encontrou-me desmaiado no chão a ter espasmos e teve de chamar uma ambulância. Só à terceira ida às urgências é que apanhei uma médica competente que em 5 minutos me diagnosticou epilepsia;
                            O SNS de saúde no Porto é absolutamente excepcional. Já fui ao Santos Silva (Gaia), Pedro Hispano (Matosinhos), São João e Santo António e centros de saúde, e em todos eles fui muito bem atendido, rapidamente e os médicos tinham todos boas qualidades técnicas.

                            O SNS no Porto está anos-luz à frente do resto do país. Actualmente vivo em Lisboa e aqui não passo sem seguro de saúde e só me aventuro a ir ao privado (eu e a minha familia). No Porto nunca sequer iria considerar o privado.
                            Por muito que doa, há modos de trabalhar e de não trabalhar muito diferentes entre certas regiões do país.

                            Tenho ideia que no sul as pessoas protestam e fazem greves por dá cá aquela palha. Há menos boa vontade.

                            Também há o resultado negativo disto: acho que no norte a exploração do trabalhador é maior, e há mais casos de "falências" com aspecto fraudulento.

                            Comentário


                              #15
                              Eu sei que custa muito a algumas pessoas do forum que provavelmente trabalham no SNS, mas isto já aconteceu comigo:

                              Urgência de ortopedia, depois de várias horas à espera chama-se o doente para dentro da urgência, e pede-se para aguardar no corredor, saem 3 médicos da sala de ortopedia sem qualquer pressa, sem darem qualquer justificação, demoram 40 minutos, voltam os 3 sem qualquer pressa em amena cavaqueira, entram e passados + 15 minutos começam a atender.
                              Lógico que toda a gente sabe que foram lanchar/almoçar, têm esse direito, mas numa instituição bem gerida, iriam por turnos e a urgencia continuaria a funcionar. Não é de admirar os tempos de espera nas urgências.

                              Comentário


                                #16
                                Espera lá...excesso de trabalho?! A quantidade de gente que eu já podia ter corrido à bofetada! A culpa é do ministro!

                                Anestesista agride criança com cancro - Sociedade - Correio da Manhã

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                  Espera lá...excesso de trabalho?! A quantidade de gente que eu já podia ter corrido à bofetada! A culpa é do ministro!

                                  Anestesista agride criança com cancro - Sociedade - Correio da Manhã

                                  Situação mito estranha e que não corresponde nada ao que infelizmente conheço do IPO Lisboa e da ala de pediatria. São frios (o excesso de situações ou a frieza com que aprendem a lidar com estas situações e a dar noticias nada boas à família, assim os "transformam") mas de uma enorme atenção e cuidado para com as crianças.
                                  Esperemos para ver se se saberá o que aconteceu.


                                  Não posso deixar de dizer que estou muito bem impressionada com a facilidade e funcionamento do portal do utente: Sempre que queria marcar consulta para o médico de familia (finalmente foi atribuido um e tenho de "picar o ponto" anualmente) era uma fita, pois nunca havia consulta nem para daí a 3 ou 4 meses. Fiz o registo no portal e marquei a consulta para daí a 15 dias. Maravilha das maravilhas, foi confirmada no mesmo dia e no anterior à consulta recebi 4 emails de aviso para não me esquecer
                                  À hora marcada fui chamada. Funcionou às mil maravilhas.
                                  Depois disso voltei para uma vacina também com hora marcada e mal estava a entrar já estava a ouvir o meu nome.... isto 5 minutos antes da hora!

                                  Não tenho nada a apontar ao SNS e à forma de trabalho. Não fazem mais pq não podem ou não os deixam

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                    Espera lá...excesso de trabalho?! A quantidade de gente que eu já podia ter corrido à bofetada! A culpa é do ministro!

                                    Anestesista agride criança com cancro - Sociedade - Correio da Manhã
                                    Meu deus... repugnante. Isto não tem nada a ver com o SNS, isto tem a ver com uma pessoa em concreto. O Hospital já confirmou o ocorrido, aconteceu de verdade.
                                    Não consigo imaginar, caso fosse o meu filho, com cancro, assustado, a realizar exames médicos (que até para um adulto são desconfortaveis e assustadores), a manifestar essa inssegurança da forma como lhe é possivel (choro) e ainda levar um estalo de uma pessoas que o deveria proteger,... não sei bem o que lhe faria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                      Meu deus... repugnante. Isto não tem nada a ver com o SNS, isto tem a ver com uma pessoa em concreto. O Hospital já confirmou o ocorrido, aconteceu de verdade.
                                      Não consigo imaginar, caso fosse o meu filho, com cancro, assustado, a realizar exames médicos (que até para um adulto são desconfortaveis e assustadores), a manifestar essa inssegurança da forma como lhe é possivel (choro) e ainda levar um estalo de uma pessoas que o deveria proteger,... não sei bem o que lhe faria.
                                      É claro que isto hoje em dia é impensável e acaba nos jornais mas há 20 e tal anos era relativamente comum médicos baterem em crianças...às vezes até por coisas simples. É claro que o sistema que estava estabelecido na altura associado a pessoas pouco informadas dava azo a que situações destas fossem toleradas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                        É claro que isto hoje em dia é impensável e acaba nos jornais mas há 20 e tal anos era relativamente comum médicos baterem em crianças...às vezes até por coisas simples. É claro que o sistema que estava estabelecido na altura associado a pessoas pouco informadas dava azo a que situações destas fossem toleradas.
                                        não sei como era à 20 anos mas agora ou à 20 anos, só de pensar nessa situação, dá-me vómitos saber que uma criança com cancro é agredida pelos proprios médicos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                          É claro que isto hoje em dia é impensável e acaba nos jornais mas há 20 e tal anos era relativamente comum médicos baterem em crianças...às vezes até por coisas simples. É claro que o sistema que estava estabelecido na altura associado a pessoas pouco informadas dava azo a que situações destas fossem toleradas.
                                          Há 20 anos, não. Se me disseres há 30 ou 40, talvez. Antes do 25 de abril, e talvez um pouco depois. Não te esqueças que há 20 anos estávamos já em plenos anos 90, mais concretamente em 1995.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Há 20 anos, não. Se me disseres há 30 ou 40, talvez. Antes do 25 de abril, e talvez um pouco depois. Não te esqueças que há 20 anos estávamos já em plenos anos 90, mais concretamente em 1995.
                                            Não foi engano, era mesmo 20 anos que queria dizer...em 1995 aconteciam incidentes nos serviços públicos que hoje em dia seriam intoleráveis. Basicamente só por homicídio intencional é que alguém seria expulso ou responsabilizado. Uma criança ou um doente mais desprotegido que não se comportasse como lhes dava jeito podia levar umas galhetas que era facilmente ignorado por toda a gente.

                                            Enfim, bons tempos em que se podia fazer tudo o que apetecia sem consequências.

                                            Quem não tem maturidade psicológica para exercer determinada posição tem de ser afastado.
                                            Editado pela última vez por HoldON; 26 February 2015, 15:44.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se realmente aconteceu, fica paralelamente provado que a profissional não tem condições para exercer a função ( ponto final )

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X