Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos sismos.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post

    Mas um carro tu ainda consegues ter algum controlo... Agora um fenómeno sísmico não.

    É sabido que eu não sou a favor de um Estado a meter "o bedelho em todo o lado", mas nestas situações estamos a falar de fenómenos que não se pode nem prever e nem sempre mitigar (um verdadeiro fenómeno excepcional).
    Se cair uma tempestade de pedras de granizo e te espatifar o carro, tu não tens controlo nenhum e o estado não te paga nada.
    O estado não pode ser o garante de todos os bens privados, a não ser que sejas um desgraçadinho ou pertenças a uma minoria protegida.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      2.122 mortos, o valor oficial, mas que tem já 24h.

      São locais de mau acesso e muita casa precária.

      A Força Aérea foi logo no dia seguinte buscar 102 pessoas.

      Mas a TAP reforçou os voos e teve mais de 1000 pedidos de regresso.
      E para já, Marrocos só aceitou a ajuda de 4 países para equipas de busca e salvamento.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

        Se cair uma tempestade de pedras de granizo e te espatifar o carro, tu não tens controlo nenhum e o estado não te paga nada.
        O estado não pode ser o garante de todos os bens privados, a não ser que sejas um desgraçadinho ou pertenças a uma minoria protegida.
        Boa, então se vier um grande terramoto e 90% da população de Lisboa e arredores ficar sem casa por não ter seguro... Tá bonito

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post

          Boa, então se vier um grande terramoto e 90% da população de Lisboa e arredores ficar sem casa por não ter seguro... Tá bonito
          Num cenário desses, metade dessa população também estaria morta...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post

            Boa, então se vier um grande terramoto e 90% da população de Lisboa e arredores ficar sem casa por não ter seguro... Tá bonito
            É ver o caos actual da habitação, SNS, etc e multiplicar por n, sendo n um valor muito elevado!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

              Num cenário desses, metade dessa população também estaria morta...
              Mais problemas. Os nossos cemitérios estão já sobrelotados.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                Mais problemas. Os nossos cemitérios estão já sobrelotados.

                Nesse cenário, os cemitérios também estão destruídos, por isso é atirar tudo a uma fornalha e começar de novo.

                Conseguem imaginar 90% da habitação destruída na AML?! Pois, eu também não ...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


                  Nesse cenário, os cemitérios também estão destruídos, por isso é atirar tudo a uma fornalha e começar de novo.

                  Conseguem imaginar 90% da habitação destruída na AML?! Pois, eu também não ...
                  Para 90% tinha de ser um sismo excepcional.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                    Se cair uma tempestade de pedras de granizo e te espatifar o carro, tu não tens controlo nenhum e o estado não te paga nada.
                    O estado não pode ser o garante de todos os bens privados, a não ser que sejas um desgraçadinho ou pertenças a uma minoria protegida.
                    No caso de um evento sísmico (ou outro), que acarrete uma disrupção do normal funcionamento da sociedade, o estado entra na reconstrução. Se não o fizer, corre o risco de arrastar por anos/décadas uma crise humanitária. Isto não tem a ver com ser um estado de esquerda ou de direita, dado que até os EUA o fizeram por exemplo, na reconstrução após o Katrina.

                    Pode é fazê-lo de várias formas, em diversas percentagens e em mais ou menos tempo. E é aí que ter um seguro pode ajudar, recebendo num prazo reduzido o valor de reconstrução (e não o valor comercial)...Para se ter uma ideia, quando foram as cheias da Madeira, um evento de pequena magnitude é certo, houve clientes a receber indemnizações menos de 48h após o evento.

                    Continuo a defender que um multirriscos habitação, com cobertura sísmica, deveria ser obrigatório. Seja por via convencional, seja através de um fundo mutualista com o risco colocado em num colégio de seguradores/resseguradores

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                      Para 90% tinha de ser um sismo excepcional.
                      Ou não. Em PT é tudo casas muito antigas excePto as construidas recentemente. Era uma razia um sismo destes.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                        Ou não. Em PT é tudo casas muito antigas excePto as construidas recentemente. Era uma razia um sismo destes.
                        Vai ser. É uma questão de tempo...

                        Há dias disseram na tv que 25% das habitações em Portugal não tem resistência anti-sísmica. Das restantes 75% quantas cumprirão o que estava no projeto de estabilidade? E depois há a questão dos solos, há prédios que nem estacas levam e estão em solos de aluvião.

                        Pontes e viadutos sem manutenção ou que atingiram a vida útil não faltam.

                        Comentário


                          Resumindo, comam, bebam e forniquem como se todos os dias fossem os últimos da vossa vida! Antes que venha o grande sismo!

                          Comentário


                            Fui ver o meu seguro, cobre €180K de reconstrução (100%).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                              Fui ver o meu seguro, cobre €180K de reconstrução (100%).
                              E recheio?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                Fui ver o meu seguro, cobre €180K de reconstrução (100%).
                                Isso é alguma clausula específica ou parte do Multi-Riscos com essa cobertura?

                                É que tenho ideia que esses seguros só pagam um valor máximo por m2 de acordo com as tabelas publicadas em diário da republica que se designa, salvo erro valor legal de reconstrução.

                                Ou seja até podemos pagar prémio para reconstrução no valor de 300k que se a casa tiver área que multiplicada pelo VLR dê um valor abaixo dos 300K, é esse o valor máximo que receberemos.

                                Exemplo

                                casa com 100m2 x 846,63€ = 84.663€ de valor máximo a ser reembolsado pela seguradora.


                                https://r2seguros.pt/blog/valor-de-r...irriscos-2023/

                                acho que é isto, se não for pf corrijam-me.
                                Editado pela última vez por Mach3; 12 September 2023, 14:58.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                  E recheio?
                                  Não existindo nada de assinalar, como um quadro super valioso, uma televisão XPTO, etc. O valor de reconstrução já prevê uma percentagem para recheio.

                                  Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post

                                  Isso é alguma clausula específica ou parte do Multi-Riscos com essa cobertura?

                                  É que tenho ideia que esses seguros só pagam um valor máximo por m2 de acordo com as tabelas publicadas em diário da republica que se designa, salvo erro valor legal de reconstrução.

                                  Ou seja até podemos pagar prémio para reconstrução no valor de 300k que se a casa tiver área que multiplicada pelo VLR dê um valor abaixo dos 300K, é esse o valor máximo que receberemos.
                                  Não...

                                  Por partes.

                                  A indicação do valor do objecto a segurar é da responsabilidade do segurado. Como a generalidade das pessoas não tem competências para o fazer, as seguradoras, com base no seu know how, estipulam um valor com base nos valores praticados pelo mercado no momento da celebração do contrato. Tipicamente as apólices têm depois uma clausula de actualização automática dos capitais (2%), que no contexto actual é manifestamente insuficiente.

                                  Aquando do sinistro, confronta-se o valor de reconstrução com os orçamentos apresentados com o cliente e com os valores de mercado. Se o valor seguro for inferior a 90% do valor de reconstrução, pode haver lugar a rateio. Se o valor seguro for superior, por norma pode existir lugar a devolução de parte correspondente do prémio.

                                  Esqueçam os decretos de lei com valores.

                                  Comentário


                                    Já pensaram que quem comprar imovel com recurso a crédito bancário e não tiver seguro para sismo, e ficar com a casa arrasada, basicamente fica apenas com a posse do terreno ou da fração de terreno correspondente, e a pagar a divida ao banco até ao fim. É fdd.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                      Já pensaram que quem comprar imovel com recurso a crédito bancário e não tiver seguro para sismo, e ficar com a casa arrasada, basicamente fica apenas com a posse do terreno ou da fração de terreno correspondente, e a pagar a divida ao banco até ao fim. É fdd.
                                      Por isso é que o banco exige uma apólice com cobertura sísmica 😉

                                      E depois ainda existe um "bailado", porque por vezes o valor de reconstrução é inferior ao valor do crédito. Portanto, insufla-se o valor a segurar para o banco não perder...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                        Por isso é que o banco exige uma apólice com cobertura sísmica 😉

                                        E depois ainda existe um "bailado", porque por vezes o valor de reconstrução é inferior ao valor do crédito. Portanto, insufla-se o valor a segurar para o banco não perder...
                                        Nem mais

                                        Comentário


                                          Eu, os seguros que tive e contrato atualmente, multirriscos habitação, não tem fenómenos sísmicos. É propriedade horizontal... Até assim com recheio vai para quase 200 euros. Imagino com cobertura de risco sísmico... E os seguros nessa situação, só se a casa caísse toda, se for só uma rachadelas, não será necessário seguro.... Não sei, digo eu.......

                                          Comentário


                                            Entretanto as equipas espanholas já abandonaram o terreno. A conjugação entre o tipo de construção e os deslizamentos de terras ocorridos para cima das construções, levam a que já não exista esperança em encontrar sobreviventes.

                                            Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                                            Eu, os seguros que tive e contrato atualmente, multirriscos habitação, não tem fenómenos sísmicos. É propriedade horizontal... Até assim com recheio vai para quase 200 euros. Imagino com cobertura de risco sísmico... E os seguros nessa situação, só se a casa caísse toda, se for só uma rachadelas, não será necessário seguro.... Não sei, digo eu.......
                                            Provavelmente, se te fizerem (data e tipologia de construção), pagas mais uns 40 ou 50 euros.

                                            Para um valor de reconstrução de 223 mil €, de uma moradia, pago ~350€. Mas com a inflação, melhorias que fiz na habitação e um erro do mediador que descobri há uns meses, estou em infraseguro. O valor de reconstrução atual será substancialmente superior a 300 mil €, de acordo com o site da APS.

                                            Comentário


                                              Sábado em Portugal

                                              Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido no concelho de Santiago do Cacém (dn.pt)

                                              Comentário


                                                Hoje em Itália

                                                Sismo abala Itália e provoca o pânico no centro do país (msn.com)

                                                Comentário


                                                  Ontem foi registado um sismo de magnitude 2.8 (Richter) a cerca de 4 km a Oeste da Figueira da Foz.

                                                  Nunca me lembro de acontecer algo nessa zona.​

                                                  Comentário


                                                    Começa bem o ano no Japão

                                                    Após sismo de 7,6 Japão emite alerta de tsunami | Sismos | PÚBLICO (publico.pt)

                                                    Comentário


                                                      Esta manhã a ilha Terceira foi sacudida por um sismo de intensidade 4,3 na escala de Richter. Já vi fotos de derrocadas de pedras.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                        Esta manhã a ilha Terceira foi sacudida por um sismo de intensidade 4,3 na escala de Richter. Já vi fotos de derrocadas de pedras.
                                                        Tudo o que tiver pedras grandes por perto terá sacudido bem. No interior da ilha deve ter sido complicado. Já no Monte Brasil não tive reportes, mas quem habitualmente lá passeia não há-de ter considerado muito agradável.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X