Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A saúde em Portugal está (gravemente) doente!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
    Por 12 horas de trabalho nocturno extraordinário, a um sábado à noite, vou receber perto de 100€ líquidos. À vossa consideração se é muito ou pouco.
    O valor líquido depende de muita coisa. Em valores brutos, quanto recebes por 12h numa noite de Sábado?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por air Ver Post
      O valor líquido depende de muita coisa. Em valores brutos, quanto recebes por 12h numa noite de Sábado?
      Andará nos 200 e qualquer coisa. Antes era só o dobro.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
        Andará nos 200 e qualquer coisa. Antes era só o dobro.
        Ou seja, 20€/ hora agora e 40 €/h antigamente.

        Neste país somos mesmo de extremos! Muito embora, não fosse a carga fiscal para salários elevados e os 20€ nem era despropositado.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Ou seja, 20€/ hora agora e 40 €/h antigamente.

          Neste país somos mesmo de extremos! Muito embora, não fosse a carga fiscal para salários elevados e os 20€ nem era despropositado.
          Considerando que tenho que trabalhar 4 horas extra a um fim de semana à noite para ter dinheiro para pagar 1h de mão de obra na revisão do meu carro com IVA, diria que de facto somos um país de extremos...

          Eu volto a dizer que é impossível alterar unilateralmente para metade o valor do trabalho de alguém e isso não ter consequências. Ou num médico, ou na minha empregada doméstica.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
            Considerando que tenho que trabalhar 4 horas extra a um fim de semana à noite para ter dinheiro para pagar 1h de mão de obra na revisão do meu carro com IVA, diria que de facto somos um país de extremos...

            Eu volto a dizer que é impossível alterar unilateralmente para metade o valor do trabalho de alguém e isso não ter consequências. Ou num médico, ou na minha empregada doméstica.
            Não podes comparar coisas incomparáveis.

            Se queres comparar o custo do mecânico com o teu custo, tens de ver quanto o Estado gasta contigo (salário, formação, férias, TSU, etc.).

            Como sabes, concordo contigo. Há consequências: as pessoas estão mal, logo mudam-se.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Ridícula é a manifestação extrema de ignorância que acabas de escrever.....é triste, mas serve apenas para reforçar a minha opinião mais extrema em relação aos acessos às urgências
              ainda nem te vi a dar opinião nenhuma sequer....falas falas mas nao dizes nada

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                ainda nem te vi a dar opinião nenhuma sequer....falas falas mas nao dizes nada
                A minha opinião repito (e neste caso é cada vez mais certeza, quando leio o que muitos como tu escrevem), é que o SNS e em particular as urgências (procura num dicionário senão sabes o que é uma urgência médica) para funcionarem terão de ser TODAS filtradas, seja por algo como a linha 24, idealmente com o complemento dos CS+SAP e todos os que por lá passarem sem indicação desses serviços e sem urgência terão de levar com multas pesadas (e não, não são "taxas moderadoras", é mesmo multa! » 200€ para cima)

                Comentário


                  #98
                  Isso também se aplica às urgencias do centro de saúde?
                  Bem e isso de ser filtrado tem muito que se lhe diga...eu quando ligo para a ssaúde 24 fazem muitas perguntas... Não tou mesmo a ver que tipo de filtros seriam esses....só se aumentassem os gabinetes da triagem para mais que o triplo

                  Já para nnão falar que a ssaúde 24 é tudo aatrás do ttelefone "ah e tal tenho uma certa mancha no meu corpo ou o que quer que seja...." e um pprofissional para me observar,nnão?
                  Se querem que as pessoas deixem de ir as urgencias então que melhorem o tempo de espera para as consultas....no meu centro de saúdenem tenho ggrandes problemas com isso,ccontudo nem ttodos têm a mesma sorte

                  Comentário


                    #99
                    e também há que melhorar os profissionais de saúde que existem..quando era criança fui muitas vezes ao hospital de urgência, mal sabia eu que era ataques de pânico e ansiedade...e os meus pais muito menos sabiam o que era isto...e nunca ninguém nas urgências me encaminhou para um psicólogo mas sim recebi um comentário que ainda hoje nao me esqueçi...a médica a fazer-me o electrocardiograma e a perguntar-me se o meu pai me tratava bem....se fosse mais inteligente ia falar com o meu pai a dizer que eu precisava de acompanhamento psicológico, em vez de me estar a fazer perguntas dessas quando o que eu tive foi um pai 5 estrelas!! é que eles sabem o que é um ataque de pânico e ansiedade, mas uma criança não.....é este os profissionais de saúde que temos...é que nem UM, me encaminhou para um psicólogo, nem UM...se o tivessem feito, já nao tinha sofrido tanto na minha adolescência e transtornado os senhores doutores que só querem atender casos urgentes quando nem médicos competentes sabem ser.........
                    Editado pela última vez por girl92; 14 February 2016, 21:23.

                    Comentário


                      No final continuas a fazer parte dos milhares que vão às urgências....sem urgência(s) médica. Como tal contribuis para uma sobrecarga na resposta "aguda" a patologia grave e és (junto com tantos outros) directamente responsável pela degradação de um serviço desda a triagem à resposta às urgências, contribuindo provavelmente para uns quantos óbitos anuais.

                      Não tens, nem nunca conseguirás arranjar argumentos a favor e que justifiquem o despejo actual nas urgências médicas...a não ser o próprio e egocêntrico umbigo!

                      Se os CS não estão a funcionar em pleno e para toda a população é aí que alguém com dois dedos de testa deve picar o ponto, não é com desculpas de m*rda e fazer parte dos 40% de falsas urgências.

                      Que no dia que ela seja verdadeira, não fiques pendurada na triagem...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        A minha opinião repito (e neste caso é cada vez mais certeza, quando leio o que muitos como tu escrevem), é que o SNS e em particular as urgências (procura num dicionário senão sabes o que é uma urgência médica) para funcionarem terão de ser TODAS filtradas, seja por algo como a linha 24, idealmente com o complemento dos CS+SAP e todos os que por lá passarem sem indicação desses serviços e sem urgência terão de levar com multas pesadas (e não, não são "taxas moderadoras", é mesmo multa! » 200€ para cima)
                        Tens alguma razão quanto ao objecto, mas não nesses moldes, por motivos óbvios.

                        Bastaria o inverso do que é o encaminhamento por parte de um SAP para a Urgência. Depois de feita a triagem, encaminhar casos não urgentes para o SAP.

                        Comentário


                          Se calhar, também não podem atender tantos doentes, porque é dificil estar em 2 lados ao mesmo tempo.

                          http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/in...lmente-em-2015

                          Comentário


                            Outro dia, acordei adoentado, febril, tomei um benuron e fui trabalhar porque preciso de comer. Ao meio dia , estava com 38.5 de febre, outro benuron para aguentar até ao fim do dia.
                            Ligo para o centro de saúde ao meio dia a pedir uma urgência para as 18h, resposta, não marcamos urgências, tem de vir cá, ok.
                            18h lá vou eu já mal para lá, cheguei e fui informado que já não há vagas, tudo tomado até Às 20h, hora de fecho. Solução urgência do hospital, paguei 60€ e fui ao privado.
                            E se não tivesse 60€??

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                              Outro dia, acordei adoentado, febril, tomei um benuron e fui trabalhar porque preciso de comer. Ao meio dia , estava com 38.5 de febre, outro benuron para aguentar até ao fim do dia.
                              Ligo para o centro de saúde ao meio dia a pedir uma urgência para as 18h, resposta, não marcamos urgências, tem de vir cá, ok.
                              18h lá vou eu já mal para lá, cheguei e fui informado que já não há vagas, tudo tomado até Às 20h, hora de fecho. Solução urgência do hospital, paguei 60€ e fui ao privado.
                              E se não tivesse 60€??
                              A nao ser que tenhas tido algum problema anterior devido á febre, nao vejo a razao para ires á urgencia.

                              Normalmente quando tenho febre espero 3 dias e se nao melhorar é que vou á urgencia, usando esta regra nunca tive de ir lá.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                A nao ser que tenhas tido algum problema anterior devido á febre, nao vejo a razao para ires á urgência.

                                Normalmente quando tenho febre espero 3 dias e se nao melhorar é que vou á urgência, usando esta regra nunca tive de ir lá.
                                Tanto era necessário ir ao "médico" que nessa consulta foi imediatamente receitado um antibiótico (algo que só o médico pode receitar).
                                Antes do médico, eu conheço-me melhor que qualquer médico, se esperasse 3 dias, estava de cama 2 semanas.

                                As pessoas com doenças sazonais só podem adoecer das 08h Às 20h???? Tanta falta de produtividade e ainda querem que faltem aos empregos para ir ao posto médico???

                                Qualquer estagiário sabe diagnosticar por exemplo uma gripe, não era necessário 12h de espera numa urgência, poderiam existir urgências próprias para estes casos em que de facto se atendia as pessoas em tempo útil, as pessoas eram atendidas seguiam a sua vida, não atrapalhavam as urgências graves....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                  Tanto era necessário ir ao "médico" que nessa consulta foi imediatamente receitado um antibiótico (algo que só o médico pode receitar).
                                  Antes do médico, eu conheço-me melhor que qualquer médico, se esperasse 3 dias, estava de cama 2 semanas.

                                  As pessoas com doenças sazonais só podem adoecer das 08h Às 20h???? Tanta falta de produtividade e ainda querem que faltem aos empregos para ir ao posto médico???

                                  Qualquer estagiário sabe diagnosticar por exemplo uma gripe, não era necessário 12h de espera numa urgência, poderiam existir urgências próprias para estes casos em que de facto se atendia as pessoas em tempo útil, as pessoas eram atendidas seguiam a sua vida, não atrapalhavam as urgências graves....
                                  Lá está, se já tens um historial anterior de problemas em curar gripes fizeste bem em ir lá.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                    Solução urgência do hospital, paguei 60€ e fui ao privado.
                                    E se não tivesse 60€??
                                    Se não tivesses 60€ ias ao publico e pagavas menos de 20€ e se não tivesses 20€ eventualmente terias isenção por insuficiência económica.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Lá está, se já tens um historial anterior de problemas em curar gripes fizeste bem em ir lá.
                                      Fiz bem em ir onde??? Ao privado? E se não tivesse 60€?? era uma falsa urgência?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                        Fiz bem em ir onde??? Ao privado? E se não tivesse 60€?? era uma falsa urgência?
                                        Á urgencia. Optaste pela privada porque era a mais rápida, mas podias também ter optado pela pública. Esperavas mais tempo? Claro que sim.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Á urgencia. Optaste pela privada porque era a mais rápida, mas podias também ter optado pela pública. Esperavas mais tempo? Claro que sim.
                                          Aqui se constata que o SNS não dá resposta a uma simples doença sazonal que não seja sentida até aí às 15h/16h depois disso não há resposta...

                                          Comentário


                                            Uma doença sazonal que se manifeste às 17h numa pessoa saudável pode bem passar com 1 paracetamol até às 8h do dia seguinte. Não me lixem. Cada coisa desempenha o seu papel. Se vocês forem à segurança social tentarem entregar o IRS, o que é que vos dizem?

                                            As pessoas querem tudo para ontem e na saúde então é demais. E por causa das doenças sazonais em pessoas saudáveis é que a jovem com o pingo no nariz e com 38,5 de febre vai entupir a urgência, e com a estupidez da triagem de Manchester ainda passa à frente do velho com pneumonia, pois 38,5 de temperatura numa pessoa jovem dá logo "pulso anormal".

                                            É acima de tudo uma questão de civismo, que falta muito por aqui.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Uma doença sazonal que se manifeste às 17h numa pessoa saudável pode bem passar com 1 paracetamol até às 8h do dia seguinte. Não me lixem. Cada coisa desempenha o seu papel. Se vocês forem à segurança social tentarem entregar o IRS, o que é que vos dizem?

                                              As pessoas querem tudo para ontem e na saúde então é demais. E por causa das doenças sazonais em pessoas saudáveis é que a jovem com o pingo no nariz e com 38,5 de febre vai entupir a urgência, e com a estupidez da triagem de Manchester ainda passa à frente do velho com pneumonia, pois 38,5 de temperatura numa pessoa jovem dá logo "pulso anormal".

                                              É acima de tudo uma questão de civismo, que falta muito por aqui.
                                              Vamos lá a ver, num sistema em condições, eu não teria de faltar ao trabalho nem teria de ir à urgência de um hospital central para ir tratar uma doença sazonal. É disso que se trata.

                                              Já expliquei que acordei doente, que fui trabalhar (porque preciso) que tentei ir ao centro de saúde, que não me marcaram consulta, que quando lá cheguei não tinham uma consulta para mim porque fechava às 20h, querias o quê, que voltasse ao mesmo, mais 1 noite e de manhã faltasse ao trabalho para ir ao centro de saúde???
                                              É o que temos.

                                              Comentário


                                                Receitar antibiótico não é sinal de que é uma urgência, e não pode esperar elo dia seguinte para ser visto por um médico. Com um bocado de sorte, vai-se à urgência, entope-se a urgência com um caso não urgente, contribui-se um tanto ou quanto para infeções cruzadas e nosocomiais e, com um bocadinho de sorte, ainda se leva a prescrição de um antibiótico para "tratar" aquilo que é quase certo de um quadro gripal na grande maioria das vezes.

                                                Pois, não é que o médico não saiba que antibióticos não curam gripes, mas eu compreendo perfeitamente que há utentes que são de tal forma chatos com a exigência da prescrição da porcaria de um antibiótico "porque têm que ir trabalhar e não podem faltar", que seja mais fácil para o médico prescrevê-lo só para não ter que o aturar mais. Só eu sei o tormento que passei no meu estágio de urgência pediátrica, a tentar explicar aos pais que, ao contrário do que estavam a insinuar, o médico não estava a ser negligente por não querer prescrever um antibiótico para aquilo que aparentemente se tratava de um simples quadro viral. Por experiência própria, posso afirmar que, tentar explicar ao comum mortal que antibióticos não "matam" vírus, e que, um médico ao não prescrevê-lo, não só não está a ser negligente, como está até a tomar uma grande medida de proteção, é mais dificil do que encontrar uma agulha num palheiro!

                                                Não posso falar de urgência "de adultos" porque nunca por lá passei, mas na pediatria, onde estive, a grande e esmagadora maioria das situações, não eram de serem tratadas na urgência, mas sim no pediatra/centro de saúde. Se num turno aparece 2 ou 3 casos de "urgência", era muito...

                                                Quanto à saúde24, sim, deve ser sempre a primeiro abordagem a tomar em caso de doença. No entanto, o trabalho feito por estes profissionais, nem sempre é realizado da melhor forma. Convenhamos que é dificil fazer uma mínima avaliação física, através de um telefone...
                                                Editado pela última vez por HMartinho; 15 February 2016, 11:44.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                  Fiz bem em ir onde??? Ao privado? E se não tivesse 60€?? era uma falsa urgência?
                                                  Se não tivesses 60 euros, podias sempre ir a uma urgência de um hospital público. Certamente que irias igualmente ser atendido.

                                                  Comentário


                                                    Já eu é o contrário, várias vezes os médicos receitaram antibióticos para os meus filhos, que eu não lhes dei, e curaram-se na mesma...
                                                    A minha mulher é que tem a mania de ir com os filhos a correr para o médico ao minimo sinal. Comigo nem lá iam a maior parte das vezes.
                                                    E só abri a pestana demasiado tarde, o meu 1º filho mesmo assim acho que tomou muitos antibióticos antes de eu ver que já era demasiado...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      Já eu é o contrário, várias vezes os médicos receitaram antibióticos para os meus filhos, que eu não lhes dei, e curaram-se na mesma...
                                                      A minha mulher é que tem a mania de ir com os filhos a correr para o médico ao minimo sinal. Comigo nem lá iam a maior parte das vezes.
                                                      E só abri a pestana demasiado tarde, o meu 1º filho mesmo assim acho que tomou muitos antibióticos antes de eu ver que já era demasiado...
                                                      Onde estagiei a prescrição de antibióticos era bastante rigorosa e criteriosa. E depois, a grande maioria dos pais não têm essa tua visão, infelizmente.

                                                      Sabe deus a paciência que uma pessoa tem que arranjar, para tentar explicar o que parece impossível de ser explicado, sendo bombardeado de insultos...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                        Andará nos 200 e qualquer coisa. Antes era só o dobro.
                                                        E achas que foste só tu? O corte foi geral.

                                                        Os novos médicos ainda têm colocação garantida no SNS?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                          Receitar antibiótico não é sinal de que é uma urgência, e não pode esperar elo dia seguinte para ser visto por um médico. Com um bocado de sorte, vai-se à urgência, entope-se a urgência com um caso não urgente, contribui-se um tanto ou quanto para infeções cruzadas e nosocomiais e, com um bocadinho de sorte, ainda se leva a prescrição de um antibiótico para "tratar" aquilo que é quase certo de um quadro gripal na grande maioria das vezes.

                                                          Pois, não é que o médico não saiba que antibióticos não curam gripes, mas eu compreendo perfeitamente que há utentes que são de tal forma chatos com a exigência da prescrição da porcaria de um antibiótico "porque têm que ir trabalhar e não podem faltar", que seja mais fácil para o médico prescrevê-lo só para não ter que o aturar mais. Só eu sei o tormento que passei no meu estágio de urgência pediátrica, a tentar explicar aos pais que, ao contrário do que estavam a insinuar, o médico não estava a ser negligente por não querer prescrever um antibiótico para aquilo que aparentemente se tratava de um simples quadro viral. Por experiência própria, posso afirmar que, tentar explicar ao comum mortal que antibióticos não "matam" vírus, e que, um médico ao não prescrevê-lo, não só não está a ser negligente, como está até a tomar uma grande medida de proteção, é mais dificil do que encontrar uma agulha num palheiro!

                                                          Não posso falar de urgência "de adultos" porque nunca por lá passei, mas na pediatria, onde estive, a grande e esmagadora maioria das situações, não eram de serem tratadas na urgência, mas sim no pediatra/centro de saúde. Se num turno aparece 2 ou 3 casos de "urgência", era muito...

                                                          Quanto à saúde24, sim, deve ser sempre a primeiro abordagem a tomar em caso de doença. No entanto, o trabalho feito por estes profissionais, nem sempre é realizado da melhor forma. Convenhamos que é dificil fazer uma mínima avaliação física, através de um telefone...
                                                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                          Se não tivesses 60 euros, podias sempre ir a uma urgência de um hospital público. Certamente que irias igualmente ser atendido.
                                                          Vocês querem defender o que não tem defesa.


                                                          Eu nunca disse que era uma gripe, disse que era uma doença sazonal, no meu caso uma otite, que eu costumo ter por alturas do inverno.
                                                          Defendem que não se deve ir à urgência com doenças deste género, que eu concordo, mas como eu pude explicar, no centro de saúde não me atenderam, fecahava às 20h.

                                                          A única solução (caso não tivesse 60€) era esperar mais uma noite, agravar o quadro, porque eu conheço-me melhor que qualquer médico, e na manhã seguinte, faltar ao trabalho para me receitarem o que eu sei de cór que me iam receitar??????
                                                          É isto o nosso magnifico e defensável SNS e urgências????????
                                                          tenham dó... Mas se não devemos ir às Urgências de hospital central com uma otite, deveria então o SNS dar resposta de outra forma a estas situações, e uma resposta efectiva, não é uma resposta das 09 -17h tipo finanças.

                                                          Ainda há coisas boas no SNS, mas coitado de quem precisa.
                                                          Editado pela última vez por hiace1; 15 February 2016, 12:08.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                            Vocês querem defender o que não tem defesa.


                                                            Eu nunca disse que era uma gripe, disse que era uma doença sazonal, no meu caso uma otite, que eu costumo ter por alturas do inverno.
                                                            Defendem que não se deve ir à urgência com doenças deste género, que eu concordo, mas como eu pude explicar, no centro de saúde não me atenderam, fecahava às 20h.

                                                            A única solução (caso não tivesse 60€) era esperar mais uma noite, agravar o quadro, porque eu conheço-me melhor que qualquer médico, e na manhã seguinte, faltar ao trabalho para me receitarem o que eu sei de cór que me iam receitar??????
                                                            É isto o nosso magnifico e defensável SNS e urgências????????
                                                            tenham dó... Mas se não devemos ir às Urgências de hospital central com uma otite, deveria então o SNS dar resposta de outra forma a estas situações, e uma resposta efectiva, não é uma resposta das 09 -17h tipo finanças.

                                                            coitado de quem precisa.
                                                            E quem te disse que, quando eu me referia a gripes, estava a referir-me ao teu caso?

                                                            Falei na maioria das situações "febris" que ocupam as urgências principalmente nesta época.

                                                            Comentário


                                                              Não tenho a certeza, mas se ligares antes para a S24, eles podem mandar um fax para a tua Unidade funcional mais próxima (USF) e eles têm sempre consulta aberta e são "obrigados" a ver-te, desde que recebam esse fax. Acho que nem sempre funciona assim, mas há casos em que funciona.

                                                              Na dúvida, é ligar para a Saúde 24..

                                                              Se acham que o melhor é entupir o SU com casos não urgentes, das duas uma, ou quem precisa mesmo não vai ter acesso urgente e emergente ou têm que contratar o dobro dos profissionais para atender toda gente..

                                                              Mas não percebi bem a dúvida do user que não queria faltar ao trabalho. Querias que fossem ao trabalho ver-te, é isso ?

                                                              Devia ser obrigatório as empresas terem um médico+ enfermeiro para tratar todos os funcionários. Isso até era razoavel para empresas grandes..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X