Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Com amigos destes (ESTADO), quem precisa de inimigos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    [QUOTE=PePa;1068446350]
    Originalmente Colocado por Seah Ver Post


    Não acho que assuntos fiscais básicos sejam inacessíveis para a maioria, nem de perto nem de longe.
    Alunos do 10º Ano têm toda a competencia para aprender estas questões.
    Todos nós acabamos por aprender, bem ou mal, a pagar o que devemos, a fazer o IRS, e até alguém com a 4ª classe na hora de receber o ordenado faz sempre as continhas bem feitas.
    A questão é que muita gente aprende a mal, e muitas dessas pessoas nunca tiveram a intenção de não pagar impostos, não existe dolo só negligência que são duas coisas substancialmente diferentes. O caso exposto inicialmente é perfeitamente claro nesse aspecto. O montante de imposto devido era zero e isso deve prevalecer. Não é claro se o que tem que pagar é multa ou é imposto estimado ou ambos. Se é multa é claramente desproporcional porque não houve qualquer tipo de prejuízo para o Estado, se é imposto determinado de forma indirecta no meu dicionário isso só tem um nome que é roubo. E isto resulta do quê? Da falta de cumprimento de uma obrigação declarativa.

    Comentário


      #32
      Pepa,

      Se fosse um assunto básico ninguém falhava, nem seria necerssário uma ordem profissional para reger os assuntos da profissão.
      Alunos do 10.º têm competencia para abordar ao de leve estas questões, não para as executar.
      Um exemplo? O IRS é feito pelo Estado e não pelas pessoas (que se limitam a preencher os dados e submeter). As contas é o Estado que as faz.
      Nas empresas já não é igual.
      A maioria não sabe fazer contas ao que vai receber no ordenado, quanto mais com a 4.º classe...Pode saber o básico (aplicar a taxa de retenção na fonte e a segurança social), mas não saberá com precisão muita coisa (diuturnidades, parte do subs. alimentação isenta, cálculo da sobretaxa, etc...)

      Desdenhem conhecimentos e depois admirem-se...

      O que disse foi que para se ser profissional, recorre-se a profissionais, e isto, qualquer empreendedor deveria saber.

      A informação,essa sim, está bastante difundida pela net fora. Agora, uma coisa é ler, outra é fazer.
      Agora formação para isso? O empresário não fazia mais nada ....Mas afinal existem outras profissões porquê? Que mania de desvalorizar outras profissões...

      A questão dos artistas é outra: Bom , eu se não tiver dinheiro também não vou a concertos/teatros pois não tenho como pagar a esses profissionais dedicados. Quanto muito ouço cd ou radio, mas não me armo em artista

      Comentário


        #33
        [QUOTE=Two;1068446390]
        Originalmente Colocado por PePa Ver Post

        A questão é que muita gente aprende a mal, e muitas dessas pessoas nunca tiveram a intenção de não pagar impostos, não existe dolo só negligência que são duas coisas substancialmente diferentes. O caso exposto inicialmente é perfeitamente claro nesse aspecto. O montante de imposto devido era zero e isso deve prevalecer. Não é claro se o que tem que pagar é multa ou é imposto estimado ou ambos. Se é multa é claramente desproporcional porque não houve qualquer tipo de prejuízo para o Estado, se é imposto determinado de forma indirecta no meu dicionário isso só tem um nome que é roubo. E isto resulta do quê? Da falta de cumprimento de uma obrigação declarativa.
        Concordo!
        o problema esá na abertura do processo fiscal. Poderia ter sido resolvido entregando a declaração de iva em falta e pagando a coima do atraso apenas, dado que é uma negligência declarativa.

        Helde marques:consulte um toc, pode ser que ainda vá a tempo de se esquivar.

        Comentário


          #34
          Se fosse um assunto básico ninguém falhava, nem seria necerssário uma ordem profissional para reger os assuntos da profissão.
          Alunos do 10.º têm competencia para abordar ao de leve estas questões, não para as executar.
          É básico sim, mas se ninguém ensina este básico torna-se difícil.
          Ninguém falou em executar, agora achas bem uma pessoa ir para a faculdade e não saber a diferença entre a SS e a AT ? Alunos do secundário têm mais competência do que julgas, há cursos profissionais de contabilidade no secundario por exemplo.

          Um exemplo? O IRS é feito pelo Estado e não pelas pessoas (que se limitam a preencher os dados e submeter). As contas é o Estado que as faz.
          Nas empresas já não é igual.
          Claro que as contas é o Estado que faz, mas não seria bom percebermos como são feitas? Custa-me menos pagar sabendo como se chegou ao valor.

          A maioria não sabe fazer contas ao que vai receber no ordenado, quanto mais com a 4.º classe...Pode saber o básico (aplicar a taxa de retenção na fonte e a segurança social), mas não saberá com precisão muita coisa (diuturnidades, parte do subs. alimentação isenta, cálculo da sobretaxa, etc...)

          Desdenhem conhecimentos e depois admirem-se...
          Ninguem está a desdenhar conhecimentos, aliás estou a defende-los.
          Parece que estou a querer tirar mercado à área dos fiscalistas, mas o cidadão comum deveria ter mais conhecimentos, mesmo que implique acabar com alguns tachinhos.
          Não estou a dizer que temos que ter contabilistas e técnicos de RH no secundário mas saber que retenção na fonte não tem a haver com água já era bom.

          O que disse foi que para se ser profissional, recorre-se a profissionais, e isto, qualquer empreendedor deveria saber.

          A informação,essa sim, está bastante difundida pela net fora. Agora, uma coisa é ler, outra é fazer.
          Agora formação para isso? O empresário não fazia mais nada ....Mas afinal existem outras profissões porquê? Que mania de desvalorizar outras profissões...
          A formação deveria ser dada nas escolas, ninguém falou nos empresários, e essa mentalidade de que para começar algo é preciso capital e recorrer a profissionais para coisas que deveriam ser básicas, é a meu ver pensar acima das possibilidades.
          Para criar um pequeno site e fazer vendas online em fase de testes estás a assumir despesas bem acima do que o próprio negócio na sua raiz requer. Isso para mim é contra produtivo e dá primazia à burocracia.

          A questão dos artistas é outra: Bom , eu se não tiver dinheiro também não vou a concertos/teatros pois não tenho como pagar a esses profissionais dedicados. Quanto muito ouço cd ou radio, mas não me armo em artista
          Estás a leste, eu falei dos artistas profissionais e profissionais técnicos da área por exemplo, entre tantas profissões precárias a recibos verdes, (não da meia dúzia que vive da TV) esses trabalham todos a recibos, têm actividade aberta, não podem ter um TOC e têm que aprender às suas custas para poder receber alguma coisa sem arriscar coimas desproporcionais aos seus rendimentos efectivos.

          Não estou a desdenhar nenhuma profissão, devíamos ter mais formação fiscal básica como contribuintes sem ter que recorrer a profissionais. Isto é democracia, defender o contrário isso sim é desdenhar o cidadão.
          Editado pela última vez por PePa; 07 April 2015, 13:57.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
            É básico sim, mas se ninguém ensina este básico torna-se difícil.
            Ninguém falou em executar, agora achas bem uma pessoa ir para a faculdade e não saber a diferença entre a SS e a AT ? Alunos do secundário têm mais competência do que julgas, há cursos profissionais de contabilidade no secundario por exemplo.

            Básico? Código IRS + Código IRC+ Codigo IVA e RITI + Codigo SOC. Comerciais + SNC + NICS Tem a certeza que é básico? Ou sera a sua pespetiva que não é completa?
            Os cursos profissionais de contabilidade não dão acesso à profissão. É preciso fazer e passar no exame da OTOC. Já outras profissões não exigem exame na ordem.


            Claro que as contas é o Estado que faz, mas não seria bom percebermos como são feitas? Custa-me menos pagar sabendo como se chegou ao valor.
            Pelo vistos não é claro:No IRS sim. Nas empresas quem faz as contas é a própria empresa e não o Estado
            .


            Ninguem está a desdenhar conhecimentos, aliás estou a defende-los.
            Parece que estou a querer tirar mercado à área dos fiscalistas, mas o cidadão comum deveria ter mais conhecimentos, mesmo que implique acabar com alguns tachinhos.
            Não estou a dizer que temos que ter contabilistas e técnicos de RH no secundário mas saber que retenção na fonte não tem a haver com água já era bom.
            Não tem a ver com tirar tachinhos, tem a ver com o facto de ser uma profissão que exige conhecimento aprofundado e sujeito a alterações constantes, bem mais do que outras áreas. Que o cidadão deveria ter mais conhecimento, concordo, embora não creio que seja acessível à maioria. Implica muita noções anteriores a estas, muitas actualizações.


            A formação deveria ser dada nas escolas, ninguém falou nos empresários, e essa mentalidade de que para começar algo é preciso capital e recorrer a profissionais para coisas que deveriam ser básicas, é a meu ver pensar acima das possibilidades.
            Para criar um pequeno site e fazer vendas online em fase de testes estás a assumir despesas bem acima do que o próprio negócio na sua raiz requer. Isso para mim é contra produtivo e dá primazia à burocracia.
            Ok, não pague ao TOC. Mas e ao criador do site, já vai pagar? E o endereço na net? E aos fonecedores? A opções são de quem as toma, as consequências também....se não se pode pagar tudo, paga-se o que se pode por aí ok....mas.. parece-me um pouco amadorismo não contar com essa despesa do TOC (até porque não é nada por aí para casos de facturação quase zero, muitos pagam mais pelo telemovel ou pela tvcabo)
            .



            Estás a leste, eu falei dos artistas profissionais e profissionais técnicos da área por exemplo, entre tantas profissões precárias a recibos verdes, (não da meia dúzia que vive da TV) esses trabalham todos a recibos, têm actividade aberta, não podem ter um TOC e têm que aprender às suas custas para poder receber alguma coisa sem arriscar coimas desproporcionais aos seus rendimentos efectivos.
            E o TOC é o quê, senão um profissional liberal com essas mesmas questões? "O dinheiro não estica" é válido para todos.

            Não estou a desdenhar nenhuma profissão, devíamos ter mais formação fiscal básica como contribuintes sem ter que recorrer a profissionais. Isto é democracia, defender o contrário isso sim é desdenhar o cidadão.
            Desdenhou ao chamar básico, e continua....ao achar que determinados graus de complexidade sejam ou devessem ser alcançáveis sem recurso a profissionais. Uma formação fiscal básica não garante nada: são no mínimo 4 códigos jurídicos. Podia até ser pior, que é as pessoas ficarem a achar que sabem, sabendo pouco ou quase nada, e fazer asneira atrás de asneira.
            Resposta a negrito

            Comentário


              #36
              É por casos destes que o pessoal abre lojas no Facebook, Olx, custojusto, prestashop e afins, sem declarar nada ao fisco.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Seah Ver Post

                Resposta a negrito
                Código Contributivo
                Código do Trabalho
                Lei Geral Tributária
                Código do Procedimento e Processo Tributário
                Regime geral das infracções tributárias
                Imposto de Selo
                Estatuto dos benefícios fiscais
                Regime do IVA de caixa
                Regime do reembolso do IVA
                Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas
                Código do registo comercial

                Só para citar alguns (poucos) códigos que estão permanentemente a ser atualizados e que são passíveis de ter efeitos mesmo numa start-up.

                Só queria também lembrar que para além das normais declarações relacionadas com o IVA, IRC/IRS e Segurança Social, existem também obrigações relacionadas com o Ministério do Trabalho (Relatório Unico), Inqueritos do INE (que dão direito a multa se não forem respondidos - alguns trimestralmente), Intrastat se forem efetuadas operações intracomunitárias, etc.

                A coisa não é nada simples, ainda bem que não sou contabilista.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                  Código Contributivo
                  Código do Trabalho
                  Lei Geral Tributária
                  Código do Procedimento e Processo Tributário
                  Regime geral das infracções tributárias
                  Imposto de Selo
                  Estatuto dos benefícios fiscais
                  Regime do IVA de caixa
                  Regime do reembolso do IVA
                  Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas
                  Código do registo comercial

                  Só para citar alguns (poucos) códigos que estão permanentemente a ser atualizados e que são passíveis de ter efeitos mesmo numa start-up.

                  Só queria também lembrar que para além das normais declarações relacionadas com o IVA, IRC/IRS e Segurança Social, existem também obrigações relacionadas com o Ministério do Trabalho (Relatório Unico), Inqueritos do INE (que dão direito a multa se não forem respondidos - alguns trimestralmente), Intrastat se forem efetuadas operações intracomunitárias, etc.

                  A coisa não é nada simples, ainda bem que não sou contabilista.
                  Agradeço o que acrescentou, realmente faltaram-me ainda muitos códigos.
                  Assim percebe-se porque razão estes assuntos não são abordados no ensino secundário mesmo que de forma breve: trata-se do funcionamento do país, que de simples tem pouco.

                  Não é simples e dado o estudo necessário, creio que é uma actividade bastante acessível no preço.
                  Mas as pessoas continuam com preconceitos antigos, que é básico e tal, vendo-os como meros contadores que só precisam de manejar uma máquina de calcular e nada mais....

                  Por alguma razão abandonei essa actividade faz tempo...Muito estudo, muita reponsabilidade, pouco reconhecimento e pouco dinheiro.....livra...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                    A semana passada aconteceu-me uma palhaçada mais ou menos parecida (envolve o estado a ir-me ao bolso, é parecido por ai).

                    A minha casa foi avaliada em 2011, ano de construção. Ora, recebi a semana passada a notificação para pagar o IMI, qual é o meu espanto quando reparo que o valor da casa aumentou 5000€. Ora, tendo tido conhecimento uns dias antes em conversa com um vizinho que tem uma casa igual, este referiu-me que pediu avaliação e até baixou, estranhei a minha aumentar.

                    Desloquei-me às Finanças, o que eu descobri?

                    - Se eu não pedir avaliação do imóvel de 3 em 3 anos, o "sestema" (assim o designou a Sra das Finanças) calcula automaticamente o valor e regra geral aumenta-o
                    - Se eu pedir avaliação de 3 em 3 anos provavelmente mantem ou diminui, e a Sra. informou-me que com os dados da minha casa o valor até vai ser inferior ao que tinha antes do aumento

                    Eu pergunto - isto tem algum nexo?!? Para quê investir milhões em sistemas informáticos se depois continua tudo a funcionar mal?!?
                    Aconteceu o mesmo com a casa do meu pai. Quase 5.000€ de valorização.
                    Isto do IMI é uma autêntica ladroagem.
                    De todos os impostos este é o mais indigno e perverso.
                    É um roubo que está legalizado pelo Estado. Um verdadeiro roubo.
                    Uma pessoa compra uma casa e depois paga prestações ao Estado. É que diz mesmo "prestações" no documento das Finanças.
                    No meu caso são 600€ por ano, que dá uma renda de 50€ por mês! A casaé minha e pago renda à mesma.
                    No caso do meu pai ainda é pior, pois são 800€ por ano. Tendo em conta que são quase 20 casas iguais à dele, façam lá as contas e vejam quanto é que o estado leva nuns 200 metros de rua...
                    É completamente absurdo isto e ninguém fala deste roubo.

                    Comentário


                      #40
                      [QUOTE=Two;1068446390]
                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post

                      A questão é que muita gente aprende a mal, e muitas dessas pessoas nunca tiveram a intenção de não pagar impostos, não existe dolo só negligência que são duas coisas substancialmente diferentes. O caso exposto inicialmente é perfeitamente claro nesse aspecto. O montante de imposto devido era zero e isso deve prevalecer. Não é claro se o que tem que pagar é multa ou é imposto estimado ou ambos. Se é multa é claramente desproporcional porque não houve qualquer tipo de prejuízo para o Estado, se é imposto determinado de forma indirecta no meu dicionário isso só tem um nome que é roubo. E isto resulta do quê? Da falta de cumprimento de uma obrigação declarativa.
                      o que recebi ontem foi isto: "NOTIFICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE DEFESA OU PAGAMENTO ANTECIPADO DA COIMA";
                      entretanto, hoje, recebi outro documento no Via CTT, uma notificação para audição prévia.

                      o imposto devido é 0, pois a facturação foi 0 também.

                      sim, a minha falha foi um incumprimento declarativo, apenas isso. É absolutamente desproporcional, cobrarem-me 200 euros de multa por tal falha.
                      E friso, uma vez mais, nunca ter recebido qualquer aviso ou notificação.

                      é triste

                      Comentário


                        #41
                        [QUOTE=Seah;1068446419]
                        Originalmente Colocado por Two Ver Post

                        Concordo!
                        o problema esá na abertura do processo fiscal. Poderia ter sido resolvido entregando a declaração de iva em falta e pagando a coima do atraso apenas, dado que é uma negligência declarativa.



                        Helde marques:consulte um toc, pode ser que ainda vá a tempo de se esquivar.
                        Ao contrário de algumas participações aqui, a sua pareceu-me útil, por isso obrigado pela sugestão.
                        Vou amanhã, de boa fé uma vez mais, às Finanças, e tentar saber mais sobre isto. Depois logo considero essa possibilidade.

                        Comentário


                          #42
                          Na verdade, existir uma disciplina com o básico destas coisas não é nada descabido.

                          Se aprendemos com exaustão a crise de 1383-85, poderiam também dar-nos umas luzes de coisas mais práticas.

                          Mesmo com a lei a mudar com frequência, há conceitos básicos sobre a organização do nosso sistema contributivo que seriam muito úteis.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                            Agradeço o que acrescentou, realmente faltaram-me ainda muitos códigos.
                            Assim percebe-se porque razão estes assuntos não são abordados no ensino secundário mesmo que de forma breve: trata-se do funcionamento do país, que de simples tem pouco.

                            Não é simples e dado o estudo necessário, creio que é uma actividade bastante acessível no preço.
                            Mas as pessoas continuam com preconceitos antigos, que é básico e tal, vendo-os como meros contadores que só precisam de manejar uma máquina de calcular e nada mais....

                            Por alguma razão abandonei essa actividade faz tempo...Muito estudo, muita reponsabilidade, pouco reconhecimento e pouco dinheiro.....livra...
                            Não vale a pena puxar dos galões e falar dos códigos que o comum mortal desconhece. Tenho perfeita noção da enorme complexidade da fiscalidade portuguesa, e respeito imensamente o que faz já que jamais era capaz de o fazer. Um dos meus melhores amigos é contabilista e colega, sei bem da dificuldade que é manter-se a par de tudo e lidar com isso diariament.

                            Reforço que educação fiscal básica é importante, não quero saber se está mais ou menos preciso. Mas acho absolutamente 3º mundista que um formado da faculdade (que não da área) não saiba sequer o que significam as siglas IRS/IRC/IVA etc... É este nível de básico que refiro, nunca disse que o cidadão comum tinha que ter equivalência a licenciatura em finanças.

                            E reitero, por princípio é errado ser necessário um TOC para ter actividade profissional neste país. Principalmente quando para certas profissões tal é condição quase obrigatória para ter rendimentos, rendimentos esses incompatíveis com o que tais serviços custam.
                            Senão qual o sentido de ter um portal das finanças que facilita a vida ao contribuinte e permite bastante autonomia na emissão de recibos etc.

                            Já agora, consegue-se montar um site online de vendas por peanuts, domínio, templates e pouco mais, despesas com fornecedores podem ser practicamente nulas, já que na practica não se faz stock. Numa fase muito inicial contar logo à partida com uma despesa dessas é demasiado no meu entender.

                            Temos um sistema fiscal de tal forma intrincado que pode ser castrador principalmente a quem quer cumprir... mas isso são outras núpcias.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                              Não vale a pena puxar dos galões e falar dos códigos que o comum mortal desconhece. Tenho perfeita noção da enorme complexidade da fiscalidade portuguesa, e respeito imensamente o que faz já que jamais era capaz de o fazer. Um dos meus melhores amigos é contabilista e colega, sei bem da dificuldade que é manter-se a par de tudo e lidar com isso diariament.

                              Reforço que educação fiscal básica é importante, não quero saber se está mais ou menos preciso. Mas acho absolutamente 3º mundista que um formado da faculdade (que não da área) não saiba sequer o que significam as siglas IRS/IRC/IVA etc... É este nível de básico que refiro, nunca disse que o cidadão comum tinha que ter equivalência a licenciatura em finanças.

                              E reitero, por princípio é errado ser necessário um TOC para ter actividade profissional neste país. Principalmente quando para certas profissões tal é condição quase obrigatória para ter rendimentos, rendimentos esses incompatíveis com o que tais serviços custam.
                              Senão qual o sentido de ter um portal das finanças que facilita a vida ao contribuinte e permite bastante autonomia na emissão de recibos etc.

                              Já agora, consegue-se montar um site online de vendas por peanuts, domínio, templates e pouco mais, despesas com fornecedores podem ser practicamente nulas, já que na practica não se faz stock. Numa fase muito inicial contar logo à partida com uma despesa dessas é demasiado no meu entender.

                              Temos um sistema fiscal de tal forma intrincado que pode ser castrador principalmente a quem quer cumprir... mas isso são outras núpcias.
                              É uma opinião que teremos de respeitar, mas que é oposta à filosofia de vida (pessoal e profissional) por esse mundo fora.

                              Primeiro porque posso estender essa "obrigação" de conhecimento fiscal a muitas outras áreas: legal, saúde, etc.

                              Segundo porque implica perca de tempo (horas semanais). E qualquer empresário "com trabalho" tem mais que fazer do que andar a perder tempo com assuntos fiscais...

                              Terceiro o portal das finanças facilita parece-me forçado...ajuda qualquer coisita!
                              Facilitar (para mim) é o portal pedir-me todos os dados (pessoais, empresariais, etc), documentos, facturas, etc, etc e no final colocar-me de forma clara quais os meus deveres tributários, as datas de vencimento respectivas (com as respectivas coimas associadas em caso de falta/falha) e um sistema (opcional) à escolha do contribuinte de aviso (o via CTT funciona....quando funciona)

                              Quarto em relação à obrigatoriedade de formação na área básica mesmo que passado uns meses estejas desactualizado, relembro que o "mais ou menos preciso" é garantido de coima pela certa aqui no rectângulo...a não ser que discordes que a máquina fiscal é implacável à mínima falha Por isso seria mais uma cadeira para encher chouriços em cursos com muitas cadeiras sem real interesse para a área que se pretende.

                              Quinto existe diferença entre abrir uma empresa e um negócio (inicial...com vista a evoluir como se espera) de vão de escada. Uma empresa (mesmo em nome, título indivídual) não se pode andar a massacrar todas as semanas com burocracia fiscal. Se é para andar para a frente tem de estar focada na área em que presta serviços ou produtos e deixar o resto para quem trata desses serviços ou produtos » rentabilidade/produtividade.

                              Porque se formos a ver bem (e dependendo da área de cada um), eu podia fazer a contabilidade, a reciclagem, telefonista, controlo de qualidade, medicina do trabalho, gestão de stocks (há ainda muita área em que precisas de stocks, mesmo em face inicial), manutenção de equipamento, etc, etc.....depois o que realmente interessa, o objectivo principal da empresa, muito provavelmente ficava bem aquém do que se proponha ou era desejável.

                              O faz tudo e o "desenrasque" (muito típico em Portugal) é que parece uma filosofia terceiro mundista num contexto empresarial...se for como hobby ou casualmente ok

                              Comentário


                                #45
                                E ao mesmo tempo, o "estado" queixa-se de falta de investimento privado no país e de bater tudo porta fora. Não deixa de ser curioso

                                Comentário


                                  #46
                                  meu caro, o custo mensal de um contabilista representa um custo superior ao que pago anualmente em alojamento e dominio.
                                  Ora se a criação e gestão do site for por minha conta, como foram, e o modelo de vendas se basear em stock 0, daí se entende o incomportável que é pagar contabilista, para algo que deveria ser simples...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                    E a segurança social lembrou-se de pedir a isenção para não pagar (caso fosse também trabalhador dependente nesse ano) ou lembrou-se de a pagar caso não tenha isenção?

                                    Concordo que estes temas fiscais e tais sejam complexos e, sobretudo, que a burocracia é excessiva.
                                    Concordo também que na escola estes temas devam ser abordados, mas ciente que são temas típicos de "ensino superior", inacessíveis para a maioria, e para os quais existem profissionais dedicados.

                                    Querer se profissionalizar em algo sem recurso esses profissionais dedicados, dá asneira pela certa (é uma forma amadora), pois ou se estuda bem o assunto ou paga-se a alguém para o fazer para ficar descansado.

                                    Já que estamos no forum automovel: o que fez foi como se quisesse mudar o oleo ao carro e, em vez de querer pagar a um mecanico, decidisse faze-lo sozinho. Depois ai que o motor partiu, pois claro ...por alguma razão existem especialistas. Tinha ficado mais barato.
                                    o seu comentário levantou-me mais um alerta.
                                    Ou seja, é do meu conhecimento que, tendo descontos por conta de outrem (como é o caso) estaria isento do pagamento de Segurança Social.
                                    No entanto, realmente não tinha conhecimento que isso teria que ser declarado. Ou melhor, tenho a impressão que o fiz, mas apenas na documentação tratada pelo Portal das Finanças.
                                    Ou seja, na prática, não, também não fiz essa declaração.
                                    Sabe recomendar-me o que devo fazer, para regularizar essa situação?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por HelderMarques Ver Post
                                      meu caro, o custo mensal de um contabilista representa um custo superior ao que pago anualmente em alojamento e dominio.
                                      Ora se a criação e gestão do site for por minha conta, como foram, e o modelo de vendas se basear em stock 0, daí se entende o incomportável que é pagar contabilista, para algo que deveria ser simples...
                                      Daí e dependendo do tipo de produto e/ou volume de vendas se pode retirar margens de lucro pequenas ou enormes que permitam ou não um contabilista

                                      Lá por um negócio ter uma "estrutura" minimalista não quer dizer que não possa ter r€cursos para um contabilista.

                                      Mas como disse, ter ou não, a questão fiscal continua problemática primeiro pela complexidade apresentada ao contribuinte que o poderá impedir de a fazer ou de tornar muito trabalhosa e segundo porque mesmo com contabilista não há qualquer responsabilidade em caso de falha (grosseira).

                                      Por isso um gajo está sempre em risco de ser enr*abado com uma eficaz notificação...pós prazo de pagamento

                                      Comentário


                                        #49
                                        Passei de defender mais educação de cidadania e fiscalidade para empresários tudo em um que não precisam de contabilistas...

                                        "O faz tudo e o "desenrasque" (muito típico em Portugal) é que parece uma filosofia terceiro mundista num contexto empresarial...se for como hobby ou casualmente ok"

                                        Acho que o problema neste caso é mesmo o inverso, manias de grandeza no nosso sistema fiscal que está pensado para as grandes empresas e seus parceiros com muita gente a trabalhar só para preencher dados e formulário sem ser realmente produtivo e sem considerar o pequeno profissional e empresário.

                                        Este país precisa de empresas de vão de escada, mas que lhes seja dada hipótese de pagar os impostos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          O empresário faz tudo é um desenrasca hoje em dia mais valorizado multi funções

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Aqui por casa por acaso já se ganhou uma acção contra o fisco...demorou foi 13 anos a sair uma sentença definitiva. Vá lá que rendeu 4% de juro, mas bom bom era uma taxa de juro no sentido inverso
                                            Lá está, tiveste que colocar uma acção contra o fisco para reaveres o que era teu. Nem vou qualificar...

                                            A questão que se coloca, é se o que pagaste ao advogado valeu a pena. Presumo que sim, se não, não o farias. Para estes valores "baixos" a conversa é outra...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por HelderMarques Ver Post
                                              o seu comentário levantou-me mais um alerta.
                                              Ou seja, é do meu conhecimento que, tendo descontos por conta de outrem (como é o caso) estaria isento do pagamento de Segurança Social.
                                              No entanto, realmente não tinha conhecimento que isso teria que ser declarado. Ou melhor, tenho a impressão que o fiz, mas apenas na documentação tratada pelo Portal das Finanças.
                                              Ou seja, na prática, não, também não fiz essa declaração.
                                              Sabe recomendar-me o que devo fazer, para regularizar essa situação?
                                              Hélder, o que se deve fazer é pedir isenção de segurança social no início quando abriste actividade. Neste caso, terias que dizer que já descontavas por outra via. Já percebi que não o deves ter feito, mas também não facturaste nada...espero que não te apareça mais uma conta para pagar, neste caso referente à segurança social. O melhor é tentares elucidar-te sobre isso, tanto nas finanças como na segurança social, para não seres apanhado de surpresa.

                                              Tens senha do portal da segurança social? Se tiveres podes ver se tens algum valor em dívida. Se não tiveres senha, pede uma e vê como está o teu cadastro. Não custa nada.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Aconteceu o mesmo com a casa do meu pai. Quase 5.000€ de valorização.
                                                Isto do IMI é uma autêntica ladroagem.
                                                De todos os impostos este é o mais indigno e perverso.
                                                É um roubo que está legalizado pelo Estado. Um verdadeiro roubo.
                                                Uma pessoa compra uma casa e depois paga prestações ao Estado. É que diz mesmo "prestações" no documento das Finanças.
                                                No meu caso são 600€ por ano, que dá uma renda de 50€ por mês! A casaé minha e pago renda à mesma.
                                                No caso do meu pai ainda é pior, pois são 800€ por ano. Tendo em conta que são quase 20 casas iguais à dele, façam lá as contas e vejam quanto é que o estado leva nuns 200 metros de rua...
                                                É completamente absurdo isto e ninguém fala deste roubo.
                                                A coisa ainda é pior - é que agora toda a gente paga por igual IMI (por causa das avaliações à antiga ou por causa da clausula de salvaguarda), e essa diferença brutal de impostos serve para diminuir os encargos de todos os cidadãos com o IMI, ou vai de alguma forma reverter a favor do cidadão?

                                                Não me parece infelizmente...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  eu tentei fazer uma coisa de vão de escada, precisamente.
                                                  mas conhecendo o país que temos, tentei informar-me e estar legal, antes sequer de por algo à venda. Assim fiz, antes de vender, tentei reunir todas as condições para o fazer legalmente.

                                                  Infelizmente, e sem vender um centimo, e com umas horas valentes dadas a este projecto, a única coisa que consegui foi: 1 multa, por não entregar um papel a declarar 0. Já depois de ter desisitido da ideia.

                                                  É indecente.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                    Passei de defender mais educação de cidadania e fiscalidade para empresários tudo em um que não precisam de contabilistas...

                                                    "O faz tudo e o "desenrasque" (muito típico em Portugal) é que parece uma filosofia terceiro mundista num contexto empresarial...se for como hobby ou casualmente ok"

                                                    Acho que o problema neste caso é mesmo o inverso, manias de grandeza no nosso sistema fiscal que está pensado para as grandes empresas e seus parceiros com muita gente a trabalhar só para preencher dados e formulário sem ser realmente produtivo e sem considerar o pequeno profissional e empresário.

                                                    Este país precisa de empresas de vão de escada, mas que lhes seja dada hipótese de pagar os impostos.

                                                    A única coisa que este país precisa è de dar uma boa martelada a esses lobby's a república Portuguesa não está cheia de outra coisa.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                      Passei de defender mais educação de cidadania e fiscalidade para empresários tudo em um que não precisam de contabilistas...

                                                      "O faz tudo e o "desenrasque" (muito típico em Portugal) é que parece uma filosofia terceiro mundista num contexto empresarial...se for como hobby ou casualmente ok"

                                                      Acho que o problema neste caso é mesmo o inverso, manias de grandeza no nosso sistema fiscal que está pensado para as grandes empresas e seus parceiros com muita gente a trabalhar só para preencher dados e formulário sem ser realmente produtivo e sem considerar o pequeno profissional e empresário.

                                                      Este país precisa de empresas de vão de escada, mas que lhes seja dada hipótese de pagar os impostos.

                                                      Mas se queres a oportunidade universal (quase) de fazer a contabilidade a solução é mesmo um sistema informático simplificado (não quer dizer diminuido), virado para o utilizador/contribuinte e preventivo (pelos menos calendário com prazos de impostos específicos do indivíduo.. Que é o que na minha opinião devia ser feito.

                                                      Agora andar a aprender contabilidade, algo que muda quase todos os anos (ou seja é volátil e requer constante informação/formação), que dá trabalho semanal para várias horas dependendo no negócio/empresa....é que não. A não ser que haja tempo útil para dispender...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Lá está, tiveste que colocar uma acção contra o fisco para reaveres o que era teu. Nem vou qualificar...

                                                        A questão que se coloca, é se o que pagaste ao advogado valeu a pena. Presumo que sim, se não, não o farias. Para estes valores "baixos" a conversa é outra...
                                                        Valeu porque o advogado era parte interessada na questão e portanto não houve honorários.
                                                        E valeu a pena pela prepotência gerada com reclamações em que o visado é o estado ou instituições associadas...há por aqui mais dois casos em tribunal com mais de 10 anos; um deles relacionado com expropriações de terrenos para a construção da A25 (também está ganho, mas de recurso em recurso lá vão subindo os juros...paga o contribuinte).

                                                        Mas isso leva-nos ao verdadeiro (para mim) problema do país...sem um sistema de justiça a funcionar em tempo útil (1/2 anos máximo dos máximos) não há maneira de valer os nossos direitos em qualquer área sócio-económica.
                                                        Editado pela última vez por ; 08 April 2015, 00:08.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                                          É mesmo assim. O que recebeu em Janeiro foi o valor da nova avaliação a aplicar em 2015, que será pago em 2016.
                                                          Este mês recebeu a conta de IMI 2014 a pagar, com base no valor antigo (2014), porque o IMI paga-se 1 ano após.
                                                          Fica a dica, peçam a reavaliação o quanto antes.
                                                          Será mesmo assim? a minha avaliação é de 26 de dezembro de 2014 e segundo o que li o IMI de 2014 é calculado no dia 31 de dezembro de 2014, logo eu teria de pagar pela avaliação mais baixa.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                            Não vale a pena puxar dos galões e falar dos códigos que o comum mortal desconhece. Tenho perfeita noção da enorme complexidade da fiscalidade portuguesa, e respeito imensamente o que faz já que jamais era capaz de o fazer. Um dos meus melhores amigos é contabilista e colega, sei bem da dificuldade que é manter-se a par de tudo e lidar com isso diariament.

                                                            Reforço que educação fiscal básica é importante, não quero saber se está mais ou menos preciso. Mas acho absolutamente 3º mundista que um formado da faculdade (que não da área) não saiba sequer o que significam as siglas IRS/IRC/IVA etc... É este nível de básico que refiro, nunca disse que o cidadão comum tinha que ter equivalência a licenciatura em finanças.

                                                            E reitero, por princípio é errado ser necessário um TOC para ter actividade profissional neste país. Principalmente quando para certas profissões tal é condição quase obrigatória para ter rendimentos, rendimentos esses incompatíveis com o que tais serviços custam.
                                                            Senão qual o sentido de ter um portal das finanças que facilita a vida ao contribuinte e permite bastante autonomia na emissão de recibos etc.

                                                            Já agora, consegue-se montar um site online de vendas por peanuts, domínio, templates e pouco mais, despesas com fornecedores podem ser practicamente nulas, já que na practica não se faz stock. Numa fase muito inicial contar logo à partida com uma despesa dessas é demasiado no meu entender.

                                                            Temos um sistema fiscal de tal forma intrincado que pode ser castrador principalmente a quem quer cumprir... mas isso são outras núpcias.
                                                            A educação básica é extremamente importante e desligada de muitas necessidades actuais, aí concordamos.
                                                            Mas tal sera válido para tantas áreas: saúde pessoal (prevenção de doenças, suporte básico de vida, nutrição saudável), direito (muitos nada sabem sobre a civilidade vigente: direitos, obrigações, liberdades e garantias). Seríamos muito mais avançados e conscientes como povo se estudássemos e relectissemos sobre esses e outros assuntos importantes e evitavam-se tantas discussões políticas e sociais ou pelo menos elevava-se o debate. Mas isso exige uma transformação de mentalidades, com uma maior abrangência do que o assunto pontual em questão.

                                                            O Toc só é obrigatório para quem tem contabilidade organizada, mas é aconselhável a todos. Para factuação zero, nem sei bem ao certo, mas será uma avença mensal de 30-60€? Não é nada de outro mundo....

                                                            O problema é quando todos queremos pagar peanuts....porque numas coisas é assim e habituamo-nos....e sem nos apercebermos acabamos a destruir mais economia do que a criar economia.

                                                            Castrador? Somos eunucos faz tempo e, claro, depois é dificil fertilizar um negócio.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por HelderMarques Ver Post
                                                              meu caro, o custo mensal de um contabilista representa um custo superior ao que pago anualmente em alojamento e dominio.
                                                              Ora se a criação e gestão do site for por minha conta, como foram, e o modelo de vendas se basear em stock 0, daí se entende o incomportável que é pagar contabilista, para algo que deveria ser simples...
                                                              Entendo essa dificuldade, embora algo me diga que nao deverá ser assim tão simples essa contabilidade, se envolver import/export de mercadoria ainda que com stock qase sempre 0, ele existe. Se assim for,o preço do toc será evidentemente mais elevado do que sugeri antes. Não é fácil.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X