Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugueses continuam a casar menos e a ter menos filhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Eu confirmo também, os avós estão a 9000 km de distância e às vezes é um 31... no fast dial tenho 2as babysitters só para o que der e vier!

    Eu tb estou lixado pq não tenho nem os Pais nem os Sogros por perto.

    Tenho uma babysitter pq eu e a Mãe precisamos de trabalhar e com horários nem sempre compatíveis.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      A babysitter é tão estranha como as professoras na escolinha. Passam por um processo de entrevista, teste, avaliação e confirmação. Por isso é que usamos sempre as mesmas duas pessoas.

      Mas não tem nada a ver com deixar com os avós, e os avós também sentem falta do neto. Mas não se pode ter tudo.
      Concordo.

      No meu caso o apoio da família está a ser vital. Aliás, foi por essa razão que me mudei de LX para o "interior".

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
        - Menos exposição a doenças que se apanham nas creches. Dos 6 aos 18 meses o sistema imunitário dos putos está uma lástima.
        Os pais acabam por ter de andar a tirar baixas de acompanhamento aos filhos, e lá se vai produtividade

        - Menos (muito menos) despesa com a creche.
        Mas por outro lado também há menos sociabilização das crianças, que também é importante.

        Comentário


          #94
          O problema da questão da natalidade é que é resumida exclusivamente à questão económica. Todas as medidas de incentivo à natalidade são financeiras e todas falham redondamente.

          Há países em que as pessoas estão a nadar em dinheiro e nem por isso a natalidade aumenta.

          No melhor período económico de Portugal (anos 90), a natalidade continuou em queda livre.

          Enquanto não perceberem que é uma tema que engloba dezenas e dezenas de factores, alguns muito difíceis de controlar e medir, como as ambições pessoais, nada feito.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
            Mas por outro lado também há menos sociabilização das crianças, que também é importante.
            Estamos a falar que questões relacionados com o decréscimo de natalidade.

            Saber se é melhor ou não para as crianças socializarem na creche ou noutro local é um assunto que se prende com ideais de educação.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
              Mas por outro lado também há menos sociabilização das crianças, que também é importante.
              Não acho... isso depende mais da educação e do estilo de vida. Uma criança que entra na pré aos 4 anos sem nunca ter ido à creche pode ter dificuldade de integração nos primeiros dias até se ambientar mas isso é normal. Os miúdos têm uma capacidade de adaptação superior à de um adulto.

              Volto a frisar a parte da educação e do estilo de vida... conheço exemplos de miúdos que foram para a creche logo com 6 meses mas os pais educaram-nos com tv's, tablets, etc e com 8 anos têm dificuldades em interagir com os colegas e adultos...
              Outros que foram educados com os avós, iam à rua, brincavam com os amigos e primos e não tiveram problemas de socialização.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                E depois? As nossas opiniões não têm de ser iguais às dos nossos pais...se os pais dele decidiram ter um filho, foi uma opção dos pais, não dele.
                E depois nada, é a minha opinião. Se todos forem a pensar assim, as sociedades deixariam de existir porque aquilo que faz um país, uma sociedade, são essencialmente as pessoas, e sem renovação geracional não há pessoas.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                  O problema da questão da natalidade é que é resumida exclusivamente à questão económica. Todas as medidas de incentivo à natalidade são financeiras e todas falham redondamente.

                  Há países em que as pessoas estão a nadar em dinheiro e nem por isso a natalidade aumenta.

                  No melhor período económico de Portugal (anos 90), a natalidade continuou em queda livre.

                  Enquanto não perceberem que é uma tema que engloba dezenas e dezenas de factores, alguns muito difíceis de controlar e medir, como as ambições pessoais, nada feito.
                  Concordo.

                  Quantos daqui com um rendimento de 2500-3000€ net/mês ia querer ter mais filhos?? Se calhar começavam é a pensar em levar uma vida diferente.
                  Editado pela última vez por pmvs1981; 14 July 2015, 15:04.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                    E depois nada, é a minha opinião. Se todos forem a pensar assim, as sociedades deixariam de existir porque aquilo que faz um país, uma sociedade, são essencialmente as pessoas, e sem renovação geracional não há pessoas.
                    Quem não quer ter filhos, não vai ter filhos, independentemente do que tu aches. Ninguém deve ser forçado a ter filhos. É uma vontade que tem de existir naturalmente. Temos pena.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                      Quem não quer ter filhos, não vai ter filhos, independentemente do que tu aches. Ninguém deve ser forçado a ter filhos. É uma vontade que tem de existir naturalmente. Temos pena.
                      Mas alguma vez a minha opinião iria mudar o que quer que seja? Cada pessoa é livre de fazer o que quiser, tal como eu também sou livre de ter a opinião que quiser. Eu não disse que alguém deva ser forçado a ter filhos. Eu gosto da sociedade Ocidental, por isso é que gostaria que os caucasianos tivessem filhos e não pensassem apenas nas suas carreiras profissionais, e pensassem mais na experiência única que é dar vida a uma criança, ou até adoptar. É simplesmente a minha opinião. Se não gostas, passa à frente.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                        Mas por outro lado também há menos sociabilização das crianças, que também é importante.
                        Do que vou lendo até aos 3 anos parece não ser assim tão importante a socialização com outras crianças. Com adultos, nomeadamente a familia restrita, sim.
                        Mas há várias teorias, por isso não ponho as mãos no fogo por nenhuma

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                          Mas alguma vez a minha opinião iria mudar o que quer que seja? Cada pessoa é livre de fazer o que quiser, tal como eu também sou livre de ter a opinião que quiser. Eu não disse que alguém deva ser forçado a ter filhos. Eu gosto da sociedade Ocidental, por isso é que gostaria que os caucasianos tivessem filhos e não pensassem apenas nas suas carreiras profissionais, e pensassem mais na experiência única que é dar vida a uma criança, ou até adoptar. É simplesmente a minha opinião. Se não gostas, passa à frente.
                          E se a pessoa não quiser ter filhos, tem que ser penalizada por uma escolha pessoal?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                            Concordo.

                            Quantos daqui com um rendimento de 2500-3000€ net/mês ia querer ter mais filhos?? Se calhar começavam é a pensar em levar uma vida diferente.
                            Toda a e qualquer investigação nesta área mostrou que quanto mais o rendimento médio de uma sociedade aumenta, menor é o número de filhos por família. Excluindo fluxos externos (como imigração).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                              Concordo.

                              Quantos daqui com um rendimento de 2500-3000€ net/mês ia querer ter mais filhos?? Se calhar começavam é a pensar em levar uma vida diferente.
                              Verdade...

                              o problema é quando os que querem ter mais filhos, são os que ganham mal...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                E se a pessoa não quiser ter filhos, tem que ser penalizada por uma escolha pessoal?
                                já é!
                                Paga mais imposto.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                  E se a pessoa não quiser ter filhos, tem que ser penalizada por uma escolha pessoal?
                                  Penalizada porquê? Não disse isso.

                                  Os subsídios de natalidade para mim são um puro disparate. Os incentivos são melhores escolas, melhores creches, melhor saúde, e não dinheiro. Isso é um erro que muitos países estão a pagar caro, há pessoas (principalmente imigrantes) que têm filhos só para receberem dinheiro. Isso é um erro tremendo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                    Penalizada porquê? Não disse isso.

                                    Os subsídios de natalidade para mim são um puro disparate. Os incentivos são melhores escolas, melhores creches, melhor saúde, e não dinheiro. Isso é um erro que muitos países estão a pagar caro, há pessoas (principalmente imigrantes) que têm filhos só para receberem dinheiro. Isso é um erro tremendo.
                                    Não são só os imigrantes que fazem isso, também há muitos portugueses (de classes baixas) que o fazem.

                                    Comentário


                                      Não existe solução para este problema. Pode-se optar por isto ou aquilo mas as pessoas, o meio envolvente e tudo o resto já não é o que era. Nem quero pensar como será daqui a 50-60 anos a este ritmo.

                                      Duma coisa estou certo: reformas au revoir...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post

                                        Duma coisa estou certo: reformas au revoir...
                                        Um sistema que depende exclusivamente de crescimento demográfico e económico infinitos estará sempre condenado a falhar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                          Um sistema que depende exclusivamente de crescimento demográfico e económico infinitos estará sempre condenado a falhar.
                                          Há outras formas de mudar o sistemas, tornando-o mais sustentável no imediato sem ter de depender do aumento da natalidade:




                                          8% dos pensionistas recebem 36% do gasto total com reformas. Isto não é de forma alguma sustentável.
                                          Ficheiros anexados

                                          Comentário


                                            O decréscimo demográfico não é um problema, guardem lá essa bandeira, aqueles que a defendem, já expliquei atrás que é algo que afecta todas as economias do 1º mundo e porquê.
                                            As barreiras que afectam quem quer ter filhos, passam pelo enfoque que o país tem, o país esteve e está mais preocupado em dar reformas e subsídios, do que em privilegiar os novos ou recém nascidos. O país preocupa-se mais com quem teve 40 anos para criar património, do que com quem está a entrar no mercado de trabalho e está em idade fértil. É natural que assim quem queira ser pai/mãe tenha problemas em poder oferecer o melhor (melhor não significa ferraris, mesadas e tretas, mas sim saúde e educação) aos seus filhos. Afinal queremos uma rede de creches e pré-escolar boa ou queremos lares para todos? É que não dá para ter ambas as coisas na mesma proporção! Temos que ter a coragem de fazer opções e optar se vamos dar maior enfoque na natalidade ou na geriatria. O equilíbrio entre os 2 será o ideal, para isso é preciso alterar várias coisas e são coisas que mexem com o lado egoísta dos que delas usufruem e eu não vejo ninguém preparado para se sujeitar a alterações profundas e tão necessárias.

                                            Vi que há por aqui alguma gente que não faz ideia da realidade ou do que envolve a natalidade mandando uns bitaites. Para se ter filhos há 3 opções: acasalar, adoptar ou fertilização in vitro. Sendo que a parte dominante é o acasalamento, isso significa que há duas pessoas em concordância (pelo menos na maioria dos casos) e têm o desejo de procriar. O problema que podemos vir a enfrentar no futuro de forma mais generalizada, é que este interesse pode vir a desaparecer. Actualmente as pessoas têm menos filhos pois têm pouco tempo livre, quanto menos tempo livre tiverem, menos interesse terão em procriar, isto vai levar os solteiros vejam as suas vidas limitadas neste aspecto ou seja, não têm tempo para encontrar um/a parceiro/a. Não havendo tempo para isso ocorre um afastamento e dessensibilização social passamos a ter os dois extremos: sexo por sexo mas sem conseguir criar laços ou o crescimento de pessoas com dificuldades sociais, que nem sexo nem intimidade têm. Ora o que são dificuldades sociais? Em Portugal como se sabe tudo que seja do foro mental vai sendo mais ou menos ignorado e a área dos relacionamentos amorosos é algo omisso, não se fala nos media, nem na sociedade em geral. Vocês não sabem a quantidade de pessoas que actualmente sofre de ansiedade social ou mesmo depressão porque se sentem mal em socializar, sentem-se mal porque não sabem como o fazer sem ter sintomas físicos ou sentem-se mal porque não têm a capacidade de se aproximar ou criar laços com o sexo oposto. Acreditem, existem cada vez mais pessoas a ir a psicólogos porque estão sós, têm imensas dificuldades em conhecer pessoas ("ah e tal vão para night e já está" aguardo o típico bitaite...) é preciso uma estratégia e deixar a negação social de lado, bem como deixar de ignorar as dificuldades destas pessoas. É engraçado constatar que se uma pessoa tem uma doença, rapidamente alguém sente compaixão e indica um médico, já quando a pessoa tem uma dificuldade social, quase que é repudiada por o afirmar em termos sociais, afirmar sentir-se incapaz de encontrar um/a parceiro/a. E sim eu conheço vários solteiros, homens que nunca beijaram um mulher e já têm >30 anos.
                                            Lembro o caso do Japão, são de longe o país que está com o maior deficit demográfico, até já começam a surgir documentários sobre o assunto, o grande desinteresse pelos jovens em relacionarem-se com o sexo oposto ou mesmo pela sexualidade (obviamente também não querem gerar filhos de nenhuma outra maneira). Devemos aprender a ler estes sinais e começar a prevenir este problema, estamos a dar os passos no mesmo sentido, está na altura de aprendermos com os erros alheios.
                                            Editado pela última vez por neapo; 14 July 2015, 20:05.

                                            Comentário


                                              Bom post neapo !

                                              Isso da socialização de facto é um tema muito interessante. É que há muita gente cheia de amigos e likes no facebook, e que sai a bares constantemente com " amigos " e supostamente são muito sociáveis e etc....mas na prática, estão absolutamente sós, mas ainda não perceberam isso.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Essa é outra coisa que me faz muita confusão...é preciso mesmo 8 meses de licença ? Ok, eu sei que nos países nordicos vai até 3 anos......mas isso devia influenciar positivamente em quê ?
                                                Pergunto isto porque muita gente não me sabe responder.

                                                e não te faz confusão uma mãe ter de entregar o seu bebé de 4 ou 5 meses a estranhos, o dia todo, porque ela tem de voltar ao trabalho?

                                                Para quê ter filhos se não se pode estar com eles quando mais precisam, nos primeiros anos de vida? Bébés / crianças que só passam 2 ou 3 horas por dia com os pais, passando o resto do dia enfidos em creches. Isso sim é uma crueldade da sociedade.

                                                Nos países onde os pais têm direito a licença de parentalidade mais compridas, é onde as pessoas têm com mais frequência 2 ou 3 filhos

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lilalila Ver Post
                                                  e não te faz confusão uma mãe ter de entregar o seu bebé de 4 ou 5 meses a estranhos, o dia todo, porque ela tem de voltar ao trabalho?

                                                  Para quê ter filhos se não se pode estar com eles quando mais precisam, nos primeiros anos de vida? Bébés / crianças que só passam 2 ou 3 horas por dia com os pais, passando o resto do dia enfidos em creches. Isso sim é uma crueldade da sociedade.

                                                  Nos países onde os pais têm direito a licença de parentalidade mais compridas, é onde as pessoas têm com mais frequência 2 ou 3 filhos
                                                  Eu não ponho em causa o que vocês dizem.

                                                  Só me questiono : é mesmo uma " crueldade " ? faz mesmo mal psicologicamente aos miudos irem cedo para a creche ? É que muitos de nós foram para a creche bem cedo e supostamente não nos fez mal...será?

                                                  Está provado que é prejudicial? Pergunto porque até pode haver vários estudos que se contradizem ou não mas parece-me que hoje em dia se exagera tanto com os cuidados dos miudos......não sei é se este assunto é exemplo disso ou não.

                                                  E quanto ao irem só aos 3 anos, já é aceitável? Foi o que aconteceu comigo quando era miudo, se foi correcto ou não..

                                                  Comentário


                                                    Não faz mal algum as crianças irem cedo para a creche, podem ir a partir dos 2 anos. O que se passa é o seguinte, se as crianças até ao pré-escolar ou mesmo até aos 6 anos, tiverem pais ou familiares que os estimulem com actividades, que lhes estimulem a fala e puxem por eles, bem como tenham a oportunidade de socializar com algumas crianças da mesma idade, não enfrentarão qualquer tipo de obstáculo. No caso dos pais não terem tempo ou capacidade de resposta para isto, é natural que as crianças acabem na creche pois é aí que vão ser obrigadas a comunicar verbalmente e acabam por desenvolver a fala mais rapidamente, pois como são muitos e não podem ter todos atenção ao mesmo tempo deixam a preguiça da fala.
                                                    Para além da fala é preciso ter em conta a timidez, enquanto a fala mesmo que esteja atrasada, a criança quando chega ao infantário acaba por nivelar com os outros, já o grau de timidez não funciona da mesma maneira. A timidez é algo que requer um conjunto de estímulos específicos que escapa várias vezes aos educadores dos infantários e é preciso que os pais percebam se essa timidez é só vergonha ou se é algo mais forte. "Ai mas não há mal nenhum em ser-se tímido" - depende do grau, elevada timidez vai criar problemas sociais ao individuo, não só estará mais isolado socialmente, como desenvolve menos essa área, terá problemas de comunicação como também se torna mais facilmente uma vitima de terceiros.
                                                    Ter um filho requer conhecimento e alguma estratégia, não é só empurra-lo para os avós ou para a escola, é preciso puxar por ele e estar atento a sinais.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Eu não ponho em causa o que vocês dizem.

                                                      Só me questiono : é mesmo uma " crueldade " ? faz mesmo mal psicologicamente aos miudos irem cedo para a creche ? É que muitos de nós foram para a creche bem cedo e supostamente não nos fez mal...será?

                                                      Está provado que é prejudicial? Pergunto porque até pode haver vários estudos que se contradizem ou não mas parece-me que hoje em dia se exagera tanto com os cuidados dos miudos......não sei é se este assunto é exemplo disso ou não.

                                                      E quanto ao irem só aos 3 anos, já é aceitável? Foi o que aconteceu comigo quando era miudo, se foi correcto ou não..


                                                      Ah já percebi. Eu sou 100 % a favor da creche versus ficar com os avós ou ama.

                                                      MAS não para um bebé que ainda mama, que temos de "habituar" à pressa às sopas e papas só porque a sociedade quer assim (licença de maternidade 4 / 5 meses), um bebé que vai começar a fazer gracinhas, a gatinhar etc e os pais não vão ver.....para quê ter filhos se não podemos estar com eles nessa idade em que dependem tanto da mãe, é o que eu acho mal na maneira como isto está organizado. Um ano seria mais justo.

                                                      Comentário


                                                        O minimo tempo que deveria ser legislado para que a mãe (pelo menos) ficasse com o filho, seria de 6 meses, que é o minimo tempo de amamentação recomendado pela OCDE.
                                                        Cá, às vezes nem os 4 meses as mães conseguem atingir. A este nível devemos ser um dos países mais atrasados da Europa.

                                                        Comentário


                                                          Nalguns casos, a mãe nem folgas durante o fim de semana tem.
                                                          A criança por regra da creche\infantário tem de ir na mesma quando a folga é semanal.

                                                          No nosso tempo, sim íamos para a creche cedo, a maioria de nós tínhamos os nossos pais ao fim de semana e a partir das 18h. Agora já há creches a funcionarem até às 23h.

                                                          Claro que existem actividades laborais em que isto sempre aconteceu mas com o Tio Belmiro a dar forcinha para os estabelecimentos funcionarem 24h/7 mais uma grande parte da força trabalhadora se sente menos compelida a ter filhos.

                                                          Eu até tenho, por enquanto, um horário estabelecido que me permite acompanhar a minha filha, mas se fosse médico (no privado ) não sei se teria filhos pois não gosto da ideia de vir a ter uma criança que tem um desconhecido em casa.
                                                          Editado pela última vez por b4u; 15 July 2015, 10:24.

                                                          Comentário


                                                            Enquanto isso, o estado continua a barrar a PMA a mulheres solteiras...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X