Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Temos Gás Natural e ninguém diz nada...!?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    E de enorme relevância económica, sendo certo que enquanto nós, "pequeninos" (estruturalmente), andamos a discutir a validade dos temas e, estupidamente, a "apedrejar" quem os traz à discussão, nos EUA, como já foi acima referido, e bem, avançaram para a exploração! Nós não... Nós somos muitos mais espertos e orgulhosos da nossa mentalidade típica da idade média...
    Se outros países quiserem fazer experiências é deixá-los mas o fracking induz pressões desnecessárias na crosta terrestre e tem evidentes consequências geológicas e de poluição dos solos e lençóis freáticos.

    Num Mestrado multi-disciplinar que frequentei um dos professores era da área da Geotecnia e completamente contra o fracking.
    Mais, contou-nos um caso passado na Suíça há uns largos anos em que estavam a usar um processo semelhante ao fracking mas numa zona com águas "termais" em que o intuito era injectar água fria num furo e ir buscar água quente noutro mais à frente para aproveitamento nos sistemas centralizados de água quente.
    A autarquia mandou parar tudo quando começaram os tremores de terra e estudaram os riscos de subsidência.

    Acho que devemos ter a nossa independência energética mas não a qualquer custo - é necessária uma solução sustentável.
    Um dia destes a pressão que pomos no planeta vai voltar de uma forma catastrófica para nos morder o traseiro...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
      Se outros países quiserem fazer experiências é deixá-los mas o fracking induz pressões desnecessárias na crosta terrestre e tem evidentes consequências geológicas e de poluição dos solos e lençóis freáticos.

      Num Mestrado multi-disciplinar que frequentei um dos professores era da área da Geotecnia e completamente contra o fracking.
      Mais, contou-nos um caso passado na Suíça há uns largos anos em que estavam a usar um processo semelhante ao fracking mas numa zona com águas "termais" em que o intuito era injectar água fria num furo e ir buscar água quente noutro mais à frente para aproveitamento nos sistemas centralizados de água quente.
      A autarquia mandou parar tudo quando começaram os tremores de terra e estudaram os riscos de subsidência.

      Acho que devemos ter a nossa independência energética mas não a qualquer custo - é necessária uma solução sustentável.
      Um dia destes a pressão que pomos no planeta vai voltar de uma forma catastrófica para nos morder o traseiro...
      E eis que surge, mesmo na discordância, uma posição plena de informação, elevação e conhecimento, que agradeço!

      No meu desconhecimento desta matéria, mas porque sou um curioso em várias áreas e por ter sido recordado por dois amigos sobre esta questão, achei útil relançar o tema, para discussão e enriquecimento com novidades! Obrigado.

      Porém, e mais uma vez na minha postura de desconhecedor, não me parece coerente abandonar definitivamente, para já, a possibilidade de exploração deste recurso, pois se o "fracking" pode causar rupturas de profundidade inesperadas e imprevisíveis (contaminação freática, perturbação sísmica, etc...), hoje, amanhã tal técnica, ou outra, podem ser viáveis dependendo da capacidade de "ver", caso a caso, zona a zona, que técnica é possível aplicar e como fazê-lo!

      O recurso energético existe e um dia estará disponível por cá!

      Comentário


        #33
        Ainda bem que há cobaias....é deixá-los experimentar mais um bocado

        http://en.wikipedia.org/wiki/Environ..._United_States

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
          Se outros países quiserem fazer experiências é deixá-los mas o fracking induz pressões desnecessárias na crosta terrestre e tem evidentes consequências geológicas e de poluição dos solos e lençóis freáticos.

          Num Mestrado multi-disciplinar que frequentei um dos professores era da área da Geotecnia e completamente contra o fracking.
          Mais, contou-nos um caso passado na Suíça há uns largos anos em que estavam a usar um processo semelhante ao fracking mas numa zona com águas "termais" em que o intuito era injectar água fria num furo e ir buscar água quente noutro mais à frente para aproveitamento nos sistemas centralizados de água quente.
          A autarquia mandou parar tudo quando começaram os tremores de terra e estudaram os riscos de subsidência.

          Acho que devemos ter a nossa independência energética mas não a qualquer custo - é necessária uma solução sustentável.
          Um dia destes a pressão que pomos no planeta vai voltar de uma forma catastrófica para nos morder o traseiro...
          Se o EUA o fazem... Um país muito à frente de Portugal quase em tudo? Será assim tão terrível?.....

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Two Ver Post
            Estou indignado com este governo centralista que só creou gás natural em Lisboa e arredores, aqui para o Porto nada...
            Agora que se comemoram os 600 anos das Tripas à Moda do Porto, o gás natural aí é mais que potencial...

            Comentário


              #36
              É um tema pertinente. Apesar de estar actualmente ligado a essa área, não tenho capacidade para dizer se vale ou não a pena investir nisso em Pt. Diria que o aspecto financeiro é secundário qd os nossos credores são participados por países ou empresas produtores de energia.
              É mais uma questão política e tb de aventais.

              Comentário


                #37
                O Shale gás e Shale Oil estão indiscutivelmente associados à queda do preço de petróleo a nível mundial. Se não fosse isso neste momento o preço da gasolina já deveria ir acima dos 2eur/l..... + preço do gás em alta....

                Quero ver se no dia é que forem colocar combustível à bomba e a gasolina estiver a 3 eur/litro se vão ser tão ambientalistas.??...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  E de enorme relevância económica, sendo certo que enquanto nós, "pequeninos" (estruturalmente), andamos a discutir a validade dos temas e, estupidamente, a "apedrejar" quem os traz à discussão, nos EUA, como já foi acima referido, e bem, avançaram para a exploração! Nós não... Nós somos muitos mais espertos e orgulhosos da nossa mentalidade típica da idade média...
                  Não é por termos shale gas que vamos por si só começar a explorá-lo. O primeiro passo é saber se é rentável.

                  Comentário


                    #39
                    Foi um tema que me despertou bastante interesse há alguns anos ainda antes de se falar da existência em Portugal e até me parecia uma boa ideia, até que encontrei este Documentário e fiquei completamente horrorizado.

                    Ideias que parecem boas na teoria muitas vezes na prática são desastrosas.

                    Trailer:

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Acidonitrix Ver Post
                      O Shale gás e Shale Oil estão indiscutivelmente associados à queda do preço de petróleo a nível mundial. Se não fosse isso neste momento o preço da gasolina já deveria ir acima dos 2eur/l..... + preço do gás em alta....

                      Quero ver se no dia é que forem colocar combustível à bomba e a gasolina estiver a 3 eur/litro se vão ser tão ambientalistas.??...
                      Preocupo-me com isso quando Portugal (um dos países com mais "horas de sol" por dia da Europa) tiver o mesmo nível de investimento na solar que os países do Norte da Europa...até lá deixem estar o subsolo quieto, que o gás não desaparece.

                      Em relação a Lisboa, força....se por algum acaso há de facto implicações sísmicas cá estaremos para ver o choradinho na TV

                      Comentário


                        #41
                        Documentário completo:



                        Espero que este tipo de extracção de Gás natura nunca seja usado em Portugal.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Enquanto a Europa anda a discutir o impacto do fracturamento hidráulico, o EUA avançaram em força ao ponto de alterar a dinâmica macro económica do mercado do gás.
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Não é por termos shale gas que vamos por si só começar a explorá-lo. O primeiro passo é saber se é rentável.
                          ...

                          OK, já percebi!...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Acidonitrix Ver Post
                            Se o EUA o fazem... Um país muito à frente de Portugal quase em tudo? Será assim tão terrível?.....
                            Neste tipo de questões os EUA têm o habito de fazer primeiro e perguntar depois...

                            Basta ver o imperialismo com que têm lidado com diversos países produtores de Petróleo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Neste tipo de questões os EUA têm o habito de fazer primeiro e perguntar depois...

                              Basta ver o imperialismo com que têm lidado com diversos países produtores de Petróleo.
                              Acho que é uma visão preconceituosa(em relação à 1ª frase)... é a minha opinião.

                              Em relação à 2ª frase... acho que seria tema pra outro tópico.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por dahon Ver Post
                                Documentário completo:



                                Espero que este tipo de extracção de Gás natura nunca seja usado em Portugal.
                                Água, a maior commodity do século XXI.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Acidonitrix Ver Post
                                  Acho que é uma visão preconceituosa(em relação à 1ª frase)... é a minha opinião.

                                  Em relação à 2ª frase... acho que seria tema pra outro tópico.
                                  Eu não estava a ser "literal" no que disse. No entanto, a minha experiência pessoal diz-me que eles têm uma abordagem diferente às questões. São muito pragmáticos no que toca a prioridades...

                                  Sobre a segunda frase, sim, daria um outro tópico. Mas não me estava a referir às guerras atenção. Estava a referir-me ao apoio que dão a regimes pro-americanos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    ...

                                    OK, já percebi!...
                                    Qual a confusão?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pelos visto há uma partII do doc.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X