Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O processo de recrutamento - Experiências/Conselhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Tu é que deves saber conduzir o dialogo para fora desse tema. A melhor forma é dizer a verdade sem rodeios e de forma assertiva.
    Exemplo: Eu despedi-me porque discordava das metodologias de gestão e estratégias a longo prazo da empresa. O facto de manifestar a minha discordância fez com que o ambiente laboral ficasse tenso eu quisesse sair. E acabou aqui. Ponto. Não precisas de fazer uma dissertação sobre o tema. Qualquer pessoa experiente percebe o que isso significa.
    Não é bom nem é mau, é apenas um característica tua.

    Há pessoas que trabalham 35 anos no mesmo local cumprindo à risca as directivas da gestão. Outras não.
    O mundo laboral é mesmo assim e tenho a certeza que as empresas "inteligentes" evoluem muito mais com os que vêm de fora como tu do que com os outros.

    Mas tb sei que muitos contratadores preferem pessoas mais "estáveis" e submissas. Há sempre um risco.
    Se a pessoa responder de uma forma assertiva pelo menos fica-se logo a saber que daquele lado não temos um "manso".
    Eu prefiro uma pessoa assertiva até porque sou igual. Obviamente que há quem não goste mas quem não gosta de uma pessoa assertiva o mais certo é ao fim de algum tempo dar asneira entre a pessoa assertiva e o chefe não assertivo.
    Um conselho: preparem-se para as entrevistas!
    Façam o papel de advogado do diabo em relação ao vosso CV. Preparem-se para os pontos fracos do CV.
    Mostrem se interessados na função. Perguntem coisas no final da entrevista. Mostra interesse.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por FoxMulderX Ver Post
      Já recusei pessoas porque não tinha empatia. Muitas foram contratadas pela empresa para outras equipas e vejo-as quase todos os dias.
      Também já contratei pessoas que outras equipas não quiseram. No fundo, e em ultimo caso, vai mesmo por empatia. Ninguém quer contratar alguém com quem não sente empatia..
      Que tipo de empatia, a pessoa pode ser mal humorada e ser trabalhadora, em Outubro de ano passado mandaram-me embora, talvez porque simplesmente não gostavam das minha ideias para melhorar o trabalho(Voltaram a chamar em Janeiro tambem por TT) entretanto fazia mais que muitos que estavam ligados á empresa directamente(estava por trabalho temporário)

      Já para não mencionar que ás vezes dizia umas verdades, do tipo lambe-botas, graxa, amigo do chefe, esses ai ficaram e ainda continuam, entretanto os que simplesmente davam o litro vêm embora.

      Conclusão, podia não ter a atitude mais correta, mas a base(que era trabalhar estava lá)

      Comentário


        #33
        Tenho uma experiência de 26 anos em selecção, recrutamento e integração de equipas, e o que te posso dizer, é que há muitos anos deixei de ter um guião standard para conduzir uma entrevista, seja ela de conhecimento, ou de selecção.

        Substitui-o há muitos anos por objectivos bem definidos e desenhados há volta de um perfil profissional, e de um pré-requisito das competencias da função e das suas responsbilidades.

        Se o candidato couber dentro desse "desenho" tem 95% da admissão garantida. Os restantes 5% são como diz o FoxMulderX resultado da empatia nas duas ou três entrevistas realizadas antes.

        Comentário


          #34
          Há um critério que é chave na minha seleção de pessoas, é o chamado factor "voo cancelado", se estivesse numa viagem de negócios com esta pessoa e o voo fosse cancelado, seria agradável passar várias horas da minha vida a interagir com esta pessoa (jantar, beber um copo, conversar de assuntos extra trabalho), se a resposta não for um rotundo SIM então não contrato a pessoa.

          Se não houver empatia uma equipa não funciona, tão simples quando isso.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
            Há um critério que é chave na minha seleção de pessoas, é o chamado factor "voo cancelado", se estivesse numa viagem de negócios com esta pessoa e o voo fosse cancelado, seria agradável passar várias horas da minha vida a interagir com esta pessoa (jantar, beber um copo, conversar de assuntos extra trabalho), se a resposta não for um rotundo SIM então não contrato a pessoa.

            Se não houver empatia uma equipa não funciona, tão simples quando isso.
            Uma gaja boa,portanto.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

              Se não houver empatia uma equipa não funciona, tão simples quando isso.
              Só tens a certeza disso depois de acontecer o primeiro conflito. É a forma com o colaborador se comporta durante e depois do conflito que faz a diferença toda.
              Tu até podes ter empatia mas se a coisa azedar e o colaborador te mdar para o crl ou for fdp ctg depois do evento: lixaste o processo de recrutamento.

              Empatia sim mas tens de contratar uma pessoa equilibrada e profissional.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Só tens a certeza disso depois de acontecer o primeiro conflito. É a forma com o colaborador se comporta durante e depois do conflito que faz a diferença toda.
                Tu até podes ter empatia mas se a coisa azedar e o colaborador te mdar para o crl ou for fdp ctg depois do evento: lixaste o processo de recrutamento.

                Empatia sim mas tens de contratar uma pessoa equilibrada e profissional.
                Sim é tudo verdade, e por isso disse acima que não há entrevistas nem entrevistadores perfeitos, nunca se sabe o que está dentro do melão até vir uma verdadeira situação de crise.

                Ainda assim mantenho que a empatia tem de existir inicialmente. Se eu vou trabalhar todos os dias com esta pessoa eu preciso de me sentir bem com ela ao lado.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Há um critério que é chave na minha seleção de pessoas, é o chamado factor "voo cancelado", se estivesse numa viagem de negócios com esta pessoa e o voo fosse cancelado, seria agradável passar várias horas da minha vida a interagir com esta pessoa (jantar, beber um copo, conversar de assuntos extra trabalho), se a resposta não for um rotundo SIM então não contrato a pessoa.

                  Se não houver empatia uma equipa não funciona, tão simples quando isso.


                  Fiquei curioso com este teu exemplo. O que é que o SIM te revela, e a partir de que pressupostos?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                    Fiquei curioso com este teu exemplo. O que é que o SIM te revela, e a partir de que pressupostos?

                    É a tal empatia, é possível conversar com esta pessoa? Revela inteligência, cultura geral, paixão pela vida (nem é preciso gostar das mesma coisas que eu, mas é preciso que goste apaixonadamente de qualquer coisa e que fale sobre isso com brilho nos olhos). É isso que eu procuro. E nas minhas entrevistas dou sempre espaço para as pessoas se perderem a falar de alguma coisa que verdadeiramente gostam.

                    Pode ser o melhor programador, o melhor vendedor, o melhor project manager do mundo, mas se não houver empatia, eu não quero na minha equipa, temos de gostar de passar tempo juntos, temos de ser capazes de conversar positivamente, seja sobre comida, viagens ou trabalho, faz sentido?

                    Não há uma fórmula mágica, infelizmente...
                    Editado pela última vez por Rasec; 04 May 2015, 19:03.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      É a tal empatia, é possível conversar com esta pessoa? Revela inteligência, cultura geral, paixão pela vida (nem é preciso gostar das mesma coisas que eu, mas é preciso que goste apaixonadamente de qualquer coisa e que fale sobre isso com brilho nos olhos). É isso que eu procuro. E nas minhas entrevistas dou sempre espaço para as pessoas se perderem a falar de alguma coisa que verdadeiramente gostam.

                      Pode ser o melhor programador, o melhor vendedor, o melhor project manager do mundo, mas se não houver empatia, eu não quero na minha equipa, temos de gostar de passar tempo juntos, temos de ser capazes de conversar positivamente, seja sobre comida, viagens ou trabalho, faz sentido?

                      Não há uma fórmula mágica, infelizmente...
                      Agora faz! porque percebi o job description.
                      thanks.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        É a tal empatia, é possível conversar com esta pessoa? Revela inteligência, cultura geral, paixão pela vida (nem é preciso gostar das mesma coisas que eu, mas é preciso que goste apaixonadamente de qualquer coisa e que fale sobre isso com brilho nos olhos). É isso que eu procuro. E nas minhas entrevistas dou sempre espaço para as pessoas se perderem a falar de alguma coisa que verdadeiramente gostam.

                        Pode ser o melhor programador, o melhor vendedor, o melhor project manager do mundo, mas se não houver empatia, eu não quero na minha equipa, temos de gostar de passar tempo juntos, temos de ser capazes de conversar positivamente, seja sobre comida, viagens ou trabalho, faz sentido?

                        Não há uma fórmula mágica, infelizmente...
                        Eu percebo o que queres dizer. Eu tento que as pessoas fiquem à vontade nas entrevistas.
                        Serve para duas coisas:
                        - Primeiro acham que está a correr bem e soltam-se muito mais. A verdadeira personalidade vem ao de cima. Claro que posso ser sempre enganado. Há gente que consegue fingir uma vida inteira.
                        - Segundo, serve para saber de que é que gostam. Que paixões têm. Seja os filhos, motos, futebol, culinária, viajar, desenhar, escrever, seja o que for. Mas terem pelo menos uma paixão demonstra alguma personalidade e que não se anda aqui por ver andar os outros. Prefiro personalidade que ausência de personalidade como prefiro uma má decisão que uma indecisão.

                        E depois há daquelas coisas: há que balançar as personalidades numa equipa. Não se podem ter 10 alfas numa equipa de 10. Sejam homens ou mulheres.
                        Obviamente, um profissional das entrevistas dá as respostas todas certinhas e em 90% dos casos engana-nos. Mas só podemos esperar não apanhar desses ou não apanhar mentirosos patológicos.
                        Em caso de duvida confiar nos instintos.

                        O teste do Rasec é muito aplicável. A trabalhar em open space em que não tem de se estar em silencio e toda a gente fala de tudo, se tiverem um "coninhas" ou um muito susceptível, ou um queixinhas, não vai correr bem. Assim como se tiverem 100% de mulheres ou homens vai descambar. De certeza!
                        Editado pela última vez por FoxMulderX; 04 May 2015, 20:33.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                          Podes desenvolver?
                          Referes-te a pessoas que se candidataram contigo?
                          Só agora vi o post, refiro-me mesmo a "recrutadores". Sem alongar muito, independentemente do "jeito" para recrutar, respeitar o candidato e ser correto com ele (não o iludir, não o enganar) devia ser prática comum em todo o lado.

                          É isso o que muitas vezes faz a diferença quando as condições do mercado são mais ou menos equivalentes.

                          Comentário


                            #43
                            vou colocar aqui um post de outro fórum para vocês verem a tristeza que é o nosso país

                            Ainda hoje tive uma entrevista em que me disseram que o horário de trabalho era "normal", das 9 às 20h-21h. A mim não me pareceu nada "normal". É triste.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                              vou colocar aqui um post de outro fórum para vocês verem a tristeza que é o nosso país
                              Ainda há alguém que possa ter um horário fixo, eu nem isso, só sei o horário e se vou trabalhar no dia a seguir na vespera ás 18h.


                              Vida pessoal é para esquecer, Hoje é das 14-23, mas amanha pode ser 9-18, 10-19, é chegar a casa tomar banho, dormir e sair para trabalhar.

                              Comentário


                                #45
                                Já que aqui se fala de recrutamento...

                                Alguém tem experiência em "Saville Consulting Tests"? Sei que há algumas coisas na net, mas caso alguém já tenha feito poderia partilhar. Nível de dificuldade, tipo de questões...

                                Agradecido.

                                Comentário


                                  #46
                                  Like do tópico todo. O que detesto em entrevista são as triagens iniciais de RH onde parece que estão a recitar tudo de cor (e estão...)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Já tive entrevistas que me correram muito bem e outras nem por isso.

                                    A que me correu pior foi mesmo na Nestlé na Suíça, para uma posição "boa" de início de carreira. A entrevista foi muito exigente e não estava nos meus dias....

                                    ... Mas a partir dessa todas me correram muito bem.

                                    O meu método: boa disposição, entusiasmo e honestidade.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X