Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto gastam em aquecimento central nos meses mais frios?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
    Pessoal, na nossa casa gastamos um bocadito de factura de electricidade...porque a mnha mulher quis châo aquecido com madeiras XPTO e mais não sei quê,para as crianças andarem descalças a brincar dentro de casa á vontade e com todos os aparelhos e máquinas que só ela sabe para o que é, gastamos um pouco mais de 800 euros/mês...e ainda falta a piscina e os motores que funcionam todo o ano durante alguns periodos diários, mais a réga automática, mais a garagem para os carros de coleçâo que tem de ter temperatura amena, desumidificador, apesar das janelas serem de caixilharia technal, mas que não entra nem frio nem humidade, mas o sensor assim o determina automaticamente...mais as luzes de presença que se acendem de acordo com a orientação solar, etc, etc...enfim, nâo sei ao certo na totalidade, mas agora com este tópico, vou talvez pensar quanto é que é descontado no banco...mas provavelmenta deixo isso para a minha mulher, se ela lhe apetecer pensar no assunto...

    No meio de tanta coisa, chamou-me a atenção o seguinte: chão aquecido com pavimento de madeira. É a coisa mais errada que se pode ter. Piso radiante com madeira é para estar a deitar dinheiro fora.

    A madeira é um isolante ótimo. Demora por isso muito tempo a aquecer e depois arrefe num instante.


    Piso radiante tem que ter chão em mosaico.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
      No meio de tanta coisa, chamou-me a atenção o seguinte: chão aquecido com pavimento de madeira. É a coisa mais errada que se pode ter. Piso radiante com madeira é para estar a deitar dinheiro fora.

      A madeira é um isolante ótimo. Demora por isso muito tempo a aquecer e depois arrefe num instante.


      Piso radiante tem que ter chão em mosaico.
      Aproveito este post e o tópico para perguntar se alguém tem experiência com piso radiante elétrico? Custos, manutenção?

      Estou a remodelar a casa, e estou indeciso entre soalho em toda a casa (para os miúdos poderem andar descalços) ou cerâmico c/ piso radiante-

      Agradeço as v/ opiniões.

      Abr

      Comentário


        #63
        Soalho.

        Piso radiante electrico é um erro que se paga bem caro.

        Comentário


          #64
          Mosaico? Não, piso de madeira flutuante e aquecido...a minha mulher é que quis assim...acho que é flutuante...o que sei é que a madeira é aquecida e é quentinha...e as crianças gostam...é como os cobertores eléctricos que usamos...

          Comentário


            #65
            Aproveito este tópico para perguntar seguinte: estou em vias de mudar para uma casa que tem lareira mas não a quero usar por várias razões. Pensei em instalar um recuperador de calor mas não percebo muito disso. Quanto poderá custar? Instalo a lenha ou pellets? Obrigado

            Comentário


              #66
              Boas!
              orçamento de 1780€ para instalar ar condicionado da marca daikin, para uma area de 30m e outra de 18m, acham bom preço?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                Boas!
                orçamento de 1780€ para instalar ar condicionado da marca daikin, para uma area de 30m e outra de 18m, acham bom preço?
                A instalação contempla uma máquina exterior e duas interiores? Ou duas máquinas exteriores individuais com duas interiores?

                Em qualquer dos casos, o preço está bom para o tipo de máquina (muito boa assim como a mitsubishi) e possíveis forma de instalação.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                  Aproveito este tópico para perguntar seguinte: estou em vias de mudar para uma casa que tem lareira mas não a quero usar por várias razões. Pensei em instalar um recuperador de calor mas não percebo muito disso. Quanto poderá custar? Instalo a lenha ou pellets? Obrigado

                  Tens espaço para arrumar lenha? Consegues comprar lenha facilmente? É num apartamento?

                  Se tens dificuldade com as questões acima referido, comprava o recuperador de calor a pellets. São mais fáceis de arrumar, não cria tantas cinzas, é programável e mais barato o consumo. O equipamento deve ser mais caro.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                    A instalação contempla uma máquina exterior e duas interiores? Ou duas máquinas exteriores individuais com duas interiores?

                    Em qualquer dos casos, o preço está bom para o tipo de máquina (muito boa assim como a mitsubishi) e possíveis forma de instalação.
                    1 unidade de climatização exterior marca Daikin modelo 2 MXS40F
                    1 unidade de climatização interior Daikin modelo FTXS35K para sala
                    1 unidades de climatização interior Daikin modelo FTXS25K para quarto
                    montagem das unidades propostas


                    Eu já tenho pré-instalação...

                    Comentário


                      #70
                      Aconselham algum tipo de marca branca no ar condicionado?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Tens espaço para arrumar lenha? Consegues comprar lenha facilmente? É num apartamento?

                        Se tens dificuldade com as questões acima referido, comprava o recuperador de calor a pellets. São mais fáceis de arrumar, não cria tantas cinzas, é programável e mais barato o consumo. O equipamento deve ser mais caro.
                        Isto não é verdade:

                        1 tonelada de pellets: 180€
                        1 tonelada de lenha: 70€

                        Apesar de que a lenha é consumida 50% mais rápidamente que os pellets, em termos de preço a lenha é muito mais barata.

                        Apesar disso, os pellets compensam largamente por questões de praticabilidade.

                        Em termos de preços de consumo (do mais barato para o mais caro):

                        1. Lenha
                        2. Pellets/eletricidade (bomba de calor de baixa temperatura para piso radiante hidráulico)
                        3. Ar condicionado
                        4. Gás


                        Em termos de preço dos equipamentos (do mais barato para o mais caro):

                        1. Caldeira / esquentador a gás
                        2. Ar condicionado
                        3. Recuperador / caldeira a lenha
                        4. Caldeira / Recuperador / Salamandra a pellets
                        5. Eletricidade (bomba de calor de baixa temperatura para piso radiante hidráulico)


                        Em termos de praticabilidade / facilidade de uso (do mais prático para o menos prático):

                        1. Caldeira / esquentador a gás / Eletricidade (bomba de calor de baixa temperatura para piso radiante hidráulico)
                        2. Ar condicionado
                        3. Caldeira / Recuperador / Salamandra a pellets
                        4. Recuperador / caldeira a lenha

                        Comentário


                          #72
                          Nao se olha para o tempo que as coisas demoram a ser consumidas, mas sim ao seu poder calorifico e eficiencia de queima.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                            Isto não é verdade:

                            1 tonelada de pellets: 180€
                            1 tonelada de lenha: 70€

                            Apesar de que a lenha é consumida 50% mais rápidamente que os pellets, em termos de preço a lenha é muito mais barata.

                            Apesar disso, os pellets compensam largamente por questões de praticabilidade.

                            Em termos de preços de consumo (do mais barato para o mais caro):

                            1. Lenha
                            2. Pellets/eletricidade (bomba de calor de baixa temperatura para piso radiante hidráulico)
                            3. Ar condicionado
                            4. Gás


                            Em termos de preço dos equipamentos (do mais barato para o mais caro):

                            1. Caldeira / esquentador a gás
                            2. Ar condicionado
                            3. Recuperador / caldeira a lenha
                            4. Caldeira / Recuperador / Salamandra a pellets
                            5. Eletricidade (bomba de calor de baixa temperatura para piso radiante hidráulico)


                            Em termos de praticabilidade / facilidade de uso (do mais prático para o menos prático):

                            1. Caldeira / esquentador a gás / Eletricidade (bomba de calor de baixa temperatura para piso radiante hidráulico)
                            2. Ar condicionado
                            3. Caldeira / Recuperador / Salamandra a pellets
                            4. Recuperador / caldeira a lenha
                            A minha caldeira a gás natural custou cerca de 2k (é uma caldeira de condensação, mais eficiente), bem acima de outras opções, que indicas serem mais caras.

                            Mas além da análise ao custo dos consumíveis e equipamentos, penso que é importante separar e orientar a escolha no que se pretende.

                            Quero andar a acarretar consumíveis? Escolho lenha ou pellets.
                            Não me quero preocupar com logística de consumíveis? Escolho AC ou gás.
                            Quero mais rapidez de aquecimento? Escolho AC.
                            Quero mais conforto no aquecimento, sem me preocupar com logística de consumíveis? Escolho gás.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                              Aconselham algum tipo de marca branca no ar condicionado?
                              Cá em casa há Frimec.....e estamos satisfeitos.

                              Comentário


                                #75
                                Aqui por casa funciona assim:

                                AC Inverter Sanyo + Panasonic ; Lareira com recuperador de calor.

                                No verão é AC ligado quase sempre desde que haja gente em casa, por vezes 3/4 unidades em simultâneo= 70 euros/mês eletricidade.

                                No Inverno a lareira trabalha todos os dias e AC faz calor 1 h por dia (ex. programado para ligar às 07:00 para quando a casa acordar estar a uma temperatura agradável). = 60 euros/mês eletricidade.

                                A lenha tem um custo de 75/100 euros por ton e por ex. 4 ton duram 3 anos.

                                Isto num apartamento de 150 m2 no Alentejo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Cá em casa tenho o seguinte:

                                  Recuperador com caldeira ligada ao aquecimento central a lenha.

                                  Ar condicionado nos quartos como backup.

                                  No inverno, gasto cerca de 2 cestos (cerca de 25kgs) de lenha por dia quando o tempo está mais frio. Se a minha esposa não está em casa gastamos apenas 1 cesto. São cerca de 750 a 1000kgs por mês. Compro a lenha a cerca de 50€/tonelada (vantagem de viver numa aldeia perto da capital do móvel ). São cerca de 50€ por mês, para uma casa com cerca de 200m² dividia em 2 pisos. A água que sai do recuperador para os radiadores, tento manter por volta dos 60-70º.

                                  O A.C. ligo quando por exemplo saimos o dia todo, chegamos a noite, e enquanto o recuperador aquece, ligamos aquilo durante cerca de uma hora.

                                  Vantagens da lenha, é o preço, ambiente na sala, e boa qualidade do ar. (excepto quando se vai abrir a porta do recuperador e o fumo faz retorno para a sala) Desvantagens, andar a carregar a lenha, limpar a gaveta das cinzas todas as semanas e dar uma limpeza geral pelo menos em cada 15 dias).

                                  No AC, vantagens é a rapidez da climatização, e praticabilidade (programa-se e já está). Como desvantagem, é mesmo o secar muito o ar, o que principalmente o meu filho mais velho e a minha mulher, como sofrem de asma, começam a ficar atacados em pouco tempo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    O AC seca tanto o ar como qualquer outron aqueciemento.

                                    Nao ha qualquer adicao ou subtracao de humidade absoluta.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                      O AC seca tanto o ar como qualquer outron aqueciemento.

                                      Nao ha qualquer adicao ou subtracao de humidade absoluta.

                                      Já deverás ter visto um AC a funcionar certamente. Tanto de verão (função arrefecer) como de inverno (função aquecer), a máquina exterior do AC está a deitar água.

                                      Acontece que está a retirar humidade do interior da habitação.


                                      E um convetor não retira humidade. O ar é somente aquecido. O mesmo se passa com um termoventilador. Isto porque não há combustão de oxigénio. Estes aparelhos não "queimam e secam" o ar para aquecer.

                                      Já uma lareira ou uma salamandra é diferente. Necessitam de oxigénio para funcionar e dai que secam o ar.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Eu n tenho aquecimento central tenho um daqueles aquecedores a gás e gasto uma bilha em média por inverno

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                          Já deverás ter visto um AC a funcionar certamente. Tanto de verão (função arrefecer) como de inverno (função aquecer), a máquina exterior do AC está a deitar água.

                                          Acontece que está a retirar humidade do interior da habitação.


                                          E um convetor não retira humidade. O ar é somente aquecido. O mesmo se passa com um termoventilador. Isto porque não há combustão de oxigénio. Estes aparelhos não "queimam e secam" o ar para aquecer.

                                          Já uma lareira ou uma salamandra é diferente. Necessitam de oxigénio para funcionar e dai que secam o ar.
                                          Acho que não, está a tirar humidade do ar exterior. Não há ligação de "ares" entre o interior e exterior, apenas os fluídos de arrefecimento circulam. Mas posso estar enganado, alguém com certezas que esclareça.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            Já deverás ter visto um AC a funcionar certamente. Tanto de verão (função arrefecer) como de inverno (função aquecer), a máquina exterior do AC está a deitar água.

                                            Acontece que está a retirar humidade do interior da habitação.


                                            E um convetor não retira humidade. O ar é somente aquecido. O mesmo se passa com um termoventilador. Isto porque não há combustão de oxigénio. Estes aparelhos não "queimam e secam" o ar para aquecer.

                                            Já uma lareira ou uma salamandra é diferente. Necessitam de oxigénio para funcionar e dai que secam o ar.
                                            Vou voltar a repetir.

                                            Em aquecimento o AC nao retira humidade do ar interior!!

                                            A unidade exterior pinga dos condensados da propria unidade exterior, nao da interior.

                                            Em arrefecimento sim o ar interior pode sofrer uma reducao da humidade se a temperatura chega ao ponto de orvalho no permutador de calor.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                              Acho que não, está a tirar humidade do ar exterior. Não há ligação de "ares" entre o interior e exterior, apenas os fluídos de arrefecimento circulam. Mas posso estar enganado, alguém com certezas que esclareça.
                                              Tens razão quando dizes que não há ligação de ar entre interior/exterior, mas os aparelhos interiores têm um escoamento chamado de "condensados", que é exactamente a água que é condensada pela máquina interior que é escoada para o exterior através de um tubo de esgoto (normalmente é um tubo pequeno, mas existe).

                                              Comentário


                                                #83
                                                Acham necessário para uma área de 30 m2, um AC de 18000btu?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                  Acham necessário para uma área de 30 m2, um AC de 18000btu?
                                                  Depende muito da exposição solar, mas diria que sim. Até 12k poderia ser suficiente. Eu tenho um de 15k também para 30m2 e é suficiente.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                    Vou voltar a repetir.

                                                    Em aquecimento o AC nao retira humidade do ar interior!!

                                                    A unidade exterior pinga dos condensados da propria unidade exterior, nao da interior.

                                                    Em arrefecimento sim o ar interior pode sofrer uma reducao da humidade se a temperatura chega ao ponto de orvalho no permutador de calor.
                                                    A questão é que a unidade interior também tem tubo de esgoto para condensados. Se no aquecimento são menores ou não, isso não sei. O que sei é que claramente o aquecimento por AC é bem mais desconfortável do que aquecimento a Gás/lenha/aquecimento central.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                      Acham necessário para uma área de 30 m2, um AC de 18000btu?
                                                      Qual o coeficiente de transmissão térmica das paredes que confinam com o exterior e janelas?

                                                      Se estes dados não é possível responder com 100% de certeza.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        A questão é que a unidade interior também tem tubo de esgoto para condensados. Se no aquecimento são menores ou não, isso não sei. O que sei é que claramente o aquecimento por AC é bem mais desconfortável do que aquecimento a Gás/lenha/aquecimento central.
                                                        Qualquer sistema de climatização com circulação de ar forçada acaba por provocar algum desconforto. No fundo, não há uma solução única que seja ideal para todas as circunstâncias.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Depende muito da exposição solar, mas diria que sim. Até 12k poderia ser suficiente. Eu tenho um de 15k também para 30m2 e é suficiente.
                                                          Um Técnico disse que as tubagens que tem a pré-instalação, para levar inferior tinha que levar uma redução...Este na cozinha, pois os restantes da casa, são mais estreitos...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            A questão é que a unidade interior também tem tubo de esgoto para condensados. Se no aquecimento são menores ou não, isso não sei. O que sei é que claramente o aquecimento por AC é bem mais desconfortável do que aquecimento a Gás/lenha/aquecimento central.
                                                            Em aquecimento o permutador está quente logo não há condensação.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                              Um Técnico disse que as tubagens que tem a pré-instalação, para levar inferior tinha que levar uma redução...Este na cozinha, pois os restantes da casa, são mais estreitos...
                                                              Não te metas nisso de "adaptações" e procura equipamentos que sejam compatíveis com a instalação que tens, para a potência necessária.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X