Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Assaltantes das pinhas"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
    Exactamente de acordo.
    Estão sempre a queixar-se da limpeza dos terrenos e quando lá vai alguém limpar alguma coisa é um problema...
    Se fosse cortar árvores ou algo deste tipo, compreende-se a indignação, agora apanhar pinhas para mim não faz qualquer sentido...
    Normal. Não é o teu ganha pão.

    Comentário


      #32
      Penso que a apanha da cortiça também tem os seus "ses".

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por fhff Ver Post
        Exactamente. Ainda não estamos sequer no período legal de colheita (geralmente de 15 de Dezembro a Março). Pela minha zona, a GNR faz sempre apreensões e o mercado paralelo é gigantesco. Com a pinha a chegar ao 00,70-0,90 EUR/kg...
        Também podia ser malta a apanhar pinha seca (aberta) para a lareira...mas se ficaram desconfiados, provavelmente era para venda.
        É um roubo como outro qualquer. A pinha deverá ser um rendimento do proprietário do terreno e não de quem se quer ir servir à borla.
        Era pinha muito verde, aliás tão verde que notava-se perfeitamente (na pinha) que não deve ser tarefa fácil arrancá-la, neste estado, assim das árvores.

        Contactei o SEPNA para tentar averiguar a gravidade da situação e disseram-me logo que trata-se de um caso que, no mínimo, exige fiscalização e por isso solicitaram-me de imediato a localização da zona onde se encontram estes pinheiros, entre outros dados. E, tal como já foi dito por aqui, pode tratar-se de um negócio paralelo ilegal que rende milhares de euros, a quem as apanha nessas condições e por isso pediram-me, para o caso em que eu me depare com uma nova situação, contactá-los imediatamente para a linha SOS deles - 808 200 520.

        Comentário


          #34
          É ilegal.

          E quem o faz correctamente não danifica a orla exterior da árvore de modo a não expor o roubo da pinha no imediato, mesmo em baldio há nuances de usufruto de árvores, pasto e linha de água, exige-se ponderação no uso.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
            Para quem não sabe, não é à toa que o pinheiro está gradualmente a substituir o montado. O monopólio de preços na cortiça (quase controlada em Portugal por apenas uma empresa) cada vez a torna menos atrativa para o pequeno proprietário. Por outro lado a pinha e o pinhão têm cada vez mais procura e acada vez mais valor. O pinheiro cresce espontaneamente, sai mais depressa da terra e produz mais vezes que um sobreiro. Infelizmente a gatunagem acompanha esta realidade.
            E o montado apresenta-se onde?, no latifúndio alentejano e no Algarve, no máximo é fonte alternativa de pequena parcela de terra particular a pinha como o é a alfarroba algarvia também muito valorizada em produto final.

            Comentário


              #36
              Não é preciso descer tanto...na zona de Alcochete, Benavente, Samora Correia tem vastas zonas com sobreiro e que rendem valores bastante interessantes.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                Normal. Não é o teu ganha pão.
                Quando li a noticia pensei que eram pinhas para lenha.
                Não tinha conhecimento do negócio do pinhão desta forma.
                Penso que será algo mais da zona centro e sul...

                Comentário


                  #38
                  Tou a ver que vou ficar rico, ja que tenho uma casa com uns (fantásticos) 5 pinheiros enormes.... agora é só esperar pela altura legal de apanhar pinhas

                  Comentário


                    #39
                    E pensar que, nos anos 80, um primo do meu pai financiou parte da construção da casa dele com os pinhões... E nunca passaria pela cabeça de alguém que isso fosse proibido. Outros tempos, nem tão distantes assim em termos absolutos!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      E pensar que, nos anos 80, um primo do meu pai financiou parte da construção da casa dele com os pinhões... E nunca passaria pela cabeça de alguém que isso fosse proibido. Outros tempos, nem tão distantes assim em termos absolutos!
                      Só passava pela cabeça dos donos das pinheiras.

                      Comentário


                        #41
                        Aparentemente não - apanhar pinhas foi algo com que nunca ninguém se importou, pelo menos que eu conhecesse. E eu conheci vários donos de pinhais.

                        Comentário


                          #42
                          Eu em Agosto vou normalmente apanhar as pinhas caídas e abertas para usar no inverno na lareira, estou a ver que qualquer dia vou preso

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Aparentemente não - apanhar pinhas foi algo com que nunca ninguém se importou, pelo menos que eu conhecesse. E eu conheci vários donos de pinhais.
                            Não deves estar a falar de pinhas de pinhão. Estas foram sempre bastante valorizadas. Ás outras que servem para acender o lume é que ninguém ligava, agora também valem alguma coisa mas pouco.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por efcm Ver Post
                              Eu em Agosto vou normalmente apanhar as pinhas caídas e abertas para usar no inverno na lareira, estou a ver que qualquer dia vou preso
                              As abertas e caídas no chão já não têm pinhões, o valor é residual...a não ser que vás comprar um saco de pinhas para a lareira à estação de serviço mais próxima...isso também é um roubo!

                              Comentário


                                #45
                                A pinha para pinhão apanha-se fechada. Essa é que tem valor. Já estive para investir num pinhal para produção de pinha intensiva. Desisti quando percebi que tinha de montar guarda todos os dias/noite. Na minha zona, muita da pinha já está apanhada, ilegalmente, antes de 15 de Dezembro. A GNR vai frequentemente à empresa onde trabalho, que tem uma báscula, pesar carradas de pinha apreendida. Infelizmente é assim...

                                Comentário


                                  #46
                                  Segundo sei, não é permitido a colheita de pinhas no período entre 1 de abril a 15 de dezembro, de acordo com o decreto-lei n.º 528/1999.

                                  É proibido a colheita em propriedade privada e pública.

                                  Só é permitida a colheita no período entre 16 de dezembro e 30 de março, desde que seja num terreno cujo proprietário se desconhece ou presumindo-se que é público. E pode ser feita desde que seja em pouca quantidade, para consumo privado ou que não levante suspeitas de poder ser utilizado para venda.

                                  E como já foi referido, importa a espécie de pinheiro a que pertencem as pinhas: de pinheiro manso, que possuem elevado valor comercial; ou de pinheiro bravo, com pouco valor comercial.

                                  Eu já fui este ano passear para uma mata conhecida na zona litoral norte e apanhar meio saco para o inverno que aí vem! Passadas umas semanas, aproveitei uma deslocação em trabalho e numa zona de serra no centro do país, lá apanhei mais um saco. Tudo dentro dos períodos referidos e pinhas caídas no chão.
                                  Editado pela última vez por soneca902; 19 October 2015, 22:20.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não sabia das datas... mas está-se a confundir as pinhas vulgares de pinheiro bravo com as pinhas de pinheiro manso, essas sim é que são para pinhões, e essas é que geram muito dinheiro com os pinhões que dão, as outras dão dinheiro mas elas até caem por elas próprias, não é algo que valha o trabalho de fazer a queixa e processos e outras coisas. A não ser que a malta vá a um pinhal apanhar um camião delas mas 2 ou 3 sacas de umas e de outras a diferença no rendimento dos pinhões ainda é alguma coisa.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por efcm Ver Post
                                      Eu em Agosto vou normalmente apanhar as pinhas caídas e abertas para usar no inverno na lareira, estou a ver que qualquer dia vou preso
                                      eu também tenho esse hábito, mas só apanho as pinhas que estão no chão, não vou arrancá-las diretamente aos pinheiros... Qualquer dia também fico a ver o sol aos quadrados

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                                        Segundo sei, não é permitido a colheita de pinhas no período entre 1 de abril a 15 de dezembro, de acordo com o decreto-lei n.º 528/1999.

                                        É proibido a colheita em propriedade privada e pública.

                                        Só é permitida a colheita no período entre 16 de dezembro e 30 de março, desde que seja num terreno cujo proprietário se desconhece ou presumindo-se que é público. E pode ser feita desde que seja em pouca quantidade, para consumo privado ou que não levante suspeitas de poder ser utilizado para venda.

                                        E como já foi referido, importa a espécie de pinheiro a que pertencem as pinhas: de pinheiro manso, que possuem elevado valor comercial; ou de pinheiro bravo, com pouco valor comercial.

                                        Eu já fui este ano passear para uma mata conhecida na zona litoral norte e apanhar meio saco para o inverno que aí vem! Passadas umas semanas, aproveitei uma deslocação em trabalho e numa zona de serra no centro do país, lá apanhei mais um saco. Tudo dentro dos períodos referidos e pinhas caídas no chão.
                                        Parece que a legislação foi actualizada em 2015. É proibida a apanha entre 1 de abril e 1 de dezembro.

                                        Mas penso que se aplica só a operadores económicos e não a particulares ou consumo particular.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                          Não é preciso descer tanto...na zona de Alcochete, Benavente, Samora Correia tem vastas zonas com sobreiro e que rendem valores bastante interessantes.
                                          Também.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                            E o montado apresenta-se onde?, no latifúndio alentejano e no Algarve, no máximo é fonte alternativa de pequena parcela de terra particular a pinha como o é a alfarroba algarvia também muito valorizada em produto final.
                                            Saramago és tu?

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X